Cirurgias Neurologicas

3
Cirurgias Neurologicas Conceito : Procedimento cirúrgico no qual o crânio é aberto mediante a confecção de um retalho ósseo , que é recolocado no final da cirurgia , e fixado na posição através de fios de sutura periósteca(membrana que reveste as superficies dos ossos , e da fixação óssea com fios de aço). Tipos de Cirurgias : Craniotomia - É a abertura cirúrgica do crânio, a fim de obter acesso a estrutura intracraniana. Craniectomia - É a extipação da faixa ou pedaços dos ossos cranianos. Cranioplastia - É a coreção de defeitos dos ossos cranianos, por meio de implatação da placa metálica ou plástica ou osso. Exames Pré - Operatórios: Tumografia computadorizada (TC): Demosntra lesão e mostra o grau de edema cerebral circunjacente, bem como revela as dimensões ventriculares, e a existência de eventuais herniações de estruturas intracraniana. Imagem ressonância magnética (IRM): Proporciona informações similares da TC , com a vantagem adicional de possibilitar o exame da lesão em outros planos, e com melhor definição de imagem. Angiografia cerebral (AC) : Usada para o estudo do aporte sangüíneo de tumores, ou para conhecer informações acerca da lesões vasculares. Ex: Aneurisma Indicações : Cirurgias Neurológicas é indicada para remover tumores, desviar a hipertenção intracraniana, drenar hematomas, traumas , aneurisma, edema cerebral ou controlar hemorragias. Cuidados de Enfermagem no Pré-Operatório : * Avaliar o nível de resposta ou consciência, e a presença de eventuais disfunções neurológicas . * Observar ocorrência de paralisia, alterações auditivas e

description

Enfermagem

Transcript of Cirurgias Neurologicas

Cirurgias Neurologicas Conceito :Procedimento cirrgico no qual o crnio aberto mediante a confeco de um retalho sseo , que recolocado no final da cirurgia , e fixado na posio atravs de fios de sutura peristeca(membrana que reveste as superficies dos ossos , e da fixao ssea com fios de ao).

Tipos de Cirurgias :Craniotomia - a abertura cirrgica do crnio, a fim de obter acesso a estrutura intracraniana.Craniectomia - a extipao da faixa ou pedaos dos ossos cranianos.Cranioplastia - a coreo de defeitos dos ossos cranianos, por meio de implatao da placa metlica ou plstica ou osso.

Exames Pr - Operatrios:Tumografia computadorizada (TC): Demosntra leso e mostra o grau de edema cerebral circunjacente, bem como revela as dimenses ventriculares, e a existncia de eventuais herniaes de estruturas intracraniana.Imagem ressonncia magntica (IRM): Proporciona informaes similares da TC , com a vantagem adicional de possibilitar o exame da leso em outros planos, e com melhor definio de imagem.Angiografia cerebral (AC) : Usada para o estudo do aporte sangneo de tumores, ou para conhecer informaes acerca da leses vasculares. Ex: Aneurisma

Indicaes : Cirurgias Neurolgicas indicada para remover tumores, desviar a hiperteno intracraniana, drenar hematomas, traumas , aneurisma, edema cerebral ou controlar hemorragias.

Cuidados de Enfermagem no Pr-Operatrio :

* Avaliar o nvel de resposta ou conscincia, e a presena de eventuais disfunes neurolgicas .* Observar ocorrncia de paralisia, alteraes auditivas e visuais, alterao na fala e incontinncia.* Acompanhar nas deambulaes se necessrio fornecer apoio.* Controlar rigorosamente de 2 em 2 horas a presso arterial , pois a hiperteno indica aumento da presso intracraniana .* Est atento s queixas de cefalia.* Posicionar o paciente em Fowler, laterializando a cabea do paciente para reduzir a presso intracraniana.* Fazer controles da diurese, para detectar reteno de lquidos.* Proporcionar mtodos alternativos de comunicao antes do processo cirrgico.* Prepara emocionalmente o paciente incluindo informaes que satisfao as suas expectativas ps-operatrio.* Fazer tricotomia do couro cabeludo. Dever ser feita no centro cirrgico, de formar a evitar uma possvel infeco de eventuais abrases superficiais.OBS: Os enemas (lavagem intestinais ) so contra indicados pois aumento a presso intracraniana.

Cuidados de Enfermagem no Ps- Operatrio :

* Manter o pcciente em posio de Fowler, lateralizando a cabea do paciente.* Verificar sinais vitais rigorosamente e registrando-os , pois a avaliao do estado respiratrio essencial , devido a pequenos graus de hipoxia podem agravar a isquemia cerebral.* Fazer avaliao neurolgica frequentimente , de modo a detectar uma possvel hipertenso intracraniana.* Fazer controle hidroeletroltico:a) Pois o ganho de peso logo aps a cirurgia sugere reteno hdrica , uma perda de peso maior que estimada indica balano negativo.b) A perda excessiva de sdio e cloro pode acarretar fraqueza muscular, letargia e coma .c) Hipopotassemia (diminuio da quantidade de potassio no sangue) acarreta confuso mental e diminuio do nvel de conscincia.* Pesar o paciente diariamente* Inspecionar curativo cirrgico , afim de descartar eventuais sangramentos , ou de drenagem de lquor.* Anotar o volume e o aspecto de drenagens* Realizar curativo compressivo. O 1 DPO o curativo dever ser realizado pelo cirurgio ou pela enfermeira. Dever ser trocados aps 24 horas . Se houver dreno de Penrose ser retirado aproximadamente aps 24 horas . Se houver o de suco aps 72 horas . A retirada avaliada a partir do momento que o dreno se torna improdutivo .* Administra as solues e medicaes com cautela. A velocidade de infuso e a composio dependem do distrbio hidroeletroltico, de dbito urinrio e das perdas sanguneas ps-operatrias.