E book-guia-de-financas-empresariais

26
GUIA DE FINANÇAS EMPRESARIAIS: 5 PRÁTICAS INFALÍVEIS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Transcript of E book-guia-de-financas-empresariais

GUIA DE FINANÇASEMPRESARIAIS:

5 PRÁTICAS INFALÍVEIS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

$TEXTO E COORDENAÇÃO Vinícius Simon de Carvalho

EDIÇÃO DE TEXTOS Giselle Hoffmann

DESIGNMaiara Ferrari

GUIA DE FINANÇAS EMPRESARIAIS:

5 PRÁTICAS INFALÍVEIS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ÍNDICEINTRODUÇÃO ..............................................................................................................................

#1 Faça uma previsão de fluxo de caixa no início de cada semana ................................

#2 Monitore o Ponto de Equilíbrio diário da empresa ......................................................

#3 Elabore um orçamento mensal e controle os gastos ...................................................

#4 Identifique os produtos e serviços mais rentáveis ........................................................

#5 Não dê desconto ...................................................................................................................

CONCLUSÃO .................................................................................................................................

ActionCOACH Florianópolis ......................................................................................................

5

9

13

17

20

24

25

4

INTRODUÇÃO

O sucesso em empresas de pequeno porte depende do equilíbrio entre três áreas-chaves: operações, marketing & vendas e finanças. A área de operações é aquela que produz e assegura a entrega da proposta de valor aos clientes, sendo que processo e equipe são elementos importantes nesse área. Outra área importante é a de marketing e vendas. Podemos dizer que essa é uma das forças motrizes de qualquer negócio, pois, sem vendas as empresas não existem. Por fim, temos a área de finanças, tão relevante quanto as anteriores, que tem como principal objetivo o de assegurar a lucratividade do negócio.

Nesse guia vamos tratar de estratégias para você melho-rar a gestão financeira do seu negócio. Se produzir e vender é básico para uma empresa, cuidar do dinheiro é essencial!

Para início de conversa, seguem alguns conselhos bási-cos que podem assegurar a saúde financeira do seu negócio:

#1 Não brigue por preço, isso compromete a rentabilidade da empresa

#2 Controle os índices de inadimplência

#3 Elimine os curstos desnecessários

#4 Estabeleça metas de redução de desperdício

#5 Desenvolva um planejamento tributário

Gostou dos conselhos? Quer aprofundar ainda mais o tema? Confira no decorrer deste guia 5 práticas infalíveis para aumentar o controle de suas finanças e construir uma empresa lucrativa!

4

#1FAÇA UMA PREVISÃO

DE FLUXO DE CAIXA NO ÍNICIO DE CADA SEMANA.

FLUXO DE CAIXA

ENTRADAS

SAÍDAS

NECESSIDADE DE CAIXA

#1

Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

Apesar do fluxo de caixa ser um conceito simples, muitas empresas sofrem para gerenciá-lo. Parte dos empresários e gestores fazem uma análise gerencial do fluxo de caixa somente uma vez por mês e geralmente a análise ocorre ao final do período.

Quando a análise é feita no final do período o empresário ou gestor não conseguirá exercer nenhum tipo de ação para reverter os resultados no caso de haver um descompasso no fluxo de caixa da empresa. Portanto, sugerimos que a análise gerencial seja realizada no início de cada semana, acompanhada de uma previsão de entradas e saídas.

FAÇA UMA PREVISÃO DE FLUXO DE CAIXA NO ÍNICIO DE CADA SEMANA

Faça uma análise

gerencial do fluxo de

caixa no início de cada

semana, acompanhada

de uma previsão de

entradas e saídas.

7

#1

No momento em que estão sendo feitas as projeções de entradas e saídas da semana, caso o empresário ou gestor detecte algum descompasso, haverá tempo hábil para efetuar uma correção de rota e minimizar possíveis perdas.

Por exemplo, se no início da semana foi detectado que há um problema de fluxo de caixa, o responsável pelo setor financeiro ficará incumbido de:

FAÇA UMA PREVISÃO DE FLUXO DE CAIXA NO ÍNICIO DE CADA SEMANA

8

PROJEÇÕES DE ENTRADAS E SAÍDAS NO ÍNICIO DE

CADA SEMANA

TEMPO HÁBIL PARA CORREÇÃO DA ROTA

MINIMIZAÇÃO DE POSSÍVEIS PERDAS

# Tentar renegociar com fornecedores;

# Reduzir gastos naquela semana;

# Efetuar cobrança de inadimplentes;

# Entre outras ações que ajustem o fluxo de caixa.

# Acionar o setor comercial da empresa para sejam feitas campanhas mais agressivas;

#2MONITORE O PONTO DE EQUILÍBRIO DIÁRIO

DA EMPRESA.

#2

O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), ou seja, a partir daquele faturamento mínimo a empresa passa a ter lucro.

Também existe outra variação de cálculo do Ponto de Equilíbrio que possibilita saber o número de transações que a empresa precisa fazer para atingir o ponto zero, onde não há lucro nem prejuízo.

São poucas as pequenas empresas que fazem uma análise diária do Ponto de Equilíbrio. Normalmente, esse instrumento de gestão é utilizado uma vez por mês. Porém, em boa parte das empresas o PE deveria ser analisado quase que diariamente. Por exemplo, se na sua empresa o PE é de 100 transações/mês, em um mês com vinte dias úteis, seu PE diário seria de 5 transações/dia.

O acompanhamento diário permitirá ao gestor detectar se a meta diária de transações está sendo alcançada e, caso não esteja, a área de

MONITORE O PONTO DE EQUILÍBRIO DIÁRIO DA EMPRESA

Lembre-se que a

análise diária do ponto

de equílibrio pode

ajudá-lo a reagir mais

rapidamente quando

as metas não forem

alcançadas.

11

#2

maketing e vendas deverá ser acionada para que novas campanhas e ações sejam realizadas visando o cumprimento das metas.

Quando a análise é feita mensalmente o gestor age passivamente não podendo fazer nada que altere o resultado do período que passou.

MONITORE O PONTO DE EQUILÍBRIO DIÁRIO DE SUA EMPRESA

12

ACOMPANHAMENTODIÁRIO

ACOMPANHAMENTOMENSAL

PONTO DEEQUILÍBRIO

ALCANCE DE METAS

Criação de campanhas ou ações

para o alcance das metas

Não há nada a ser feito para alterar o

resultado do período que passou

#3ELABORE UM

ORÇAMENTO MENSAL E CONTROLE OS GASTOS.

#3

A gestão do dinheiro, se feita corretamente, pode assegurar o sucesso do seu negócio. Existem diversas empresas com potencial lucrativo que vão à falência, e muitas vezes isso se deve a falta de controle e gestão eficien-te dos números. Para assegurar a saúde financeira uma das estratégias de maior impacto é a implementação do controle orçamentário.

O controle orçamentário pode parecer difícil em um primeiro momento para pequenas empresas, mas existem algumas técnicas que podem ajudar. O primeiro passo ao iniciar um controle orçamentário é catego-rizar os gastos da empresa e definir quais serão os limites para cada categoria. Defina o orçamento estabelecendo quanto será destinado para, por exemplo, salário, pró-labore, treinamentos e benefícios (recur-sos humanos), estratégias de divulgação e relacionamento com clientes (marketing), despesas operacionais e não operacionais.

ELABORE UM ORÇAMENTO MENSAL E CONTROLE OS GASTOS

Para assegurar a

saúde financeira

implemente o

controle orçamentário.

15

#3#3

Após estabelecer o orçamento, o próximo passo é monitorar sistematicamente todos os gastos da empresa. Quando os gastos forem superiores ao planejado, efetue um ajuste no orçamento.

Por fim, reavalie o orçamento quando necessário. A maior parte das pequenas empresas estão inseridas em mercados dinâmicos, onde tudo muda rapidamente, às vezes com mais volume de trabalho e outras vezes com menos. O controle orçamentário precisa se adaptar rapidamente as mudanças internas e externas visando garantir um negócio saudável financeiramente nos mais diversos cenários.

ELABORE UM ORÇAMENTO MENSAL E CONTROLE SEUS GASTOS

16

Categorize e limite seus gastos

Monitoreseus gastos

Reavalie o orçamento quando necessário

#4IDENTIFIQUE OS

PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS RENTÁVEIS

#4

Criar um portfólio com diversos produtos e serviços é uma estratégia muito comum entre as empresas, para manter a competitividade e aten-der diversos nichos de clientes. Porém, a diversidade de ofertas passa a ser um problema quando os gestores não tem clareza de quais são as linhas mais rentáveis ou quando dispõe dessa informação não a utili-zam estrategicamente.

O primeiro passo para começar a rentabilizar o negócio é fazer uma avaliação de quais são os seus produtos/serviços mais rentáveis. Após entender seu portfólio, analise a contribuição que cada produto/serviço gera para o faturamento da empresa. Atualmente, sua força de vendas foca mais em volume ou em rentabilidade?

Muitas vezes o foco da equipe comercial está naquilo que gera mais retorno financeiro para eles mesmos, independente se isso vai gerar lucro ou prejuízo para o negócio. Uma forma de ampliar as vendas das linhas de produtos/serviços mais rentáveis é criar campanhas de incentivo para a equipe comercial. O foco da equipe dependerá dos estímulos que a empresa criará.

IDENTIFIQUE OS PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS RENTÁVEIS

Faça uma avaliação

para descobrir quais

são seus produtos e

serviços mais rentáveis.

Conheça o seu portfolio

e crie campanhas

de incentivo.

19

#5NÃO DÊ DESCONTO.

DESCONTO

#5

O objetivo final de qualquer empresa é o lucro, porém, muitos empresários acreditam que vender é o principal objetivo. Esse posicionamento que muitas vezes vem do dono acaba gerando um refle-xo sobre as finanças da empresa.

Empresas que possuem o posicionamento de vender a qualquer custo, e que não estão dispostas a perder vendas, com frequência fazem conces-sões dando descontos que muitas vezes geram prejuízo para o negócio.

NÃO DÊ DESCONTO

21

DESCONTO = LUCRO25%

#5 NÃO DÊ DESCONTO

22

25%

9%19%32%47%67%92%127%178%257%400%

30%

7%15%25%36%50%

67%88%114%150%200%500%

35%

6%13%21%30%40%52%67%84%106%133%250%

40%

5%11%18%25%33%43%54%67%82%100%167%

45%

5%10%15%22%29%36%45%55%67%80%125%

50%

4%9%14%19%25%32%39%47%56%67%100%

55%

4%8%12%17%22%28%34%41%49%57%83%

60%

3%7%11%15%20%25%30%36%43%50%71%

Veja na tabela a seguir impacto do desconto sobre a rentabilidade de uma empresa:

1

Suas vendas devem se incrementar no valor em destaque para manter o mesmo LUCRO...

20%

11%25%43%67%100%150%233%400%900%

2%4%6%8%10%

12%14%16%18%

Se sua margematual é...

E você dá umdesconto de...

32

#5 NÃO DÊ DESCONTO - ESTUDO DE CASO

Se sua empresa tem uma margem líquida de 30% e você dá 10% de desconto sobre todos os produtos ou serviços que vende, isso significa que você precisará aumentar em 50% suas vendas para voltar a ter o lucro original.

Veja o exemplo ao lado:

Faturamento Original:

R$100.000,00

Desconto:

10% = R$10.000,00

Margem:

30% = R$30.000,00

Margem com desconto:

R$30.000 – R$10.000,00 = R$20.000,00 (20%)

Nesse caso em que a margem após o desconto cai para 20%, a empresa precisa aumentar o faturamento para R$150.000,00 para voltar a ter R$30.000,00 de lucro. Ou seja, 10% de desconto obrigam a empresa a aumentar em 50% o faturamento para ter o mesmo lucro que tinha antes do desconto.

23

CONCLUSÃO

Este e-book tem como principal objetivo ajudá-lo(a) a construir uma empresa saudável financeiramente. Se quiser ter resultados diferentes comece a fazer coisas diferentes. Faça uma análise do seu cenário atual avaliando o que sua empresa faz bem e o que poderia ser melhorado. Com base nas suas áreas de oportunidade, defina um plano de ação que vise aumentar os controles financeiros e assegurar que seu negócio seja sempre lucrativo.

24

DEFINA O PLANO DE AÇÃO

NEGÓCIOLUCRATIVO

ÁREA DE OPORTUNIDADE

A firma ActionCOACH Florianópolis surgiu em 2007 com o intuito de trazer ao Brasil práticas de gestão que têm elevado a performance de milhares de organizações em todo o mundo.

Desde sua fundação, o escritório de Florianópolis já atuou por meio de seus programas de coaching em mais de 580 organi-zações no Brasil e em diversos países da América Latina. Atual-mente, a ActionCOACH Florianópolis é reconhecida como a firma de coaching com os melhores resultados em todo o terri-tório brasileiro e também na América Latina.

Os programas de coaching da ActionCOACH são exclusivos para pessoas querem construir negócios bem sucedidos. Durante o programa, os empreendedores experimentam uma grande diferença no estilo de vida, nos resultados e na posição de sua empresa no mercado.

Ao longo do coaching são tratados temas de extrema relevân-cia em gestão empresarial: estratégias para aumento das vendas, formação de equipes produtivas, gestão do tempo, planejamento, marketing e finanças.

coachempresarial.com.br+55 (48) 3259-1728

A ActionCOACH é reconhecida mun-dialmente como franquia número um em capacitação, consultoria e coa-ching empresarial.