DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A...

15
DEUS… posições, respostas,

Transcript of DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A...

Page 1: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

DEUS…

posições,

respostas,

inquietações

Page 2: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

O ser humano é um ser religioso por natureza.

A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade humana e universal, tanto no tempo como no espaço.

Ao reflectir sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia o homem tem de colocar sempre a questão de Deus.

Page 3: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Qual a origem de todas as coisas?

Qual o destino último de toda a realidade?

Fará sentido a vida humana perante a morte?

Poderemos esperar o triunfo do bem sobre o mal?

Page 4: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Deus é uma resposta e uma questão,que levanta outras tantas questões e interrogações,que leva a múltiplas posições e opções.

Page 5: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Deus é apenas uma projecção dos desejos do homem – não existe (Freud)

É apenas um instrumento de fuga diante das tragédias da vida – não existe (Nietzsche) mais para este senhor, o homem só seria homem se Deus desaparecesse , é preciso matar Deus para que o homem viva.

Page 6: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

A vida é tão absurda por causa do sofrimento e da morte que Deus não pode existir (Sartre) Mas também, não tenho necessidade de Deus nem saberia que fazer com ele.

Por bom senso não acredito em nenhum Deus – Charles Chaplin

Page 7: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Estas posições que negam categoricamente a existência de Deus ou de qualquer divindade denominam-se ateísmo teórico. No campo das ideias, como Deus não se pode demonstrar pelo método científico-experimental, é algo que não é verdadeiro, não se pode aceitar .

Page 8: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Ateísmo prático – como naturalmente Deus não existe. Não te preocupes com mais nada que não seja desfrutar a vida.

Carpe Diem – Viver a vida liberto do medo da desgraça, dos deuses, ou de qualquer domínio que retirasse o prazer das coisas. Verp. 53 Epicuro

Page 9: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

O homem é que se constrói, é que é responsável por si, só é verdadeiramente homem quando se emancipar de todos os mitos, de todos os deuses, de tudo aquilo que não seja modelado a partir do método científico-experimental.

Viva o Super-HomemMorte a todos os deuses

que são apenas ópio para adormecer o povo. (Nietzsche e Marx)

Page 10: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Outra posição é o Agnosticismoa (negação) + gnose (conhecimento) = ignorância, desconhecimento

Page 11: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Para este grupo de pensadores é impossível ao ser humano aceder ao conhecimento de Deus. A mente humana não tem qualquer possibilidade de atingir este conhecimento. Assim, não se pode, simplesmente, negar a sua existência. É uma atitude sem lógica racional. Mas também não se pode afirmar a sua existência, porque é algo que está para além das possibilidades dos métodos empíricos de comprovação científica.

(Ver p. 55 § 3 e 4)

Page 12: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Tenho consciência do sagrado, do mistério que há no ser humano… Sinto grande respeito diante de Cristo, mas não creio na sua ressurreição. Albert Camus (o existencialismo de Virgílio Ferreira - Aparição)

Amortalhei na fé o pensamento, e achei a paz na inércia e esquecimento… Só me falta saber se Deus existe! Antero de Quental

Page 13: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro - José Saramago

Page 14: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Apesar de todas estas posições diante do problema da existência de Deus, há aqueles que afirmam que todos os homens são crentes.

Porquê?

Page 15: DEUS… posições, respostas, inquietações. O ser humano é um ser religioso por natureza. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado é uma realidade.

Todos têm a consciência do infinito e da eternidade, as leituras que fazem é que são diferentes.

Ver p. 56 M