curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso...

14
BITS E BYTES REDES E INTERNET | INTERNET E PESQUISA BASES BINÁRIAS: O AVANÇO TECNOLÓGICO E CURADORIA ONLINE PROFESSORES SAMI DE SANT’ANNA LOPES Matemática HELENA MENDONÇA Informática

Transcript of curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso...

Page 1: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

Bits e BytesRedes e InteRnet | Internet e PesquIsa

Bases BInáRIas: o avanço

tecnológIco e curadorIa online

PRoFessoRessamI de sant’anna loPes Matemática

Helena mendonça Informática

Page 2: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

aPResentaçãoo documentário sobre redes e internet é uma excelente oportunidade para os professores de Matemática e Informática desenvolverem seus conteúdos em parceria. sobre este tema, a Ma-temática poderá desenvolver a revisão inicial de potenciação, a introdução às funções exponen-ciais e também o cálculo da mudança de bases. a Informática poderá trazer conceitos relacionados a ferramentas de busca no mundo virtual, suas difi-culdades, possibilidades de uso em sala de aula.

sInoPse do PRogRamaHá cerca de duas décadas a internet deixou as universidades e rapidamente mudou a forma de como as pessoas se comunicam. Hoje é difícil pensar em qualquer ambiente de trabalho, es-cola ou mesmo uma residência que não esteja conectada à rede mundial de computadores. Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio dos fil-mes da série “Bits e Bytes”. no programa “sala de Professor”, a disciplina de Matemática e Infor-mática se unem para desenvolver um trabalho que estuda a linguagem e a evolução da internet.

Page 3: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 3

o armazenamento de dados associado à potencia-ção é importante e quando trabalhado associado às novas tecnologias desperta o interesse dos alunos. a atividade proposta envolve o trabalho com os conceitos matemáticos de potenciação, funções exponenciais e cálculo da mudança de bases. o professor de Matemática poderá iniciar o projeto com uma pergunta:

“Quantas músicas ou filmes cabem em um pendrive ou outro dispositivo de ar-mazenamento?”

em seguida, para auxiliá-los com as respostas, su-gerimos a execução do vídeo “Internet e Pesquisa”.

o próximo passo é desenvolver o conteúdo de fundamentação da base binária, que pode ser exem-plificada por meio de impulsos elétricos, positivos ou negativos, representados por 1 e 0. o nome bit (BInary digit) é dado a cada impulso elétrico. ao conjunto de 8 bits reunidos como uma única uni-dade é dado o nome de Byte. Para o funcionamento dos computadores, a representação de 256 números binários é suficiente, pois cada bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits; basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte), que é 256.

os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador, po-dendo, inclusive, ser enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados.

ao longo dos anos foram criados vários termos para facilitar a compreensão humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados nos computadores. no que se refere aos bits e bytes, temos as seguintes medidas:

uM olHar Para o docuMentárIo a PartIr da matemátIca

medIda sIgla caPacIdade de aRmazenamento

1 byte ─ 8 bits

1 Kilobyte KB 1024 bytes

1 Megabyte MB 1024 kilobytes

1 Gigabyte GB 1024 megabytes

1 terabyte tB 1024 gigabytes

1 Petabyte PB 1024 terabytes

1 exabyte eB 1024 petabytes

como atividade, primeiramente poderão ser pro-postos exercícios de conversão da base binária para a base decimal e vice-versa, como o apresen-tado abaixo:

14 20 7 2

1 3 21 1 2

1 0

14 20 7 2

1 3 21 1

14 20 7 2

1 3

14 20 7

114número decimal número binário

= 1 1 0

Page 4: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professorredes e internet | internet e pesquisa4

1Algorismo base binária

resultado

Somar tudo

Multiplicar pela base binária

8

8 + 4 + 2 + 0 = 14

1 x 8 1 x 21 x 4 0 x 1

1

4

1

2

0elevar as potências 23 22 21 20

resultado 8 4 2 1

0

16GB = 16 x 1024MB = 16384MB

16384MB ÷ 41,62MB = 393,7 vídeos

converter Gigabytes em Megabytes

dividir a capacidade do pendrine pelo tamanho do arquivo de vídeo

na sequência, poderão ser levantados os dados para a resposta da pergunta inicial do projeto.

Quantas músicas ou filmes cabem em um pendrive ou outro dispositivo de ar-mazenamento?

o portal domínio Público será muito útil. siga os seguintes passos:

1. abra o navegador e digite o endereço do por-tal: <www.dominiopublico.gov.br>;

2. no canto esquerdo está a pesquisa básica; no item “tipo de mídia” escolha “vídeo”; no item “categoria” escolha “tv escola: Matemática”; clique em “Pesquisar”;

3. escolha algum vídeo, por exemplo “a matemá-tica da música” e anote seu tamanho: 41,62MB;

4. determine a capacidade de algum dispositivo de armazenamento, por exemplo, um pendrive de 16GB.

5. Faça os cálculos e determine quantos vídeos equivalentes podem ser armazenados no dis-positivo.

no exemplo, cabem 393 vídeos similares completos.

Atente ao fato de que cada 1GB possui 1024MB e não apenas 1000MB.

recentemente, foi construído o maior banco de dados do mundo, com a capacidade de 120 Peta-bytes. Pergunte quantos vídeos equivalentes ao do exemplo anterior podem ser armazenados no banco de dados citado.

Professor, esse é o momento para se ex-plicar o uso das funções exponenciais na modelagem do tamanho dos Discos Rígidos (HDs).

f(x) = 2x ou f(x) = 210x

a aplicação dos logaritmos pode ser utilizada na construção de gráficos, uma vez que é extrema-mente difícil encontrar uma escala não logarítmica para apresentar, no mesmo gráfico, a evolução na capacidade de armazenamento de dados. veja no gráfico os trinta anos da evolução da capacidade de armazenamento em escala logarítmica.

Fonte disponível em: <www.pingdom.com>.

10.000.000

1.000.000

100.000

10.000

1.000

100

10

1

5

2.520

500.0002.000.000

20101980

Normal HDD size (MB) Max HDD size (MB)

como outro exemplo, pode ser citado que na déca-da de cinquenta a capacidade era por volta de 5MB, hoje possuímos pendrives que chegam a 256GB, podendo chegar brevemente aos 2tB. veja a com-paração do tamanho físico dos dois dispositivos:

CAPACiDADe De ARMAzenAMento Dos DisCos RíGiDos eM 1980 veRsus 2010

Page 5: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 5

À esquerda o modelo de arquivo de disco IBM 350. À direita um pendrive com armazenamento de 4GB.

Fonte: <evolutionofweb.appspot.com>

a proposta apresentada auxilia o docente na reto-mada dos conteúdos de potenciação, serve como introdução ao estudo das funções exponenciais e logaritmos, assuntos presentes na matriz curricular do 1º ano do ensino Médio. além disso, as ativi-dades promovem o desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, como a identificação das

1990

1995

2001

2008

1992

1998

2005

20112012

1 PB/mês

39.14 milhões

1.02 bilhões

2.27 bilhões

5.000 PB/mês

27.483 PB/mês

usuários de internet globais

tráfego global da internet

5.4 PB =

1.2 milhões 6430 PB

=

x 18.5transiberiana

14.414 PB

=

relações entre grandezas e unidades de medida e a utilização de escalas na leitura de representa-ção de situação do cotidiano. ainda trabalha com situações-problema e o domínio da linguagem ma-temática, que são dois eixos cognitivos presentes na Matriz de referência para o eneM 2011.

Page 6: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professorredes e internet | internet e pesquisa6

uM olHar Para o docuMentárIo a PartIr da InFoRmátIca

os documentários apresentam a história da internet e das redes trazendo importantes conceitos sobre os avanços tecnológicos e o uso da web. o professor de tecnologias poderá desenvolver os conteúdos que envolvem ferramentas de busca, dificuldades e possibilidades de uso. Gostaríamos de destacar alguns pontos que o documentário aborda.

1. conceIto de Rede e a oRganIzação da InteRnet

É difícil dimensionar um mapa atual da internet, mas existem aproximações, já que os servidores

e as conexões entre eles podem ser alteradas a qualquer momento.

uma equipe do Google elaborou recentemente um mapa da internet que pode ser explorado utilizando um aplicativo bastante interessante disponível em: <http://internet-map.net>. o aplicativo organiza de forma bidimensional links de sites da internet por área geográfica. A frequência de uso determina a distância entre eles, já o tamanho dos círculos aumenta proporcionalmente com o volume do tráfego. sugerimos a realização de uma busca por um site que seja conhecido.

veja maIs

disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19735>.

disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37283>.

etaPas

Pesquisar e escolher um arquivo de vídeo ou outro;

escolher um dispositivo de armazenamento;

calcular o número de arquivos que cabem no dispositivo.

mateRIal

caderno ou bloco de anotações;

lápis e borracha;

calculadora;

computador com acesso à internet.

Page 7: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 7

Mapa da internet em 2011. disponível em: <http://internet-map.net>

Para exemplificar o uso desse link, realizamos a busca do site do Ministério da educação (Mec); ele aparece no mapa junto a outros sites brasileiros.

site do Mec no mapa da internet.

Page 8: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professorredes e internet | internet e pesquisa8

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais,

contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

2. dIReItos autoRaIs e PlágIo

a internet, sem dúvida, traz profundas mudanças no conceito de direito autoral, levando à reflexão sobre os modelos atuais de definição de proprieda-de intelectual. as possibilidades que a internet nos traz também determinam a importância de uma dis-cussão sobre a ética e sobre a segurança de toda a informação publicada e acessada. É fundamental tratarmos esse assunto com nossos alunos e, para isso, há uma série de bons materiais que podem ser usados como apoio à reflexão. A seguir seleciona-mos algumas entidades ligadas a esse tema.

safernet <www.safernet.org.br/site/>: organização que discute questões sobre segurança e ética no uso da internet. eles organizam reuniões públicas, formação de professores, publicam materiais diversos e mantêm a nética – comunidade de trocas sobre o assunto.

• cartilha de segurança, disponível em: <www.sa-fernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas>

• comunidade nética, disponível em: <new.ne-tica.org.br/educadores/pesquisas/pesquisas>.

creative commons <creativecommons.org.br/>: proposta alternativa à lei de copyright. com a licen-ça creative commons é o autor quem define quais são as possibilidades de uso do material publicado. exemplos de tipos de licenças.

- licença de atribuição: mais aberta.

veja como usá-las e quais os tipos de licenças dispo-níveis em: <creativecommons.org.br/as-licencas/>.

Há organizações, como o rea – recursos educacio-nais abertos <rea.net.br> que defendem a criação e o compartilhamento de recursos educacionais visando a ampliação do acesso ao conhecimento. a indicação do rea é também o uso das licenças do tipo Creative Commons.

3. avalIação da conFIaBIlIdade do mateRIal na InteRnet

Como verificar a confiabilidade de um conteúdo en-contrado na internet? o documentário traz algumas propostas nesse sentido, mas é importante um apro-fundamento no tema. Pensando nisso, propormos:

avaliação do conteúdo encontrado na web por meio de cinco perguntas: quem, por que, o que/qual, quando e onde?

A seguir, exemplificamos como essas perguntas podem ser utilizadas.

Quem publicou o site? Quem é o autor?Definir se é uma página pessoal ou de alguma formação, instituição de vínculo ou currículo, etc.

Por que o site está publicado?dizer se o site destina-se a divulgar um traba-lho, defender uma ideia, é somente para entre-tenimento, etc.

Qual o conteúdo do site?Notícia, propaganda, trabalho escolar...? Verificar se as fontes do material estão documentadas e se existem links para outros sites que funcionam.

Quando o conteúdo foi publicado/atualizado?Verificar data e ano, para alguns assuntos verifi-car se é necessária a atualização da informação.

onde o site está publicado?Observar o final do endereço eletrônico, se é nacional ou de fora do Brasil e a qual entidade pertence: “.coM”, “.Gov”, “.edu”, “.orG”, etc.

Finalmente, pode-se averiguar o que outras pessoas dizem a respeito do site, e quais outros sites fazem

- licença de atribuição: uso não comercial. não a obras derivadas: mais restritiva.Esta licença é a mais restritiva dentre as nossas seis de licen-ças principais, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis”, pois permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

Page 9: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 9

etaPas

Internet, redes e seu mapa atual;

direitos autorais e plágio, alternativas com o Creative Commons;

Avaliação da confiabilidade do material na internet;

a teoria dos seis graus de separação e as pesquisas atuais.

o link do mesmo. Para saber quais os sites que oferecem link para o site pesquisado, na barra de busca no site do Google digite link: parte do ende-reço do site que pretende pesquisar. Por exemplo, para saber quais sites oferecem link para o site do Mec, digite no Google: link: www.mec.gov.br

Há também uma proposta de análise de conteú-dos encontrados na internet em um plano de aula publicado em inglês disponível em: <http://cyber-smartcurriculum.org/researchinfo/lessons/68/identifying_high_quality_sites/>.

4. teoRIa dos seIs gRaus de sePaRação

a teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico chamado the small world problem ou o problema do mundo pequeno, de stanley Milgram, publicado em 1967. esse estu-do foi base para a criação das redes sociais orkut e Facebook. o estudo tenta provar que no mundo são necessários, no máximo, seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.

teoria dos seis graus postulada por stanley Milgram.

Atualmente há algumas pesquisas com a finalida-de de explorar o funcionamento das redes sociais e do estudo de Milgram. uma pesquisa que está sendo conduzida atualmente é a do Yahoo!, que pode ser acessada em <smallworld.sandbox.yahoo.com/?lang=pt> e é aberta para a participação de qualquer pessoa.

quando você se cadastra, é possível participar de duas formas: você pode ser uma “pessoa-alvo” ou tentar encontrar um alvo com a sua rede de amigos. quando a segunda opção é escolhida, o sistema aponta uma pessoa qualquer que será o seu alvo.

após a escolha de um amigo da rede pessoal, são solicitadas algumas informações pessoais. então abrirá uma janela para o envio de uma mensagem a este amigo escolhido para que ele continue a cadeia até a tentativa da mensagem chegar à pessoa alvo.

esta é uma proposta bastante interessante para a participação em um experimento deste tipo, e uma reflexão sobre esta teoria e seu impacto em nossas relações.

mateRIal

computador com acesso à internet.

veja maIs

cibercultura – câmara dos deputados. disponível em: <www2.camara.leg.br/tv/materias/CAMARA-LIGADA/190172-CAMARA-LIGADA-CURTO---CIBERCULTURA.html>

Internet e o direito de propriedade. disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28726>

n

o

P c

HF

B

c

m d

ae I

lk j

Page 10: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professorredes e internet | internet e pesquisa10

uMa conversa entre as dIscIPlInas

a proposta interdisciplinar partirá de um conceito que tem sido trazido nas redes sociais e nas dis-cussões sobre o uso de tecnologias na educação. trata-se do conceito de curadoria online. um cura-dor online é aquele que continuamente seleciona, reúne, avalia, organiza e compartilha um conteúdo na internet sobre um determinado assunto. este curador desempenha um papel fundamental na sele-ção e na busca de conteúdos desejados.

a curadoria e os curadores online dinamizam as pes-quisas na internet e são boas fontes de referência para

conteúdos específicos. Assim, eles desempenham importante papel para auxiliar na seleção da coleta de dados online em um menor tempo. Mas nós sabemos fazer uma boa seleção de conteúdos? quais são as ferramentas que podem nos ajudar? nossos alunos sabem fazer esta avaliação? como orientá-los?

Nancy White, em seu blog, faz uma reflexão sobre curadoria online e as possibilidades de uso des-se conceito em sala de aula. ela organiza alguns aspectos referentes às diferenças entre coleta e curadoria de dados, reescrevemos a tabela a seguir.

Fonte disponível em: <http://d20innovation.d20blogs.org/2012/07/07/understanding-content-curation/>

a proposta de curadoria traz consigo conceitos trazi-dos pela web 2.0 e pela internet: compartilhamento, remixagem, colaboração e outros. a curadoria de conteúdos é uma das áreas de maior crescimento na web, essencial na criação e distribuição de con-teúdo online.

Há uma série de recursos disponíveis na internet que auxiliam a organização de uma curadoria. a re-lação abaixo é sugerida por robin Good (referência).

acrescento a esta relação o Delicious <delicious.com>, que é um recurso existente há mais tempo do que os relacionados a seguir, mas que possibilita uma bela organização, publicação, etc.

tomaremos como exemplo o recurso do scoop.it. Propomos que o professor organize uma curadoria na área de sua especialidade e também que os alunos proponham a criação de uma curadoria a partir de um tema específico.

cRItéRIo coleta cuRadoRIa

nível de pensamento Classificação. Pensamento crítico, síntese e avaliação.

Processosem muita pro-

fundidade, quase aleatória.

necessária leitura, síntese, interpretação, avaliação por tema e contextualização disciplinada com propósito, pro-

cesso contínuo de questionamento.

organização temática. temática e contextualizada.

valorInteresse pessoal tem valor para o

coletor.visa um objetivo de aprendizagem, tem valor para quem

realiza e para os aprendizes.

audiência não necessariamen-te compartilhada.

organizada, comentada e publicada em algum lugar disponível ao público, não pertencendo necessariamente a

um curso específico.

Page 11: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 11

Passo a Passo PaRa a cRIação de um esPaço de cuRadoRIa online

1. acesse o scoop.it disponível em: <www.scoop.it>.

2. crie sua conta clicando em Join FRee. você pode criar sua conta vinculada ao Facebook ou não. se a conta não for vinculada, será ne-cessária a confirmação no e-mail.o scoop.it oferece uma modalidade de servi-ço gratuito e também contas profissionais ou de negócios. a conta gratuita é excelente e pode ser usada para o trabalho proposto.

3. Após a confirmação da conta, você poderá criar o seu primeiro tópico. digite o nome do tópico que deseja criar e clique em CREATE YOUR FIRST TOPIC.

4. É possível criar quantos tópicos quiser. em cada um deles você poderá digitar uma descrição, definir o idioma e palavras-chave e definir uma imagem que possa identificar o seu tópico.

5. após criar seu tópico, você poderá instalar em seu navegador um botão chamado scooP.It, no qual poderá clicar sempre que encontrar um material que será selecionado para um deter-minado tópico previamente criado. com esse botão fica mais fácil salvar um site escolhido.

6. ao clicar em SCOOP.IT, a janela abaixo apare-cerá do lado direito de sua tela. alguns sites tra-zem o nome e uma descrição. você pode aceitar ou escrever a sua descrição, opinião, razão por ter escolhido, enfim, relatar a sua análise. Você poderá escolher uma imagem que identifique o material e também selecionar em quais redes sociais deseja compartilhar a sua curadoria.

7. veja um exemplo de curadoria que orga-nizamos sobre os recursos tIc e o ensino da matemática. disponível em: <www.scoop.it/t/recursos-tic-e-o-ensino-da-matematica>.

outro recurso indicado em nossa curadoria é o Wolframalpha. veja a seguir como ele funciona.

1. acesse o Wolframalpha, disponível em: <www.wolframalpha.com>.

2. digite, por exemplo, y=2^x, o que representa uma função exponencial.

3. Pressione a tecla enter ou clique no sinal de igual. na tela seguinte serão apresentados o re-sultado da pesquisa.

Page 12: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professorredes e internet | internet e pesquisa12

Como visto, ele interpreta o valor digitado e apresenta os gráficos. Podemos ainda escolher os limites dos gráficos; no exemplo a seguir foram apresentados dois limites: -2 até 2 e -10 até 10. Podemos mudar o limite, conforme apresentado abaixo:

Conforme visto, o limite foi para -5 até 5. Podem ser feitas várias mudanças, a função, seus coeficientes e seus limites. esta ferramenta é extremamente poderosa e de fácil manipulação.

Page 13: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

sala de professor redes e internet | internet e pesquisa 13

sugestÕes de leItura e outros recursos

castells, M. a era da informação: economia, sociedade e cultura. volume I. a sociedade em rede. lisboa: Fundação calouste Gulbenkian, 2000.

dante, l. r. matemática: contexto e aplicações. 3ª ed. são Paulo: ática, 2008.

lÉvY, P. cibercultura. rio de Janeiro: editora 34, 1999.

lIsBoa, eliana s.; coutInHo, clara Pereira. utilização educativa da rede social orkut: um contributo para o estado da arte. Revista Prisma.com, nº 11, p.1-25, 2010. disponível em: <prisma.cetac.up.pt/09_Redes_Sociais_Curriculo.pdf>. acesso em 23 de outubro de 2012.

sMole, K. c. s; dInIZ, M. I. de s. matemática: ensino médio. 7ª ed. são Paulo: saraiva, 2010.

PIRatas da InFoRmátIca. disponível em: <www.imdb.com/title/tt0168122/>.

a Rede socIal. disponível em: <www.imdb.com/title/tt1285016/>.

lIvRos e RevIstas

FIlmes e documentáRIos

sItes e outRos RecuRsos

Principais datacenters do mundo. disponível em: <www.tecmundo.com.br/servidor/23963-por-dentro-dos-principais-datacenters-da-terra.htm>

o maior banco de dados do mundo. disponível em: <exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/ibm-cria-maior-unidade-de-armazenamento-de-dados-do-mundo>.

tabelas comparativas entre as bases 2 e 10 do national Institute of standards and technology. disponível em: <physics.nist.gov/cuu/Units/binary.html>.

curadoria online. disponível em: <www.slideshare.net/ladonordeste/curadoria-de-contedos-com-o-scoopit?>

curadoria online realizada por Helena Mendonça. disponível em: <www.scoop.it/t/recursos-tic-e-o-ensino-da-matematica/>.

curadoria desenvolvida pela proposta. disponível em: <www.scoop.it/t/evila>.

teoria dos seis graus de separação. disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o>

o estudo de Milgram. disponível em: <shemesh.larc.nasa.gov/lectures/sigma/WattsSigma.pdf>

documentário sobre a teoria dos seis graus de separação. disponível em: <www.youtube.com/watch?v=RcCpEf6_Of-g&list=PL276C6BEE8A456179&index=1&feature=plpp_video:>.

site de busca e organização do conhecimento universal Wolfram alpha. disponível em: <www.wolframalpha.com/>.

Page 14: curadorIa online - cdnbi.tvescola.org.br · Mas para aproveitar o potencial da internet, é preciso conhecer sua história e entender como ela funciona. E isso é possível por meio

um documentário da tv escola. um ponto de partida para grandes trabalhos com os alunos. assim é o sala de Pofessor. o progra-ma incentiva os professores de ensino Médio a desenvolverem projetos que mudem a roti-na em sala de aula. em cada programa, dois professores convidados criam um projeto a partir de documentários exibidos na tv es-cola. são sempre propostas e experimentos inovadores, que podem ser reaplicados em qualquer escola do país.

os trabalhos apresentados são detalhados em dicas pedagógicas como essa e ficam disponíveis no site da tv escola. os profes-sores também podem usar as artes criadas para o programa: são animações, tabelas, mapas e infográficos que tornam os con-teúdos mais visuais e interativos. as dicas pedagógicas e as computações gráficas fo-ram transformadas em fascículos interativos para tablets. e o professor também pode navegar pelo material extra do programa no blog do sala. Para ter acesso a esses pro-dutos, acesse o site tvescola.mec.gov.br ou curta a fan page da tv escola no Facebook.

Foto

Foto