COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de...

9
Sistema ISOR ® ® COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING eBook

Transcript of COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de...

Page 1: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

Sistema ISOR ®

®

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING

eBook

Page 2: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

“ISOR pode ser definido como um conjunto de instrumentais científico-pedagógicos de cunho holístico-sistêmico voltados ao desenvolvimento de pessoas e suas organizações.”

®

Marcos Wunderlich

02

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

Page 3: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais para atividades de Coaching e Mentoring. Os mentalizadoressão Marcos Wunderlich, Prof. Renato Klein e sua esposa, Dra. Maria Luiza Furlan Klein.Espero que possa servir ao leitor como uma inspiração ou abertura para melhoria de sua atuação como Coach ou mesmo para um incentivo que se torne um futuro profissional de Mentoring e Coaching.O Instituto Holos – do qual faço parte – fornece tecnologia e ferramentas de Coaching através do Sistema ISOR . Esta metodologia foi desenvolvida totalmente no Brasil, é utilizada por coaches profissionais e também adotada como metodologia oficial de Coaching em várias empresas e organizações públicas. No exterior já é denominada carinhosamente por muitos como “Sistema Brasileiro de Coaching”, pela sua singularidade seja quanto à concepção dos instrumentais de aplicação, abordagem holo-sistêmica, e principalmente pela ênfase maior nas pessoas e menos em processos.

Acesso ao Sistema ISORO Instituto Holos promove regularmente cursos abertos de Formação e Certificação Internacional da sua metodologia ISOR . Além da chancela Holos/ISOR , os mesmos também têm aprovação do ICF -International Coach Federation / CCE – Continuous Coaching Education.Empresas podem requisitar cursos internos para fornecimento da instrumentação ISOR.

AplicaçõesO Sistema ISOR é aplicado para atividades de Coaching e Mentoring, seja por profissionais, gerentes ou Líderes-Coach em empresas ou organizações de ensino, bem como por profissionais autônomos de Coaching. Pode ser aplicado em Coaching formal ou informal, e também como suporte em atividades de ajuda e orientação a pessoas de um modo geral.

A linhagemO Sistema ISOR tem origem com o advento do pensamento sistêmico de Wiener na década de 1930, o que foi utilizado magistralmente pelo cientista político e sociólogo A. Rubbo Muller da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP para seu doutoramento em 1951 na Inglaterra. Ali ele defendeu e criou a famosa TOH – Teoria da Organização Humana.Esta, por sua vez, deu suporte para Waldemar de Gregori formatar os instrumentais da Criatividade Comunitária (1968-1970) e logo em seguida da Cibernética Social, movimento brasileiro de forte conteúdo e propostas inovadoras no pensamento humano, ainda ativo nos dias atuais no Brasil e em diferentes países das três Américas.Da Cibernética Social surgiram derivações caracterizadas por trabalhos de desenvolvimento humano, sendo os mais conhecidos a Sinopse Holográfica, o Movimento Isor e a Bio-Cinergia de Odival Serrano, físico brasileiro. Odival foi meu mentor por muitos anos. Muitas das sementes que hoje continuam germinando em mim provêm da ação e da influ-ência dele, uma pessoa de grande generosidade e detentor de grande sabedoria, a qual tenho eterna gratidão.

03

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

®

®

®

® ®

®

®

®

Page 4: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

Todos estes trabalhos congregaram ao longo dos anos muitos participantes que permitiram a experimentação e a validação de diferentes instrumentais que deram suporte - a partir de 2004 - a novas formata-ções e atualizações que chamamos de Sistema ISOR.Foram incorporados neste processo importantes vertentes da milenar sabedoria humana, da moderna ciência e neurociência e de expoentes da moderna administração.

O significadoISOR pode ser definido como um conjunto de instrumentais científico-pedagógicos de cunho holístico-sistêmico voltados ao desenvolvimento de pessoas e suas organizações.

ISOR vem do prefixo grego ISOS, que significa “igual”, “da mesma forma”; e o “R” final, que abrevia a palavra Relacionamento, nos remete à atividades e relacionamentos isomórficos, isto é, coerentes, condizentes. Ou seja, ISOR se propõe fundamentalmente a desenvolver nas pessoas uma vivência relacional com base no isomorfismo, na coerência, na transparência, na reciprocidade entre VISÃO E AÇÃO.

Por que Holomentoring ?A abordagem particular adotada em ISOR integra o Coaching e o Mentoring – o primeiro como o aspecto de resultados e o segundo como o aspecto humano e atitudinal.Adicionamos o Holomentoring , cujo significado é o uso de uma abordagem holístico-sistêmica nas atividades de Coaching e Mentoring. Insistimos nesta diferenciação, pois atualmente o componente mentalidade do coach ou do mentor não é considerado. Trata-se, porém, do mais importante diferencial. Quem é formado no Sistema ISOR realiza as atividades de Coaching com mentalidade holístico-sistêmica e complexa, superando as visões mais mecanicistas ou lineares adotadas emCoaching comum.

O modelo de atividades do Sistema ISORO principal foco, pelo menos nos estágios iniciais, está em atividades de Life, Self & Professional Coaching, Mentoring e Holomentoring

A aplicação prática do modelo conduzido pelo Coach ISOR consiste em dois momentos:

Primeiro Momento – Atividades de oito encontros de Coaching com temas pré-agendados, de modo que o coachee possa reformular aspectos básicos pessoais e profissionais que julgar necessários a partir de referenciais e mentalidade sistêmica.

Segundo Momento - Atividade de oito encontros com temas livres trazidos pelo coachee ao seu coach. Neste momento os instrumentais ISOR utilizados na fase anterior servirão como linguagem e referenciais comuns e permitirão atividades mais profundas ou consistentes.

04

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

®

®

®

®

®

®

®

®

®

®

®

Page 5: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

As agendas ISORO Coach ISOR conduzirá a sequência de encontros de Coaching com temas pré-agendados, cuja sistematização tem se revelado de grande eficácia. Vou aqui resumir os objetivos e resultantes de cada uma destas agendas, lembrando aqui que cada um dos temas abaixo contém instrumentais em forma de holográficos – gráficos sintéticos de ampla aplicação – e que todos os instrumentais se interrelacionam, se cruzam e são relativizáveis entre si, o que permite o surgimento de um diferencial qualitativo em Coaching, que é a possibilidade da Visão do Todo e a Visão Sistêmica – a interligação e interdependência das partes.

Então, vejamos:Coaching de Cosmovisão ou Visão de MundoObjetivos: revisão / ampliação / mudança da visão de mundo como base para a evolução pessoal e profissional.Resultante: ativação da competência de ampliação da visão e ativação da mentalidade holístico-sistêmica.Coaching de Relacionamentos e AtitudesObjetivos: fluidez nas relações e no mundo processual; possibilidade de relacionamentos com energia mais livre; condução e superação dos mecanismos comportamentais condicionados.Resultante: ativação da competência de Ativação de Relacionamentos Focados segundo a referenciação ISOR.Coaching Tensorial - Clima e CentramentoObjetivos: condução da realidade sutil energética (ordem implícita de Bohm) como base dos comportamentos e consequente sucesso / fracasso; obtenção de centramento e delimitação pessoal; ajustes frente aos diferentes climas de pessoas, grupos e empresas.Resultante: ativação da competência de Centramento e Potencialização da Energia Pessoal ou Clima Organizacional.Coaching de Gestão de MudançasObjetivos: entendimento da dinâmica cíclica da vida e processos humanos; reconhecimento dos diferentes momentos epigenéticos ou cíclicos; ambientação e gerenciamento de mudanças; cultivo do aqui-agora em todas as fases de um ciclo. Resultante: ativação da competência de Gestão Dinâmica das MudançasCoaching de Estrutura MentalObjetivos: conhecimento da estrutura mental triádica; equilíbrio na condução do uso integrado e desenvolvimento dos três campos da mente; ultrapassagem da estrutura mental linear para visão holosistêmica; entendimento da formação da realidade na mente e implicações na mudança comportamental e atitudinal.Resultante: ativação da competência de Autodesenvolvimento, Ativação do Capital Intelectual e Inteligência Coletiva.Coaching de Ordenação MentalObjetivos: ordenação da mente para facilitar a autogestão e condução processual;Percepção do processo decisório isomórfico ou coerente; utilização do ciclo cibernético triádico da mente.Resultante: ativação da competência de Ordenação Mental nas atividades de decisões, gestão e liderança.

05

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

®

®

®

Page 6: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

Coaching de Gestão de ConflitosObjetivos: adoção de atitude mental favorável e pacificadora; ajuda na condução processual e resolução das dificuldades; conhecimentos dos mecanismos de construção e desconstrução de conflitos na mente humana;Resultante: ativação da competência de Pacificação, Administração e Su-peração de Conflitos.Coaching de Ampliação de MentalidadeObjetivos: conhecimento e rastreamento das diferentes mentalidades e suas respectivas dificuldades; adoção de referenciais mentais mais elevados e isomórficos.Resultante: ativação da competência de Ativação de Potencialidades Mentais.

Coaching com temas livres

As oito agendas de Coaching com temas livres são conduzidas com uso do instrumental-referencial de Ordenação Mental e Processo Decisório.Esta é uma fase muito rica, pois devido ao embasamento anterior das Oito Agendas com temas e referenciação específica, o processo se torna mais ordenado e consistente.

A importância da visão além das metas

Fico muito inquieto quando um coach ou um coachee confunde as atividades de Coaching com mera elaboração e atingimento de metas.Devemos entender que metas podem ser atingidas ou não, nunca há certezas. Normalmente acontecem muitas variáveis e mudanças de percurso sobre as quais não podemos ter nenhuma certeza. Afinal, vivemos numa realidade probabilística e não determinística. Partir de um pressuposto de que é possível controlar as situações e o percurso natural dos acontecimentos para que as metas se concretizem tende a ser um equívoco em Coaching.

Embora estejamos num mundo causal, onde existem metas e objetivos, precisamos cuidar para que nossa felicidade não esteja vinculada apenas à metas ou situações externas. A felicidade profunda é inata à vida, e poderá ser simplesmente acessada quando houver sabedoria, independentemente do atingimento de metas. A felicidade passageira - aquela que logo cessa - está vinculada a situações externas, como as metas e outras coisas.

Nós, humanos, apenas fazemos parte de um Todo maior, somos regidos por esta Totalidade e não temos o poder de influência no fluxo natural dos acontecimentos ou da vida. Esta se manifesta de uma forma própria, independentemente da vontade ou da opinião das pessoas.

Se nós não tivermos atenção, as práticas de Coaching vão ser uma repetição de todos os conflitos e dramas humanos, ou seja, novamente voltamos a nos aprisionar ao pensamento de que seremos felizes no futuro.

06

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

Page 7: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

04

Os modelos holográficos ISOR®Os referenciais-instrumentais são utilizados como suporte e ponto de partida para as atividades de Coaching e Mentoring.

Exemplo:

07

Existem várias abordagens e diferentes focos ou tipos de Coaching. Pode ser que você tenha afinidade com a proposta do Coaching ISOR, mesmo que seja como pano de fundo para as diferentes atividades humanas. Não hesite em buscar junto ao Instituto Holos mais informações e orientações.

COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING®

®

Mente Operacional

Sintropia

Entropia

Page 8: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

05

- Presidente Executivo do Instituto Holos de Qualidade.

- Precursor na introdução de Formação em Mentoring e Coaching no Brasil, é autoridade reconhecida na Profissionalização, Instrumentação e Certificação Coaching, Master Coaching e Mentoring com visão holístico-sistêmica e complexa.

- Mentalizador do Sistema ISOR® de desenvolvimento de Pessoas e Organizações e propagador do Mentoring e Coaching Brasileiro.

- Atua com cursos abertos e atividades em empresas, tendo como clientes organizações de renome nacional e internacional.

- Filiado ao ICF - International Coach Federation e ao IBCO - Instituto Brasileiro de Consultores de Organização.

- Consultor CMC – Certified Management Consultant do ICMCI - International Council of Management Consulting Institutes.

- Formado e pós-graduado  na área tecnológica tem extensa capacitação formal  com expoentes do Mentoring e Coaching internacional e sólida preparação pessoal no campo da mentalidade e compreensão humana.

Marcos Wunderlich

08

Page 9: COACHING, MENTORING E HOLOMENTORING · 2014. 12. 10. · Em função dos objetivos deste Manual de Coaching, vou apresentar a Metodologia ou o Sistema ISOR para obtenção de instrumentais

Coaching de Gestão de ConflitosObjetivos: adoção de atitude mental favorável e pacificadora; ajuda na condução processual e resolução das dificuldades; conhecimentos dos mecanismos de construção e desconstrução de conflitos na mente humana;Resultante: ativação da competência de Pacificação, Administração e Su-peração de Conflitos.Coaching de Ampliação de MentalidadeObjetivos: conhecimento e rastreamento das diferentes mentalidades e suas respectivas dificuldades; adoção de referenciais mentais mais elevados e isomórficos.Resultante: ativação da competência de Ativação de Potencialidades Mentais.

Coaching com temas livres

As oito agendas de Coaching com temas livres são conduzidas com uso do instrumental-referencial de Ordenação Mental e Processo Decisório.Esta é uma fase muito rica, pois devido ao embasamento anterior das Oito Agendas com temas e referenciação específica, o processo se torna mais ordenado e consistente.

A importância da visão além das metas

Fico muito inquieto quando um coach ou um coachee confunde as atividades de Coaching com mera elaboração e atingimento de metas.Devemos entender que metas podem ser atingidas ou não, nunca há certezas. Normalmente acontecem muitas variáveis e mudanças de percurso sobre as quais não podemos ter nenhuma certeza. Afinal, vivemos numa realidade probabilística e não determinística. Partir de um pressuposto de que é possível controlar as situações e o percurso natural dos acontecimentos para que as metas se concretizem tende a ser um equívoco em Coaching.

Embora estejamos num mundo causal, onde existem metas e objetivos, precisamos cuidar para que nossa felicidade não esteja vinculada apenas à metas ou situações externas. A felicidade profunda é inata à vida, e poderá ser simplesmente acessada quando houver sabedoria, independentemente do atingimento de metas. A felicidade passageira - aquela que logo cessa - está vinculada a situações externas, como as metas e outras coisas.

Nós, humanos, apenas fazemos parte de um Todo maior, somos regidos por esta Totalidade e não temos o poder de influência no fluxo natural dos acontecimentos ou da vida. Esta se manifesta de uma forma própria, independentemente da vontade ou da opinião das pessoas.

Se nós não tivermos atenção, as práticas de Coaching vão ser uma repetição de todos os conflitos e dramas humanos, ou seja, novamente voltamos a nos aprisionar ao pensamento de que seremos felizes no futuro.

06

Instituto Holos de Qualidade

Central Atendimento0800 648-1218 | (48) 3235-2009(48) 9927-6558 | (11) [email protected]

www.holos.org.br