CPEN_BG_2012_EE_PS

1
GRUPO I 1. (C) 2. (A) 3. (B) 4. (D) 5. (B) 6. (C) 7. C, A, E, B, D. 8. A descoberta de água na Lua poderá ser vantajosa em futuros programas espaciais uma vez que torna possível o fabrico de células de combustível a partir do hidrogénio da água. Além disso, como a Lua possui uma gravidade inferior à da Terra, as naves espaciais utilizariam menos combustível para saírem da sua influência comparativamente com o que consomem quando partem da Terra. GRUPO II 1. (C) 2. (D) 3. (B) 4. (D) 5. (A) 6. (A) 7. (a) – (7); (b) – (8); (c) – (5); (d) – (1); (e) – (4). 8. O fungo Candida albicans, sendo diploide, apresenta maior variabilidade genética do que o fungo Candida lusitaniae, que é haploide. A existência de uma maior variabilidade genética em Candida albicans permite- -lhe uma maior capacidade de sobrevivência perante uma mudança ambiental. GRUPO III 1. (D) 2. (B) 3. (C) 4. (C) 5. (B) 6. D, A, E, B, C. 7. A existência de fraturas no plutonito permite a infil- tração das águas que vão ser aquecidas em profundi- dade. Estas águas aquecidas podem depois ascender através das fraturas, originando nascentes de água com temperaturas superiores a 40 °C. GRUPO IV 1. (D) 2. (A) 3. (A) 4. (B) 5. (C) 6. C, B, D, A, E. 7. O grupo submetido a stress hídrico durante os pri- meiros 11 dias comportou-se de forma idêntica ao grupo de controlo, que estava a ser irrigado, apresen- tando só ao fim destes dias alterações bruscas nas taxas de transpiração e de fotossíntese. A partir do 14.º dia reiniciou-se a irrigação diária e verificou-se que, rapidamente, o grupo submetido a stress hídrico igualou o comportamento das plantas do grupo de controlo. Critérios Específicos de Classificação – Época Especial 2012

description

hj

Transcript of CPEN_BG_2012_EE_PS

Page 1: CPEN_BG_2012_EE_PS

GRUPO I

1. (C)

2. (A)

3. (B)

4. (D)

5. (B)

6. (C)

7. C, A, E, B, D.

8. A descoberta de água na Lua poderá ser vantajosa em futuros programas espaciais uma vez que torna possível o fabrico de células de combustível a partir do hidrogénio da água. Além disso, como a Lua possui uma gravidade inferior à da Terra, as naves espaciais utilizariam menos combustível para saírem da sua influência comparativamente com o que consomem quando partem da Terra.

GRUPO II

1. (C)

2. (D)

3. (B)

4. (D)

5. (A)

6. (A)

7. (a) – (7); (b) – (8); (c) – (5); (d) – (1); (e) – (4).

8. O fungo Candida albicans, sendo diploide, apresenta maior variabilidade genética do que o fungo Candida lusitaniae, que é haploide. A existência de uma maior variabilidade genética em Candida albicans permite--lhe uma maior capacidade de sobrevivência perante uma mudança ambiental.

GRUPO III

1. (D)

2. (B)

3. (C)

4. (C)

5. (B)

6. D, A, E, B, C.

7. A existência de fraturas no plutonito permite a infil-tração das águas que vão ser aquecidas em profundi-dade. Estas águas aquecidas podem depois ascender através das fraturas, originando nascentes de água com temperaturas superiores a 40 °C.

GRUPO IV

1. (D)

2. (A)

3. (A)

4. (B)

5. (C)

6. C, B, D, A, E.

7. O grupo submetido a stress hídrico durante os pri-meiros 11 dias comportou-se de forma idêntica ao grupo de controlo, que estava a ser irrigado, apresen-tando só ao fim destes dias alterações bruscas nas taxas de transpiração e de fotossíntese. A partir do 14.º dia reiniciou-se a irrigação diária e verificou-se que, rapidamente, o grupo submetido a stress hídrico igualou o comportamento das plantas do grupo de controlo.

Critérios Específicos de Classificação – Época Especial 2012