Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos...

8
Dezembro de 2015 - nº 1339 www.quimicosabc.org.br Recesso de Fim de Ano O Sindicato dos Químicos do ABC encerrará suas atividades de 2015 no dia 17 de dezembro, retornando ao seu funcionamento normal em 12 de janeiro de 2016. É tempo de Solidariedade e Amor! Tempo de esquecer os dissabores e planejar sonhos! Tempo de dar as mãos e seguir o caminho do futuro com esperança e paz! Boas festas! E que 2016 venha com muita democracia, justiça, educação, saúde, paz e harmonia! Veja a Retrospectiva

Transcript of Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos...

Page 1: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

1

Dezembro de 2015 - nº 1339

www.quimicosabc.org.br

Recesso de Fim de Ano O Sindicato dos Químicos do ABC encerrará suas atividades

de 2015 no dia 17 de dezembro, retornando ao seu funcionamento normal em 12 de janeiro de 2016.

É tempo de Solidariedade e Amor! Tempo de esquecer os dissabores e planejar sonhos! Tempo de dar as mãos e seguir o caminho do futuro com esperança e paz!

Boas festas! E que 2016 venha com muita democracia, justiça, educação, saúde, paz e harmonia!

2015:Um ano difícil,

mas comvitórias

importantes!Veja a Retrospectiva

Page 2: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

2

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Plásticas, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABCD, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Sede Própria – Subsede Santo AndréAv. Lino Jardim, 401 – Vila BastosSanto André – São Paulo – BrasilCEP.: 09041-030Tel.: (11) 4433 5800 Fax.: 4436 9504e-mail: [email protected]: [email protected] DiademaRua dos Brilhantes, 232 - Jardim Donini DiademaTelefax.: (11) 4057 4244e-mail: [email protected] São BernardoRua das Tulipas, 48 - Jd. Maria CecíliaSão Bernardo do CampoTelefax. (11) 4127-2999 e 4127-3374e-mail: [email protected]: Raimundo SuzartSecretário Geral e de Imprensa: Ronaldo de Oliveira

Colaboração: Nilton Freitas

Ágama - Criação em Mídia e ImagemEditora: Gislene Madarazo – Mtb: 36.373Designer: Maria Cristina Colameo Miyamura Fotógrafo: Dino SantosE-mail: [email protected] de fechamento: 7/12/2015Impressão: NSA Tiragem: 15.000 exemplaresPermitida a reprodução desde que citada a fonte. O jornal não se responsabiliza por declarações de terceiros e matérias assinadas.

Expediente

editorial

pacto

Todo apoio à luta dos estudantes das escolas públicas de São Paulo

Em mais de 200 escolas ocupadas por estudantes em todo o Estado de São Paulo, movimento que cresce a cada dia, os jovens estão dando aula de cidadania sem igual; estão defendendo a ESCOLA DELES dian-te da truculência e descaso do governo Alckmin. Nossas crianças e jovens, os pais e os professores estão juntos na luta por um direito básico, que é a ESCOLA.

O Ministério Público, artistas e intelectuais estão aderindo a essa luta, que desde o início conta com o apoio firme da CUT e dos movi-mentos sociais.

A resposta repressora do governador choca pela sua violência, mas não surpreende: para Alckmin, todo mobilização por direitos básicos como segurança, moradia, água, transporte de qualidade, tarifa justa, e agora a educação, é tratada com porrada.

Muito orgulho dos nossos jovens! Vergonha e repúdio ao (des)go-verno Alckmin!

Foto

: V

espa

(ht

tp://f

aceb

ook.

com

/ves

papd

fcre

w)

Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une sindicalistas e empresários

O fio condutor do evento que reuniu dia 3/12, em São Paulo, seis centrais sindicais e entidades patro-nais de diversos ramos econômicos era a necessidade de implementar com urgência medidas que façam o país voltar a crescer, pensando inclusive em "salvar" 2016, ainda que parcialmente. Nesse sentido, os discursos foram unanimes quanto a importância de mudança de rumos na economia.

O secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, pediu mudança de foco. "O debate que tem de ser feito é como voltar a crescer. A nossa agenda não é crise, Operação Lava Jato, im-peachment, é como voltar a crescer", afirmou, acrescentando que a central defende investigações, apurações e punições, mas para as pessoas físicas que cometeram crimes, não impedindo as empresas de firmar

contratos e atuar em projetos, o que tem paralisado a economia. "As conquistas sociais e econômicas não podem se perder. E podem se perder não por causa de uma crise econômi-ca, mas de uma crise potencializada pela situação política. Este ato é importante, nós unimos os atores em torno de uma agenda."

Nesse sentido, diz Sérgio Nobre, a decisão tomada pelo presidente da Câmara se choca com o objetivo do evento. "Que triste para um país como o nosso ter alguém que pensa no problema dele e não no país. Ele perdeu as condições de comandar a Casa. Esse caminho não interes-sa a ninguém. Agora é momento de ter responsabilidade. A disputa política é legítima, ela se resolve na urna e não com ação irresponsável para potencializar a crise", afirma o sindicalista.

Para o presidente da Abimaq (en-tidade que representa a indústria de máquinas e equipamentos), Carlos Pastoriza, o processo desencadeado por Cunha pode inicialmente agra-var a crise, mas também servir de impulso "para que esse movimento (referindo-se ao encontro), que é de superação, seja mais relevante ain-da". Mas é preciso rapidez, cobrou. "Precisamos superar a crise política para depois promover o crescimento econômico. Superar de forma rápida. Temos de virar essa página. Tem de haver celeridade dos poderes", afirmou, na saída do ato, ocorrido em casa de evento no bairro da Li-berdade, região central de São Paulo.

Fonte: Rede Brasil Atual

2015: um ano difícilTalvez seja este o único consen-

so entre aqueles que acompanham a economia e a política do país e do mundo: 2015 foi um ano difícil. Especialmente para nós, trabalha-dores, que tivemos que enfrentar, de um lado, uma política econômica recessiva do governo e, de outro, as tentativas da oposição neoliberal de aprofundar a crise em prol de seus interesses políticos pessoais e econô-micos, mesmo que isso represente o colapso da economia e do país.

Neste cenário de crise também institucional entre os poderes da República – governo, legislativo e judiciário -, que contribui para pa-ralisar a economia e desestimular investimentos, conseguimos preser-var nossos salários e benefícios com duas campanhas salariais exitosas: a do setor Farmacêutico no início do ano e do restante da categoria em novembro. Na primeira ainda obti-vemos um mínimo de aumento real e na segunda ao menos repusemos a perda da inflação.

Outras categorias necessitaram ir a greve para obter resultados ainda menos vantajosos.

Mas nem tudo foi satisfatório: chegamos ao final do ano com cerca de 2.500 postos de trabalho a menos em nossas indústrias na região, a maioria, em prejuízo de jovens e mu-lheres. A situação não foi ainda pior porque não aceitamos demissões em muitas empresas, procuramos prefei-tos, ministros de Estado e apoiamos a Frente Parlamentar da Química em defesa de medidas que resultaram na preservação de empregos, incluindo a renegociação do fornecimento de nafta para o polo petroquímico de Mauá que mantem um amplo leque de empresas na região.

Ao mesmo tempo estamos au-mentando o número de sindicali-zados. Esta é a melhor resposta da classe trabalhadora aos patrões, ao governo e aos golpistas que querem desestabilizar o país em benefício próprio e por interesses pessoais. Para voltar a crescer com desenvol-vimento social a partir de 2016 o país tem que derrotar os que apostam no “quanto pior, melhor”, os que passaram todo o ano boicotando e chantageando o governo, atrasando a superação da crise.

Encerramos um ano difícil, com luta também na esfera social em apoio aos estudantes secundaristas que ocuparam suas escolas contra a arbitrariedade truculenta do tucano Geraldo Alckmin e, na esfera am-biental, exigindo a penalização da mineradora Samarco (Vale e BHP) pelo desastre produzido em Marina (MG) por sua gana de lucro e incom-petência gerencial.

Que venha 2016! Mais organiza-dos que nunca estaremos prontos para a luta!

A Diretoria

Page 3: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

3

Retrospectiva 2015

E lá se vai mais um ano de muita luta e resistência

Janeiro

Nenhuma demissão!O ano de 2015 começa com muita luta na região e o Sindicato manifesta solida-riedade e apoio à luta dos metalúrgicos contra as demissões nas montadoras do ABC paulista. Duas passeatas de traba-lhadores pararam a pista marginal da via Anchieta no sentido litoral em 13/01. No dia 16, mobilização na Volks consegue reverter 800 demissões.

MP 664 e FAP: COMSAT emite nota pública e buscará modificar proposta no Congresso NacionalDiante da redução nos benefícios e os retrocessos no FAP a COMSAT discutiu

algumas propostas para evitar que o trabalhador e a trabalhadora sejam penalizados e decidiu encaminhá-las aos parlamentares para que eles façam emendas

à MP 664 junto ao Congresso Nacional.

Dia Nacional de Lutas contra a perda de direitos e em defesa do empregoA categoria química somou-se aos cerca de cinco mil trabalhadores e traba-lhadoras que lotaram a Avenida Paulista no dia 28/01 para o Dia Nacional de Lutas contra a perda de direitos e em defesa do emprego, organizado pela CUT e demais centrais sindi-cais. Pauta: revogação das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que mudaram as regras de acesso a direitos como o seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), auxílio-doença e o seguro-defeso e protesto em relação aos rumos da política econômica adotada pelo Ministério Joaquim Levy.

Desterceirização na AkzoNobel, MauáNo início deste ano, a AkzoNobel Mauá oficializou com o Sindicato a desterceirização do setor de lo-gística, um dos últimos que ainda tinha trabalhadores terceirizados. Com isso, cerca de 40 trabalhado-res foram efetivados, passando a ter contrato de trabalho direta-mente com a empresa.

PQU, Walter Parente, indicado pela PREVIC, que forneceu informações sobre as condições de retirada do patrocínio e esclareceu dúvidas dos trabalhadores(as). Para o Sindicato, a retirada do patrocínio do Plano significa um enorme prejuízo aos participantes que, durante três ou mais décadas, contribuíram com 14% do seu salário para o Plano, além da contribuição ao INSS.

Movimentos sociais se organizam em defesa da garantia de água

Sindicato e Fetquim em atividade do CongemasDe 5 a 8/2, lideranças do Sindicato e da Fetquim participaram da atividade do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Recife.

Protesto na Colgate contra aumento da jornada Após rejeitarem em duas assembleias a mudança proposta pela empresa de mudar a jornada 6x3 para 6x2, os trabalhadores e trabalhadoras da Colgate realizaram um protesto de duas horas, embaixo de chuva, na sexta-feira, 6/2.

35 anos da Associação dos Aposentados

Químicos do ABC no Bloco do Eureka Lideranças do Sindicato envolvidas com ações sociais participaram da abertura do Carnaval em São Ber-nardo do Campo, acompanhando o Bloco Eureka, do Movimento Meni-nos e Meninas de Rua de SBC, que esse ano teve o tema “Eu reconheço o Estatuto da Criança”. Junto aos quími-cos, estavam presentes também representantes do Sindserv São Bernardo e Metalúrgicos do ABC.

Diretor Adelmo Duarte no ArtequimExposição AÇÕES, com obras do artista plástico Adelmo Duarte Brandão, membro da atual diretoria do Sindicato e trabalhador na Daicolor, em Diadema fica até 28 de fevereiro no Espaço Artequim, em Santo

André, e nas Regionais do Sindicato em Diadema e São Bernardo.

Assembleia abre Campanha Salarial Setor Farmacêutico

Marcoplast com sábados livres

Fevereiro

Trabalhadores debatem o fim do Plano Petros PQU/Braskem Trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas do Plano Petros compareceram ao Sindicato no dia 3/2 para o encontro que tratou da implementação da retirada do patrocínio do Plano. A atividade contou com a presença do administrador especial dos planos PETROS COPESUL e PETROS

Page 4: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

4

Faurecia: assembleia aprova acordo de redução de jornada

Categoria química na luta contra o PL 4330 Os químicos do ABC aderiram aos protestos de 15/4 - Dia Nacional de Paralisação.

Protesto na Solvay IndupaSindicato realizou protesto em 16/4 com atraso de 4 horas na entrada do turno da manhã na Solvay Indupa para denunciar os acidentes que vem acontecendo na empresa, em muitos casos com os terceirizados. Só em

2015, nesse data, empresa havia contabilizado 13 acidentes

SUR Colgate Palmolive realiza planejamento de ações junto ao Sindicato em 24/4

Sábados alternados na AkzoNobel Santo AndréAssembleia de 24/4 aprova novo acordo de jornada de trabalho com sábados alternados, renovando para os setores que já tinham essa alternância e contemplando aqueles que ainda não faziam essa jornada.

Nova direção toma posse e convoca o 12º CongressoPersonalidades políticas e lide-ranças sindicais prestigiaram a posse da nova direção do Sin-dicato, realiza-da no sábado, 25/4. Apesar do tempo instável, mais de 700 trabalhadores compareceram com seus familiares à festa, que teve bebidas, churrasco, banda de música e muito diversão para crianças.

Palestra e debate com Fernando Kleiman, gestor público e assessor especial da Ministra do Desenvolvimento So-cial e Combate à Fome, Tereza Campello, abriu as discussões que pautaram os trabalhos do 12º Congresso dos Químicos do ABC.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do TrabalhoSindicatos e Cerest organizaram uma caminhada em São Bernardo do Campo e Seminário abordando os temas “Acidentes e doenças do trabalho: prevenção e fim da im-punidade”, “Ação Civil Pública e Acidentes e Doenças do

Trabalho”, “Acidentes e Doenças do Trabalho e terceirização” e “Trabalho Seguro: Ações de Enfrentamento dos Acidentes e Doenças do Trabalho na Justiça”.

Intercâmbio de educadores Sociais no Chile Os diretores Ronaldo de Oliveira e José Antônio Go-mes (Tonhão) participaram de uma mesa de debates na formação da Associação La Casa de Tod@s, em Santiago, no Chile. A atividade faz parte de um inter-câmbio de educadores sociais com entidades sindi-cais. A diretora Danielle Franco também participou, representando a Fetquim.

Março

Reforma Política e Garantia de Água na pauta do 8 de Março Avenida Paulista ficou lilás no 8 de Março com a presença de mais de 5 mil pessoas ao ato. A Comissão de Mulheres Químicas do ABC marcou presença na atividade e logo depois seguiram para o 8º Encontro da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, realizado nos dias 8 e 9/3 na capital.

Homenagem às trabalhadoras químicasA Comissão de Mulheres Químicas do ABC promoveu o dia da Beleza com profissionais do Instituto Embe-lezze para homenagear as trabalhadoras químicas. Na sede em Santo André, teve esmaltação, escova e corte; e na Regional São Bernardo, sobrancelha, corte e maquiagem. As trabalhadoras que compareceram ganharam um pequeno brinde da Comissão.

BASF Demarchi: assembleia em 11/02 inicia debates da PPR

Marcha histórica do dia 13 em defesa do Brasil, da Petrobras e do povo brasileiroSindicatos, movimentos estudantis e sociais levaram milhares de pessoas em 24 capitais do Brasil para defender nossos direitos, a democracia, a Petrobrás, a Reforma Política, a Democratização da Comunicação, contra as tentativas golpistas manipuladas pela grande mídia e pela direita. Em São Paulo, mesmo com a forte chuva, o movimento reuniu, de acordo com os organizadores, cerca de 100 mil pessoas na Paulista e na caminhada que terminou na Praça da República. Os químicos do ABC estavam lá!

Valspar: aprovada PLR 2015

Abril

Lançada frente parlamentar da indústria químicaA Frente Parlamentar Mista pela Competitivi-dade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e de Plástico foi instalada em 8/4 em Brasília, com a tarefa de atuar no fortalecimento do diálogo entre os Poderes Públicos e o setor privado com vistas ao aprimoramento das políticas públicas federais relativas à competitividade da cadeia produtiva do setor químico.

Fechamento da Campanha do Setor FarmacêuticoEm assembleia realizada no dia 10/4 trabalhadores apro-vam proposta negociada e conquistam reajuste de 8,5% + abono de R$800,00, entre outros pontos.

Greve na Zurich regulariza pagamento da PLR

Ouro Fino: empresa paga PLR atrasado após ação do Sindicato

Maio

1º de Maio contra o PL da Terceirização Reunindo mais de 50 mil pessoas e realizado em conjunto pelas centrais sindicais e mo-vimentos populares, o ato do 1º de Maio no Vale do Anhangabaú deste ano contou com a presença de Lula e foi um aquecimento da luta para barrar o PL 4330, da terceirização.

Page 5: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

5

Sindicato abrirá novo processo para recuperação das perdas do FGTS aos sócios(as)Decisão jurídica de 2/7 abre chances reais de vitória nos processos para correção do FGTS pela inflação acumulada. Assim o Sindicato abriu mais um processo para contemplar os novos associados.

Roupa suja se lava na ProduquímicaReivindicação foi levada à empresa, que con-tratou uma lavanderia especializada e instalou armário para que os trabalhadores peguem os uniformes limpos e passados e descartem as roupas sujas em recipiente apropriado. Os tra-balhadores também comemoram a aprovação, em assembleia de 4/5, da PLR 2015, que teve

um aumento de 23,33% em relação à de 2014.

Morre trabalhador vítima de acidente de trabalho na Oxiteno MauáSindicato realiza protesto na porta da Oxiteno em 4/5 para denunciar a situação de insegurança que os traba-lhadores estão sofrendo e que vitimou o trabalhador Danilo Cantalice, que morreu no sábado, 2 de maio, vítima de um acidente de trabalho. O Sindicato também entrou com denúncia e pedido de fiscalização na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE, ex- DRT do Ministério do Trabalho).

Somos todos professores! Movimento sindi-cal e movimentos sociais repudiam o massacre da PM or-denado pelo gover-nador tucano Beto Richa contra a vida dos professores gre-

vistas no Paraná, que não foi um fato isolado ou pontual, mas a expressão mais brutal do ódio das chamadas “elites” reunidas em torno do PSDB para com a classe trabalhadora.

Fórum dos Movimentos Sociais nasce como alternativa à política conservadoraPara unificar as lutas contra as políticas neoliberais adotadas nos últimos 20 anos no Estado de São Paulo, foi lançado o Fórum dos Movimentos Sociais no dia 13/5 no centro da capital. Sindicatos cutistas participam e apóiam a iniciativa.

PLR aprovada na Bandeirante Química em 25 de maio

Sociedade civil se organiza contra a exploração de crianças e adolescentesO Sindicato participou, em Pavuna, RJ, de uma atividade que abordou temas como Trabalho Infantil, Exploração Sexual de Crianças e Ado-lescentes e a Maioridade Penal, dia 28/5

Dia de Luta mobiliza trabalhadores(as) em todo o BrasilO Sindicato par-ticipou dos pro-testos e manifes-tações do 29 /5 - Dia Nacional de Manifestações e Paralisações con-tra a terceiriza-

ção, contra a retirada de direitos trabalhistas e sociais e contra o ajuste fiscal do governo. Os protestos da categoria química envolveram cerca de 2 mil trabalhadores nas empresas Solvay Indupa; Oxiteno Colgate e Lipson.

Cartão Vermelho para a FIFAO presidente do Sindicato Raimun-do Suzart participou de um protes-to organizado pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) contra a falta de compromisso da FIFA com as con-dições de trabalho dos operários nas obras relacionadas aos eventos esportivos que promove. Só no Qatar, com Copa marcada para 2022, já morreram mais de dois mil trabalhadores. A ação, em Estocolmo, durante um clássico do futebol sueco, integra uma campanha internacional da ICM.

Sindicato fortalece intercâmbio com trabalhadores químicos da TurquiaEm maio foi realizada mais uma etapa do acordo de cooperação internacional entre o Sindicato dos Químicos do ABC com o Petrol-Is (Sindicato dos Químicos da Turquia), desta vez a delegação brasileira foi à Turquia para intercâmbio de experiências e informações. A delegação visitou planta da BASF Turk, na cidade de Dilovasi, e debateu as diferenças da estrutura sin-dical dos dois países.

Junho

Mobilização na FaureciaOs trabalhadores(as) aprovaram na assembleia de 5/6 as propostas de redução da jornada para 42horas; plano de cargos e salários, PLR e a criação do grêmio.

Mais uma turma formada no Curso de OLT 2015

Solidariedade aos trabalhadores da Mercedes-BenzA diretoria do Sindicato levou sua solidariedade e apoio aos dos 300 trabalhadores da montadora que acampavam em frente à fábrica de ônibus e caminhões, em São Bernar-do, para reverter as demissões.

Ação do Sindicato e greve fazem BASF Anchieta abrir negociação

Após a mobilização e greve dos trabalha-dores, empresa abriu negociação sobre o pacote de benefícios/indenização aos cerca de 90 trabalhadores da planta, que teve sua produção encerrada.

Debates encerram ciclo das plenárias preparatórias ao 12º Congresso

As palestras e debates com Rogério Nagamine (sobre Previdência Social), realizada em 18/5, e com Ricardo Gebrin (Reforma Política e Mídia), em 08/6, encerraram as plenárias preparatórias aos trabalhos do 12º Congresso dos Químicos do ABC.

Educadores sociais da América Latina reúnem-se em CampinasTrabalhadores e agentes sociais realizaram, de 25 a 27/6, na Unicamp, o I Encontro Latino Americano de Educado-res Sociais. O secretário-geral e de imprensa do Sindicato, Ronaldo de Oliveira, e as diretoras Amabile Oliveira e Danielle Franco participaram da atividade.

Presidenta da La Casa de Tod@s visita Sindicato, Aposentados e Fetquim

Julho

Page 6: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

6

12º Congresso dos Químicos ABC prioriza debate e formação política Realizado dias 4 e 5/7, em Cabreúva, evento reuniu 165 delegados, sendo 64 delegadas (38,7%), ultrapassando pela primeira vez a cota de 30% de participação das mulheres químicas. Em meio a um difícil período no país, com desaceleração econômica, demissões e forte ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, o 12º Congresso privilegiou o debate de opiniões e a formação política da categoria para o enfrentamento dos desafios políticos e econômicos.

Seminário planeja ações com base nas resoluções do 12º CongressoRealizado nos dias 27, 28 e 29/7, com o objetivo de encaminhar as resolu-ções do 12º Congresso, seminário da

direção elege a ampliação da sindicalização como principal meio de fortalecer a entidade frente aos desafios da atual conjuntura econômica e política do país, do Estado e da região do ABC.

Construindo o patrimônio da categoria química

Entre as resoluções aprovadas no 12º Congresso está a revogação da resolu-ção sobre devolução do imposto sindical, autorizando a direção do Sindicato a utilizar os 60% do imposto que cabe ao Sindicato em ações de melhorias para os trabalhadores (as) da categoria. A medida deve-se à necessidade de uma nova reforma na Colônia de Férias de Caraguatatuba.

Sábados alternados na Steelcoat

Nova CIPA na Maxi Rubber toma posse no dia 23/7

Rede AkzoNobel se reúne com novo diretor de RH BrasilCom a participação de represen-tantes da maioria das unidades brasileiras da multinacional, a Rede de Trabalhadores na Akzo-Nobel reuniu-se com o novo diretor de Recursos Humanos Brasil, Fran-cisco Farias. O principal pedido

da Rede foi que a sinergia de RH-One e Folhas de Pagamentos e Benefícios não resultem na criação de diferenças entre as unidades, afinal não é essa a proposta que vem da matriz holandesa.

Protesto com paralisação no administrativo da BASF Demarchi Os trabalhadores e trabalhadoras do setor administrativo da BASF Demarchi realizaram um protesto com paralisação de uma hora no dia 30/7, devido a vários motivos, em especial à postura da empresa diante da reestruturação

produtiva, que transfere a produção para a China, no caso da BASF Anchieta, e transfere serviços para o Uruguai (Projeto Américas).

Diálogo Social no setor químicoO presidente do Sindicato, Raimundo Suzart, participou nos dias 15 e 16 de julho da atividade promovida por In-dustriALL Unión Global sobre Diálogo Social no Setor Químico, na sede da OIT em Lima (Peru).

Sindicato realiza assembleia na EMS para denunciar o projeto que amplia a terceirização

Agosto

Dirigente Químico na coordenação da CUT ABCJosé Freire, até então secretário de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente do Sindicato, foi eleito membro da direção da CUT SP e assumiu a coordenação da CUT ABC.

Atos em defesa da democracia e FORA CUNHA! No dia 20/8, mais de 30 organizações sociais se uniram em manifestações contra o golpe, pela democracia e em protesto à pauta conservadora do Congresso Nacional que quer liberar a terceirização, reduzir a maioridade penal, criminalizar as lideranças e os movimentos sociais; tirar o pré-sal do povo brasileiro etc.

Sinal amarelo para a matéria-prima do crescimentoEm entrevista à Revista do Brasil, edição 109, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC critica setor por abusar da rotatividade: “Ganhou muito nos últimos dez anos e tem gordura para não tratar resfriado como pneumonia”.

Mulheres Químicas na Marcha das Margaridas

COMSAT denuncia propostas da Previdência e do lobby patronal em relação ao FAPAo tomar conhecimento das propostas da Previdência e do lobby patronal ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP), a COMSAT emite nota pública denunciando o retrocesso, que terá como consequência o rebaixamento de riscos e aumento do déficit previdenciário.

Setembro

Aprovada PLR nas unidades da AkzoNobelNo início do mês de setembro, em assembleias conjuntas nas uni-dades do ABC, São Paulo e Recife (PE), os trabalhadores e trabalha-doras da AKZONobel aprovaram o programa de PLR e avanços no vale-alimentação, que terá correção junto ao fechamento da Campanha Salarial.

Químicas do ABC participam do encontro das mulheres da CNQRealizado de 9 a 11/9 a atividade debateu sindicalismo, terceirização e feminismo.

Sindicato lança publicação comemorativa dos 30 anos da COMSATA luta coletiva do Sindicato em defesa da saúde e segurança do trabalhador foram relatadas em uma publicação organizada pela entidade para marcar os 30 anos da Comissão de Saúde do Trabalhador dos Químicos ABC, em 11/9.

Page 7: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

7

Protesto com paralisação na Solvay-IndupaSindicato realizou em 11/9 assem-bleia com paralisação das 7h às 9h com os trabalhadores(as) do turno da manhã e do administrativo para cobrar o compromisso assumido pela empresa de que haveria total trans-parência nas questões relacionadas à venda da empresa.

Trabalhadores não vão pagar a criseCUT São Paulo promoveu ato público para lançamento unificado das campa-nhas salariais do 2º semestre e para a posse da nova direção da entidade, no dia 15/9. Com a bandeira “Em defesa da democracia, do emprego e do salário”, a atividade foi realizada na av. Paulista.

Conferência Mundial da Mulher do IndustriALL Realizada nos dias 14 e 15/9, em Viena, reuniu mais de 300 mulheres sindicalistas de mais de 60 países unidas para enfrentar os desafios que as mulheres enfrentam no trabalho. A diretora do Sindicato Lucimar Rodrigues compareceu ao evento.

Lançada Frente Parlamentar da Química em São PauloNo dia 18/9 foi lançada a Frente Parlamentar estadual em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquí-mico e Plástico, com objetivo de mediar as relações entre os empresas, trabalhadores, poder público e universidades para garantir mais competitividade e susten-tabilidade às empresas do setor.

Representantes da Frente visitam o SindicatoApós o lançamento da Frente Parlamentar da Química no estado, o deputado estadual Luiz Turco e o deputado federal Paulo Pimenta cumpriram agenda de visitas técnicas no Grande ABC ao Polo Petroquímico e ao Sindicato dos Químicos do ABC.

NENHUM DIREITO A MENOS! Assembleia abre a Campanha Salarial do Setor Químico, em 18/9. A pauta aprovada inclui sete novas cláusulas para negociação e foi entregue ao sindicato patronal (CEAG-10) no dia 23/9

Luto na categoria química Trabalhador da empresa Nimaplast, em Mauá, faleceu ao receber uma descarga elétrica no equipamento que trabalhava no dia 19/8.

Aprovada PLR na EMS, na Sanko Espuma e SankConfort

Sindicato realiza assembleias de campanha salarial nas fábricas

Trabalhadores conquistam Espaço de Lazer na Houghton

Fim da NR 12: audiência no Senado garante a continuidade do debateAudiência Pública sobre o PDS – Projeto de Decreto Legislativo do Senado nº 43/2015, convocada pelo Senador Paulo Paim (PT/RS) e realizada no dia 08/09 no Senado resultou em uma importante vitória frente a um dos mais intransi-gentes ataques do segmento patronal às conquistas dos trabalhadores.

Colgate mobilizada contra as terceirizaçõesOs trabalhadores(as) da Colgate re-alizaram assembleia seguida de pro-testo em 24/9, repudiaram a proposta da empresa de terceirização.

Protesto na Oxiteno por desrespeito ao acordo de turnosSindicato realizou um protesto em 24/9 na porta da empresa, parando os trabalhadores da produção e terceirizados para denunciar o desrespeito à le-gislação vigentes, às súmulas, aos trabalhadores e ao Sindicatos.

Globalizando a esperançaDelegação de sindicalistas da Alema-nha visitam o Grande ABC, São Pauo e Campinas para celebrar os 30 anos de intercâmbio de solidariedade entre o movimento sindical dos dois países.

Outubro

Acidente químico ampliado na BraskemO rompimento de uma linha de transfe-rência de nafta para os fornos causou um grande incêndio dentro da Braskem, ferindo seis trabalhadores e assustando os moradores do entorno do Polo Petro-químico de Capuava, no Grande ABC.

Direção colegiada debate a redução da Maioridade PenalO teólogo e educador Djalma Costa enriqueceu a discussão com a direção colegiada sobre a questão não só da redução da maioridade, mas também da questão socioeducacional no Brasil em 5/10.

Dilma comparece ao 12º CONCUT e denuncia golpismo da oposiçãoAo lado do ex-presidente Lula e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, a presi-denta Dilma compareceu à abertura do 12º Congresso Nacional da CUT e denunciou a tentativa de golpe da oposição e reforçou a necessidade de unificar os esforços contra a intolerância, o ódio de classe e o golpismo.

Agrotóxicos envenenam alimentação da população no ABCPor iniciativa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em Santo André, e com apoio do Sindicato e da FETQUIM, entre outras entidades, foi realizada dias 6 e 7/11 uma audiência pública sobre contaminação por agrotóxicos nos alimentos.

Sindicato na SIPAT da Sanko EspumaO secretário de Saúde Paulo Sérgio e o técnico de Segurança no Trabalho André Almeida foram palestrantes na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) na Sanko Espuma e falaram sobre a impor-tância da prevenção para um ambiente de trabalho saudável e seguro.

A m e a ç a a e m p r e g o s : Químicos do ABC protestam por acordo sobre naftaSindicato realiza em 30/10 manifesta-ção diante da sede da Petrobras em São Paulo para cobrar uma definição sobre o contrato de fornecimento de nafta às empresas petroquímicas. Apenas na região do ABC, alerta o Sindicato, a ausência de acordo coloca em risco 11 mil empregos, e pode su-bir para 20 mil considerando toda a cadeia produtiva que tem a nafta como matéria-prima principal.

Page 8: Dezembro de 2015 - nº 1339 215 - Quimicos ABCquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/258/arquivo/jornal... · Foto: Vespa ( Retomada de crescimento para ‘salvar 2016’ une

8

Nova Comissão de Fábrica na CBCOs companheiros Adalberto Epaminondas, Adal-berto Alves, Filipe dos Santos e Enrique Sampaio tomaram posse no dia 1/12 para o novo mandato da Comissão de Fábrica da CBC.

Campanha Salarial Vitoriosa do Setor QuímicoAssembleia em 30/10 aprovou a contrapropos-ta patronal, garantin-do reajuste integral da inflação em uma única parcela (10,33%) e ga-rantia dos direitos da convenção coletiva até outubro de 2017.

Novembro

Novas regras para aposentadoriaPresidenta Dilma sanciona em 5/11 lei com novas regras para o cálculo da aposentadoria que leva em consideração a soma da idade e o tempo de con-tribuição do segurado, a chamada Regra 85/95 Progressiva.

PLR aprovada na Ortobom em 03/11

Tragédia anunciada: tristeza, raiva, vergonha e luta em MarianaA Samarco Mineração é de propriedade da VALE (50%) e da BHP Australiana (50%). De acordo com informações da própria empresa, o rompimento das barragens, que pode ser caracterizado como acidente químico ampliado, liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejei-tos no meio ambiente, o suficiente para encher 24.800 piscinas olímpicas.

Solidariedade à greve dos petroleirosSindicato manifesta apoio à greve nacional dos petroleiros, iniciada dia 1, des-tacando que a pauta que mobiliza esta histórica paralisação é também nossa: a luta contra a privatização da Petrobrás, a defesa da vida e da soberania.

Sindicato participa da VI Plenária da CNQ Greve dos Petroleiros e rompimento das barreiras da Samarco (MG) são os assuntos da abertura da VI Plená-ria da CNQ, realizada de 10 a 12/11, uma simbologia da luta, resistência e solidariedade da classe trabalhadora.

Marcha das Mulheres Negras na programação do Mês da Consciência NegraComissão de Mulheres Químicas do ABC participaram em 18/11 da grande caravana popular a Brasília para realização da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver.

Sindicato lança aplicativo para celular com as informações da entidade para a categoria química

Frente parlamentar busca solução para o uso de sacolas plásticasA regulamentação foi discutida evento em 24/11, na Assembleia Le-gislativa, por iniciativa da Frente Par-lamentar da Química em São Paulo.

DezembroMobilização nas duas unidades da AFAOs trabalhadores e trabalhado-res das duas unidades da AFA se mobilizam contra o corte da cesta básica, atraso no paga-mento dos salários, férias e vale transporte. O Sindicato está ne-gociando com a empresa a pauta aprovada em assembleia.

redes sindicais

Rede Solvay propõe agenda de diálogo sobre reestruturação produtiva e problemas nas unidadesReunidos no 10º En-contro da Rede de Trabalhadores do Grupo Solvay Merco-sul, representantes dos trabalhadores de várias unidades da empresa e sindicalis-tas propuseram por meio de uma Carta à direção da empresa, em caráter de URGÊNCIA, uma agenda de reuniões conjuntas entre a Coordenação da Rede e representantes da empresa para a discussão sobre pontos como a Reestru-turação (compra e venda de Unidades); Segurança, saúde e meio ambiente; Terceirização; Relações sindicais; e Benefícios (incluindo aposentados). O CEO da Solvay Indupa Arnaud Valenduc, que compareceu ao segundo dia do encontro acompanhado dos representantes da empresa Paulo Rocco, Roberto Elissamburu e Sueli Lima, escutou atentamente os trabalhadores, reforçou a intenção de manter um diálogo aberto e protocolou o documento.

Rede AkzoNobel reúne sindicalistas da América Latina em São PauloFoi realizado nos dias 30/11 e 01/12 o Encontro Regional na Rede Sindical do Grupo AkzoNobel na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Par-ticiparam trabalhadores e sindicalistas representantes das unidades brasi-leiras, argentinas, uruguaias, mexicanas e da Colômbia. O representante do IndustriALL Global Unión, Tom Grinter, compareceu à atividade no lugar do secretário geral Kemal Özkan, que suspendeu a viagem por motivos pessoais.Os temas das discussões do encontro discorreram sobre o panorama mun-dial das indústrias químicas e do Grupo AkzoNobel; e a situação de cada unidade presente ao Encontro, abordando o número de trabalhadores diretos e terceirizados, os acidentes, questões de segurança e manutenção, ganhos salariais e valores da PLR.

No segundo dia, os participantes visi-taram a planta do Grupo em Mauá (Grande ABC) e re-alizam o diálogo so-cial com represen-tantes da empresa.

Rede BASF: Intrab Brasil realiza Diálogo SocialA Intersindical Nacional dos Trabalhadores na BASF (INTRAB) reuniu-se em Santo André nos dias 17 e 18 de novembro para discutir a situação das plantas da multinacional alemã no Brasil e realizar o Diálogo Social. Participaram trabalhadores e sindicalistas das unidades Guarantiguetá (SP); Morumbi (SP); Camaçari (BA); BASF Demarchi (São Bernardo), Jaboatão (PE) e representantes da CNQ-CUT e Fetquim.Entre os temas abordados no Diálogo Social, destacam-se a reestruturação produtiva e pa-cote demissio-nal padrão.

BASF antecipa presente de Natal e anuncia reestruturações!

A transferência da produção de tintas de repintura para Alemanha gera impacto de 43 demissões na área de ECR. De forma autoritária BASF demitiu 05 no dia 01.12.2015. A empresa aproveitou da data para reduzir o quadro de trabalhadores/as no setor de tintas Automotivas, com 22 demissões.A Comissão de Fábrica e o Sindicato mobilizaram a fábrica e realizaram uma assembleia que aprovou uma pauta de reivindicação. Após várias reuniões com a empresa, chegou-se a um acordo de pacotes de benefí-cios aos demitidos e compromisso de que não haverá mais demissões em 2016.