COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

20
1 INFORMATIVO DO BAIRRO PLANEJADO COLINA DE SÃO FRANCISCO - TEL.: 3714-2869 Magazine Entrevistas: Presidente e Diretor da Segurança. #21 Segurança: Boletim Informativo MARÇO - ABRIL 2014 As últimas solicitações aos Poderes Públicos

description

Revista Oficial da Associação de Moradores do Loteamento Colina de São Francisco

Transcript of COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Page 1: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

1

InformatIvo do baIrro planejado ColIna de São franCISCo - tel.: 3714-2869

Magazine

Entrevistas:Presidente e Diretor da Segurança.

#21

Segurança: Boletim Informativo

março - abrIl 2014

As últimassolicitações aos Poderes Públicos

Page 2: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014
Page 3: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Associação de Condomínios do Loteamento COLINA DE SÃO FRANCISCO

Viviane Vieira

Editorial

Todo ano início de ano sempre ouvimos a mesma coisa: o ano só começa após o Carnaval.

Verdade ou folclore o fato é que o Carnaval já passou, os foliões guardaram as suas fantasias, retiraram a maquiagem e agora arregaçam as mangas para dar continuidade ao árduo trabalho do dia a dia. Vamos em frente? Sim, com otimismo, alegria e aproveitando um dia de cada vez. Apreciando os prazeres simples da vida: sair com o namorado, curtir um cineminha com o marido (namorar o marido!), dar um beijo gostoso na esposa, acariciar seu filhote, afagar seu animal de estimação, levar as crianças para brincar, tomar um sorvete gostoso, curtir a piscina, caminhar pelo bairro… Tantas coisas podemos fazer que nos trazem aquele sentimento de felicidade e conforto!

Nesta edição muitas matérias interessantes. Não poderíamos esquecer de parabenizar a todas as mulheres, especialmente as moradoras do Colina de São Francisco. Mulheres guerreiras, esposas, mães, amigas, companheiras, namoradas, mulheres! Cheias de atitude, versáteis e interesses múltiplos. A todas vocês MULHERES, PARABÉNS! Também parabenizamos a todos NÓS, CONSUMIDORES, comemorado no dia 15 de março.

Nesta edição, além de uma matéria sobre o Dia Internacional da Mulher e Dia do Consumidor, trago duas entrevistas: uma com o Presidente da Associação, Daniel Muzaranha e outra com o Diretor de Segurança, Eduardo Hasegawa. Confira e conheça um pouco mais sobre cada um deles e seus projetos. E falando em segurança, confira uma matéria sobre o tema que a todos nós interessa.

E tem muito mais: as colunas “Fique por Dentro” e “Seu Bairro”, com assuntos de interesse do nosso bairro; uma matéria sobre como nós moradores podemos ajudar para tornar nosso bairro melhor com simples mudanças de atitudes; “Faça Valer Seus Direitos” com dicas para a escolha de um plano de saúde e, por fim, nossos Agradecimentos.

Finalizo, deixando aqui uma mensagem de BOA PÁSCOA a todos os moradores e seus familiares. Um evento religioso cristão, dos mais importantes do Cristianismo, onde celebramos a ressurreição de Cristo. E, claro, nos deliciamos com ovos de páscoa, colombas pascais, cada dia mais gostosos com seus inúmeros e criativos recheios! Huuummm, tudo muito bom!

Confiram, aproveitem!

Um grande abraço a todos vocês! E mais uma vez: FELIZ PÁSCOA!!

Viviane Vieira Diretora de Relações Públicas.

Page 4: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

ExpedienteAssociação de Condomínios do

Loteamento Colina de São Francisco

E-Mail: [email protected]

- Tel.: (11) 3714-2869

Presidente: Daniel Muzaranha; Diretor

Tesoureiro: Wanderley Perini Saldanha;

Diretor de Segurança: Carlos Eduardo

Hasegawa Ferreira; Diretor de Esportes

e Recreação: Fernando Keiti Ando;

Diretora de Relações Públicas: Viviane

Vieira Pereira Frugis; Diretor Social e

Cultural: Paulo Eduardo Gimenez; Di-

retor de Vias Públicas e Infraestrutura:

Domenico Burgato; Diretor de Urban-

ismo e Paisagismo: Nivaldo Pereira; 1º

Secretário: Jorge Jordão; 2º Secretário:

Noemio Guedes Martins; Presidente do

Conselho Deliberativo: Lourival Bene-

ton; Conselheiros: Anderson Martins

Souza, Clóvis Francisco Donato,

João Carlos Garcia, Keller Damaso,

Marco Aurélio Montini, Sueli Buriel,

Valquíria Pereira. Administração: Vera

Lucia Leite; Editoração: Viviane Vieira,

Albert J. H. Huber e Vera Lucia Leite

Revista Colina Magazine – Ano 6 – Nº.

21 – março/abril 2014. Jornalista respon-

sável: Carlos Camargo – camargo@

leveleia.com.br. Comercial: Editora Sun-

shine – 55 11 4112-7723; Atendimento

ao leitor: 55 11 4119-4583.

O Colina Magazine é uma publicação da

Editora Sunshine - Tels.: 55 11 4112-7723

/ 55 11 4119.4583. Tiragem: 1.900 exem-

plares. Distribuição: Aos moradores do

bairro, através da Administração da As-

sociação. Observação: O Colina Maga-

zine não se responsabiliza por conceitos

emitidos em artigos assinados, que são

de responsabilidade de seus autores e

nem pelo conteúdo de anúncios ou es-

paços publicitários. Projeto gráfico: Albert

Huber.

Capa: © Albert Huber

03 Editorial

05 Entrevistas

07 Boletim Informativo da Segurança

08 Boletim Informativo

12 Fique por dentro

13 Solicitações aos Órgãos Públicos

14 Seus Direitos

15 Homenagens e Seu Bairro

16 Indicações

15

14

07

08

10

Page 5: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

5

Entrevistas

Daniel MuzaranhaPresidente da Associação

ACSF: Primeiramente, quem é o Daniel Muzaranha? O que faz? Há quanto tempo reside no Colina? Daniel: Sou casado, pai de três filhos maravilhosos, advogado e resido no Colinas há quase 4 anos.

ACSF: Como, e desde quando, iniciou suas atividades na Asso-ciação? Daniel: Iniciei minha participação na Associação através do conse-lho, quando fui eleito presidente deste órgão. Mais tarde, por força da renúncia do antigo presiden-

te, assumi o cargo de presidente, sendo posteriormente eleito presi-dente da Associação.

ACSF: O que o motivou a disponibilizar parte de seu tem-po a um trabalho voluntário? Daniel: Para continuar o trabalho de manter nosso bairro destacado e diferenciado dos demais, proporcionando as-sim uma melhor qualidade de vida aos nossos associados, visto que este é o objetivo de nossa Associação.

ACSF: Fale um pouco sobre o que faz a Associação. Daniel: Como todo trabalho, requer muita responsabilida-de. Gerenciar um bairro do tamanho do nosso, e com tan-tas demandas diárias, exige um grande compromisso. Tomo decisões sempre tentando beneficiar todos os nossos mo-radores e, claro, conto com o espetacular trabalho de nossa administradora Sra. Vera Leite, que me ajuda muito nas ta-refas burocráticas. Também conto com a ajuda do Sr. Carlito e do Sr. Roque, funcionários que cuidam das tarefas braçais. Todos os três tem minha admiração e total agradecimento, pois sem eles a Associação não existiria de forma completa.

ACSF: Quem são os membros da atual equipe da Associa-ção? Como avalia essa equipe? Daniel: Paulo Gimenez - diretor Social e Cultural, Fernando Keiti - Diretor de Esportes e Recreação, Domenico Burgato - diretor de Vias Públicas e Infra Estrutura, Viviane Vieira - Diretora de Relações Públicas, Nivaldo Pereira - Diretor de Paisagismo, Eduardo Hasegawa - Diretor de segurança, Wanderley Saldanha - Diretor Tesoureiro, Jorge Jordão - 1º secretário, Noemio Guedes - 2º secretário e eu, Presidente.

Considero essa equipe bastante atuante e responsável em suas atribuições.

ACSF: Qual a regularidade com que a Diretoria Executiva se reúne para discutir os assuntos do Colina? Daniel: Nos reunimos uma vez por mês. Nessas reuniões são apresentados os assuntos das diversas diretorias, os quais são discutidos e democraticamente votados para se-rem aprovados ou não.

ACSF: Quais são as maiores demandas da Associação e di-ficuldades enfrentadas? Daniel: A nossa maior demanda reside na segurança do bairro e merece nossa total atenção, pois moramos em uma cidade violenta. Sabemos que nossa intervenção nes-sa área é muito limitada, visto que o ente público é quem deve fazer a segurança, mas dentro das limitações fazemos o máximo possível para manter a ordem no bairro. Em se-gundo lugar vejo como uma grande demanda a manuten-ção de nossos jardins e praças, diante da imensidão da área ajardinada que possuímos, mas graças à dedicação e cari-nho de todos, temos um belo e grande jardim.

ACSF: Até o final do seu mandato, quais são os seus obje-tivos? E conte-nos sobre um ou mais projetos que estão em andamento. Daniel: Até o final de meu mandato espero realizar serviços importantes para o bairro e, principalmente, se me deixa-rem fazer, melhorar o nosso sistema de segurança, visto que este assunto me incomoda um pouco, pois precisa-mos prevenir: remediar, em se tratando de segurança, nem sempre é aconselhável! Gostaria ainda de promover uma maior integração entre os associados, através de eventos culturais e esportivos.

ACSF: Conte-nos o que gosta de fazer nas suas horas de lazer… Daniel: Gosto de cinema, assisto muitos filmes, e o princi-pal, gosto de estar com minha família.

ACSF: Que mensagem poderia deixar aos moradores do Colina de São Francisco? Daniel: Gostaria de deixar a todos meus sinceros agradeci-mentos e me desculpar por alguma falha, pois administrar um bairro como o nosso é bem difícil e nem sempre agra-damos a todos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o DANIEL MUZARANHA, Presidente da Associação? E também conhe-cer o EDUARDO HASEGAWA, Diretor de Segurança da Associação Colina de São Francisco e seus projetos para o Bairro?

Page 6: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Segurança

6

ACSF: Como, e desde quando, iniciou suas atividades na Associação?Eduardo: Iniciei minhas atividades na Associação em No-vembro de 2013. Em um dos comunicados enviados pela Associação aos condomínios havia a disponibilidade de algumas Diretorias e me identifiquei com a de Segurança. Apresentei a minha candidatura e fui eleito pelo Conselho.

ACSF: Há quanto tempo reside no Colina de São Francisco?Eduardo: Resido no Colina de São Francisco desde 2010, quando foi entregue o empreendimento no qual resido atualmente.

ACSF: Qual foi sua motivação para participar e disponi-bilizar parte de seu tempo aos trabalhos voluntários na Associação?Eduardo: Acredito que quando queremos aprimorar algo, devemos também nos comprometer a ajudar. Ficar apenas na cobrança por melhorias e não colaborar em nada é algo que não faz parte da minha personalidade. Acredito ser esta a razão principal para ter me juntado a este grupo.

ACSF: É uma Diretoria de muita responsabilidade. Quais são suas iniciativas para o bairro à frente dessa Diretoria?Eduardo: Realmente a questão de segurança tem nos cha-mado a atenção de forma permanente. Em todas as mí-dias vemos diariamente diversos tipos de ocorrências. Em conjunto com toda a Diretoria e Conselho da Associação, Síndicos, Moradores e Comissões diversas procuro discutir os problemas e principalmente ouvir as idéias de melho-ria. Várias cabeças pensam melhor e sempre temos boas

idéias. A possível concretização destas medidas são cuida-dosamente avaliadas para sermos assertivos em relação ao seu custo e benefício. Devemos sempre ter em mente que temos uma população de quase 5000 (cinco mil) pessoas que moram ou circulam diariamente pelo bairro, e a aten-ção deve estar em todos.

ACSF: Qual o balanço que faz até o momento?Eduardo: Foram poucos meses, mas entendo que temos um grupo comprometido com o bem estar do bairro. Pro-curo dar continuidade ao trabalho realizado pelo meu an-tecessor e aprimorar aquilo que está sob a minha “pasta”. Pode não ter sido muito o que foi concretizado até agora, mas entendo também que ainda temos vários desafios pela frente e, como disse antes, com a colaboração e idéias de todos, podemos seguir adiante e aprimorar mais a seguran-ça em nosso bairro.

ACSF: Qual foi um trabalho que já realizou para o bairro e que lhe deu satisfação?Eduardo: Acredito que o primeiro trabalho realizado foi o que mais me marcou em termos de resultado. A decisão em conjunto com toda diretoria da Associação para a im-plantação de um efetivo adicional motorizado durante o período de festividade (Dezembro/13 e Janeiro/14) teve um balanço bem positivo. Este é um dos desafios que vou discutir com todos, para concretizarmos mais este passo em direção à melhoria da Segurança em nosso bairro.

ACSF: Conte-nos o que gosta de fazer nas horas de lazer? Tem algum hobby?Eduardo: Caminhada, ler um livro, ouvir música, estar com a família e os amigos são as coisas que costumo fazer com grande frequencia. Ajuda a reduzir o stress do dia-a-dia, além de descontrair.

ACSF: Onde você nasceu?Eduardo: Nasci em Osasco e me mudei para São Paulo em 2000 oportunidade em que estabeleci moradia no Jardim Bonfiglioli.

ACSF: Que mensagem poderia deixar aos moradores do Colina de São Francisco?Eduardo: Acho que a mensagem que passei na matéria pu-blicada nesta edição é uma das mais fortes e quero deixá-la para todos: “Não há TRABALHO tão importante, nem LAZER tão urgente que não possa ser feito com SEGURANÇA”.

Carlos Eduardo Hasegawa Ferreira Diretor de Segurança

Entrevistas

Page 7: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Segurança

7

Boletim Informativo - SEGURANÇAPOSICIONAMENTO

INTELIGENTE

Grande parte das abordagens em ruas e semáforos podem ser evitadas adotando ações preventivas. O modelo a seguir consiste em se posicionar melhor e evitar ser vítima de abordagem.

CONSELHO DE SEGURANÇA (CONSEG)A Associação Colina de São Francisco tem buscado estreitar o relacionamento com as equipes responsáveis pela segurança pública através de reuniões com o Delegado de Polícia do 93º Distrito Policial e o comando da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana; participando das reuniões do CONSEG (Conselho de Segurança); procurando, em conjunto com este grupo, uma melhor abordagem do assunto Segurança, que é matéria diária em todas as mídias.

“Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vincula, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.”

As reuniões são abertas à toda comunidade e a sua participação é voluntária. No entanto, a Associação Colina de São Francisco se faz presente nestas reuniões levando a estes órgãos as sugestões de aprimoramento na segurança do nosso bairro; e estreitando o nosso relacionamento com estes órgãos, em busca de uma melhoria na qualidade de vida do nosso bairro, assim como estabelecer medidas preventivas contra possíveis ações que possam nos atingir.

“Participe você também. Para informações sobre datas das reuniões,

entre em contato com a Associação”

PLACAS INDICATIVASInstalamos as placas indicativas sobre a gravação das imagens em nosso bairro como forma de alerta para o sistema atualmente implantado. Nosso sistema possui a gravação das imagens e estas poderão ser utilizadas para a apuração ou investigação de delitos que possam vir a ser ser praticados em nosso bairro. A instalação destas também vai ao encontro da legislação local que obriga a dar informação de quando o ambiente é monitorado.

Por Eduardo Hasegawa

Page 8: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Segurança

8

INFORMAÇÕES DOS ARREDORES

Em recente reunião do CONSEG foi relatado que houve um aumento significativo nos atos violentos praticados nas ruas ao redor de nosso bairro. Ações ocorrendo nas Avenidas Escola Politécnica, Corifeu de Azevedo Marques, Otacílio Tomanik, Nossa Senhora Assunção, Conde Luiz Eduardo Matarazzo, Rio Pequeno, despertaram a necessidade de nos atentarmos ainda mais quando estivermos trafegando por estas avenidas.Devemos ter atenção redobrada em horários da noite ou madrugada. Evite passar por locais com iluminação precária ou de pouca circulação de veículos. Prefira um caminho mais longo, porém com maior circulação, assim você se previne contra possíveis abordagens.O mesmo se aplica caso o veículo que vem atrás de você está muito próximo ou sinalizando com o farol. Não deixe que se aproxime demais e não pare (ou dê passagem) em hipótese alguma, especialmente durante a madrugada quando isto pode ser considerado um comportamento extremamente suspeito e deve ser prevenido apropriadamente.A atenção ao volante deve ser constante. Caso necessite de informações ou direções, procure um posto policial. Nunca pare para consultar seu celular ou smartphone. Este pequeno momento de distração pode ser decisivo para a concretização de uma abordagem. Seus olhos e mente devem estar constantemente atentos ao seu arredor.

“Não há TRABALHO tão

importante, nem LAZER

tão urgente que não possa

ser feito com SEGURANÇA”

COMISSÃO DE SEGURANÇA

A Comissão de Segurança, formada por moradores voluntários dos condomínios que compreende a Associação Colina de São Francisco, em conjunto com a Diretoria de Segurança da Associação, foi formada com o objetivo de revisar as propostas para implementação de melhorias na segurança apresentadas anteriormente, de modo a identificar alternativas com menor impacto financeiro assim como estudar, em mais detalhes, todos os aspectos apresentados originalmente.Dentre estes estudos estão o estudo de viabilidade de movimentação de câmeras existentes, implantação de novas câmeras, alteração no modo de contratação do efetivo da segurança patrimonial e revisão de pontos de vulnerabilidade do bairro.

A comissão estará se reunindo em breve com todos os síndicos para apresentação das possibilidades identificadas, debater sobre investimentos necessários para aprimorar esta área de atuação, adequando-a às necessidades do nosso bairro, assim como apresentar e discutir o conceito do “Vizinho Amigo” com o intuito de melhorar a vigilância e monitoramento entre os condomínios.Com estes debates ocorrendo em todos os condomínios, entre os respectivos moradores, esperamos aumentar a eficácia da segurança em nosso bairro.

SEGURANÇA COM OS ANIMAIS

Atualmente observamos um fenômeno em nossa sociedade, o crescimento vertical das cidades. E sempre nos deparamos com problemas de animais em apartamentos. Possuir um cão, gato ou qualquer outro animal de estimação é um direito de propriedade amparado pela constituição Federal no seu artigo 5o. Portanto, ter um animal de estimação dentro de casa é um direito sagrado de todo indivíduo detentor de cidadania.Porém, para se viver em coletividade, devemos ter normas de bom senso, e para se viver num condomínio devemos seguir algumas regras:- observar o que prevê a Assembléia de convenção do condomínio;- sempre que levar o animal para passear, certifique-se da utilização de coleiras, correias e/ou focinheiras (quando necessário);- recolher sempre qualquer sujeira deixada pelos animais e depositá-la nos locais destinados para tal.O cuidado com os animais também faz parte da segurança do nosso dia-a-dia. Manter os animais sempre com a respectiva coleira - isso para a segurança e proteção de todos.Caso queira deixar seu animal correr livremente, existe uma área verde ao lado do condomínio Paradiso, cercado por grades e portão, em que pode-se deixá-lo livre.

Page 9: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Segurança

9

Gostaríamos de esclarecer a todos alguns conceitos para que estejamos alinhados sobre onde está a área de atuação e os limites de cada segmento da segurança.

SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública implica que os cidadãos de uma mesma região possam conviver em harmonia, onde cada um respeita os direitos individuais do outro. O Estado é quem garante a segurança pública e é o máximo responsável na hora de evitar as alterações da ordem social.Neste sentido, a segurança pública é um serviço que deve ser universal (abrange todas as pessoas) para proteger a integridade física dos cidadãos e dos seus bens. Para isso, existem as forças de segurança (como a polícia), que trabalham em conjunto com o Poder Judiciário.As forças da segurança pública devem prevenir potenciais delitos e reprimir os mesmos assim que acontecem. Também é função das forças de segurança perseguir delinquentes e entrega-los à Justiça, a quem compete estabelecer as penalidades correspondentes de acordo com a lei.

SEGURANÇA PATRIMONIAL / CONDOMINIAL

O Processo de Segurança Patrimonial tem por finalidade contribuir para prevenir perdas e preservar a integridade física e moral dos associados, através da combinação racional de segurança humana, segurança eletrônica e uma política voltada para melhoria continua do processo, proporcionando um ambiente psicossocial favorável ao convívio.A segurança condominial é um ramo especializado da segurança que tem como principal objetivo atuar preventivamente na preservação de vidas em complexos residenciais ou comerciais que podem apresentar-se na forma horizontal ou vertical.Devem possuir metodologia a fim de obter a aprovação de seus trabalhos na Assembleia de Condomínio e também assistir o condomínio no que tange à compra e instalação dos equipamentos, de forma transparente e desprovida de interesses ocultos.Desta maneira, atuam dentro do nosso bairro e dentro dos nossos condomínios através de funcionários específicos (próprios ou terceirizados) para tais funções.

SEGURANÇA PESSOAL

A segurança pessoal envolve o entendimento e prevenção do próprio cidadão, e deve ser praticado por ele próprio através de medidas preventivas adotadas em seu dia-a-dia a fim de assegurar a sua própria integridade física e/ou material.Além de precauções a serem tomadas, existem também barreiras físicas que auxiliam no processo de prevenção ou proteção da pessoa e bens materiais, como veículos.Utilização de películas solares, blindagens, bloqueadores e rastreadores por GPS, entre tantos outros, são acessórios que podemos instalar, dentro da legislação vigente, nos veículos com o objetivo de nos protegermos contra qualquer ato que venha a ser cometido.Lembrando sempre, portas travadas, vidros fechados, pertences no porta-malas, são medidas preventivas, pois os assaltantes procuram sempre abordar aqueles que apresentam FACILIDADES para a ação.Qualquer barreira ou dificuldade imposta pode ser fator decisivo na não realização de um delito.

“Da mesma maneira como podemos prever situações perigosas,

também podemos negar a possibilidade do risco. Sendo assim, REFLITA:

O que eu não estou querendo enxergar?”

CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOBRE SEGURANÇA

Page 10: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Páscoa simboliza o renascimento, um recomeço.

Nessa Páscoa de 2014 que se aproxima, desejamos aos nossos Associados que renasça em todos a vontade de construirmos juntos um bairro melhor, e assim fazermos nossa parte, para termos nosso planeta um pouco melhor a cada dia que se inicia!

São os votos de sua Associação.

Page 11: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014
Page 12: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

12

Por Vera Leite

ACONTECEUFique por dentro

CONSELHO PARTICIPATIVO MUNICIPAL entra em vigor

No feriado de 25/1/2014, aniversário dos 460 anos de São Paulo, tomaram posse os 1100 Conselheiros eleitos aos Conselhos Participativos das Subprefeituras da cidade, em cerimônia solene realizada no Parque Anhembi.O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como espaço consultivo e de representação da sociedade nas 32 subprefeituars da cidade. Sua função é exercer o controle social assegurando a participação da sociedade no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões e sugerindo ações e políticas públicas nos territórios.Na cerimônia de posse estavam presentes os três candidatos eleitos que representam o bairro Vila São Francisco, na subprefeitura do Butantã, sendo eles: Mirna Pinheiro (da AMOVILAS), Jorge Jordão, 1º Secretário da Associação Colina de São Francisco e Vera Leite, administradora da Associação Colina de São Francisco.O tempo de mandato será de dois anos a partir de 26/1/2014 e o grupo de 56 eleitos nessa subprefeitura já iniciou os trabalhos em prol da salvaguarda dos direitos da população, bem como a fim de que os interesses públicos sejam atendidos.

FALTA CONSTANTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO BAIRRO

Nos últimos meses o bairro Vila São Francisco tem sido prejudicado com constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, com a ocorrência de períodos de até 20 horas consecutivas, causando transtornos a todos os moradores e comerciantes da região.

A ASSOCIAÇÃO protocolou um ofício junto à concessionária AES Eletropaulo, solicitando esclarecimentos e a devida inspeção e intervenção na rede de distribuição de energia elétrica do bairro, com o objetivo de serem detectadas eventuais falhas na rede de distribuição, realizar projetos de adequação e manutenção da rede, até mesmo a poda de árvores, a fim de solucionar as constantes interrupções no fornecimento.Até o fechamento desta edição, a AES Eletropaulo não encaminhou resposta ao ofício.Continuaremos acompanhando, cobrando as devidas providências junto á AES Eletropaulo e manteremos vocês moradores informados.

SOLICITAÇÕES AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS (FEVEREIRO/MARÇO)

Page 13: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

13

Por Vera Leite PODA E REMOÇÃO DE ÁRVORES

A ASSOCIAÇÃO protocolou ofício junto ao representante da Subprefeitura do Butantã, no CONSEG, para a remoção e substituição de duas árvores na calçada da Rua Dr. José Benedito Viana de Moraes (na via de saída do bairro no sentido Av. Dr. Cândido Mota Filho, após a rotatória da R. Dr. Manoel de Paiva Ramos), uma vez que as referidas árvores encontram-se inclinadas para o lado interno da via, impedindo a circulação de veículos de médio/grande porte que ao ali passarem necessitam desviar para não serem atingidos pelas árvores (vide fotos ao lado).Também nesta mesma ocasião, foi protocolado no mesmo órgão, ofício solicitando a remoção e substituição de uma árvore seca, na área verde da denominada “Pista de Cooper” (vide foto abaixo).Estamos no aguardo do atendimento. Manteremos vocês moradores informados.

TAPA BURACOS

Também foram requeridos pela ASSOCIAÇÃO junto à Subprefeitura do Butantã, o atendimento para a reconstrução de bueiros na Rua Dr. Conde Luis Eduardo Matarazzo, e a realização de “tapa buraco” na Rua Dr. José Benedito Viana de Moraes.

SOLICITAÇÕES AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS (Continua)

Fique por dentro

Page 14: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Seu Bairro

14

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR - 15 DE MARÇOParabéns a Você Consumidor!

Esse dia teve origem com o ex-presidente dos EUA, John Kennedy, em um discurso realizado em 15 de março de 1962 ao Congresso Americano, oportunidade na qual externou sua visão sobre os direitos dos consumidores, dentre estes o direito à segurança, informação e escolha, bem como o direito de ser ouvido. A data foi oficializada em 1983 e em 1985 a ONU adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas conferindo-lhes legitimidade e reconhecimento internacional. Cada ano um tema é escolhido para discussão. No ano de 2014 o Dia Mundial do Consumidor terá como tema a proteção do consumidor na era digital.

Saiba sobre a proteção do consumidor na era digital:

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/em-2014-dia-mundial-do-consumidor-tera-como-tema-protecao-na-era-digital-9438279?fb_action_ids=10202525916141623&fb_action_types=og.recommends

a. Tipo de plano Defina se o plano será individual ou familiar. Avalie quantas pessoas farão parte do plano, a idade delas, onde quer ser atendido, o tipo de atendimento e quanto pode pagar por mês. Escolha um tipo de plano adequado às suas necessi-dades: ambulatorial, hospitalar, com obstetrícia e odonto-lógico. Se escolher o hospitalar, avalie se quer a acomoda-ção em quarto particular ou enfermaria.

b. Mensalidade Compreenda que as faixas de idade e escolha dos servi-ços definirão o preço final do plano de saúde. No geral, as operadoras cobram um valor fixo por mês, você usando ou não o plano. Mas existem as que cobram uma mensalidade fixa menor, mas adicionam um percentual a ser pago pelos atendimentos realizados, como consultas, exames e inter-nações: é a chamada “coparticipação”.

c. Rede e abrangênciaReflita sobre o local onde quer ser atendido. Seu plano pode ter abrangência municipal, estadual e nacional, entre outras possibilidades. Informe-se com antecedência sobre a rede credenciada de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde que atenderão.

d. Doença pré-existente Em nenhuma situação a operadora pode recusar um clien-te. Mas se você declarar que tem alguma doença no mo-mento de contratar o plano, a empresa pode oferecer duas alternativas: por até dois anos suspender o atendimento de alguns procedimentos relacionados à doença que você declarou ou fazer um acréscimo no valor da mensalidade para que você tenha direito a todos os atendimentos, in-clusive os relacionados a essa doença.

e. Senhas e boletos Informe-se sobre liberação de senhas para atendimento, envio de boletos, reembolso e acesso à rede credenciada. Isso evita equívocos e frustrações quando você precisar utilizar os serviços.

f. Procure saber Antes de assinar o contrato simule a utilização do plano de saúde com o corretor ou busque informações com pessoas que já utilizam o serviço. Você também pode consultar as notas e índices de reclamações das operadoras acessando o Espaço da Qualidade da reguladora, disponível em: www.ans.gov.br.Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumi-dor/planos-de-saude/

FAÇA VALER SEUS DIREITOSSEIS DICAS PARA ESCOLHER O PLANO DE SAÚDE CERTO PARA VOCÊ

AGRADECIMENTOS A Solange Utimura, moradora do Condomínio Saint Etien-ne (ap. 51, bloco 2A), a ASSOCIAÇÃO agradece pela doação de uma orquídea. Na próxima revista vamos publicar a foto da orquídea no local do bairro onde a plantamos.

Quer doar também?

Contate a ASSOCIAÇÃO: 3714.2869

Seus Direitos

Viviane Vieira

Informação sobre o evento no ParqueNo dia 22/3, às 16h irá acontecer no Parque Colina São Francisco a peça de teatro INCORPORAÇÕES. Ve-nha participar! Traga sua família!

Notícia

Page 15: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Seu Bairro

15

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO

Celebrado internacionalmente no dia 8 de março, tem como origem as manifestações femininas originadas de movimentos operários em vários países da Europa e nos Estados Unidos quanto às exaustivas jornadas de trabalho de 15 horas diárias e salários baixos. Tem também como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada de seu país na Primeira Guerra Mundial, que marcaram o início da Revolução de 1917.

Algumas curiosidades:

• 1945, Carta das Nações Unidas – a igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida. • 1949, Jogos da Primavera – são criados as Olimpíadas Femininas.• 1951, Organização Internacional do Trabalho – aprovada a igualdade de remuneração entre o trabalho masculino e feminino. • 1974, Isabel Peron – 1ª mulher a ocupar o cargo de Presidente de um País (Argentina). • 1985, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher/DEAM – a 1ª Delegacia surgiu em São Paulo. • 1987, Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, RJ. • 1993, Conferência Mundial de Direitos Humanos – O Direito das Mulheres e Violência recebem destaque.

E inúmeras mulheres se destacaram e se destacam ao longo dos anos...

PARABÉNS A TODAS !!!

VAMOS COLABORAR?Dejeto de Cães

Um assunto recorrente, que ainda demanda atenção dos moradores e forte atuação da ACSF. É comum caminharmos nas calçadas do bairro e encontrarmos fezes deixadas pe-los animais. Lembramos a todos que quem pisa na sujeira pode contrair uma infecção, caso o cão não seja vermifu-gado corretamente. As fezes contaminam as calçadas, os canteiros de plantas e as praças e seu cão também pode adoecer. Por esse motivo, a ACSF insiste em orientar e solicitar que as fezes dos animais sejam recolhidas por seus donos. Se você não estiver preparado com seu próprio material necessário para essa ati-tude, utilize os saquinhos que se encon-tram nos dispensers que ficam junto ao jardim do bairro. Temos no nosso bairro seis dispensers: um na pista de Cooper, um no final da Rua Dr. Hélio Fidélis, três no jardim da Rua Dr. José Benedito Via-na de Moraes e o último no final desta mesma rua. Aproveitamos para parabeni-zar a todos os moradores que recolhem as fezes de seus animais, em uma clara demonstração de educação, respeito ao próximo e cidadania. Consulte as revistas

anteriores sobre o assunto. Alguns síndicos também aderi-ram a idéia e colocaram o dispenser em seu condomínio, colaborando assim com o bairro. Verifique se no seu Con-domínio já existe esse dispenser. Se não tiver, fale com seu síndico para adotar essa idéia.

COLABORE PARA QUE POSSAMOS TER NOSSO BAIRRO SEMPRE LIMPO!

USO DE COLEIRAS NOS ANIMAIS

Outro fato que tem causado reclama-ções de moradores é a falta de uso de coleira e guias ao passear com os cães nas calçadas do nosso bairro. A Lei n° 13.131 de 18/05/2001 obriga os donos de animais a utilizar coleiras e guias nas vias públicas, inclusive os de pequeno porte, haja vista que existem pessoas com medo de animais. Portanto, deve-mos respeitar o espaço de todos. Leve seu cão para passear com segurança e respeitando todos!

Homenagens

Seu Bairro

Page 16: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Body & Beauty - Center Shop Colinas de São FranciscoRua. Dr. Cândido Motta Filho, 731 - loja 15 - antiga Drogaria Villas - Tels.: 3768.3361 - 3719.2005

Cosméticos – Dermocosméticos – Perfumes importados – Suplementos Alimentares

Confira nossas ofertas especiais!Montblanc KitDe R$ 299,00Por R$ 199,00 Oferta 2 Oferta 3

Page 17: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

Caderno de Indicações

COLINA Light Magazine17

Page 18: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

18COLINA Light Magazine

18

Caderno de IndicaçõesO Aplicativo do seu Leve & Leia já está

disponível para smartphones e tablets.

Baixe o seu gratuitamente

Page 19: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

19

Caderno de Indicações

• Imersão no inglês• Turmas pequenas com até 12 alunos• Horário de funcionamento das 7h00 às 19h00• Horários flexíveis e possibilidade de refeições e horas extras• Alimentação saudável fornecida pela escola• Aulas extracurriculares oferecidas na escola• Ampla á• Ampla área externa de contato com a natureza• Horta e árvores frutíferas• Amplos ateliês de artes visuais, música, dança e dramatização • Equipe de acompanhamento do aluno: educadoras, coordenação, direção, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo

DIFERENCIAIS

UNIDADE VILA SÃO FRANCISCO: Rua Dr. Teodoro Quartim Barbosa, 364 - Vila São Francisco - São Paulo - Fone: 4114-2684UNIDADE POMPÉIA: Rua Coronel Melo de Oliveira, 683 - Pompéia - São Paulo - Fone: 3868-1080

A My School dará ao seu filho uma vantagem para toda a vida.

MATRÍCULAS ABERTAS,LIGUE 4114-2684

Page 20: COLINA Light Magazine Edição Março/Abril 2014

20