Cronologia Monica

2
1910 - Implantação da República (5 de Outubro) - Tomada do poder pelo Governo Provisório, chefiado pelo Dr. Teófilo Braga. - Promulgação das leis: Da liberdade; Do divórcio; Do direito à greve, Da família. 1911 - Lei da Separação da Igreja do Estado. - Aprovação da Constituição da República. - Eleição do 1º Presidente da República (Manuel de Arriaga). - Criação do escudo como moeda. - Instituição do descanso semanal obrigatório. - 1ª cisão do Partido Republicano. - A Portuguesa foi adoptada como Hino Nacional. 1913 - Subida ao poder do 1º governo do Partido Democrático. (Em 1912 haviam sido fundados os partido União Republicana e Evolucionista Português.) 1915 - Pimenta de Castro institui uma ditadura. - Triunfo de revolução republicana contra a ditadura de Pimenta de Castro. - Eleição de Bernardino Machado para presidente da República. 1916 -Apreensão, por parte de Portugal, de todos os navios alemães fundeados em portos portugueses. - Declaração de guerra, pela Alemanha a Portugal. 1917 - Através de uma revolta militar, Sidónio Pais assume a presidência da República. - Inicio da participação das tropas expedicionárias portuguesas (em França) na Primeira Guerra Mundial. Contra os Alemães. - Triunfo da revolta militar comandada por Sidónio Pais. 1918 - Batalha de La Lys (França). - Torpedeamento, pelos Alemães, do caça -minas Augusto de Castilho, comandado por Carvalho Araújo. - Assinatura do armistício pela Alemanha. - Atentado a Sidónio Pais, causando-lhe a morte. 1919 - Instituição da monarquia do Norte. - Criação da Confederação Geral de Trabalho (CGT).,

Transcript of Cronologia Monica

Page 1: Cronologia Monica

1910

- Implantação da República (5 de Outubro)- Tomada do poder pelo Governo Provisório, chefiado pelo Dr. Teófilo Braga.- Promulgação das leis:

Da liberdade; Do divórcio; Do direito à greve, Da família.

1911

- Lei da Separação da Igreja do Estado.- Aprovação da Constituição da República.- Eleição do 1º Presidente da República (Manuel de Arriaga).- Criação do escudo como moeda.- Instituição do descanso semanal obrigatório.- 1ª cisão do Partido Republicano.- A Portuguesa foi adoptada como Hino Nacional.

1913

- Subida ao poder do 1º governo do Partido Democrático. (Em 1912 haviam sido fundados os partido União Republicana e Evolucionista Português.)

1915

- Pimenta de Castro institui uma ditadura.- Triunfo de revolução republicana contra a ditadura de Pimenta de Castro.- Eleição de Bernardino Machado para presidente da República.

1916

-Apreensão, por parte de Portugal, de todos os navios alemães fundeados em portos portugueses.- Declaração de guerra, pela Alemanha a Portugal.

1917

- Através de uma revolta militar, Sidónio Pais assume a presidência da República.- Inicio da participação das tropas expedicionárias portuguesas (em França) na Primeira Guerra Mundial. Contra os Alemães.- Triunfo da revolta militar comandada por Sidónio Pais.

1918

- Batalha de La Lys (França).- Torpedeamento, pelos Alemães, do caça -minas Augusto de Castilho, comandado por Carvalho Araújo.- Assinatura do armistício pela Alemanha.- Atentado a Sidónio Pais, causando-lhe a morte.

1919

- Instituição da monarquia do Norte.- Criação da Confederação Geral de Trabalho (CGT).,-Realização da Conferência de Paz.- Assinatura do Tratado de Versalhes.- Tratado de Paz.- António José de Almeida é eleito presidente da república.

1921

- Revolta militar em Lisboa. “Noite Sangrenta” (20 de Outubro).- Assassínio de várias personalidades.-Fundação do Partido Comunista Português.- Criação da revista “ Seara Nova”.

1926

- Revolta militar, chefiada por Gomes da Costa, que institui a Ditadura Militar (28 de Maio).- Estabelecida a censura prévia à imprensa.- Dissolução do Congresso da República.

Page 2: Cronologia Monica

1928

- A Presidência da República foi assumida pelo general António Óscar de Carmona.- A pasta das Finanças foi atribuída ao Professor António de Oliveira Salazar.

Trabalho realizado por:Mónica Afonso

8ºC