Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

12
FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 SÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014 - ANO 4 - Nº 942 C M Y K TINHA APENAS 17 ANOS Jovem de 17 anos morre em acidente na BR 116 próximo a Santa Bárbara do Leste TRÂNSITO [ [ CARATINGA - Ao longo destas últimas semanas está em discussão entre a mesa diretora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a rei- toria do Centro Universitário de Caratinga a possibilidade de estreitar os laços com a ins- tituição de ensino, inclusive com a possibilidade da mes- ma assumir a direção adminis- trativa da unidade de saúde. Hospital Nossa Senhora Auxiliadora analisa proposta da Unec para assumir administração PÁGINA .5 VALE DO RIO DOCE MANHUAÇU - Começou na tarde de terça (23/09) mais uma semana de júri popular no Fórum Desembar- gador Alonso Starling, em Manhuaçu. O acusado João Luís da Silva foi condenado a 8 anos de prisão pelo cri- me de homicídio e a três meses, em regime aberto, pelo crime de expor a vida ou a saúde de alguém a perigo iminente. Os crimes ocorreram em dezembro de 2008. Por volta de 13h, iniciou-se o julgamento do réu, com a exposição da promotora Dra. Alice de Mello Vilela sobre o ocorrido no dia 25 de dezembro de 2008, dia do crime, e os pareceres da perícia, bem como depoimentos do réu, outros envolvidos já julga- dos anteriormente e das testemunhas. PÁGINA.3 ZONA DA MATA Réu é condenado a 8 anos e 3 meses por homicídio em 2008 Grupamento de Bombeiro Civil de Caratinga e Tiro de Guerra passam por treinamento VALE DO RIO DOCE PÁGINA .8 PÁGINA .7 PÁGINA .5 VALE DO RIO DOCE Senai Caratinga anuncia processo seletivo para dois cursos Feira de adoção de cães e gatos será neste sábado em Caratinga PÁGINA .4 VALE DO RIO DOCE Homem é preso com 20 kg de maconha em ônibus em Timóteo VALE DO AÇO TIMÓTEO - Foi preso nesta sexta-feira (26) um homem de 29 anos, suspeito de tráfico de drogas. Segundo infor- mações da Polícia Militar, 20 kg de maconha prensada foi encontrado em um ônibus, que estava na cidade de Timóteo, escondida dentro de uma mochila. A prisão do suspeito e apreensão do entorpecente faz parte da Opera- ção Impacto no Vale do Aço. PÁGINA .9 CARATINGA - Durante toda esta semana equipes do Grupamento de Bom- beiro Civil de Caratinga e do Tiro de Guerra partici- param de um curso de pri- meiros socorros e combate a incêndio. O curso minis- trado pelo Corpo de Bom- beiros Militar de Governa- dor Valadares se estendeu por toda a semana. Na manhã des- ta sexta-feira (26/09), na conclusão dos trabalhos, os participantes colocaram em prática os conhecimen- tos aperfeiçoados.

description

 

Transcript of Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

Page 1: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00sábado, 27 dE sEtEmbRo dE 2014 - aNo 4 - Nº 942

C M Y K

TINHA APENAS 17 ANOSJovem de 17 anos morre em acidente na BR 116 próximo a Santa Bárbara do Leste

TRÂNSITO[ [

CARATINGA - Ao longo destas últimas semanas está em discussão entre a mesa diretora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a rei-toria do Centro Universitário de Caratinga a possibilidade de estreitar os laços com a ins-tituição de ensino, inclusive com a possibilidade da mes-ma assumir a direção adminis-trativa da unidade de saúde.

Hospital Nossa Senhora

Auxiliadora analisa

proposta da Unec para assumir

administração

PÁGINA.5

VALE DO RIO DOCE

MANHUAÇU - Começou na tarde de terça (23/09) mais uma semana de júri popular no Fórum Desembar-gador Alonso Starling, em Manhuaçu. O acusado João Luís da Silva foi condenado a 8 anos de prisão pelo cri-me de homicídio e a três meses, em regime aberto, pelo crime de expor a vida ou a saúde de alguém a perigo iminente. Os crimes ocorreram em dezembro de 2008.

Por volta de 13h, iniciou-se o julgamento do réu, com a exposição da promotora Dra. Alice de Mello Vilela sobre o ocorrido no dia 25 de dezembro de 2008, dia do crime, e os pareceres da perícia, bem como depoimentos do réu, outros envolvidos já julga-dos anteriormente e das testemunhas.

PÁGINA.3

zOnA DA mAtARéu é condenado a 8 anos e 3 meses por homicídio em 2008

Grupamento de Bombeiro Civil de Caratingae Tiro de Guerra passam por treinamento

VALE DO RIO DOCE

PÁGINA.8

PÁGINA.7

PÁGINA.5

VALE DO RIO DOCE

Senai Caratinga anuncia processo

seletivo para dois cursos

Feira de adoção de

cães e gatosserá neste sábado em Caratinga

PÁGINA.4

VALE DO RIO DOCE

Homem é preso com 20 kg de maconha em ônibus em Timóteo

VALE DO AçO

TIMÓTEO - Foi preso nesta sexta-feira (26) um homem de 29 anos, suspeito de tráfico de drogas. Segundo infor-mações da Polícia Militar, 20 kg de maconha prensada foi encontrado em um ônibus, que estava na cidade de Timóteo, escondida dentro de uma mochila. A prisão do suspeito e apreensão do entorpecente faz parte da Opera-ção Impacto no Vale do Aço.

PÁGINA.9

CARATINGA - Durante toda esta semana equipes do Grupamento de Bom-beiro Civil de Caratinga e do Tiro de Guerra partici-param de um curso de pri-meiros socorros e combate a incêndio. O curso minis-trado pelo Corpo de Bom-beiros Militar de Governa-dor Valadares se estendeu por toda a semana. Na manhã des-ta sexta-feira (26/09), na conclusão dos trabalhos, os participantes colocaram em prática os conhecimen-tos aperfeiçoados.

Page 2: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 20142

C M Y KC M Y K

vALE Do rIo DocE

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

CARATINGA - Em uma reportagem publicada no dia 12 de setembro no site oficial do PCS (Programa Cidades Sus-tentáveis) com o título “BH recebe cidades mineiras para Curso de Gestão Pública Sustentável”, realizado nos dias 11 e 12/09, a fala do prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira foi destacada: “O prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz, destacou que a continuidade destas iniciativas por parte das administrações municipais é essencial para o fortalecimen-to do processo. ‘É necessário que um grupo técnico de ser-vidores efetivos, de carreira, participe deste programa, para que ele possa perdurar depois das mudanças politicas que normalmente acontecem’, avaliou”. Segundo a matéria, “cerca de 70 gestores e técnicos de 17 cidades mineiras participaram do curso de Gestão Pública Sustentável, nesta quinta-feira, dia 11, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação”. A publicação destaca, ainda, que, “o curso tem como objetivo auxiliar os gestores públicos e técnicos das cidades a colocarem em prática a agenda de sustentabili-dade prevista pelo Programa Cidades Sustentáveis, baseada em 12 eixos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustenta-bilidade; planejamento e desenho urbano; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâ-mica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; cultura para a sustentabilidade”. O CURSO O curso de “Gestão Pública Sustentável” contou com a participação do prefeito Marco Antônio Ferraz Jun-queira e do professor Wilson Acácio, coordenador do PCS (Programa Cidades Sustentáveis) que a Prefeitura de Cara-tinga é signatária. O prefeito Marco Antônio foi convidado pela co-ordenação nacional do Programa para compor a mesa de abertura dos trabalhos, representando a FNP (Frente Na-cional de Prefeitos) e todos os prefeitos mineiros signatários da carta-compromisso com o Programa no curso promovi-do para prefeitos, secretários municipais, coordenadores do PCS nas prefeituras, técnicos das 26 prefeituras mineiras que aderiram o Programa. Além de Marco Antônio também participaram da mesa o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délcio Malheiros, representando o prefeito Márcio Lacerda; Thiago Alexsan-der Costa Grego, secretário Municipal de

Planejamento, Orçamento e Informação; Maurício Broizine, coordenador nacional do PCS. Ainda em sua fala, Marco Antônio destacou o seu compromisso com o Programa porque no dia 30 de outu-bro de 2012, mesmo antes de sua posse, ele foi a Ipatinga para assinar a Carta Compromisso assumindo as responsa-bilidades contidas neste documento como o fornecimento dos indicadores básicos para a Plataforma do PSC; a atuali-zação e divulgação destes indicadores; divulgação da presta-ção de contas do PCS, além da publicação e divulgação do Plano de Metas, que está prontamente sendo realizado. O prefeito de Caratinga destacou, também, a im-portância deste momento para a cultura para a política lo-cal. “Pela primeira vez na história de Caratinga, através do Programa Cidades Sustentáveis, estão reunidas informações precisas da real situação municipal. Vamos avançar, ainda mais, no cumprimento das metas estabelecidas”, afirmou. “Me sinto honrado em participar da mesa de abertura deste curso e, aqui, representando os prefeitos dos 26 municípios mineiros, afirmo que, muito há o que fazer em relação ao PCS, mas, o Plano de Metas (2013-2016) elaborado pela atual administração e linkado no site do Programa consti-tui-se em um importante instrumento de planejamento da atual Gestão Municipal e afirmo que o Programa Cidades Sustentáveis, em 2014, está sendo uma prioridade em nossa administração”. Wilson Acácio reforçou o apoio que o prefeito Marco Antônio tem dado para o Programa. "A criação da Comissão de Estudos, acompanhamento e Implantação do PCS e um fato significativo porque Caratinga é o único en-tre as cidades mineiras que conta com uma Comissão como esta, instituída pelo prefeito. Este foi muito elogiado pelo coordenador nacional, Maurício Broizini". CURSO OFERECEU OFICINA PARA TÉCNICOS No primeiro dia do curso na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão foram apresentados dois módulos: As Bases do Programa Cidades Sustentáveis e Mapeamento Estratégico do Município, Fundamentos da Governança e Gestão Local e Os 12 Eixos Temáticos do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). O curso prosseguiu na sexta-feira, dia 11, no La-boratório de Informática da Prodabel, com o módulo Me-todologia para Implementação de indicadores e Planos de Metas / Uso do Sistema de Indicadores para a Construção de Observatórios. A oficina foi direcionada aos técnicos das prefeituras responsáveis pelo preenchimento dos indicado-

Vara do Trabalho de Caratinga homenageada pelo Tribunal Regional do Trabalho de MGCARATINGA - Os ministros Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, Aloysio Cor-rêa da Veiga e Maria de Assis Calsing, todos do TST, e o prefeito de BH, Márcio Lacer-da, são algumas das personali-dades homenageadas pelo Tri-bunal Regional do Trabalho de MG com a Grã Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Na terça-feira, 23, em solenidade no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, os quatro receberam suas comendas das mãos da presidente do TRT-MG, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria.De forma inédita, também fo-ram condecoradas no grau In-sígnia a 2ª Vara do Trabalho de Barbacena, a 27ª de Belo

Horizonte e as de Caratinga e Itaúna, por terem se sobressa-ído nas avaliações feitas entre janeiro e junho de 2014 sobre produtividade e celeridade dos processos trabalhistas em 1ª instância. A Vara do Tra-balho de Caratinga foi repre-sentada na solenidade pela Diretora de Secretaria Águida Aparecida de Andrade; a de Itaúna, pelo Juiz Titular Dr. Valmir Inácio Vieira; a 2ª Vara de Barbacena, pela Juíza Titu-lar Dra. Vânia Maria Arruda; e a 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, representada pela Diretora de Secretaria Maria Alaene Ribeiro Baía.A partir de agora, de dois em dois anos, quando se conce-dem as medalhas, o Conselho da Ordem do Mérito vai pre-

miar as Varas que se destaca-rem.

AUTORIDADESDentre as autoridades e per-sonalidades agraciadas com as medalhas da Ordem do Mérito Judiciário do Traba-lho, realizada pelo TRT-MG terça-feira (23) no Centro Cultural Banco do Brasil, compareceram na solenida-de, além do prefeito Márcio Lacerda, o procurador-chefe da AGU em Minas Gerais, Adilson Alves Moreira Jú-nior; a procuradora-chefe do Ministério Público do Traba-lho em Minas, Márcia Cam-pos Duarte; o presidente da AMATRA3, juiz Bruno Alves Rodrigues; a secretária de Es-tado da Educação, Ana Lúcia

Gazzola; a diretora jurídica da Cemig, Maria Celeste Morais Guimarães; a presidente da Associação Mineira dos Advo-gados Trabalhistas (AMAT), Isabel Dorado; André Luiz Barbosa Roquette, diretor do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte - MG; Celina Alves Padilha Arêas, secretá-ria de formação da Central dos Trabalhadores do Brasil e diretora-geral do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais.De outros tribunais e estados, estavam presentes três minis-tros do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Luiz Bresciani de Fontan Perei-ra, Aloysio Corrêa da Veiga e Maria de Assis Calsing; a desembargadora do TRT de

Campinas, Ana Paula Pellegri-na Lockmann; o juiz do TRT da Bahia e presidente da Aca-demia Brasileira de Direito do Trabalho, Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho; e José Hortêncio Ribeiro Júnior, juiz do TRT do Mato Grosso.Também foram agraciadas com a ordem do Mérito pes-soas e representantes de ins-tituições que se distinguem por atividades relevantes de cunho social. Entre estes, re-ceberam a Ordem do Mérito a Escola Superior Dom Helder Câmara; o Projeto Novo Céu, que presta assistência a por-tadores de paralisia cerebral; o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e médico cirurgião José Renan Cunha Melo, que deixou sua reno-

mada clínica particular para se dedicar exclusivamente a pacientes do SUS, em hospi-tal público. Essas medalhas e as demais, nos três graus da Ordem, foram condecorados pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, que compartilhou a solenidade de entrega das medalhas com seus colegas, desembargado-res José Murilo de Morais (1º vice-presidente), Emília Fac-chini (2ª vice-presidente e ou-vidora), Denise Alves Horta (corregedora), Ronan Koury (vice-corregedor), Deoclécia Amorelli Dias, Júlio Bernardo do Carmo, Márcio Ribeiro do Valle.

Participação do prefeito de Caratinga é destaque no portal do PCSMarco Antônio participou de curso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS)

em Belo Horizonte e Caratinga foi destaque em reportagem publicada no site oficial

res no sistema do Programa Cidades Sustentáveis. Participaram do curso representantes de Andradas, Belo Oriente, Betim, Bom Despacho, Caratinga, Coronel Fabriciano, Inhapim, Ipatinga, Marliéria, Morro do Pilar, Santana do Paraíso, São João Del Rei, Sete Lagoas, Timó-teo, Tiradentes, Visconde do Rio Branco e Betim. De Belo Horizonte participaram gerentes e técnicos da BHTrans, da Superintendência de Limpeza Urbana, das secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Gestão Compartilhada, de Políticas Sociais, de Planejamento, Orçamento e Infor-mação. A promoção foi do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Alphaville, Movimento Nossa BH e Pre-feitura Municipal de Belo Horizonte.

Page 3: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 2014 3zoNA DA MATAC M Y K

Autor de homicídio é condenado a 42 anos de prisão

Polícia Rodoviária promove ações

educativas no trânsito

Réu é condenado a 8 anos e 3 meses por homicídio em 2008

MANHUAÇU - Na noite desta quarta-feira (24), o júri considerou Wanderley Pereira da Rocha, de 36 anos, culpado pelo homicí-dio de José Paulo Raposo, de 50 anos, e a tentativa de homicídio contra Ma-tilde Mendes Ribas da Ro-cha, de 30 anos. O crime aconteceu em setembro de 2013, no distrito de São Si-mão do Rio Preto. Na época, o fato causou grande repercussão e comoção social devido o fato do crime ter ocorrido em uma loja do distrito, na presença de várias teste-munhas. No dia do crime, populares relataram aos policiais que Wanderley, chegou repentinamente e disparou contra o casal diversas vezes e depois fu-giu sentido ao Córrego da Laje, zona rural de Santa Bárbara do Leste. José Paulo era atu-al companheiro de Matil-de Mendes, ex- esposa de Wanderley. Nove tiros atin-giram a vítima, que morreu no local, e três acertaram Matilde. Ela sobreviveu e chegou a testemunhar no julgamento. Após o ocorrido, Wanderley fugiu, mas al-gum tempo depois se apre-sentou a polícia junto a um advogado e confessou a autoria do crime. O réu respondeu todo o processo preso e foi condenado a 25 anos e seis meses de prisão pelo crime de homicídio e mais 19 anos e 10 meses, pela tentativa de homicídio contra a ex-companheira. Ele ainda se beneficiou de uma redução de três anos, três meses e 20 dias da pena, caindo para 16 anos, seis meses e 10 dias de re-clusão pelo segundo crime no qual foi condenado. Logo, o Juiz que presidiu sessão, Dr. Mar-co Antonio da Silva leu a sentença proferida ao réu de 42 anos e 10 dias de pri-são em regime fechado. A defesa do réu foi realizada pelo defensor público Dr. Roberto Gomes e pelos advogados Dr. Pedro Paulo de Souza e pelo Dr. Felipe Delogo Dutra Pereira. A acusação ficou a cargo da promotora de justiça, Dra. Alice de Mello Vilela e dos assistentes de acusação, Dr. Geraldo Féres e Dr. Paulo César Sabino.

MANHUAÇU - Começou na tarde de terça (23/09) mais uma semana de júri popular no Fórum Desem-bargador Alonso Starling, em Manhuaçu. O acusado João Luís da Silva foi con-denado a 8 anos de prisão pelo crime de homicídio e a três meses de prisão, em regime aberto, pelo crime de expor a vida ou a saúde de alguém a perigo iminen-te. Os crimes ocorreram em dezembro de 2008. Por volta de 13h, iniciou-se o julgamento do réu, com a exposição da promotora Dra. Alice de Mello Vilela sobre o ocorri-do na dia 25 de dezembro de 2008, dia do crime, e os pareceres da perícia, bem como depoimentos do réu, outros envolvidos já julga-dos anteriormente e das testemunhas. De acordo com a promotora, João Luís da Silva e mais quatro envol-vidos, dois deles condena-dos, um menor (na época) e outro não identificado pela justiça, foram até a casa da vítima, Antônio Feliciano Neto, bateram na porta e pediram sua com-panheira que o chamasse. Este ao chegar à porta foi atingido por um tiro trans-fixo, ou seja, que entrou e saiu de seu corpo, e causou sua morte por trauma torá-cico. Ela ressaltou que embora um dos envolvidos tenha assumido a autoria, a perícia do local verificou diversas marcas de tiro nas janelas e em outras par-tes da casa, logo devido a quantidade de disparos, não é possível afirmar de quem teria partido a bala que matou a vítima. Dra. Alice ainda sustentou a tese que, mes-mo sem uma prova que atribuísse a autoria do cri-me ao réu, testemunhas disseram tê-lo visto na rua no dia do fato e, contrário ao seu depoimento, que há cerca de cinco meses ele vinha frequentando o Pi-nheiros. Na afirmação de João, ele disse nunca ter ido ao bairro e não conhe-cer a vítima e os dois envol-vidos já condenados, e que conhecia apenas o menor. Após apresentar sua tese, a promotora in-formou que o Ministério Público pediu a condena-ção do réu pelo crime, pois

entendia que houve a par-ticipação de João, mesmo sem autoria direta. “Foram diversos tiros, provavel-mente, diversas pessoas ati-raram. Ele é partis, isto é, uma pessoa que participa de um crime, mas sem ser o real executor. É uma par-ticipação moral, ele aderiu ao comportamento e jun-tos eles foram lá para atirar. Então, segundo o direito penal, eles participaram do ato, logo deve responder pelo crime, porém propor-cionalmente, como menor participação”, declarou. O defensor do réu, Dr. Roberto Gomes, afir-mou que não havia provas da culpa de João Luís e que, assim como um dos conde-nados anteriormente, ele havia negado o crime, mas ao contrário do que ficou provado com o outro indi-víduo condenado, não ha-via comprovação. “No caso do condenado, ele foi visto e reconhecido pela esposa da vítima como estava no local. No caso de João Luís não, logo não há compro-vação. Se ele for condena-do ao que pede a promoto-ra, ele receberá no máximo um terço de redução de pena, logo pode chegar a ficar 12 anos na prisão por um crime que não há como provar que ele cometeu”. Na réplica da pro-motora, ela enfatizou os depoimentos de duas teste-munhas chave que, em juí-zo, informaram a presença de João Luís na rua, junto com os outros autores. Elas ainda reconheceram uma foto do réu. Ela ainda men-cionou ameaças que uma das testemunhas estaria sofrendo para mudar seu depoimento em juízo. Dra. Alice afirmou que no momento dos dis-paros, estavam na sala da residência uma senhora, que seria a sogra da vítima, e duas crianças, filhos de Antônio. A companheira dele, que o havia chama-do para atender a porta, se encontrava no banheiro. “A companheira da vítima relatou que um dos filhos do casal, desde então, está traumatizado e faz trata-mento com o fonoaudiólo-go. Ele já praticamente não fala. Ele tinha envolvimen-to com o tráfico, conforme informou sua mulher, mas isso não justifica, pois esta-mos aqui para defender a

vida como um bem maior”, declarou. O defensor res-saltou que a denúncia do Ministério Público pedia a condenação do réu pelo crime de homicídio e que, mesmo com a participação de menor importância ale-gada pela promotora, o júri não poderia condenar o acusado pelo fato de não haver comprovação que ele tivesse realmente cometido o crime de homicídio. Após a votação, o júri decidiu pela conde-nação do réu. O juiz, Dr. Marco Antônio Silva, leu a sentença condenando João Luís da Silva há oito anos de prisão pelo crime de homicídio e a três me-ses por colocar em risco a vida de outrem, no caso, a sogra da vítima, presente no momento dos dispa-ros. A pena será em regime aberto, na qual, o autor terá que se apresentar para realizar uma proposta de trabalho. Segundo o defen-sor do réu, Dr. Roberto, ele entrará com recurso da de-cisão.

ENTENDA O CASO O crime foi na noi-te do dia 25 de dezembro. O grupo chegou procuran-do por Antônio Feliciano na casa dele, na rua dos Pinheiros, no antigo cam-po de aviação. Ele viu os indivíduos e tentou se es-conder dentro de casa, mas acabou baleado nas costas e morreu. O grupo foi le-vado por um taxista num Uno branco de Caratinga. O motorista e o carro não foram identificados. Antônio Feliciano era alvo de investigações da Polícia Civil desde que se mudou para Manhuaçu, em agosto do ano passado. Ele era denunciado como traficante no bairro e a po-lícia chegou a cumprir um mandado de busca e apre-ensão na casa dele, mas nada foi encontrado. A vítima devia quatro mil reais a trafican-tes em Caratinga. Segundo o delegado Getúlio La-cerda, o acerto de contas tinha um objetivo maior: o domínio do tráfico no bairro Nossa Senhora Apa-recida.

SIMONÉSIA E SANTANA DO MANHUAÇU - A Semana Nacional do Trânsito foi promovida com palestras, passeata e blitzen educativas com um alerta principalmente para os pedestres em toda a região. Em Santana do Manhuaçu e Simonésia a Polícia Militar Rodoviária com apoio dos des-tacamentos locais promoveu uma extensa programação. Sargento Aurélio Fraga explica que a prevenção é uma constante na área da Polícia Militar Rodoviária, mas nessa semana o trabalho foi reforçado por envolver ações em todo o país. “A educação é a melhor forma de se mudar comportamentos. Temos registros de acidentes em várias rodovias da região e buscamos sempre orientar sobre a ne-cessidade de dirigir com segurança, prudência e atenção”, afirma. O Sargento Aurélio Fraga conta que estão sendo realizadas palestras e atividades com apoio de autoescolas nas cidades de Santana do Manhuaçu e de Simonésia. “Os instrutores são peças essenciais também nessas campanhas e na orientação. Em Santana, estamos promovendo uma blitz educativa com participação de escolas, pessoal da se-cretaria de saúde e da Guarda-Mirim”, afirma. O militar também destaca que as crianças contri-buem bastante para orientar pais e familiares, ajudando a multiplicar as orientações passadas nas palestras nas esco-las. “Eles muitas vezes corrigem e até chamam a atenção dos pais, por exemplo, para a velocidade excessiva ou a falta do cinto de segurança”, finalizou. De acordo com o Sargento Luciano Breder, em Simonésia, foram desenvolvidas atividades ao longo da se-mana. Foram colocados dois veículos acidentados na praça central para chamar a atenção dos motoristas e pedestres para a violência no trânsito.

SIMONÉSIA Em Simonésia, em parceria com a Polícia Militar da cidade, foram realizadas palestras em escolas. “Consegui-mos reunir 160 alunos em palestra nas escolas, falando so-bre a necessidade de conscientização para um trânsito mais seguro”, declarou. Outra iniciativa foi uma palestra para estudantes do Ensino Médio, inclusive mostrando que acidentes com mortes são constantes nas estradas na região. O objetivo é orientar sobre direção defensiva, reforçar a prevenção e demonstrar o perigo de dirigir alcoolizado, por exemplo. As blitzen educativas têm como foco a orientação, contudo em caso de abordagens que identificarem irregu-laridades, são tomadas as providências cabíveis. Também estão sendo promovidas caminhadas e outras atividades. O alvo principal da campanha de 2014 é o pedestre, que tem preferência, mas também tem seus deveres. Um dos motoristas abordados nas blitzen educati-vas, Celso Lúcio dos Santos, apoiou a iniciativa. “É impor-tante que os motoristas respeitem os pedestres e que todos tenham mais paciência no trânsito. É preciso que as pessoas se conscientizem, façam o seu papel e respeitem o direito dos outros, e que a Semana Nacional de Trânsito sirva de incentivo para reforçar a educação no trânsito nas estradas da região”, diz.

PASSEATA De acordo com o Sargento Alan Santos, uma pas-seata marcou o encerramento da Campanha da Semana Nacional do Trânsito em Simonésia. A Polícia Militar da cidade juntamente com a Polícia Civil, Secretaria Munici-pal de Educação, Auto Escola Globo, Escolas Estadual e Municipais, APAE, AGS-Anjos da Guarda de Simonésia, encerraram as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Durante os últimos dias foram realizadas palestras em escolas, blitzen educativas, exposição de veículos aciden-tados e na manhã de quinta-feira, fechando as atividades desenvolvidas, foi realizada uma passeata pelas principais ruas de Simonésia, sendo alvo de muitos elogios.

Page 4: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 20144 vALE Do rIo DocE

Feira de adoção de cães e gatos será neste sábado em Caratinga

Moviso precisa de doações de

roupas masculinasCARATINGA - O Mo-vimento Social São João Batista, o Moviso, atende atualmente a uma média de 50 a 60 pessoas carentes por dia. O trabalho é man-tido graças à solidariedade de caratinguenses, convê-nios com entidades priva-das e de parte do dízimo da paróquia Catedral. Segundo o diretor, José Romero Carli, neste momento a entidade pre-cisa de doações de roupas masculinas, camisas, calças e, em especial, shorts. Se-

gundo o diretor a demanda por estes pedidos aumen-tou consideravelmente e o Moviso busca recursos para poder atender aos anseios dos mais carentes. A entidade tam-bém precisa da doação de carnes. Quem puder con-tribuir entre contato com o Moviso pelo telefone (33) 3321-5322. A entidade fica situada na rua Coronel An-tônio da Silva, 608, Centro de Caratinga. (Super Ca-nal)

CARATINGA - O evento acontecerá no Calçadão da Mi-guel de Castro, neste sábado (27/09), a partir das 09h. A iniciativa é da Prefeitura de Caratinga, através da Superin-tendência de Vigilância em Saúde, em parceria com a Asso-ciação de Proteção de Animais Paradiso. Os animais precisam de um lar. A associação que também corresponde a uma ONG, sem fins lucrativos, foi devidamente criada e legalizada há cerca de três anos e vem oferecendo este amparo aos animais abandonados. Aban-donar é crime e os animais na rua somam um problema de saúde pública. A integrante da associação, Daniela Fonseca, chamou a atenção para a adoção, um ato de carinho.

Hoje a ONG cuida de aproximadamente 100 animais, cerca de vinte participarão da feira, mas quem quiser co-nhecer um pouco mais sobre os animais é convidado a visitar o Facebook da instituição: https://www.facebook.com/pages/APAP-Associação-Protetora-dos-Animais-Paradiso/217835128406001?fref=ts Dar fim ao abandono e oferecer um novo lar aos animais que hoje aguardam por esta oportunidade, estes são os dois grandes objetivos da Prefeitura e da Associação. Toda a população é convidada a participar e a contribuir com este trabalho. Chegou o momento de escolher e levar para a casa um grande amigo. (Super Canal)

Page 5: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 2014 5vALE Do rIo DocE

Senai Caratinga anuncia processo seletivo para dois cursos

Auxiliar administrativa do Senai, Karine de Almeida Dias

CARATINGA - O Senai de Caratinga está com pro-cesso seletivo aberto para dois cursos de aprendiz, instalação elétrica predial e confecção do vestuário. As inscrições podem ser feitas somente pelo site www.senaimg.com.br e os candidatos têm que estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A idade é de 16 a 23 anos exceto pessoas com deficiência física com-provado por laudo médico. As provas serão dia 1ª de novembro com questões básicas de português e matemática. O curso é gra-tuito e os interessados só pagam a inscrição que é 20 reais. Para cada curso serão disponibilizadas 20 vagas. Os cursos começarão em 2015. O curso de instala-ção elétrica predial acon-tece de 7h30 as 11h30 e o curso de confecção do ves-tuário será de 13h as 17h e terão duração de um ano. Para a auxiliar ad-ministrativa do Senai, Ka-rine de Almeida Dias, “é importante cursos como este que o SENAI está ofe-recendo, pois é uma forma de inserir o jovem no mer-cado de trabalho”. (Juci-mar Oliveira)

CARATINGA - Ao longo destas últimas semanas está em discussão entre a mesa diretora do Hospital Nossa Senhora Auxiliado-ra e a reitoria do Centro Universitário de Caratinga a possibilidade de estreitar os laços com a instituição de ensino, inclusive com a possibilidade da mesma as-sumir a direção administra-tiva da unidade de saúde. Como é de conhe-cimento de todos os cara-tinguenses, o Hospital vem enfrentando nos últimos anos crises financeiras e tem apresentado dificulda-des para dar continuidade ao atendimento à popula-ção. Nesta última quarta-feira (24/09), após algu-mas reuniões, o Centro Universitário de Caratinga apresentou uma proposta concreta para a unidade de saúde, prevendo a melho-ria do atendimento e a con-tinuidade dos trabalhos. O teor da propos-ta ainda não foi esclareci-do, porém, sabe-se que a

possibilidade já está sendo avaliada pelos atuais admi-nistradores do Hospital. Em entrevista no início da noite desta quinta-feira (25/09), o bispo Dom Emanuel Messias de Olivei-ra, presidente do Hospital, confirmou a negociação. "Nós estamos co-meçando uma conversa com a Unec sobre a possi-bilidade de uma ajuda para o Hospital. Nós estamos estudando agora, fazendo reuniões e vendo esta pos-sibilidade de termos esta parceria com a Unec. Que tipo de parceria agora fica difícil de adiantar, mas se-ria mesmo uma parceria na administração. Tem muitos pontos que precisam ser definidos", destacou. O jornalismo en-trou em contato com o Rei-tor do Unec, professor An-tônio Fonseca, que nesta quinta-feira esteve em São Paulo participando de um congresso. O Reitor apenas confirmou a respeito do atual estágio de negocia-

ções, sendo que o mesmo está em fase final de avalia-ção. De acordo com Dom Emanuel todas as medidas estão sendo estudadas para ajudar o hospital e garantir o atendimento à popula-ção. "Para salvar a vida do Hospital, porque nossa preocupação não é nem o Hospital, nossa preocu-pação são os pobres, que precisam. O Hospital está trabalhando com 92% do atendimento voltado para o SUS, ou seja, atende a população carente. Se a gente não tomar uma de-cisão mais urgente pode haver uma intervenção do Estado, e passar para o Estado nós não queremos, porque o Estado não vai cuidar bem como a gente gostaria que fosse cuidado. Não daria a atenção que a gente gostaria que desse ao nosso povo simples, que precisa do SUS", concluiu. (Super Canal)

Unec apresenta proposta para administração do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

Page 6: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 20146LEI Nº 3.418, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014.

“Define regras para a realização de audiências públicas no Muni-cípio de Manhuaçu - MG”.

O povo do Município de Manhuaçu, Estado de Minas Gerais, por intermédio dos seus representantes na Câmara de Vereado-res, aprovou, e eu, NAILTON COTRIM HERINGER, Prefeito Municipal, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO IDAS AUDIÊNCIAS PÚBLICASSeção IDos objetivos

Art. 1º. O município de Manhuaçu, Estado de Minas Gerais, atra-vés dos Poderes Executivo e Legislativo poderá realizar reuniões na forma de audiências públicas com participação de autoridades, cidadãos e representantes de organização da sociedade civil, para tratar de assuntos de interesse público relevante ou para instruir matéria legislativa em tramitação na Câmara Municipal.

Art. 2º. A realização de audiências públicas, no que diz respeito a assuntos de interesses da população a ser objeto de determinada política pública, fica condicionada a observância dos requisitos e condições estabelecidas na presente lei.

Art. 3º. As audiências públicas tem por objetivos específicos:I - recolher subsídios ou informações para o processo de tomada de decisões no âmbito do Poder Executivo e/ou do Poder Legis-lativo;II - proporcionar aos cidadãos a oportunidade de encaminhar seus pleitos, sugestões e opiniões;III - identificar de forma mais ampla, os aspectos relevantes à ma-téria objeto da audiência pública;IV - dar publicidade a assunto de interesse público que estará sen-do objeto de análise pelo Poder Executivo e/ou Poder Legislativo do município. Seção IIDa direção:

Art. 4º. As audiências públicas realizadas sob a responsabilidade e condução do Poder Executivo serão presididas na seguinte ordem de preferência: I - pelo Prefeito Municipal;II - pelo Procurador Jurídico do Município; III - pelo Secretário da Pasta ou pelo Presidente de Autarquia ou Empresa Pública, diretamente ligada ao tema principal desta.Parágrafo único: Havendo acordo, a presidência dos trabalhos poderá ser exercida por qualquer uma das autoridades acima enu-meradas, sem estrita observância à ordem estabelecida, não sendo causa de nulidade, vez que todos detentores de poderes públicos e responsáveis pela gestão.

Art. 5º. As audiências públicas realizadas sob a responsabilidade e condução do Poder Legislativo serão presididas na seguinte or-dem de preferência: I - pelo Presidente da Comissão Permanente da Câmara Muni-cipal de Manhuaçu, com competência sobre o tema principal de que se tratar referida audiência; II - pelo Relator de referida Comissão Permanente;III - pelo Membro Efetivo de referida Comissão Permanente;IV - pelo Membro Suplente de referida Comissão Permanente, dentre eles, preferencialmente o detentor de maior número de mandatos eletivos no Poder Legislativo e havendo empate, o mais idoso e se o caso ainda o exigir, por sorteio entre eles;V - pelo Vereador autor do requerimento para audiência pública e havendo mais de um, por deliberação em comum acordo entre os mesmos e na sua falta, por sorteio entre os presentes; VI - pelo Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal;VII- pelo Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal;VII - pelo 1º. Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal;IX - pelo 2º. Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.Parágrafo único. Havendo acordo entre os vereadores, a presidên-cia dos trabalhos poderá ser exercida por qualquer um vereador, sem estrita observância à ordem estabelecida, não não sendo cau-sa de nulidade, vez que todos detentores de mandato eletivo e no exercício de seus direitos políticos.

Art. 6º. Caso houver necessidade devidamente justificada do pre-sidente de audiência pública instalada e em andamento, seja ela de responsabilidade do Poder Executivo, seja do Poder Legislati-vo, ausentar-se dos trabalhos, este transferirá a presidência, pri-meiramente com a observância da ordem estabelecida nos termos dos artigos 4º e 5º., podendo também valer-se da transferência da presidência, por livre acordo entre os dirigentes responsáveis pelo evento, estando presente qualquer das autoridades descritas em mencionados artigos, com condições de substituí-lo.Parágrafo único. No caso do artigo anterior, em ocorrendo a au-sência temporária, o presidente que se ausentou terá o direito de, caso retorne ao recinto, tomar assento na mesa diretora dos traba-lhos, todavia na condição de vice-presidente.

Art. 7º. Uma vez aberta a audiência e assumindo sua presidên-cia autoridade fora da ordem pré-estabelecida na forma acima, notadamente pela ausência, à hora designada para sua abertura, da autoridade mais indicada, seja que por motivo for, o presiden-te em exercício, não se sujeitará em transferir a presidência dos trabalhos a quem deveria precedê-lo na ordem, todavia, poderá fazê-lo a seu único e exclusivo juízo e vontade, não representando nulidade de atos, caso assim não o faça.

Art. 8º. O Presidente da Audiência Pública é sua mais alta autori-dade, onde lhe compete:I - abrir, presidir e encerrar as sessões de audiência pública e sus-pendê-la quando necessário;II - convidar a seu critério as pessoas e autoridades presentes para composição da mesa, devendo todavia, escolhê-las, respeitado má-ximo possível dentre aquelas que estejam ligadas diretamente ao tema central da audiência, bem como, observado o seu poder de

tomada de decisões e ações a serem implantadas e/ou corrigidas;III - dirigir os trabalhos, exercendo inclusive seu poder de polícia administrativa, visando manter a ordem e fazer cumprir a lei, bem como as regras para a realização do evento, podendo requisitar força pública para retirar quem porventura possa exceder no exer-cício de seus direitos, perturbando a boa ordem dos trabalhos; IV - designar responsável pelo serviço de secretariado das audi-ências públicas, que será servidor preferencialmente no exercício de função de Chefe de Secretaria ou de auxiliar, onde este deverá prestar toda a assessoria necessária à realização de referida audi-ência e inclusive, ordenar à secretaria do órgão responsável, ser a guardiã de todos os documentos que deverão ser reunidos na for-ma de autos processuais, juntando documento por documento, numerando folha por folha, rubricando e carimbando cada folha, mencionando a data da juntada a estes autos, ser a responsável por carga a quem solicitar, mediante devidas anotações nos au-tos, seja da saída, com data e hora, seja da devolução, da mesma forma, e assim, formar um caderno que retrate e guarde fielmente todos os atos da audiência pública, devendo esses autos ficarem arquivados na secretaria do órgão que presidi-la;V - mandar redigir as Atas resultantes das audiências públicas e dar a devida publicidade sobre a mesma; VI - conceder a palavra aos inscritos e às autoridades na forma regimental, cronometrando a duração dos pronunciamentos, cas-sando-lhes a palavra, disciplinando os apartes e advertindo todos que cometerem excessos;VII - mandar juntar a esses autos a gravação de áudio e vídeo da audiência pública, estes que serão obrigatórios em toda audiência pública, salvo casos comprovados de força maior;VIII - requisitar informações por escrito, bem como cópias de do-cumentos resultantes do assunto tratado nas audiências públicas e expedir certidões requeridas para a defesa de direito e esclareci-mento de situações;IX - credenciar agentes de imprensa, rádio e televisão para o acom-panhamento dos trabalhos, respeitado o livre exercício da profis-são, como regula a legislação; X - interpretar a aplicação desta lei, resolvendo as questões de ordem porventura levantadas, ficando desde logo esclarecido que a palavra só pode ser pedida sob a argumentação “questão de ordem”, uma vez indicado pelo requerente o dispositivo desta lei que porventura no seu entender supostamente estiver sendo infringido, bem como também competindo ao Presidente, resol-ver as questões emergências e inclusive decidindo sobre os casos omissos. CAPÍTULO II DA INICIATIVASeção I Da autoridade competente:

Art. 9º. As audiências públicas poderão ser realizadas por iniciati-va de qualquer autoridade integrante do Poder Executivo, como também mediante proposta de qualquer Vereador, aprovada por maioria simples, da Câmara Municipal.

Seção II Da convocação:

Art. 10. Para a realização da audiência pública, o poder público responsável se obriga em:I – (Vetado); II - publicar o edital respectivo no Diário Oficial do Município ou outro veículo utilizado pela municipalidade e nos jornais impres-sos de maior circulação, por 2(duas) vezes, sendo a primeira no máximo com 15(quinze) dias e a segunda, no máximo com 7(sete) dias que anteceder a data do evento; III – (Vetado).

Art. 11. O edital de convocação da audiência pública conterá, no mínimo:I - a pauta, com os temas principais e secundários que serão abor-dados;II - o objetivo;III - o local, que deve ser de fácil acesso aos interessados e a data, que deverá ser designada preferencialmente entre os dias de se-gunda-feira a quinta-feira; IV - o horário de início e de término;V - a identificação, cargo e interesse do(s) expositor(es), além do tempo de duração da exposição de cada um;VI - a forma pela qual o cidadão poderá participar do debate, bem como o local e o prazo limite para que se inscreva o cidadão ou entidade que queira participar, bem como a limitação de tempo destinado à discussão com o público;VII - o endereço completo do local onde se encontra a documen-tação relativa ao tema proposto para se discutir em referida au-diência pública, documentação esta que estará disponível, com no mínimo 01(uma) semana de antecedência, para consulta dos interessados, que poderão extrair, às suas expensas, as cópias que desejarem.

CAPÍTULO IIIDA PARTICIPAÇÃOSeção IDos expositores, oradores e participantes:

Art. 12. A participação de expositores e oradores nas audiências públicas estará limitada ao número fixado pelo poder responsável por sua realização. Se Poder Executivo, quem for presidir original-mente a audiência. O mesmo é estabelecido para o caso desta vir a ser realizada sob a responsabilidade do Poder Legislativo. § 1º. A identificação dos participantes, expositores e dos interessa-dos em apenas presenciar a audiência será feita quando do acesso às mesmas.§ 2º. As inscrições em desacordo com o inciso VI do artigo 10 e as-sim fora do prazo designado, sujeitará à autorização do presidente da audiência, que levará em consideração caso a caso, a relevân-cia da participação ou manifestação, bem como o tempo previs-to para as manifestações do público regularmente inscrito, tudo visando a não trazer prejuízo ao bom andamento da audiência.

Seção II

Da forma e prazos das exposições:

Art. 13 - A Audiência Pública observará as seguintes condições, sem ignorar as já previstas em normas federais e estaduais:I - deverá ter 3 (três) etapas: apresentação, discussão e conclusão;II - leitura e apresentação da matéria em discussão, sua importân-cia e influência na sociedade;III - utilizar-se obrigatoriamente de linguagem acessível, ilustrando a apresentação por mapas, gráficos e demais técnicas de comuni-cação audiovisual, sempre que possível, de modo que se possam entender e analisar os efeitos, impactos, prospecções e consequên-cias daquilo que se encontrar em exposição e/ou discussão; IV - terá duração previamente estabelecida em 03(três) horas, po-dendo ser prorrogada por mais 01(uma) hora, garantida a mani-festação oral daqueles que a desejarem pelo prazo máximo de 05 (cinco) minutos;V - no processo de discussão deverão ser analisadas as questões técnicas, legais, ecológico-ambientais, culturais, sociais e econômi-cas do projeto, obra ou matéria em discussão. Parágrafo único. A inscrição para debate será realizada em papel específico a ser elaborado pelo proponente, na forma e prazos previstas nesta lei.

Art. 14. O número de expositores será definido em função das ins-crições realizadas e do tempo total previsto para os depoimentos.§ 1º. Cada exposição estará limitada a 30(trinta) minutos, obede-cendo a ordem de inscrição, tendo o interpelado 10(dez) minutos para responder.§ 2º. Na hipótese de haver defensores e opositores relativamente à matéria objeto de exame, proceder-se-á de forma que se possibilite a manifestação das diversas correntes de opinião.

Art.15. (Vetado).I - (Vetado);II - (Vetado);III - (Vetado);IV - (Vetado);V - (Vetado).§ 1º. (Vetado).§ 2º. (Vetado).§ 3º. (Vetado).

Art. 16. São direitos de qualquer cidadão interessado na política pública a ser objeto da audiência de que trata esta lei: I - impugnar o edital de convocação, apontando os motivos, em até 2(dois) dias após a divulgação deste;II - manifestar-se oralmente durante a fase de discussão, que de-penderá da disponibilidade de tempo para debate, respeitada a competência do Presidente da audiência;III - ter acesso a todas as informações referentes à política e ações a serem debatidas, podendo solicitar as informações que entender devidas, que serão prestadas na forma e prazos regulados na Lei Orgânica do Município, no que trata do direito de petição.

Art. 17. (Vetado).

Seção III Do registro das audiências

Art. 18. Todos os depoimentos serão registrados de forma a pre-servar a integridade de seus conteúdos e seu máximo aproveita-mento como subsídio ao aprimoramento da legislação a ser vota-da ou da decisão a ser tomada.

Art. 19. Da sessão de audiência pública será lavrada a respectiva ata, arquivando-se nos autos que se formarem os pronunciamen-tos orais, os documentos escritos apresentados, bem como, se o caso, a mídia gravada e filmada. CAPÍTULO IV DOS CASOS DE OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICASeção IDos casos:

Art. 20. (Vetado).

Seção IIDa organização da audiência:

Art. 21. Nos casos previstos no artigo anterior, a audiência pública em questão iniciará por convocação com antecedência mínima de 30(trinta) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, convocação esta por meio eletrônico de que dispuser o órgão pú-blico responsável, cumulativamente por meio de publicação em jornal impresso de grande circulação no município, bem como por emissoras de rádio e televisão locais, pelo menos por 03(três) vezes neste período, para somente após a realização de referida audiência pública, publicar, na forma da lei 8.666/93, o edital de referido certame licitatório, tudo sob pena de responsabilidade da autoridade responsável.

CAPÍTULO VDAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PERANTE AS COMISSÕES PERMANENTES OU ESPECIAIS DA CÂMA-RA MUNICIPALSeção I Da direção dos trabalhos:

Art. 22. Os trabalhos serão presididos pelo Presidente da Comissão Permanente ou Especial, com competência sobre a matéria.§ 1º. O presidente da comissão, no exercício de sua autoridade, “ex-oficio” ou atendendo a requerimento de interessado, em vin-do ocorrer situações onde se verifique que o expositor esteja se desviando do assunto, atuando com evasivas nas respostas ou não tenha como responder as indagações a ele dirigidas, deverá notifi-cá-lo, obrigando-o a apresentar as respostas por escrito, juntando documentos, se o caso exigir, no prazo de 05(cinco) dias, juntan-do a mesma na secretaria da Câmara Municipal ou, a critério do

Page 7: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 2014 7vALE Do rIo DocE

Jovem de 17 anos morre em acidente na BR 116

presidente da sessão, se entender que o assunto exige, dado à sua relevância, designar nova audiência em continuação, a se realizar em até 15(quinze) dias, para que o expositor possa tra-zer as respostas, já saindo todos intimados desta, dispensadas novas convocações, convites e publicações.§ 2º. No exercício da competência que lhe confere esta lei, ao presidente da audiência é conferido inclusive o direito de, acaso o expositor atue de forma a causar, com sua ação ou omissão, perturbação e desordem aos trabalhos, adverti-lo, cassar-lhe a palavra ou até mesmo determinar a sua retirada do recinto.

Seção II Da duração:

Art. 23. As audiências públicas a se realizarem especificamente junto às Comissões Permanentes da Câmara Municipal, no-tadamente as previstas em leis esparsas, como por exemplo, as previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e outras, como também aquelas realizadas em Comissão Especial criada nos termos da legislação reguladora da matéria, terão duração de 2(duas) horas, podendo ser prorrogada por mais 1(uma) hora, a critério do Presidente, observadas as peculiaridades do caso presente.

Seção III Da exposição do tema:

Art. 24. Na audiência pública, o expositor fará sua exposição em até 1(uma) hora, podendo valer-se de assessores devida-mente credenciados, nos prazos e formas assinados por esta lei, para auxiliar-lhe no que for preciso, podendo tais assesso-res até mesmo efetuar rápida intervenção, esta estritamente necessária à elucidação de dúvidas, todavia não poderá assu-mir por ele, ou seja, pelo expositor, a responsabilidade pela exposição do tema, muito embora seu pronunciamento, em ocorrendo, irá para os registros e valerá como meio da busca de soluções para o tema tratado. Seção IV Da forma de participação:

Art.25. Concluída a exposição, os Vereadores, conduzidos pelo Vereador Presidente, poderão fazer suas perguntas rela-cionadas com o assunto, direito este, sempre regulado pelo Presidente, extensivo aos demais participantes dessa audiência pública, estes desde que, devidamente identificados e com ins-crição prévia junto à secretaria da Câmara, na forma desta lei.

Art. 26. Os Vereadores ou participantes inscritos para interpe-lar o expositor poderão fazê-lo estritamente sobre o assunto da exposição, pelo prazo de 3(três) minutos, tendo o interpelado igual tempo para responder, facultado a réplica e a tréplica, pelo mesmo prazo, vedado ao orador interpelar qualquer dos presentes, não sendo vedado todavia, mencionar nomes, o que não garante automaticamente, pelo fato da menção, a mani-festação daquele mencionado, se não devidamente inscrito previamente a se manifestar, na forma desta lei, onde, todavia, assim o desejando, deverá fazê-lo posteriormente, no prazo de até 05(cinco) dias, protocolando sua manifestação na secreta-ria do órgão responsável por referida audiência pública.

Art. 27. Aplicam-se às audiências públicas a que se refere este capítulo, as regras previstas do artigo 8º. desta lei, desde que não contraditórias às aqui reguladas.

CAPÍTULO VI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 24. Os Poderes Executivo e Legislativo, conforme a res-ponsabilização pela audiência pública, deverão fornecer aos interessados informações sobre o assunto objeto desta, como também a requerimento do interessado, fornecer cópias de do-cumentos, estas custeadas pelo requerente.

Art. 25. Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 26. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Manhuaçu (MG), 26 de Setembro de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

S. B. DO LESTE - O acidente foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (26/09), por volta das 13h, na BR 116, em Santa Bárbara do Leste, próximo ao posto de com-bustível Itaúna 3. Segundo apurado, Geraldo Eloízio Pires da Cos-ta, de 17 anos, era natural do distrito de Dom Correa, em Manhuaçu. O jovem conduzia a sua motocicleta e colidiu contra uma carreta. As causas do acidente seguem em apu-ração. Uma equipe dos Bombeiros Anjo de Resgate de Santa Bárbara do Leste, esteve no local, mas a vítima já havia sido socorrida pelo próprio pai. Segundo consta, o jovem já chegou sem vida ao pronto-socorro. (Super Canal)

Alexandre Sylvio Vieira da Costa Professor Adjunto -Universidade Federal

dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

ARTIGO

E a nascente do rio São Francisco secou! Mais importante que o seu desaparecimento tempo-rário, é o simbolismo deste evento. Seca, queimadas, tudo contribuiu para o seu esgotamento. Com o retorno das chuvas o marco do nascimento de um dos rios mais im-portantes do Brasil retornará, mas não devemos esquecer da mensa-gem que ele nos envia: sequei! Uma seca temporária, mas sequei! Um aviso antecipado, pois, daqui para frente, se nada for feito, poderá ser bem pior. Não apenas para o rio e seus afluentes, mas para todos que dependem direta e indiretamente deste gigantesco manancial hídrico. Ele atravessa regiões extremamen-te quentes, áridas e secas levando água para saciar a sede das pessoas e animais, para agricultura, para na-vegação, ou seja, para todos. Sem as suas águas, mesmo que temporaria-mente, a vida na região poderá se tornar insuportável e impraticável para animais e seres humanos. O abastecimento urbano, as indús-trias, a lavoura e a pecuária, tudo ficará comprometido. A representação sim-bólica da seca da nascente do rio São Francisco deve ser tratada de forma séria e responsável por todos: pelas autoridades, empresários, e as comunidades. O que devemos e podemos fazer em conjunto para evitar que uma tragédia ambiental se instale na sua bacia? O rio São Francisco nasce aqui em Minas Gerais, na serra da Canastra a uma altitude de 1.600 metros e desloca-se 2.700 km em direção ao Nordeste do Brasil. O rio atravessa parte do semi-árido do Nordeste, tendo uma grande importância regional dos pontos de vista ecológico, econômico e social. Atualmente, grandes hidrelétricas, irrigação, navegação, suprimento

de água, pesca e aquicultura cons-tituem os principais usos deste rio e de suas barragens. A bacia hi-drográfica do São Francisco tem, aproximadamente 640.000 km², e estende-se por regiões com cli-mas úmidos, semi-árido, e árido. Os principais reservatórios do rio são Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó. Estes reservatórios produzem energia hidrelétrica que abastecem diversas regiões do Nor-deste transformando regiões antes pobres e sem perspectivas em polos regionais de desenvolvimento. O montante de água deste rio é fabuloso, variando de 2.100 a 2.800 m³ de água por se-gundo, atingindo 3.000 m³ de água por segundo próximo à foz, ou seja, três milhões de litros de água por segundo! Estes fluxos são naturais, ocorrendo atualmente regulariza-ções através dos reservatórios, para otimização do uso nas cheias e se-cas. O rio São Francisco tem uma enorme importância regional, e pode ser considerado como um dos principais fatores de desenvol-vimento não apenas do Nordeste brasileiro, mas também de diversas regiões de Minas Gerais. Através de inúmeros planos de desenvolvimen-to, um conjunto de ideias de grande porte foi sendo construído gerando um plano integrado de desenvolvi-mento, envolvendo as agências do governo federal, governos estaduais e iniciativa privada. Mas, será que estas ideias estão saindo do papel? Será que recursos estão sendo in-vestidos corretamente na gestão e recuperação da bacia? Será que as empresas localizadas na bacia estão cumprindo o seu papel ambiental? Nas próximas chuvas o rio voltará ao seu ritmo caudaloso, mas, ele já enviou o seu recado, restando a nós a interpretação e a ação.

O RIO SÃO FRANCISCO E AS SUAS NASCENTES

CARATINGA - O Promotor de Justiça de Defesa do Con-sumidor, da Comarca de Caratinga, divulgou no fim da tar-de desta sexta-feira (26/09), um comunicado para informar sobre a atuação da Promotoria na investigação de possíveis irregularidades na prestação de serviços de internet no mu-nicípio e dar a oportunidade de os consumidores registra-rem suas reclamações. Leia na íntegra o comunicado.

Procon-MG emite comunicado aos usuários de internet banda larga de Caratinga

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MGCredenciamento nº 003/2014 – Extrato do Contrato nº 184/2014 – Exames Citopatológicos com base nos valores da Tabela SIA/SUS - Contratante: Município de Manhua-çu - Contratado: Unicentro – Centro de Prevenção e diagnós-tico Ltda SC – ME - Valor: R$ 120.000,00 - Vigência: 23/09/2014 a 22/09/2015Credenciamento nº 005/2014 – Extrato do Contrato nº 185/2014 – Exames Laboratoriais para pacientes atendidos pelo Serviço de Hemodiálise com base nos valores da Tabela SIA/SUS - Contratante: Município de Manhuaçu - Contra-tado: Ceme Análises Clínicas Ltda - Valor: R$ 60.000,00 - Vigência: 24/09/2014 a 23/09/2015Credenciamento nº 005/2014 – Extrato do Contrato nº 186/2014 – Exames Laboratoriais para pacientes atendidos pelo Serviço de Hemodiálise com base nos valores da Tabe-la SIA/SUS - Contratante: Município de Manhuaçu - Con-tratado: Laboratório São Lourenço Ltda ME - Valor: R$ 60.000,00 - Vigência: 24/09/2014 a 23/09/2015Credenciamento nº 005/2014 – Extrato do Contrato nº 187/2014 – Exames Laboratoriais para pacientes atendidos pelo Serviço de Hemodiálise com base nos valores da Tabe-la SIA/SUS - Contratante: Município de Manhuaçu - Con-tratado: Laboratório de Análises Apolo Ltda - Valor: R$ 60.000,00 - Vigência: 24/09/2014 a 23/09/2015

Page 8: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 20148 vALE Do rIo DocE

Curso de aperfeiçoamento para Grupamento de Bombeiro Civil de Caratinga e do Tiro de Guerra

3º Pelotão de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce comemora o Dia da Árvore

CARATINGA - Durante toda esta semana equipes do Grupamento de Bom-beiro Civil de Caratinga e do Tiro de Guerra partici-param de um curso de pri-meiros socorros e combate a incêndio. O curso minis-trado pelo Corpo de Bom-beiros Militar de Governa-dor Valadares se estendeu por toda a semana.

Na manhã des-ta sexta-feira (26/09), na conclusão dos trabalhos, os participantes colocaram em prática os conhecimen-tos aperfeiçoados. Foram simuladas duas situações de atendimento: resgate de vítima em acidente au-tomobilístico e combate a incêndio. O treinamento foi

adequado de acordo com a disponibilidade de recur-sos humanos e de equipa-mentos das instituições. Segundo Cabo Felipe Pe-reira da Silva, do Corpo de Bombeiro Militar, os parti-cipantes receberam novas instruções, foram avaliados e estão aprovados.

Page 9: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 2014 9vALE Do Aço

Homem é preso com 20 kg de maconha em ônibus em Timóteo

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Iapu - MG, torna público que realizará às 15h00min no dia 09 de outubro de 2014, em sua sede Rua Escrivão João Lemos, 37, centro, Iapu - MG, Processo Licitatório nº 345/2014, Pregão PresencialRP nº039/2014, do tipo menor preço global. Objeto: CON-TRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FUNERÁRIOS PARA ATENDER AS FA-MÍLIAS CARENTES DO MUNICÍPIO DE IAPU-MG, conforme especificações contidas no edital e anexos, co-locados a disposição dos interessados, no endereço acima mencionado, das 13:00 as 16:00 horas. 25 de setembro de 2014. José Carlos de Barros (Prefeito Municipal)

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Iapu - MG, torna público que realizará às 13:00 horas no dia 09 de outubro de 2014, em sua sede Rua Escrivão João Lemos, 37,centro, Iapu - MG, Processo Licitatório nº 341/2014, Pregão Presen-cialRP nº038/2014, do tipo maior desconto. Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS ATRAVÉS DA TABELA DA ABC FARMA, conforme especificações contidas no edi-tal e anexos, colocados a disposição dos interessados, no endereço acima mencionado, das 13:00 as 16:00 horas. 25 de setembro de 2014. José Carlos de Barros (Prefeito Municipal)

O Município de Entre Folhas, torna público o resulta-do do Processo Administrativo Nº. 153/2014 – Pregão Presencial para Registro de Preços Nº. 040/2014 – Ob-jeto: Aquisição de material hospitalar. Vencedor: Plena Distribuidora de Materiais Medico e Hospitalar Ltda. CNPJ 12.576.098/0001-09 – Lote 01 – Valor Total R$ 64.000,00; Lote 02 – Valor Total R$ 44.000,00; Lote 03 – Valor Total R$ 30.900,00. Entre Folhas 26/09/2014. Edson Rogério da Silva – Prefeito Municipal.

O Município de Entre Folhas, torna público o resulta-do do Processo Administrativo Nº. 154/2014 – Pregão Presencial para Registro de Preços Nº. 041/2014 – Ob-jeto: Aquisição de Medicamentos sobre o maio descon-to percentual sobre a tabela da ABCFarma (Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico). Vencedor: Plena Drogaria e Comercio Ltda CNPJ 09.408.8630001-77 – Lote 01 – Desconto percentual 4%; Lote 02 – Desconto percentual de 16%; Lote 03 – Desconto percentual de 30%. Entre Folhas 26/09/2014. Edson Rogério da Silva – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – AVISO DE LICITAÇÃO. A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta-MG, torna público que reali-zará Processo Licitatório nº062/2014, Pregão Presencial nº040/2014, cujo objeto é Contratação de Pessoa Física ou Jurídica para prestação de serviços com caminhão bascu-lante com capacidade mínima de 10 toneladas em manu-tenção da Secretaria de Obras do município. A abertura dos envelopes será no dia 15/10/2014, às 08:30hs e o cre-denciamento até às 08:15hs do dia 15/10/2014. Edital e seus anexos a disposição na Avenida José Antônio, nº555, centro, São Sebastião do Anta. Telefone: (33)3315-7000. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – AVISO DE LICITAÇÃO. A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta-MG, torna público que realiza-rá Processo Licitatório nº063/2014, Pregão Presencial por Registro de Preços nº041/2014, cujo objeto é Contratação de empresa para fornecimento de materiais odontológicos, em manutenção da Secretaria de Saúde do município. A abertura dos envelopes será no dia 10/10/2014, às 08:30hs e o credenciamento até às 08:15hs do dia 10/10/2014. Edi-tal e seus anexos a disposição na Avenida José Antônio, nº555, centro, São Sebastião do Anta. Telefone: (33)3315-7000. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – AVISO DE LICITAÇÃO. A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta-MG, torna público que reali-zará Processo Licitatório nº064/2014, Pregão Presencial nº042/2014, cujo objeto é Contratação de empresa para prestação de serviços de transporte dos participantes do Grupo da 3ª idade, do município de São Sebastião do Anta ao município de Porto Seguro, em manutenção da Secre-taria de Assistência Social. A abertura dos envelopes acon-tecerá no dia 15/10/2014, às 13:30hs e o credenciamento até às 13:15hs do dia 15/10/2014. Edital e seus anexos a disposição na Avenida José Antônio, nº555, centro, São Sebastião do Anta. Telefone: (33)3315-7000. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Comunica a homologação do PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município; ocorrida no dia 15/09/2014 e cujos vencedores foram Sra. ANDREZA PATRÍCIA DA SILVA, Sra. ANDREIA RA-POSO DINIZ, Sra. ROBERTA DE PAULA SANTOS, Sra. ANÁLIA MARIA DE CARVALHO, Sra. PAULA CRISTI-NA COIMBRA SANTOS, Sra. MARIA LÚCIA VENÂN-CIO DE FREITAS, Sra. NÚBIA CARLOS RODRIGUES e Sr. JAIRO MATOS DE SALES. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.01/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município. Contratada Sra. ANDREZA PATRÍCIA DA SILVA, com valor mensal de 1.200,00 (Um mil e duzentos reais), para serviços de monitora de curso de cabeleireira. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.02/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município. Contratada Sra. ANDREIA RAPOSO DINIZ, com valor mensal de 2.000,00 (Dois mil reais), para serviços de as-sistente social. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.03/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município. Contratada Sra. ROBERTA DE PAULA SANTOS, com valor mensal de R$900,00 (Novecentos reais), para serviços de monitora de curso de manicure. Publique-se. Osmani-nho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.04/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município. Contratada Sra. ANÁLIA MARIA DE CARVALHO, com valor mensal de R$724,00 (Setecentos e vinte e quatro re-ais), para serviços de monitora de curso de pintura em teci-do. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.05/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secre-tarias de assistência social, educação e esporte do muni-cípio. Contratada Sra. PAULA CRISTINA COIMBRA SANTOS, com valor mensal de R$724,00 (Setecentos e vinte e quatro reais), para serviços de monitora de curso de maquiagem. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.06/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secre-tarias de assistência social, educação e esporte do muni-cípio. Contratada Sra. MARIA LÚCIA VENÂNCIO DE FREITAS, com valor mensal de R$724,00 (Setecentos e vinte e quatro reais), para serviços de monitora de curso de artesanato. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.07/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secreta-rias de assistência social, educação e esporte do município. Contratada Sra. NÚBIA CARLOS RODRIGUES, com valor mensal de 1.700,00 (Um mil e setecentos reais), para serviços de assistente social. Publique-se. Osmaninho Cus-tódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 59.08/2014. PRC 059/2014 – PP 039/2014, cujo objeto é a Contratação de assistentes sociais e monitores de cursos para atendimento das secre-tarias de assistência social, educação e esporte do municí-pio. Contratado Sr. JAIRO MATOS DE SALES, com valor mensal de 1.100,00 (Um mil e cem reais), para serviços de monitor em aula de futebol. Publique-se. Osmaninho Cus-tódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Comunica a homologação do PRC 058/2014 – PP 038/2014, cujo objeto é a Contratação de empresa para fornecimento de veículo leve, tipo passeio em manutenção da secretaria de assistência social e gabinete do prefeito; ocorrida no dia 17/09/2014 e cujos vencedores foram MINASVEL – MINAS VEÍCULOS LTDA e GASTÃO AUTO MECÂNICA LTDA. Publique-se. Osmaninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 58.01/2014. PRC 058/2014 – PP 038/2014, cujo objeto é a Contratação de empresa para fornecimento de veículos leves, tipo passeio em manuten-ção da secretaria de assistência social e gabinete do prefeito. Empresa MINASVEL – MINAS VEÍCULOS LTDA, valor do veículo para secretaria de assistência social R$29.500,00 (Vinte e nove mil e quinhentos reais. Publique-se. Osmani-nho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – Extrato de contrato 58.02/2014. PRC 058/2014 – PP 038/2014, cujo objeto é a Contratação de empresa para fornecimento de veículos leves, tipo passeio em ma-nutenção da secretaria de assistência social e gabinete do prefeito. Empresa GASTÃO AUTO MECÂNICA LTDA, valor do veículo para Gabinete do Prefeito, R$51.700,00 (Cinquenta e um mil e setecentos reais. Publique-se. Osma-ninho Custódio de Melo – Prefeito Municipal.

TIMÓTEO - Foi preso nesta sexta-feira (26) um homem de 29 anos, suspeito de tráfico de drogas. Segundo informa-ções da Polícia Militar, 20 kg de maconha prensada foi en-contrada em um ônibus, que estava na cidade de Timóteo, escondida dentro de uma mo-chila. A prisão do suspeito e apreensão do entorpecente faz parte da Operação Impac-to no Vale do Aço. “Na cidade de Timó-teo, a guarnição parou um co-letivo interestadual, que saiu

de São Paulo para Timóteo, e durante a abordagem pessoal, a polícia encontrou na baga-gem de um homem a maco-nha. São 19 tabletes, que após ser pesada totalizou 20 kg de droga”, conta o tenente Adíl-son Dias Gomes. Segundo o tenente, o preso relatou que é moto-rista e estava desemprego, recebendo somente o seguro-desemprego. A polícia suspei-ta que a droga seria vendida nas cidades do Vale do Aço. “Ele alegou que re-

cebeu dinheiro para transpor-tar a droga, mas não revelou quem seria o dono do mate-rial e nem de onde os entor-pecentes vieram. O homem foi preso em flagrante. Ele não tem passagens pela polí-cia, agora será encaminhado para delegacia e deve ser au-tuado por tráfico de drogas”, finaliza tenente Gomes. (G1)

Homem é preso com 20 kg de maconha em ônibus em Timóteo

Page 10: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 201410

RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOFACEBOOK – [email protected]

(K-01) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO– CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA/ AREA, BANHEI-RO, GARAGEM

(K-03) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-06) KIT – VILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, GARAGEM VAGA P/ MOTO

(K-08) KIT – TRAV. FERREIRA SANTOS – CENTRO QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO

(K-09) KIT – AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO QUARTO, SALA/COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-10) KIT – RUA CAPITÃO PAIVA – CEN-TRO QUARTO/SALA, COZINHA, BANHEIRO, TERRAÇO

(K-11) KIT – RUA BALSAMO– BAIRRO ZA-CARIASQUARTO, SALA, COZINHA/AREA, BANHEI-RO

(K-12) KIT – RUA CEL. ANTÔNIO SATURNI-NO – BAIRRO ESPERANÇAQUARTO(SUITE), SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, TERRAÇO C/ CHURRASQUEIRA, GARAGEM

(A-01) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-02) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-04) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-05) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA

(A-06) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO02QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-07) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-08) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES– MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM

(A-09) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES– MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM, TERRAÇO C/02 QTOS., COZ., BANH.

(A-10) APTº - TRAV. REGINA – CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-11) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEI-RA - MORRO CARATINGA03 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-12) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEI-RA MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, GARAGEM

(A-13) APTº - RUA NESTOR LEITE DE MAT-TOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, 02 BANHEIROS, AREA, GARAGEM

(A-14)RUA NESTOR LEITE DE MATTOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-15) APTº - RUA RADIALISTA HAMILTON MACEDO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO

– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17)APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-18) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO - COBERTURA – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-19) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHAC/ ARMÁRIOS, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-20)APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-21) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-22) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARRE-GUY– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(A-24)APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARRE-GUY – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEMP/ MOTO

(A-25) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA - LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-26) APTº -RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-27) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-29) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-30) APTºRUA A – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-32) APTº - RUA RUA A – SANTA ZITA03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-35) APTº - RUA HILDA COELHO GUIMA-RES– SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-36)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VA-GAS GARAGEM R$ 600,00 ED. UNIVERSITÁRIO

(A-37)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VA-GAS GARAGEM

(A-38)APTºRUA RAUL SOARES – CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO

(A-40) APTº– RUA CEL. ANTÔNIO SATURNI-NO – BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-41)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-43)APTºPRAÇA CALÓGERAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-45)APTºPRAÇA CALÓGERAS03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-46)APTº RUA MARECHAL DEODORO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA

(A-47)APTºRUA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FERREIRA– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA

(A-48)APTºRUA LEONTINA FERNANDES –

BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-49) APTºRUA JUCA VASCONCELOS – STA CRUZ 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA

(A-50) APTºRUA DEP. DÊNIO MOREIRA DE CARVALHO– STA CRUZ02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO C/ BANHEIRO IN-DIVIDUALCA S A

(C-01)CASA – RUA CEL. PEDRO MAR-TINS- CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-02)CASA – VILA AMÉLIA GODINHO - CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO

(C-03) CASA COMERCIAL – RUA RAUL SOARES– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-04) CASA – RUA CEL. ANTONIO SALIM 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGA-DA, TERRAÇO

(C-05) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-06) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA (C-07) CASA– AV. PRESIDENTE TANCRE-DO NEVES03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERRAÇO, GARAGEM

(C-08) CASA –RUA JUSCELINO MIRANDA – VILA SANTO EXPEDITO– ESPLANADA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM (02 CAR-ROS)

(C-10) CASA– RUA JORNALISTA L. FON-TOURA– LIMOEIRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, QUINTAL, TERRAÇO

(C-12) CASA – AV. PENA DE FARIA– LI-MOEIRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, TERAÇO, 01 VAGA GARAGEM

SALA / PONTO COMERCIAL(P-01) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM COZINHA E BANHEIRO .

(P-03) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALAS COM BANHEIRO.

(P-04) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM BANHEIRO

(P-05)SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM 02 BANHEIROS E COZINHA

(P- 06) PONTO COMERCIAL – AV. MO-ACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-07)PONTOCOMERCIAL- AV.JOÃO CAE-TANO DO NASCIMENTO - CENTRO02 PORTAS DE AÇOC/ BANHEIRO

(P-10) SALA COMERCIAL – PÇA CESÁRIO ALVIM– CENTROCOM BANHEIRO

(P-12) GALPÃO –RUA RAIMUNDA CIMINI– BAIRRO ZACARIAS732M2

(P- 13) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES - BAIRRO SALATIEL01 PORTA DE AÇO

(P- 14) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES 03 BANHEIROS, COZINHA, ESCRITORIO, LOJA

(P-15)PONTOCOMERCIAL- AV.JOÃO CAE-TANO DO NASCIMENTO - CENTRO04 PORTAS DE AÇOC/ 02 BANHEIROS, COZINHA, SOBRELOJA, SUB SOLO

(32) 3236-5548

(32) 3236-5548

ALUGA-SE CASA EM MANHUÇU

- 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço.

Bairro Coqueiro Escadaria José de Souza, 11.

Fone: (33) 8705-3373

Page 11: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 2014 11

A CAFECO ARMAZÉNS GERAIS LTDA está contratando pessoas porta-

doras de necessidades especiais.Interessados favor procurar o Departa-mento Pessoal da empresa na Av. Pre-sidente Tancredo Neves, 1474 – Espla-nada. Melhores informações, telefone :

(33)-3322-4455.

Page 12: Dg 942 sábado 27 de setembro 2014 pdf

LESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 201412 ANÚNcIoSLESTE DE MINAS - SábADo , 27 DE SETEMbro DE 201412 cLASSIfIcADoSC M Y K

Uno Mille Fire 20024P - VE/LLDT

BMW 2.0 120IA 2006Completa + Teto

Uno Mille Fire 20134P - Básico

Zafira Elite 2.0 Automática2011 Completa

Corsa Classic Life 1.0 2008 VE/AL/TE/RLL

Honda CRV 2.0 4WD EXL2009 Completo

Astra Sedan 2.02005 Completo

Uno Mille Fire2006 4P VE/TE