criterios av2012.2013 CP...

35
Critérios de Avaliação Ano Letivo 2012/2013 Aprovados em Conselho Pedagógico a 11/10/2012 Atualizados em Conselho Pedagógico a 06/03/2013

Transcript of criterios av2012.2013 CP...

Page 1: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

Critérios de Avaliação Ano Letivo 2012/2013 Aprovados em Conselho Pedagógico a 11/10/2012 Atualizados em Conselho Pedagógico a 06/03/2013

Page 2: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

2

Introdução

Na aferição de critérios de avaliação foram consideradas as deliberações previstas na Portaria nº 29/2012, de 6 de março, posteriormente revogada pela Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro, e as orientações emanadas pelos departamentos curriculares e as previstas no Projeto Curricular de Escola. 1) Critérios gerais de avaliação

O êxito no processo de avaliação é certamente a preocupação central da atividade pedagógica. Esse êxito significará, antes de mais, que foram atingidos os objetivos fundamentais a que qualquer responsável pelo processo de ensino e aprendizagem deverá ser sensível. Ao aluno, razão de ser da existência da escola, deverão ser disponibilizados todos os mecanismos para atingir as aprendizagens e competências definidas nos currículos nacional e regional necessárias para a sua formação, progressão e futura integração social.

A avaliação deverá ser compreendida como um instrumento indispensável e regulador da atividade pedagógica, processo que permita, para além de classificar - tarefa já de si tão complexa -, motivar, melhorar e potenciar a capacidade dos alunos em questão.

A avaliação deverá ter em conta a diversidade dos alunos a que se aplica. Esta pode assim resultar num instrumento fundamental da motivação daqueles que apresentam maiores dificuldades de integração e que, por isso, mais necessitam de um reforço positivo para a sua autoestima.

O processo de avaliação deverá ser o mais abrangente possível: o docente deverá, de forma natural, estar igualmente disponível para se autoavaliar continuamente para que os métodos que utiliza se adaptem aos alunos em questão, procurando assim implementar estratégias que, através de uma atitude empenhada, conduzam a resultados desejáveis. 2) Procedimentos a adotar nos momentos de avaliação a) Ao longo do ano letivo devem ser promovidos, com os alunos, momentos de autoavaliação regulada e de reflexão (anexo 6), a fim de consciencializar os alunos das suas dificuldades e/ou capacidades, orientar a prática educativa do docente e remediar possíveis situações de insucesso escolar.

b) Deverá ser realizada uma avaliação intercalar por período, através do preenchimento de uma grelha de avaliação intercalar (anexos 4, 7, 7A* e 8), por parte de todos os professores da turma, que deverá ser entregue ao diretor de turma.

c) A avaliação no final de cada período letivo deverá traduzir o trabalho do aluno, desde o início do ano até esse momento específico de avaliação, tendo por finalidade informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor, da aquisição dos conhecimentos e competências definidos (anexos 1, 3, 3A*, 10 e 10A*).

d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada docente deverá entregar a grelha de avaliação contínua dos alunos, devidamente preenchida, ao diretor de turma – a qual poderá ser o modelo criado no âmbito do Conselho Pedagógico (anexos 5 e 9) ou um outro da autoria do docente, desde que seja facilitador da sua leitura e siga os critérios de avaliação aprovados em CP.

e) No final de cada ano letivo, os alunos deverão proceder ao preenchimento da sua ficha de autoavaliação final (anexos 2 e 11), que integrará os processos individuais dos mesmos, salvo o 1º e 2º anos.

* Documentos reformulados e aprovados na reunião nº 7 do CP (a 6/03/2013) (anexos 3A, 7A e 10A)

Page 3: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

3

3) Registos informativos da avaliação dos alunos

Sendo a avaliação um processo contínuo, resulta necessariamente de uma multiplicidade de registos informativos ao longo do ano letivo pelo docente e pelos alunos.

Cada área curricular disciplinar deve selecionar os diversos registos informativos a utilizar ao longo do ano. Como instrumentos de avaliação consideram-se intervenções orais e escritas dos alunos durante as aulas, registos de observação, trabalhos individuais ou de grupo, trabalhos de casa, testes escritos e portefólios de evidências de aprendizagem individual.

Para cada área curricular e para cada turma deverá existir um registo informativo com a avaliação dos alunos, sendo que o mesmo deve ir ao encontro dos critérios de avaliação aprovados em Conselho Pedagógico. Os registos serão entregues aquando das avaliações sumativas e verificados por uma comissão de certificação, constituída pelos membros do Conselho Executivo, pela presidente do Conselho Pedagógico, pela coordenadora dos diretores de turma ou outros docentes a designar pelo CE. 4) Instrumentos de avaliação

a) Realização de um número mínimo de duas fichas de verificação de conhecimentos e/ou outras práticas de avaliação, em cada período letivo, tendo em conta a especificidade de cada área disciplinar, a sugerir pela área curricular disciplinar.

b) No início de cada período letivo, os alunos serão informados pelo professor de cada área curricular disciplinar sobre as datas de realização das provas escritas e/ou práticas de avaliação, assim como respetivos instrumentos e critérios de avaliação, sendo as datas registadas pelo professor em folha própria existente no livro de ponto.

c) A classificação de todas as avaliações formativas, no caso do Ensino Básico, é de 0% a 100%, podendo ser expressa quantitativa e qualitativamente (no caso de Cidadania e do 1º ciclo; à exceção das áreas curriculares de Matemática e Português do 4º ano, no 2º e 3º períodos, de acordo com o ponto 2 do artigo 11º da Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro), conforme a seguinte correspondência (à semelhança do previsto no artigo 11º da Portaria nº 9/2013:

Não Satisfaz – 0% a 49% Satisfaz – 50% a 69% Satisfaz Bem – 70% a 89% Satisfaz Muito Bem -90% a 100%

d) Os resultados das fichas de avaliação de conhecimentos e/ou outras práticas de avaliação são dadas a conhecer ao aluno e ao encarregado de educação, a fim de os responsabilizar no processo de avaliação. Essa informação deve ser transmitida ao longo de cada período letivo.

e) Os instrumentos de avaliação, qualquer que seja a sua natureza, e a respetiva classificação devem ser entregues aos alunos no prazo máximo de uma semana, salvo situações plausíveis e devidamente justificadas.

f) Os professores procederão à apresentação, perante os alunos, da correção das provas escritas de avaliação, de forma oral ou por escrito. O professor deverá ainda orientar os alunos, com vista à realização de atividades de remediação.

5- Dispositivos da avaliação

Perante os dispositivos de avaliação, elaborados pelos departamentos curriculares, os professores das diversas áreas procuraram cruzar esses mesmos dispositivos para assim poderem uniformizar, dentro do possível, os critérios de avaliação.

Desta uniformização o Conselho Pedagógico aprovou os seguintes critérios de avaliação:

Page 4: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

4

Critérios de Avaliação das Áreas Curriculares Disciplinares (1º Ciclo)

Nota: Todos os instrumentos de avaliação serão registados em grelhas de observação da área curricular disciplinar.

Domínios a avaliar % Avaliação

Con

heci

men

tos

Mobilização de conhecimentos das diferentes áreas. Progresso realizado. Curiosidade científica. Utilização de vocabulário específico e a sua aplicação.

60%

Instrumentos de avaliação:

- Fichas de verificação de conhecimentos; - Fichas de trabalho; - Produção de textos, sínteses, relatórios ou outros trabalhos, quer em formato papel quer em formato digital. Grelhas de observação direta visando: - Realização dos trabalhos propostos; - Participação; - Realização dos trabalhos de grupo ou pares; - Atitudes e valores. - Outros.

Cap

acid

ades

e A

ptid

ões Aquisição de conhecimentos.

Compreensão. Organização. Seleção de informação. Adaptação ao meio escolar. Síntese. Avaliação de procedimentos e saberes (auto e heteroavaliação). Criatividade. Aptidões e destrezas físicas. Sensibilidade e aptidões artísticas.

20%

Atit

udes

e V

alor

es

Interesse e empenho. Assiduidade. Pontualidade. Sentido de responsabilidade. Participação. Autonomia. Relação interpessoal. Cooperação com os colegas. Disciplina. Solidariedade. Respeito pela diferença. Responsabilidade. Espírito de cooperação. Veracidade. Sentido crítico. Respeito pelo meio ambiente.

20%

Parâmetros de Avaliação:

Parâmetros específicos de cada área curricular; Domínio dos conhecimentos; Domínio das capacidades e aptidões; Domínio das atitudes e valores: - Organização do caderno diário; - Tratamento do manual; - Trabalhos de casa; - Trabalho de pares/ grupo; - Presença do material indispensável à aula; - Atenção e interesse; - Cooperação: - Pontualidade e assiduidade; - Outros.

Modalidades de Avaliação: - Avaliação diagnóstica; - Avaliação formativa; - Autoavaliação; - Heteroavaliação; - Avaliação intercalar; - Avaliação sumativa.

Page 5: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

5

Critérios de Avaliação das Áreas Curriculares Disciplinares (2º e 3º Ciclos)

Nota: Todos os instrumentos de avaliação serão registados em grelhas de observação da área curricular disciplinar.

Domínios a avaliar % Avaliação

Con

heci

men

tos

- Compreensão de conteúdos; - Aplicação correta de conhecimentos; - Conhecimento de conceitos; - Interpretação correta de documentos; - Progresso realizado; - Curiosidade científica.

60%

Instrumentos de avaliação:

- Fichas de verificação de conhecimentos; - Fichas de trabalho; - Produção de textos, sínteses, relatórios ou outros trabalhos, quer em formato papel quer em formato digital. Grelhas de observação direta visando: - Realização dos trabalhos propostos; - Participação; - Realização dos trabalhos de grupo ou pares; - Atitudes e valores. - Outros.

Parâmetros de Avaliação: Parâmetros específicos de cada área curricular; Domínio dos conhecimentos; Domínio das capacidades e aptidões; Domínio das atitudes e valores: - Organização do caderno diário; - Tratamento do manual; - Trabalhos de casa; - Trabalho de pares/ grupo; - Presença do material indispensável à aula; - Atenção e interesse; - Cooperação: - Pontualidade e assiduidade; - Outros.

Modalidades de Avaliação: - Avaliação diagnóstica; - Avaliação formativa; - Autoavaliação; - Heteroavaliação; - Avaliação intercalar; - Avaliação sumativa.

Cap

acid

ades

e A

ptid

ões

- Domínio do vocabulário específico das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares; - Desenvolvimento do raciocínio lógico; - Domínio da Língua Portuguesa; - Expressão oral e escrita; - Domínio das tecnologias da informação e comunicação; - Utilização de meios informáticos como suporte da comunicação recorrendo a vários programas e consulta orientada de sites na Internet; - Pesquisa, seleção e tratamento da informação; - Ritmo de trabalho; - Compreensão e interpretação de ideias; - Análise e sistematização de informação; - Aquisição de hábitos e métodos de trabalho e estudo; - Desenvolvimento da capacidade criativa; - Aptidões e destrezas físicas; - Sensibilidade e aptidões artísticas; - Domínio das técnicas; - Capacidade de autoavaliação; - Desenvolvimento da autonomia.

20%

Atit

udes

e V

alor

es

- Pontualidade e assiduidade; - Responsabilidade e organização; - Interesse, participação e empenho nas atividades curriculares e extracurriculares; - Participação nas atividades de enriquecimento /complemento curricular; - Cooperação com os colegas e com os professores; - Envolvimento nas tarefas letivas e não letivas; - Desenvolvimento da consciência cívica e moral; - Valorização de atitudes de solidariedade; - Demonstração de uma atitude crítica; - Voluntariedade; - Demonstração de uma boa relação com os colegas, professores e funcionários; - Respeito pelos outros e pelas instalações escolares; - Respeito pelo meio ambiente.

20%

Page 6: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

6

Menções qualitativas da Avaliação Formativa

Não Satisfaz – 0% a 49%

Satisfaz – 50% a 69%

Satisfaz Bem – 70% a 89%

Satisfaz Muito Bem -90% a 100%

Avaliação Sumativa

- 1.º Ciclo Nas áreas curriculares disciplinares a avaliação sumativa é expressa segundo as menções qualitativas acima referidas; à exceção das áreas curriculares de Matemática e Português do 4º ano, no 2º e 3º períodos (de acordo com o ponto 2 do artigo 11º da Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro). - 2.º e 3.º Ciclos Nas áreas curriculares disciplinares a avaliação sumativa é expressa em níveis de 1 a 5, salvo na área curricular não disciplinar de Cidadania em que a avaliação se traduz nas menções qualitativas supracitadas.

Classificação final das áreas curriculares disciplinares do Ensino Básico

- Avaliação Sumativa Interna Classificação Final da Disciplina CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X60%) +(CA x20%) + (AV x20%) N.º de avaliações

Legenda – CFD= Classificação final da disciplina; Ai – Avaliação interna; CA- Capacidades e aptidões; AV- Atitudes e valores

- Avaliação Sumativa Externa

Classificação Final da Disciplina

(testes intermédios)

CFD= (Ai+Ai+AE/TI ……. X60%) +(CA x20%) + (AV x20%) N.º de avaliações

Classificação Final das Disciplina de Português/ PLNM e Matemática do 4º

ano

CFD= (Ai+Ai+… X60%) + (CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações ↓ CF (Português e Matemática) = 7,5 CFD + 2,5 AE/PF

10

Classificação Final das Disciplina de Português/PLNM e Matemática do 6º e

9ºanos

CFD= (Ai+Ai+… X60%) + (CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações ↓ CF (Português e Matemática) = 7 CFD + 3 AE/PF

10

Legenda – CFD= Classificação final da disciplina; AI – Avaliação interna; AE- Avaliação sumativa Externa; ; AE/TI*- Avaliação Externa/Teste intermédio; CA- Capacidades e aptidões; AV- Atitudes e valores; AE/PF - Prova final

Page 7: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

7

Classificação final das áreas curriculares disciplinares do Ensino Básico

Legenda – CFD= Classificação final da disciplina (interna); CF – Classificação final; AI – Avaliação interna; AE- Avaliação Sumativa Externa; AE/TI*- Avaliação Externa/Teste intermédio; CA- Capacidades e Aptidões; AV- Atitudes e Valores; CPE – Classificação na Prova Escrita; CPO – Classificação na Prova Oral; AE/PF - Prova final

Ano de escolaridade

Avaliação Sumativa Interna Avaliação Sumativa Externa

1º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60 %) +(CA x 20%) + (AV x 20%) N.º de avaliações

2º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60 %) +(CA x 20%) + (AV x 20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+(AE/TI)* … X60%) + (CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações

3º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60 %) +(CA x 20%) + (AV x 20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60 %) +(CA x 20%) + (AV x 20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+… X60%) + (CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações

↓ CF (Português/PLNM e Matemática) = 7,5 CFD + 2,5 AE/PF

10 5º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60%) +(CA x 20%) + (AV x20%)

N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60%) +(CA x 20%) + (AV x20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+… X60%) + (CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações

↓ CF (Português/PLNM e Matemática) = 7 CFD + 3 AE/PF

10 7º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60%) +(CA x 20%) + (AV x20%)

N.º de avaliações

8º CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60%) +(CA x 20%) + (AV x20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+Ai ……. X 60%) +(CA x 20%) + (AV x20%) N.º de avaliações

CFD= (Ai+Ai+(AE/TI)*… X 60%) +(CAx20%) + (AVx20%) N.º de avaliações

↓ CF (Português/PLNM e Matemática) = 7 CFD + 3 AE/PF

10

Provas finais de

ciclo/ Exames de

equivalência à frequência

1º ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo

A cotação da prova é de 0% a 100%, sendo a escala de níveis de 1 a 5 de acordo com as seguintes normas:

0% a 19% = 1

20% a 49% = 2 50% a 69% = 3 70% a 89% = 4 90% a 100% =5

Nos casos onde exista prova escrita e prova oral:

Prova escrita = 50%

Prova oral = 50%

CFD = 5CPE + 5CPO 10

Page 8: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

8

Critérios de Avaliação das Áreas Curriculares Não Disciplinares

- Menções qualitativas da avaliação formativa e sumativa Nas áreas curriculares não disciplinares a avaliação formativa e sumativa é expressa de forma qualitativa, segundo as menções:

- Não Satisfaz (0% a 49%)

- Satisfaz (50% a 69%)

- Satisfaz Bem (70% a 89%)

- Satisfaz Muito Bem (90% a 100%)

Cidadania (1º Ciclo)

Domínios a avaliar % Avaliação

Part

icip

ação

Cív

ica

- Ouve e respeita a opinião dos outros; - Dá a sua opinião sobre assuntos em debate; - Participa de forma democrática; - Gere conflitos; - Cumpre as regras estabelecidas; - Coopera com os outros na construção de valores; - Conhece e aplica os valores de compreensão, tolerância e amizade; - Participa de forma crítica e criativa na realidade social.

100%

Instrumentos de avaliação: - Produção de textos, sínteses, relatórios ou outros trabalhos, quer em formato papel quer em formato digital. Grelhas de Observação direta visando: - Realização dos trabalhos propostos; - Participação; - Realização dos trabalhos de grupo ou pares; - Outros instrumentos a adotar pelo par pedagógico.

Modalidades de Avaliação: - Avaliação diagnóstica; - Avaliação formativa; - Autoavaliação; - Heteroavaliação; - Avaliação intercalar; - Avaliação sumativa.

Page 9: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

9

Cidadania (2º e 3º ciclos)

Domínios a avaliar % Avaliação

Con

cebe

r pro

jeto

s

Usa a língua portuguesa de forma adequada aos objetivos Define os objetivos Prevê os instrumentos e processos necessários Define papéis e tarefas dos elementos do grupo Calendariza as fases do trabalho Define processos de acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido

50%

Instrumentos de avaliação:

- Produção de textos, sínteses, relatórios ou outros trabalhos, quer em formato papel quer em formato digital. Grelhas de observação direta visando: - Realização dos trabalhos propostos; - Participação; - Realização dos trabalhos de grupo ou pares; - Atitudes e valores. - Outros.

Parâmetros de Avaliação: Parâmetros específicos de cada área curricular; Domínio dos conhecimentos; Domínio das capacidades e aptidões; Domínio das atitudes e valores: - Organização do caderno diário; - Tratamento do manual; - Trabalhos de casa; - Trabalho de pares/ grupo; - Presença do material indispensável à aula; - Atenção e interesse; - Cooperação: - Pontualidade e assiduidade; - Outros.

Modalidades de Avaliação: - Avaliação diagnóstica; - Avaliação formativa; - Autoavaliação; - Heteroavaliação; - Avaliação intercalar; - Avaliação sumativa.

Rea

lizar

pro

jeto

s

Define critérios de pesquisa de informação Domina as técnicas de pesquisa com base na internet Seleciona informação adequada Realiza tratamento de informação Completa as tarefas definidas É criativo e original Demonstra sentido de responsabilidade Utiliza as novas tecnologias da informação e comunicação

Mét

odos

de

Org

aniz

ação

/ tra

balh

o

Organiza o seu material. Identifica as suas dúvidas. Verifica o desenvolvimento dos seus trabalhos. Faz uma leitura global de textos. Ordena ideias principais. Elabora esquemas. Faz sínteses e resumos Gere o tempo atribuído para a realização das tarefas.

Atit

udes

e V

alor

es (p

artic

ipaç

ão c

ívic

a e

rela

ções

in

terp

esso

ais)

- É pontual e assíduo; - É responsável e organizado; - Participa nas atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas na turma e na escola, demonstrando interesse e empenho; - Desenvolve a consciência cívica e moral; - Valoriza e concretiza atitudes de solidariedade/ cooperação; - Demonstra uma atitude crítica; - Revela iniciativa/ voluntariedade; - Demonstra uma boa relação com os colegas, professores e funcionários; - Respeita os outros e as suas opiniões; - Compreende e respeita as normas básicas de convivência que regulam a vida em sociedade; - Tem uma participação ativa na comunidade; - Respeita as instalações escolares; - Respeita o meio ambiente. - Conhece os seus direitos e deveres.

50%

Page 10: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

10

Critérios de Avaliação (Ensino Secundário Recorrente – Bloco I, II e III)

Nota: Todos os instrumentos de avaliação serão registados em grelhas de observação da disciplina. A avaliação dos alunos com estatuto de trabalhador estudante obedece aos mesmos critérios.

Domínios a avaliar % Avaliação

Con

heci

men

tos

- Compreensão dos conteúdos lecionados; - Conhecimento de conceitos específicos; - Aplicação correta de conhecimentos; - Interpretação correta de documentos;

70%

Instrumentos de avaliação:

- Fichas de verificação de conhecimentos; - Fichas de trabalho; - Produção de textos, sínteses, relatórios ou outros trabalhos, quer em formato papel quer em formato digital. Grelhas de observação direta visando: - Realização dos trabalhos propostos; - Participação; - Realização dos trabalhos de grupo ou pares; - Atitudes e valores. - Outros.

Parâmetros de Avaliação: Parâmetros específicos de cada área curricular; Domínio dos conhecimentos; Domínio das capacidades e aptidões; Domínio das atitudes e valores: - Organização dos materiais; - Atenção e interesse; - Cooperação: - Pontualidade e assiduidade; - Outros.

Modalidades de Avaliação: - Avaliação diagnóstica; - Avaliação formativa; - Autoavaliação; - Heteroavaliação; - Avaliação intercalar; - Avaliação sumativa.

Com

petê

ncia

s

- Domínio da Língua Portuguesa; - Domínio do vocabulário específico da disciplina; - Capacidade de comunicação oral e escrita; - Domínio do vocabulário específico das disciplinas; - Desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato; - Análise e sistematização de informação; - Domínio das tecnologias da informação e comunicação; - Domínio das técnicas.

15%

Atit

udes

e V

alor

es

- Pontualidade; - Responsabilidade e organização; - Interesse, participação e empenho nas atividades; - Cooperação com os colegas e com os professores; - Envolvimento nas tarefas letivas e não letivas; - Desenvolvimento da consciência cívica e moral; - Valorização de atitudes de solidariedade; - Demonstração de uma atitude crítica; - Demonstração de uma boa relação com os colegas, professores e funcionário; - Respeito pelo meio ambiente.

15%

Page 11: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

11

Classificação final

CFD - Classificação Final da Disciplina

AI – Avaliação Interna

C – Competências

AV – Atitudes e valores

CIF – Classificação Interna Final *

CE – Classificação obtida no exame

*(obtida pela média aritmética simples, com arredondamento às unidades, das classificações obtidas na frequência dos anos em que a disciplina foi ministrada, de acordo com o ponto 28 do anexo 2 da Portaria nº 18/2010)

O resultado da avaliação sumativa interna traduz-se na atribuição, em cada bloco, de uma

classificação na escala de 0 a 20 valores.

O resultado da avaliação sumativa externa é expresso, em cada disciplina, de forma quantitativa,

na escala de 0 a 20 valores.

1ª Nota: De acordo com a circular nº C-DRE/2012/13, “No que se refere ao ensino secundário recorrente

por blocos capitalizáveis continuam a observar-se as disposições da Portaria nº 18/2010, de 17

fevereiro”.

2ª Nota: A obrigatoriedade da avaliação sumativa externa aplica-se apenas aos alunos que pretendam

prosseguir estudos no ensino superior, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 29.º do Decreto-lei n.º

139/2012, de 5 de julho, e compreende a realização de provas e de exames finais nacionais.

3ª Nota: Conforme o artigo 15º da Portaria nº 243/2012, de 10 de agosto, a “classificação final das

disciplinas não sujeitas a exame final nacional no plano de estudo do aluno é obtida da seguinte forma:

a) Nas disciplinas anuais, pela atribuição da classificação obtida na frequência;

b) Nas disciplinas plurianuais, pela média aritmética simples das classificações obtidas na frequência dos

anos em que foram ministradas, com arredondamento às unidades.

(…) A classificação final em qualquer disciplina pode também obter-se pelo recurso à realização exclusiva

de provas de equivalência à frequência ou exames finais nacionais, conforme os casos, (…) sendo a

classificação final, em caso de aprovação, a obtida na prova ou exame.” (pontos 1 e 3)

Bloco

Avaliação Sumativa Interna

Avaliação Sumativa Externa (disciplinas sujeitas a exame final nacional no plano de estudo dos alunos que pretendem

prosseguir estudos no ensino superior) Bloco I, II, III

CFD = (AI1+AI2+... x 70%)+ (C x 15%) + (AV x 15%) N.º de AV.

CFD= 0.7 CIF + 0.3 CE

Page 12: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

12

ANEXO 1 – COMPETÊNCIAS A AVALIAR NAS ÁREAS CURRICULARES DO 1º CICLO 1. Português

COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

Com

pree

nsão

Ora

l Ouve com atenção;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X X X

Completa histórias (com sentido) veiculadas oralmente;

X X X X Distingue pergunta/resposta a partir da entoação; X X X X Formula perguntas corretamente; X X X X Responde de forma adequada a perguntas; X X X X Segue instruções orais; X X X X Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, pictórica, …)

X X X X

Retém/reproduz informação essencial de um discurso oral.

X X X X

Expr

essã

o O

ral

Fala de forma audível; X X X X Articula corretamente fonemas e palavras; X X Usa vocabulário adequado ao contexto; X X X X Constrói frases sintáticas e semanticamente corretas; X X X X

Relata acontecimentos, experiências vividas ou imaginadas;

X X X X Descreve desenhos, gravuras, pessoas, sons, … X X X X Participa por iniciativa própria em conversas e diálogos. X X X X

Leitu

ra

Decifra de forma automática cadeias gramaticais; X X X X Localiza informação em material escrito; X X X X Apreende o significado global de um texto curto; X X X X Aplica regras e técnicas de leitura; X X X Varia a entoação. X X X X

Escr

ita

Reproduz grafismos, grafemas e palavras; X X Completa textos; X X X X Produz pequenos textos; X X Produz textos escritos com diferentes objetivos comunicativos;

X X

Conhece técnicas básicas de organização textual; X X X

C.E

.L. Conhece regras e aspetos da estrutura e do

funcionamento da língua; X X

Usa o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da leitura e da escrita.

X X

*C.E.L. = Conhecimento explícito da língua

Page 13: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

13

2. Matemática

COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

Núm

eros

e O

pera

ções

Lê e escreve números;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X X X

Ordena números inteiros em sequências crescentes e decrescentes;

X X X X

Compõe e decompõe números; X X X X

Estabelece relações de ordem utilizando a simbologia correta,>, <e =;

X X X X

Pratica o cálculo mental; X X X X

Resolve situações problemáticas; X X X X

Usa o algoritmo da adição; X X X X

Usa o algoritmo da subtração; X X X

Usa o algoritmo da multiplicação; X X X

Usa o algoritmo da divisão; X X

Lê e escreve números ordinais; X X X

Escreve em numeração romana; X X

Memoriza e aplica as tábuas da multiplicação; X X X

Lê e escreve números decimais; X X

Multiplica por 10,100,1000 e por 0,1, 0,01, 0,001;

X X

Divide por 10,100,1000 e por 0,1, 0,01, 0,001; X X

Conhece e compreende o sistema de numeração de posição; X X X X

Compreende o modo como o sistema de numeração se relaciona com o algoritmo da: Adição;

X X X X

Subtração; X X X Multiplicação; X X X

Divisão; X X Reconhece os números inteiros e as diferentes formas de os representar;

X X X X

Reconhece os números decimais; X X

Relaciona números inteiros e decimais; X X Usa as propriedades das operações em situações concretas, especialmente quando facilitam a realização de cálculos;

X X X X

Resolve situações problemáticas usando diferentes estratégias.

X X X X

Org

aniz

ação

e

trat

amen

to d

e da

dos Explora e interpreta dados organizados de

diversas formas X X X X

Realiza estudos que envolvam a recolha, organização e representação de dados

X X X

Comunica utilizando linguagem própria deste tema

X X X

Page 14: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

14

COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

Geo

met

ria e

med

ida

Reconhece formas geométricas simples;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X X X

Descreve figuras e sólidos geométricos; X X X

Completa e inventa padrões; X X X

Realiza construções geométricas simples; X X X

Identifica propriedades de figuras geométricas simples;

X X X

Compreende o processo de medição; X X X X

Faz medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados.

X X

Reconhece superfícies planas e não planas; X X X X

Identifica e nomeia figuras geométricas; X X X X

Nomeia e identifica caraterísticas dos sólidos geométricos;

X X X

Desenha simetrias, frisos e rosáceas. X X X

Conhece/relaciona as unidades de tempo; X X X X

Conhece/relaciona a unidade monetária; X X X X

Identifica e aplica as medidas de comprimento, peso, capacidade e superfície.

X X

Page 15: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

15

3. Estudo do Meio

COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

À d

esco

bert

a de

si m

esm

o Conhece-se a si próprio;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X

Conhece o seu passado; X X

Conhece e representa o corpo humano; X X

Conhece a constituição do corpo humano; X X X

Reconhece e compreende as várias funções do corpo humano;

X X

Conhece e aplica regras de segurança e de saúde do seu corpo.

X X X X

À d

esco

bert

a do

s O

utro

s e

das

inst

ituiç

ões

Conhece os membros da sua família e outras pessoas com quem mantém relações próximas;

X X X X

Conhece e aplica regras de convivência social; X X X X

Identifica instituições e serviços na comunidade; X X X

Conhece factos do passado: familiar; X

do meio local; X X

nacional; X

Reconhece símbolos regionais e nacionais. X X

À d

esco

bert

a do

A

mbi

ente

nat

ural

Reconhece os seres vivos;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X X X

Identifica caraterísticas dos seres vivos; X X

Identifica os aspetos físicos do meio (local/ de outras regiões ou países);

X X X X

Identifica os astros. X X

À d

esco

bert

a da

s In

terr

elaç

ões

entr

e es

paço

s

Conhece diferentes espaços e suas funções; X

Descreve e representa itinerários; X X

Identifica meios de comunicação; X X

Reconhece e identifica aspetos do contacto entre a terra e o mar;

X

Reconhece e identifica aglomerados populacionais;

X X

Localiza Portugal na Europa e no mundo. X

À d

esco

bert

a do

s m

ater

iais

e

obje

tos

Realiza experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente;

X X X X

Realiza experiências com elementos naturais;

X X X

Manuseia objetos em situações concretas; X X X X

À D

esco

bert

a da

s In

terr

elaç

ões

entr

e a

Nat

urez

a e

a So

cied

ade

Identifica as principais atividades produtivas nacionais;

X X

Identifica e reconhece a importância da qualidade do ambiente;

X

Page 16: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

4. Expressões COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO 1º

Ano 2º

Ano 3º

Ano 4º

Ano

Mus

ical

Desenvolve a musicalidade como forma de expressão e comunicação em rimas, lengalengas, canções;

Diagnóstica

Formativa

Autoavaliação

Heteroavaliação

Intercalar

Sumativa

X X X X

Alia a emissão sonora e gestos a movimentos corporais; X X X X

Faz variações de andamento e intensidade; X X X X Participa em coreografias; X X X X Identifica e marca a pulsação ou ritmo; X X X X Utiliza e inventa instrumentos musicais; X X X X Identifica sons e ambientes do meio e da natureza; X X X X Participa em danças de roda e de grupo. X X X X

Plás

tica

Domina as técnicas de recorte, colagem, dobragem, modelagem, pintura; estampagem e carimbagem. X X X X

Ata, agrafa e prega elementos; X X X

Constrói e transforma objetos com materiais diversos; X X X X

Monta e desmonta objetos; X X X X

Explora as possibilidades de diferentes materiais, procurando formas, texturas e cores; X X X X

Ilustra temas e situações, desenhando livremente; X X X X

Contorna objetos, formas e pessoas; X X X

Utiliza livremente materiais auxiliares de desenho; X X X

Pinta em diferentes suportes; X X X X Elabora cartazes com fins comunicativos. X X

Educ

ação

Fís

ica

Coopera com os companheiros na realização de jogos atendendo às regras aplicadas;

X X X X

Realiza ações motoras básicas de deslocamentos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos;

X X X X

Domina técnicas e aparelhos; X X X X

Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras às oportunidades oferecidas pela situação do jogo, realizando habilidades básicas;

X X X

Revela resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio, controlo na orientação espacial;

X X X X

Realiza atividades com material e aparelhos diversos; X X X X

Realiza estafetas; X X X

Participa em jogos pré-desportivos; X X

Realiza jogos variados; X X X X

Preserva o material usado. X X X X

Ingl

ês

Compreende textos orais simples. X X

Memoriza o vocabulário. X X

Produz textos orais simples. X X Compreende textos orais ligeiramente mais complexos. X X

Produz frases orais e escritas. X X

Compreende mensagens escritas simples. X X Produz mensagens escritas simples. X X

Participa em situações de comunicação simples X X

Page 17: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

17

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira Ano Letivo 2012/2013

Ficha de Autoavaliação Final 1º Ciclo

Aluno ______________________ Ano: _______ Data: ____/__/__

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS

1- Áreas curriculares disciplinares

1.1 . Português

Sat. Muito Bem

Satisfaz Bem

Satisfaz Não satisfaz

- Expressão oral

- Expressão escrita

1.2 Matemática

1.3 Estudo do Meio

1.4 Área de Expressão

- Expressão Artística - Música - Expressão -Motora

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO - Inglês

2 - Áreas curriculares não disciplinares

2.1 Participo na Cidadania

Sempre

Às vezes Raramente

3 - Participação

3.1 Assiduidade

- Sou assíduo

3.2 Pontualidade

- Sou pontual

Sempre Às vezes Raramente

ANEXO 2

Page 18: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

18

3.3 Disciplina

- Porto-me bem

3.4 Aceitação das responsabilidades atribuídas

- Cumpro as tarefas

3.5 Espírito de grupo - Respeito a opinião dos outros 3.6 Respeito pelos diferentes intervenientes no ato educativo

- Respeito:

- os professores - os auxiliares de ação educativa

- os colegas

- os pais

4 – Empenho

4.1 Persistência - Sou persistente no meu trabalho 4.2 Cooperação - Coopero com os meus colegas 4.3 Participação - Participo por iniciativa própria - Participo mas não espero a minha vez - Participo só quando o professor me põe uma questão 4.4 Atenção/concentração - Estou com atenção - Sigo a aula, mas distraio-me algumas vezes

- Perturbo as aulas e é preciso a professora chamar-me a atenção 4.5 Criatividade - Sou criativo e exploro a minha imaginação

Sempre Às vezes Raramente

Page 19: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

19

DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

REGISTO DE AVALIAÇÃO – 1º CICLO

Aluno ________________________________________________________________________ do _____º Ano

Período a que se refere a avaliação: ________________________ Ano Letivo 2012/2013

Áreas Curriculares Disciplinares

Aprendizagens e Competências NS S SB SMB

Exp

ress

ões

Musical

Compreensão de gestos, sons, ritmos e escrita musical Conhecimento de músicas (canções, lengalengas, rimas) e instrumentos vários

Capacidade de produzir e/ou criar sons (explorando-os e representando-os)

Domínio progressivo da expressividade do corpo e da voz e da exploração de sons

Plástica

Compreensão de formas, cor, técnicas Conhecimento de formas diversas de expressão Capacidade de produzir e/ou criar trabalhos diversos Domínio de técnicas simples de pintura, recorte, colagem, dobragem

Expressão

Físico-motora

Compreensão das noções essenciais Conhecimento das regras elementares de jogo e de outras atividades desportivas

Capacidade de praticar jogos, exercícios diversos, percursos na Natureza

Domínio das técnicas de movimento e utilização de aparelhos

Estudo

do Meio

Compreensão de Princípios elementares do meio social Elementos básicos do meio físico

Conhecimento

Da sua identidade Da realidade envolvente (natural e social) Do seu património histórico (local e regional)

Capacidade de problematizar situações concretas existentes no meio Domínio de técnicas simples de recolha e tratamento de dados

Português

Compreensão

De vocabulário específico Progressiva de enunciados

Orais Escritos

Conhecimento de regras elementares da comunicação

Oral Escrita

Capacidade de problematizar situações concretas existentes no meio Domínio de técnicas simples de recolha e tratamento de dados

Matemática

Compreensão Representação de números Situações problemáticas aritméticas e não aritméticas

Conhecimento de números, grandezas e medidas, noções básicas de geometria

Capacidade de resolução de problemas do dia a dia Domínio das técnicas de cálculo

ANEXO 3

Page 20: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

20

Aulas Previstas: _______ Aulas dadas: ________ Aulas Assistidas pelo aluno: _______ Faltas: ______ NS – Não Satisfaz; S - Satisfaz; B - Bom; MB - Muito Bom

Oficina de Música

Capacidade em manusear diversos instrumentos musicais Capacidade em construir diferentes instrumentos musicais Conhecimento de diferentes estilos musicais Compreensão das regras de convivência em sociedade

Áreas Curriculares não Disciplinares

Aprendizagens e Competências NS S SB SMB

Cidadania Participação cívica

Síntese descritiva ÁREA CURRICULAR – Inglês (de acordo com a Portaria 76/2009, de 23 de setembro) A avaliação na área curricular de língua estrangeira não releva efeitos de progressão ou retenção

NS S SB SMB

Ouvir

Compreensão de vocabulário específico. de interpretação de textos áudio/audiovisual.

Identificação de sinais da cultura anglo-americana. da realidade (natural e envolvente) e da própria identidade pelo confronto de opiniões.

Falar Execução de memorização, simulação simples, canções e jogos. de enunciados orais mistos em situação de comunicação.

Atitudes e Valores

Demonstração

de sensibilidade e curiosidade pela diversidade linguística e cultural.

de atitudes de responsabilidade, autoconfiança e empenhamento no saber fazer.

SÍNTESE FINAL (incluindo aspetos em que se destaca e/ou necessita de melhorar: comportamento e desempenho

dentro e fora da sala de aula).

MEDIDAS DE APOIO EDUCATIVO:

OBSERVAÇÕES:

PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO

Proposta aprovada em : _____/____/____

AVALIAÇÃO FINAL DE ANO/CICLO:

_______________________________________________________

O Professor responsável: ______________________________

Data: ____/ 12 /201_

O Encarregado de Educação: _________________

Data: ____/____/ 201_

Page 21: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

21

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA Direção Regional da Educação

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira Registo de Avaliação Individual – 1º Ciclo

Aluna:

Ano: Nível: N.º Turma:

Ex. Ma Sra.

Aprendizagens e competências NS S SB SMB Menção Qualitativa

Port

uguê

s

Articula as palavras

a)

Compreende os enunciados orais

Domina a técnica da leitura com o seu nível

Compreende os enunciados escritos

Domina a técnica da escrita

Caligrafia Produz e cria textos adequados ao seu nível – Estrutura frásica

Produz e cria textos adequados ao seu nível – Sequência de ideias

Produz e cria textos adequados ao seu nível – Escreve com correção ortográfica

Conhece as regras gramaticais adequadas ao seu nível

Aplica as regras gramaticais trabalhadas

Expressa-se com progressiva autonomia e clareza

Mat

emát

ica

Compreende e recolhe dados

a)

Desenvolve e compreende o sentido do número

Domina e aplica o cálculo mental e escrito Visualiza e compreende as propriedades das figuras e dos sólidos geométricos

Estabelece relações de grandeza e de medida

Apresenta raciocínio matemático

Demonstra capacidade de comunicação matemática

Revela capacidade de resolução de problemas

Estu

do d

o M

eio Conhece a sua identidade

Conhece a realidade envolvente social e natural

Conhece o património histórico (local, regional e nacional)

Domina técnicas simples de recolha e tratamento de dados

Aplica os conhecimentos adquiridos a novas situações

Expr

essã

o Pl

ástic

a

Compreende as formas, as cores e técnicas

Produz ou cria trabalhos diversos

Domina as técnicas simples de pintura e recorte

Domina as técnicas simples de colagem e dobragem

ANEXO 3A

Page 22: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

22

Aprendizagens e competências NS S SB SMB Menção Qualitativa

Expr

essã

o Fí

sica

e

Mot

ora Compreende e cumpre as regras nas situações de

exercício/aprendizagem

Desempenho na realização de habilidades motoras abordadas para os subdomínios desenvolvidos

Participa e coopera com os colegas nos jogos e exercícios Patinar ajustando as suas ações para orientar o seu

deslocamento

Participa nas aulas sendo assíduo, responsável, empenhado e cooperante

Expr

essã

o M

usic

al Explora a voz, o corpo e os instrumentos

Participa em jogos de desenvolvimento auditivo Capacidade de expressão/criação/improvisação

Explora as capacidades de improvisação e dramatização

Cida

dani

a Manifesta interesse pelas atividades propostas

Participa individualmente e coletivamente na resolução de problemas comunitários

Participa em projetos ou atividades comuns em prol da defesa do património natural e cultural e da melhoria da qualidade de vida

Empenha-se na defesa dos direitos humanos, valorizando atitudes de diálogo, tolerância e solidariedade e discutindo

pontos de vista

Cria, sob orientação do professor, documentos, trabalhos, projetos e/ou apresentações eletrónicas como resultado de

tarefas de aprendizagem

Respeita as normas de conduta acordadas socialmente para a utilização das TIC

Ingl

ês

No âmbito das temáticas contempladas na área de conteúdo Sócio/Intercultural, o aluno:

Com

petê

ncia

de

com

unic

ação

Com

pree

nsão

, int

eraç

ão e

pr

oduç

ão o

rais

Descodifica enunciados simples e curtos (identifica intervenientes, tempo, espaço …)

b)

Reage a instruções, pedidos e outros estímulos Intervém oportunamente, respeitando as regras de

interação oral

Produz os sons específicos da língua estrangeira Usa linguagem de sala de aula

Expressa diferentes intenções comunicativas (pede desculpa/expressa agrado/contentamento …)

Com

petê

ncia

s de

ap

rend

izag

em

Participa nas conversas de grupo/par/turma (responsabiliza-se pelas atividades que lhe cabem, assume diferentes papeis, …)

Evidencia estratégias de autoaprendizagem (memoriza, recita, segue instruções, …)

Evidencia atitudes positivas face à língua-cultura

Ofic

ina

da M

úsic

a Desenvolve a capacidade de expressão musical, por via dos instrumentos musicais e da voz;

Explora as capacidades de improvisação e dramatização

Conhecimento e identificação de características de diferentes estilos musicais

Desenvolve a autonomia, o sentido estético, a autoconfiança, o controlo emocional, a sociabilidade e a capacidade de iniciativa

Page 23: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

23

Observ.

Avaliação do domínio comportamental NS S SB SMB

É pontual

Faz os trabalhos de casa

Traz o material necessário

Respeita/cumpre as regras nos diferentes espaços: sala, bar e pátio

Preserva os materiais

Coopera com os outros, reconhece os seus defeitos e gere situações de conflito

Revela empenho

Procura superar as dificuldades

Medidas de Apoio Educativo Sim Não

Beneficia de Apoio Educativo

Tem Plano Individual de Trabalho/ Respostas educativas

Observações a)Avaliação quantitativa no 4º ano, de acordo com o ponto 2 do artigo 11º da Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro. b) A avaliação da área curricular de Inglês, só será formalmente comunicada aos encarregados de educação no final do segundo período e no final do ano letivo. Esta área disciplinar não releva para efeitos de progressão ou retenção.

Apreciação Global do período

Avaliação final de ano/ciclo

----------

Disciplinas Aulas Faltas

Previstas Dadas Assistidas Justificadas Injustificadas

Português

Matemática

Estudo do Meio

Expressão Plástica

Expressão Física Motora

Expressão Musical

Cidadania

Inglês

Oficina da Música

O Professor: _____________________ Data: 17 / 12 / 2012

O Encarregado de Educação:_______________________ Data: ______/______/__________

Legenda NS – Não Satisfaz S- Satisfaz SB – Satisfaz Bem SMB – Satisfaz Muito Bem

b) Nível 1 – 0% a 19%; Nível 2 – 20% - 49%; Nível 3 – 50% - 69%; Nível 4 – 70% - a 89%; Nível 5 – 90 – 100%

Page 24: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

24

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira

Ano letivo 2012/2013

Departamento de ______________________________________

FFIICCHHAA DDEE AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO IINNTTEERRCCAALLAARR DDEE CCIIDDAADDAANNIIAA

__º Ano Turma A __ º Período

Domínios a avaliar Alunos Observações

Co

nce

ber

p

roje

tos

Usa a língua portuguesa de forma adequada aos objetivos

Define os objetivos Prevê os instrumentos e processos necessários Define os papéis e tarefas dos elementos do grupo Calendariza as fases do trabalho Define processos de acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido

Rea

lizar

pro

jeto

s Define critérios de pesquisa de informação Domina as técnicas de pesquisa com base na internet Seleciona informação adequada Realiza tratamento de informação Completa as tarefas definidas É criativo e original Demonstra sentido de responsabilidade Utiliza as novas tecnologias da informação e comunicação

Mét

od

os

de

org

aniz

ação

/ tr

abal

ho

Organiza o seu material

Identifica as suas dúvidas

Verifica o desenvolvimento dos seus trabalhos

Faz a leitura global dos textos

Ordena as ideias principais

Elabora esquemas

Faz sínteses e resumos

Gere o tempo atribuído para a realização das tarefas

Ati

tud

es e

val

ore

s (p

artic

ipaç

ão c

ívic

a e

rela

ções

inte

rpes

soai

s)

É pontual e assíduo

É responsável e organizado

Participa nas atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas na turma e na escola, demonstrando interesse e empenho

Desenvolve a consciência cívica e moral Valoriza e concretiza atitudes de solidariedade/ cooperação Demonstra uma atitude crítica Revela iniciativa/voluntariedade Demonstra boa relação com os colegas, professores e funcionários

Respeita os outros e as suas opiniões Compreende e respeita as normas básicas de convivência que regulam a vida em sociedade

Tem uma participação ativa na comunidade Respeita as instalações escolares

Respeita o meio ambiente

Conhece os seus direitos e deveres

Legenda: NS - Não Satisfaz S - Satisfaz SB – Satisfaz Bem SMB – Sat.Muito Bem Data: __ / __ / 200_ Os professores _____________________________

ANEXO 4

Page 25: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

25

ANEXO 5

Page 26: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

26

ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano Letivo 2012/2013

Nome: ____________________________________________________ N.º _______ Turma: ____ Disciplina: _____________________________________

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO

1) Assinalando com um X no quadrado abaixo representado, avalia o teu aproveitamento utilizando as siglas F (fraco), NS (não satisfaz) S (satisfaz), B (bom) e MB (muito bom), nas seguintes situações de aprendizagem:

Domínios

Indicadores

Períodos 1.º Período 2.º Período 3.º Período Parâmetros Parâmetros Parâmetros

NS S SB SMB NS S SB SMB NS S SB SMB

Con

heci

men

to

Compreensão

Defino e compreendo os conceitos básicos.

Aplico corretamente os conhecimentos adquiridos.

Interpreto corretamente documentos e informações.

Avalio de forma autónoma as informações.

Aquisição

Domino corretamente o vocabulário da disciplina.

Desenvolvo o raciocínio lógico e relacional.

Cap

acid

ades

e c

ompe

tênc

ias

Interpretação

Sou capaz de interpretar situações, pôr questões e levantar problemas, tendo em conta os conhecimentos que adquiri.

Aplicação

Sou capaz de aplicar os conhecimentos e técnicas que adquiri em diversas situações.

Esforço-me por ultrapassar as minhas dificuldades.

Expressão

Respondo corretamente às perguntas que me colocam, oralmente e por escrito.

Valo

res

e at

itude

s

Sensibilização para valores

e atitudes

Dou importância aos valores e atitudes (liberdade, democracia, solidariedade, responsabilidade...).

Assiduidade e pontualidade

Sou assíduo e pontual.

Apresentação regular de materiais

Trago sempre o material necessário.

Participação e cooperação

Participo nas aulas e colaboro com os colegas, responsavelmente.

Respeito pelos outros e

pelo meio

Relaciono-me corretamente com os outros e respeito o meu espaço na escola.

Atenção Estou atento e empenhado nas aulas.

Iniciativa Desenvolvo a curiosidade e o gosto de aprender.

Demonstro autonomia.

Hábitos de trabalho

Fiz os trabalhos que me foram propostos e estudei os assuntos tratados.

Desenvolvo a capacidade criativa. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

ANEXO 6

Page 27: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

27

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira

Ano letivo 2012/2013

Departamento de ______________________________________

FFIICCHHAA DDEE AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO IINNTTEERRCCAALLAARR

Disciplina de ___________________ __º Ano Turma A __ º Período

Domínios Itens a observar e a avaliar Alunos

Observações

Domínio dos Conhecimentos

Adquiriu conhecimentos

Potencializa a aquisição de conhecimentos Utiliza minimamente os conhecimentos adquiridos Aplica os conhecimentos adquiridos a novas situações Outro (s):

Domínio das capacidades e das aptidões

Comunica oralmente e por escrito de forma clara Colabora na realização dos trabalhos de grupo É criativo Tem iniciativa É perseverante Revela confiança em si próprio É autónomo no desempenho das tarefas Avalia o seu trabalho Gere corretamente o tempo na execução das tarefas Outro (s):

Domínio das atitudes e dos valores

É pontual É assíduo Está atento(a) É participativo(a) (individualmente ou em grupo) É organizado(a) Tem boa relação com os colegas Respeita o ambiente Traz o material Faz os trabalhos de casa O(A) Professor (a)

________________

Outro (s): Percentagens nos testes (%) Fichas de Avaliação

Legenda: NS - Não Satisfaz (2) S - Satisfaz (3) SB – Satisfaz Bem (4) SMB – Satisfaz Muito Bem (5)

ANEXO 7

Page 28: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

28

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira Ano Letivo 2012/2013

FFIICCHHAA DDEE AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO IINNTTEERRCCAALLAARR

__ º Ano Turma A Disciplina de ___ __ º Período

Domínios Itens a Observar e a Avaliar Alunos

Observações

Domínio dos Conhecimentos

Adquiriu conhecimentos Potencializa a aquisição de conhecimentos

Utiliza minimamente os conhecimentos adquiridos Aplica os conhecimentos adquiridos a novas situações Outro (s):

Domínio das capacidades e das aptidões

Comunica oralmente e por escrito de forma clara Colabora na realização dos trabalhos de grupo É criativo Tem iniciativa

É perseverante

Revela confiança em si próprio É autónomo no desempenho das tarefas Avalia o seu trabalho

Gere correctamente o tempo na execução das tarefas Outro (s): Outro (s):

Domínio das atitudes e dos valores

É pontual

É assíduo

Está atento(a)

É participativo(a) (individualmente ou em grupo) É organizado(a)

Tem boa relação com os colegas Respeita o ambiente

Traz o material Faz os trabalhos de casa O/A Professor(a)

Outro (s):

Média do domínio dos conhecimentos no período anterior Fichas de avaliação de conhecimentos (média deste período)

Legenda: NS - Não Satisfaz (2) S - Satisfaz (3) SB – Satisfaz Bem (4) SMB - Satisfaz Muito Bem (5)

ANEXO 7A

Page 29: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

29

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2012/ 2013

Ficha de avaliação intercalar Ensino Secundário Recorrente Disciplina __ __ º Período

Legenda: Insuficiente (0-9 valores); Suficiente (10-13 valores); Bom (14-17 valores); Muito Bom (18-20 valores)

Domínios Itens a observar e a avaliar Alunos

Observações

Co

nh

ecim

ento

s

Adquiriu os conhecimentos

Potencia a aquisição de conhecimentos

Conhece os conceitos específicos da disciplina

Utiliza minimamente os conhecimentos adquiridos

Aplica os conhecimentos adquiridos a novas situações

Outros:

Cap

acid

ades

e d

as A

pti

es

Comunica oralmente e por escrito de forma clara

Aplica corretamente os conceitos específicos da disciplina

Utiliza as novas tecnologias da informação e da comunicação

Analisa e sistematiza a informação

Tem Iniciativa

É perseverante

Revela confiança em si próprio

É autónomo no desempenho de tarefas

Avalia o seu trabalho

Gere corretamente o tempo na execução das tarefas

Outros:

Ati

tud

es e

Val

ore

s

É pontual

É assíduo

É empenhado (a)

É participativo (a)

É organizado (a)

Tem boa relação com os colegas/ professores

Traz o material

Outros: Percentagens nos testes (%) O/ a docente,

Fichas de avaliação

ANEXO 8

Page 30: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

30

ANEXO 9

Page 31: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

31

ANEXO 9A

Page 32: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

32

ANEXO 10

Page 33: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

33

Page 34: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

34

ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Ficha de Autoavaliação Final

Nome: _________________________________________________

Ano _º Turma A

N.º __

Ao preencheres esta ficha deves ter em conta as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares. Ela deve refletir o modo como estás na escola.

1. Comportamento, empenho e aproveitamento (Assinala com uma cruz (X) a coluna que melhor se adequa à tua atitude) Poucas vezes

ou nunca

Às vezes Muitas vezes

ou sempre Fui assíduo.

Fui pontual.

Entrei nas salas corretamente.

Estive atento às aulas.

Trouxe o material necessário para as aulas.

Participei com ordem e sem interromper os outros.

Não perturbei as aulas.

Realizei as tarefas propostas pelos professores.

Fiz os trabalhos de casa.

Tinha os cadernos diários em ordem.

Esforcei-me por ultrapassar as minhas dificuldades.

Respeitei colegas, professores e funcionários.

Fui cuidadoso com o material da escola.

Quando trabalhei em grupo respeitei as regras do trabalho de grupo.

Compreendi e adquiri conhecimentos.

Interpretei textos, factos e situações da realidade.

Dei importância ao trabalho realizado na aula.

Compreendi o que li e o que escrevi.

Falei e escrevi sem erros, construindo frases corretas.

Aprendi a pesquisar e a recolher informação.

Aprendi e apliquei métodos de estudo.

Aprendi a conhecer-me melhor.

Aprendi a refletir sobre diversos assuntos e situações.

ANEXO 11

Page 35: criterios av2012.2013 CP atualizadoebims-m.ccems.pt/file.php/1/avaliacao/criterios_av2012.2013_CP_atualizado.pdf · 3, 3A*, 10 e 10A*). d) Nas reuniões de avaliação sumativa, cada

35

Poucas vezes ou nunca

Às vezes

Muitas vezes ou sempre

Outros:

2. Clubes, projetos e outras atividades em que participei ao longo do ano: ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

3. Níveis que espero obter no final do ano letivo:

Disciplinas Níveis

O meu desempenho em Cidadania

4. Penso que mereço transitar de ano Penso que não mereço transitar de ano

O(A) aluno (a)

___________________________________