Da Angola para o Incaper: irmão de Rui Tendinha visita a Biblioteca · Por dentro do ner no ero de...

5
Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151- 27 de junho de 2016 Por dentro do Da Angola para o Incaper: irmão de Rui Tendinha visita a Biblioteca No dia 15 de junho, a Biblio- teca Rui Tendinha recebeu uma visita ilustre. O irmão de Rui Tendinha, patrono da Biblioteca do Incaper, em conjunto com o filho e sobrinho de Rui, conhece- ram a biblioteca do Incaper. O senhor Manuel João Ten- dinha de Pimentel Teixeira, que vive em Angola, veio ao Espírito Santo rever familiares e quis co- nhecer a biblioteca que leva o nome de seu irmão. Na ocasião, estiveram presen- tes, além dos profissionais do DCM, os chefes de departamen- to e colegas que atuaram dire- tamente com Rui Tendinha. Foi feito um histórico da Biblioteca do Incaper e uma explanação sobre os motivos que levaram à Instituição a adotar esse nome. “Lembramos que foi feito um concurso interno para definir o nome da biblioteca e o nome Profissionais do DCM recebem familiares de Rui Tendinha de Rui Tendinha foi escolhido pelo fato de ter sido um grande defensor desse espaço em um momento crítico da instituição, quando se cogitava acabar com a biblioteca”, relatou a jornalista do DCM, Luciana Silvestre Girelli. De acordo com Manuel João, é muito emocionante conhecer um espaço que dá continuida- de ao trabalho de Rui Tendinha. “Vocês são a semente do traba- lho do Rui. Fico muito feliz que o sonho dele tenha uma conti- nuidade no Incaper. Ele era uma pessoa incrível. Éramos em qua- tro irmãos, e costumo dizer que o Rui era o melhor de nós todos”, falou Manuel. O filho de Rui Tendinha, Nico- las Yuri de Pimentel Teixeira, dis- se que é uma satisfação para a fa- mília a homenagem feita ao pai. “Não tive muita convivência com meu pai, pois quando ele faleceu eu era muito pequeno. Mas me orgulho muito ao ouvir os cole- gas de trabalho falando tão bem de sua trajetória”, afirmou. A bibliotecária Merielem Fras- son disse que receber a família do patrono da biblioteca foi mui- to importante. “Foi um momen- to de resgate da memória de Rui Tendinha e de seu papel em de- fesa da permanência da bibliote- ca. A luta de Rui continua sendo a nossa, pois também buscamos melhorias na infraestrutura para melhor cumprir sua missão. Ele tornou-se uma inspiração para nós”, falou.

Transcript of Da Angola para o Incaper: irmão de Rui Tendinha visita a Biblioteca · Por dentro do ner no ero de...

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151- 27 de junho de 2016

Por dentro doDa Angola para o Incaper: irmão de Rui Tendinha visita a Biblioteca

No dia 15 de junho, a Biblio-teca Rui Tendinha recebeu uma visita ilustre. O irmão de Rui Tendinha, patrono da Biblioteca do Incaper, em conjunto com o filho e sobrinho de Rui, conhece-ram a biblioteca do Incaper.

O senhor Manuel João Ten-dinha de Pimentel Teixeira, que vive em Angola, veio ao Espírito Santo rever familiares e quis co-nhecer a biblioteca que leva o nome de seu irmão.

Na ocasião, estiveram presen-tes, além dos profissionais do DCM, os chefes de departamen-to e colegas que atuaram dire-tamente com Rui Tendinha. Foi feito um histórico da Biblioteca do Incaper e uma explanação sobre os motivos que levaram à Instituição a adotar esse nome.

“Lembramos que foi feito um concurso interno para definir o nome da biblioteca e o nome

Profissionais do DCM recebem familiares de Rui Tendinha

de Rui Tendinha foi escolhido pelo fato de ter sido um grande defensor desse espaço em um momento crítico da instituição, quando se cogitava acabar com a biblioteca”, relatou a jornalista do DCM, Luciana Silvestre Girelli.

De acordo com Manuel João, é muito emocionante conhecer um espaço que dá continuida-de ao trabalho de Rui Tendinha. “Vocês são a semente do traba-lho do Rui. Fico muito feliz que o sonho dele tenha uma conti-nuidade no Incaper. Ele era uma

pessoa incrível. Éramos em qua-tro irmãos, e costumo dizer que o Rui era o melhor de nós todos”, falou Manuel.

O filho de Rui Tendinha, Nico-las Yuri de Pimentel Teixeira, dis-se que é uma satisfação para a fa-mília a homenagem feita ao pai. “Não tive muita convivência com meu pai, pois quando ele faleceu eu era muito pequeno. Mas me orgulho muito ao ouvir os cole-gas de trabalho falando tão bem de sua trajetória”, afirmou.

A bibliotecária Merielem Fras-son disse que receber a família do patrono da biblioteca foi mui-to importante. “Foi um momen-to de resgate da memória de Rui Tendinha e de seu papel em de-fesa da permanência da bibliote-ca. A luta de Rui continua sendo a nossa, pois também buscamos melhorias na infraestrutura para melhor cumprir sua missão. Ele tornou-se uma inspiração para nós”, falou.

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151 - 27 de junho de 2016

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Bolsistas podem dirigir carros do IncaperO Incaper possui muitos pro-

fissionais que trabalham com pesquisa e inovação e isso re-quer visitas a campo e outros deslocamentos. Para esses ca-sos, são usados os carros ofi-ciais, mas muitos não sabem se os bolsistas também podem fa-zer uso dos veículos. Então va-mos esclarecer!

As pessoas que podem dirigir os carros do Governo se dividem em 2 categorias: motoristas ofi-ciais, que são as pessoas admi-tidas para exercer essa função e os usuários, que são os servi-dores que não ocupam o cargo de motoristas, mas que podem ser autorizados a dirigir carros

oficiais em caso de necessida-de. Além deles, os bolsistas do Incaper também podem dirigir esses carros, de acordo com a Instrução de Serviço Nº 001 – N, de 10 de novembro de 2009.

De acordo com essa Instru-ção, os bolsistas vinculados às atividades de programas e pro-jetos de pesquisa, desenvolvi-

mento e inovação tecnológica poderão ser autorizados sob a corresponsabilidade do orien-tador/supervisor a dirigir carros oficiais exclusivamente para o cumprimento de suas ativida-des ligadas ao Incaper.

Porém, fiquem espertos: têm que estar devidamente habili-tados e regularizados!

Boletim climatológico trimestral (Janeiro a Março) está disponível online

O Incaper tem investido em pesquisa e desenvolvimento no setor da meteorologia. A fim de divulgar informações climáticas para o Estado, foi disponibiliza-

diagnóstico do que aconteceu no verão de 2016 do ponto de vista meteorológico, além de contribuir para o sucesso do pla-nejamento de diversos setores”, ressaltou o chefe da equipe de meteorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva.

O Boletim Climatológico Tri-mestral do Espírito Santo é ela-borado pela equipe de mete-orologia do Incaper. A versão digital da publicação pode ser acessada em: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstre-am/item/1959/1/Boletim-Clima-tologico-Trimestral-n05-2016-fi-nal.pdf

do o 5º Boletim Climatológico Trimestral do Espírito Santo.

O boletim tem como objetivo proporcionar aos setores produ-tivos que são afetados direta ou indiretamente pelo clima. Tam-bém apresenta uma síntese dos principais fenômenos meteo-rológicos ocorridos no primeiro trimestre de 2016 e o comporta-mento das chuvas e da tempe-ratura no Estado, além de uma análise do status do balanço hí-drico e da quantidade de água armazenada no solo.

“Essa ferramenta traz infor-mações importantes para o rural capixaba. O boletim mostra um

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151- 27 de junho de 2016

FIQUE POR DENTRO

Editais da Fapes que estão abertos

A Fundação de Amparo à Pes-quisa e Inovação do Espírito San-to (Fapes) está com os seguintes editais abertos:

- COTAS PIBIC/PIBITI 2016- BOLSAS DE APOIO TÉC-

NICO- PARTICIPAÇÃO EM EVEN-

TOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS (Nº 03/2016), com submissões até 20/06/2016 para a 1ª chamada;

- ORGANIZAÇÃO DE EVEN-TOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS (Nº 04/2016), com submissões tam-bém até 20/06/2016 para a 1ª chamada;

- ORGANIZAÇÃO DE EVEN-TOS PARA A 13ª SEMANA ES-TADUAL DE C,T&I (Nº 05/2016), com submissões até 14/07/2016;

- BOLSAS DE APOIO TÉCNICO (Nº 06/2016), com submissões até 12/07/2016;

- APOIO A INCUBADORAS (Nº 07/2016), com submissões até 28/07/2016.

- Chamada CAPES-FAPEMIG--FAPES-CNPq-ANA

Acesse:http://fapes.es.gov.br/Editais/

Abertos

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151 - 27 de junho de 2016

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Livro discute licitações e contratos no sistema “S”

Do fundo do baú

Você sabe que atividade é essa que aparece na foto? Quem são essas pessoas?

Caso saiba, envie um email para [email protected] e ajude a recuperar a memó-ria do Incaper!

Está disponível na Biblioteca Rui Tendinha o livro Licitações e contratos no sistema “S”.

Nessa obra, a autora utiliza eficientemente a jurisprudên-cia, a vivência na Consultoria da JML e a experiência do dia--a-dia, vivida com centenas de participantes dos cursos da res-ponsabilidade da JML – Consul-toria & Eventos. Com isso dá ao livro, um conteúdo eminente-mente prático, sem afastar-se, quando necessário, de alguma digressão doutrinária mais pro-

funda. Suas afirmações, sem qualquer demérito, são sempre forradas com citações de emi-nentes monografistas das licita-ções e contratos e, quando a ar-gumentação exige, são trazidas à colação as lições de adminis-trativistas do mais alto respeito.

Confira o sumário do livro: http://www.jmleventos.com.br/editora/arquivos/licitacoes_e_contratos_sistema_s_books-tore.pdf?PHPSESSID=f9a68c-85da7d6c5f937e1d402d5cb020

Artigo sobre controle de plantas daninhasFoi publicado artigo sobre

controle de plantas daninhas. Confira:

FAVARATO, L. F.; SOUZA, J. L. de.; GUARÇONI, R. G.; BAHIEN-

SE, D. V. Flamethrower applica-tion time in weed control. Plan-ta Daninha, Viçosa, v. 34, n. 2, p. 327-332, 2016.

http://biblioteca.incaper.

es.gov.br/digital/bitstream/item/1960/1/BRT-lancachamas-plantadaninha-favarato.pdf

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 151- 27 de junho de 2016

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Marcelo Suzart de AlmeidaDiretor-Técnico: Mauro Rossoni JúniorChefe de Departamento: Adelaide de Fátima Santana da CostaAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Tatiana Caus/ Vanessa CovosqueDiagramação: Aliana SimõesPeriodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Aliana Simões

Aniversariantes19/06: Welington Braida Mar-

re (ELDR de Nova Venécia).20/06: Emanoel Chequetto

(ELDR de Vila Valério)/ Marissol Passos Correa (DRH).

21/06: Norberto das Neves Fru-tuoso (ELDR de Dores do Rio Preto).

22/06: Caio Louzada Martins (ELDR de Castelo)/ Joanir Gomes (ELDR de Itaguaçu)/ Leonardo da Silva Olmo (Faz. Exp. Bananal do Norte)/ Wilson Tonete Lazaro da Costa (CRDR Centro Serrano).

23/06: Basilio Cerri Neto (CRDR Centro Norte)/ Ramirez Grisoni Gonçalves (DAD).

24/06: Bruna da Silva Arpini (Faz. Exp. de Linhares)/ Everton Soares da Silva (ELDR de Muniz Freire).

25/06: José Custodio da Silva (CRDR Centro Serrano).

26/06: Hanny Heni Slany Pe-

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES

reira (ELDR de Pedra Azul)/ João Paulo Ramos (ELDR de Santa Le-opoldina).

27/06: Fabiana Santos da Silva Rocha (CRDR Sul Caparaó)/ José Alejandro Garcia Prado (à dispo-sição da SEAG)/ Laelio Scolforo (ELDR de Castelo)/ Rogério Car-valho Guarçoni (CRDR Centro Serrano)

28/06: Leandro Roberto Feito-za (GEOBASES)

29/06: Luciano Rodrigues de Oliveira (DPC)/ Marcelo Ramos Nogueira (DAD)

30/06: Aline Ariani Barbosa Boscaglia (ELDR de São Domingos do Norte)

01/07: Cristiano Bautz de Souza (ELDR de Pedra Azul)/ José da Cos-ta Neto (ELDR de Atílio Vivacqua)

02/07: Leticia Altoé (Faz. Exp.

Movimentação de Servidores

Substituição de chefia:DEF: O servidor Ronaldo Go-

mes de Lima irá exercer a função gratificada de chefe do Departa-mento Financeiro, no período de 04 de julho a 02 de agosto de 2016, por motivo de férias da titular.

Motorista da diretoria: O servidor Geraldo Vertuani irá exercer a função gratificada de Motorista da Diretoria, no perío-do de 01 de junho a 29 de agos-to de 2016, por motivo de férias da titular.

Mudança de chefia:DCM: A servidora Adelaide

de Fátima Santana da Costa as-sumiu a chefia do DCM

Área de Material e Patrimô-nio: O servidor Jailson Thomas Alencastre irá exercer a função gratificada de Chefe da Área de Material e Patrimônio.

Abono permanência: Con-ceder abono de permanência para a servidora Maria Elizabete Oliveira Abaurre (CRDR Centro Serrano).

Comissão Permanente de Li-citação:

Membros Titulares:Marissol Passos Corrêa (Presidente)

Karolline Miranda Lyra MatosLêda Dianni Almeida VitóriaMembros Suplentes:Renato Corrêa TaquesHanne Carolina Gozzer ViannaComissão de Pregão Eletrô-

nico:Membros Titulares:Thalma Regina Santos Alen-

castre (Pregoeira)Francis Lima PereiraMonique Nunes PradoMembros Suplentes:Waleska dos Santos SouzaWesley Barbosa Gomes

de Marilândia)/ Sivanilda Vieira Damaceno (Faz. Exp. de Soore-tama)/ Vanessa Covosque (DCM)

03/07: José Aparecido dos Santos (Faz. Exp. de Linhares)