Dados internacionais de catalogação-na-publicação

32
OS PROFESSORES DA ALEGRIA Ana Carolina Sabino dos Santos Ana Maria Martins Larissa Oliveira Cruz Maria Cristina da Silva

Transcript of Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Page 1: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

O S P R O F E S S O R E S D A A L E G R I A

Ana Carolina Sabino dos SantosAna Maria Martins

Larissa Oliveira Cruz Maria Cristina da Silva

Page 2: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Dados internacionais de catalogação-na-publicaçãoBiblioteca Central da UNIFENAS

Samira Vidal da Silva RamosBibliotecária CRB6 3474

Page 3: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

"Aprender Libras é respirar a v ida por outros

ângulos , na voz do s i lêncio , no turbi lhão das águas ,

no bri lho do olhar . Aprender Libras é aprender a

fa lar de longe ou tão de perto que apenas o toque

resolve todas as af l ições do viver , d iante de todos

os desaf ios audíveis .

Nem tão poético , nem tão fugaz . . . apenas um ser

l ivre de preconceitos e voluntário da harmonia do

bem viver" .

Luiz Albérico B . Falcão

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 4: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Ana Carolina Sabino dos Santos

"A escolha pelo tema e o interesse pelaInclusão surgiu muito antes de entrarna universidade, pois sempreacreditei que com pequenas ações nóscomo seres humanos podemosmudar, e hoje como estudante depedagogia e como futura professoraacredito que nós professores temosesse papel de conseguir tocar e dealguma forma fazer a diferença. E issovem se despertando cada vez mais emmim. O Projeto "Professores daAlegria", é um pequeno passo, masacredito que de alguma formaestamos fazendo a diferença, dealgum jeito estamos cumprindo nossopapel aqui na terra, de tornar omundo um pouco melhor, onde adiversidade não seja motivo depreconceito ou rejeição, mas sim ondea diversidade possa ser vista comoalgo maravilhoso, cada um com suasindividualidades e habilidade"

Larissa Oliveira

"Muito importante como futuraspedagogas já estarmos trabalhando coma Libras, pois com este trabalhoestaremos mostrando a importância daLibras para a comunidade surda. Onosso projeto ajuda bastante as pessoasque acompanham e que tenhaminteresse de aprender esse lindotrabalho, o que é muito importante. Poisacreditamos na inclusão da Libras eiremos ampliar nosso projeto paraoutras áreas para que fato possamosconstruir uma sociedade mais inclusiva"

ORGANIZADORAS

Lattes

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 5: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Ana Maria Martins

" Nosso projeto primeiramente com oinicio dos Professores da Alegria nosdeu uma nova visão da Língua deSinais, como futuras educadorasfaremos a diferença na aprendizagemdaqueles que até então eramexcluídos. Com certeza estaremosincentivando, inovando para que aLíngua de Sinais seja semprevalorizada nas instituiçõeseducacionais e na sociedade e agorairemos ampliar para novos ramos daEducação Especial como forma demultiplicar os conhecimentos ".

Maria Cristina da Silva

" Fruto do respeito pelas diferenças econsciência da importância doconhecimento para a formaçãodocente, o Projeto "Professores daAlegria" nasceu na disciplina de Librase Educação Especial cujas autorasvalem-se do estudo, pesquisa ecompartilhamento de informações afim de minimizar as dificuldadesencontradas pelos docentes no quetange à escolarização do publico alvodo AEE- Atendimento EducacionalEspecializado- Por meio de oficinas,palestras e rodas de conversas em quea interface é o meio digital sendoabordados temas que vão de encontroàs demandas da PedagogiaContemporânea. Nesta concepção este ebook destina-se à divulgação ecompartilhamento da LínguaBrasileira de Sinais viabilizando,assim, inclusão entre surdos eouvintes via comunicação sinalizada".

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 6: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

O Projeto Professores da Alegria é umainiciativa que tem como objetivo abordar edivulgar conteúdos ligados a Inclusão daspessoas com deficiências nos espaçosescolares, abordando temas que muitasvezes é visto como obstáculos na EducaçãoEspecial/Inclusiva. Pois acreditamos que sempre existe a possibilidade de as pessoas setransformarem, mudarem suas práticas de vida,enxergarem de outros ângulos o mesmo objeto/situação,conseguirem ultrapassar obstáculos que julgamintransponíveis, sentirem-se capazes de realizar o que tantotemiam, serem movidas por novas paixões [...] Essatransformação move o mundo, modifica-o, torna-odiferente, porque passamos a enxergá-lo e a vivê-lo de umoutro modo, que vai atingi-lo concretamente e mudá-lo,ainda que aos poucos e parcialmente (MANTOAN, 2003, p.7).

Com isso o projeto busca ampliar osolhares pensando numa educação paratodos, desenvolvendo mudanças nasatitudes e comportamentos em todos osatingidos pelo projeto, desenvolvendomudança nas práticas pedagógicas paraque de fato sejam mais equitativas, atravésde iniciativas replicadas nas redes sociais,afim de que os atingidos pelo projetopossam tornar-se replicadores de práticasinclusivas e assim caminharmos de fatopara uma sociedade e uma escola maisinclusiva, sem restringir ou excluir adiversidade. Nessa perspectiva o Projeto Professoresda Alegria realiza ações que promove a discussão e a partilha de saberesenvolvendo a temática da EducaçãoInclusiva, especificamente a que tange opúblico alvo do AEE (AtendimentoEducacional Especializado), promovendo

reflexões perante a desconstrução depráticas exclusivas e minimizando asdificuldade que por muitas vezes sãoencontrada por docentes. Sendo de granderelevância para educador e educando,visando favorecer a construção coletiva denovos saberes, porque “educação inclusivaassume espaço central no debate acerca dasociedade contemporânea e do papel daescola na superação da lógica da exclusão”FUMEGALI (2012) .

PROJETO PROFESSORES DA ALEGRIA

SAIBA MAIS

Professores da Alegria |Introdução a Libras

Clique nos ícones e conheça

mais do Projeto Professores

da Alegria

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 7: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

INTRODUÇÃO

0405060708091011141516172425

NÃO EXISTE BARREIRA QUE A DA COMUNICAÇÃO

ALFABETO MANUAL

ÍNDICE

CONSIDERAÇÕES FINAIS

ALFABETO EM LIBRAS

NÚMERO EM LIBRAS

DIAS DA SEMANA

ESTAÇÕES DO ANO

LIBRAS

ANIMAIS

CORES

EXTRAS

LÍNGUA X LINGUAGEM

REFERÊNCIAS

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 8: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

A presente edição desse paradidáticofoi desenvolvido pelo ProjetoProfessores da Alegria, pela acadêmicasdo curso de Pedagogia da UniversidadeJosé do Rosário Vellano – UNIFENAS,afim de apresentar alguns conceitosbásicos de Libras, a Lei que a determinahoje no Brasil e a Introdução de algunssinais da Língua brasileira de sinais. Esse paradidático foi idealizado com oobjetivo de contribuir com a propagaçãoda Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS,possibilitando um suporte para quemdesejar conhecer a língua dacomunidade surda . Para as pessoas surdas o grande desafioexistente é a comunicação, algoindispensável para desenvolvimentohumano sendo uma forma de expressare "reconhecer a identidade Surdapositiva é permitir ao Surdo existir comosujeito participativo, enxergarpossibilidades além da audição,compreender uma forma de seestruturar pela diferença, conhecer umser humano essencialmente visual queassimila e produz cultura. (RODRIGUES-MOURA, 2015, p.62).

Esperamos com esse material despertarem você leitor o desejo de conhecer eaprender ainda mais sobre acomunicação sinalizada, na qual temoscomo segunda língua oficial do Brasil, aLibras.

INTRODUÇÃO

04

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 9: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Você consegue imaginar-se criança,querendo dizer para sua mãe que sentealguma dor sem que ela entenda. Oumesmo, você sentir medo do "bicho-papão" e ela achar que você está comdor de barriga e te dar aquelas gotinhasno copo e dizer: - “Você vai sarar...", maso que você realmente está pedindo é asua companhia; ou ainda você quererdizer o quanto a ama e que ela éimportante para você e isto parecerimpossível. A vida do surdo é cheia de momentoscomo estes, desde criança e comoadultos também. Começando com otermo "deficiente auditivo”, a sociedadetrata o surdo como se fosse um incapaz.Conhecemos as necessidades de muitaspessoas com deficiência, mas para ossurdos não há condições mínimas deatendimento. Em repartições públicas,hospitais, lojas e locais adaptados quelidam com questões de acessibilidaderaramente há alguém preparado paraatendê-los. O que você sabe sobresurdez? Aquele alfabeto brasileiro desinais que você já deve ter visto é quasenada. Você pensa que a comunicação dosurdo é daquela forma? Mesmo osprofissionais da área precisam sabermais.

Texto adaptado. Graciele Kerlen Pereira

Eles sabem sobre o ouvido, mas será quesabem sobre os surdos? Pais e familiaresprecisam saber o que fazer, afinal decontas um filho surdo não nasce commanual de instruções. O objetivo é que osurdo conquiste sua total cidadania. Oprimeiro passo é a informação. Oreconhecimento de uma língua própria, aLIBRAS já foi uma vitória. Você tem ideiado que é LIBRAS? A Língua Brasileira deSinais é uma língua que tem ganhadoespaço na sociedade por conta dosmovimentos surdos em prol de seusdireitos, é uma luta de muitos anos quecaracteriza o povo surdo como um povocom cultura e língua própria que sofre aopressão da sociedade majoritáriaimpondo um padrão de cidadão sem levarem conta as especificidades de cada umdestes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta opovo surdo conquistou o direito de usaruma língua que possibilitasse não só acomunicação, mas também sua efetivaparticipação na sociedade. Queroconvidá-lo (a) a conhecer um pouco maissobre surdez. Você vai ficar encantado (a)e ao mesmo tempo surpreso(a). Que talfazer esta diferença?

NÃO EXISTE MAIOR BARREIRA QUE A DACOMUNICAÇÃO

05

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 10: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

A Libras, língua brasileira de sinais, é língua usada pela comunidadesurda brasileira, Fernandes (2011,pág.82) fala sobre isso mencionadoque “a Libras é a sigla utilizada paradesignar a Língua brasileira de sinais,já que cada país tem sua próprialíngua, que expressa os elementosculturais daquela comunidade desurdos. É utilizado pela comunidadesurdas brasileiras No Brasil o reconhecimento daLibras como língua legal decomunicação e expressão dacomunidade surda foi possívelatravés da promulgação da lei nº10.436/2002, que dispõe logo no seuartigo 1º: É reconhecida como meio legal de comunicação eexpressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras eoutros recursos de expressão a ela associados.Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileirade Sinais – Libras a forma de comunicação eexpressão, em que o sistema linguístico de naturezavisual- motora, com estrutura gramatical própria,constitui um sistema linguístico de transmissão deideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoassurdas do Brasil. (BRASIL,2002).

Cabendo ao Estado garantir àpopulação os direitos previstos na leisendo a mesma reafirmada tambémpelo o Decreto nº 5.626 de 22 dedezembro de 2005 onde se mantém adenominação conforme descrito noart. 1º que diz, "é reconhecida como

meio legal de comunicação e expressão aLíngua Brasileira de Sinais - Libras eoutros recursos de expressão a elaassociados"(BRASIL, 2005). O uso da língua de sinais para os surdosé primordial e essencial para alcançar seudesenvolvimento. Sendo assegurado odireito das pessoas surdas à educação,sendo obrigatório nas instituiçõesgarantir o acesso à comunicação emtodos os âmbitos institucionais. É direitode qualquer pessoa como cidadão teracesso a todos os âmbitos e em todos oslugares não tendo barreiras que possamimpedir o acesso, principalmente para aspessoas surdas onde o problema maiorencontrado é a comunicação. Esse decreto, ao mesmo tempo em quetornou obrigatório o ensino de Libras noscursos de formação de professores, comoPedagogia e de Fonoaudiologia, sendorecomendada sua inclusão nas demaislicenciaturas do ensino superior, comoforma de difusão da Língua Brasileira deSinais (Libras) como meio decomunicação e expressão dascomunidades surdas. É de grande valiapara comunidade surda essas políticasonde as mesmas possam lutar pelos seusdireitos e com isso gerar a inclusão quede fato esperamos, sendo derrubadaqualquer barreira que possa impedir acomunicação dessas pessoas.

LIBRAS

06

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 11: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

É comum as pessoas cometerem errosao utilizarem o termo "linguagem desinais" ao invés de "língua de sinais"para referirem a comunicaçãoutilizada pelas pessoas surdas. Paramelhor compreendermos tal equivocoé preciso pontuarmos a diferença de LÍNGUA e LINGUAGEM .

LÌNGUA

Língua é um instrumento decomunicação que possui regraspróprias, sendo totalmenteestruturado e sistematizado por umconjunto de regras que socialmenteforam sendo construído, para que fatoa língua possa ser entendida. Exemplos de línguas: línguaportuguesa, língua italiana, línguaalemã, língua inglesa, língua francesa E por isso a Libras é uma língua,porque ela possui suas regras próprias.

LÍNGUA X L INGUAGEM

LINGUAGEM

A linguagem é o sistema pelo qual ohomem transmite suas ideias, sendomanifestada de diferentes formascomo: música, teatro, poesia, enfim,possui diferentes formas de linguagemtanto verbal quanto não verbal.

Por isso não podemos usar o termo"linguagem de sinais" para referirmos a"língua de sinais", pois a mesma possuiregras próprias que compõem essalíngua. No Brasil, temos a Libras, a Línguabrasileira de sinais, que se caracterizacomo uma língua espaço visual, ouseja, a comunicação é recebida pelosolhos e produzida nos espaços,utilizando as mãos.

SAIBA MAIS

07

https://www.libras.com.br/libras-e-lingua-

ou-linguagem

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 12: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

È preciso ressaltar que na Libras existe sinais para maioria das palavras, e issoacontece em qualquer outra língua desinais, e o uso alfabeto manual/datilogianão deve ser frequente, isso significa quenão é necessário o uso constante doalfabeto manual, isso acaba tornando aconversação cansativa e de difícilcompreensão para os surdos.(ALMIR. Cristiano, 2020)

Quando não existe ou se desconhece umequivalente pronto à palavra ou conceitona língua de sinais; Para nomes próprios; Para títulos de trabalhos; Para explicar o significado de um sinalpara um ouvinte que conheça o alfabetomanual. (Claúdia Bisol; Carla Valentini,2011, pág. 01)

O Alfabeto Manual, também chamado dedactilologia ou datilogia é um recursoutilizado na língua de sinais, que usaconfigurações de mão especifica pararepresentar letras e números. SegundoClaúdia Bisol e Carla Valentini, este é umrecurso utilizado nas seguintessituações:

ALFABETO MANUAL

SAIBA MAIS

http://www.grupoelri.com.br/Incluir/downloads/OA_SURDEZ_Alfabeto_Manual_Texto.pdfhttps://www.libras.com.br/alfabeto-manual

08

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 13: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

ALFABETO EM LIBRAS

09Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 14: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

NÚMEROS EM LIBRAS

10Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 15: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

DOMINGO SEGUNDA- FEIRA TERÇA- FEIRA

QUARTA-FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA-FEIRA

SÁBADO

DIAS DA SEMANA

11Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 16: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

CACHORRO

ANIMAIS

PORCO

COBRA

Vamos aprender alguns sinais de animais?

12Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 17: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

13

SAPO

GIRAFA

BORBOLETA

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 18: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

SAPO

LEÃO

GATO

14Clique no ícone e assista o vídeo complementar

BOI

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 19: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

BRANCO ROXO

CORES

MARROM

VERDE

VERMELHO AMARELO

ROSA PRETO

BRANCO ROXO

15Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 20: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

ESTAÇÕES DO ANO

PRIMAVERA VERÃO

INVERNOOUTONO

16

Clique no ícone e assista o vídeo complementar

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 21: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

EXTRASQue tal aproveitar e conhecer um pouco mais da Libras, vamos lá?

Colocamos pra você alguns jogos e atividades para aproveitar e

aprender muito mais sobre a Libras. Aproveite !

MÚSICAS ESINAIS EM

LIBRAS

O SP R

O F E SS O R E S D A A L E G R I A

OSP R O F E S S O R E S D A A L E

G RI A

17

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 23: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

#LIBRASTECAVamos aprender alguns sinais em Libras? Clique na opção escolhida eaproveite!

FRUTAS PART. 1 FRUTAS PART. 2

19

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 24: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS1- Qual é a forma correta de se pronunciar:A- ( ) Linguagem de SinaisB -( ) Língua de signosC- ( ) Língua de sinaisD- ( ) Língua de gestos

2 - No Brasil o reconhecimento da Libras como língualegal de comunicação e expressão da comunidade surdafoi possível através da promulgação de qual lei ?A- ( ) Lei nº 9.394B -( ) Lei nº 8.069C- ( ) Lei nº 10.098D- ( ) Lei nº 10.436

3 - O Alfabeto Manual na língua de sinais é usado emque ocasiões?

A-( ) Quando não existe ou se desconhece umequivalente pronto à palavra ou conceito na língua desinais, para sinais de animais, para títulosB-( ) Quando não existe ou se desconhece umequivalente pronto à palavra ou conceito na língua desinais, para nomes próprios, para títulos de trabalhos,para explicar o significado de um sinal para um

ouvinte que conheça o alfabeto manual. C- ( ) Para explicar o significado de um sinal para umouvinte que conheça o alfabeto manual.

20

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 25: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

CRUZADINHAEncontre as seguintes palavras: Cão, dado, rato,

lata, amor vaca, peixe

21

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 26: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

A família Bélier é um filme francês sobreuma família em que todos são surdos, excetoa filha mais velha, Paula. A garota éresponsável por interpretar o cotidiano dafamiliar. Até que ela descobre seu talentoincrível para cantar... Vale muito apenaassistir!

Crisálida - A série Crisálida é a primeira série deficção dramática bilíngue, em Libras e português,realizada no Brasil. O elenco da série é formadopor atores surdos e ouvintes. A série retratadasituações familiares, psicológicas e sociais vividapor surdos.

O milagre de Anne Sullivan - O filme ébaseado em uma história real de HelenKeller, uma menina surdo-cega, que comajudar da professora Anne Sullivanaprendeu a ser independente e se adaptarao mundo ao se redor, hoje Helen Keller é uma referência mundial quando setrata de inclusão.

Filmes e séries:

INDICAÇÃO CULTURAL

22

E seu nome é Jonas - O filme mostra a historia deJonas, um menino surdo de 9 anos, que foiinternado em um hospital psiquiátrico, comodeficiente mental, por um erro do médico. Após oreconhecimento da surdez de Jonas ele retornapara a casa e começa uma adaptação da família aoconhecerem a língua de sinais como uma formade comunicação do filho. O filme retrata outrastemas como o preconceito da sociedade, dafamília, o impacto de um diagnostico errado, e oprincipal de tudo, ausência de informação econhecimento sobre a criança surda e suaadaptação ao meio social.

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 27: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

Blogueiros Surdos...

INFLUENCIADORES PARA SEGUIR NO INSTAGRAM EAPRENDER MAIS SOBRE A CULTURA SURDA

23

Leonardo Castilho@leocastilho

Stefany Krebs@stefanykrebs11

Leo Vinturinno@leoviturinno

Cristiano Monteiro@cm_maos

Gabriel Isaac@isfloco

Andrei e Tainá Borges@visurdo

Clique na foto e confira!

Clique na foto e conheça esses influenciadores incriveis !

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 28: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

É com extrema alegria e satisfação que nós do Projeto Professores da Alegriadeixamos aqui nosso material "Introdução a Libras" para que de alguma maneira omesmo possa contribuir com a propagação da Língua Brasileira de Sinais, em prol deuma sociedade e Educação mais Inclusiva. Esperamos que o material tenha sidoprazeroso e útil à vida de cada um.

Nossos singelos agradecimentos para todos aqueles que nos incentivaram dealguma forma.

CONSIDERAÇÕES F INAIS

24

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 29: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

ALMIR. Cristiano. Alfabeto Manual. Libras.com.br, 2020. Disponível em <ttps://www.libras.com.br/alfabeto-manual>. Acessado em 18 de abril de 2021.

ALMIR. Cristiano. Libras é língua ou linguagem. Libras.com.br, 2020. Disponível em <ttps://www.libras.com.br/alfabeto-manual>. Acessado em 20 de abril de 2021

Bisol, C.A. & Valentini, C.B. O Alfabeto manual. Objeto de Aprendizagem Incluir –UCS/FAPERGS, 2011. Disponível em <http://www.grupoelri.com.br/Incluir/downloads/OA_SURDEZ_Alfabeto_Manual_Texto.pdf>. Acessado em 18 abril de 2021

REFERÊNCIAS

BRASI. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais– Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União.

BRASIL. Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência daRepública.

FALCÃO. Luiz Albérico. Portal Editora Arara Azul - Revista. Editora-arara-azul.com.br. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/site/edicao/78>.Acessado em 07 de abril 2021.

FERNANDES, Sueli. Educação de surdos/Sueli Fernandes – 2 ed. Atual.- Curitiba i.bpex, 2011.

FUMEGALI. Rita de Cassia Avila. Educação especial: deficiência mental e transtornos edificuldades de aprendizagem. Monografia (Conclusão de Curso apresentada ao Cursode Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial). UNIJUÍ – Universidade regionaldo noroeste do estado do Rio Grande do Sul,2012.

MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?.Moderna, São Paulo, 1a ed., 2003.

RODRIGUES, Debora. O uso das Libras no ensino de leitura de português comosegunda língua para surdos: um estudo de caso em uma perspectiva bilingue.disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3262> Acessadoem 23 de maio de 2020

25

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 30: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

E-mail: [email protected]/[email protected]: @professores_da_alegriaFacebook: Professores da AlegriaWebsite: https://professoresdaalegr.wixsite.com/eprecisoincluir

26

Professores da Alegria |Introdução à Libras

Page 31: Dados internacionais de catalogação-na-publicação

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

RESPOSTAS - TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS

1 - C2- D3- B

27

Professores da Alegria |Introdução à Libras