Cult Digital 2015 Abstract

1
[Digite texto] Autores: Abravanel, Ricardo - [email protected] (graduação em Jornalismo pela British Columbia Institute of Technology, Canadá) Cunha, SoniaRegina - [email protected] (doutoramento em Comunicação, Tecnologia, Cultura e Sociedade pela FCT Portugal: CECS/UMinho, Labcom/UBI, CIES/ISCTE, CICANT/ULusófona, CIMJ/UNL, CECL/UNL) A dronificação do jornalismo Resumo: A utilização de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para captação de notícias aumentou na última década. Emissoras de televisão em todo o mundo, já utilizam reportagens gravadas por câmeras acopladas em drones, como por exemplo: as enchentes do Sul da Inglaterra, os incêndios florestais na Austrália, as manifestações da sociedade civil no Brasil. As vantagens, para além do imediatismo da notícia, seriam o baixo custo e a possibilidade de oferecer uma perspectiva aérea única e abrangente de uma determinada área geográfica. Para este artigo nossa pesquisa exploratória considerou importante analisar as questões de operacionabilidade e qualidade jornalística. Consideramos que, não está claro para os atores envolvidos como será o caminho do desenvolvimento da utilização das ARPs (drones) para cobertura mediática. Entretanto foi possível identificar que alguns países estão a sublinhar questões de restrição quanto à segurança, direito e ética profissional jornalística, com o objetivo de elaborar uma regulamentação, tanto nacional como internacional. Palavras-chave: Dronificação do Jornalismo. Audiovisual Aéreo. Cultura Digital. Regulamentação Ciberjornalismo.

description

cultura digital conferencedronification of journalism

Transcript of Cult Digital 2015 Abstract

Page 1: Cult Digital 2015 Abstract

[Digite texto]

Autores:

Abravanel, Ricardo - [email protected]

(graduação em Jornalismo pela British Columbia Institute of Technology, Canadá)

Cunha, SoniaRegina - [email protected]

(doutoramento em Comunicação, Tecnologia, Cultura e Sociedade pela FCT Portugal:

CECS/UMinho, Labcom/UBI, CIES/ISCTE, CICANT/ULusófona, CIMJ/UNL, CECL/UNL)

A dronificação do jornalismo

Resumo:

A utilização de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para captação de notícias aumentou na última década. Emissoras de televisão em todo o mundo, já utilizam reportagens gravadas por câmeras acopladas em drones, como por exemplo: as enchentes do Sul da Inglaterra, os incêndios florestais na Austrália, as manifestações da sociedade civil no Brasil. As vantagens, para além do imediatismo da notícia, seriam o baixo custo e a

possibilidade de oferecer uma perspectiva aérea única e abrangente de uma determinada área geográfica. Para este artigo nossa pesquisa exploratória considerou importante analisar as questões de operacionabilidade e qualidade jornalística. Consideramos que, não está claro para os atores envolvidos como será o caminho do desenvolvimento da utilização das ARPs (drones) para cobertura mediática. Entretanto foi possível identificar que alguns países estão a sublinhar questões de restrição quanto à segurança, direito e ética profissional jornalística, com o objetivo de elaborar uma regulamentação, tanto nacional como internacional.

Palavras-chave: Dronificação do Jornalismo. Audiovisual Aéreo. Cultura Digital. Regulamentação Ciberjornalismo.