EdiçãO 21

16
Sorocaba, junho de 2009 SOROCABA, JUNHO DE 2009 · ANO 2 · EDIÇÃO 21 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Não jogue em vias públicas GAROTA ZN PAPO COM... POSSE RESPEITO LEMBRANÇAS Página 8 A belíssima Bruna Abreu mos- tra todo o poder da mulher sobre duas rodas. Off- road, street ou casual, um passeio com essa loira na ga- rupa agra- da qual- quer um. Página 15 Anselmo Neto, ou somente Neto, é o entrevistado desse mês. O verea- dor que cumpre seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal fala um pouco mais sobre sua vida, a grande votação, política e planos futu- ros. A senhora Ermelinda Peres, viúva do saudoso Emílio Peres, é uma das pri- meiras moradoras da zona norte da cida- de. Em uma entrevista emocionante a senhora de 91 anos contou grandes his- tórias da região e de sua família que aju- dou a construir nossa região. A cada dia que passa a Excel mostra a qualidade nos serviços que presta e respeito aos seus cooperados. A assis- tência familiar de custo baixo agrada pela diversidade de planos. O Conselho de Segurança Comunitá- ria da Zona norte (CONSEG NORTE) apresentou a sua nova diretoria para o biênio 2009/2010. Conheça os novos in- dicados e um pouco mais sobre esse órgão que é exemplo a ser seguido no estado de São Paulo. Página 3 Página 4 Página 12 Página 6 Como ocorrem todos os anos no mês de junho, as festas juninas emba- lam as noites de todos os simpatizantes em todo o Brasil. Na região de Sorocaba o destaque fica por conta das festas de Votorantim e do Parque das Águas, porém os moradores da zona norte da cidade não precisam se deslocar até esses locais para aproveitarem um bom arraial. No Par- que das Laranjeiras, por exemplo, a 10ª edição da festa do bairro ocorre nos dias 19, 20 e 21 com uma estimativa de mais de duas mil pessoas curtindo shows musicais, barracas e comidas típicas. FESTA Arraial na Zona Norte Arraial na Zona Norte

Transcript of EdiçãO 21

Page 1: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009

SOROCABA, JUNHO DE 2009 · ANO 2 · EDIÇÃO 21DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Não jogue em vias públicas

GAROTA ZN

PAPO COM...

POSSE

RESPEITO

LEMBRANÇAS

Página 8

A belíssimaBruna Abreu mos-tra todo o poderda mulher sobreduas rodas. Off-

road, street oucasual, ump a s s e i ocom essaloira na ga-rupa agra-da qual-quer um.

Página 15

Anselmo Neto, ou somente Neto,é o entrevistado desse mês. O verea-dor que cumpre seu primeiro ano demandato na Câmara Municipal falaum pouco mais sobre sua vida, agrande votação, política e planos futu-ros.

A senhora Ermelinda Peres, viúva dosaudoso Emílio Peres, é uma das pri-meiras moradoras da zona norte da cida-de. Em uma entrevista emocionante asenhora de 91 anos contou grandes his-tórias da região e de sua família que aju-dou a construir nossa região.

A cada dia que passa a Excel mostraa qualidade nos serviços que presta erespeito aos seus cooperados. A assis-tência familiar de custo baixo agradapela diversidade de planos.

O Conselho de Segurança Comunitá-ria da Zona norte (CONSEG NORTE)apresentou a sua nova diretoria para obiênio 2009/2010. Conheça os novos in-dicados e um pouco mais sobre esseórgão que é exemplo a ser seguido noestado de São Paulo.

Página 3

Página 4

Página 12Página 6

Como ocorrem todos os anos no mês de junho, as festas juninas emba-lam as noites de todos os simpatizantes em todo o Brasil. Na região deSorocaba o destaque fica por conta das festas de Votorantim e do Parquedas Águas, porém os moradores da zona norte da cidade não precisamse deslocar até esses locais para aproveitarem um bom arraial. No Par-que das Laranjeiras, por exemplo, a 10ª edição da festa do bairro ocorrenos dias 19, 20 e 21 com uma estimativa de mais de duas mil pessoascurtindo shows musicais, barracas e comidas típicas.

FESTA

Arraial naZona NorteArraial naZona Norte

Page 2: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 2

EDITORIAL

EXPEDIENTEDiretor administrativo: Diogo Rodrigues

Cel: (15) [email protected]

Jornalista responsável: André Sano – MTb 47.097Cel: (15) 9124-5741

[email protected]: Flávio Henrique, Patrícia Russo e Ricardo Sabanae

Artes gráficas: Rodrigo MarassiDepartamento jurídico: Cláudio Luiz de Souza

Impressão: Gráfica Regional - São José do Rio PretoTiragem: 15 mil exemplares

Sede: Rua Laurindo de Brito, 1215 - sala 12CEP: 18000-100. Sorocaba-SP

Tel: (15) 3014-9707e-mail: [email protected]

Doga & Dega Comunicações LTDA.CNPJ 10.253.692/0001-33

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessari-amente a opinião do jornal. Não é permitida a reprodução de arte-final, ilustrações deanúncios e matérias sem autorização.

Tenha uma ótima leitura!

Melhorias e mudanças

Equipe Zona Norte Notícias

A 21ª edição chega às suas mãos comgrandes reportagens e algumas novida-des relacionadas à nossa região e aojornal. Dentre essas novidades, está acoluna Papo Com... que sendo uma dasmais lidas, desde o inicio do jornal, pas-sou por uma reformulação na questãodos entrevistados. Antes, o personagemprincipal eram os presidentes das Asso-ciações de Moradores ou personalida-des da região e, após pedidos de leito-res e comerciantes, começaremos a en-trevistar os vereadores da cidade, mos-trando seus trabalhos ligados, principal-mente, para a zona norte.

A ordem dos entrevistados será alfabé-tica e o primeiro da lista é o vereador An-selmo Neto (PP) que cumpre seu primei-ro mandato na Câmara Municipal. Neto,como é conhecido, conta que na zona nor-te os principais problemas são habitaçãoe segurança e promete lutar por melhori-as nessas questões.

Falando em segurança na zona norte, oConseg Norte (Conselho Comunitário deSegurança da Zona Norte) apresentou,

no início do mês, a sua nova diretoriacom destaque para o presidente PedroSegura.

Em nossas páginas nunca faltam aalegria e criatividade dos moradores daregião e a 10ª edição da Festa Junina doParque das Laranjeiras é o destaquedessa edição, assim como a beleza damulher sorocabana mostrada atravésdas lentes de Mirella Fernandes e damodelo Bruna Abreu. Ainda falando demulher, um matéria especial aborda oproblema das estrias e mostra como evi-tá-las e diminuí-las.

Por fim, além dos artigos de RicardoSabanae e Patrícia Russo, uma matériaemocionante da senhora Ermelinda Pe-res, uma das primeiras moradoras da ZNde Sorocaba, que, aos 91 anos, viu todo oprogresso da região e nos conta muitashistórias.

Obrigado por continuar conosco e nosdar o prazer em tê-los como leitor.

Page 3: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 3

HISTÓRIA

Família Peres conta a história da ZNAos 91 anos Ermelinda Rodrigues Peres abre as portas de sua casa e conta como ocorreu o desenvolvimento da região

Um lugar simpático com objetos e fo-tos antigas, um lindo jardim e grandeshistórias para contar foi o que a reporta-gem do Zona Norte Notícias encontrou naAtanásio Soares onde reside a FamíliaPeres, uma das primeiras a viver na maiorregião da cidade de Sorocaba.

Ermelinda Peres, mãe de seis filhos,natural de Campinas, chegou ainda mui-to nova em Sorocaba, em 1928, e foi mo-rar na fazenda de seu pai localizada ondehoje está o Presídio Danilo Pinheiro, co-nhecido como Mineirão. “A propriedadecomeçava na Atanásio e ia até onde é opresídio”, explica Ermelinda, que em

1936 se casou com o saudoso EmílioPeres, um dos grandes responsáveispela zona norte ser o que é nos dias dehoje.

Emílio é um dos personagens maisconhecidos e importantes da zona norte,pois, além de pagar do próprio bolso osgeradores para trazer a luz elétrica para aregião, foi o proprietário do único arma-zém daquela época, conhecido como Úl-timo Gole. Esse armazém era a últimaparada para os viajantes que vinham atéSorocaba. “Apesar de existir pouquíssi-mas casas na região, nós tínhamos queir até o centro quando precisávamos dequalquer coisa, por isso meu marido deci-diu montar o armazém”, diz Ermelinda.

A história de crescimento da região vaipassando pela memória de Ermelindaque viveu toda a sua vida na zona norte.“Quando cheguei para morar aqui a Ata-násio Soares era um caminho fundo,chamada de Estrada de Porto Feliz ondesó passava os carros de boi e os famo-

sos tropeiros que ajudaram a tornar Soro-caba a potência que é hoje”, comenta asenhora.

Naquele tempo tudo era diferente, aúnica televisão que tinha em toda a regiãoera a da família Peres, os moradores visi-nhos assistir a programação na residên-cia dos Peres. Ermelinda se lembra quequando teve seu primeiro telefone, o nú-mero era 33, ou seja, apenas trinta eduas pessoas, além dela, tinham o meiode comunicação em toda a cidade.

Quando a urbanização não tinha che-gado à zona norte, Ermelinda e sua famí-lia estavam acostumados com o som dospássaros e a calmaria de uma cidadepacata, com o tempo as coisas forammudando, mas, ao contrário de que mui-tos possam pensar, a esposa de EmílioPeres, falecido aos 93 anos, há cincoanos, prefere os dias de hoje com toda aagitação e movimentação. “Antigamentequando meus filhos ficavam doentes, eutinha que colocá-los nas costas e ir até o

centro, hoje temos tudo aqui, não faltanada. A zona norte de hoje é bem melhorpara se viver do que antigamente”, finalizaErmelinda.

A ENGRAÇADA HISTÓRIA DA ALA-MEDA AUGUSTO SEVERO

Naquela época o local onde hoje passaAlameda Augusto Severo que interliga aAvenida Itavuvu com a Avenida Ipanema,era um sítio cercado de propriedade doSr. Brás de Brito. O dono do sítio não per-mitia a passagem por dentro de suas ter-ras e, com isso, as pessoas que queriamir até a Vila Angélica, por exemplo, tinhaque dar uma grande volta por meio demuito mato.

O prefeito da época era o Dr. GualbertoMoreira e o subdelegado da Vila Angélicaera Emílio Peres que, um dia exagerouum pouco na bebida em seu armazém eassinou o papel que ordenava a passa-gem da Alameda no meio das terras deBrás.

Nove décadas de conhecimentoe histórias do casal Peres

Arquivo pessoal

Page 4: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 4

A Excel surgiu da idéia de se criar umplano de assistência familiar ao menorcusto possível, que atendesse às famíli-as em suas principais necessidades,por isso foi decidido abrir uma cooperati-va, que por não ter fins lucrativos e isen-ções de alguns impostos tornou possívelrealizar o projeto. Foi fundada em 2004como um núcleo de uma cooperativamúltipla de vários segmentos, e devidoao seu rápido crescimento se tornou in-dependente em 2006 como uma Coope-rativa de Consumo de Planos Assisten-ciais.

Se optou em iniciar os trabalhos ofe-recendo assistência funerária. Já haviamoutros planos similares assim no merca-do, mas realizando estudos verificou-seque havia a possibilidade de baratear ain-da mais o custo para as famílias. Surgiuentão o Plano Excel para cooperados.Um plano que oferecia a mesma cober-tura que outros planos, mas com o me-nor custo do mercado, o que agradoumuito a população.

Atualmente são mais de 6 mil famíliasem Sorocaba e região cobertas pelo Pla-no Excel, pois o cooperado leva o bene-fício para toda sua família. Quando ocor-re um falecimento, o plano cobre despe-sas com urna mortuária, translado muni-cipal, velório, sepultamento em cemitéri-

Plano funerário: você conhece a Excel?RESPEITO

O surpreendente crescimento da Excel se deve ao baixo custo e a variedade de planos que ela oferece

os municipais e presta assistência deorientação à família.

A Excel não possui uma funerária pró-pria, a cooperativa contrata uma funerá-ria na cidade onde ocorreu o falecimentopara realizar o serviço. Por isso os aten-dimentos feitos pela Excel não apare-cem nos jornais, só aparece a funeráriaque realizou o serviço, isso causa estra-nheza por parte de algumas pessoas. “Afamília que foi atendida estranha de nãoaparecer o nome da Excel e sim da fune-rária no jornal e nós explicamos que sópode aparecer o nome da funerária querealizou o serviço e não de quem pagoupelo serviço”, explica o diretor adminis-trativo Ricardo Sabanae.

A Excel procura atender todas as ne-cessidades da família numa hora tão di-fícil e chega a prestar atendimentos atéem outros estados: “Já realizamos servi-ços na Bahia, Minas Gerais, Mato Gros-so, Paraná e em várias cidades do esta-do de São Paulo. Teve um atendimentoque a família quis trazer o corpo de Mi-nas Gerais para Sorocaba, fizemos a co-tação e as funerárias daqui cobravamR$ 1500,00, então conseguimos umafunerária de Minas Gerais que realizou otransporte por R$ 800,00, saiu quasepela metade do preço”. Ricardo Saba-nae ressalta que é importante ter calma

nessas horas para não tomar uma atitu-de precipitada e acabar gastando mais.“A perda do familiar já é muito difícil, ima-gine somando-se isso à perda financei-ra”.

Foi criado agora um plano assistencialque dá direito a jazigo em cemitério jar-dim particular, são os planos Prata eOuro, onde as famílias terão direito asepultar seus entes em um cemitérioparticular da cidade. “A idéia surgiu poismuitas famílias nos procuravam pergun-tando se tínhamos algo que pudesseatendê-las nesse sentido. Estavam pre-ocupadas pois tinham parentes sepulta-dos em cemitérios municipais e foraminformadas que após alguns anos teriamque retirar os ossos e levar para outro lu-gar ou então seriam colocados numacova coletiva”, comenta Ricardo e acres-centa. ‘Por isso decidimos criar estesplanos para atender essa necessidadepois sabemos do incômodo de ficar fa-zendo remoção de ossos depois deanos sepultado num local. A família querpoder saber onde visitar e prestar condo-lências aos falecidos e acham quasesagrado não ter que alterar isso, comnossos planos a família escolhe se querassistência funerária completa até comjazigo ou somente assistência para terdireito ao jazigo. O jazigo possui 3 gave-tas onde pode-se sepultar até 15 pesso-as e com o plano da Excel ela consegueisso de forma muito mais tranquila eeconômica”.

Ricardo ressalta que infelizmente opreço dos serviços funerários é muitoalto e em municípios onde o serviço émunicipalizado o custo é bem menor.Como comparação, ele cita que umatendimento em Sorocaba gira em tornode R$ 1200,00 sendo que realizou umatendimento na cidade de Osasco (queé uma cidade até maior que Sorocaba)com a mesma qualidade por R$ 580,00,e lá o serviço funerário é realizado pelaprefeitura.

“A Excel tem buscado sempre poderatender as famílias da melhor maneirapossível e um dia pretende ter sua fune-rária própria na cidade, só que houveuma concorrência pública em 2002 eestá parada na justiça cível até agora oque impede qualquer projeto agora. Nes-

sa concorrência uma das funerárias quetrabalham hoje em Sorocaba perdeu, aPrefeitura quis cancelar a concorrência,mas foi aberto um processo por outrafunerária que também participou e estáno Fórum de São Paulo. Tudo isso émuito ruim pois não há definição dosserviços, não se pode fazer melhorias,outras funerárias não podem entrar paratrabalhar e quem paga o prejuízo é a po-pulação. Uma cidade como Sorocabaque tem 600 mil habitantes e em tornode 400 óbitos no mês precisa ter em tor-no de 6 funerárias oferecendo seus ser-viços para garantir a qualidade e o me-lhor preço à população. Pois segundosindicatos e associações da categoriase faz necessária uma funerária paracada 100 mil habitantes numa cidade”.

Mas o mais importante agora para aExcel é manter sempre o menor custopara os cooperados, “Temos o compro-misso de ter o plano mais barato da ci-dade e não gastamos com publicidadeexagerada, nossa publicidade são ospróprios cooperados que estão satisfei-tos pelo valor do plano ou que divulgamnosso trabalho principalmente após se-rem atendidos. É um trabalho gratifican-te, houve caso de 2 famílias que tinhamo Plano Ouro e após serem atendidosvieram nos agradecer e relatar que fica-ram muito contentes de sepultar em umcemitério tão bonito, que muitas pesso-as que acompanharam o sepultamentonem conheciam o cemitério pois eramde bairros pobres (uma família de Soro-caba e outra de Votorantim) e não ti-nham condições financeiras de adquirirum jazigo em um cemitério particular, ehoje eles tem condição”.

Além da assistência funerária o planooferece gratuitamente um convênio dedescontos com profissionais médicos,odontológicos e outros serviços trazen-do mais economia para os cooperados.Mantém um departamento de aparelhospara convalescentes (cadeira de rodas,cadeira de banho, andadores e muletas)que também é muito requisitado.

Para maiores informações o endereçoda EXCEL é Rua Com. Hermelino Mata-razzo, 421 (próximo ao cemitério daSaudade) e o telefone é (15) 3234-8279ou 3211-1564.

O escritório da Excel fica na Zona Norte para atender seumaior públicoque precisa de qulidade de serviço sem gastar muito

Foto: André Sano

Page 5: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 5

Estrias: O terror de muitas mulheresMULHER

As estrias surgem da ruptura das fi-bras de colágeno e elastina, responsá-veis pela elasticidade, que estão locali-zadas na derme (camada profunda dapele) que ocorrem por sua distensãoexagerada, devido a alterações hormo-nais, ganho ou perda de peso repentina-mente ou ganho de muita massa mus-cular durante pouco tempo. É comum o

Fique por dentro dos melhores tratamentos para estrias e saiba como evitá-las.

surgimento durante a puberdade em de-corrência do crescimento aceleradonesta fase da vida e também na obesida-de e na gravidez. O sexo feminino temmaior predisposição ao desenvolvimentode estrias, sendo esta uma das princi-pais queixas de estética entre as mulhe-res.

Surgem principalmente nas coxas,nádegas e abdome (gravidez). Inicial-mente as lesões são avermelhadas ouróseas evoluindo mais tarde para umatonalidade esbranquiçada. Em pessoasde pele morena as estrias podem sermais escuras que a pele sadia.

Vários tratamentos são propostos,mas nenhum cura ou acaba definitiva-mente com elas. Produtos tópicos,como cremes a base de ácidos e hidra-tantes, aplicação de substâncias quími-cas dentro das mesmas (mesoterapia)e, por fim, o laser e aparelhos que seenquadram nesta categoria, fazem parte

do arsenal terapêutico utilizado para otratamento das estrias.

COMO O LASER ATUA?O laser vai atuar em ambas as fases.

Na fase avermelhada, ele provoca umfechamento dos pequenos vasos san-guíneos e estimula a formação de umnovo colágeno, dando à estria uma tona-lidade próxima a da pele e uma diminui-ção do seu tamanho.

Já na fase esbranquiçada, o laser vaiatuar basicamente estimulando umnovo colágeno, visando somente a dimi-nuição do seu tamanho.

São necessárias pelo menos 5 ses-sões. O método é indolor, e o grau desatisfação dos pacientes vai de regular abom. Quando o laser é associado a ou-tras terapias, como cremes a base deácidos, este resultado se torna potenci-alizado e a chance de sucesso aumentamuito.

COMO EVITAR ESTRIAS?O surgimento das estrias depende de

uma tendência pessoal. Algumas pesso-as as desenvolvem mesmo com poucadistensão da pele e outras não desenvol-vem estrias nem na gravidez, quando adistensão da pele é muito grande.

De qualquer forma, recomenda-se ahidratação intensa da pele com cremese loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas comhistórico familiar de estrias. Mas o prin-cipal é a hidratação de dentro para fora:deve-se beber pelo menos 8 copos gran-des de água por dia (2 litros) e evitar en-gordar demais e de maneira rápida, eli-minando doces e gorduras da dieta epraticando exercícios físicos regular-mente.

Nas meninas, na fase da puberdade,estes cuidados são muito importantes,pois é nessa época que costumam surgiras estrias nas nádegas, coxas e mamas.

Os principais locais onde elas surgem sãocoxas, nádegas e abdome

Page 6: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 6

EVENTO

Todo ano as festas juninas animam opovo por todo o Brasil e Sorocaba nãofica atrás no quesito animação. Sãograndes organizações, uma delas, esseano, é no Parque das Águas. Na zonanorte há muitos “arraiás” famosos que, acada ano que passa, vão chamandomais atenção e juntando milhares depessoas que se caracterizam com rou-

Festas Juninas animam a Zona Norte“Arraiá” do Laranjeiras, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, é um dos mais tradicionais eventos dessa época

pas e acessórios caipiras para curtir afesta temática.

O grande destaque da região norte dacidade é a festa junina do Laranjeirasque, com a organização da Associaçãodos Moradores do Parque das Laranjei-ras e Adjacências chega, esse ano, àsua décima edição com promessas desacudir o bairro e os arredores. “Espera-

mos que a festa seja um sucesso,como todos os anos. Muita alegria, di-versão e apoio da população”, comentaJorjão, presidente da Associação.

Moradores e comerciantes do bairrose mobilizam para fazer uma grandefesta e nesse ano a promessa é deuma festa ainda melhor do que os anosanteriores. Barracas, comidas típicas,shows musicais, o DJ Tremoter e mui-ta gente bonita é a marca registrada dafesta do Laranjeiras. “No ano passadomais de duas mil pessoas passarampelo evento, esse ano queremos umnúmero pessoas ainda maior”, diz An-derson Pereira, conhecido como Pe-drão, proprietário do Canecos Bar, umdos comércios que estão apoiando oevento. A festa que será na Rua Antô-nio de Barros, conta ainda com o apoioda Drogaria Laranjeiras, Infonorte e daoficina Roda Car.

Vários políticos que são moradores e

trabalham forte pela zona norte da cida-de já confirmaram presença no evento,Os vereadores Izídio e Francisco Fran-ça, além do Deputado Estadual HamiltonPereira, estarão presentes para prestigi-ar a festa e bater um papo com a popu-lação do bairro e de toda a região.

Além da comemoração em si, tam-bém ocorrerá um momento de reflexão ede utilidade pública com a presença deum médico que falará um pouco sobreAIDS, drogas e outros males que as-sombram a sociedade e que causa tan-tas vítimas na maior região de Sorocaba.

Para quem quiser comemorar, tomarquentão, comer pipoca e outras coisastípicas das festas juninas, o Laranjeirasestá de portas abertas para receber mo-radores de qualquer região. O “arraiá”será realizado nos dias 19, 20 e 21 de ju-nho e contará também com o apoio daGuarda Municipal de Sorocaba que darátotal segurança aos freqüentadores.

Os trajes, cimdas e musicas típicas animam o evento característico dessa época do ano

Page 7: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 7

ARTIGO POLÍCIA

O perigo mora ao lado...

Ricardo Sabanae

Ricardo Sabanae é membro do ConsegNorte

Frequentemente vemos na mídiaimpressa ou televisiva moradores re-clamando de terrenos baldios. Paramuitas pessoas isso pode ser algosem muita importância, talvez até por-que não têm um terreno baldio comovizinho. Mas na verdade é um fatorpreocupante você ter um espaçoabandonado na sua rua, perto dosseus familiares e vizinhos.

Os terrenos baldios normalmenteincomodam com os primeiros indíci-os de abandono: mato alto, lixo, maucheiro, ratos e outros bichos peço-nhentos como aranhas, escorpiões,cobras, etc.

É normal as casas vizinhas de ter-renos baldios serem invadidas por es-ses tipos de bichos, colocando emrisco as pessoas e bichos de estima-ção da casa. Imaginem uma criançadormindo e uma aranha enorme an-dando pela cama, ou um escorpiãose escondendo dentro de algum cal-çado no quarto...parece coisa de fil-me de suspense não? Mas isso real-mente ocorre na vida real e, infeliz-mente, muito frequentemente.

Mas mudando um pouco o foco dotipo de perigo, devemos citar tambémoutros riscos comuns em áreas aban-donadas. Espaços abandonados (epodemos colocar também os casosde construções e casas abandona-das) são normalmente usados por cri-minosos, como se diz, sempre apare-ce alguém para tomar conta. Comoexemplo pode-se citar o uso dessasáreas abandonadas para consumode drogas, para ocultação de drogas,para ocultação de produtos furtados(muitas vezes o horário que um la-drão invade uma casa para furtar édurante o dia, que os moradores nãoestão, só que para transportar o ma-terial furtado é inconveniente, entãoeles escondem numa área abandona-

da próxima para recolher à noite),para a consumação de violência se-xual (na maioria dos estupros na ruao agressor arrasta a vítima a um ter-reno baldio ou construção abandona-da), para um bandido se esconder eespreitar até atacar alguém chegan-do ou saindo de casa e muitos ou-tros delitos.

Às vezes se pensa que um crimeocorre por acaso, que foi uma fatali-dade casual, mas muitas vezes o cri-me é premeditado. Normalmente ocriminoso conhece o local e a rotinados moradores ou vítimas, ele estudahorários, locais que possa se escon-der, espaços onde possa atacar. Eledará preferência onde tiver mais faci-lidades e o criminoso se sente maisà vontade em locais abandonados,que não tenham boa iluminação oupouco movimento de pessoas.

Por isso é sempre bom ficar atentocom esses espaços abandonados,ter contato com os proprietários dosimóveis para qualquer necessidadecomo limpeza de terrenos, fecha-mento de construções ou casas ina-bitadas e, se não resolver, buscarapoio da Associação de moradoresdo bairro ou do poder público parasolução da preservação da sua segu-rança.

Anos atrás, um americano especi-alista em segurança chamado JohnKellog, reduziu em 40% a criminali-dade na periferia da cidade de NewYork só cuidando de áreas abandona-das (terrenos, casas, ruas e ilumina-ção).

Muitas vezes os moradores nãoquerem se aborrecer e buscar umasolução, acham que dá muita dor decabeça, só que a dor de cabeça serámaior se acontecer uma fatalidade.Sempre pecamos em achar que nun-ca ocorrerá conosco, que o que pas-sa na televisão ou se lê nos jornais émuito difícil de nos acontecer e, infe-lizmente, vemos muitas pessoas ar-rependidas de não terem tomado umaprovidência. Quando tomamos contado bairro onde moramos, indireta-mente estamos cuidando da nossafamília e amigos, pense nisso!

Page 8: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 8

Page 9: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 11

AGENDA

Sorocaba, junho de 2009 Página 9

Fundo de Quintal na Festa de Votorantim – Para os amantes do bomsamba de raiz, o dia 20 de junho será um grande dia. Um dos maiores gruposdo ritmo se apresenta no palco principal da Praça de Eventos deVotorantim

*********************Banda Eva no Pagliato – Dia 28 de junho acontece uma grande micareta no

Centro Hípico Pagliato. O Pagliato Folia férias traz o antigo grupo de IveteSangalo com preços que variam de R$25,00 para a pista e R$50,00 para ocamarote.

Os recêm casados GERUSIA E CARLOS Fernando, Bruno Henrique e Karina, da Smile Eventos As belas Joice, Renata e Miriam Rodrigo e Rogério na noite do Mc Créu

Os amigos jennifer, Estevam, Juliana e Éder

As amigas Ketlyn e Luciana Angélica e Alex no Roda Brasil A beleza de Jéssica, Tainara e Gaby Os amigos Beto e RafaelSuelem e Priscila na balada funk

Mário e Jonatan curtindo a noite O casal Samuel e Michele aproveitando o evento A bela Bruna Reveroni

Page 10: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 10

BELEZA

Para eles também...

Flávio Henrique

Flávio Henrique é cabeleireiro profissionale tem um salão próprio no Nova Sorocaba.

- AV ANGÉLICA: PTO COML 13 MIL- ARAÇOIABA: TERRENO 800 M² 25 MIL- IPERÓ: TERRENO 2500M² 25 MIL- LOPES OLIVEIRA: CASA 30 MIL- VIT RÉGIA 3: CASA 30 MIL- JD BOTUCATU: CASA 38 MIL- VOTORANTIM: JD STO ANTº CASA 40 MIL- N SOROCABA: TERRENO 484 M² $ 40 MIL- JD BETÂNIA: APTO 45 MIL FINANC- AV. IPANEMA: PONTO COML 50 MIL- S. MARINA: CASA C/ SALÃO COML $ 58 MIL- G. OETERER: PADARIA 60 mil- JD BOTUCATU: CASA + EDICULA 60 MI- N. SOROCABA: CASA 03 DORM 60 MIL- LARANJEIRAS: CASA 62 MIL- CENTRAL PARQUE: APTO. 65 MIL FINANCIA- LARANJEIRAS: CASA 70 MIL- N HORIZONTE: RUA DO LÚZIO SUPERM.CASA 70 MIL- S. BENTO: CASA/SALÃO COML 75 MIL- ALAMEDA ITAPORANGA: CASA 70 MIL- VL BARÃO: SOBRADO 65 MIL- JD BOTUCATU: CASA 70 MIL- S. GUILHERME 3: SOBRADO 80 MIL- LOPES OLIVEIRA: CASA ASSOBRADADA85 MIL- N HORIZONTE: SOBRADO 85 MIL- V FIORI: CASA + EDÍCULA $ 90 MIL- V HELENA: CASA + SALÃO 90 MIL- N SOROCABA: TERR. COML 440M 90 MIL- PQ ESMERALDA: CASA 90 MIL FINANC.

- RUA APARECIDA: CASA REFORMA 95 MIL- TRAV. AV. IPANEMA: TERR 390M $ 95 MIL- V ANGÉLICA: CASA 300 m² 95 mil- TATUI: CASA 95 MIL- PQ. ESMERALDA: SOBRADO 95 MIL- JD CLARICE: APTO 98 MIL- V CAROL: CASA + SALÕES 100 MIL- V FIORI: PRÓX JUVIS SOBRADO 100 MIL- MONGAGUÁ: CASA + EDICULA 100 MIL- IPANEMA VILLE: SOBRADO + SALÃO 110MIL- N SOROCABA: APTO DE COBERTURA 120MIL FINANC- V ANGÉLICA CASA/BARRACÃO 300 m² 115mi l- JD FLORES: SOBRADO 115 MIL- LUCIANA MARIA: SOBRADO 120 MIL FI-NANCIA- N. IPANEMA: CASA 100 MIL FINANCIA- CASA PRÓX CARREFOUR: 120 MIL- STO. AMARO: SOBRADO/SALÃO 120 MILFINANC- MINEIRÃO: 05 CASAS 130 MIL- J PACAEMBÚ: SOBRADO 130 mil- JD ABAETE: SOBRADO 130 MIL- PAINEIRAS: SOBRADO 130MIL- PLANALTO: CASA 135 MIL- V ANGELICA: CASA 300M² 140 MIL- BRASILÂNDIA: CASA/SOBRAD 150 mil- JD HUNGARÊS: 08 CASAS 150 MIL- JD MORUMBI: SOBRADO 150 MIL

Mais do que manter a barba feita e ocabelo aparado, o homem contemporâ-neo procura no salão serviços e trata-mentos criados sob medida para aten-der às suas necessidades.

Já não basta um belo terno e um bomrelógio. Neste início de século, o homemtem se mostrado muito mais preocupa-do com a aparência e é cada vez maior apresença masculina em institutos debeleza. O motivo? São vários: retardar oenvelhecimento, agradar às mulheres –que já admitem que a aparência física dohomem importa, e muito, num relacio-namento – e, principalmente, estar bemcolocado em um competitivo ambientede trabalho.

A vontade de se cuidar e estar semprebem deixou de ser privilégio dos metros-sexuais. Se antes freqüentavam a barbe-aria do bairro, os homens de hoje divi-dem espaço com as mulheres no salãoe vão muito além do básico corte. Colo-ração, manicure, massagem e limpezade pele são apenas alguns dos serviçosoferecidos a esse público exigente e, namaioria das vezes, mais fiel que o femi-nino. Por isso digo sempre que: “Quan-do o cliente se identifica com o ambientee o profissional, ele sempre volta”.

Mas costumo sempre dizer que: “Oshomens não são mais os mesmos”, elesse depilam, cuidam das unhas e estãodispostos a realizar algum tratamentoestético.

O corte de cabelo continua liderando alista dos serviços mais procurados, enos ultimos tempos a moda pede o esti-

lo mais repicado e desfiado. Então, “Pro-curo conhecer os hábitos e a personali-dade do meu cliente para criar um visualmoderno, porém de acordo com a reali-dade dele”. A tendência é ter Franja maislonga e costeletas não muito compridas.Modelos que também estão em alta.“Hoje em dia vale quase tudo. Só nãoacho legal a nuca muito certinha, dese-nhada”. Já se foi o tempo em que se usa-va cortes de cabelos redondos e certi-nhos com nucas de base retas e formais.Agora é usar e abusar de cortes assimé-tricos e desconectados, mesmo queren-do ter um visual sério e social.

Para valorizar o efeito dos cortes, usarum bom finalizador é fundamental, essaé a indicação que sempre faço aosmeus clientes. Pomada, cera e gel estãona lista dos produtos mais usados pelopúblico masculino que frequentam omeu salão. “Ao contrário de antigamente,hoje existem muitas opções de fórmulasque garantem um efeito natural e nãopesam no cabelo. Particularmente, prefi-ro as pomadas à base de água, quesaem facilmente com a lavagem”.

Mas, se no quesito corte o homem sepermite ousar, quando o assunto é colo-ração a questão fica mais delicada. Tonsdiscretos e luzes suaves têm a preferên-cia desse público, que resiste ao mundodas tintas e dos pincéis. Talvez por issoo reflexo invertido seja o serviço de cormais pedido nos salões. A técnica é indi-cada para quem tem fios grisalhos outotalmente brancos e consiste em fazermechas finas ao redor da cabeça usan-do uma nuance próxima ao tom natural.“Os reflexos disfarçam os brancos, semdeixar aparência artificial”.

Lembrem-se! Os homens hoje vivemuma nova fase. Deixe todos os precon-ceitos de lado.

POLÍTICA

Na manhã de ontem, presidida pelo De-putado Estadual Hamilton Pereira (PT)aconteceu, no Plenário Juscelino Kubis-tchek da Assembleia Legislativa de SãoPaulo, a sessão solene em homenagemaos 80 anos da escola técnica estadualFernando Prestes e aos 40 anos do CentroEstadual de Ensino Técnico Paula Souza(CEETPS). Já na abertura do evento, umdestaque especial: o hino nacional brasi-leiro tocado por uma orquestra filarmônicacomposta por alunos da Fernando Prestese regida pelo maestro Leonardo de Almei-da Anunciación.

Compuseram a mesa da solenidade,além de Hamilton, o diretor da Etec FernandoPrestes, professor Paulo Sérgio Germano; oprofessor César Silva, vice-superintendentedo CEETPS; Marcos Monteiro, secretário-adjunto de Gestão Pública; e o professorJosé Francisco da Rocha, coordenador pe-dagógico da escola. Estiveram presentesrepresentantes de cerca de 18 etec's efatec's de todo o estado, entre as quais a Fa-tec de Sorocaba e as etec's de Votorantim eJundiaí. Também compareceram o verea-dor sorocabano Izídio de Brito Correia (PT) eo presidente da Câmara Municipal de Ilha

Hamilton preside sessão solene dos 80anos da Etec Fernando Prestes

Solteira, Washington Testani.O professor César Silva, vice-superinten-

dente do Centro Paula Souza, disse que erauma honra participar da sessão soleneconvocada por Hamilton. Segundo ele, éuma prova de que a "sociedade reconhecevalor ensino técnico, como o prestado pelaFernando Prestes: são 1700 alunos, emonze cursos". Silva afirmou que, dos estu-dantes do Centro Paula Souza, 77% vem darede publica. "As escolas técnicas do PaulaSouza oferecem 50 mil vagas, enquanto asfatecs disponibilizam 9 mil vagas semes-trais. E todas as vezes que precisamos doLegislativo, tivemos apoio", completou.

O diretor Paulo Germano destacou que"a velha senhora" está completando 80anos, mas sempre com a inquietude dajuventude. Ele ressaltou que a escola Fer-nando Prestes nasceu "no mesmo ano daquebra da bolsa de Nova York, numa criseeconômica que envolveu o mundo inteiro".E ela, disse Germano, viu passar a Segun-da Guerra, o período dos governos milita-res e a redemocratização. Ele agradeceuao Deputado Hamilton Pereira, ao presi-dente da Alesp e, em especial, "aos profes-sores, funcionários e alunos".

Page 11: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009

CLASSIFICADOSAssistente Comercial

Superior completo ou cursan-do. Experiência na área devendas (desejável experiênciaem vendas de seguros). Pos-

EMPREGOSAjudante de cozinha

Ensino Fundamental. Experi-ência como 1/2 oficial cozi-nheiro. CV para dssorocaba@globalempregos.com.br------------------------------------

DIVERSOS

Ipanema Imóveis

Creci: 66.456Tel: 3012 - 4748

Nova Sorocaba 01 dorm,sala, coz, wc, R$ 300,00 (Av.Votuporanga)

Nova Sorocaba- 01 dorm,sala, coz, wc, R$ 450,00 (Av.Cataldo Lamarca Neto).

Salão Comercial Nova So-rocaba 100m² R$ 400,00

------------------------------------ IMÓVEISsuir veículo próprio. CV [email protected]

Vendedor

Ensino Médio ou SuperiorCompleto, experiência em au-topeças. Currículo p/ megarh@megarecursoshumanos.com.br------------------------------------

Gerente de Loja

Exp. em comercio varejista /Fast Food e disponibilidade to-

tal de horário, viagens no raiode 50Km e mudanças. Encami-nhar CV [email protected]

Operador de máquina

Exp. em máquinas Auciadei-ras, máquinas de envelopes emáquinas de corte e dobradei-ras. Encaminhar CV [email protected] ousandraportela_rh@hotmail.com------------------------------------Ferramenteiro

Possuir conhecimento emdesenho técnico, moldes plás-ticos, máquinas (retífica cilín-drica e plana, torno, fresa),manutenção preventiva e cor-retiva. Currículo para megarh@megarecursoshumanos.com.br------------------------------------

Auxiliar Asministrativo

Conhecimento em Notas Fis-cais (emissão e entrada nosistema), sistema integrado econhecimento em Departa-mento Pessoal. Currículo p/megarh@megarecursoshumanos.com.br------------------------------------

Vila Alegro (Condomínio) – 02 dorms, sala,coz, wc R$ 95.000,00(financia CEF).

- Jd. Morumbi- 03 dorms(01 suíte) , sal,coz, wc, lavabo, R$ 165.000,00 (aceita Fi-nanciamento CEF).

- Jd. Morumbi- Sobrado 03 dorms, sala,coz, wc, garagem, área de serviço, R$200.000,00 (aceita Finaciamento CEF).

- Pq. Laranjeira- 02 dorm, sala, coz, wc,garagem R$ 92.000,00 (Financia CEF)

- Jd. São Guilherme, 02 dorms, sala, copa,coz, wc, R$ 85.000,00 (aceita terreno comoforma de pagamento) (financia CEF).

- Nova Sorocaba – Condomínio Fechado,02 dorms, sala, coz, wc, garagem, R$ 65 mil

- Nova Sorocaba- 03 dorms (01 suíte) ,sala, coz, wc, R$ 75.000,00.

- Jd. Dois Corações- 03 dorms (01 suíte),sala, copa, coz, wc R$ 170.000,00 (aceitaimóvel Vila Nova Sorocaba como pagamento).

Jd. Das Flores, 01 dorms ,sala, coz, wc + 01 dorm, sala,coz, wc, R$ 70.000,00.

Jd. Nova Ipanema, terreno10X25 - 02 dorms, sala, coz,wc, R$ 100.000,00

Jd. Sto Amaro, 01 dorm, coz,lavanderia R$ 40.000,00.

Apto Vila Angélica, 03 dor-ms, sala, copa, coz, wc R$

100.000,00.

Ipanema Ville- 02 dorms,sala, coz, wc, garagem R$62.000,00

Jd. Botucatu – 02 dorms,sala, coz, wc, R$ 55.000,00.

Terreno Nova Sorocaba10X30 R$ 55.000,00 (podeser dividido em 02 lotes)

Terreno Ipanema Ville-5X25 – R$ 19.000,00

Jardim Itanguá – Casa - 3dormitórios, sala, cozinha, 2wcs, área de serviço, 02 va-gas de garagem, quintal. R$87.000,00 – Fone: 2102-9999

Vila Jardini – Casa - 03 dormitó-rios, 03 banheiros, sala, cozinha,garagem Terreno: 20 X 25 – R$250.000,00 – Fone: 3221-6217

- Sto André 3 Dts + Porão R$80Mil Caixa

- Jd. Califórnia 2 Dts R$60 Mil

- Central Parque Apto 2 Dts R$64Mil Caixa

- Vila Carvalho 2 Dts 500m² A.T R$170Mil

- Vila Helena 2 Dts + Edícula R$72Mil

- Vitória Régia 2Dts R$30 Mil + Parcelas

- Pacaembu 2 Dts R$60Mil

- Próx. Juvis 3 Com. R$35Mil

- Jd. Ipanema Ville 2 Dts R$60Mil

- Próx. Coop Itavuvu 3 Com. R$45Mil

- Jd. Luciana Maria 3 Dts (1 ste ) + Edícula R$ 70Mil

- Jd. Los Angeles 2 Dts, Churrasqueira R$90Mil

- Maria Antonia Prado 3 Dts R$95Mil

- Vila Barão 2Dts + Edícula R$110Mil Caixa

- Vila Fiori 3 Dts ( 1 Ste ) R$160Mil

- Sto Amaro 3 Dts R$120Mil Caixa

Página 11

Page 12: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 12

O Conselho Comunitário de Seguran-ça da zona norte (CONSEG NORTE)tem, a partir do mês de junho, uma novadiretoria composta por grandes cida-dãos da maior região da cidade quemuitas vezes abdicam de seus afaze-res para lutarem pela população e pelolocal onde vivem.

Com a presença de presidentes e re-presentantes dos consegs sul, leste eoeste, autoridades das polícias militar,civil e guarda municipal, presidentes deassociações de moradores e políticosda região, a reunião realizada no 7º Ba-talhão da Polícia Militar do Interior con-tou também com o apoio de muitos ci-dadãos comuns que estão sempre emcontato com o Conseg Norte. No even-to foi apresentada a nova diretoria comdestaque para Pedro Segura (presiden-te), Samuel Vicente da Veiga (vice),Sandra Aparecida Diniz (1.ª secretária)

POLÍCIA

Conseg Norte apresenta nova diretoriaPedro Segura é o novo presidente para o biênio 2009/2010

e Wilton Marcello (2.º secretário). Opresidente anterior, Ricardo Sabanae,que será conselheiro de Ética e Discipli-na deu um breve depoimento agrade-cendo a presença de todos e falandoum pouco sobre a atuação do Consegna zona norte da cidade. “Tudo o quenós conseguimos não seria possívelsem a ajuda de todas as pessoas queestão aqui. Foi muito gratificante ser opresidente do Conseg durante esse pe-ríodo. Nossos projetos têm sido bas-tante aplaudidos em todos os lugares”,diz.

O Conseg Norte pode ser consideradoum exemplo não só para os outros dacidade como também para todo o esta-do de São Paulo, pois tem se destaca-do com palestras sobre valorização davida e sobre o trabalho comunitário daPolícia Militar (PM), em toda a cidade ena região, ganhando o Prêmio Franco

Montoro, cedido pelo governo do esta-do, sendo considerado um dos melho-res Conseg´s.

A interação entre as polícias e a co-munidade é, sem dúvida, de extremaimportância para Sorocaba ou qualquersociedade que deseja uma vida maissegura e sem os altos índices de vio-lência encontrado em quase todos oscantos do Brasil. E essa união é notá-vel na cidade e, principalmente na zonanorte. Marcos Rodrigues, delegado as-sistente do 8º DP diz que o trabalho doConseg é um apoio que ambas policiasprecisam, enquanto Carlos Leal, co-mandante da GM de Sorocaba, diz queo órgão é importante na nova polícia eque a cidade tem sorte de ter uma Pre-feitura e uma comunidade envolvidascom a polícia comunitária.

As reuniões do Conseg Norte conti-nuam acontecendo e a presença da po-

pulação é cada vez mais importante. Anova diretoria chega com vontade detrabalhar e conta o apoio de todos nes-ses dois anos que vão ser de muita ba-talha e luta pelos direitos dos cidadãosda zona norte de Sorocaba.

Page 13: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 13

ARTIGO SAÚDE

Endometriose pode causar infertilidade

Endometriose é uma doença que aco-mete as mulheres em idade reprodutivae que consiste na presença de endomé-trio em locais fora do útero. Endométrioé a camada interna do útero que é reno-vada mensalmente pela menstruação.

A endometriose é dolorosa, pois mes-mo se localizando na parte externa doútero, sofre a influência das oscilaçõeshormonais. Isso significa que os focosde endometriose sangram todo mêsdurante o seu período menstrual, mas o

Patrícia Russo

Patrícia Russo é enfermeira registradano Coren pelos números 0141528

sangue não tem para onde ir. Além de serdolorosa, a endometriose, também, podetornar difícil a gravidez.

Aproximadamente 20% das mulherestêm apenas dor, 60% tem dor e infertilida-de e 20% apenas infertilidade.

Embora ninguém saiba ao certo como aendometriose ocorre, há duas teorias pro-váveis para seu desenvolvimento: pedaçosdo tecido que reveste o útero, ao se des-prenderem durante a menstruação, vãopara o exterior do útero pelas tubas uteri-nas e áreas de células no exterior do úteroque se transformam em áreas de endome-triose sob a influência das oscilações hor-monais do ciclo menstrual.

A endometriose não é uma doençatransmissível e não há como prevenir seuaparecimento.

Os sintomas são:

dor pélvica cíclica que ocorre antese durante a menstruação

dor durante ou logo após o ato se-

xualdor pélvica crônicainfertilidadedor na região lombar baixa (cos-

tas)desconforto abdominalsintomas urinários com micções

dolorosas

O diagnóstico de suspeita da endome-triose é feito através da história clínica,ultra-som endovaginal especializado,exame ginecológico, e marcadores,exames de laboratório. Atenção especi-al deve ser dada ao exame de toque,fundamental no diagnóstico da endome-triose profunda.

Não existe prevenção da endometrio-se que afeta as mulheres em seusanos reprodutivos, mas aquelas queusam anticoncepcionais orais para ocontrole da gestação tem uma menor in-cidência da doença.

Jardim Nápoli - 60.000 -2 dorm. 1 suiteVila Helena - 52.000 2 dormIpanema Ville - 75.000 2 dormJardim California - 77.000 Sobrado 4 dorm.Jardim Novo Horizonte - 85.000Parque São Bento - 90.000 4 dorm.Jardim Luciana Maria -38.000 + prest.Jardim Betânia - 100.000 3 dorm.Jardim Califórnia - 100.000 Salão comer-cial + casa em cimaJd. Luciana Maria 100 mil. 2 dorms. Finan-cia pela CaixaVila Angélica - 140.000 2 dormVila Carvalho - 150.000 2 dorm Terr. 9x30Chacara Vila Helena - 1050m2 - 200.000Jardim Maria do Carmo - 220.000 3 dorm 1suíteVila Fiori - 250.000 4 dorm. 2 suítesJardim Califórinia - 23.000 2 com. wc

Page 14: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009

Page 15: EdiçãO 21

Sorocaba, junho de 2009 Página 15

PAPO COM... Por André Sano eDiogo Rodrigues

Foto

: Ass

esso

ria d

e Im

pren

sa

Zona Norte Notícias – Quando você deci-diu se tornar um político?Anselmo Neto – Não me decidi tornar polí-tico até hoje. Eu aceitei uma missão quefoi proposta pelo pessoal da RenovaçãoCarismática Católica, no Ministério de Fé ePolítica. Dentro desse Ministério, há al-guns anos vem sendo aprimorada umaformação política e lá que foi sugerido meunome para disputar as eleições munici-pais para vereador. Digo que não me deci-di tornar político, pois acredito que todosos cidadãos trazem em si a política, poisse trata da expressão de vontades indivi-duais. Agora a politicagem que muitosconfundem com política eu nunca vou serou fazer.ZN notícias – Você pode ser consideradoum sangue novo na Câmara de Soroca-ba. Como está vendo esse seu primeiroano de mandato?Anselmo Neto – Eu estou em uma fasede adaptação, pois são apenas seis me-ses aqui dentro. Por enquanto eu estoume adaptando no sentido de olhar e escu-tar mais para aprender onde estou pisan-do, para poder caminhar de uma formasólida e correta. Aqui na Câmara existemvereadores muito antigos e outros no se-gundo ou terceiro mandato e todos eles játêm um direcionamento de trabalho e écomo se cada um já houvesse ocupadoum espaço dentro da cidade e, com isso,fica muito difícil para que um vereador queinicia sua legislatura encontrar esse espa-ço, mas sei que posso fazer muito por So-rocaba.ZN notícias – Alguma coisa te surpreen-deu ou te assustou nesse começo devida pública?Anselmo Neto – Nada me assustou aquidentro, mas eu estou me surpreendendocom a boa convivência da Câmara. Quan-do estamos do lado de fora ouvimos falar

muito mal daqui de dentro e vi que issonão é real. Eu cheguei preparado para umtipo de ambiente e encontrei outro com-pletamente oposto e favorável ao que es-perava, apesar de que tudo aqui dentro fazparte de uma questão política, mas aspessoas que foram eleitas estão bempreparadas para exercer suas funções esão sempre cordiais e com um trato muitobom uns com os outros.

ZN notícias – Falando em surpresa, vocêesperava receber os mais de 5000 votosnas eleições de 2008?Anselmo Neto – Essa foi outra coisa queme surpreendeu, pois trabalhamos nacampanha para chegar na casa dos 3500votos com o intuito de conseguir uma colo-cação entre os vinte vereadores eleitos.Esse já era um objetivo muito alto parauma primeira candidatura que foi feitasem muita estrutura ou respaldo financei-

ro. Minha campanha foi simples e naturale, felizmente, cheguei aos 5106 votos,sendo o terceiro mais votado na cidade.ZN notícias – Você diz que foi uma cam-panha simples e sem muito dinheiro.Qual o principal motivo dessa votaçãotão expressiva?Anselmo Neto - Eu acho que esse núme-ro é resultado do meu trabalho de 22 anosna Igreja Católica, pois eu não exerço fun-ções somente para a Renovação Caris-mática, eu já faço palestras e pregaçõesem todos os movimentos da Igreja. Naminha paróquia eu sou Ministro da Euca-ristia e da Palavra e também faço celebra-ções. Um dado interessante é que nazona eleitoral que pertence à minha paró-quia que compõe Vila Progresso, SantaRosália, Jardim Maria do Carmo, JardimBrasilândia, Vila Fiori e Vila Santana éonde eu fui mais votado com cerca de2200 votos, então acredito que, não total-mente, essa grande votação pode ser atri-buída a esse trabalho na igreja.ZN notícias – Você se candidatou paravereador para trabalhar em qual área? Edepois que conseguiu a eleição, mudou orumo ou continua com o mesmo pensa-mento?Anselmo Neto – Fica difícil estabeleceruma área de trabalho, pois você não sabeainda onde ações já estão sendo desen-volvidas. Então, primeiramente, entreiaqui para desenvolver um trabalho direci-onado para toda a cidade, baseado nascomunidades nas quais nós já trabalha-mos. Atualmente nossa principal direçãotem sido com a parte dos direitos das cri-anças e dos idosos, da segurança públi-ca e da questão habitacional também.ZN notícias – As ações que você vem to-mando são ligadas a assuntos muito im-portantes para a zona norte da cidade.Como você vê a região? Você tem algum

Anselmo Rolim Neto, conhecido como Neto, 37 anos, é casado há 11 anos e pai dedois filhos. Natural de Sorocaba e morador do Jardim Maria do Carmo, cumpre seuprimeiro mandato como vereador pelo PP (Partido Progressista). Com sangue novo,o advogado, pós-graduado em Direito Público foca suas ações, principalmente, naquestão do Urbanismo, Segurança pública e nos direitos das crianças e idosos, em

seu primeiro mandato na Câmara.

Fazendo acontecer

programa ligado para a zona norte?Anselmo Neto – A zona norte é uma regiãoque cresceu muito e em pouco espaço detempo. Nos últimos dez anos o cresci-mento da cidade foi todo para o lado nortee, infelizmente, esse crescimento não ca-minhou juntamente com a questão da es-trutura. Ainda falta muito para os morado-res e, com certeza, estou atento a tudo queacontece com a maior região de Soroca-ba. É notório que necessita de mais estru-tura na área da habitação, moradia, trans-porte, saúde, segurança entre outros e euestou aqui para brigar por isso. Um dadomuito importante que eu tenho relaciona-do à zona norte é que é o local da cidadeonde concentra hoje o maior número depessoas que vieram de fora de Sorocabae, na grande maioria, são provenientes deuma vida sofrida e se para nós falta mui-tas coisas, para essas pessoas tudo estáexcelente, pois de onde vieram não tinhamnem o básico e então não lutam por me-lhorias.ZN notícias – Deixe um recado para seuseleitores e também para os sorocaba-nos que estão te conhecendo melhor.Anselmo Neto – Gostaria de deixar um re-cado para todos aqueles que acreditarame confiaram nas minhas propostas e nomeu nome diante das urnas e prometo fa-zer valer todos os 5106 votos que recebi econvido a todos para interagir comigo pelomeu bloganselmo-neto.zip.net onde eu passo paraa população o que eu tenho feito, com atu-alização diária. É um espaço para que o ci-dadão entre em contato, ou seja, ele podeentrar no blog e deixar um recado ou pedi-do para mim e para minha equipe. Além doblog qualquer pessoa pode entrar emcontato conosco pelo telefone 32381142,ou vindo até a Câmara e nos procurandono gabinete 12.

Anselmo Neto, do PP, recebeu 5106votos na primeira candidatura e seelegeu como o terceiro vereadormais votado nas últimas eleições

A Zona Norte é o local dacidade onde concentrahoje o maior número depessoas que vieram defora de Sorocaba e sãoprovenientes de umavida sofrida e se para

nós falta muitas coisas,para essas pessoas tudoestá excelente, pois deonde vieram não tinham

nem o básico e então nãolutam por melhorias.

Page 16: EdiçãO 21