Edição 122

8
[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem de 19 a 25 de junho de 2010 - sábado - ANO 6 - Edição nº 122 Foto: Tatiane Cambraia pág/ 03 pág/ 04 Distribuição Gratuita www.jornaltem.com.br Festa de Santo Antônio é realizada em tempo recorde pág/ 05 Vereadora Bel consegue trator para produtores rurais Bel consegue verba de 100 mil reais para Distrito dos Costas Engenho da Terra, há 20 anos adoçando o Brasil pág/ 07 Dor de cabeça pode ser curada no dentista

description

Edição 122

Transcript of Edição 122

Page 1: Edição 122

[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem

de 19 a 25 de junho de 2010 - sábado - ANO 6 - Edição nº 122

Foto: Tatiane Cambraia pág/ 03pág/ 04

Distribuição

Gratuita

www.jornaltem.com.br

Festa de SantoAntônio é realizadaem tempo recorde

pág/ 05

Vereadora Bel consegue trator para produtores rurais

Bel consegue verba de 100 milreais para Distrito dos Costas

Engenho da Terra,há 20 anosadoçando o Brasil

pág/ 07

Dor de cabeçapode ser curadano dentista

Page 2: Edição 122

Expediente TEMCambraia e Pelosi Editora de Jornais Ltda - [CNPJ07492204/0001-36]Direção - Tatiane Cambraia e Cláudio MarceloPelosiJornalista responsável - Sérgio Cardoso [MTb26.373-SP]Dep. Jurídico - Émerson Clayton R. Santos/OAB/ MG 114.933Vendas - 9198-0001 (Cláudio)E-mail - [email protected]ção - Rua Pampulha, 439 - Jd. Aeroporto -Paraisópolis - MG - CEP 37660-000Tel.: (35) 9106-2672 / 9198-0001Copyright Jornal TEM/2010. Todos os direitosreservados. É proibida a reprodução do conteú-do desta publicação em qualquer meio de comu-nicação sem autorização escrita do jornal.

[email protected]

02

de 19 a 25 de junho de 2010 - sábado

Cultura J. A. Braga Barros

www.jornaltem.com.br

Passada a segunda SemanaAmilcar de Castro encerro

hoje a série de artigos que esta-vam sendo publicados sistema-ticamente nas edições anterioresdo Jornal TEM. O objetivo des-tes artigos sobre o artista foi ode difundir a sua arte e a sua vidaaqui em Paraisópolis sua terranatal. Em 2010 Amilcar de Cas-tro completaria 90 anos. E é ummarco na história da arte do sé-culo vinte estando entre os cin-co artistas brasileiros mais co-nhecidos no mundo, com suaoriginal e criativa mudança nosconceitos de escultura. Amilcarfoi capaz de apenas com corte edobra dar tridimensionalidadepara o plano, sem aumentar vo-lume e fazer o espaço entrar nacomposição de sua obra.

Um aspecto muito importan-te do conjunto da obra de Amil-car de Castro foi a valorizaçãodo homem. A valorização do fa-zer artístico do homem. A capa-cidade de interferir. A capacida-de de fazer bem feito da primeiravez, sem retoque, sem reforma,sem voltar atrás. Fez está feito.Pronto. Assim como a vida, semrascunho, sem ensaio. Fez estáfeito e pronto. Amilcar tem a ca-pacidade de tornar a arte aparen-temente fácil. Isso... qualquercriança faz! Isso! até eu faço!Pode ser uma expressão dita in-consequentemente por algumeunuco. Porque não dispõe dosfundamentos.

Amilcar em sua escultura nãoadmitia sobras. Cada peça eracompleta em si, com equilíbrio,cálculos, e muita sensibilidade,capaz de dar leveza ao ferro. Ca-paz de trabalhar com o entorno,

“Quero uma casa de ação na sociedade”, disse Amilcar

capaz de buscar azul do céu, ver-de das gramas e misturar com fer-rugens em constante ação emsuas obras para continuar atuan-do, mesmo estando ausente. Amil-car continua trabalhando em suasesculturas com o passar do tem-po. Chuva, vento, sol, tempo acada época vão dando cores e tex-turas para suas obras como que,no silêncio, gritando: Êi! Genteacorda! O mundo está mudando.Precisamos melhorar o ser huma-

no, para que ele possa atuar nestenovo mundo que surge.

Amilcar nunca foi de discursoslongos. Preferiu sempre o ato defazer. Fazer dezenas, centenas, mi-lhares de obras passando pelo de-senho, pela pintura, pelas artes grá-ficas, pela diagramação, pela poe-sia e pela escultura sua grande arte.

Tenho de Amilcar duas gran-des recordações que transferipara a minha vida como uma es-pécie de missão artística: primei-

ro, ouvir da própria voz do artis-ta que ele gostaria de ver o Cen-tro Cultural e Educacional queleva o seu nome, não um museu,mas uma casa de arte que inter-ferisse na sociedade de Paraisó-polis com atividades de desenho,pintura, artes gráficas, modela-gem e escultura, poesia... Nãoesqueço quando ele me falouemocionado: Se pudesse gosta-ria eu mesmo de atuar aqui emminha terra natal para suscitar aarte, desenvolver talentos. Emvida, Amilcar não presenciou estarealidade, mas os seus sonhoscom certeza não acabaram e va-mos ver esta realidade acontecer,de preferência com o apoio dopoder público.

O segundo sonho Amilcardeixou por escrito, com data desete de setembro de mil novecen-tos e oitenta e quatro e está emuma moldura na parede de mi-nha sala, para não esquecer nun-ca: José Antonio, Pensando noFuturo da Casa de Cultura Amil-car de Castro. Com sua assina-tura, ou se preferir com o autó-grafo do artista.

Com o apoio da VereadoraSilvinha, e aprovação de toda aCâmara, o prefeito Bizarria assi-nou a Lei que cria o Dia Munici-pal de Arte, que já faz parte docalendário Cultural da Cidade e aSemana Cultural Amilcar de Cas-tro. Isso é um avanço, para umlocal que ficou praticamente ina-tivo desde a sua criação. Agora,já sabemos com quem podemoscontar e com quem não podemoscontar para o crescimento des-tas atividades tão desejadas pelohomenageado. Amilcar semprefez questão de citar sua terra

natal, em todo lugar que estava,dentro ou fora do Brasil, masque nunca teve oportunidade deatuar artisticamente em Paraisó-polis. Até por que só viveu aquios primeiros quatro anos de suaexistência. E os estudos, as pes-quisas e a sobrevivência foi con-duzindo sua vida para Belo Hori-zonte, Rio de Janeiro, Nova Ior-que e definitivamente Belo Hori-zonte.

Com técnica, ambiente artís-tico, material, boa vontade, con-vivência cultural e vontade polí-tica Amilcar de Castro ainda atu-ará em nossa sociedade criandofuturo e perspectivas para mui-tas crianças e jovens tornando omundo mais alegre, mais feliz,mais bonito e longe das drogas,da violência e da ignorância.

Esta realização não é de umapessoa só. É preciso o trabalhode toda uma comunidade para acriação de um ambiente culturalde comunidade, de coletividade.É preciso não perder a esperançano povo e sair do comodismo, ouda acomodação. Era essa vonta-de que Amilcar de Castro expres-sou do mais profundo do seu sermineiro e paraisopolitano quandoaqui esteve para ser homenagea-do. Não queria glória, pois nãoprecisava dela, não queria reco-nhecimento, pois já o tinha desobra, não estava satisfazendo seuego, ou vaidade, porque era su-perior ao que estávamos oferecen-do, mas era um artista e comoartista de vanguarda dizia: É pre-ciso, romper, romper, rompersempre e depois de romper tudo,ousar romper novamente.

Até a terceira Semana Amil-car de Castro, ano que vem.

Page 3: Edição 122

[email protected]

03

de 19 a 25 de junho de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

Verba será usada para aquisição de trator agrícolaA vereadora Isabel Cristina de

Lima “Bel” (PP) e os vereadoresToninho Félix (PMDB), ToninhoMatias (PSDB) e José Carlos(PSC), atendendo a uma antigareivindicação da Associação dosProdutores Rurais do Distritodos Costas conseguiram, atra-vés de emenda individual do De-putado Federal Fabinho Rama-lho (PV) com apoio do Deputa-do Estadual Tiago Ulisses (PV)e do presidente local do PartidoVerde, Geraldo Carlos Goulart,a liberação de verba federal doMinistério da Agricultura, no va-lor de R$ 100.000,00, para aaquisição de um trator agrícolae seus implementos.

Por se tratar de verba públi-ca liberada em ano eleitoral, oque proíbe repasse direto à As-sociação, o convênio somente

pode ser concretizado com a par-ticipação da Prefeitura Municipalde Paraisópolis (protocolo07518), com anuência do Sr.Prefeito Municipal Sérgio Bizar-ria, o qual assumiu o compro-misso de destinar o trator e seusimplementos para o uso da As-sociação do Distrito dos Costas.

A vinda deste trator irá bene-ficiar, e muito, os produtores ru-rais do Distrito dos Costas, dimi-nuindo o custo de produção e au-mentando os lucros.

Além de Paraisópolis, o De-putado Federal Fabinho Ramalhocom apoio do Deputado EstadualTiago Ulisses conseguiram ver-bas, também com emenda indivi-dual, para os município vizinhosde Sapucaí Mirim, Consolação,Cachoeira de Minas, Camandu-caia, Cambuí e Brazópolis.

Em Sapucaí Mirim e Caman-ducaia a verba de 200 mil reaisserá usada para a aquisição deuma retroescavadeira. Em Con-solação a verba de 100 mil reaisirá para a compra de um trator.Cambuí e Brasópolis receberamverbas para serem investidos emcalçamento. São 100 mil paraCambuí e 400 mil para Brasópo-lis, que além da verba de calça-mento também poderá contarcom mais 100 mil reais para acompra de uma ambulância e mais100 mil para o turismo.

O Deputado Federal Fábio Ra-malho vem se destacando no ce-nário político nacional por seu tra-balho em prol dos municípios etambém pelo grande número deconvênios e verbas públicas quevem conseguindo junto aos go-vernos Federal e Estadual.

Informe Publicitário

Foto Ilustração

Page 4: Edição 122

[email protected] 19 a 25 de junho de 2010 - sábado

04

www.jornaltem.com.br

Melhor geleia do país é produzida no Sul de Minas

Ao lado dos funcionários, “Cida da Geléia” (ao centro) é responsávelpelo desenvolvimento das fórmulas e pela criação de novos sabores

Tatiane CambraiaFoto: Tatiane Cambraia

Nos dias 03 e 04 de julho de2010, o restaurante Sabor daMontanha, em Gonçalves, Mi-nas Gerais, irá realizar um deli-cioso evento. Será um fim desemana de degustação das ge-leias orgânicas Engenho da Ter-ra conhecidas de Norte a Sul doBrasil. No sábado, dia 03, oevento acontece das 14:00h às20:00h e no domingo, dia 04, das09:00h às 17:00h.

Pouca gente sabe, mas as ge-leias orgânicas Engenho da Terrasão produzidas em um pequenomunicípio do Sul de Minas, Con-ceição dos Ouros. Graças à mãode obra dedicada dos mineiros eo aumento da demanda, a empre-sária paulistana Catherine Bona-venture pode transferir sua pe-quena indústria de geleias produ-zidas inicialmente em Campos doJordão para o município mineiro.

Uma história de sucesso quecomeçou por caso. A receita dageleia preparada pela mãe dina-marquesa, que seguindo uma tra-dição europeia de conservação defrutas, produzia a iguaria para afamília com as frutas que seumarido belga produzia em Cam-pos do Jordão (SP). Temposdepois, da mesa da família, ageléia chegou às prateleiras depequenas lojas e não demoroumuito para chegar aos grandeshipermercados.

Em 2006, a Engenho da Ter-ra passa a fabricar as geleias or-gânicas da marca própria do Car-refour – linha Viver, em 2008 dalinha Taeq de geleias orgânicas -Grupo Pão de Açúcar e em 2009da linha Sentir Bem Orgânico darede Wal Mart.

É das mãos da funcionáriamais antiga e gerente da fábrica,Maria Aparecida de Souza e Sil-va, mais conhecida como “Cida

da Geléia”, que saem as delicio-sas geleias de Amora, Atemóia,Framboesa, Kiwi, Morango, Uvae Caju comercializadas atualmen-te pela empresa. Há 20 anos aolado de Catherine, Cida é a res-ponsável pelo desenvolvimentodas fórmulas. Este ano Cida pre-tende colocar no mercado novossabores. Geleias de Banana, Goi-aba, Mirtilo, Pimenta, Gengibree Laranja já estão sendo desen-volvidos por ela e devem chegarao mercado até o fim deste ano.

Em Paraisópolis você encon-tra as geleias Engenho da Terrana lanchonete do Posto Ale, naquitanda Paraíso Verde e na Casade Frios Irmãos Almeida. EmSão Bento do Sapucaí no super-mercado Simpatia. Em Gonçal-ves na Padaria e Confeitaria SãoFrancisco (padaria do Zezito), noConveniência KJ e na quitanda emercearia Joinha.

As geleias Engenho da Ter-

ra são feitas artesanalmente,com ingredientes 100% orgâ-nicos e certificados, garantin-do sua procedência e a ausên-

cia completa de agrotóxicos epesticidas. Conheça a empresaEngenho da Terra através dosite www.engenhodaterra.com.

Page 5: Edição 122

[email protected] de 19 a 25 de junho de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

05

Tatiane Cambraia

Comissão teve 35 dias para organizar eventoFoto: Cláudio Pelosi

José Carlos, no centro, com alguns integrantes que fizeram parte da Comissão de Emergência

Realizar uma simples festa dátrabalho. É preciso tempo e de-dicação. Imagine só organizaruma das maiores festas da cida-de em apenas 35 dias? Esse de-safio foi aceito por José CarlosLopes da Silva, a pedido do pa-dre Vanir Ramos, para a realiza-ção da 12ª Festa de Santo Antô-nio que ocorreu nos dias 10, 11,12 e 13 de junho.

José Carlos que já havia sidoum dos festeiros da festa deSanto Antônio em 2003 assumiua coordenação de uma Comis-são formada por ex-festeiros evoluntários em 2006. Desde en-tão essa Comissão foi a respon-sável pela organização da Festade Santo Antônio em Paraisópo-lis. Isto até 2009, quando a Co-missão decidiu que não realiza-ria o evento em 2010.

“Nós colocamos o cargo adisposição porque muita gentecriticava o fato da festa estarsendo organizada pela mesmaComissão. Então enviamos umofício ao padre Vanir comuni-cando o fato. Nossa intenção eratrazer novos voluntários paraque fosse formada uma novaComissão. Pois trabalho volun-tário é uma experiência aberta atodos”, explica José Carlos.

Um ano se passou e não foiapresentada nenhuma Comissãoou proposta de algum voluntárioque pudesse assumir a Coorde-nação da Festa em 2010. Vendoa possibilidade do evento nãoacontecer, em 28 de abril de

2010, padre Vanir chama nova-mente José Carlos. O desafio eragrande. Uma festa que em mé-dia precisa de três meses de or-ganização teria que acontecercom apenas um mês de antece-dência. Zé Carlos aceita o desa-fio e convida alguns integrantesda antiga Comissão e novos vo-luntários e cria uma Comissão deEmergência.

Mesmo trabalhando em Mogidas Cruzes - SP, José Carlos doaseu tempo integral. Em época deorganização da Festa de SantoAntônio, ele vai trabalhar no in-terior de São Paulo e volta todosos dias. Simplesmente por gos-tar de ser voluntário, mesmo sen-do criticado pela sociedade portrabalhar tanto para Igreja. Mes-mo assim, ele permanece na féque doando seu trabalho estacontribuindo não só para os tra-balhos religiosos, sociais da pa-róquia, como também para a par-te cultural e turística do municí-pio. Assim como todos os volun-tários que trabalham na OPIS ena Festa de Santo Antônio, even-tos que fazem parte do calendá-rio oficial de Paraisópolis, quetambém contribuem com a Se-cretaria de Cultura e Turismo domunicípio.

A Comissão de Emergênciatambém contou com parceriasimportantes. As entidades APAE,Casa da Criança e Asilo São Vi-cente de Paula, foram cruciaispara a realização e o sucesso da12ª Festa de Santo Antônio. Pes-soas que atuaram nos bastidoresemprestando materiais e doando

calor humano. Assim como a Pre-feitura, que sempre deu apoio nasfestas realizadas por José Carlos.E claro, todos que puderam con-tribuir com a festa através de do-ações, desde aquele que pode doarum bezerro até aquele que doouuma lata de massa de tomates, eos patrocinadores, devem ser re-conhecidos e agradecidos.

E o que dizer dos voluntários?Aqueles que doam energia, tempoe talento, que não apenas doa, masrecebe. Recebe contato humano,convivência com pessoas diferen-tes, oportunidade de viver outrassituações, aprender coisas novas,satisfação de se sentir útil. No tra-balho voluntário não é preciso pe-

dir licença a alguém, antes de co-meçar a agir. Quem quer, vai e faz.Cada um contribui, na medida desuas possibilidades, com aquiloque sabe e quer fazer. Uns têmmais tempo livre, outros só dis-põem de algumas poucas horaspor semana. Alguns sabem exa-tamente onde ou com quem que-rem trabalhar, outros estão pron-tos a ajudar no que for preciso,onde a necessidade é mais urgen-te. Cada compromisso assumido,no entanto, é pra ser cumprido.

Nosso maior agradecimentoé para vocês. São tantos nomesque não dá para citar, mas comcerteza cada um de vocês, ao leresta homenagem, saberá sua im-

portância na realização da Festade 2010. Mas não podemos dei-xar de exaltar os trabalhos de co-ordenação feitos por José Car-los, pois sem sua iniciativa nãohaveria Festa neste ano de 2010.

Familiares e amigos próximosde JC, ao serem indagados sobreo que acham de sua atuação, dis-seram a nossa reportagem: “Te-mos muito orgulho da garra e de-terminação do José Carlos”. E dei-xam uma mensagem: “Parabénspor mais uma festa bem realiza-da, nós estamos com você”.

A verba arrecada no eventodeste ano será destinada para aju-dar no pagamento da restauraçãoda Igreja de São José.

Page 6: Edição 122

[email protected]

Angela V asconcellosIMÓVEIS

CRECI18008

Rua Bueno de Paiva, 276 - centro - Paraisópolis - MG - Tel.: (35) 3651-4614 / 9993-7322 / 8403-3331

áries - 21/03 a 20/04 touro - 21/04 a 20/05

gêmeos - 21/05 a 20/06 cancer - 21/06 a 21/07

leão - 22/07 a 22/08 virgem - 23/08 a 22/09

horóscopo

libra - 23/09 a 22/10 escorpião - 23/10 a 21/11

sagitário - 22/11 a 21/12 capricórnio - 22/12 a 20/01

aquário - 21/01 a 19/02 peixes - 20/02 a 20/03

de 19 a 25 de junho de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

06

Terá ideias claras e objetivas. Via-gem e concurso estão favorecidos.Dúvidas podem afetar seus senti-mentos e, talvez, o romance fiqueem segundo plano. A companhia

de amigos trará bem-estar. Vênus transita pelo seuparaíso astral, indicando que você pode ter mui-tas alegrias neste período. Aproveite!

Só terá a ganhar, seja nos assun-tos materiais ou afetivos, se ti-ver generosidade com as pesso-as. A Lua incentiva a correr atrásdos seus interesses. Uma nova

paixão pode vir à tona. O Sol transita pela Casada Fortuna, indicando que você terá maiorpercepção do valor das coisas.

Só terá a ganhar, seja nos assun-tos materiais ou afetivos, se ti-ver generosidade com as pes-soas. A Lua incentiva a correratrás dos seus interesses. Uma

nova paixão pode vir à tona. O Sol transitapela Casa da Fortuna, indicando que você terámaior percepção do valor das coisas.

Novas oportunidades deverãosurgir para você e terá estímuloem dobro para se dedicar ao em-prego. Um ar de mistério anima apaixão, mas cuidado com as ten-

tações de um romance secreto. Sua intuiçãoestará aguçada: não descarte seus pressenti-mentos, pois tudo indica que estão corretos.

Terá ousadia de sobra para bus-car novidades e movimentar suavida social. Bom astral para pas-sear e conhecer pessoas, masescolha melhor suas amizades.

No amor, forte entrosamento. Vênus ingressaem seu signo, por isso, não se surpreenda se aspessoas o (a) acharem mais atraente.

Bons contatos trarão vantagensprofissionais para você. Enten-da que, às vezes, mudanças sãonecessárias e aceite-as. Na vidaamorosa, sua generosidade vai

agradar em cheio o par! Dedique-se a algo quelhe dê satisfação, pois essa é a melhor manei-ra de manter o seu bom humor.

É tempo de partilhar seus proje-tos e incluir alguém em seus pla-nos. Trabalho em equipe será le-gal: faça parcerias com gente jo-vem. No amor, interesses em co-

mum serão muito valorizados. As mudanças novisual estão favorecidas. Se está pensando emdar um trato na aparência, vá em frente.

Encare os desafios com confian-ça e não recuse a ajuda dos ami-gos. Você vai se destacar nas ta-refas. Mas mantenha a discriçãosobre sua vida amorosa: o segre-

do é a chave do sucesso. Questões relaciona-das ao passado podem vir à tona e você preci-sará de atenção para resolvê-las.

Seu progresso está em evidênciae as estrelas anunciam uma vitó-ria muito importante na sua vida:pode ser nos estudos, no traba-lho ou na paixão. O clima é de

grande maturidade afetiva. Este é um ótimoperíodo para desenrolar assuntos pendentes,principalmente os relacionados às finanças.

Fase favorável para mudanças einovação nas tarefas de rotina. In-vista em cursos e enriqueça seucurrículo. Só evite fazer muitascoisas ao mesmo tempo e aproxi-

me-se mais de quem ama. Assuntos envolven-do saúde e bem-estar vão precisar da sua aten-ção nesta fase, assim como a vida afetiva.

Parcerias podem favorecer seuprogresso e a humildade trarábons resultados. Que tal fazeralgo que traga prazer à sua rotina?Seus desejos estão à flor da pele:invista na intimidade! A saúde de

um parente pode trazer preocupação, mas seujeito comunicativo alegrará o ambiente familiar.

Terá que enfrentar um dilema entreo que deseja e o que os outrosesperam de você. Conselho de pes-soas experientes pode ajudar. Pai-xão instável: faça algo para melho-rar sua relação. Questões do pas-

sado podem mexer com seu astral. Procure sededicar um pouco mais ao lado espiritual.

02 – Casa no Centro c/ 2 casas, 3 dorm,sala, copa, coz, banh, quintal com la-vand. Área: 466,92m² sob consulta13 – Terreno no Jd. Eldorado Área:150m² R$ 9.000,0015 – Casa no Centro, Terreno: 200m²R$ 50.000,0019 – Terreno no Res. José VeríssimoÁrea: 526m² R$ 30.000,0028 – Terreno no Jd. Eldorado Área:150m² R$ 9.000,0039 – Casa no Centro 4 dorm, sendo 1suíte, 2 banh, copa, coz, sala 2 amb.,lav, garagem Área: 275m² Constr:243,24m² R$ 185.000,0040 – Casa Res. Paraíso 2 dorm, 1 suíte,sala, coz, copa, área de serv. e gar. Área:333m² Constr: 125m² R$ 160.000,0041 – Casa Centro 3 dorm, 2 salas, banh,coz, porão, área de serv. Área:132,90m² Constr: 73,80m² R$ 97.000,0052 – Terreno no B. Rec. Dos PássarosÁrea: 250m² R$ 20.000,00

57 – Terreno no Centro Área: 405m²R$ 200.000,0058 – Terreno no B. Lambari Área:1.800m² R$ 70.000,00.65 – Casa no Centro c/ 3 dorm, 2 salas,copa, coz, banh, garagem Área: 220m²Constr: 150m² R$ 150.000,0067 – Terreno no Centro Área: 158,65m²R$ 70.000,0069 – Sobrado B. Lavapés 3 dorm, 2 banh,2º p, 2 dorm, sala, coz, banh, gar. – tér.Área: 994m² Constr: 150m² R$ 126.000,0074 - Terreno no B. Goiabal Área: 450m²R$ 10.000,0077 – Casa B. Lavapés 2 dorm, sala,coz, banh, gar. Área: 260m² Constr: 54m²R$ 45.000,0079 – Terreno no Res. Paraíso Área250m² R$ 18.000,0080 – Casa no Res. José Veríssimo c/ 3dorm sendo 1 suíte, sala, coz, banh, ga-ragem Área aprox: 417m² Constr aprox:217m² R$ 200.000,00

Como tenho algumas horaslivres com insônia pela madru-gada e precisando ganhar unsextras, resolvi ser, também, um‘Velhinho de Programa’.

Coloquei nos principais jor-nais, o seguinte anúncio:

Idoso charmoso, com lindosolhos meio verdes (cobertos comcataratas), loiro (só dos lados),Atlético (sou torcedor), corpomalhado (pelo vitiligo) e sarado(das doenças que já tive), um me-tro e noventa (sendo mais ou me-nos um de altura e noventa delargura).

Atendo em motéis, residênci-as, elevadores panorâmicos, etc...

Só não atendo em ‘drive-in’por causa das dores na coluna.

Alegro festas de Bodas deOuro, convenções e excursões da

VELHINHO SENSUAL(Anúncio nos Classificados)

terceira Idade.Meço pressão, aplico injeções

e troco fraldas geriátricas, tudocom o maior charme.

Por questões de vaidade, nãoserão permitidas filmagens, pois,no momento, estou precisandooperar uma hérnia inguinal, meioanti-estética.

Na cama, dou sempre 03 op-ções sexuais para a parceira:mole, dobrado ou

enroladinho.Como fetiche, posso usar tou-

ca de lã, pantufas e cachecóiscoloridos.

Outra vantagem: Já tenho ‘Pa-rkinson’, o que ajuda muito naspreliminares.

Total discrição, pois o ‘Alzhei-mer’ me faz esquecer tudo que fizna noite anterior.

- Meu filho, quais são os seus pe-cados?- Padre, eu comunguei há trêsanos.- Ok, meu filho, e quais são seuspecados?- Eu comunguei há três anos.- Está bem meu filho, eu sei quevocê comungou há três anos. Issonão é pecado! Conte-me seus ver-dadeiros pecados.....- Padre, estou lhe dizendo: EU -COMO - UM - GAY - HÁ - TRÊS - ANOS

E-X-P-L-I-C-A-D-I-N-H-O

Terreno no condomínioResidencial das Palmeiras

com aprox. 2.500 m²Ótima localização.

Tel.: (35) 3651-4531

9106-2672

Vende-se

Page 7: Edição 122

[email protected]

07

de 19 a 25 de junho de 2010 - sábado

Renato Goulart Provenzano

Cirurgião-dentista - Especial ista em

Periodontia e Prótese

Dúvidas e sugestões:

(35) 3651-1799

[email protected]

www.jornaltem.com.br

Reabilitação nasfraturas de Fêmur

Consiste num dos problemas or topédicos mais

comuns em saúde pública,acometendo principalmente apopulação idosa, sendo queas mulheres sofrem três ve-zes mais que os homens. 90%das f raturas são causadaspela queda da própria altura,acidente automobilístico, os-teoporose (condição associ-ada com o envelhecimento),história familiar, fumo e usode álcool. Após os 50 anos, orisco de fratura dobra a cadadécada. Após a fratura a pes-soa não consegue andar, apre-sentando dor crescente na vi-ri lha antes da perna ceder.Ocasionalmente, um indiví-duo jovem e ativo pode tam-bém sofrer uma fratura porsobrecarga no fêmur proximalcomo resultado de microtrau-mas repetitivos ou uma fra-tura com avulsão devido auma contração excessivamen-te forçada dos músculos ab-dutores ou flexores do qua-dril. Geralmente são de tra-tamento cirúrgico na maiorparte das vezes, tendo queserem fixadas por meio deplacas e parafusos especiais.O paciente deve retomar a

marcha o mais breve possí-vel. Quanto mais tempo per-manecer acamado, maioressão as chances de ter com-plicações como trombose ve-nosa profunda e embolia pul-monar. O objetivo básico dafisioterapia é a devolução deuma marcha normal , semclaudicação, com força mus-cular restabelecida, proprio-cepção restaurada e uma mo-bilidade articular normal. Aconduta da fisioterapia podevariar de acordo com o pro-grama de exercícios ou cria-tividade de cada fisioterapeu-ta como também o quadro clí-nico do paciente. De qualquerforma os objetivos gerais se-guem sempre respeitando o li-mite de cada paciente e sem-pre orientando quanto aos cui-dados cirúrgicos a serem to-mados após cirurgia e alta hos-pitalar. O tratamento fisiotera-pêutico proporciona a indepen-dência do paciente, retorno dasatividades diárias, melhorandosua qualidade de vida.Fonte: Fisioweb

Juciana Michele da Silva

Fisioterapeuta

Dor de cabeçatratada no Dentista

Segundo estudo do Serviço de Neurologia da Univer-

sidade Federal de Minas Gerais,UFMG, 80 % das pessoas comenxaqueca apresentam algumtipo de problema nas mandíbu-las. Entre os mais comuns estãoo bruxismo (ranger e apertar osdentes à noite), a má oclusão (en-caixe imperfeito entre eles) e amordida cruzada (encaixe imper-

feito entre as arcadas).Quem tem alguma dessas dis-

funções tensiona constantemen-te a musculatura, sobrecarregan-do a articulação das mandíbulas(ATM). Com isso, aparece umador que inicia na base da orelhae irradia para a região dos olhos(como uma dor de cabeça) , alémdo desgaste desnecessário dosdentes o paciente esta sujeito aotravamento da mandíbula (bocatravada aberta ou fechada).

Outra situação é quando não háuma higiene bucal adequada, o ris-co de ocorrerem gengivite e peri-odontite é grande. Como essas in-flamações concentram um gran-de número de micróbios, eles po-dem se espalhar pelo corpo, essesagentes entram na corrente san-guínea e passam a circular pelo or-

ganismo. Ao encontrar um tecidocom condições propícias para seproliferar, se instalam e causamuma contaminação secundária

É necessário que você aviseseu dentista sempre que tiveruma dor de cabeça persistente,pois através de exames clínicose se preciso radiográficos é pos-sível detectar o problema e as-sim obter a melhor conduta parao seu tratamento.

Capriche na higiene bucal efaça visitas periódicas ao dentis-ta e lembre-se. Sorria.

Page 8: Edição 122

Brasil vence, mas não convenceNão foi a goleada que a torci-

da esperava. Mas a vitória, queteve um resultado considerado“magro” de 2X1, no entanto, le-vou centenas de torcedores de

verde-amarelo, uns de vuvuzelana mão, outros com bandeiraspara praça Coronel José Vieira,ponto de encontro dos apaixona-dos pela bola.

A vitória coloca o Brasil na li-derança do Grupo G com trêspontos, seguido por Costa doMarfim e Portugal, que empata-ram no jogo de abertura do Gru-

po G e tem um ponto. Os norte-coreanos ficam na lanterna.

A equipe comandada pelo téc-nico Dunga volta a jogar amanhã,20, contra a Costa do Marfim, às

15h30min (horário de Brasília),pela segunda rodada do Grupo G.

Veja mais fotos da comemo-ração em nosso sitewww.jornaltem.com.br