Dica de Princípios

1
DICA: PRINCÍPIOS A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. O princípio da segurança jurídica, íntimo com a estabilidade social, e também chamado de “proteção a confiança”, veda a interpretação retroativa em relações jurídicas já constituídas. De acordo com o princípio da proporcionalidade, é vedado no processo administrativo a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público. O princípio da probidade consiste na ideia de que o agente público deve atuar segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé. Os princípios explícitos da administração pública estão elencados no artigo 37 da CRFB. Quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

description

Algumas dicas de Princípios administrativos.

Transcript of Dica de Princípios

Page 1: Dica de Princípios

DICA: PRINCÍPIOS

A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

O princípio da segurança jurídica, íntimo com a estabilidade social, e também chamado de “proteção a confiança”, veda a interpretação retroativa em relações jurídicas já constituídas.

De acordo com o princípio da proporcionalidade, é vedado no processo administrativo a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

O princípio da probidade consiste na ideia de que o agente público deve atuar segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé.

Os princípios explícitos da administração pública estão elencados no artigo 37 da CRFB. Quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.