COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

20
INFORMATIVO DO BAIRRO PLANEJADO COLINA DE SÃO FRANCISCO - TEL.: 3714-2869 Magazine ABNT: Novas normas para reformas em prédios. #22 Segurança: Boletim Informativo MAIO - JUNHO 2014 As Respostas da Eletropaulo e ANEEL MÃE: Obrigado! Eleições para Diretoria e Conselho : Candidate-se!

description

Revista Oficial da Associação de Moradores do Loteamento Colina de São Francisco edição Maio/Junho 2014

Transcript of COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Page 1: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

InformatIvo do baIrro planejado ColIna de São franCISCo - tel.: 3714-2869

Magazine

ABNT:Novas normas para reformas em prédios.

#22

Segurança: Boletim Informativo

maIo - junho 2014

As Respostas da Eletropaulo e ANEEL

MÃE:Obrigado!

Eleições para Diretoria e Conselho : Candidate-se!

Page 2: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

• Imersão no inglês• Turmas pequenas com até 12 alunos• Horário de funcionamento das 7h00 às 19h00• Horários flexíveis e possibilidade de refeições e horas extras• Alimentação saudável fornecida pela escola• Aulas extracurriculares oferecidas na escola• Ampla á• Ampla área externa de contato com a natureza• Horta e árvores frutíferas• Amplos ateliês de artes visuais, música, dança e dramatização • Equipe de acompanhamento do aluno: educadoras, coordenação, direção, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo

DIFERENCIAIS

UNIDADE VILA SÃO FRANCISCO: Rua Dr. Teodoro Quartim Barbosa, 364 - Vila São Francisco - São Paulo - Fone: 4114-2684UNIDADE POMPÉIA: Rua Coronel Melo de Oliveira, 683 - Pompéia - São Paulo - Fone: 3868-1080

A My School dará ao seu filho uma vantagem para toda a vida.

MATRÍCULAS ABERTAS,LIGUE 4114-2684

Page 3: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Associação de Condomínios do Loteamento COLINA DE SÃO FRANCISCO

Viviane Vieira

Editorial

Já estamos em Maio, o Carnaval já passou, acontecimentos políticos estão na pauta do dia, mas o clima agora é de Copa do Mundo. Será que o Brasil ganha? Vamos seguindo em frente, pois apesar da Copa, o nosso trabalho, o meu, o seu, não pára, ao contrário, segue a passos largos.

Nesta edição contamos mais uma vez com matérias importantes. Gostaria de destacar duas matérias de extrema importância: a primeira delas está sempre em pauta nas reuniões da ACSF e na conversa entre moradores: SEGURANÇA! Leiam com atenção e legítimo interesse o Boletim de Segurança. Conscientizem-se também em procederem ao registro de Boletim de Ocorrência. O registro de “BO” é de extrema importância para as estatísticas da Polícia e fortalece o pleito da Associação principalmente perante o CONSEG e outros órgãos públicos. A segunda matéria refere-se à DENGUE. Leiam também com atenção, para você e sua família não se exporem ao risco de contrair dengue e ao mesmo tempo colaborar com a comunidade.

Na edição anterior fizemos uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Novamente as mulheres estão em pauta: FELIZ MÊS DAS MÃES. Parabéns a essas mulheres guerreiras que se desdobram com invejável versatilidade para oferecer o melhor para os seus filhos em termos de educação, carinho, cuidados e proteção. A todas vocês MAMÃES, recebam os PARABÉNS da ACSF!

Temos ainda muitas outras informações de seu interesse referente ao Bairro.

Moradores, síndicos participem de nossa comunidade, de nosso bairro, de nossa Associação. Com a sua colaboração, nosso bairro certamente será muito melhor. Lembrem-se que a união faz a força, por mais “clichê” que seja essa afirmativa.

Por fim, comunico a todos que vou me afastar da Diretoria Executiva da Associação Colina de São Francisco, por motivo de mudança do Estado de São Paulo, sendo este meu último editorial.

Um grande abraço a todos vocês! E boa leitura!

Page 4: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

ExpedienteAssociação de Condomínios do

Loteamento Colina de São Francisco

E-Mail: [email protected]

- Tel.: (11) 3714-2869

Presidente: Daniel Muzaranha; Diretor

Tesoureiro: Wanderley Perini Saldanha;

Diretor de Segurança: Carlos Eduardo

Hasegawa Ferreira; Diretor de Esportes

e Recreação: Fernando Keiti Ando;

Diretora de Relações Públicas: Viviane

Vieira Pereira Frugis; Diretor Social e

Cultural: Paulo Eduardo Gimenez; Dire-

tor de Vias Públicas e Infraestrutura: Do-

menico Burgato; Diretor de Urbanismo

e Paisagismo: vago; 1º Secretário: Jorge

Jordão; 2º Secretário: Noemio Guedes

Martins; Presidente do Conselho Delib-

erativo: Lourival Beneton; Conselhei-

ros: Anderson Martins Souza, Clóvis

Francisco Donato, João Carlos Garcia,

Keller Damaso, Sueli Buriel, Valquíria

Pereira. Administração: Vera Lucia Leite;

Editoração: Viviane Vieira, Albert J. H.

Huber e Vera Lucia Leite Revista Colina

Magazine – Ano 6 – Nº. 21 – março/abril

2014. Jornalista responsável: Carlos Ca-

margo Mtb. 6.732 – camargo@leveleia.

com.br. Comercial: Editora Sunshine

– 55 11 4112-7723; Atendimento ao

leitor: 55 11 4119-4583.

O Colina Magazine é uma publicação da

Editora Sunshine - Tels.: 55 11 4112-7723

/ 55 11 4108.1691. Tiragem: 2.000 exem-

plares. Distribuição: Aos moradores do

bairro, através da Administração da As-

sociação. Observação: O Colina Maga-

zine não se responsabiliza por conceitos

emitidos em artigos assinados, que são

de responsabilidade de seus autores e

nem pelo conteúdo de anúncios ou es-

paços publicitários. Projeto gráfico: Albert

Huber.

Capa: © Evgenyatamanenko | dreamstime.com

03 Editorial

05 Palavra do Presidente

06 Gente que Faz

08 Segurança: Boletim Informativo

10 Solicitações aos Órgãos Públicos

14 Fique por Dentro

16 Utilidade Pública

18 Indicações

07

15

14

08

Page 5: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

5

Palavra do Presidente

Daniel MuzaranhaPresidente da Associação

A associação de moradores:

1. É a UNIÃO e ORGANIZAÇÃO de moradores, podendo ser de uma rua, quarteirão, bairro, vila, etc;

2. É uma das maneiras essenciais de solidariedade entre os moradores;

3. É um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida;

4. É uma das ferramentas do povo organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano; 5. É aquela que organiza as lutas e mobiliza os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da necessidade do nosso dia-a-dia;

6. A associação de moradores é o espaço privilegiado que faz crescer a consciência de todos nós, que desejamos construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania.

Hoje contamos, felizmente, com a existência de nossa Associação, e com ela podemos al-cançar os objetivos acima elencados.

Temos que entender que a Associação pertence a todos os moradores do bairro e deve ser usada para alcançar o bem comum. Não se pode ver a Associação como entidade que vai contra os seus associados - ela é sim, uma entidade que serve de meio para dar a todos os moradores de nosso bairro um ambiente melhor para se viver; e também ela deve ser o elo de integração entre todos os moradores.

O síndico de seu condomínio tem importante papel no elo de ligação entre os associados e a Associação; assim, cobre dele as reais informações sobre o que a Associação faz pelo bairro. Caso a resposta não venha, a Associação, através de sua diretoria, está de portas abertas para recebê-lo e prestar os necessários esclarecimentos; bem como está aberta a receber sugestões, para fazer de nosso bairro um lugar melhor.

Espero ter contribuído um pouco para o proporcionar um lugar melhor para se viver. Desejo que nosso bairro alcance os seis objetivos expostos no inicio do texto.

Uma boa leitura a todos.

Page 6: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Gente que Faz

6

ELEIÇÕES para DIRETORES e CONSELHEIROS da ASSOCIAÇÃO

CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES• DiretordePaisagismo• DiretordeRelaçõesPúblicasE• MembrosdoConselhoDeliberativo.

Tendo em vista a vacância dos cargos de DiretordePaisagismoeDiretordeRelaçõesPúblicas, no quadro atual da direto-ria da Associação, em função de renúncias, o Conselho Deliberativo da Associação de Condomínios do Loteamento Colina de São Francisco, em cumprimento de suas atribuições legais previstas em estatuto, convoca os titularesdeunidadesautônomas que tiverem interesse em se candidatar aos cargos que o façam.

Os interessados podem se manifestar pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na sede atéodia31/05/2014, enviando cópia de documento de titularidade do imóvel.

Os inscritos serão convocados a participar de uma reunião do Conselho Deliberativo, a ser realizada no dia 09/06/2014, quando os membros deste elegerão os novos diretores para complementação do mandato dos cargos vagos da diretoria.

Os candidatos ao Conselho Deliberativo serão convocados para a primeira Assembleia que ocorrer após a data de final das inscrições. Temos 3 vagas de titulares do Conselho em aberto. Caso tenhamos um número maior de inscritos, poderemos preencher também as vagas de suplentes que são 10 vagas.

“A Associação tem por finalidade preservar as características do empreendimento, em seus aspectos urbanísticos, cul-turais, de lazer e outros, bem como promover a manutenção e a buscar a melhoria da qualidade de vida no Loteamento Colina de São Francisco – Art. 3º do seu Estatuto”.

Atenciosamente,Conselho Deliberativo CANDIDATE-SE!

Page 7: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Gente que Faz

7

Estamos nos despedindo do Diretor de Paisagismo, Nivaldo Pereira, e da Diretora de Relações Públicas Viviane Vieira; aos quais a Diretoria Executiva e Con-selho agradecem pelo trabalho voluntário prestado à Associação Colina de São Francisco.

“Obrigado a todas as pessoas que contribuíram de uma forma ou outra com o meu trabalho, duran-te o tempo que estive à frente da Diretoria de Urbanismo e Paisagis-mos da ACSF. Em especial àquelas pessoas que sempre me disseram

a verdade, pois sempre trabalhei com a verdade. Gostaria de frisar que me afastei devido a estar enfrentando problemas particulares, que vinham pre-judicando o desenvolvimento do meu trabalho, pois tudo que faço, gosto de fazer bem feito! Aprendi que devemos sempre agradecer por tudo que acontece em nossas vidas - nunca sabemos o que Deus tem pra nos dar, mas Ele conhece nossos corações, nossos medos e nossas necessidades...Me despeço com um até breve. “

“Por motivo de mudança do esta-do de São Paulo, afasto-me da As-sociação Colina de São Francisco. Nova vida, novos projetos pes-soais e profissionais. Meu sin-cero “muito obrigado” a todos os funcionários, diretores, pre-

sidentes e conselheiros da Associação, e também aos moradores do Colina de São Francisco. Foi gratificante e obtive satisfação pessoal em realizar esse trabalho social e voluntário, iniciado em 2009, como Diretora de Relações Públicas e também um período como Conse-lheira. Com gratidão e carinho eterno, despeço-me da ACSF, onde tive muitas alegrias, e também deste agra-dável e privilegiado Bairro Colina de São Francisco que tanto estimo e prestigio. Levo comigo os bons e ines-quecíveis momentos vividos”

AGRADECIMENTO

CANDIDATE-SE!

Page 8: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Segurança

8

Boletim Informativo - SEGURANÇADELEGACIAELETRÔNICA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) desloca efetivo militar para as regiões onde as ocorrências são altas ou estão em elevação, tomando como base, o número de Boletins de Ocorrências registrados no período.

Ao REGISTRAR o boletim de ocorrência, estamos evidenciando à SSP a necessidade de um efetivo maior para o nosso bairro.

NUNCA DEIXE de registrar um Boletim, caso você seja vítima de uma ocorrência.

Mesmo a tentativa é uma ocorrência e esta pode ser registrada através da DELEGACIA ELETRÔNICA pelosite:www.ssp.sp.gov.br

Por Eduardo Hasegawa

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) alterou o procedimento de registros do boletim de ocorrências.

A partir de Março/2014, TODOS os boletins de ocorrência podem ser registrados pela internet através da Delegacia Online.

A única exceção a esta regra é quando existe a agressão física da vítima que, nestas circunstâncias, deve passar pelo exame de corpo de delito.

Com esta alteração, nós reforçamos novamente a extrema importância de realizar o registro do boletim de ocorrência quando da ocorrência de um delito.

A SSP faz o mapeamento estatístico destas ocorrências para alocação de efetivo policial para as áreas onde este número passa a sofrer alterações.

“O registro do Boletim de Ocorrência é de responsabilidade de cada cidadão.

Somente através deste podemos pleitear maior efetivo para o nosso bairro.”

CONSEGA Associação Colina de São Francisco está presente em todas as reuniões do CONSEG (Jaguaré e Parque Continental), discutindo e pleiteando melhorias na segurança pública.

As reuniões acontecem toda segunda quinta-feira do mês no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, situado à Rua Francisco Ferrari, 130 – Parque Continental (próximo ao Shopping Continental).

As próximas reuniões acontecerão nas seguintes datas:

- Junho/2014 – 19/06/14

- Julho/2014 – 10/07/14

Maiores informações poderão ser obtidas através do site: www.conseg.sp.gov.br

Page 9: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Segurança

9

INFORMAÇÕES DOS ARREDORES

Novamente reforçamos a todos a necessidade de estarmos atentos aos nossos arredores. Durante estes ultimos meses nos reportaram algumas ocorrências e por esta razão queremos relembrá-los de procedimentos básicos de segurança pessoal.

Ao ser abordado, EVITE mostrar qualquer tipo de reação. Infelizmente a reação poderá desencadear um processo violento podendo levar a uma fatalidade.

Ao presenciar uma ação, ligue para a central da polícia através do número 190 para relatar o ocorrido. Da mesma maneira que você poderá estar ajudando alguém, você também poderá estar sendo ajudado, caso seja você a vítima.

Atenção redobrada em horários da noite ou madrugada. Evite passar por locais com iluminação precária ou de pouca circulação de veículos.Novamente, prefira um caminho mais longo, porém com maior circulação: assim você se previne contra possíveis abordagens.

A atenção ao volante deve ser constante. Caso necessite de informações ou direções, procure um posto policial. Nunca pare para consultar seu celular ou smartphone. Este pequeno momento de distração pode ser decisivo para a concretização de uma abordagem. Seus olhos e mentes devem estar constantemente atentos ao seu redor.

COMISSÃO DE SEGURANÇA

A Comissão de Segurança, formada por moradores voluntários dos condomínios que compreende a Associação Colina de São Francisco, em conjunto com a Diretoria de Segurança da Associação, foi formada com o objetivo de revisar as propostas para implementação de melhorias na segurança apresentadas anteriormente, de modo a identificar alternativas com menor impacto financeiro; assim como estudar, em mais detalhes, todos os aspectos apresentados originalmente.

Neste mês de Maio, a Associação Colina de São Francisco, em conjunto com a Comissão de Segurança, se reunirá com os síndicos para apresentar a proposta revisada de aprimoramento na segurança do nosso bairro, que compreende a instalação de novas câmeras de monitoramento e alteração na estrutura da segurança privada que atende nosso bairro.

Page 10: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Órgãos Públicos

10

Conforme Informativo de 26/3/2014 afixado nos elevadores dos Condomínios do Colina de São Francisco, sofremos com as constantes quedas de energia elétrica em nosso bairro, principalmente na época de chuvas. Considerando a falha da prestação do serviço público, a ACSF registrou reclamação junto à Eletropaulo (Protocolo n.º 342107054) e, posteriormente, procedeu à Reclamação no “Reclame Aqui” (Protocolo n.º 8240067) diante da falta de resposta no prazo regular. Com a vinda de resposta evasiva da Eletropaulo, a ACSF registrou reclamação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica/ANEEL (Protocolo n.º 010.006.83214-53) no dia 23/3/2014. Argumentamos que a interrupção é demasiadamente frequente, constante, e sem qualquer posicionamento razoável por parte da Eletropaulo. Pleiteamos que fosse informado à Associação o problema existente na rede elétrica, a medida a ser adotada para a solução do problema e o prazo de solução do problema na rede elétrica. No dia 9/4/2014 a ANEEL deu por encerrada a nossa reclamação conforme abaixo:

Mais uma vez nos deparamos com uma resposta evasiva e sem qualquer justificativa plausível, e nem perspectiva de solução do problema. Se para você foi decepcionante, para a Associação também o foi.Em decisão conjunta a Diretoria da Associação concluiu que: 1º) os registros das reclamações foram de extrema importância para termos um histórico registrado do assunto pela Associação junto aos órgãos públicos; 2º) se o mesmo problema ocorrer no futuro, estamos documentados para confrontar o órgão público e até tomar medidas com a ajuda da mídia, uma vez que temos mais de um registro com detalhado histórico do problema .Por ora, é o que podemos fazer. Mas estejam certos que vamos persistir sempre para proteger os direitos de todos nós moradores do Colina de São Francisco. É importante também termos a colaboração de vocês, moradores, por meio do registro individual de sua unidade de apartamento. Se você fizer seu registro, por favor, nos informe o protocolo do seu registro, nome e unidade. A somatória de reclamações de cada unidade fortalece o pleito da Associação.

SOLICITAÇÕES à ELETROPAULO e ANEEL

HistóricoData Situação23/03/2014 Solicitação Registrada24/03/2014 Encaminhada ARSESP24/03/2014 Aguarda Resposta Concessionário31/03/2014 Alteração de dados mantendo a mesma situação07/04/2014 Retorno da Concessionária09/04/2014 Encerrada pela Agencia

Resposta ao Consumidor Data 09/04/2014

Mensagem

(…) Sobre o assunto, mantivemos contato com a distribuidora e fomos informados que as interrupções sofridas na unidade consumidora foram decorrentes da atuação do sistema de proteção da rede de distribuição de energia elétrica, devido a exposições desta rede a interferências externas. Para regulamentar as eventuais faltas de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por meio da Resolução Normativa nº 395/2009, que trata dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica – PRODIST, define os indicadores de continuidade do serviço prestado a serem observados pelas distribuidoras. São eles: DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora), FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora), DMIC (Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora) e DICRI (Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora ou Ponto de Conexão). O DICRI se diferencia dos demais indicadores por ser apurado por ocorrência de interrupção e não por mês, trimestre ou ano. Esses indicadores são informados mensalmente nas faturas de energia elétrica permitindo ao consumidor acompanhar as metas de qualidade do fornecimento de energia elétrica estabelecidas para sua distribuidora. ........

por Viviane Pereira

Page 11: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Órgãos Públicos

11

Por Vera Leite

AGRADECIMENTOS

- DOAÇÕES DE MUDAS

A ACSF-Associação Colina de São Francisco AGRADECE aos moradores Sérgio Captanova, do Condomínio San Rafael pela doação de mudas de duas Acácia Imperial, e Abel Gilbert do Condomínio Verti Vita pela doação de duas mudas de Araçá, para as melhorias paisagísticas do nosso bairro. A ACSF também agradece à Tipuana Jardins, empresa que cui-da de toda a jardinagem do bairro, pela doação de 150 mudas de Flor de Leopardo.

Quer doar também?

Contate a ASSOCIAÇÃO: 3714.2869

PREMIAÇÃO DO CONCURSO NATAL ILUMINADO 2013

Por mais um ano consecutivo a ASSOCIAÇÃO COLINA DE SÃO FRANCISCO foi premiada com o troféu “Marco da Paz”, pelo destaque no concurso Natal Iluminado de 2013, na categoria “Ruas e Avenidas”. Também o condomínio San Pedro/Rafael/Diego recebeu os cumprimentos pelo destaque da Iluminação de Natal na categoria “Edifícios residenciais”.

A solenidade de premiação aconteceu no dia 26/03/2014 na sede da Associação Comercial de São Paulo, distrital Butantã.

ACONTECEU

Em 17/03/2014 aconteceu a reunião de diretoria do 1º bimestre/2014, para a qual foram convidados todos os síndicos do bairro. A ocasião foi oportuna para os síndicos trazerem seus questionamentos, aclararem dúvidas sobre os trabalhos da ACSF e emitir suas sugestões de melhorias para o bairro.

Foram debatidos diversos assuntos e em especial a segurança do bairro. O Diretor de Segurança da ACSF detalhou o trabalho que está sendo finalizado pela comissão de segurança, composta para estudar as propostas que constam do projeto elaborado pelo consultor de segurança contratado, e adequá-lo às necessidades do bairro. O resultado deste trabalho será apresentado aos síndicos em Assembléia específica para essa finalidade (veja na página 9).

A ASSOCIAÇÃO agradece aos 11 síndicos/representantes de condomínios, que se fizeram presentes na reunião: SantaElisaeSantaMarcelina,PiazzaDelSole,SanPedro-SanDiego-SanRafael,SanCarlo – SanMarco – San Luigi, Acácia, Liberty,Santa Barbara e Santa Mônica, Paradiso, SaintEtienne,VertiVitaeSantorino.

Reunião com SÍNDICOS

Fique por dentro

Page 12: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014
Page 13: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014
Page 14: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Vias Públicas

14

Além das manutenções rotineiras de conservação, limpeza e paisagismo, seguem as manutenções ocorridas no bairro neste bimestre:

- RECOLOCAÇÃO DE TACHÕES

PINTURA do corrimão das escadas da pista de Cooper e MANUTENÇÃO da área verde na lateral do Condomínio Acácia.

-

Manutenções

RECOLOCAÇÃO de bebedouro nas guaritas de entrada do bairro.

-

FIXAÇÃO/REFORÇO de base de ETI* em aparelho da Academia Terceira Idade localizada na Pista de Cooper.

(*ETI: Ethical Trading Initiative - O Código Base ETI baseia-se nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e é um código internacionalmente reconhecido de prática de trabalho).

por Domenico Burgato

Page 15: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Vias Públicas

15

CETA Associação encaminhou ofício à CET solicitando “redutores de velocidade” para a devida segurança nas vias públicas do bairro. Abaixo publicamos a carta encaminhada à Associação pelo Sr. Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene:

Page 16: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Utilidade Pública

16

- INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE REFORMAS – NOVA REGRA ABNT

REFORMAS TERÃO REGRAS PARA A EXECUÇÃO DA OBRA E CUSTOS EXTRAS; VEJA COMO FUNCIONA

Depois de pouco mais de dois anos do desabamento do edifício Liberdade, no Rio, o país passou a ter uma norma com regras para reformas.

No acidente no Rio, o edifício passava por uma reforma e, ao cair, levou consigo duas construções vizinhas. Dezessete pessoas morreram.

Publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na última terça-feira, a norma entrará em vigor no próximo dia 18 e valerá inclusive para reformas no interior dos imóveis.

O documento apresenta um roteiro de procedimentos a seguir antes, durante e depois de uma obra. Moradores deverão enviar ao síndico um planejamento do que será feito, detalhando empresa contratada e duração da obra.

Como toda reforma exigirá um responsável técnico, o condômino precisará de um laudo assinado por engenheiro ou arquiteto, mesmo no caso de obras pequenas, como uma pintura, diz o redator e participante da comissão de estudo da norma, Jerônimo Cabral.

O síndico terá o poder de autorizar ou proibir a reforma, caso considere que ela causa risco à edificação ou aos moradores. Para tanto, precisará recorrer a um especialista para validar ou não o laudo.

A veterinária Carolina Pontoldio, 33, conta que o conhecimento técnico foi decisivo para a opção de con- tratar uma arquiteta para a reforma do apartamento. “Sabia que a estrutura do imóvel estaria garantida”, diz.

No caso da advogada Anamaria do Amaral Andrade, 51, seu apartamento teve alteração na parede da cozinha, instalação de ar-condicionado e ampliação da sala com a varanda.

Para retirar uma esquadria, por exemplo, preciso pegar todo o formulário de uso do prédio e analisá-lo. “Não posso propor algo para a minha cliente que eu não possa executar”, diz a arquiteta Camila Klein, responsável pelas mudanças no apartamento de Anamaria.FAZ-TUDOO conhecido “faz-tudo” ou o “pedreiro de confiança”

não poderão fazer reformas em uma edificação segundo o redator da norma, Jerônimo Cabral. As obras deverão ser tocadas, dependendo da complexidade, por empresas capacitadas ou especializadas.

Empresa capacitada, segundo a norma, refere-se a uma organização ou pessoa que tenha recebido capacitação e orientação de um profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade dele. Empresas especializadas são organizações ou profissionais liberais que exerçam função de compe- tência técnica específicas.

“Você confiaria sua saúde a alguém que não seja médico?”, questiona Cabral, que também é diretor do Instituto de Engenharia.

APLICAÇÃOEmbora concordem sobre a necessidade de uma norma

sobre reformas, entidades do setor de condomínios criticam o fato de não terem sido procuradas para participar das discussões.

Elas afirmaram que faltou informar os moradores, administradoras e síndicos da norma, e que a neces- sidade de laudos tende a onerar os condomínios, gerando dificuldades na sua aplicação.

Dostoiéviscki Vieira, diretor da associação Pró-Sindico (associação de Síndicos), diz que a tendência é que a norma não seja seguida nos condomínios mais populares, por razões econômicas.

“Vai sobrar para os síndicos ouvir chorumelas se tiver de começar a exigir o laudo dos condôminos.”

Para Omar Anauate, diretor da AABIC (associação de administradoras de condomínio), nenhuma administradora se disporá a “dar um ok” a um projeto por solicitação do síndico nem terá interesse em fazer isso.

“Síndicos e administradoras passaram ao largo dessa discussão. É em prol da segurança de todos mas precisaria detalhar melhor a questão operacional dessa forma.”

Ricardo Pina, coordenador da comissão de estudos e membro do SindusCon-SP (Sindicato da construção), diz que, aos poucos, haverá uma mudança na cultura dos condomínios e que a iniciativa representa um passo nesse sentido.

“Há prédios que parecem um queijo suíço depois de reformas feitas sem controle”, afirma Pina.

(por Daniel Vasques)Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - Disponível

em 23.03.2014 - http:// classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2014/03/1429248-reformas-terao-regras-para-execucao-da- obra-e-custos-extras-veja-como-funciona.shtml

Page 17: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

Utilidade Pública

17

Tem circulado nas diversas mídias o surto de DENGUE que está atingindo a cidade de São Paulo, inclusive bairros ao nosso redor como Jaguaré, Rio Pequeno, Parque dos Prin-cipes e Parque Continental. A Secretaria da Saúde tem nos apoiado para fazer um mapeamento das áreas de riscos no bairro Vila de São Francisco e vem aplicando produtos nos pontos onde estão identificando a presença de criadouros.

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor, por meio do com-bate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Leia atentamente também as recomendações da Prefeitura de São Paulo, que ainda permanecem:

DENGUE

Visite o site: www.combateadengue.com.br

Anote o telefone do disque saúde:

136

Page 18: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

18COLINA Light Magazine

18

Caderno de IndicaçõesO Aplicativo do seu Leve & Leia já está

disponível para smartphones e tablets.

Baixe o seu gratuitamente

Page 19: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

19

Caderno de Indicações

Page 20: COLINA Light Magazine Edição Maio/Junho 2014

20