CM Julho 2014

20
Carta Mensal Distrito 4610 | São Paulo - Brasil | Edição 01 | Julho - 2014 Rotary Conheça as áreas de enfoques e as equipes que vão trabalhar junto com os demais rotarianos para tornar tudo isso possível.

description

 

Transcript of CM Julho 2014

Page 1: CM Julho 2014

Carta MensalDistrito 4610 | São Paulo - Brasil | Edição 01 | Julho - 2014

Rotary

Conheça as áreas de enfoques e as equipes que vão trabalhar junto com os demais rotarianos para tornar tudo isso possível.

Page 2: CM Julho 2014

Mande notícias do seu clube

O Distrito 4610 tem a disposição de todos os clubes os meios de comunicação: o site www.rotary4610.org.br, o Bis – Boletim Informativo Semanal e a Carta Mensal, para que sejam enviadas quaisquer tipos de informações: notícias, avisos, matérias jornalísticas que envolvam as atividades dos clubes, campanhas em andamento, enfim, tudo que for relacionado ao mundo rotário.

Veja como Fazer: São relatos de projetos, ações ou eventos realizados pelo clube em benefício à comunidade ou do pro-grama de intercâmbio de jovens. Os relatos devem ser atuais e de interesse aos rotarianos e comunidades em que os clubes estão inseridos.

Envie sua notícia por email [email protected] texto deve ser enviado num anexo Word.Não se esqueça de incluir: Nome completo do clube. - Data e local em que foram realizadas as ações noticiadas. - Nome completo da entidade beneficiada (se for o caso). - Breve relato sobre o projeto ou ação, explicando sua importância junto à comunidade. No-mes dos parceiros (se for o caso). - Foto digital (uma foto). Não cole a foto no e-mail nem no Word. Anexe-a ao e-mail como arquivo. As fotos devem estar em alta qualidade para o caso de carta mensal. Fotos tiradas de celulares precisam ter no mínimo 3MPx. - Para foto de grupo, até seis pessoas, mencione nome e sobre-nome de todos os que aparece, a partir da esquerda. - A notícia não poderá ultrapassar o equivalente a 20 linhas de texto do Word. - Informe nome e telefone de contato do remetente no caso de qualquer dúvida.

Sobre o uso e a publicação de textos e imagens: O clube colaborador deve aceitar e se responsabi-lizar pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela autorização de terceiros citados ou constantes nas fotos. Para melhor leitura, a equipe de comunicação dá-se o direito de condensar ou adaptar textos e imagens a serem publicadas, bem com o de não publicar todas as notícias recebidas por motivo de espaço de publicação ou interesse da notícia.

Estamos esperando para ver seu clube dando o que falar!

03 MENSAGENS

06 POSSE GESTÃO 2014-15

08 IMAGEM PÚBLICA

09 EQUIPES 2014-15

18 INTERCÂMBIO

Page 3: CM Julho 2014

3Carta Mensal 001 3

MEN

SAG

EM D

O G

OV

ERN

AD

OR

MEN

SAG

EM D

A P

RIM

EIRA

DA

MA

Faça o Rotary Brilhar

O Lema Rotário para a Gestão 2014-15 é muito profundo e vai nos fazer refletir muitas coisas sobre o que estamos fazendo no Rotary. “Faça o Rotary Brilhar” será o foco dos trabalhos a serem realizados durante os próximos 12 meses.

Precisamos fortalecer nossas ações humanitárias, mostrar o que somos e o que fazemos, chegar naqueles que mais necessitam e chamar a atenção da sociedade para o que deve ser feito para uma melhor qualidade de vida.

Precisamos crescer de forma responsável, segura e consciente, assumir a liderança para a construção de clubes fortes e trazer novos associados.

Nós, rotarianos e nossos familiares podemos fazer com que o mundo se transforme e brilhe.

Prezados Rotarianos e Familiares

A minha mensagem é dirigida a todos os que trabalham nas diferentes atividades humanitárias dos Clubes do nosso Distrito. Ao recebermos o Lema do Ano Rotário 2014-15 “ Faça o Rotary Brilhar “tivemos como principal responsabilidade fazer que todos os participantes do Distrito sentissem prazer em realizar seus trabalhos em suas comunidades.

Temos, eu, o Ivo e nossa família o desejo de crescer e desenvolver cada dia mais e melhor para que ajudemos a tornar o nosso mundo um lugar mais agradável e feliz para todos que conosco convivem. Temos procurado, ao longo do nosso caminho, trabalhar com a Promoção Humana. Duas formas nos parecem viáveis: através do trabalho ou pela educação. O que podemos sugerir aos Clubes é que em todas as suas atividades tam-bém se preocupem com a promoção humana. Como? Continuando ou criando oportu-nidades desenvolvidas com essa visão.

Com certeza, através dos nossos projetos, todos verão a luz que emana de Rotary para a paz e a compreensão mundial.

Como disse o nosso Presidente de RI Gary Huang - “O brilho não é de exibição. O brilho é de se intensificar os programas humanitários na comunidade em que estamos.”

Ivo NascimentoGovernador gestão 2014-15

Por exemplo, Grupo de trabalho nos Clubes, nas Casas de Amizade ou nas Associações, propor aprendizado de artesanato, trabalhos manu-ais ou qualquer outra atividade que já estejam sendo realizadas em seus clubes, sempre com o intuito de valorização da pessoa que aprende, desenvolve e produz algo que possa lhe ser benéfico para melhoria de vida. Pela educação: alfabetização (um dos enfoques prioritários do RI), atividades extraescolares de apoio para alunos com dificuldades, os projetos do Rotary que envolvem os jovens, que são muitos e bem conhecidos, como o mais recente “Talento Jovem” parceria entre as Faculdades Integradas Rio Branco e o Rotary e também a Escola de Pais do Brasil que ajuda os pais a exercerem sua paternidade responsável e melhorar o relacionamento com os filhos.

Agradecemos o carinho e a atenção com que nossos companheiros e companheiras tem nos distinguido e desejamos que todos tenham prazer e felicidade ao desempenhar suas funções nos trabalhos desenvolvidos.

Até sempre! Zilpha Nascimento

1ª. Dama do Distrito 4.610

Page 4: CM Julho 2014

4 Carta Mensal 0014

MEN

SAG

EM D

O P

RESI

DEN

TE D

O R

I

Caros rotarianos,Muitos valores tradicionais chineses também estão presentes no Rotary, como servir, agir com responsabilidade e respeitar a família e o próximo. Costumo dizer que Confúcio foi o primeiro rotariano do mundo, pois embora tenha morrido 2.500 anos antes da fundação do Rotary, suas ideias eram extremamente rotárias. Uma das coisas que ele disse foi: “é melhor acender uma única vela do que ficar sentado, reclamando da escuridão”.

Acho que esta frase resume bem o nosso trabalho. Muitas pessoas, ao pensarem nas dificuldades do mundo e em todos que precisam de ajuda, costumam dizer: “não há nada que eu possa fazer”. E como não fazem nada, as coisas continuam iguais. Mas esta não é a maneira de agir do Rotary.

Como Confúcio, acreditamos que cada vela é importante. Eu acendo a minha, você acende a sua e cada um dos 1,2 milhão de associados faz o mesmo. Juntos, temos muito mais força do que sozinhos. Juntos, podemos fazer o mundo brilhar. É isso que peço em 2014-15: quero que cada um de vocês Faça o Rotary Brilhar.

Há várias maneiras de Fazer o Rotary Brilhar. Vocês podem organizar um Rotary Day para mostrar às comunidades o que o Rotary é e faz, envolver os Rotaract e Interact Clubs em seus projetos humanitários para atrair as novas gerações e convidar outras pessoas a se associarem, inclusive cônjuges e familiares, para contribuir ao fortalecimento da nossa organização.

A coisa mais importante para Fazer o Rotary Brilhar é terminar o trabalho começado há mais de 25 anos: erradicar a pólio da face da Terra. Estamos prestes a alcançar nosso objetivo, mas só teremos sucesso se continuarmos lutando e trabalhando para conseguir os fundos necessários à reta final da iniciativa contra a paralisia infantil.

Faça o Rotary Brilhar é mais do que o nosso Lema. É o modo pelo qual vemos o mundo ao nosso redor e o papel que temos a desempenhar. Nós acreditamos que podemos nos unir e Fazer o Rotary Brilhar. Este é o nosso objetivo, e o meu desafio a vocês.

Gary C K Huang Presidente do RI

“”Há várias maneiras de fazer o Rotary Brilhar”

Page 5: CM Julho 2014

5Carta Mensal 001 5

MEN

SAG

EM D

A D

IRET

ORA

DO

RI

Na Assembleia Internacional de 2014, logo após o presidente Gary Huang anunciar seu lema, Faça o Rotary Brilhar, houve um interessante debate que comoveu a todos, porque ele apoiou sua fala em algo muito forte: a luz em ação. Iluminar significa oferecer luz, que transmite a ideia de energia geradora de movimento – e que, por sua vez, converte-se em ação sem-pre que atua abrindo novos caminhos e, consequentemente, melhores resultados. No entanto, a luz não somente ilumina, mas também tem muita força. Ela é superior à escuridão de que todos nós queremos sair.

É isso que o presidente Gary Huang busca para o Rotary. Ele quer que cada rotariano contribua com sua luz e que todos nós, juntos, iluminemos, transformemos e melhoremos a vida de muito mais gente. Ele espera que os rotarianos possam enxergar soluções para problemas e que suas contribuições individuais e coletivas levem o Rotary a alcançar níveis superiores. Em suma, ele está à procura de mãos que elevem as pessoas, que as tirem do ostracismo, da miséria, da ignorância. Mãos trabalhadoras, impulsionadas por mentes e corações iluminados, que transitam por um caminho de humanismo em ação, ajudando os indivídu-os a alcançar em vida a dignidade que merecem.

Na Nova Zelândia, há as famosas grutas de Waitomo. Quando os visitantes entram na Caverna dos Vagalumes, eles mergulham numa profunda escuridão que os faz andar tateando. A partir de um certo trecho, aos poucos dezenas, centenas e milhares de vagalumes acendem sua luz, uma a uma, e as cavernas gan-ham um iluminado amanhecer que vem da ínfima quantidade de luz que cada vagalume oferece. Somadas, essas pequenas luzes permitem aos visitantes enxergar como se fosse dia eles poderiam até mesmo ler um jornal sob o maravilhoso espetácu-lo ali produzido, inesquecível para os privilegiados que puderem desfrutar dele.

Neste ano que agora se inicia, imitemos os vagalumes de Waitomo e descubramos que em nossa vida há um pouco de luz para iluminar o Rotary, para iluminar os outros e proporcionar

uma vida nova a nós mesmos. Faça o Rotary Brilhar colocando mais uma vez a seu serviço um dos mais preciosos bens com os quais nossa organização pode contar: o desejo individual de cada rotariano de sair da escuridão e oferecer uma luz viva, intensa e renovada, que nos permita construir uma sociedade mais justa e um Rotary mais avançado.

Cordialmente, Celia Giay

Diretora do RotaryInternational

Para iluminarNão basta ter luz

“É melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão.” - Confúcio

Page 6: CM Julho 2014

“Mão, Cabeça, Coração e Força da Mente, farão o Rotary Brilhar, assim afirmou na Convenção de Sydney o Presidente Gary C.K. Huang.”

O Rotariano é feliz quando serve, ideal comum de todos nós, assim Ivo Nascimento se apresentou, ao lado de sua amada Zilpha na memorável reunião realizada na noite de 28 de junho. Ivo destacou, em todos os momentos do seu pronunciamento, a família, as instituições, a ética e o carisma de felicidade, virtudes natas de todos que comungam o princípios rotários, preconizados pelo genial Paul Harris. As palavras do Presidente do Club da Governadoria, o tradicional Rotary Club de São Paulo, repositório das mais importantes ações rotárias no país, Thadeu Teixeira de Freitas, foram valiosas, merecendo muitos aplausos de todos os presentes. A posse conjunta dos Presidentes do ano rotário 2014-15, acompanhado das esposas foi um dos pontos altos deste grande congraçamento rotário que teve a valiosa participação de muitos convidados, jovens e, voltamos a afirmar, da família rotária, conforme podemos ver na foto em que Zilpha e Ivo aparecem com a sua família, dando assim um grande e valioso testemunho de fé, esperança, felicidade e amor ao Rotary.

A transmissão do cargo feito pelo estimado Claudio Moyses e sua linda e simpática Silvia Regina, foi culminante e um momento de grande emoção, com os aplausos generosos de todos os presentes.

Foram também reconhecidos e muito aplaudidos, após seus rápi-dos, mas significativos pronunciamentos, Sylvia Passarelli e Osmar Azevedo, acompanhado de sua estimada Marisa. Esses dois rotarianos possuem enorme bagagem, por isso estão qualificados para serem os nossos próximos Governadores.

6 Carta Mensal 0016

POSS

E D

O G

OV

ERN

AD

OR Ivo Nascimento novo

Governador do Distrito 4610

Page 7: CM Julho 2014

Outro momento muito significativo foi a entrega do banner do clube da Governadoria, Barra Funda, efetuado pelo Presidente Pedro José Manfrin e sua esposa Ana Cícera, recepcionado com grande entusiasmo pelo Presidente Thadeu.

Entre as fotos desta matéria, os leitores poderão ver uma imagem que bem caracteriza o Rotary, no mundo inteiro, altamente sugestiva e poderosa, o momento em que Ivo Nascimento, com dois símbolos do Rotary, o sino e o martelo, produziu a primeira badalada, o primeiro momento, o primeiro passo desta caminhada de sucessos e realizações do Distrito 4610.

Encerrada a reunião, todos os presentes puderam usufruir de um grande baile, animados por excelente orquestra, relembrando os períodos musicais mais importantes do Brasil e do mundo, encerrando com um pequeno, mas animado carnaval.

Ficou absolutamente cristalino, os rotarianos do Distrito 4610, farão o Rotary Brilhar, com seus projetos em prol da comunidade e apurado companheirismo, certos de que o melhor do Rotary são os rotarianos e suas obras.

Carta Mensal 001 7

POSS

E D

O G

OV

ERN

AD

ORIvo Nascimento novo

Governador do Distrito 4610

Page 8: CM Julho 2014

Decano da Mídia Rotária brasileira, Sérgio de Castro, associado ao Rotary Club de São Paulo-Sumaré, indicado pelo R.I. é o atual coordenador assistente de Imagem Pública no Bra-sil. zonas 22A e 23A, respondendo por 5 Distritos, conforme preconizado pelo Board, apresenta o primeiro relato desta atividade que será repetido a cada tri-mestre, portanto em outubro de 2014 e março e junho de 2015

Levamos ao conhecimento do Distrito, agradecendo o espaço concedido pelo querido Governador Ivo Nascimento, que temos sido treinados intensamente, como aconteceu em São Paulo, durante 3 dias em maio de 2014, continuare-mos em setembro no Instituto Rotary de Natal, RN e em janeiro em local a ser definido. Somos 5 rotarianos de várias regiões do país, alguns repetem, como nós, a mesma função, estamos procurando estimular clubes, Distritos e regiões. Viajamos, temos intensa atividade pela Internet, e-mail´s, redes sociais. Skype, palestras em clubes, Conferên-cias Distritais. Estamos atentos para divulgar a nossa Instiuição no rádio, TV., jornais, etc, TV Comunitária, publicações rotárias. Redações são procuradas, jornalistas, pauteiros, produtores, publicitários e formadores de opinião.

O início de um novo ano rotário nos es-timula ainda mais não só na expectativa, mas na certeza que todos teremos um grande trabalho e realizações, estimu-lando nossas lideranças e certos do apoio que teremos do nosso experiente, talentoso e devotado Governador Ivo Nascimento e Zilpha, sua adorável e talentosa esposa.

Tudo isto nos dá segurança e tranquilidade. Esperamos repetir o êxito alcançado o ano passado, conforme informado pelo Presidente de R.I. e Secretário Geral, em seus pronunciamentos na gran-diosa Convenção de Sydney. Disseram eles, em plenário, no dia 3 de junho de 2014, “Companheiros, Companheiras, Senhores e Senhoras Convidados que nos honram com suas presenças, tenho a enorme satisfação em comunicar oficialmente, tendo em mãos e exibindo dados e informações oficiais e pertinentes que este ano rotário o Rotary teve a maior cobertura e apoio da mídia, em todos os tempos, jamais havíamos obtido tamanha exibição de nossa instituição, no mundo inteiro. No Brasil não foi diferente e as celebridades que nos apoiaram e a demonstração clara que o significativo gesto feito com os dedos das mãos, percorreu o nosso imenso território. Os mais conceituados jornais, revistas e periódicos também ofereceram seus

espaços para a divulgação da maior organização de serviços voluntários do mundo.

Presidente do RI Gary Huang e o Jornalista e Rotariano Sérgio de Castro.

“Mão, Cabeça, Coração e Força da Mente farão o Rotary brilhar”, assim se pronun-ciou o Presidente Gary Huang, de Taipé, Taiwan, afirmando que tem certeza ab-soluta no trabalho de todos os rotari-anos do mundo, enaltecendo sobrema-neira o rotarismo brasileiro que haverá de realizar uma grandiosa Convenção, em junho de 2015.

IMA

GEM

BLIC

A D

E RO

TARY

Desenvolvimento do RotaryFundação Rotária e Imagem Pública

8 Carta Mensal 001

Page 9: CM Julho 2014

Desenvolvimento do RotaryFundação Rotária e Imagem Pública

Page 10: CM Julho 2014

EQU

IPE

DIS

TRIT

AL

2014

-15

Conselheiro do Governador e Presidente da Comissão Distrital de

Planejamento EstratégicoGov. Eduardo de Barros Pimentel

e Maria Thereza RC de São Paulo

Instrutor Rotário DistritalGov. Renato Figueiredo e Vera Lúcia RCSP Memorial da América Latina

Coord. de Capacitação e Inf. Rotária/Pres. da Comissão Distrital

de Representação Rotária em Assuntos Públicos

Gov. Raul Casanova Junior e Esther RCSP Avenida Paulista

Chairperson do Intercâmbio Internacional de Jovens e

Comissão de Avaliação e Indicação do Governador 2017-18

Gov. Ligeia B. A. Stivani e Valter RC de Cotia Granja Viana

Presidente da Comissão Distrital de Administração e Coordenador da

86ªConferênciaJosé Luiz Scatolini e Bernadete

RCSP Pacaembu

Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária

Gov. Nadir Zacarias e Maria Aparecida RCSP Jardim das Bandeiras

Presidente da Comissão Distrital de Desenvolvimento de Rotary

Gov. Marco Antonio Gazel e EmiraRCSP Pacaembu

Comissão de Expansão Distrital Gov. Nelson Weingrill

RCSP Sumaré

Presidente da Comissão Distrital de Assessoria Jurídica

Gov. Sizenando Affonso e DanielaRC de São Paulo

Presidente Comissão Distrital Network Gov. Paulo Roberto de C. Castro e Marília

RC de São Paulo

10 Carta Mensal 001

Page 11: CM Julho 2014

EQU

IPE

DIS

TRIT

AL

2014

-15

Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública

Francisco de Souza Ferreira Filho e Magda RC de Barueri Alphaville

Presidente da Comissão Distrital de Serviços à Comunidade

Oswaldo Siciliano e Mildred RCSP Jardim América

Presidente da Comissão Distrital de Serviços Profissionais

Joaquim Flávio de Moraes Filho e PérsiaRCSP Alto da lapa

Presidente Comissão Distrital Network Gov. Paulo Roberto de C. Castro e Marília

RC de São Paulo

Presidente da Comissão Distrital de Serviços Internacionais

Henrique Tetsuo Misawa e ElianeRCSP Pinheiros

Presidente da Comissão Distrital de Novas Gerações

Roberto Uria Mendéz e SionidesRCSP Lapa

Presidente da Comissão Distrital de Parceria Institucional entre o Distrito

4610 de Rotary International e a OAB/SPFrancisco Carneiro de Souza

RC de São Paulo

Presidente da Comissão Distrital de LegalizaçãoDora Silvia Cunha Bueno

RC de São Paulo

11Carta Mensal 001

Page 12: CM Julho 2014

Presidente da Comissão Distrital de Companheirismo

Luiz Alberto Pereira e CéliaRCSP Sé

Presidente da Comissão Distrital de Eventos

Gov. Willy Gross e Nora RCSP Sumaré

Tesoureiro DistritalOswaldo Roberto P. Campiglia e Cassilda

Rotary Club de São Paulo

Secretário DistritalFernando Pereira de Matos e Eliane

Rotary Club de São Paulo

Coordenador Geral do PETS e da Posse do Governador

Edson Cunha Borcato e Izilda RCSP Morumbi

Governador Assistente do Grupo 1José Roberto de Arruda Pinto e Eliana

Rotary Club de São Paulo

Governador Assistente do Grupo 2 José Antonio Urea e Rosa

RCSP Alto da Lapa

Governador Assistente do Grupo 3Sergio Antonio Santarosa e Yeda RCSP Armando de Arruda Pereira

EQU

IPE

DIS

TRIT

AL

2014

-15

Governadores Assistentes

12 Carta Mensal 001

Diretor Distrital do ProtocoloLuiz A. De Bortoli e Cecília

RCSP Pacaembu

Page 13: CM Julho 2014

Governador Assistente do Grupo 4Sergio Luiz de Macedo Brandão e Mauricea

RCSP Bom Retiro

Governador Assistente do Grupo 5 Sebastião Gilberto Paliares e Marli RCSP Memorial da América Latina

Governador Assistente do Grupo 6Edson Cunha Borcato e Izilda

RCSP Morumbi

Governadora Assistente do Grupo 7Lidia Aparecida Borges

RCSP Sumaré

Governador Assistente do Grupo 8Luiz Roberto S. Franchim e Miriam

RC de Stna. de Parnaíba Aldeia da Serra

Governador Assistente do Grupo 9Edimaldo Antero da Rocha e Vera

RCSP Sumaré

Governadora Assistente do Grupo 10Elizabete A. F. M. da Cunha e José LuizRC de Cotia Granja Viana Empresarial

Governador Assistente do Grupo 11Hermógenes Teixeira Pinto

Filho e Virginia RC de Barueri Alphaville

Governador Assistente do Grupo 12Ademir Lima e Rita

RC de Iguape

13Carta Mensal 001

Page 14: CM Julho 2014

PRES

IDEN

TES

2014

-15

Reinaldo dos Santos e RosaRC de Barueri

Maria de Lourdes A. Ventura e Sergio

RC de Barueri Alphaville

Lucina D. B. CristofolettiRC de Barueri Tamboré

André Luiz da Silva e RosângelaRC de Carapicuiba

Vicente de Paula Vieira e MarisaRC de Carapicuiba Fazendinha

Walter GameiroRC de Cotia Caucaia do Alto

Maria Carmen P. Segundoe Luiz Carlos

RC de Cotia Granja Viana

Leda OliveiraRC de Cotia GranjaViana Empresarial

Fabiana de A. G. Boteguim e EdiceRC de Cotia Mulheres

Empreendedoras

Juliana de Oliveira Martinse Francisco

RC de Embu

Maurício A. de Almeida e Rosemeire

RC de Iguape

Armando José P. Barone e NilzaRC de Ilha Comprida

Hamilton G. Sant’Anna e SuzanaRC de Itapecerica da Serra

Jefferson Calucci dos SantosRC de Itapevi

Linda F. Smith e DavidRC de Jandira

José Jarbas B. Ferreira e WilseRC de Juquitiba

Helvis Pedroso e AldicéiaRC de Osasco

Teresinha Aparecida Pinto e MiltonRC de Osasco Quitaúna

14 Carta Mensal 001

Page 15: CM Julho 2014

PRES

IDEN

TES

2014

-15

Sérgio Chemite e JaelRC de Pariquera-Açu

Imigrantes

Antonio Carlos MisawaRC de Registro

Fabio Cardoso e MônicaRC de Registro Ouro

Manoel Luiz da S. Filho e NormaRC de Stna. Parnaíba Aldeia da

Serra

Virginia de Moraes Teixeirae Hermógenes

RC de Stna. P. Centro Histórico

Thadeu Teixeira de Freitas Rotary Club de São Paulo

Otavio Graná e IzabelRC de Taboão da Serra

Reginaldo B. Fontese Valéria

RC de Taboão da Serra Pirajuçara

Altevir Ferezin Junior e SimoneRC de Vargem Grande

Paulista

Cleide Aparecida Romeroe Manoel Cesar

RCSP Alto da Lapa

Lino Eduardo Real Fechioe Iracema

RCSP Alto de Pinheiros

Yumiko Matsumoto RCSP Armando de

Arruda Pereira

Kátia Issa Drügg e José CarlosRCSP Avenida Paulista

Luiz José Ribeiro Filho e ClaudiaRCSP Barra Funda

Eliane Cruz G. Grassie Henrique Misawa

RCSP Bela Vista Bixiga

Kurt David Wissmann e SôniaRCSP Bom Retiro

Rui Andrade Quintanilha e GlóriaRCSP Brooklin

15Carta Mensal 001

Page 16: CM Julho 2014

Leôncio Correa e Maria de LourdesRCSP Butantã

Walter Diniz e MarineyRCSP Campo Limpo

Antonio Ribeiro Junior e DeniseRCSP Caxingui

José Jesus Pereira e SuelyRCSP Jabaquara

Fernando de A. Santos e KerllyRCSP Jaguaré

Claudio Pedro de S. Serpee Elisabete

RCSP Jardim América

Antonio Sergio Z. Marcelinoe Regina

RCSP Jardim das Bandeiras

Edison de Oliveira e MarisaRCSP Lapa

Diogo Antonio M. Mastrorocco e SIlvia

RCSP Memorial da Am. Latina

Maria Lucia MendroniRCSP Moema

Daniel Pimenta ArroyoRCSP Morumbi

Marco Antonio Gazel e EmiraRCSP Pacaembu

José Alvaro A. Fonseca e Mariade Fátima

RCSP Parque Continental

Marcos de Camargo Vidigal e LiaRCSP Pinheiros

Roque Cortez PereiraRCSP Sé

Marcelo Nelken e BrunaRCSP Sumaré

Menache HamaouiRCSP Vila Nova Conceição

PRES

IDEN

TES

2014

-15

16 Carta Mensal 001

Mauro Cesar L. Ceron e ValériaRCSP Oeste

Page 17: CM Julho 2014

O Secretário Geral do Rotary International mantém um Programa de Certificação dos distritos para o Rotary Youth Exchange Program - Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

O processo requer que todo distrito par-ticipante do programa forneça ao Rotary International evidências de ter adotado as diretrizes de Certificação referentes à pro-teção de Jovens e outros requisitos deter-minados pelo secretário geral.

Uma Comissão nos Rotary Clubs: Presidente do Rotary Club, Oficial de Intercâmbio, Conselheiro(a), um para cada jovem.

Treinamento: cada participante da Comissão deverá ter participado, no mínimo de dois eventos, nos últimos dois anos, fotos e assinatura dos participantes.

Que os adultos envolvidos com os jovens assinem a responsabilidade do voluntário. Os Rotary Clubs devem ter na comissão do

programa no Rotary Club, um voluntário não rotariano da comunidade. Os rotarianos participantes do pro-grama precisam aceitar, por escrito, as Diretrizes Distritais na Prevenção do Abuso e Assédio Sexual. A participação dos mem-bros da Comissão do Programa no Rotary Club, na Orientação do Jovens Outboubds (para saída do país) e nas imersões dos Jovens Inbounds (ao chegarem ao Brasil). Ouvir os depoimentos dos Jovens rebounds quando retornam ao Brasil após finalizar o seu intercâmbio.

Os Rotary Clubs devem ter três famílias, a anfitriã e duas hospedeiras para os jovens inbounds.

Se um distrito certificado conduzir inter-câmbio com distrito não certificado, correrá o risco de perder sua própria Certificação (Código Normativo Rotary 41.060) e ficar suspenso por cinco anos, não podendo executar o programa, até obter a certifi-cação, novamente.

O Rotary International se empenha em de-senvolver e cultivar um ambiente seguro, sadio, saudável para todos os participantes de atividades rotárias.

A Não obediência as leis de proteção aos Jovens fará com que o Conselho Diretor do Rotary International suspenda ou desative o Rotary Club que Não tratar devidamente de quaisquer alegações feitas contra um ou mais de seus associados em conexão com programas rotários pró-juventude relativos à infração de lei de proteção aos Jovens. (Regimento Interno RI 3.030.4).

Fonte: www.rotary.orgManual de Procedimento 2013Página 67, 68

Ligeia StivaninGD 2011-12

Chairperson RYEPDistrito 4610

Rotary International

INTE

RCÂ

MBI

O

Certificação de Rotary Clubs e Distritos

17Carta Mensal 001 17

Page 18: CM Julho 2014

Entrada de Associados

Page 19: CM Julho 2014

Entrada de Associados

RCSP Jaguaré – Marco Antonio Cantuaria Ribeiro

RC de Santana de Parnaíba Aldeia da Serra – Ciro Cesar Lemos

RC de Barueri 03/06/81 21 15 (6) 5 53% 1.526,76 101,78RC de Barueri-Alphaville 19/03/86 38 41 3 4 73% 3.848,24 93,86RC de Barueri-Tamboré 24/04/02 21 20 (1) 4 71% 4.463,45 223,17RC de Carapicuiba 25/04/88 20 18 (2) 4 88% 89,82 4,99RC de Carapicuiba-Fazendinha 16/03/10 14 15 1 4 85% 229,91 15,33RC de Cotia 27/05/71 9 15 6 0 0% 3.865,61 257,71RC de Cotia-Caucaia do Alto 29/04/98 17 19 2 3 82% 2.058,71 108,35RC de Cotia-Granja Viana 03/06/92 20 17 (3) 4 51% 120,49 7,09RC de Cotia-Granja Viana Empresarial 16/05/07 21 30 9 4 40% 572,25 19,08RC de Cotia-Mulheres Empreendedoras 27/04/12 28 10 (18) 4 58% 1.408,46 140,85RC de Embu 29/05/72 12 10 (2) 4 68% 10,00 1,00RC de Iguape 13/04/68 14 17 3 4 86% 657,98 38,70RC de Ilha Comprida 05/09/01 14 13 (1) 4 77% 196,67 15,13RC de Itapecerica da Serra 05/06/69 17 22 5 4 60% 190,00 8,64RC de Itapevi 22/05/03 20 16 (4) 4 88% 1.091,16 68,20RC de Jandira 18/12/03 16 13 (3) 4 64% 606,90 46,68RC de Juquitiba 13/03/02 16 12 (4) 4 75% 102,32 8,53RC de Osasco 22/05/59 36 37 1 3 78% 8.346,67 225,59RC de Osasco-Quitaúna 30/06/92 13 15 2 4 83% 2.022,32 134,82RC de Pariquera-Açu Imigrantes 23/09/13 0 18 - 4 71% 240,00 13,33RC de Pirapora do Bom Jesus 03/02/10 6 4 (2) 4 95% 63,33 15,83RC de Registro 28/04/65 29 30 1 2 74% 3.570,00 119,00RC de Registro-Ouro 22/09/93 32 33 1 3 63% 12.044,91 365,00RC de Santana de Parnaíba-Aldeia Serra 30/06/98 18 15 (3) 4 78% 3.771,12 251,41RC de Santana de Parnaíba-Centro Histórico 04/05/06 14 10 (4) 1 75% 1.718,63 171,86RC de São Paulo 13/02/24 103 97 (6) 5 51% 21.439,47 221,03RC de São Paulo-Alto da Lapa 25/11/03 21 21 - 5 79% 2.452,95 116,81RC de São Paulo-Alto de Pinheiros 20/12/74 27 24 (3) 4 85% 3.799,19 158,30RC de São Paulo-Armando de Arruda Pereira 02/12/10 16 16 - 4 83% 1.993,35 124,58RC de São Paulo-Avenida Paulista 16/10/91 19 20 - 5 66% 4.521,18 226,06RC de São Paulo-Barra Funda 28/09/67 30 33 3 4 67% 13.053,67 395,57RC de São Paulo-Bela Vista Bixiga 10/08/11 20 9 (11) 4 11% 181,44 20,16RC de São Paulo-Bom Retiro 23/04/67 24 21 (3) 3 60% 5.608,99 267,09RC de São Paulo-Brooklin 04/04/63 12 12 - 4 69% 1.399,69 116,64RC de São Paulo-Butantã 22/01/92 22 14 (8) 3 97% 2.828,27 202,02RC de São Paulo-Campo Limpo 06/03/02 10 11 1 4 61% 1.105,15 100,47RC de São Paulo-Campos Elíseos 26/06/09 10 0 (10) 0 1.010,00 0,00RC de São Paulo-Caxingui 30/06/73 11 9 (2) 4 92% 1.220,32 135,59RC de São Paulo-Jabaquara 20/01/88 11 8 (3) 4 73% 143,33 17,92RC de São Paulo-Jaguaré 27/03/69 36 39 3 4 68% 4.400,90 112,84RC de São Paulo-Jardim América 06/01/69 22 16 (6) 4 60% 306,73 19,17RC de São Paulo-Jardim das Bandeiras 29/09/69 21 20 (1) 3 72% 5.132,41 256,62RC de São Paulo-Lapa 05/05/93 45 44 (1) 4 70% 6.437,33 146,30RC de São Paulo-Memorial da América Latina 06/04/94 18 23 5 4 75% 5.732,09 249,22RC de São Paulo-Moema 31/07/96 18 10 (8) 4 43% 163,33 16,33RC de São Paulo-Morumbi 12/11/81 16 14 (2) 4 64% 1.661,88 118,71RC de São Paulo-Oeste 21/07/53 19 14 (5) 3 65% 2.166,62 154,76RC de São Paulo-Pacaembu 05/06/89 23 22 (1) 4 79% 5.893,54 267,89RC de São Paulo-Parque Continental 12/10/94 21 18 (3) 4 80% 1.250,00 69,44RC de São Paulo-Pinheiros 07/05/64 17 18 0 4 72% 2.353,06 130,73RC de São Paulo-República 03/04/90 6 0 - 0 0,00 0,00RC de São Paulo-Sé 22/05/02 8 18 10 3 80% 10,00 0,56RC de São Paulo-Sumaré 11/06/71 22 22 - 4 82% 10.674,87 485,22RC de São Paulo-Vila Nova Conceição 30/06/08 13 10 - 5 69% 10,00 1,00RC de Taboão da Serra 02/02/67 13 11 (2) 4 89% 66,96 6,09RC de Taboão da Serra-Pirajuçara 04/03/92 24 23 (1) 5 81% 2.687,83 116,86RC de Vargem Grande Paulista 01/05/02 8 8 - 4 61% 276,55 34,57Distrito 0 0 - 0 61% 10.423,34 0,00

1.152 1.090 (62) 209 70% 173.220,15 6.744,46

RealizadoPer Capita

Realizado2013-14

Clubes Admissãoem RI

Aumento ou perda

Total - 55 clubes

Total de Associados

30/06/13 30/06/14

Page 20: CM Julho 2014