Dadaísmo

6
História da Arte -Dadaísmo, Concretismo e Pop Art Dadaísmo O Dadaísmo foi o movimento mais internacional de todos. Nasceu em Zurique, na Suíça, a partir do Cabaret Voltaire em 1916 e os seus fundadores foram o romeno Tristan Tzara e o alemão Hugo Ball. O auge do período dadaísta esteve entre os anos 1915 e 1923 e Marcel Duchamp (1887 a 1968) foi um dos célebres artistas dadaístas. Para além deste o Dadaísmo intelectual de proveniências diversas e as suas raízes no Futurismo, no Expressionismo e no Abstracionismo. O nome “Dada” foi encontrado ao acaso num dicionário de alemão-francês quando o grupo procurava um nome para a estrela do momento na casa e não tem qualquer significado preciso. Manifestando se essencialmente nas artes plásticas (como a pintura, a escultura, o desenho e a fotografia), na literatura, na música e no teatro, o Dadaísmo traduz a instabilidade social e cultural provoc ada pela guerra. Considerado pelos seus membros uma tendência antiartísti ca, este movimento constituiu uma reação contra as formas tradicionais de p rodução artística e contra o próprio sistema ainda ligado ao academismo e à produção objetal, de sentido mercantilista. Na sua vontade de negação das estéticas conservadoras e dos valores sociais estabelecidos, os dadaístas frequentemente usaram métodos artísticos e literários intencionalmente incompr eensíveis, criando

description

Dadaismo

Transcript of Dadaísmo

Histria da Arte -Dadasmo, Concretismo e Pop Art

Dadasmo

O Dadasmo foi o movimento mais internacional de todos.Nasceuem Zurique, na Sua, a partir do Cabaret Voltaire em 1916 e os seus fundadoresforam o romeno Tristan Tzara e o alemo Hugo Ball.Oauge do perododadasta esteve entre os anos 1915 e 1923 e Marcel Duchamp (1887 a 1968) foi um dos clebres artistas dadastas. Para alm deste o Dadasmo intelectual de provenincias diversas e as suas razes no Futurismo, no Expressionismo e no Abstracionismo.O nome Dada foi encontrado ao acaso num dicionrio de alemo-francs quando o grupo procurava um nome para a estrela do momento na casa e no tem qualquer significado preciso.Manifestando seessencialmentenasartesplsticas(comoapintura,a escultura,odesenhoeafotografia),naliteratura,namsicaenoteatro,o Dadasmotraduzainstabilidadesocialeculturalprovocadapelaguerra.Consideradopelosseusmembrosumatendnciaantiartstica,estemovimento constituiuumareaocontraasformastradicionaisdeproduoartsticae contraoprpriosistemaaindaligadoaoacademismoeproduoobjetal,de sentidomercantilista.Na sua vontadedenegaodasestticasconservadoras edosvaloressociaisestabelecidos,osdadastas frequentementeusaram mtodosartsticoseliterriosintencionalmenteincompreensveis, criando msticasperformancesteatraiseorganizandoescandalosasexposies.Depoisdaguerra,omovimentoconheceuumagrandeexpanso,nomeadamente emParisenaAlemanha.Nesteltimopas,queatravessavaumapesadacrise social,asmanifestaesdadastasadotaramumcunhomaispoltico,sendo frequentementealvodevriasaesderepressopolicial.

Note que o mictrio na horizontal, sem o encanamento, perde sua funo o artista at lhe d o irnico nome de "fonte", como se o objeto viesse a fazer o papel inverso que lhe atribudo convencionalmente: em vez de receptculo de lquidos (humanos e encanados), passaria a ser emissor de lquidos.

Na poesia, o Dadasmo no logrou resultados satisfatrios, pois essa destruio do sentido e funo impossvel quando lidamos com lngua. Qualquer palavra que se use, mesmo solta no papel, tem sentido, por mnimo que seja. Leia as "dicas" de Tristan Tzara para a composio de um poema dadasta:

Para fazer um poema dadastaPegue um jornal.Pegue a tesoura.Escolha no jornal um artigo do tamanho quevoc deseja daro seu poema.Recorte o artigo.Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigoe meta-as num saco.Agite suavemente.Tire em seguida cada pedao um aps ooutro.Copie conscienciosamente na ordem em queelas so tiradas do saco.O poema se parecer com voc.Eei-lo um escritor infinitamente original e deuma sensibilidade graciosa,ainda que incompreendido do pblico.

Principais artistas dadastas

Histria da Arte -Dadasmo, Concretismo e Pop Art

Tristan Tzara Marcel Duchamp Hans Arp Julius Evola Francis Picabia Max Ernst Man Ray Raoul Hausmann Guillaume Apollinaire Hugo Ball Jean Crotti George Grosz Richard Huelsenbeck Marcel Janco Clement Pansaers Hans Richter Sophie Tuber