Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA...

39
Demanda de uso final Demanda de uso final de energia no setor de energia no setor de turismo na Região de turismo na Região de Araçatuba de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado dos Recursos PEA 5730 – Planejamento Integrado dos Recursos Energeticos (PIR) Energeticos (PIR) Fabrício Augusto Campos de Sousa

Transcript of Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA...

Page 1: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

Demanda de uso final Demanda de uso final de energia no setor de de energia no setor de turismo na Região de turismo na Região de

AraçatubaAraçatuba

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PEA 5730 – Planejamento Integrado dos Recursos PEA 5730 – Planejamento Integrado dos Recursos Energeticos (PIR)Energeticos (PIR)

Fabrício Augusto Campos de Sousa

Page 2: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

2

Objetivos do trabalhoObjetivos do trabalho

Levantamento das características das Levantamento das características das

áreas promissoras para o áreas promissoras para o

desenvolvimento turísticodesenvolvimento turístico

Avaliação da atual demanda em energia Avaliação da atual demanda em energia

dos usos finais do setor de turismodos usos finais do setor de turismo

Projeções de demanda num período de Projeções de demanda num período de

planejamento de trinta anosplanejamento de trinta anos

Page 3: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

3

Sumário da Sumário da apresentaçãoapresentação

1.1. Região de AraçatubaRegião de Araçatuba

2.2. Tipos de turismo da região e rede hoteleira atualTipos de turismo da região e rede hoteleira atual

3.3. Demanda de energia atual da rede hoteleiraDemanda de energia atual da rede hoteleira

4.4. Áreas promissoras para desenvolvimento turísticoÁreas promissoras para desenvolvimento turístico

5.5. Projeções num período de 30 anosProjeções num período de 30 anos

6.6. Aeroporto e o turismoAeroporto e o turismo

Page 4: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

4

Região Administrativa de Região Administrativa de AraçatubaAraçatuba

Page 5: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

5

• Situa-se no Noroeste do estado• Constituída por 43 municípios• Área de 18.588 km2 (7,48% do total

do estado)• População de 697.980 habitantes em

2004 (cerca de 2% do total da população do Estado)

• Baixa densidade demográfica, de 37,55 habitantes por km2, em 2004

Região Administrativa de AraçatubaRegião Administrativa de Araçatuba

Page 6: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

6

• Quatro municípios mais populosos – Andradina, Araçatuba, Birigüi e Penápolis (55% do total da população regional ) )

• Setor agroindustrial (empresas Setor agroindustrial (empresas frigoríficas, álcool e açúcar, massas e frigoríficas, álcool e açúcar, massas e polpas de frutas, processamento de leite polpas de frutas, processamento de leite em pó, curtimento de couro, indústria em pó, curtimento de couro, indústria de calçados, desidratação de ovos, entre de calçados, desidratação de ovos, entre outras) concentradas em Araçatuba, outras) concentradas em Araçatuba, Birigüi, Penápolis e Andradina Birigüi, Penápolis e Andradina

Região Administrativa de Região Administrativa de AraçatubaAraçatuba

Page 7: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

7

Região Administrativa de Região Administrativa de AraçatubaAraçatuba

• Cortada pela Hidrovia Tietê –Paraná (aproximadamente 2.400 km de águas navegáveis, que envolvem 85 municípios e vão desde as proximidades da capital paulista até a parte extremo-oeste do Estado)

Page 8: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

8

Turismo de negócios• No Brasil é o segmento responsável por significativa

parcela das receitas geradas no setor, em contraposição a vocação natural do país para as viagens de lazer

• É um dos segmentos que mais crescem no mundo atualmente

• O segmento do turismo de negócios é muito mais atraente e vantajoso do que o de lazer (turista de negócios gasta R$ 325 em média, por dia, enquanto o que viaja a lazer não desembolsa mais do que R$ 150)

FONTE: www.roteirobrasil.jor.br/

Turismo atual da regiãoTurismo atual da região

Page 9: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

9

Turismo de negócios

Locais:- AraçatubaAraçatuba- BirigüiBirigüi- Penápolis Penápolis - Andradina Andradina

Turismo atual da regiãoTurismo atual da região

Page 10: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

10

Turismo de lazer• Segundo o Ministério do Turismo dos 5,3 milhões de

visitantes estrangeiros que estiveram no país em 2005, 44,4% o fizeram por lazer

• Os estados mais procurados por quem viajou a lazer foram Rio de Janeiro (34,7%), Santa Catarina (25,1%), Paraná (20,3%), São Paulo (16%) e Bahia (15,5%)

Locais:- Araçatuba- Andradina

Turismo atual da região

Page 11: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

11

Rede hoteleira atualRede hoteleira atual

• Possui hoje 14 hotéis, que disponibilizam 1.391 leitos. A expectativa é de que, em dois anos, o número chegue a pelo menos 20 hotéis e 1.700 leitos.

Fonte: Dados da Prefeitura de AraçatubaFonte: Dados da Prefeitura de Araçatuba de 27/01/2004.de 27/01/2004.

Araçatuba

Page 12: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

12

Alguns destaques de Araçatuba

• Hotel-fazenda Lago Dourado com 52 apartamentos, parque aquático, salão de convenções, restaurante, atracadouro para barcos, etc .

• Hotel Mariá Plaza Hotel com 65 apartamentos e 2 suítes, e capacidade para 150 hóspedes, padrão quatro estrelas, com dois centros de convenções, um com capacidade para 400 pessoas e outro para 60 , salão de jogos, playground, ampla área de lazer e internet em todos apartamentos, lobby e no restaurante

Fonte: Dados da Prefeitura de AraçatubaFonte: Dados da Prefeitura de Araçatuba de 27/01/2004.de 27/01/2004.

Page 13: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

13

Alguns destaques de Araçatuba

• Quality Resort Araçatuba com 104 apartamentos, Fitness Center, Business Center, Centro de Convenções, Piscina adulto e infantil, aluguel de equipamentos de pesca, Quadra de futebol society, tênis e poliesportiva, Saunas seca e úmida, Pedalinho, caiaque, Jet Sky, Lancha para 7 pessoas e banana boot.

Page 14: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

14

Alguns destaques de Araçatuba

Quality Resort Araçatuba

Page 15: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

15

Rede hoteleira atualRede hoteleira atual

• Possui hoje 3 hotéis de destaque, que disponibilizam 165 leitos.

Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.

Andradina

Page 16: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

16

Rede hoteleira atualRede hoteleira atual

• Possui hoje 1 hotel de destaque, que disponibiliza 51 leitos.

Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.

BiriguiBirigui

Page 17: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

17

Rede hoteleira atualRede hoteleira atual

• Possui hoje 2 hotéis de destaque, que disponibilizam 64 leitos.

Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.Fonte: Guia Quatro Rodas de 2005.

PenápolisPenápolis

Page 18: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

18

Demanda de energia atual da Demanda de energia atual da rede hoteleirarede hoteleira

Considerações• Quartos padrão para negócios: chuveiro, ar Quartos padrão para negócios: chuveiro, ar

condicionado e frigobar condicionado e frigobar • Quartos de alto padrão: chuveiro a gás, ar Quartos de alto padrão: chuveiro a gás, ar

condicionado, frigobar e área de lazercondicionado, frigobar e área de lazer• Quartos padrão de lazer: chuveiro a gás e/ou Quartos padrão de lazer: chuveiro a gás e/ou

aquecedor solar, ar condicionado e frigobaraquecedor solar, ar condicionado e frigobar• Quartos simples: chuveiro e ar condicionadoQuartos simples: chuveiro e ar condicionado

Page 19: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

19

Demanda de energia atual da Demanda de energia atual da rede hoteleirarede hoteleira

Energia Elétrica

Potência Instalada

(kW)

Energia 1 dia100%

(kWh/dia)

Energia1 dia60%

(kWh/dia)

Energia mês100%

(kWh/mês)

Energia mês60%

(kW/mês)

Araçatuba 10.940 19.463 11.899 583.885 356.958

Andradina 1.122 2.135 1.318 64.048 39.531

Birigüi 585 1.042 642 31.261 19.251

Penápolis 694 1.237 762 37.117 22.863

Total 13.341 23.877 14.621 716.311 438.603

Page 20: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

20

Demanda de energia atual da Demanda de energia atual da rede hoteleirarede hoteleira

Gás Natural

Consumo 1 dia100%(m3)

Consumo1 dia60%(m3)

Consumo mês

100%(m3)

Consumo mês60%(m3)

Araçatuba 146 88 4.380 2.628

Andradina 59 35 1.752 1.051

Birigüi 0 0 0 0

Penápolis 0 0 0 0

Total 205 123 6.132 3.679

Page 21: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

21

Áreas promissoras turismoTurismo de negóciosTurismo de negócios• Devido a atividade agro-industrialDevido a atividade agro-industrial

• Terminal Hidroviário de Araçatuba (Hidrovia Tietê - Terminal Hidroviário de Araçatuba (Hidrovia Tietê - Paraná com 2.100 quilômetros navegáveis). Maior Paraná com 2.100 quilômetros navegáveis). Maior píer hidroviário da América do Sul, com 150 metros píer hidroviário da América do Sul, com 150 metros de extensão (Base estratégica para o Mercosul) e de extensão (Base estratégica para o Mercosul) e carga transportada anualmente de 5,7 milhões de carga transportada anualmente de 5,7 milhões de toneladas.toneladas.

• Setor sucroalcooleiro. No município de Araçatuba o Setor sucroalcooleiro. No município de Araçatuba o setor deverá movimentar 1 bilhão de reais, com a setor deverá movimentar 1 bilhão de reais, com a instalação de 10 novas usinas, nos próximos cinco instalação de 10 novas usinas, nos próximos cinco anos anos

Fonte: Dados da Prefeitura de AraçatubaFonte: Dados da Prefeitura de Araçatuba de 27/01/2004.de 27/01/2004.

Page 22: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

22

Áreas promissoras turismoTurismo de lazerTurismo de lazer• A região conta com o curso do Baixo Tietê e trecho A região conta com o curso do Baixo Tietê e trecho

do rio Paranádo rio Paraná

• Insolação intensa Insolação intensa

• Fazendas com muito verde e trilhas em matas Fazendas com muito verde e trilhas em matas paradisíacas paradisíacas

Page 23: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

23

ProjeçõesProjeções

• Cenário 1Cenário 1O Brasil tem potencial para crescer 4,2% até 2010O Brasil tem potencial para crescer 4,2% até 2010

FONTE: www.roteirobrasil.jor.br/FONTE: www.roteirobrasil.jor.br/

Num cenário otimista num período de 30 anos seria Num cenário otimista num período de 30 anos seria um crescimento de 13,13%.um crescimento de 13,13%.

• Cenário 2Cenário 2A Organização Mundial do Turismo (OMT) A Organização Mundial do Turismo (OMT)

estima que segmento de turismo dobrará nos próximos estima que segmento de turismo dobrará nos próximos 20 anos20 anos

Page 24: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

24

Projeções de Demanda da Projeções de Demanda da rede hoteleirarede hoteleira

Considerações• Quartos padrão para negócios: chuveiro a gás e/ou Quartos padrão para negócios: chuveiro a gás e/ou

aquecedor solar, ar condicionado e frigobar aquecedor solar, ar condicionado e frigobar • Quartos de alto padrão lazer, tipo resort: chuveiro a Quartos de alto padrão lazer, tipo resort: chuveiro a

gás e/ou aquecedor solar, ar condicionado, frigobar gás e/ou aquecedor solar, ar condicionado, frigobar e área de lazere área de lazer

• Quartos padrão de lazer: chuveiro a gás e/ou Quartos padrão de lazer: chuveiro a gás e/ou aquecedor solar, ar condicionado e frigobar (ligado aquecedor solar, ar condicionado e frigobar (ligado apenas durante ocupação)apenas durante ocupação)

• Quartos simples: chuveiro e ar condicionadoQuartos simples: chuveiro e ar condicionado

Page 25: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

25

Projeções de Demanda da Projeções de Demanda da rede hoteleirarede hoteleira

Cenário 1 - Elétrica

Potência Instalada

(kW)

Energia 1 dia100%(kWh)

Energia1 dia60%

(kWh)

Energia mês

100%(kWh)

Energia mês60%

(kWh)

Araçatuba 12.610 23.029 13.837 690.857 415.137

Andradina 1.307 2.583 1.518 77.482 45.539

Birigüi 730 1.384 852 41.511 25.552

Penápolis 839 1.579 972 47.367 29.164

Total 15.486 28.575 17.179 857.217 515.392

Page 26: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

26

Projeções de Demanda da rede Projeções de Demanda da rede hoteleirahoteleira

Cenário 1 - Gás

Consumo 1 dia100%(m3)

Consumo1 dia60%(m3)

Consumo mês100%(m3)

Consumo mês60%(m3)

Araçatuba 307 184 9.198 5.519

Andradina 102 61 3.066 1.840

Birigüi 30 18 876 526

Penápolis 30 18 876 526

Total 469 281 14.016 8.411

Page 27: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

27

Projeções de Demanda da rede Projeções de Demanda da rede hoteleirahoteleira

Cenário 2 - Elétrica Potência

Instalada (kW)

Energia 1 dia100%(kWh)

Energia1 dia60%

(kWh)

Energia mês

100%(kWh)

Energia mês

60%(kWh)

Araçatuba 18.477 33.675 20.573 1.010.265 617.210

Andradina 1.870 3.896 2.400 116.876 72025

Birigüi 945 1.860 1.149 55.790 34.462

Penápolis 989 2.087 1.292 62.615 38.755

Total 22.281 41.518 25.414 1.245.546 762.452

Page 28: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

28

Projeções de Demanda da rede Projeções de Demanda da rede hoteleirahoteleira

Cenário 2 - Gás Consumo

1 dia100%(m3)

Consumo1 dia60%(m3)

Consumo mês100%(m3)

Consumo mês60%(m3)

Araçatuba 602 361 18.045 10.827

Andradina 241 145 7.227 4.336

Birigüi 75 45 2.234 1.340

Penápolis 94 56 2.803 1.682

Total 1.012 607 30.309 18.185

Page 29: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

Page 30: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.
Page 31: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

31

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

AraçatubaAraçatuba• Aeroporto Estadual Dario GuaritaAeroporto Estadual Dario Guarita• Pista de pouso: 2120 X 35 mPista de pouso: 2120 X 35 m• Pista de Táxi: 1500 X 20 mPista de Táxi: 1500 X 20 m• Operação: Por instrumentos 24 horasOperação: Por instrumentos 24 horas• Possível operar aeronaves como o Airbus A320 -200 ( 150 Possível operar aeronaves como o Airbus A320 -200 ( 150

passageiros) e o ATR – 42 200-300 (46 passageiros)passageiros) e o ATR – 42 200-300 (46 passageiros)

Page 32: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

32

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

AraçatubaAraçatuba

Page 33: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

33

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

AraçatubaAraçatuba

Page 34: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

34

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

Aeroporto de Aeroporto de AraçatubaAraçatuba

Potência Instalada

(kW)

Energia 1 dia

(kWh)

Energia mês (kWh)

Atual 50 208 6.240

Page 35: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.
Page 36: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

36

Aeroporto e turismoAeroporto e turismoAndradinaAndradina

• Aeroporto Estadual Paulino Aeroporto Estadual Paulino Ribeiro de AndradeRibeiro de Andrade

• Pista de pouso: 1500 X 30 mPista de pouso: 1500 X 30 m• Pista de Táxi: 110 X 15 mPista de Táxi: 110 X 15 m• Operação: Visual Noturno a Operação: Visual Noturno a

pedidopedido• Possível operar aeronaves como o Possível operar aeronaves como o

ATR – 42 200-300 (46 passageiros)ATR – 42 200-300 (46 passageiros)

Page 37: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

37

Aeroporto e turismoAeroporto e turismo

AndradinaAndradina

Potência Instalada

(kW)

Energia 1 dia

(kWh)

Energia mês (kWh)

Atual 35 39,2 1.178

Projeção 50 208 6.240

Page 38: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

38

Considerações finaisConsiderações finais• Se as previsões otimistas forem confirmadas, o impacto sobre o ambiente será

enorme

• Na tentativa de reverter esse quadro, a OMT preparou o Código Global de Ética para o Turismo (www.world-tourism.org)

• O documento prevê, a partir da aplicação do turismo sustentável, a proteção do ambiente e populações locais, que tanto podem ser beneficiadas como prejudicadas pela prática da atividade, se não forem tomadas os devidos cuidados

Page 39: Demanda de uso final de energia no setor de turismo na Região de Araçatuba ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA 5730 – Planejamento Integrado.

FimFimFIMFIM