COLÉGIO XIX DE MARÇO 3º Simulado Geral 27/11/2018 2º anoº Simulado... · Assinale a...

37
1 COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3º Simulado Geral 27/11/2018 2º ano I. Linguagens e códigos e suas tecnologias: 1 - O pensamento dominante em nossa sociedade reluta em aceitar a tese de que a consciência seja social, pois repousa sobre o conceito de individualidade e concebe, assim, a consciência como o lugar da liberdade do ser humano. No âmago de seu ser, ele estaria livre das coerções sociais. Desses conceitos derivam as ideias de uma liberdade abstrata de pensamento e expressão e de uma criatividade, que seria preciso cultivar, pois ela seria a expressão da subjetividade individual. A confusão dessas ideias radica-se no próprio conceito de indivíduo, porque o homem não é apenas uma individualidade que reside no espírito. É também e principalmente produto de relações sociais ativas e inteligentes, ou seja, que dependem, como mostrava Gramsci, do grau maior ou menor de inteligibilidade que delas tenha o homem individual. Como as relações de que o homem participa são, em geral, necessárias, não há a possibilidade de existir um homem livre de todas as coerções sociais. Isso não ocorre nem mesmo no interior do ser humano. Sabemos que as normas sociais impõem até que desejos são admissíveis e que desejos são inadmissíveis. (José Luiz Fiorin, “Linguagem e ideologia”) Assinale a alternativa pertinente sobre o texto de Fiorin. a) O texto caracteriza-se pelo tom narrativo, evidente na elaboração de um enredo ficcional, que chega a seu clímax no último período da unidade textual. b) É predominante no texto o emprego de sentidos conotativos, contribuindo para que se possa classificar o texto como exemplar do emprego da linguagem figurada. c) Escrito em linguagem objetiva e impessoal, (sem marcas da presença do emissor da unidade textual), o texto apresenta informações que procuram a transmissão e a construção de saberes. d) O objetivo principal do texto é relatar fatos reais vividos pelo autor, a partir da circunscrição desses eventos no tempo e no espaço. e) Semelhante às instruções e prescrições, o texto apresenta estrutura típica de textos empregados em situações de uso, que têm como meta principal orientar comportamentos.

Transcript of COLÉGIO XIX DE MARÇO 3º Simulado Geral 27/11/2018 2º anoº Simulado... · Assinale a...

1

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

3º Simulado Geral – 27/11/2018 –2º ano

I. Linguagens e códigos e suas tecnologias:

1 - O pensamento dominante em nossa sociedade reluta em aceitar a tese de que a consciência seja social, pois repousa sobre o conceito de individualidade e concebe, assim, a consciência como o lugar da liberdade do ser humano. No âmago de seu ser, ele estaria livre das coerções sociais. Desses conceitos derivam as ideias de uma

liberdade abstrata de pensamento e expressão e de uma criatividade, que seria preciso cultivar, pois ela seria a expressão da subjetividade individual.

A confusão dessas ideias radica-se no próprio conceito de indivíduo, porque o homem não é apenas uma individualidade que reside no espírito. É também e principalmente produto de relações sociais ativas e inteligentes, ou seja, que dependem, como mostrava Gramsci, do grau maior ou menor de inteligibilidade que delas tenha o homem individual. Como as relações de que o homem participa são, em geral, necessárias, não há a possibilidade

de existir um homem livre de todas as coerções sociais. Isso não ocorre nem mesmo no interior do ser humano. Sabemos que as normas sociais impõem até que desejos são admissíveis e que desejos são inadmissíveis.

(José Luiz Fiorin, “Linguagem e ideologia”)

Assinale a alternativa pertinente sobre o texto de Fiorin. a) O texto caracteriza-se pelo tom narrativo, evidente na elaboração de um enredo ficcional, que chega a seu clímax no último período da unidade textual. b) É predominante no texto o emprego de sentidos conotativos,

contribuindo para que se possa classificar o texto como exemplar do emprego da linguagem figurada. c) Escrito em linguagem objetiva e impessoal, (sem marcas da presença do emissor da unidade textual), o texto apresenta informações que procuram a transmissão e a construção de saberes. d) O objetivo principal do texto é relatar fatos reais vividos pelo autor, a partir da circunscrição desses eventos no tempo e no espaço. e) Semelhante às instruções e prescrições, o texto apresenta estrutura típica de textos empregados em situações de uso, que têm como meta principal orientar comportamentos.

2

2 - CADA UM NA SUA O que o sexo dos matriculados nas universidades brasileiras diz sobre a mente dos machos e das fêmeas.

Segundo pesquisas recentes, é irrelevante a diferença entre sexos para se avaliar a inteligência. Com relação às tendências para áreas do conhecimento, por sexo, levando em conta a matrícula em cursos universitários brasileiros, as informações do gráfico asseguram que (...) a) os homens estão matriculados, em menor proporção, em cursos de Matemática que em Medicina, por lidarem melhor com pessoas. b) as mulheres estão matriculadas, em maior percentual, em cursos que exigem capacidade de compreensão dos seres humanos.

c) as mulheres estão matriculadas, em percentual maior, em Física que em Mineração, por tenderem a trabalhar melhor com abstrações. d) os homens e as mulheres estão matriculados, na mesma proporção, em cursos que exigem habilidades semelhantes na mesma área. e) as mulheres estão matriculadas, em menor número, em Psicologia, por sua habilidade de lidarem melhor com coisas que com sujeitos.

3

3 –

O Arnesto nos convidou Prum samba ele mora no Brás. Nóis fumo e num encontremo ninguém. Nóis vortemo cum uma baita duma reiva, Da outra veiz nóis num vai mais. Noutro dia encontremo com o Arnesto, Que pediu discurpa mais nóis num aceitemo. Isso não si faiz, Arnesto, nóis num si importa, Mais você devia ter ponhado um recado na porta. Um recado ansim ói: "Ói, turma, num deu pra esperá

Aduvido que isso num faiz mar, num tem importância, Assinado em cruiz porque não sei escrevê".

(Adoniran Barbosa)

O compositor e cantor Adoniran Barbosa é um típico representante do samba paulista. Considerando a letra transcrita, assinale a alternativa correta. a) O uso da variante não padrão da língua demonstra as limitações linguísticas do compositor.

b) A omissão sistemática do -s final não permite que se distinga o singular do plural. c) Em – "nóis não si importa" – tanto o verbo quanto o pronome “se” ("si") não concordam com o pronome de 1a pessoa utilizado. d) A conjunção “mas” aparece na forma “mais”, para indicar adição, não oposição. e) O uso da variante popular de linguagem sugere que os sambistas sejam analfabetos, como a personagem "Arnesto".

4

4 -

Releia a fala do segundo quadrinho da tira para responder à questão: "Eu gosto de ler os capítulos adiantado, para ver o que vamos aprender a seguir. Puxa, aprender coisas novas é tão legal!" Os termos em destaque no trecho expressam, respectivamente:

a) finalidade e comparação. b) posse e modo. c) direção e afirmação. d) modo e intensidade. e) finalidade e intensidade.

5

5 -

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a “sustentabilidade”, o autor procura convencer o leitor a (...)

a) assumir uma atitude reflexiva, diante dos fenômenos naturais. b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis. c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo. d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis. e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

6

Texto para os testes 6 e 7

AS SEM-RAZÕES DO AMOR

Eu te amo porque te amo, não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça,

é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim. Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte,

e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

6 – No poema de Drummond, prevalece a ideia de que, em uma relação amorosa, (...) a) o indivíduo deve procurar amar e ser amado, na mesma

proporção. b) aquele que ama não precisa ser correspondido para continuar amando. c) as pessoas devem compartilhar o sentimento, dando e recebendo amor. d) o sujeito precisa ter ciência dos motivos que o levam a amar o outro. e) cada um deve amar a si mesmo acima de tudo, para depois poder amar o outro. 7 - No verso – "feliz e forte em si mesmo" – (3a estrofe do poema

de Drummond), substituindo-se a palavra em destaque por seu antônimo, tem-se: a) onipotente. b) alegre. c) frágil. d) férreo. e) tristonho.

7

8 -

Para obter o efeito de humor na charge, o autor se vale, entre outros recursos, da/do (...) a) reiteração da palavra “crédito”. b) imagem que representa a burguesia paulistana. c) linguagem coloquial, repleta de regionalismos. d) representação inverossímil da sociedade brasileira. e) expressão facial não condizente com a situação vivida pela personagem.

Texto para os testes 9 e 10

Com a applicação do cinematographo* falante, surgiu recentemente uma aguda polemica sobre qual dos meios de expressão é o melhor. O que mais chamará a attenção do publico: as palavras ou as acções dos artistas? Alguns insistem em que os sons provocam mais a curiosidade dos assistentes. Outros acham que a ação é a verdadeira essencia do cinematographo e sendo a voz producto das machinas mechanicas, ella só serve para distrahir a attenção do publico.

(...) Muitos não duvidaram em prognosticar que as pelliculas de

côres se generalisariam, chegando a serem tão communs como as que hoje existem. Entretanto, não demorou em que fosse descoberto que a novidade da cor distrahia a mente nas partes mais culminantes do drama reflectido na tela. Logo depois, surgiu um systema de usar as cores unicamente em certas passagens, para dar uma melhor impressão de effeito esthetico, mantendo-se invariavelmente o branco e o preto, para poder assim ficarem registrados os verdadeiros e intensos momentos da dramaticidade da scena.

8

A psychologia comprova isto. Ainda que com nossos olhos

apreciemos a natureza em suas proprias cores, o mesmo não acontece com a nossa mente.

(Publicado na Folha da Manhã de 14/10/1928. Mantida a grafia original. Disponível em:

<www.folha.ad.uol.com.br/click.ng>. Acesso em: 27/9/2011.)

Nota: *Cinematógrafo: aparelho capaz de reproduzir numa tela o movimento, por meio de uma sequência de fotografias.

9 – Considerando-se as ideias do texto, pode-se concluir que (...) a) as inovações, que caracterizaram as produções cinematográficas do início do século passado, foram recebidas com entusiasmo. b) por ser ainda incipiente em 1928, o cinema não despertava a

atenção da mídia nem do público. c) a emergência do "cinematographo falante" decretou o fim imediato do cinema mudo. d) a história da relação filme-cor passou por diferentes momentos, mas a previsão apresentada em – "Muitos não duvidaram em prognosticar que..." – seria confirmada e até superada com o passar do tempo. e) em termos mentais, o homem do início do século XX era bastante diferente do homem contemporâneo.

10 – Considere as seguintes proposições sobre o texto: I. Se em lugar de “a applicação” fosse utilizado “o advento” ou “o uso”, a compreensão não seria prejudicada. II. Os trechos – “alguns insistem e outros acham” – contribuem para a relação de paralelismo entre as estruturas que iniciam. III.O trecho – “as que hoje existem” – se refere às “pelliculas de côres”, antes mencionadas. IV.A forma “apreciemos” está no subjuntivo, modo verbal exigido por “ainda que”. Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) II e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas. e) I, II e IV, apenas.

Texto para os testes de 11 a 13

Weight-related deaths can affect non-obese too

You don't have to be diagnosed as obese to be at risk of dying from illnesses related to excess weight, a global study suggests. Of the 4 million deaths attributed to being overweight in 2015, nearly

9

40% were not considered clinically obese. The study, published in

the New England Journal of Medicine, said the findings highlighted "a growing and disturbing global public health crisis".

"People who shrug off weight gain do so at their own risk – risk of cardiovascular disease, diabetes, cancer and other life-threatening conditions," said Dr. Christopher Murray, author of the study and diretor of the Institute of Health Metrics and Evaluation at the University of Washington. "Those half-serious New Year's resolutions to lose weight should become year-round commitments to lose weight and prevent future weight gain."

The study, which looked at 195 countries and territories over a period of 35 years, from 1980 to 2015, has revealed that 30% of the

world's population – 2.2 billion children and adults – are affected by excess weight.

Obesity has been increasing around the globe since 1980, doubling in more than 70 countries. The United States has the highest level of obesity among adults and children, at nearly 13% of the population. Egypt topped the list for adult obesity, at about 35%.

The report also found that the rate of obesity is increasing faster among children than adults. “The problem is not simply a function of income or wealth," cites the report. "Increased availability, accessibility and affordability of energy-dense foods, along with

intense marketing could explain weight gain in different populations." (Disponível em: <www.bbc.com>. Adaptado.) (FEAS - Vunesp)

11 - A porcentagem destacada no trecho do terceiro parágrafo “revealed that 30% of the world’s population” refere-se a: a) 195 countries. b) the study. c) 1980 to 2015. d) over a period of 35 years. e) 2.2 billion children and adults.

12 - De acordo com o quarto parágrafo, a obesidade: a) representa grave risco à saúde em mais de 70 países. b) é combatida preventivamente por adultos no Egito. c) é fatal para quase 13% da população mundial. d) cresce no mundo desde 1980. e) atinge cada vez menos pessoas nos Estados Unidos.

10

13 – De acordo com o último parágrafo:

a) os altos índices de riqueza ajudam a explicar aumentos de peso de certas populações. b) as ações de marketing favorecem intensamente o ganho de peso. c) os alimentos calóricos têm se tornado mais baratos e acessíveis. d) os dados do relatório apontam índices decrescentes de obesidade. e) o excesso de peso é mais facilmente tratado em crianças do que em adultos.

14 - Due to their nutritiona and health benefits, it's recommended that fruit and vegetables form the basis of your diet, with a minimum intake of five portions each day − about a third of your daily food

consumption. Currently, the United Kingdom averages two to three portions a day, so we're falling well short of the benefits they can provide.

Fruit and vegetables should be incorporated into every meal, as well as being the first choice for a snack. Population studies have shown that people who eat a lot of fruit and vegetables may have a lower risk of chronic disease, such as heart disease and some cancers. Health benefits can be gained from fresh, canned (in natural juice), frozen, cooked ordried versions.

(Disponível em: <http://owl.english.purdue.edu/owl/resource>)

Depreende-se desse texto que: a) a população do Reino Unido se alimenta adequadamente, pois consome frutas e legumes todos os dias. b) apenas frutas e legumes frescos, cozidos ou congelados fazem bem a nossa saúde. c) um terço do nosso consumo diário de alimentos deveria se constituir de frutas e legumes. d) a ingestão diária de cinco porções de frutas e legumes impede o

aparecimento de doenças crônicas. e) frutas e legumes formam a base da dieta no Reino Unido.

11

15 -

A partir da leitura do cartoon, é correto afirmar que: a) a menina achava que o irmãozinho iria deixar que ela levasse seu cobertor para lavar sem que ele oferecesse resistência. b) o menino fica doente porque está passando frio, uma vez que seu cobertor está sendo lavado. c) o menino se encontra na situação em que está no último quadrinho porque falou a verdade para a sua irmã. d) o menino tenta disfarçar seu apego ao cobertor, mas a sua atitude no último quadrinho denuncia que ele mentiu para a irmã. e) o menino está prestando atenção na televisão e deixa que sua irmã leve seu cobertor, não se arrependendo dessa atitude posteriormente.

900302 II. Matemática e suas tecnologias:

16 – Um pote de plástico tem o formato de um cubo de 12 cm de aresta. Maria utilizou esse pote para colocar doce de banana, enchendo-o até a metade de sua altura. A quantidade de doce que Maria colocou dentro do pote, em cm3, é igual a: a) 216 b) 288 c) 432 d) 864 e) 1 728

12

17 – Seja C uma circunferência de raio r. Sejam M e N pontos de C

diametralmente opostos. Seja P um ponto de C, tal que o arco definido por P e M mede 120°. A corda NP mede:

a) 2√3

b) r √3

c) 2r √3

d) 2r e) r

18 - A área do maior círculo contido no quadrado de área 196 cm2, em centímetros quadrados, é igual a: Adote: π = 3,1 a) 198,4 b) 186,0 c) 164,3 d) 151,9 e) 108,5 19 – Cada mL de um certo medicamento infantil contém 200 mg de ingrediente ativo. Na bula, consta a seguinte informação: “A dose máxima diária do ingrediente ativo não pode exceder 75 mg para cada kg do paciente”.

Uma criança de 28 kg pode consumir, no máximo, quantos mL desse medicamento em um período de 24 horas? a) 10,5 b) 12,0 c) 15,0 d) 17,5 e) 21,0

20 – Numa reunião da comunidade de um bairro, cada uma das 125 pessoas presentes recebeu um número diferente, a partir do número

1 até o 125. Em um dado momento, foi feita uma lista das pessoas com número par e das pessoas com número múltiplo de 3, que deveriam participar de um projeto. Algumas pessoas reclamaram, dizendo que o seu nome aparecia duas vezes na lista. Quantas pessoas apareceram duas vezes na lista? a) 2 b) 6 c) 20 d) 41 e) 62

13

21 – Benedito, Leonardo e Rafael são professores. Um deles é de

Matemática, outro de Biologia, e o outro de História. Sabe-se que: I. ou Benedito é de Matemática ou Rafael é de Matemática. II. ou Benedito é de História ou Leonardo é de Biologia. III.ou Rafael é de Biologia ou Leonardo é de Biologia. IV.ou Leonardo é de História ou Rafael é de História. Portanto, as disciplinas que os professores Benedito, Leonardo e Rafael lecionam são, respectivamente: a) História, Matemática e Biologia. b) Matemática, Biologia e História. c) História, Biologia e Matemática.

d) Biologia, Matemática e História. e) Matemática, História e Biologia. 22 – Em uma jarra há um litro de refresco de uva que foi feito com 1

3 de suco de uva e

2

3 de água. Em outra jarra também há um litro de

refresco de uva, só que, nessa segunda jarra, o refresco foi feito com 2

3 de suco de uva e

1

3 de água.

Os conteúdos das duas jarras são despejados em um recipiente, com capacidade para dois litros e inicialmente vazio, que, dessa forma, passa a conter: a) uma parte de suco de uva e uma parte de água b) uma parte de suco de uva e duas partes de água c) uma parte de suco de uva e três partes de água d) duas partes de suco de uva e uma parte de água e) três partes de suco de uva e uma parte de água

23 - A figura foi construída com triângulos de lados 3 cm, 7 cm e 8 cm.

Qual é o perímetro da figura? a) 60 cm b) 66 cm c) 72 cm d) 90 cm e) 108 cm

14

24 - O tangram é um jogo oriental antigo, uma espécie de quebra-

cabeça, constituído de sete peças: 5 triângulos retângulos e isósceles, 1 paralelogramo e 1 quadrado. Essas peças são obtidas recortando-se um quadrado de acordo com o esquema da figura 1. Utilizando-se todas as sete peças, é possível representar uma grande diversidade de formas, como as exemplificadas nas figuras 2 e 3.

Se o lado AB do hexágono mostrado na figura 2 mede 2 cm, então a área da figura 3, que representa uma “casinha”, é igual a: a) 4 cm2 b) 8 cm2 c) 12 cm2 d) 14 cm2 e) 16 cm2

25 – A figura 1 a seguir apresenta um cubo de aresta 10 cm. A figura 2 representa uma planificação desse cubo, na qual se destaca o segmento de reta 𝐀𝐁̅̅ ̅̅ .

Se x é a medida do segmento 𝐀𝐁̅̅ ̅̅ , então:

a) 18 cm < x < 20 cm b) 20 cm < x < 22 cm c) 22 cm < x < 24 cm d) 24 cm < x < 26 cm e) 26 cm < x < 28 cm

15

26 – A figura a seguir representa um trecho de um bairro planejado,

onde a Rua A, a Rua C e a Rua E são paralelas entre si e perpendiculares à Rua B e à Rua D.

Considerando as medidas apresentadas, uma pessoa que se desloca por tais ruas, indo do ponto P até o ponto Q, percorrerá, no mínimo, quantos metros? a) 225 b) 295 c) 305 d) 365 e) 375

27 - As primeiras unidades para medir comprimentos usavam o corpo humano como referência. Observe:

Como nossos corpos não são congruentes, para evitar confusões, as unidades foram padronizadas. No sistema inglês, temos:

1 pé = 1

3 jarda; 1 polegada =

1

12 pé.

16

Vale lembrar que 1 polegada no sistema inglês equivale a

aproximadamente 25 milímetros no sistema internacional. Canos e tubulações, em geral, têm suas medidas em polegadas. O esquema seguinte representa um sistema de tubulação em que deverão ser instalados canos de 1 polegada de diâmetro externo ao longo de uma extensão de 1,20 metros.

O total aproximado de tubos a ser utilizado nessa instalação: a) 28 b) 32 c) 36 d) 48 e) 52 28 – Uma escola fez o levantamento das idades, em anos, dos alunos que prestaram vestibulares em 2016, obtendo o resultado ilustrado

no gráfico a seguir.

A média das idades, em anos, dos alunos que se encontram no levantamento é: a) 18,1 b) 18,5 c) 18,7 d) 18,8 e) 19,1

17

29 - Uma folha de papel retangular com 20 cm de comprimento e

15 cm de largura é recortada pela diagonal, que mede 25 cm. Unindo-se as duas partes obtidas, forma-se um triângulo isósceles, como mostra a figura a seguir.

Qual é, em cm, a medida do perímetro desse triângulo? a) 300 b) 150 c) 100 d) 90 e) 80 30 - Na tentativa de atrair mais clientes e assim aumentar suas

vendas, uma livraria decidiu abrir, dentro da loja, uma cafeteria. Na tabela a seguir,

temos os dados referentes aos clientes que foram à livraria no primeiro sábado após a abertura da cafeteria. A probabilidade de que um dos clientes da livraria naquele sábado, selecionado aleatoriamente, não tenha comprado um livro é de:

a) 4

17

b) 6

17

c) 7

17

d) 11

17

e) 13

17

18

III. Ciências Humanas e suas tecnologias:

31 – Localizado no sudeste do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.

Esses registros, inscritos nos paredões rochosos, representam uma grande variedade de temas e foram feitos por populações que

habitaram a região há dezenas de milhares de anos. Seguramente, são os mais antigos registros humanos no continente americano.

De acordo com o texto e a imagem: a) os vestígios de mais de dez mil anos encontrados no Piauí foram excluídos da lista do Patrimônio Mundial por terem sido ameaçados pelas queimadas que destruíram as chapadas. b) as chapadas e os vales do Piauí reúnem os mais antigos registros da presença humana no hemisfério Sul, superando os registros africanos, que se acreditava serem os mais remotos. c) o Parque Nacional da Serra da Capivara é um sítio arqueológico que reúne registros da fauna brasileira feitos pelos europeus à época da chegada dos portugueses. d) as pinturas de animais e de cenas de caça e do cotidiano encontradas na Serra da Capivara estão entre os mais antigos registros feitos pelo homem nas Américas. e) as pinturas rupestres são importantes registros do cotidiano dos povos indígenas que habitavam a região Amazônica há cerca de dois mil anos.

19

32 – Desmatamento na Floresta Amazônica aumenta mais de 400%

Levantamento feito por uma ONG do Pará mostra que, no primeiro semestre de 2014, foram destruídos 2.898 km2 da floresta amazônica. Em junho, sumiram mais de 800 km2 de verde. No período de

chuvas na Amazônia, fica mais difícil monitorar o desmatamento. Mesmo com o céu encoberto por muitas nuvens, os satélites revelaram que, em

novembro de 2014, a destruição da floresta aumentou em 427% em relação a novembro de 2013. São causas e consequências do processo de desmatamento

amazônico o(a): a) avanço da agropecuária; a diminuição das temperaturas médias. b) mineração de ferro, manganês e alumínio; a poluição do ar e o aumento da precipitação média. c) avanço da pecuária; o aumento da erosão e a diminuição da evapotranspiração. d) construção de hidrelétricas; o desmatamento das áreas fronteiriças setentrionais. e) expansão das fronteiras agrícolas; a diminuição das emissões de dióxido de carbono.

20

33 – No Brasil, o maior conjunto de pinturas rupestres encontra-se

no Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí, identificado no mapa e na figura apresentados a seguir.

Sobre o Parque Nacional, é correto afirmar que ele se localiza: a) no domínio das Caatingas, área da depressão nordestina onde ocorrem solos rasos e salinos.

b) no domínio das Caatingas, área com extensas terras baixas e reduzida vegetação predominantemente tropófita. c) no domínio do Cerrado, área de extensas chapadas e vegetação formada por arbustos e espécies rasteiras. d) na faixa de transição entre o domínio das Caatingas e o dos Mares de Morros, área com forte semiaridez. e) na faixa de transição entre o domínio das Caatingas e o do Cerrado, área com forte presença de serras e chapadas. 34 - Observe o mapa e o perfil esquemático a seguir.

21

Os compartimentos de relevo destacados no perfil (A - A') com as letras A, B e C indicam, respectivamente: a) a Planície e o Pantanal mato-grossense - o Planalto e a Chapada dos Parecis - a Depressão do Tocantins. b) a Depressão da Amazônia Ocidental - a Depressão Cuiabana – a Planície do rio Araguaia. c) a Depressão do Araguaia - o Planalto e as Serras de Goiás/Minas - as Planícies Litorâneas. d) a Depressão Sertaneja - o Planalto da Borborema - as Planícies e os Tabuleiros Costeiros. e) os Planaltos e a Chapada dos Parecis - a Depressão Periférica – a Depressão do Miranda.

35 –

22

Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de

flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias. Observa-se, sobre as secas regionais, que: a) o chamado "Polígono das Secas", abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca. b) grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão

e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio. c) o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial. d) a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. e) a explicação do fenômeno de migração para as cidades como

decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências. 36 - A Amazônia legal é composta por oito estados (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e parte do estado do Maranhão, os quais totalizam cerca de vinte milhões de habitantes com um perfil progressivamente urbano da população da Amazônia legal), caracterizado por um crescimento vegetativo de sua população e no qual as migrações são intrarregionais, flutuando

de zonas rurais para as urbanas e rural-rural, sendo este último uma resposta à conversão de novas áreas para pastagem e grãos, como, por exemplo, Rondônia-Roraima e Rondônia-Amazonas.

(FERREIRA, M. et SALATI. Forças de transformação do ecossistema

amazônico. Estudos Avançados 19 (54), 2005, p. 27. Adaptado.)

23

De acordo com o texto, a referida área representa:

a) um território dinâmico sob o aspecto social e econômico. b) um ambiente para exploração irrestrita dos recursos naturais. c) uma região com elevada suscetibilidade aos eventos extremos. d) um conjunto de estados que optaram pelo desenvolvimento sustentável. e) um espaço de fragmentação e isolamento territorial quanto às demandas do mercado nacional. 37 – A bacia hidrográfica do rio São Francisco abrange 639.219 km2

de área de drenagem

(7,5% do país) e vazão média de 2.850 m3/s (2% do total do país). O trajeto percorrido pelo rio São Francisco desde suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas é de 2.700

quilômetros.

O rio São Francisco, conhecido como Rio da Unidade Nacional, envolve discussões como:

a) banha todos os estados do Nordeste com o mesmo IDH e com baixa produtividade agrícola.

b) o regime intermitente impediu a construção de hidrelétricas. c) os projetos hidrográficos, criados ao longo do curso do rio na última década, recuperaram as nascentes dos rios tributários, restabelecendo o equilíbrio hidrográfico do rio. d) apesar do processo de degradação ambiental no médio curso do rio, observa-se produtiva agricultura de frutas na região de Petrolina e de Juazeiro. e) a transposição desse rio resolverá o problema hídrico do Nordeste, beneficiará a agricultura familiar e impedirá que os efluentes sólidos sejam lançados ao rio.

24

38 – O mapa a seguir mostra, de forma esquemática, como será

feita a transposição do rio São Francisco.

Do ponto de vista ambiental, o processo de transporte e armazenamento da água leva a um aumento da sua salinidade e da salinização do solo irrigado. Observando o mapa, e considerando Petrolina e Juazeiro como a região do médio São Francisco, conclui-se que a transposição das águas será realizada no: a) médio alto São Francisco, a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao rio Apodi e a salinização do solo se deverá à evaporação da água. b) médio alto São Francisco, a salinidade da água próxima ao rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se

deverá à condensação da água. c) médio baixo São Francisco, a salinidade da água em Cabrobó será maior do que a próxima ao rio Apodi e a salinização do solo se deverá à condensação da água. d) médio baixo São Francisco, a salinidade da água próxima ao rio Apodi será maior do que em Cabrobó e a salinização do solo se deverá à evaporação da água. e) alto são Francisco, a salinidade alcançara o nível máximo em Petrilina.

25

39 – Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda

procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das "multidões" através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, "não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

(CAPELATO, M. H. “Propaganda política e controle dos meios de comunicação”. In: PANDOLFI.

D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.)

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava: a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas. c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil. d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil. e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

40 – A letra do samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, "O bonde de São Januário" (1940), diz o seguinte: Quem trabalha tem razão/ Eu digo/ E não tenho medo de errar/ O bonde de São Januário/ Leva mais um operário/ Sou eu que vou trabalhar/ Antigamente eu não tinha juízo/ Mas hoje eu penso melhor/ No futuro/ Graças a Deus/ Sou feliz/ Vivo muito bem/ A boemia não dá camisa pra ninguém.

Na letra dessa música, constata-se uma mudança da perspectiva dos sambistas do início do século XX, que costumavam valorizar a vida boêmia e não o trabalho. Essa mudança deveu-se: I. à vitória paulista na Revolução Constitucionalista de 1932, que resgatou o valor do trabalho entre os operários brasileiros.

II. à instauração do Estado Novo, que implementou uma política de forte desenvolvimento industrial e mobilizou milhares de trabalhadores. III.ao Nacionalismo e desenvolvimento propagados pela ditadura getulista e ao estímulo à produção de manufaturados em substituição às importações dificultadas pela 2a Guerra Mundial. IV.à implementação de órgãos de repressão e censura, como o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), durante o governo do general Eurico Gaspar Dutra, impedindo a veiculação de produtos culturais considerados permissivos.

26

Está correto o que se afirma em:

a) I e III, apenas. b) II, apenas.

c) II e III, apenas. d) IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

41 - Em 1940, Getúlio Vargas pronunciou o seguinte discurso a bordo do encouraçado "Minas Gerais" em comemoração ao Dia da Marinha de Guerra.

“Atravessamos nós, a humanidade inteira transpõe, um momento histórico de graves repercussões, resultante da rápida e violenta mutação de valores. Marchamos para um futuro diverso do quanto conhecíamos em matéria de organização econômica, social ou política, e sentimos que os velhos sistemas e fórmulas antiquadas

entram em declínio. Não é, porém, como pretendem os pessimistas e os conservadores empedernidos, o fim da civilização, mas o início, tumultuoso e fecundo, de uma nova era. Os povos vigorosos, aptos à vida, necessitam seguir o rumo de suas aspirações, em vez de se deterem na contemplação do que desmorona e tomba em ruína. É preciso, portanto, compreender a nossa época e remover o entulho das ideias mortas e dos ideais estéreis... passou a época dos liberalismos imprevidentes, das democracias estéreis, dos personalismos inúteis e semeadores de desordem”.

(GV 40.06.11, Fundação Getúlio Vargas. Apud CORSI, Francisco Luiz. Estado Novo: política

externa e projeto nacional. São Paulo: UNESP/FAPESP, 2000. p.158.)

Pode-se avaliar que o discurso sugere o alinhamento ao(s): a) países defensores de uma política de neutralidade. b) conteúdo ideológico veiculado pelos países aliados. c) conteúdo ideológico veiculado pelos países do Eixo. d) países defensores de regimes democráticos e liberais. e) países defensores de regimes populistas e socialistas. 42 – Observe a imagem a seguir.

(cpdoc.fgv.br)

27

O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a

aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça social. A ampliação e o reforçamento das leis de previdência são, para nós, uma preocupação constante. Este sentido de aperfeiçoamento se

patenteia nas seguintes leis recentemente elaboradas e sujeitas agora a revisão final para promulgação: "Consolidação das leis do trabalho", "Lei orgânica de previdência social" e "Salário adicional para a indústria".

(Discurso de Getúlio Vargas pronunciado no dia 1o de maio de1943. Adaptado de

biblioteca.presidencia.gov.br.)

O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1o de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida. Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados: a) controle dos lucros empresariais e redistribuição de renda. b) garantia da regularidade da remuneração e erradicação da informalidade laboral. c) universalização da assistência hospitalar e promoção do acesso à educação pública. d) regulação estatal dos sindicatos e concessão de benefícios para o operariado urbano. e) democratização das relações entre o capital e o trabalho por meio da autonomia sindical.

28

43 –

(Protestos do movimento conhecido como Queremismo. Foto: CPDOC/FGV.)

Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu importantes transformações em seu sistema político. Em meio a esse processo, o país presenciou um movimento chamado Queremismo que: a) defendia a presença de Getúlio Vargas na condução da transição democrática. b) propunha a exclusão de Getúlio Vargas do cenário político nacional. c) era liderada pela esquerda brasileira e exigia a legalização do Partido Comunista Brasileiro (PCB). d) tinha como bandeira principal o retorno da política do café com leite. e) pedia a prisão do presidente Getúlio Vargas e de seus colaboradores políticos.

44 – Leia o texto a seguir, sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra. O envio da FEB (Força Expedicionária Brasileira) ao teatro de

operações veio coroar um processo que se iniciara quase quatro anos antes, mas que se constituiu igualmente em ponto de partida para uma nova etapa, qual seja, a da busca por parte do governo brasileiro de participação nos arranjos do pós-Guerra, em função da instituição da nova ordem mundial.

(PiNHEIRO, Letícia. “A Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial”. in: Revista da USP, no

26, 1995, p. 109-117.)

29

Em relação ao contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar

que: a) o Estado brasileiro, comandado por Getúlio Vargas, manteve-se ideologicamente aliado às forças que combatiam o Nazifascismo, durante todo o conflito mundial. b) a nova ordem mundial pós-Guerra foi estruturada com a predominância dos países europeus mais desenvolvidos, notadamente a Inglaterra, com a qual o Brasil estreitou alianças comerciais e diplomáticas. c) o envio de tropas brasileiras à Itália, em defesa da Democracia mundial, foi acompanhado, internamente, pelo crescimento das manifestações oposicionistas ao governo Vargas.

d) a participação do exército brasileiro na Segunda Guerra era disputada tanto pelo Eixo quanto pelos Aliados, graças à modernidade de seu aparelhamento bélico. e) os soldados da FEB tiveram atuação destacada no desembarque de tropas aliadas na Normandia, operação de retomada dos territórios franceses ocupados pelos nazistas. 45 – Leia o texto a seguir.

O meu candidato é o Eurico.

Mas, se houver oportunidade, eu mudo uma letra: Eu fico.

A anedota popular, muito em voga nos anos 40 no Brasil, quando estava em curso o processo de democratização do país, reflete: a) a vontade do ditador Getúlio Vargas de permanecer no poder com o apoio da população brasileira, diante da vitória dos países aliados na Segunda Guerra. b) a estratégia política de Vargas para conseguir o apoio da oposição liderada pela UDN (União Democrática Nacional) para sua

candidatura à presidência da República. c) a manobra do governo para anunciar ao povo brasileiro a ameaça representada pelo candidato Dutra, contrário à abertura democrática. d) o pretexto utilizado por Vargas para manter a ditadura do Estado Novo vencendo a resistência da oposição, que apoiava a candidatura Dutra. e) a tentativa de Getúlio Vargas de instaurar no Brasil um governo socialista depois da derrota do Nazifascismo na Segunda Guerra.

30

IV. Ciências da Natureza e suas tecnologias:

46 – A possibilidade de derramamento de petróleo no mar e em rios, bem como as ações de prevenção e de diminuição do impacto ambiental em tais casos, devem ser discutidas, planejadas e colocadas em ação em áreas de exploração. No caso do pré-sal brasileiro, a cadeia produtiva de exploração desse minério rico em hidrocarbonetos afeta diretamente vários estados. Considerando o hidrocarboneto da figura a seguir, assinale a alternativa que indica a quantidade de hidrogênios ligados aos carbonos da cadeia principal. (cadeia mais comprida).

a) 14 b) 15

c) 16 d) 17 e) 18 47 - A cloração ocorre mais facilmente em hidrocarbonetos aromáticos, como o benzeno, do que nos alcanos. A reação a seguir representa a cloração do benzeno em ausência de luz e calor.

De acordo com essa reação, é correto afirmar que: a) essa cloração é classificada como uma reação de adição. b) o hidrogênio do produto HCℓ não é proveniente do benzeno. c) o FeCℓ3 é o catalisador da reação.

d) essa cloração é classificada como uma reação de eliminação. e) o produto orgânico formado possui fórmula molecular C6H11Cℓ.

31

48 – O etanol (C2H5OH) é um combústivel de fonte renovável e a

sua matéria-prima no Brasil é a cana-deaçúcar. Esse álcool pode ser produzido a partir da reação de fermentação da glicose (C6H12O6), representada na equação:

Com relação ao assunto, afirma-se, corretamente, que: a) os biocombustíveis são provenientes de biomassas, sendo, portanto, renováveis. b) a glicose sofre hidrólise, produzindo sacarose. c) a glicose é um polissacarídeo. d) a zimase é um carboidrato. e) a sacarose é um monossacarídeo. 49 – Os álcoois têm muitas aplicações em nosso cotidiano e existe um grande número desses compostos. A figura a seguir apresenta a estrutura química de quatro deles.

Qual composto apresenta isomeria óptica? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) Nenhum dos álcoois apresenta carbono assimétrico.

50 – A gasolina é constituída principalmente por uma mistura de alcanos na faixa de 6 a12 átomos de carbono e sua capacidade como combustível pode ser medida pelo índice de octanagem. Esse índice mede a resistência à detonação da gasolina, estabelecendo relação de equivalência entre o isoctano (C8H18), um alcano de cadeia ramificada, e o n-heptano (C7H16). Os valores de octanagem em um combustível variam, havendo um índice mínimo para o bom funcionamento de cada veículo.

32

Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

a) Uma gasolina com octanagem 80 contém 80% de isoctano. b) Uma gasolina com octanagem 70 contém 70% de n-heptano. c) Um isômero do octano que apresenta carbono quiral é 3-metil-hexano. d) Uma gasolina com octanagem 80 apresenta resistência à compressão igual à de uma mistura de 80% de isoctano e 20% de n-heptano. e) O isoctano (2,2,4-trimetilpentano) apresenta isomeria óptica. 51 – Os consumidores de cerveja sabem que, depois de algum tempo de consumo, é inevitável o desejo de micção. Esse fenômeno

é decorrente da diminuição da secreção de ADH (hormônio antidiurético), levando a um aumento do volume de urina. Os usuários de cerveja também sabem que, se tomada em excesso, o álcool nela presente causa distúrbios comportamentais que só se extinguem, paulatinamente, com a degradação metabólica do álcool. Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o efeito do ADH nos túbulos renais e o local de degradação metabólica do álcool. a) Aumento de secreção de água para o filtrado glomerular;

peroxissomos de células tubulares do rim. b) Diminuição da reabsorção de água do filtrado; retículo liso de células tubulares renais. c) Aumento da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; retículo granular de macrófagos hepáticos. d) Aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular; retículo liso de células hepáticas. e) Diminuição da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; lisossomos de células das glândulas sudoríparas.

52 – Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m, por falta de oxigenação adequada no seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular: a) glicose. b) ácido acético. c) ácido lático.

d) gás carbônico. e) álcool etílico.

33

53 – Os atletas têm tantas células nos músculos quanto você. A

diferença é que as deles são mais desenvolvidas. Elas crescem com a prática de exercícios. Toda vez que praticamos exercícios, as células musculares fabricam proteínas específicas, assim as células aumentam de tamanho. As proteínas existentes nas células musculares que dão forma e promovem a contração muscular são: a) actina e miosina. b) mucina e miosina. c) neurina e actina.

d) mucina e melanina. e) neurina e melanina.

54 – - O tecido muscular é responsável pela locomoção do corpo e

pelo movimento de vísceras. Suas células alongadas apresentam um citoesqueleto altamente organizado, rico em proteínas filamentosas. Com base na afirmativa anterior, não é correto afirmar que: a) o músculo liso apresenta capacidade de regeneração, uma vez que as células musculares lisas se dividem por mitose. b) as miofibrilas nas células do músculo estriado esquelético e cardíaco se organizam nas chamadas unidades de contração ou sarcômero. c) a liberação de íons cálcio, armazenados na luz do retículo sarcoplasmático, ocorre graças a um estímulo nervoso; sendo

fundamental para que a contração ocorra. d) o músculo estriado esquelético é responsável pela peristalse no trato digestório. e) a atividade física pode proporcionar um aumento na musculatura, pois estimula a síntese de novas miofibrilas no citoplasma das células musculares esqueléticas, aumentando seu volume. 55 – Cruzando-se um heterozigoto para dois pares de genes AaBb com um duplo recessivo aabb, obteve-se:

34

Tratando-se, evidentemente, de um caso de ligação fatorial, pode-

se afirmar que: a) o heterozigoto é Ab/aB e a distância entre os dois genes é de 7 unidades. b) o heterozigoto é AB/aB e a distância entre os dois genes é de 7 unidades. c) o heterozigoto é Ab/aB e a distância entre os dois genes é de 14 unidades. d) o heterozigoto é AB/ab e a distância entre os dois genes é de 14 unidades. e) o homozigoto sofreu segregação independente.

56 - A chama da figura estava fornecendo calor para uma quantidade de gás contida em um recipiente. Internamente, esse gás só possuía energia térmica que era alterada sob a taxa de 5,0J/°C. Essa amostra gasosa expande-se, aplicando em um carrinho, inicialmente

parado, uma força constante (transformação isobárica) de 1,0 . 103N, durante um deslocamento de 40cm. Nesse processo, a temperatura do gás aumenta de 20°C para 120°C.

Desprezando-se a massa do êmbolo (tampa móvel) e a perda de calor do gás por condução, determine a quantidade de calor transmitida pela chama para a amostra gasosa. a) 300J b) 400J c) 500J

d) 900J e) 950J

57 - O motor a combustão interna tem o seu funcionamento representado por um conjunto de transformações gasosas que, necessariamente, correspondem a trocas de energia térmica e mecânica entre os gases que o compõem e o meio externo. Durante uma das etapas, numa compressão isobárica, o gás, que estava sob pressão de 1,0 . 105 N/m2, teve seu volume reduzido de 2,0 . 10−3m3 para 1,0 . 10−3m3. Se nessa compressão o gás perdeu 120J de energia térmica para o meio, certamente a sua temperatura final será:

35

a) igual à temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na

forma de trabalho é igual à energia térmica cedida ao meio na forma de calor. b) menor do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é menor do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor. c) menor do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é maior do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor. d) maior do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é menor do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor.

e) maior do que a temperatura inicial, pois a energia mecânica recebida na forma de trabalho é maior do que a energia térmica cedida ao meio na forma de calor.

58 - Em um experimento de Termodinâmica, determinada massa constante de gás considerado ideal está confinada em um recipiente de capacidade térmica

desprezível. Uma das paredes desse recipiente pode mover-se, alterando o volume disponível para o gás. O experimento é feito em duas etapas, AB e BC, representadas no diagrama P x V. A transformação AB é isobárica e a transformação BC é isotérmica. Analisando-se o gráfico, é correto afirmar que o trabalho realizado pelas forças de pressão na transformação AB, em joules, é igual a: a) 78 b) 144

c) 468 d) 286

e) 125

59 - O texto a seguir explica o funcionamento de uma geladeira. No interior da geladeira, existe uma serpentina oculta (evaporizador), onde circula um gás muito frio (–37°C). O calor dos alimentos é transferido para esse gás, que vai aquecendo à medida que percorre a serpentina. Para transferir esse calor para o exterior, usa-se um compressor que, ao aumentar a pressão do gás, aumenta-lhe a temperatura. Esse gás aquecido segue para o condensador (a serpentina visível na parte traseira do frigorífico), onde troca calor com o ar exterior, resfriando o gás e condensando-o. O líquido

36

refrigerador passa então por uma válvula de expansão, que provoca

um abaixamento brusco na pressão e consequente vaporização instantânea e resfriamento. Esse gás frio entra na geladeira novamente e completa-se o ciclo. A respeito do que foi descrito, assinale a alternativa correta. a) Na geladeira, existe uma transferência espontânea de calor de uma fonte fria (interior da geladeira) para uma fonte quente (ambiente externo). b) A geladeira é uma máquina térmica ideal que opera com rendimento de 100%. c) Na geladeira, existe uma transferência espontânea de calor de uma fonte quente (ambiente externo) para uma fonte fria (interior

da geladeira). d) Na geladeira, o calor se transfere de uma fonte fria (interior da geladeira) para uma fonte quente (ambiente externo) de modo não espontâneo, isto é, em virtude de um trabalho realizado pelo compressor. e) O compressor transfere energia para o gás na forma de calor.

60 - O ano de 2015 foi eleito pelas Nações Unidas como o Ano internacional da Luz. Ao fazer tal proclamação, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como

as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais em diferentes áreas. Leia o poema a seguir, de autoria de José Saramago.

Física

Colho esta luz solar à minha volta, No meu prisma a disperso e recomponho: Rumor de sete cores, silêncio branco. Como flechas disparadas do seu arco, do violeta ao vermelho percorremos

O inteiro espaço que aberto no suspiro Se remata convulso em grito rouco. Depois todo o rumor se reconverte tornam as acores ao prisma que define À luz solar de ti e ao silêncio

O poema de José Saramago utiliza o arco-íris como inspiração. O fenômeno físico fundamental que permite a formação do arco-íris é a: a) refração. b) difração.

c) reflexão. d) interferência.

e) polarização.

37