Cultura e Comunicação – a Lógica Pela Qual Os Símbolos Estão Ligados – Uma Introdução Ao...

3
Cultura e comunicação – A lógica pela qual os símbolos estão ligados – uma introdução ao uso da análise estruturalista em antropologia social Introdução O trabalho do antropólogo social conssite na análise e interpretaçãoo do fato etnográfico, comportamento de costume observado diretamente. ...o tratamento modenro da evidencia etnográfica é semre funcionalista – cada detalhe de um costume é visto como parte de um complexo;reconhece-se que esses detalhes, considerados isoladamente são tão sem significado quanto letras isoladas do alfabeto. Assim, a etnografi deixou de ser um inventário de costue a arte da desciricao densa, o entrelaçamento confuso da trama e contratraama, como no trabalho de um grande novelista(Geertz, 1973). Minha tese geral começa, agora, a se tornar familiar; a cultura comunica; a interconexão complexa de fatos culturais transmite, ela própria, informa informação aqueles que participam desses fatos. ...sugerir um procedimento sistemático que o antropólogo observador participante possa utilizar para decodificar as mensagens contidas nas complexidades que ele observa. 1.Empiristas e Racionalistas Transaçoes Econômicas e atos de comunicação. P10. Funcionalistas: Compreender as diferentes partes do sistema da forma como ele existe no presente. Empiristas: RB Barth, Fortes, Gluckmann: a tarefa base do antropólogo no campo é registrar comportamentos face-a- face diretamente observados, de membros de uma comunidadelocal interagindo uns com os outros em suas atividades diaáris.

description

Cultura e comunicacao Edmund Leach

Transcript of Cultura e Comunicação – a Lógica Pela Qual Os Símbolos Estão Ligados – Uma Introdução Ao...

Cultura e comunicao A lgica pela qual os smbolos esto ligados uma introduo ao uso da anlise estruturalista em antropologia social

Introduo

O trabalho do antroplogo social conssite na anlise e interpretaoo do fato etnogrfico, comportamento de costume observado diretamente.

...o tratamento modenro da evidencia etnogrfica semre funcionalista cada detalhe de um costume visto como parte de um complexo;reconhece-se que esses detalhes, considerados isoladamente so to sem significado quanto letras isoladas do alfabeto.

Assim, a etnografi deixou de ser um inventrio de costue a arte da desciricao densa, o entrelaamento confuso da trama e contratraama, como no trabalho de um grande novelista(Geertz, 1973).

Minha tese geral comea, agora, a se tornar familiar; a cultura comunica; a interconexo complexa de fatos culturais transmite, ela prpria, informa informao aqueles que participam desses fatos. ...sugerir um procedimento sistemtico que o antroplogo observador participante possa utilizar para decodificar as mensagens contidas nas complexidades que ele observa.

1.Empiristas e Racionalistas Transaoes Econmicas e atos de comunicao.

P10.Funcionalistas:Compreender as diferentes partes do sistema da forma como ele existe no presente.Empiristas: RB Barth, Fortes, Gluckmann: a tarefa base do antroplogo no campo registrar comportamentos face-a-face diretamente observados, de membros de uma comunidadelocal interagindo uns com os outros em suas atividades diaris.Pessoas sociais , desempenham convenes de costume associadas seus status e papis particulares, engajam-se em transaes econmicas e suas implicaes nos sistemas de instituies polticas, legais e religiosas manifestas dentro do qual a comunidade opera sua estrutura social deriva das transaes observadas.Padres de parentesco e descendncia rede primria, atravs da qual fluem as transaes econmicas.

Estruturalistas: objeto de exerccio mostrar que qualquer instituio cultural particular somente uma de um conjunto de combinaes e permutaes possveis, das quais algumas podem ser diretamente observadas em outros cenrios culturais. LSRacionalistaInteresse nas idias, preocupam-se mais com o que dito do que com o que feito...Importancia mitologia e s colocaes do informantes acerca do que ocorre, nas pesquisa de campo.Analogia da orquestra Beethoven mal executado (sinfonia real mal executada mas a partitura ideal continua existindo),comparam muitas orquestraes ate tirarem concluses(qual a realidade comum abstrata que sustenta todas essas).O que um empirista viria como transao o racionalista veria como ato de comunicao.

As teorias rivais dos antroplogos sao, elas prprias, parte de um nico todo em interao...aceitam o dogma central do funcionalismo, que os detalhes culturais sempre devem ser vistos em conteto, j que todas as coisas esto ligadas....ambas sao complementares, uma a transformao da outra.

Malinowski reciprocidade permeia todo o comportamento social.

Comunicao e economia nunca podem ser separados.

P13. Noo de economia, me parece meio estranho universaliz-la.

2. Problemas de terminologia

3 aspectos de comportamento humano:atividades biolgicas(metabolismo, bat cardaco)aes tcnica(cozinhar ovo, cavar)aes expressivas(dizem alguma coisa, gesto, vestimenta, metafsica tb)

No so seprveis totalmente.

*Influncia de Saussire, Jakobson e Barthes.