ed 15 BOLETIM DA ACE

12
HISTORICAMENTE A QUESTÃO AMBIENTAL FOI TRATADA DE MANEIRA SECUNDÁRIA PELAS NAÇÕES E SEUS GOVERNANTES. ESSE QUADRO COMEÇOU A SE MODIFICAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA EM GERAL E DE LIDERANÇAS MUNDIAIS EM RELAÇÃO AOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE GANHARAM NOTORIEDADE A PARTIR DE 1960. COMERCIANTES RECEBEM EXEMPLARES GRATUITOS PÁG. 05 AGORA É LEI, TODOS OS ESTABELECIMENTOS DEVEM MANTER, NO BALCÃO OU EM LOCAL VISÍVEL, UM EXEMPLAR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PÁG. 04 PÁG. 06 JORNAL BOLETIM - O JORNAL QUE TODO MUNDO LÊ - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Na busca por um corpo perfeito, muitos Con- sumidores, praticantes de musculação, para au- mentar a massa muscular e garantir melhor per- fomance esportiva acabam colocando a sua vida em risco. Mas, saúde é coisa séria, não é mesmo? Então, seguem algumas dicas importantes: A BUSCA POR MASSA MUSCULAR CONSUMIDOR QUANDO EU CRESCER OPINIÃO Meu filho completou 26 anos! E durante aque- las viagens no tempo que – a cada aniversário - os pais fazem com seus bebês, revivi o momento em que, aos 19 anos de idade, diante do vesti- bular, ele teve que escolher o que seria “quando crescesse”. PÁG. 03 Há várias versões, recolhidas pelo projeto Cau- sos da Casa da Memória, que explicam a origem do nome do bairro. Vejamos quais são elas: POR QUE GATO PRETO? PÁG. 10 MEIO AMBIENTE POLÍTICA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE VOCÊ SABIA?

description

COMERCIANTES RECEBEM EXEMPLARES GRATUITOS PÁG. 05 AGORA É LEI, TODOS OS ESTABELECIMENTOS DEVEM MANTER, NO BALCÃO OU EM LOCAL VISÍVEL, UM EXEMPLAR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. POLÍTICA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE HISTORICAMENTE A QUESTÃO AMBIENTAL FOI TRATADA DE MANEIRA SECUNDÁRIA PELAS NAÇÕES E SEUS GOVERNANTES. ESSE QUADRO COMEÇOU A SE MODIFICAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA EM GERAL E DE LIDERANÇAS MUNDIAIS EM RELAÇÃO AOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE GANHARAM NOTORIEDADE A PARTIR DE 1960.

Transcript of ed 15 BOLETIM DA ACE

HISTORICAMENTE A QUESTÃO AMBIENTAL FOI TRATADA DE MANEIRA SECUNDÁRIA PELAS NAÇÕES E SEUS GOVERNANTES. ESSE QUADRO COMEÇOU A SE MODIFICAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA EM GERAL E DE LIDERANÇAS

MUNDIAIS EM RELAÇÃO AOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE GANHARAM NOTORIEDADE A PARTIR DE 1960.

COMERCIANTES RECEBEM EXEMPLARES GRATUITOS

PÁG. 05

AGORA É LEI, TODOS OS ESTABELECIMENTOS DEVEM MANTER, NO BALCÃO OU EM LOCAL VISÍVEL, UM EXEMPLAR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

PÁG. 04

PÁG. 06

JORNAL BOLETIM - O JORNAL QUE TODO MUNDO LÊ - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Na busca por um corpo perfeito, muitos Con-sumidores, praticantes de musculação, para au-mentar a massa muscular e garantir melhor per-fomance esportiva acabam colocando a sua vida em risco. Mas, saúde é coisa séria, não é mesmo? Então, seguem algumas dicas importantes:

A BUSCA POR MASSA MUSCULARCONSUMIDOR

QUANDO EU CRESCEROPINIÃO

Meu filho completou 26 anos! E durante aque-las viagens no tempo que – a cada aniversário - os pais fazem com seus bebês, revivi o momento em que, aos 19 anos de idade, diante do vesti-bular, ele teve que escolher o que seria “quando crescesse”. PÁG. 03

Há várias versões, recolhidas pelo projeto Cau-sos da Casa da Memória, que explicam a origem do nome do bairro. Vejamos quais são elas:

POR QUE GATO PRETO?

PÁG. 10

MEIO AMBIENTE

POLÍTICA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

VOCÊ SABIA?

2 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

Não é bem assim. Conheço a história de Cajamar: quando alguém reclama - com razão - de que a cidade poderia ter um shopping, e tem gente que cobra até Mc Do-nalds, sabemos que falta muito ainda para Cajamar, mas o progresso já chegou aqui.

Na ACE sofremos com esse histórico de Cajamar, de cidade que não tem nada. Nos cobram de algo que a maioria das pessoas não participariam, mas a cobrança é mais fácil do que a atitude de fazer acontecer.

Quando pensamos em fazer algo, dependemos do sim ou do não de empresá-rios, e as vezes quem nos atende são os responsáveis pela empresa. Essas pessoas precisam ter ouvidos apurados e muita sensibilidade para entender qual é a nossa proposta, onde queremos chegar e levar a ideia aos seus superiores.

Dia 29 de outubro será realizado o Jantar da ACE e quero novamente agradecer aos empresários e funcionários que levaram o assunto adiante e estão participando da nossa iniciativa. É verdade que ainda não temos um espaço adequado, mas enquanto tem gente falando que Cajamar não tem nada, nós estamos fazendo acontecer.

FALA PRESIDENTE

Abigail Fernandes Meylan http

://s1

80.p

hoto

buck

et.c

om/h

ome/

form

aggi

ogre

en/in

dex

Presidente da ACE-Cajamar (Associação Comercial e Empresarial de Cajamar)

EM CAJAMARNUNCA TEM NADA

CHARGE DO BOLETIM

ANUNCIE NO JORNAL

BOLETIM

O JORNALQUE TODO MUNDO LÊ

3JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

A BUSCA POR MASSA MUSCULARNA BUSCA POR UM CORPO PERFEITO, MUITOS CONSUMIDORES, PRATICANTES DE MUS-CULAÇÃO, PARA AUMENTAR A MASSA MUSCULAR E GARANTIR MELHOR PERFOMANCE ESPORTIVA ACABAM COLOCANDO A SUA VIDA EM RISCO. MAS, SAÚDE É COISA SÉRIA,

NÃO É MESMO? ENTÃO, SEGUEM ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:• consulte um médico ou nutricionista antes de fazer uso de qualquer medicamento;• não adquira os pro-dutos, como anaboli-zantes, estimulantes ou suplementos alimenta-res nas academias, pela internet, ou em lojas do segmento, onde não existe pessoal qualifica-do para prestar as infor-mações adequadas;• evite comprar produ-

tos somente pelo rótulo. Apesar de ser obriga-tória a apresentação de informações claras e precisas sobre as características do pro-duto no rótulo (Ampa-ro Legal: artigo 31, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CPDC), nem sempre eles mencionam todas as substâncias presen-tes no suplemento.

Se alguém lhe falasse que iria guardar suas informações mais confidenciais em uma nuvem, você confiaria? Prova-velmente não. A nuvem não é um local adequado para isso, e parece não ter segurança, deixando os seus dados mais fáceis ao acesso de qualquer pessoa. É exatamente esse o problema pelo qual as empresas ainda não confiam nas so-luções baseadas em cloud computing, ou no bom português, computação nas nuvens.

Seja segura ou não, a computação nas nuvens já surge como a principal tendência de tecnologia para os próximos anos. Trata-se da prática de armazenar todas as informações em servidores virtuais (conhecidos como nuvens) e não mais no seu computador ou em sua rede corporativa. Na práti-ca, o usuário irá utilizar a internet para armazenar os seus documentos. Não existirá mais pastas em seu desktop ou a mais conhecida delas chamada “meus documentos”. Tudo, absolutamente tudo, estará nas nuvens.

O benefício dessa prática é que os documentos ficam dis-poníveis 24 horas por dia, podendo ser acessados quando e onde o usuário desejar. A tecnologia permite ainda que as empresas não guardem mais seus documentos em arquivos mortos, é possível digitalizar tudo e armazenar na nuvem.

Imagine a seguinte situação: por algum motivo você pre-cisa encontrar no arquivo morto da sua empresa o registro de um funcionário de 1990. Vinte anos já passaram e prova-velmente você terá muita dificuldade em encontrar o papel. Além disso, se encontrá-lo, ele estará em um estado bastante degradado. Com a virtualização, os mecanismos de buscas computacionais serão bastante ágeis. Bastará digitar o nome do funcionário ou o número de RG que facilmente irá apresen-tá-lo a versão digital.

Para adotar uma solução de cloud computing a empresa deve, antes de tudo, avaliar se seu volume de informações é grande o suficiente para armazenar em um servidor e não na rede computacional da própria empresa. Após, optando pela compra de uma tecnologia para armazenamento, é melhor começar logo pela busca de fornecedor, que já são muitos no mercado. Por se tratar de tecnologia virtual, ou seja, não necessita de espaço físico ou manutenção diária, as soluções não podem ser muito caras. Devem ser proporcionais ao ta-manho de cada negócio. Fique de olho!

@katiasilva_85Kátia Silva - Jornalista e Diretora da

Amplitude Comunicação Empresarial

Atenção: Muitos vendedores tentam “empurrar” um remédio, sem informação adequada ou suficiente, podendo

causar danos à sua saúde. Neste caso, o fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosida-de. Em não fazê-lo, responderá pela reparação dos danos,

conforme prevêem os artigos 9º, 63 e 66, do CPDC.

• suplementos de na-tureza ergogênica, que são substâncias artifi-ciais concebidas para melhorar o rendimento desportivo para além dos efeitos do treino,

quando usados de for-ma excessiva e sem a orientação de um pro-fissional, podem causar problemas hepáticos e renais, desidratação, perda de cálcio, além de

diarréia;• o uso de estimulantes pode causar o aumen-to da pressão arterial, problemas cardíacos, tremores, agitação, perda de coordenação motora, e dependência psicológica;• os anabolizantes, por sua vez, apresentam riscos como o hipo-gonadismo masculino (comprometimento da produção de esper-matozóides), anemia,

edema, distrofias mus-culares, doenças reu-máticas, hipertensão arterial, disfunção tiroi-diana, alteração da fun-ção hepática, falta de sono, e agressividade. Tenha cuidado também com o uso comparti-lhado de anabolizantes por seringas e agulhas não esterilizadas, pois é muito comum a trans-missão de doenças, como hepatite B e C, e vírus HIV.

Lembre-se: caso o medicamento causar algum dano à sua saúde, consulte um médico, e mande o medicamento

suspeito para ser testado pela Vigilância Sanitária. A Agência Nacional de Saúde Suplementar precisa da sua denúncia

para fiscalizar. É importante exercer a prática da cidadania.

Importante: o exercício físico é o melhor caminho para ganhar massa muscular, ainda que seja uma tarefa árdua.

Deve-se ter o acompanhamento de um profissional para que a carga elevada de exercícios não cause lesões. A alimenta-ção também é muito importante. Ela deve suprir todo o gas-to de energia ocasionado pelos exercícios, além da demanda

normal do corpo para realizar as atividades do dia a dia.

CONSUMIDOR

CELSO RUSSOMANO,53,É DEPUTADO FEDERAL, JORNALISTA

E BACHAREL EM DIREITO @celsorussomanno

VOCÊ SABE O QUE É COMPUTAÇÃO NAS NUVENS?

4 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

Está chegando a hora de escolher o go-vernador do estado, os deputados, senadores e o presidente do Bra-sil. Cada cidadão tem o direito de participar do processo democrá-tico, com a ferramen-ta mais importante: o voto. Faça a sua parte, o voto dá o direito de você expressar sua opinião.

LUCIANO PIRESÉ PALESTRANTE,

ESCRITOR ERADIALISTA

QUANDO EU CRESCER

@lucianopiresLuciano Pires

www.portalcafebrasil.com.br

Meu filho completou 26 anos! E durante aquelas viagens no tempo que – a cada aniversário - os pais fazem com seus bebês, revivi o momento em que, aos 19 anos de idade, dian-te do vestibular, ele teve que escolher o que seria “quando crescesse”. Até então eu havia dito que era cedo para definir o futuro, mas que ele deveria con-versar com profissionais, visitar pessoas, fazer tes-tes de aptidão, usar todos os recursos para avaliar as oportunidades de carreira profissional.

É claro que ele não fez nada daquilo. Seguiu o co-ração e um dia disse:

- Pai, tá decidido. Quero fazer Artes Plásticas.

Hein? Artes plásticas? Visualizei-o com trinta e cin-co anos, cara de cinquenta, barbudo, de papete e bolsa a tiracolo, vendendo pulsei-rinhas na praia... Meu filho, pô! Meu investimento! Ar-tista plástico? No Brasil? O coitado vai passar fome!

- Artes plásticas? Você tem certeza?

- Tenho, pai. É isso que quero fazer.

Enquanto eu segurava pelos cabelos a mãe dele, que havia saltado pela ja-nela do segundo andar, contei até dez e disse o melhor que pude:

- Muito bem. Se é isso que você quer, vamos en-carar. Não tenho a menor idéia se daqui a cinco ou dez anos você será artista, gerente de banco, dono de Pet Shop ou executivo de multinacional, mas uma coi-sa eu sei: você vai ter que cursar a melhor escola de artes plásticas do Brasil.

Ao transitar do emocio-nal para o racional durante aquele “contei até dez”, me lembrei de um caro amigo, o Sidney, que se for-mou engenheiro químico e nunca mais olhou para uma tabela periódica. Foi traba-lhar em vendas, transfor-mando-se num grande exe-cutivo global, presidente de empresas multinacionais.

Recordei-me de outro amigo, o Marco, que se formou em agronomia e nunca trabalhou no ramo. Hábil em economia e finan-ças, tornou-se consultor especializado em franquias e venda e aquisição de em-

Alguns candidatos “Ficha Suja” serão julgados após a elei-ção, e muitas pesso-as acreditam em suas promessas enganosas. Em Cajamar, por exem-plo, milhares de votos foram anulados por ocasião semelhante na última eleição. Eleitor, não jogue seu voto no lixo, vote em candida-tos “Ficha Limpa”.

Num artigo recente critiquei um cliente que armou um barraco no banco onde eu estava sendo atendido. Falei do cliente

bom. Pois agora é hora de tratar do outro lado...

A Lei Complementar nº 135, que regulamenta a ele-gibilidade a cargos no Brasil, e que impede a candidatu-ra de políticos condenados pela Justiça por decisão de órgão colegiado (onde há mais de um juiz) e também dos que renunciaram a mandato para evitar processo de cassação, foi objeto de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, na última semana.

A questão é: a partir de quando começa a ser aplica-da? Já valerá nas eleições 2010?

Essa resposta foi adiada, devido ao empate nos votos dos ministros do STF em 5 a 5, sobre o recurso do candi-dato Joaquim Roriz, do PSC, que concorria ao governo do Distrito Federal, enquadrado como “ficha suja”.

Na verdade não deveria ter ocorrido empate, porém um ministro estava ausente na votação.

Roriz, no entanto, acabou desistindo da candidatura e do recurso, e anunciou sua esposa, Weslian Roriz, como candidata em seu lugar. O STF decidirá se continua a exa-minar a validade da Lei para este ano.

Mas a realidade é que as eleições em todo o país ocorrerão no próximo domingo, 03 de outubro, e já que os candidatos “ficha suja” poderão continuar na disputa, até que haja o julgamento definitivo, nada muda por en-quanto. Mas, caso sejam eleitos, poderão não ser diplo-mados ou, ainda que sejam, poderão perder o mandato se o Supremo decidir que a lei já vale em 2010.

Assim, cabe ao eleitor não ANULAR seu voto e votar em candidatos “ficha limpa” e entender o significado da palavra candidato, explicada pelo Ministro Ayres Brito, a favor da Lei:

“a palavra candidato se autoexplica, vem de cândido, puro, limpo, no sentido ético. Tanto quanto candidatura vem de candura, pureza, limpeza, igualmente ética”.

(Fonte: oglobo.globo.com)

CONHEÇA A LEI DA “FICHA LIMPA”

@alfbrito

Andresa L. Ferreira de BritoAdvogada, pós-graduada em

Direito do Trabalho

OPINIÃO

presas. E um dia me disse:- Luciano, foi minha

formação em agronomia que permitiu que eu tives-se uma visão de negócios completamente diferente dos outros consultores.

Lembrei-me também do suporte que recebi de meu pai em 1974 quando, aos 18 anos de idade, decidi sair de Bauru para estudar Comunicação Visual na ca-pital. Até hoje não consigo explicar para minha mãe que raio de profissão é essa, mas foi com um diplo-ma de “comunicador visu-al” que construí uma bem sucedida carreira de vinte e seis anos como executi-vo de uma multinacional de

autopeças. Algo que nunca imaginei aos 19 anos...

Respeitando a carreira que escolhi seguir, meu pai preocupou-se em garantir que eu tivesse a melhor formação possível. Ele sa-bia que o resto viria como conseqüência.

Muito bem. O Dani for-mou-se em artes plásticas na melhor escola e hoje, aos 26 anos de idade, tra-balha com produção de ví-deos, dando vazão à criati-vidade, atendendo clientes de grandes corporações e fazendo planos.

Quer saber? Não há o que pague o orgulho que sinto por ter apoiado seus sonhos.

CAJAMARENSE LANÇA VÍDEO EM ALTA DEFINIÇÃO EM FEIRA DE NOIVAS E FESTAS

Os empresários Denilson Vaz de Lima e Luciana Barusso no stand.

Em sua 8ª edição, re-alizada do dia 26 a 29 de agosto no Maxi Shopping em Jundiaí, a empresa Studio D Produção, es-pecializada em filmagem e produção de vídeos so-ciais, lançou um produto diferenciado. Além das gravações já realizadas em HD, a produtora irá oferecer o produto fi-nal em mídia Blu-Ray. “É preciso acompanhar

o desenvolvimento do mercado para atender os clientes de forma inova-dora. Nossos clientes são exigentes e precisamos nos atualizar sempre”, comenta Denilson.

O investimento em feiras faz parte do perfil da empresa. “Participa-mos da Feira de Noivas e Eventos desde sua pri-meira edição”, finaliza Denilson.

5JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

POLÍTICA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADEHistoricamente a

questão ambiental foi tratada de maneira se-cundária pelas nações e seus governantes. Esse quadro começou a se modificar a partir da per-cepção sobre a opinião pública em geral e de lideranças mundiais em relação aos graves pro-blemas ambientais que ganharam notoriedade a partir de 1960.

Desde a década de 1960, eventos impor-tantes contribuíram para ampliar e divulgar a importância da questão ambiental. Movimentos sociais, políticos e cultu-rais ganharam força nes-se período, entre eles, o Movimento Ecológico.

Citamos dois exem-plos que demonstram que a temática ambiental iniciou sua posição de destaque nessa década de 1960: a criação em 1965 do Dia da Árvore, come-morado em 21 de Setem-bro; e também no mes-mo ano, a aprovação do Código Florestal Bra-

sileiro, instituído pela Lei Federal nº 4.771, de 15 de Setembro de 1965. Que foi um marco polí-tico e social importante para a época, garantindo legalmente a proteção de nossos recursos naturais.

Podemos também citar o dia 22 de março, criado mais recentemen-te, outra data importante na conscientização sobre questões ambientais na qual comemoramos o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Na-ções Unidas) em 1992, momento em que foi também elaborado um importante documento chamado “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

Apesar destas datas de comemorações serem fundamentais para cha-mar a atenção frente à problemática ambiental, são ações pontuais que pouco ainda contribuem para a mobilização de pessoas, instituições e comunidades, na mo-

dificação de atitudes e no que consideramos mais importante, para uma maior consciência e comprometimento da população em geral.

Mesmo o Código Flo-restal sendo Lei Federal, se encontra atualmente, fortemente ameaçado por pressões de grupos políticos interessados em flexibilizar suas exigên-cias e diminuir as restri-ções de uso e ocupação de áreas de preservação ambiental. Dentre as propostas de alteração, destacam-se a diminui-ção das Áreas de Pre-servação Permanentes (dentre elas Matas Cilia-res e Topo de Morro) e a porcentagem da Reserva Legal exigida para imó-veis rurais, com o claro objetivo de aumentar áreas para a agricultura e pecuária quando estas deveriam ser destinadas à preservação.

Talvez não tenhamos muitos motivos ainda para celebrar no dia da Árvore e o dia da Água.

Nosso planeta Terra é constituído em superfície por 2/3 de água, porém apenas 0,008% deste vo-lume é considerado potá-vel. A situação se torna ainda mais grave ao con-siderarmos que grande parte das fontes potáveis de águas de superfície: rios e lagos; e subterrâ-neas: o que chamamos de lençóis freáticos; se en-contram contaminadas e a cada ano o Brasil perde milhares de hectares de vegetação nativa, agra-vando ainda mais essa situação. Porque, um dos serviços ambientais das florestas, prestados a nós seres humanos, é a pro-dução de água.

A situação de degra-dação a que chegamos pode ser fruto da falta de conhecimento e cons-ciência, ou interesse da humanidade em manter um equilíbrio saudável e sustentável em sua rela-ção com a natureza.

Por Thiago Righi: Coordenador de Projetos da ONG Mata Nativa.

Desde 2001, a Mata Nativa atua na cidade de Caja-mar com projetos socioambientais, com a consciência de que a reversão da degradação do meio ambiente pode ocorrer a partir de diversas ações, especialmen-te a partir da mudança do nosso modo de vida preda-tório para um modo de vida sustentável, possível de ser alcançado através de ações preventivas, da cons-cientização da população, incentivo ao desenvolvimen-to sustentável e seu monitoramento.

A fim de contribuir com a construção desse modo de vida sustentável, a Mata Nativa desenvolve progra-mas e projetos que visam o fortalecimento do ser hu-mano como agente de transformação socioambiental, promovendo o diálogo e articulação entre diferentes setores da sociedade.

Cajamar sofre há muito tempo de problemas rela-cionados ao abastecimento de água. Os cursos d’água, com preservação prevista em Lei, vêm sendo soterra-dos em conseqüência de construções inadequadas e ocupações irregulares.

Outro fator de degradação é a ausência total de tratamento de esgoto e de um eficiente sistema de sa-neamento básico urbano. Isso faz com que todos os córregos, rios e demais cursos d’água da cidade es-tejam poluídos, sendo transformados em verdadeiros esgotos a céu aberto.

A ONG MATA NATIVAA ONG Mata Nativa é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 03 de novembro de 2001, com sede no município de Cajamar.

A Mata Nativa busca apoiar e desenvolver ações que contribuam para a defesa, desenvolvimento e manu-tenção da qualidade de vida do cidadão e do ambiente, nas áreas de Educação, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente e Saúde.

Bimestralmente utilizaremos esse canal de comunicação para expor nossos trabalhos, debater temas e assun-tos sobre Meio Ambiente e Sociedade.

Envie seus comentários, sugira temas para discussão, entre em contato: [email protected]

QUAL A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E MEIO AMBIENTE?Nesse ano haverá elei-

ções, mas os leitores po-dem estar pensando: qual a relação entre política e meio ambiente? Há uma enorme relação! A elabo-ração de políticas públicas na área ambiental é de extrema importância pois garante a qualidade de vida dos cidadãos e a sus-tentabilidade da cidade.

Você sabe se o seu candidato possui algum projeto para este grave

problema da cidade? Para a falta de tratamento de esgoto? Para futuros pro-blemas de falta de água? A sua comunidade ou as-sociação de moradores já procurou ou convidou al-gum candidato a apresen-tar sua proposta para esta e outras questões?

Pensemos nisso ago-ra, caso contrário, nas próximas eleições ainda estaremos reivindicando por mais água em nossas

torneiras ao invés de usu-fruirmos do nosso direito de cidadãos que é ter aces-so à água de boa qualida-de para consumo, higiene e lazer.

Pense: ainda há tempo, pesquisem ou convidem candidatos a Deputados Estaduais e Federais, e ve-jam quais são suas propos-tas e que benefícios trarão à Cidade de Cajamar.

Por Thiago Righi: Coordenador de Projetos da ONG Mata Nativa.

VOCÊ SABE SE O SEU CANDIDATO POSSUI ALGUM PROJETO PARA ESTE GRAVE PROBLEMA DA CIDADE?

Mina d’água em risco no Polvilho

Esgoto a céu aberto no Polvilho

VOCÊ SABIA QUE PODE COLABORAR PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS?

Nos próximos meses serão eleitos represen-tantes da sociedade civil para discutir e formular políticas de atenção à in-fância e adolescência em Cajamar.

Este é o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o chamado CMDCA.

Neste espaço, reu-nem-se representantes do poder público e repre-sentantes da sociedade civil para este propósito: contribuir na formulação de políticas dirigidas às necessidades da criança e do adolescente e é funda-mental para a consolida-ção do ECA e do regime democrático participati-vo.

Dentre todos os repre-sentantes da sociedade civil há uma divisão por segmento representado, pois deve ser contem-

pladas todas as áreas de atendimento, por exem-plo: segmento saúde, educação, esporte, cultura e lazer, criança e adoles-cente, e um segmento de grande interesse às inicia-tivas privadas: segmen-to indústria e comércio. Isto porque a indústria e comércio pode e deve acompanhar a formula-ção dessas políticas.

A atuação é prevista na Lei Federal n. 80690 de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

Para isso é muito im-portante que a entidade ao mandar seus representan-tes para compor o CMD-CA esteja regularizada.

Seja um cidadão e ajude a pensar na crian-ça e adolescente de seu município como cidadãos também!

Por: Mônica PazottoDiretora Geral da Ong Mata Nativa

e Conselheira do CMDCA

6 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

COMERCIANTES RECEBEM CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

TODOS DEVEM FICAR ATENTOS AO TEXTO DA LEI FEDERAL NR. 12.291, DO DIA 20/07/2010, QUE OBRIGA TODOS OS ESTABELECIMENTOS A MANTER, NO BALCÃO OU

EM LOCAL VISÍVEL, UM EXEMPLAR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

CIDADE

A lei torna obrigató-ria a manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de presta-ção de serviços.

Caso a lei não seja cumprida, o estabeleci-mento será multado em R$ 1.064,10 (um mil e sessenta e quatro reais e dez centavos).

O Procon de Cajamar ofereceu à ACE - Asso-ciação Comercial de Ca-jamar exemplares gra-tuitos para distribuição no comércio local.

Sandra Martinelli Coordenadora e Marcos Silva Técnico do PROCON

Atualmente em no-vas instalações, o PRO-CON de Cajamar aten-deu no ano passado mais de 5.500 reclamações, com 60% dos casos re-solvidos. Além do pos-

to de atendimento em Cajamar-Centro, foi inaugurada no dia 30 de outubro a nova unidade em Jordanésia, com mo-dernas instalações entre-gues pela prefeitura de

Cajamar.O aumento significa-

tivo da procura do públi-co foi o principal motivo da implantação de novas instalações. Sandra Mar-tinelli, Coordenadora do Procon, aposta em solu-ções mais rápidas para os consumidores de Ca-jamar.

PROCON/Cajamar-Centro: Praça Benedito Martins da Cruz, 72. Fone: 4446-6614 ramal 251 ou 252. Atendi-mento: das 9h00 às 16h00.

PROCON/Jordanésia: Rua Arnaldo Rojek, 11, ao lado da Guarda Municipal. Atendimen-to: das 10h00 às 17h00.

Kátia Giurni, Gerente da ACE-Cajamar, percorre alguns associados orientando e entregando o exemplar oferecido pelo PROCON/Cajamar.

7JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

NHOCÃO DA DINÁ

Ingredientes

1KG de batatas2 ovos

Farinha de trigo1/2 Kg de carne moída

Molho de tomateSal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas e as amasse com espremedor pró-prio. Em uma bacia, junte: as batatas, sal a gosto, os dois ovos e aproximadamente quatro xícaras de farinha; se sentir necessidade, acrescente mais, até que a massa tenha liga e chegue ao ponto de desgrudar do fundo da bacia.

Com a carne moída, prepare um molho à bolonhesa bem ralo com bastante água, porém saboroso, pois a massa irá cozinhar neste molho e, se ele for muito consistente, a mas-sa ficará seca.

Em uma assadeira, coloque a massa do nhoque e vá abrindo. Recheie-a com bastante molho e a carne moída. Com cuidado, vá fechando a massa como se fosse um ro-cambole. Jogue por cima o restante do molho. Deixe-o bem molhado, e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, em fogo médio.

Esta porção serve 5 pessoas.

Bom apetite!

Motivado pela farta oportunidade de negócios em Ca-jamar, por conta das instalações de novas indústrias, o em-presário José Luiz, de 30 anos, há 3 anos atua no comércio de recarga de cartuchos e toner e manutenção de compu-tadores em Cajamar.

A Help Cartuchos, no entanto, já tem mais de 6 anos de experiência no mercado, com a loja de Campo Limpo. “Viemos também para Cajamar pela facilidade na abertura de empresas; aqui a burocracia é menor e o povo dá uma ‘força’”, comenta José Luiz.

Ele nos indica uma receita feita por sua mãe, D. Diná. “Esta é uma receita de muito sucesso na minha família. É o nhoque tradicional, adaptado por minha mãe. Por isso, Nhocão da Diná é simples de fazer e uma refeição deliciosa. Vale a pena experimentar”, finaliza José Luiz.

JOSÉ LUIZ, DA HELP CARTUCHOS, GARANTE QUE A RECEITA DA MÃE É UM SUCESSO.

ECONOMIAFAMÍLIAS CONTINUAM OTIMISTAS COM A ECONOMIA, APONTA IPEA

DADO FAZ PARTE DO ÍNDICE DE EXPECTATIVAS DAS FAMÍLIAS (IEF), QUE SERÁ LANÇADO NO DIA 27 EM SÃO PAULO

As pessoas sem em-prego estão mais oti-mistas com a situação fi nanceira da família que as empregadas. A infor-mação está na segunda edição do IEF, que será lançada na segunda-feira, 27, às 11h, na Caixa Eco-nômica Federal (Praça da Sé, 111, 6º andar, SP), pelo presidente do Ins-tituto de Pesquisa Eco-nômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. De acordo com o indicador do Ipea, o número refl ete a expectativa de todos os não empregados, grupo que inclui os aposenta-dos.

As informações de expectativas sobre a situação fi nanceira de acordo com segurança na ocupação do chefe do domicílio são uma novi-dade do indicador. Outro dado incluído na segun-da edição do indicador é a expectativa da situação fi nanceira da família de acordo com a percepção

do grau de endividamen-to.

Os números de se-tembro também apontam que, apesar de continuar sendo a região com me-nor grau de otimismo em relação à situação socio-econômica nacional, o Sudeste registrou peque-no aumento na pontuação e passou de expectativa moderada para a otimis-ta, mesma faixa em que estão as outras regiões do país.

IEFLançado em agosto,

o índice aborda a expec-tativa das famílias nos quesitos situação econô-mica nacional; condição fi nanceira passada e futu-ra; decisões de consumo; endividamento e condi-ções de quitação de dívi-das e contas atrasadas; e mercado de trabalho, es-pecialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de me-lhora profi ssional.

ANUNCIE NO JORNAL

BOLETIM

O JORNALQUE TODO MUNDO LÊ

8 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

SOCIALEMPRESÁRIOS E AUTORIDADES PRESTIGIAM

NOVA ACADEMIA NO POLVILHOA ESTRUTURA OFERECERÁ DESDE NATAÇÃO ATÉ AULAS DE MERGULHO. AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS

O Portal Movimento das Águas é a mais nova academia de Cajamar. Inaugurada na quinta-feira, 30, o empreendi-mento busca atender a demanda na região.

Além de inovadora, com piscina para aula de natação, a academia conta com um tanque exclusivo para a prática do mergulho. O ambien-te faz lembrar o fundo do mar, com imagens que irão chegar próximo da realidade, oferecendo uma experiência única para quem fizer a aula.

Saídas para mergulho em alto-mar serão pro-gramadas pela equipe do Portal Movimento das Águas.

Serão oferecidas au-las de hidroginástica, natação (adulto e infan-

til), reabilitação, pilates, yoga, dança de salão e muito mais.

O projeto ainda inclui equipamentos de muscu-lação para 2011.

Além da academia,

o espaço conta com um café, onde os visitantes poderão relaxar, em um ambiente extremamente agradável.

O Portal Movimento das Águas está localiza-

do na Av. Tenente Mar-ques, 4004 – Portal dos Ipês – Polvilho.

As matrículas já es-tão abertas. Os primeiros alunos receberão uma exclusiva necessaire.

Academia inaugurada quinta-feira, 30 de setembro, tem de tudo para ser referência na região.

10 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

Por toda cidade, nos deparamos com a poluição visual da campanha eleitoral. É assim que eles conquistam o nosso voto.

Há várias versões, recolhidas pelo projeto Cau-sos da Casa da Memória, que explicam a origem do nome do bairro. Vejamos quais são elas:

Bandeirantes: Havia duas famílias de ban-deirantes, uma de Borba Gato, de cor branca, e outra do sr. Luiz Preto, de cor negra. A filha de Borba Gato casou-se com o filho de Luiz Preto. O Bairro do Gato Preto faz parte do dote das duas famílias. (Relato de d. Vera – moradora do Bairro do Gato Preto.)

Viação Gato Preto: O bairro tem esse nome devido à existência da Viação Gato Preto, com-panhia de ônibus que fazia ponto final naquela localidade. Para ir a São Paulo era preciso sair de Jordanésia e caminhar até o ponto em que se localiza o Bairro do Gato Preto. O ônibus ia até aquele trecho. Então, a população dizia “vamos até o Gato Preto”. (Relato de uma moradora de Jordanésia Bandeirantes.)

Você Sabia ?Por que Gato Preto?

http

://s1

80.p

hoto

buck

et.c

om/h

ome/

form

aggi

ogre

en/in

dex

ENTRETENIMENTO

Desenho de Keila Kois.

Nos anos 1940, o Bairro do Gato Preto foi cortado pela Rodovia Anhanguera, pois a era do transporte rodoviário já havia se consolidado.

Fonte: Cajamar: cidade de lutas e conquistas / (organizador José Abílio Ferreira; fotos José Maria Muniz Ventura; desenhos Dawidson França). – São Paulo: Noovha América, 2008. – (Sé-rie Conto, canto e encanto com a minha história).

CENAS DA CIDADE CAJAMAR EM QUADRINHOS

11JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

AUDI

A-3 aspirado gasolina 2002 prata 1.8 4p completo

28.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

CITROEM

BERLINGO GLX gasolina 2001 cinza 1.8 4p

completo 17.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

C-3 glx gasolina 2006 preto 1.4

4p completo 25.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

CHEVROLET

CELTA LIFE flex 2008 vermelho 1.0 2p

19.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

CORSA SEDAN gasolina 2002 verde 1.0 4p

lt. 16.500,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

KADETT GL gasolina 1996 branco 2.0

2p 9.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

MERIVA MAXX flex 2006 vermelha 1.8 4p

completa 32.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

VECTRA GL gasolina 1997 vermelho 2.0 4p dh. ve. te. al. 15.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

S-10 ADVANTAGE flex 2009 preta 2.4 4p completa 52.000,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

S-10 cab simp gasolina/gnv

201 preta 2.4 2p dh. al. te 25.000,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

FIAT

DOBLO FIRE gasolina 2002 verde 1.3 4p

dh.ve.te 24.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

PALIO HLX flex 2006 vermelho 1.8 4p

completo 25.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

palio ex gasolina 2000 verde 1.0 2p ve. al. te. lt. dt. 12.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

PALIO 16V gasolina 1996 azul 1.6 4p

dh. ve. te. al. 11.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

PALIO EDX gasolina 1997 verde 1.0 4p

ve. te. lt. dt 10.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

CLASSIFICADOS

PROATIVA

OP. DE MÁQUINASEnsino Médio / Curso Técnico em Eletrônica,

Mecatrônica, Elétrica e áreas afins (concluído). Desejável

CREA ativo ou apto para adquiri-lo.

Avenida Tenente Marques, 1698 sala 09 Polvilho –

Cajamar [email protected]

AUXILIAR OPERACIONAL

(Vaga exclusiva para portadores de deficiência

física)Ensino médio Completo.

Desejável: vivência na área operacional (embalagem,

estoque, linha de produção e montagem de palet’s).

Avenida Tenente Marques, 1698 sala 09 Polvilho –

Cajamar [email protected]

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO

Vaga exclusiva para portadores de deficiência

física)Ensino técnico ou

profissionalizante Completo, na área de mecânica. Desejável: Noções de

manutenção de máquinasAvenida Tenente Marques, 1698 sala 09 Polvilho –

Cajamar [email protected]

OP. DE TELEMARKETING-

RECEPTIVOEnsino médio Completo / disponibilidade para

trabalhar em escalas de 6 por 1 na região de Barueri.Avenida Tenente Marques,

1698 sala 09 Polvilho – Cajamar cv.caj@proativarh.

com.br

AUXILIARES DE PRODUÇÃO/

ALMOXARIFADO2º grau completo

Experiência na funçãoAvenida Tenente Marques, 1698 sala 09 Polvilho –

Cajamar [email protected]

GRH

SERRALHEIRO INDUSTRIAL

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

AUX. CONTABIL ( masc / fem )

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

ANALISTA CONTABILContato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

MOTORISTA curso (MOOP)

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

AUXILIAR DE LIMPEZA (MASC)

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

AJUDANTE GERAL com Ensino Medio

(40) vagasContato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

AUX. DE LOGISTA (masc / fem )

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

VENDEDOR EXTERNO COM (VEICULO

PROPRIO ) MASC/FEMContato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

AUX. DE ESCRITORIO com conh em

Contato: Néia Silva [email protected]

Fone: 4448.1555 / 2330/ 1791

PAT

MOTORISTA DE CAMINHÃO – 443302Masculino/ Exp. na função/

CNH: D4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

TOSADOR DE ANIMAIS – 336709

Ambos os sexos/ Conhecimento com banho

e tosa4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE VENDAS (ATIVO) – 354646

Feminino/ Ensino Médio Completo/ Conhecimento na

área/ Residir no Polvilho4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

DESENHISTA PROJETISTA DE ELETRICIDADE

– 362604Masculino/ Técnico em

Eletrotécnica/ Exp. na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

ENCANADOR – 364417Masculino/ Experiência comprovada na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

COSTUREIRO (A) – 367325

Experiência na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE MONTAGEM – 368598Masculino/ Ensino Médio Completo ou Incompleto/

Curso de elétrica/ Conhecimento na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

MECÂNICO DE MOTOS – 378302

Experiência na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

MECÂNICO DE AUTOS – 384025

Masculino/ Experiência comprovada na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

PORTEIRO – 394235Masculino/ Ensino

Fundamental Completo/ Conhecimento em portaria4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

PINTOR DE OBRAS – 394718

Masculino/ Experiência na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

TÉCNICO ELETRICISTA SISTEMAS DE ALARME

–396224Masculino/Ensino Médio Completo Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AJUDANTE DE MARCENEIRO

– 396246Masculino/ Conhecimento

na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

– 398878Masculino/ Ensino Médio Completo/ Conhecimento

com lubrificação de máquinas

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

OPERADOR DE TELEMARKETING

– 422108Ambos os sexos/ Ensino

Médio Completo ou cursando 2º ano/ Conhecimentos em

informática4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

VENDEDOR DE COMÉRCIO – 422236Ambos os sexos/ Ensino

Médio Completo/ Experiência c/ vendas de materiais p/

construção4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE

LOGÍSTICA – 422620Masculino/ Ensino Médio Completo ou Incompleto/

Conhecimento com carga e descarga de produtos

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

ASSISTENTE FISCAL – 427025

Ambos os sexos/ Superior em Ciências Contábeis Completo ou Cursando/ Experiência na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

ESTÁGIO EM MECATRÔNICA

– 422077Masculino/ Cursando nível técnico em mecatrônica4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

CARPINTEIRO – 425143

Masculino/ Experiência na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

ARMADOR DE FERRAGENS – 425175Masculino/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

ENCANADOR – 425193Masculino/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

MONTADOR DE PAINÉIS ELÉTRICOS – 425225Masculino/ Experiência na função/ Curso de NR-104448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

ENCARREGADO DE OBRA – 425253Masculino/ Ampla

experiência na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

OPERADOR DE GUINDASTE - 425279Masculino/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

COZINHEIRO (A) – 426386

Experiência em restaurante4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

ASSISTENTE DE VENDAS – 427169

Masculino/ Ensino Médio Completo/ Experiência comprovada na função

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

AUXILIAR DE DEPÓSITO – 428287

Masculino/ Ensino Fundamental Completo/

Conhecimento na área de logística

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

AUXILIAR DE EMBALAGEM – 430793

Feminino/ Ensino Médio Completo/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR OPERACIONAL

– 430804Masculino/ Ensino Médio Completo/ Experiência na

área logística4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

PINTOR DE AUTOS – 433024

Masculino/ Experiência

GALPÕES

LOCAÇÃO FAZENDINHA1.000 m²

R$10,00 o m²Aliança Imóveis

Fone: 4448-4518

LOCAÇÃO FAZENDINHA330 m²

R$ 3.500,00Aliança Imóveis

Fone: 4448-4518

APARTAMENTO

LOCAÇÃO POLVILHOVISTA VERDE

R$750,00 (incluso condomínio)

Aliança Imóveis Fone: 4448-4518

TERRENO

VENDA PORTAL DOS YPÊS 02A PARTIR DE R$37.000,00

+ TRANFERÊNCIA.Aliança Imóveis

Fone: 4448-4518

TVENDA ALPES DE CAJAMAR10 X 25 – R$65.000,00

Aliança Imóveis Fone: 4448-4518

SIENA CELEBRATION fire gasolina 2010 vermelho 1.0 4p completo 28.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STILO SCHUMACHER gasolina 2006 preto 1.8 4p completo + teto 39.000,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STILO CONECT flex 2007 preto 1.8 4p completo 34.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STRADA TREKING flex 2010 prata 1.4 2p dh.

ve. al. te. 35.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

STRADA ADVENTURE flex 2006 preta 1.8 2p completa 28.500,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

UNO MILLE SX gasolina 1997 azul 1.0 4p

ve. lt. dt 9.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

UNO MILLE FIRE flex 2008 prata 1.0 2p lt. dt

19.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

FORD

ECOSPORT XLS flex 2007 cinza 1.6 4p completa 35.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

F 1000 cab simp diesel 1990 preta

3.9 2p dh.al. 30.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

CARGO 815E diesel 2006 branco 2p dh.

69.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

HONDA

CIVIC EX aut gasolina/gnv 1999 branco 1.6 4p completo

16.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

MERCEDEZ

SPRINTER CDI 313 turbo diesel 2005 branca 2.8 4p dh. ve. 49.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

MITSUBISHI

PAJERO IO 4X4 gasolina 2000 prata 2.0 4p

completa 28.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

PEUGEOT

206 HATCH gasolina 2000 prata 1.6 4p

completo 16.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

206 HATCH gasolina 2002 prata 1.0 2p dh. te. al. lt. dt 16.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

RENAUT

CLIO RN gasolina 2000 azul 1.0 4p

ve. te. lt. dt 13.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

VOLKSWAGEM

FLEX 2009 prata 1.6 4p completo

41.000,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

GOL CLI

gasolina 1995 azul 1.6 2p al. te. 10.500,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL 16V gasolina 1999 vermelho 1.0

4p lt. dt 12.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

GOL G4 flex 2006 preto 1.6 4p completo 25.500,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL COPA G4 flex 2006 amarelo 1.6 4p dh.lt. dt.roda som

25.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

GOLF FLASH flex 2006 preto 1.6 4p completo 32.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

POLO HATCH flex 2007 prata 1.6 4p completo 32.900,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

SANTANA MI gasolina 1999 vermelho 2.0

4p al. te. lt. dt 17.500,00Tel: 4408-5562 / 4448-

4568

comprovada na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AJUDANTE DE MANUTENÇÃO

– 433217Masculino/ Experiência c/

manutenção predial4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – 433489

Ambos os sexos/ Superior em Psicologia/ Experiência

na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

OPERADOR DE EMPILHADEIRA

– 433547Masculino/ Ensino

Fundamental Completo/ Experiência c/ empilhadeira

a gás e elétrica4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

OPERADOR DE CAIXA – 434404

Ambos os sexos/ Ensino Médio Completo/ Experiência

na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AJUDANTE DE ELETRICISTA – 434626Masculino/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

OPERADOR DE EMPILHADEIRA

– 434779Masculino/ Ensino

Fundamental Completo/ Experiência c/ empilhadeira

a gás4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

COLETOR DE LIXO – 434824

Masculino/ Sem exigência de experiência

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

AUXILIAR DE RASTREAMENTO

– 434928Ambos os sexos/ Ensino

Médio CompletoExperiência na área

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

PEDREIRO – 435670Masculino/ Experiência na

função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AJUDANTE DE PEDREIRO – 435705Masculino/ Conhecimento

na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

– 436994Masculino/ Ensino

Fundamental/ Experiência c/ manutenção predial

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

OPERADOR DE CALDEIRA – 437062Masculino/ Experiência na

função c/ curso4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

VENDEDOR – 437146Ambos os sexos/ Ensino

Médio Completo/ Experiência em vendas (ótica)

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

MARCENEIRO

– 400119Masculino/ Alfabetizado

C/Experiência.4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

PROMOTOR DE VENDAS – 443672

Masculino/ Ensino Médio Completo/ Conhecimento

na função4448-5770/4932/2493

4447-5267/1107

AUXILIAR DE LOGÍSTICA – 437421Masculino/ Ensino Médio

Completo ou Cursando/ Exp. carga e descarga

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

AUXILIAR DE LOGÍSTICA – 437469Feminino/ Ensino Médio Completo/ Experiência

em logística/ Ter inglês e espanhol básico

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

ESTÁGIO EM PCP – 441263

Ambos os sexos/Ensino médio cursando.

4448-5770/4932/2493 4447-5267/1107

12 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 15

Depois de anos no mercado de varejo, como gerente de grandes re-des, como Casas Bahia, o proprietário da Future Modulados iniciou seu negócio em Jordanésia, fruto da experiência ad-quirida nas lojas onde trabalhou. “Eu trabalhei muito para grandes em-presas, tinha a certeza de emprego, mas minha vontade era de montar meu próprio negócio”, comenta Pereira.

A loja oferece móveis planejados, e o cresci-mento do bairro a trouxe para o Polvilho. Os em-preendimentos em cons-trução e os loteamentos impulsionam o mercado de materiais de constru-ção, móveis, entre outros do ramo imobiliário.

O empresário comen-

CRESCIMENTO DO POLVILHO MOTIVA EMPRESÁRIO A INVESTIR NO BAIRRO

O CRESCIMENTO IMOBILIÁRIO ATRAI PARA O DISTRITO EMPREENDEDORES COM VISÃO FUTURA PARA O NEGÓCIO.

Showroom da loja de móveis planejadosta que Cajamar é uma ci-dade dividida. A distân-cia entre os bairros com referência comercial (Polvilho e Jordanésia)

enfraquecem o poten-cial da cidade, que ainda perde para as cidades vi-zinhas, como São Paulo e Jundiaí. “Percebi que

o perfil dos clientes do Polvilho é totalmente di-ferente do que eu atendia em Jordanésia. Isso quer dizer que as pessoas não

frequentam o comércio da cidade no geral, só vão de um bairro a outro em extrema necessida-de”, comenta Pereira.

O diferencial do bair-ro do Polvilho é o fluxo de pessoas que circulam na Av. Tenente Marques. “Já fechei negócios com clientes do Morro Doce, Barueri, Santana de Par-naíba. A demanda do bairro aliada a localiza-ção da loja é a razão do sucesso”, disse Pereira.

Os produtos de quali-dade e a experiência no atendimento ao cliente e administração deram a tranquilidade para que o empresário tivesse a pa-ciência para esperar ain-da o melhor momento do comércio de Cajamar. “Ainda não estamos onde almejamos, mas confio no potencial da cidade”, finaliza Pereira.

Future Modulados11 4447-1767

Av. Tenente Marques, 1498

O EMPREENDEDOR