CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE...

30

Transcript of CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE...

Page 1: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.
Page 2: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERALDIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO

CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL

2º Sgt SALAZAR

Page 3: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

FINALIDADE FINALIDADE

Capacitar os alunos do CFS/BM 2008 a utilizar os diversos ataques com água em ambientes incendiados.

Capacitar os alunos do CFS/BM 2008 a utilizar os diversos ataques com água em ambientes incendiados.

Page 4: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

OBJETIVOS:OBJETIVOS:IDENTIFICAR AS FASES DO IDENTIFICAR AS FASES DO INCÊNDIO;INCÊNDIO;DIFERENCIAR FORMAS DE ATAQUE;DIFERENCIAR FORMAS DE ATAQUE;INFORMAR SOBRE A SALVATAGEMINFORMAR SOBRE A SALVATAGEM

Page 5: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

INCÊNDIOSINCÊNDIOS

Fase gasosaFase gasosa

Fase combustívelFase combustível

Page 6: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

INCÊNDIOSINCÊNDIOS

Fase gasosaFase gasosa

Fase combustívelFase combustível

Page 7: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

TIPOS DE ATAQUETIPOS DE ATAQUE

• Ataque direto• Ataque indireto• Ataque tridimensional

Page 8: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

TÉCNICA DE EXTINÇÃOTÉCNICA DE EXTINÇÃO

ATAQUE DIRETO;

Page 9: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

É a aplicação de água diretamente sobre o foco onde se desenvolve o fogo.

Page 10: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

Pode-se utilizar todos os tipos de jatos (compacto, neblinado e atomizado) que dependerá principalmente:

• do material combustível em chamas;• da extensão atingida pelas chamas;• da possibilidade de entrar no

ambiente sinistrado.

Page 11: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

Pode ser aplicado de forma intermitente, para evitar o alagamento e o acúmulo excessivo de vapor.

Page 12: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

Pode ser feito de dentro ou de fora do compartimento sinistrado, dependendo do grau de envolvimento.

Page 13: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

Algumas vantagens do ataque direto:• pode ser aplicado à distância;• é adequado para incêndios tanto em locais abertos quanto em compartimentos;• é adequado para a proteção de prédios vizinhos contra a propagação do fogo; e• a vazão utilizada deve ser suficiente para resfriar os materiais em chamas.

Page 14: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO;

Algumas desvantagens:• alagamento• formação de vapor • pode empurrar fumaça para outros compartimentos, • pode levar fragmentos incandescentes até gases pré-misturados.• tem potencial para produzir danos pelo uso de muita água.

Page 15: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO COM JATO ATOMIZADO

Essa técnica permite trabalhar bem perto do fogo. Utilizando pressão de 7-8 bar e vazão média de 30 GPM, com aplicação de pulsos irregulares de água sobre o foco.

Page 16: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE DIRETO COM JATO ATOMIZADO

Molhar apenas superficialmente, e aguardar o reaquecimento das superfícies do combustível para fazer nova aplicação, revirando, os materiais incandescentes a fim de completar a extinção, mantendo a visibilidade e evitando a formação de vapor úmido.

Page 17: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

A água é aplicada nas paredes e no teto aquecidos pelo incêndio, para formar uma quantidade maciça de vapor quente e úmido que, atuando por abafamento, reduz as chamas e, em alguns casos, chega a extinguir a base do fogo.

Page 18: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

• Modo defensivo, ou seja, de fora do ambiente.

• Pode ser o neblinado ou o atomizado.• A abertura deve ser a menor possível.• É efetivo em combater tanto a fasecombustível quanto a fase gasosa da

combustão.

Page 19: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

• Em ambientes pequenos, pode-se utilizar um único movimento rápido e circular com o esguicho.

• Em ambientes grandes, o objetivo de cobrir todas as superfícies pode ser atingido pela aplicação do jato formando três letras, seqüencialmente, Z, O e T

Page 20: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

Page 21: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

Cada letra dura no máximo 2 segundos: começa no alto, molhao teto do ambiente, continua atingindo as paredes e termina pouco antes de alcançar o chão.

Page 22: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

Page 23: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE INDIRETO

Esse tipo de ataque é recomendado também quando há condições indicativas de risco de backdraft

Page 24: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE TRIDIMENSIONAL

O ataque tridimensional é definido como a aplicação de neblina de água em pulsos rápidos e controlados, em que o tamanho das gotas de água é crucial.

Page 25: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE TRIDIMENSIONAL

• O ataque tridimensional busca a vaporização da água dentro dafumaça.

• Não deve atingir teto e paredes.

Page 26: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE TRIDIMENSIONAL

Esse tipo de ataque foi desenvolvido para prevenir e extinguir as chamas na camada de fumaça, sem agravar as condições do incêndio pela injeção de água em demasia.

Page 27: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

ATAQUE TRIDIMENSIONAL

Apresenta cinco utilidades principais no combate ao incêndio:

1.facilitar o acesso ao foco 2.aumenta o conforto do trabalho

próximo ao foco 3.previne a generalização do incêndio 4.controla o incêndio durante e após o

flashover 5.precede a ventilação tática

Page 28: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

SALVATAGEM

Salvatagem é o nome que se dá à proteção da propriedadecontra danos decorrentes do próprio combate ao incêndio.

Page 29: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

SALVATAGEM

A escolha do ataque adequado à situação é uma medida importante para a salvatagem.

Page 30: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

SALVATAGEM

• Utilizar o agente extintor adequado. Fogo em equipamentos de informática, por exemplo, deve ser extinto, preferencialmente, com CO2.• Secar móveis que tenham sido molhados.• Fechar as portas para áreas não envolvidas, evitando danificá-las pela fumaça.• Providenciar escoamento adequado para a água acumulada durante o ataque ao fogo.