E commerce - Erika , Eliane e Luciana

19
Soluções E-Commerce ELIANE FAGUNDES DA SILVA ÉRIKA STEFANY DA SILVA SANTOS LUCIANA MENDES DE OLIVEIRA

Transcript of E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Page 1: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Soluções E-Commerce

ELIANE FAGUNDES DA SILVAÉRIKA STEFANY DA SILVA SANTOS

LUCIANA MENDES DE OLIVEIRA

Page 2: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

E-Commerce O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.

Page 3: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

MarketplaceMarketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.O termo abrange tanto os mercados de rua (onde os comerciantes montam as suas barracas para venderem os mais variados produtos: carne, peixe, frutas, legumes, etc.), como também o mercado global, o mundo dos negócios.Uma nova tendência de marketplace está voltada para o comércio virtual (através da Internet), também chamado de e-marketplace (letra "e" de eletronic).

Page 4: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Business-To-BusinessO comércio Business-To-Business (B2B) engloba todas as transações eletrônicas efetuadas entre empresas. O comércio B2B desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace, o e-Procurement e o e-Distribution.Os e-Marketplaces consistem em plataformas eletrônicas onde as empresas, ora assumindo a posição de comprador, ora a de vendedor, se reúnem à volta de um mesmo objetivo: estabelecer laços comerciais entre si. Estes mercados digitais podem assumir uma forma vertical, quando apenas são frequentados por empresas de uma indústria específica, ou horizontal, caso em que é permitida a participação de empresas de várias indústrias ou ramos de atividade.Os e-Procurements são plataformas eletrônicas especificamente desenvolvidas para suportar o aprovisionamento das organizações, permitindo que estas otimizem cadeia de fornecimento em termos de tempo e de custos, através da automatização das interações com as centrais de compras dos seus fornecedoresOs e-Distributions consistem em plataformas eletrônicas concebidas para integrar as empresas com os seus distribuidores, filiais e representantes, permitindo efectuar uma variedade de tarefas, desde uma simples consulta a um catálogo eletrônico até à emissão de faturas e recepção de mercadorias.

Page 5: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Business-To-ConsumerBusiness-to-Consumer corresponde ao tipo de transação estabelecida entre uma organização/empresa e o consumidor final . Este tipo de relação pode ser frequente e dinâmico ou esporádico e pontual, dependendo do tipo de CRM que a entidade prestadora do bem/serviço praticar.Este tipo de comércio tem-se desenvolvido bastante devido ao advento da web, existindo já várias lojas virtuais e centros comerciais na Internet que comercializam todo o tipo de bens de consumo, tais como computadores, software, livros, CDs, automóveis, produtos alimentares, produtos financeiros, publicações digitais, etc..Quando comparado com uma situação de compra a retalho no comércio tradicional, o consumidor tem mais informação ao seu alcance e passa por uma experiência de compra potencialmente muito mais agradável e confortável, sem prejuízo de obter, muitas vezes, um atendimento igualmente personalizado e de assegurar a rapidez na concretização do seu pedido.

Page 6: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

BUSINESS-TO-ADMINISTRATION (B2A) OU BUSINESS-TO-GOVERNMENT (B2G)Esta categoria do comércio eletrônico cobre todas as transações online realizadas entre as empresas e a Administração Pública. Esta é uma área que envolve uma grande quantidade e diversidade de serviços, designadamente nas áreas fiscal, da segurança social, do emprego, dos registros e notariado, etc. Este segmento tende a aumentar rapidamente, nomeadamente com a promoção do comércio eletrônico na Administração Pública e com os mais recentes investimentos no e-government.

Page 7: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

O modelo Consumer-to-Government abrange todas as transações eletrônicas efetuadas entre os indivíduos e a Administração Pública. Entre as várias áreas de aplicação, salienta-se a segurança social (através da divulgação de informação, realização de pagamentos, etc.), a saúde (marcação de consultas, informação sobredoenças, pagamento de serviços de saúde, etc.), a educação (divulgação de informação, formação à distância, etc.) e os impostos (entrega das declarações,pagamentos, etc.).Ambos os modelos que envolvem a Administração Pública (B2A e C2A) estão fortemente associados à ideia de modernização, agilização, transparência e qualidade do serviço público, aspectos cada vez mais realçados pela generalidade das entidades governamentais.

CONSUMER-TO-ADMINISTRATION (C2A) OU CONSUMER-TO-GOVERNMENT (C2G)

Page 8: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Loja VirtualAs lojas virtuais surgiram em meados dos anos 90 e são a face visível de uma verdadeira revolução no comércio. Nas lojas virtuais não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor; lojas virtuais não necessitam do manuseio de papel moeda e, tampouco, necessitam da mercadoria no momento da transação. Nas lojas virtuais, a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado em um computador localizado em qualquer lugar do planeta.Muito embora toda loja virtual seja um website, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Existem inúmeras outras funções desempenhadas pelos sites além da venda direta, tais como divulgação institucional, compras, relações com fornecedores, treinamento de funcionários, e diversas outras. Esses sites não são considerados lojas virtuais, tendo em vista que lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, num processo totalmente on-line.

Page 9: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

A importância da loja virtualA lojas virtuais desempenham um papel estratégico para qualquer negócio na Internet. É nas lojas virtuais que o visitante será apresentado aos produtos e, quiçá, vai se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da premissa que os produtos são de interesse do visitante e estão sendo oferecidos a um preço justo, a decisão de compra vai depender da qualidade da loja virtual em transmitir informações precisas ao comprador; além da confiabilidade, segurança e facilidade de navegação encontrada.

Page 10: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Leilão Reverso O leilão reverso, é uma ferramenta de compras que auxilia na tomada de preços de forma totalmente dinâmica e prática. Além de disponibilizar diversos fornecedores.Funcionalidades:•Inclusão de Fornecedores por Grupos; •Multiplas modalidades de Leilão; •Utilização Mult i- Moedas; •Criação de Catálogo Eletrônico à partir do Leilão; •Interação instantânea com os participantes; •Troca de arquivos durante o processo; •Demonstrativo gráfico de economia por item; •Relatório de Auditoria no final do processo.

Page 11: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Mercado LivreArremate: O sistema automaticamente registra a menor oferta para que você seja o ganhador. Supondo que outro interessado queira disputar com você o mesmo produto, dará uma oferta superior a sua. O comprador será aquele que, ao término do prazo de duração do anúncio, tiver dado a maior oferta

Auto-Oferta: A Auto-oferta é uma ferramenta que permite que você realize sua compra na modalidade Arremate pelo menor preço possível. Ou seja, você insere no campo Sua Oferta o valor máximo pelo qual está disposto a pagar pelo produto em questão. Porém, o sistema fará com que dentro da sua oferta máxima, você seja o ganhador com o preço mínimo necessário.

Page 12: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

E-ProcurementO e-procurement representa uma parte vital da gestão da cadeia de distribuição tendo em vista que a compra de suprimentos e matérias primas pode se tornar uma “pedra no sapato” para empresas que trabalham com manufatura. Sem um fluxo regular e confiável de matéria-prima o processo produtivo pode entrar em colapso com atraso na produção e entrega, devolução de mercadorias, entre outras dificuldades. Dessa forma, é necessário a certeza de que o e-procurement de uma empresa seja o mais eficiente e confiável possível. Também nas situações nas quais as ordens de compras não estão sendo realizadas no tempo adequado e as datas de envio e entrega não seguem os padrões de eficiência aceitáveis, o e-procurement pode ser uma ferramenta fundamental para o aprimoramento da logística na empresa.

Page 13: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Tipos de de E-Procurement Web-based ERP (Entrerprise Resource Planning). Soluções ERP de empresas tais como SAP, AG, ORACLE, entre outras, elaboradas para otimizar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção;

E-Sourcing. Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional. O maior benefício do e-sourcing é a competição entre os fornecedores que dão lances acompanhados do detalhamento do serviço que se comprometem a executar. Aos compradores cabe a tarefa de selecionar a melhor oferta.

E-Informing. O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de montagem de um banco de dados de fornecedores.

Page 14: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Estudo de CasoHá muitas dúvidas de empresários sobre como entrar no mundo do e-commerce, por isso resolvi trazer um caso de sucesso de uma empresa nacional, voltada à comercialização deartigos esportivos. Trata-se de uma marca até pouco tempo desconhecida, mas que vem despontando pelos bons resultados obtidos e pelas boas práticas no uso de estratégias demarketing digital.A Netshoes tem por volta de 550 funcionários e existe há dez anos, tendo surgido inicialmente no mundo físico, com lojas em São Paulo e hoje é um dos maiores anunciantes da web. É um varejo de nicho, pelo foco em artigos esportivos.Uma das ações que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está sua satisfação com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular essa interação, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por indicações de outros usuários.

Page 15: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Outra estratégia bastante interessante é a gestão dos sites de diversos times de futebol e das vendas de artigos esportivos com as respectivas marcas.Todo processo de acompanhamento é baseado no uso inteligente de dados e métricas, tanto do lado da agência como do cliente, o que demonstra outro ponto crucial para o sucesso, que é a gestão a quatro mãos. Com isso, avaliam os investimentos feitos em marca e divulgação.Fazem uso também de e-mail marketing, com ações segmentadas por perfil, por exemplo, homem ou mulher, por torcida, há quanto tempo esse cliente interagiu pela última vez, entre outras abordagens. Essas adequações melhoram a performance técnica e evitam que as mensagens sejam vistas como spam. Além disso, esse cuidado com o uso dos dados evita correr riscos, como enviar uma promoção de camisetas do Palmeiras a um corinthiano.

Page 16: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Recentemente, optaram por investir na marca fora do mundo on-line, utilizando, entre outras ações, o patrocínio de um time de futebol, bem como em filmes na TV. Dentre as estratégias de marketing digital utilizadas ressalta-se o SEO – “Search Engine Optmization”, que é a implementação de técnicas para melhorar o posicionamento do site da empresa em buscadores, como o Google, fazendo com que se eleve seu “pagerank” e posicionando o site na primeira página dos resultados de busca, além de utilizar paralelamente links patrocinados nesses mesmos sites. Essa estratégia é recomendável, pois ao mesmo tempo em que há maior exposição através da busca orgânica, simultaneamente empregam-se os links patrocinados para promoções com prazos limitados. Mais um exemplo de boas práticas é disponibilizar meios de contato ao cliente, como chat e Call Center, visto que os clientes se sentem profundamente insatisfeitos quando não recebem nenhum tipo de resposta das empresas. Além disso, como não poderia deixar de ser, monitoram a marca nas redes sociais. E falando em redes sociais, segundo a empresa, o uso do Twitter não representou um sucesso de vendas, mas foi um caminho interessante de relacionamento empresa-cliente, principalmente em tempos de crescimento do poder do consumidor.

TURCHI, Sandra

Page 17: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Conclusão Através de nosso trabalho foi possível concluir que as soluções E-commerce são viáveis tanto para consumidores quanto para vendedores . Através do comércio virtual , foi possível comprar e pagar sem sair de casa , assim,proporcionando comodidade . Para o comércio as soluções E-commerce auxiliam na exposição de produtos , uma melhor gestão do processo de compra de fornecedores e oferecem uma maior visibilidade , devido à utilização de meio eletrônico.

Page 18: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

Referências http://www.significados.com.br/marketplace/

https://www.usemol.com.br/index.php/solucoes-usemol/60

https://www.me.com.br/solucoes_tecnologicas-leilao_reverso.asp

http://www.e-commerce.org.br/artigos/e-procurement.php

https://institucional.me.com.br/produtos/e-procurement/

https://www.gestordeconteudos.com/tabid/3850/Default.aspx http://www.megawork.com.br/produtos-e-eservicos/sap/e-procurement-Paginas/

http://www.mercadolivre.com.br/jm/ml.faqs.portalFaqs.FaqsController?axn=verFaq&faqId=2400&categId=BUY

Page 19: E commerce - Erika , Eliane e Luciana

OBRIGADA!