Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

16
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 32 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

description

Jornal O Estado (Ceará)

Transcript of Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

Page 1: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

4“VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA

97 71809 304002 51

ISSN 1809-3043

NESTA EDIÇÃO32 páginas

ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VÍDEOSDA TV O ESTADO

twitter @oestadocefacebook jornaloestado

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Torradas_9x5.pdf 1 27/05/15 16:31

Page 2: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

OPINIÃO

PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORA

INSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DE

MARKETING Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade 3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redação): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redação e Oficinas: Rua Barão de Aracati, 1320 — Aldeota, Fortaleza, Ceará. Cep: 60.115-08 l

Somos assinantes da agência Folha. O Estado não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias,

artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

Fundado em 24 de setembro de 1936 por José Martins Rodrigues

Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

CHARGE

MAURO BENEVIDES

JORNALISTA E PRESIDENTE CN

MARCOS COLARES

SOCIÓLOGO

INOCÊNCIONÓBREGA

JORNALISTA

HELOÍSA CAPELASTERAPEUTA FAMILIAR

E AUTORA

Page 3: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

POLÍTICACampanha A campanha “Ceará sem Drogas”, da AL, vai realizar, em agosto, dois novos encontros. A iniciativa, que já aconteceu em Fortaleza, Crato, Limoeiro do Norte, Sobral e Viçosa, vai promover um encontro em Nova Russas e Fortaleza nos dias 27 e 28.

3O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fundações em vez de ONGsHá cerca de 10 anos, no seu primeiro mandato legis-

lativo, o senador Tasso Jereissati viu aprovado Projeto de Lei de sua autoria, propondo a otimização das fundações privadas que, segundo ele, precisam tornar-se mais ágeis e modernizadas, seguindo a evolução das necessidades da sociedade. Só agora, a matéria foi sancionada pela presidente Dilma, tendo sido publicada Quarta-feira, no Diário Oficial. Para Tasso, as fundações precisam ampliar as suas atividades, antes limitadas a fins religiosos, mo-rais, culturais ou de assistencialismo. O ideal é que essas instituições atuem de forma prática e objetiva em áreas de interesse e necessidade do povo, como: saúde, edu-cação, segurança alimentar e nutricional, pesquisa cien-tífica e desenvolvimento de novas tecnologias, direitos humanos, promoção de ética, cidadania e democracia. O embasamento da proposta do senador é apoiado nos exemplos de grande êxito das fundações privadas no ex-terior. Ele lembra que em países desenvolvidos grandes universidades, hospitais, museus e bibliotecas são funda-ções ou são custeados por elas. Agora, é torcer para que a inspirada iniciativa do senador tucano seja transformada em realidade, para o bem de milhões de brasileiros. Só assim, seria possível mandar às favas milhares de ONGs, que em sua maioria não passam de braços políticos de governantes e de partidos, e sumidouros de dinheiro pú-blico do qual não prestam conta, e cujo paradeiro é sem-pre desconhecido.

Cacifado Para o ex-presidente do PSB-CE, Sérgio Novais, o nome ideal para disputar a PMF-2016 por uma ampla coligação de oposição, é o atual comandante estadual Roberto Pessoa.

Repercute bem...entre empresários exportadores e de turismo, a presença do deputado Antonio Balhmann na Assessoria para Assuntos Internacionais, do Governo do Estado.

Mais uma O senador Eunício ganha mais, ao colocar o seu ex-assessor de campanha Sérgio Pinheiro na presidência da Companhia de Docas, que o PT queria para Ilário Marques.

É pra já! Urge audiência pública na AL, com deputados federais e estaduais para debate sobre a ameaça de desabastecimento de água em Fortaleza com o adiamento da Transposição.

Inteligência Aos curiosos sobre a fonte dos recursos com que mudar

a CMF para o Centro, o presidente Salmito tem resposta simples: a alta valorização do terreno da atual Câmara.

Campanha A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da AL, fará reunião com as primeiras-damas, para campanha de conscientização sobre câncer de mama.

A deputada...Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente, destaca o papel preponderante das esposas de prefeitos na luta contra a moléstia, insidiosa ameaça a todas as mulheres.

DerrubadaO presidente Eduardo Cunha já prepara a Câmara Federal para derrubar o veto da presidente Dilma ao ajuste de aposentadorias e pensões com base no salário mínimo.

Influências Advertência do Instituto Paraná Pesquisa a futuros candidatos: Lula tiraria 53,9% de quem apoiar, e Dilma 75%. Já Marina Silva acrescentaria em torno de 40,1%...

Mais informações de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Humanismo Já é Lei o projeto 10.375, do vereador José do Carmo (PSL), aprovado na CMF, sancionado pelo prefeito Roberto Cláudio e publicada no Diário Oficial. Agora, ônibus podem parar fora dos pontos normais, para embarque ou desembarque de pessoas com deficiência.

FOTO BANCO DE DADOS_OE

FOTO GERDAN WESLEY

“O grau de sucesso dos políticos brasileiros é medido pela distância que os separa do xadrez. Estar “blindado” - ou seja, não se sentir ameaçado por provas provadas de má conduta – tornou-se sinal de competência superior” – Jor-nalista J. R. Guzzo.

Eunício emplaca aliado na Companhia DocasVaga era pleiteada pelo PT, mas José Guimarães nega crise entre siglas. Diretorias também receberam indicações políticas de outras legendas

O sociólogo César Pinhei-ro foi indicado como presi-dente da Companhia Docas do Ceará e assumirá o cargo nos próximos dias. O ato de nomeação deve ser publica-do, hoje, no Diário Oficial da União, uma vez que já passou pelo crivo da Presidência da República. César é uma in-dicação do senador Eunício Oliveira (PMDB). A vaga era também pleiteada pelo Parti-do dos Trabalhadores.

Anteriormente, o sociólo-go já havia ocupado a secre-taria de Recursos Hídricos do Estado durante o gover-no Cid Gomes. O cargo na companhia Docas é a quarta indicação de Eunício neste segundo mandato da presi-dente Dilma Rousseff. Antes, ele já havia indicado o pro-fessor de economia Marcos Holanda para assumir a pre-sidência do Banco do Nor-deste (BNB), em substitui-ção a Nelson de Souza, que era da cota dos Partidos dos Trabalhadores (PT). Além dele, o novo desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região, Cid Marconi, e advo-gado Aloisio Carvalho como superintendente federal da Pesca e Aquicultura e Pesca, cargo subordinado ao minis-tro da Pesca, Helder Barba-lho (PMDB). A titularidade da Companhia Docas tam-

bém era pleiteada pelo PT. O líder do Governo na Câmara dos Deputados, o cearense José Nobre Guimarães, ha-via apresentado no nome do ex-deputado estadual e ex--prefeito de Quixadá, Ilário Marques, para o cargo. O PT, inclusive, já controlou o

órgão por meio da deputada estadual Rachel Marques, esposa de Ilário, e o PMDB sempre ocupou diretorias.

Sem criseGuimarães, porém, mini-

miza quebra de braço com o PMDB. “Não existe crise.

Foi feito um acordo. O Eu-nício indicou a presidência. O Ilário ficou com uma das diretorias e os deputados Leônidas Cristino e Arnon Bezerra, indicaram as outras diretorias. Foi tudo acorda-do”, pontuou o petista, afas-tando qualquer briga nos bastidores em Brasília, por conta das nomeações dos cargos federais no Ceará.

A Companhia Docas es-tava sob o comando do en-genheiro Mário Jorge Ca-valcanti – funcionário de carreira da Companhia há 29 anos, quando ingressou como analista de sistema.

Afagos

Eunício, por sua vez, vem recebendo afagos constantes do Planalto nesta segunda gestão. Nos bastidores, a in-formação é de que o senador tem sido peça importante na articulação da base gover-nista no Senado, o que con-firma Guimarães, deixando claro que o PMDB é aliado do governo. Líder do Bloco da Maioria, Eunício estaria articulando para trazer se-nadores para a base aliada. O peemedebista ainda é cotado para suceder Calheiros na Presidência do Senado.

Eunício vem emplacando aliados em espaços cobiçados

Jereissati faz oposição a Dilma

AVISO DE SUSPENSÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 158/2015. ORIGEM: INSTTUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA – IPEM. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PREVENTIVA E CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, DE 01 (UMA) MÁQUINA AUTOENVELOPADORA MARCA MECANOGRÁFICA – MODELO MINI MAILING A4 – SÉRIE 2739 – 09/14 PARA O INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA – IPEM, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que por determinação do(a) Titular do Órgão o processo em epígrafe foi SUSPENSO, por motivos de ordem administrativa. Maiores informações encontram-se à disposição dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015David Sobreira Bezerra de Menezes

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 173/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE FIOS DE KIRSCHNNER, FIOS DE STEINMANN E FAIXAS DE SMARCH PARA O INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 31 de julho de 2015 a 14 de agosto de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 14 de agosto de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 14 de agosto de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015David Sobreira Bezerra de Menezes

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE PROSSEGUIMENTO

PROCESSO: RDC PRESENCIAL Nº 010/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA – SEINF. OBJETO: CONTRATAÇÃO INTEGRADA DE EMPRESA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVOS DE ENGENHARIA, BEM COMO A EXECUÇÃO DAS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DO CORREDOR EXPRESSO DE TRANSPORTE PÚBLICO – AVENIDA JOSÉ BASTOS / AVENIDA AUGUSTO DOS ANJOS, 1º ANEL EXPRESSO ENTRE A AVENIDA JOSÉ BASTOS E A AVENIDA BEZERRA DE MENEZES, E REFORMA E AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DO SIQUEIRA. CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TÉCNICA E PREÇO. MODO DE DISPUTA: FECHADO. REGIME DE CONTRATAÇÃO: CONTRATAÇÃO INTEGRADA. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que na data de 03 de agosto de 2015, às 9h30 (horário local), terá CONTINUIDADE o procedimento licitatório referente ao processo em epígrafe em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE. Maiores informações ligar para o telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

INFORMATIVO

PROCESSO: RDC PRESENCIAL Nº 012/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – SME. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA A CONSTRUÇÃO DE 41 (QUARENTA E UM) CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI TIPO 01 E 06 (SEIS) CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI TIPO 02, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO (POR LOTE). MODO DE DISPUTA: ABERTO. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no uso de suas atribuições RESOLVE tornar SEM EFEITO, nos termos do Art. 25, item I do Decreto nº 13.512, de 30 de dezembro de 2014, o AVISO DE CONVOCAÇÃO do referido RDC PRESENCIAL Nº 012/2015 – SME, publicado no dia 28 de julho de 2015 nos meios de comunicação legais: Diário Oficial do Município (DOM), Jornal Local, Jornal de Circulação Nacional e Diário Oficial da União (DOU). Maiores informações encontram-se à disposição dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

Projeto de Tasso é sancionado por DilmaA Presidente Dilma Rous-

seff sancionou projeto do se-nador Tasso Jereissati (PSDB) que moderniza e agiliza o funcionamento de fundações privadas.

A lei amplia o rol de ati-vidades a que se destinam as fundações, antes limita-das a fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. Agora elas também poderão atuar em áreas como saúde, educação, segurança alimen-tar e nutricional, proteção do meio ambiente, pesquisa científica e desenvolvimento de novas tecnologias, direitos humanos e promoção da éti-ca, cidadania e democracia.

Ao propor o projeto, Tasso Jereissati se baseou em exem-plos de sucesso no exterior,

em que grandes universida-des, museus, bibliotecas e, até mesmo, hospitais são funda-ções ou são custeados por elas. “O intuito foi permitir a ampliação das atividades das fundações, dotando-as de agilidade e profissiona-lismo, estimulando a cria-ção e desenvolvimento do terceiro setor de forma mais organizada e dinâmica. Com a sanção da Lei, ganha o Brasil e o povo brasileiro”, afirma o senador.

As fundações são regidas pelo Código Civil e por leis específicas, e são obrigato-riamente fiscalizadas pelo Ministério Público , confe-rindo-lhes transparência e controle pela sociedade.

A sanção do texto abre

precedente benéfico ao País, pois torna possível a celebra-ção de convênios e contratos de parceria com o poder público, ampliando a possi-bilidade de atendimento aos cidadãos de todas as regiões do Brasil.

A Lei também confere agi-lidade às eventuais alterações estatutárias, fixando prazo para que o Ministério Pú-blico se manifeste, e permite que os administradores des-sas fundações possam ser re-munerados a valor de merca-do, facilitando a contratação de profissionais qualificados, especialistas em gestão, vi-sando o melhor desempe-nho, sempre sob a chancela do Ministério Público, evi-tando abusos e distorções.

Page 4: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

POLÍTICAMACÁRIO BATISTA

POLÍTICA

4

AVISO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA – SEINF torna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação para obra viária referente ao Projeto de implantação do Corredor de Transporte BR-116/Aguanambi, no trecho compreendido entre a Rotatória Manuel Dias Branco e a Avenida Domingos Olímpio, localizada no Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 174/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE FILMES PARA RAIOS-X E TOMOGRAFIA, DESTINADOS AO INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF AOS HOSPITAIS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE E HOSPITAL E MATERNIDADE DRA. ZILDA ARNS NEUMANN, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 31 de julho de 2015 a 14 de agosto de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 14 de agosto de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 14 de agosto de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Cícero Wilker Matos Tavares

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 175/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – SME. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, INCLUINDO FORNECIMENTO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO E MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, PARA SERVIDORES DE REDE, STORAGE, SWITCH, UNIDADE TAPE LIBRARY DE BACKUP LTO, KVM E PDU, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, DISTRITOS DE EDUCAÇÃO, ESCOLAS E ANEXOS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 31 de julho de 2015 a 14 de agosto de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 14 de agosto de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 14 de agosto de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Eduardo Martins da SilvaPREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 176/2015. ORIGEM: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SDE. OBJETO: CONSTITUI O OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EFETUAR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DAS MÁQUINAS DE COSTURA DESTA SECRETARIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 31 de julho de 2015 a 14 de agosto de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 14 de agosto de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 14 de agosto de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Camilla Holanda Lima de Freitas

PREGOEIRA DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: RDC PRESENCIAL Nº 012/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – SME. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA(S) ESPECIALIZADA(S) PARA A CONSTRUÇÃO DE 42 (QUARENTA E DOIS) CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI TIPO 01 E 05 (CINCO) CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEI TIPO 02, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES CONTIDAS NESTE EDITAL E SEUS ANEXOS. CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR DESCONTO (POR LOTE). MODO DE DISPUTA: ABERTO. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 24 de agosto de 2015, às 9h15. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 24 de agosto de 2015, às 9h30. INÍCIO DA DISPUTA DE PREÇOS: 24 de agosto de 2015, às 09h45. FORMALIZAÇÃO DE CONSULTAS (informando o nº da licitação): Até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data fixada para abertura das propostas. E-mail: licitaçã[email protected]. Fax: (85) 3252-1630. Fone: (85) 3452-3477. REFERÊNCIA DE TEMPO: Para todas as referências de tempo será observado o horário local (Fortaleza-CE). ENDEREÇO PARA ENTREGA (PROTOCOLO) DE DOCUMENTOS: Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza/CLFOR – Rua do Rosário, 77, Terraço e Sobreloja, Centro, Fortaleza-CE. CEP 60.055-090. HOME PAGE: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp. O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

AVISO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA – SEINF torna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a renovação da Licença de Instalação para Projeto de Implantação do Grupo de Obras do Lote 2 – Alargamentos e Restaurações de vias, integrantes do elenco de intervenções do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANSFOR, localizado no Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015

Page 5: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

POLÍTICASenado O sociólogo Geraldo Accioly irá integrar, a partir de agosto, a assessoria do Partido dos Trabalhadores no Senado. Ele ocupou diversos cargos na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins e, recentemente, cumpria tarefas no gabinete do deputado Adail Carneiro (PHS).

5O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

Eduardo Cunha nega interferência em comissão

O presidente da Câma-ra dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, ontem (30), que não interfe-re nas decisões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. “Não participei, não participo, nem participarei de qualquer decisão sobre investigações da CPI, que tem a sua auto-nomia”, afirmou o deputado, em nota à imprensa.

A manifestação de Cunha foi uma resposta à reporta-gem veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que destaca que a cúpula da CPI solicitou à empresa de inves-tigação Kroll prioridade às investigações sobre o lobista Júlio Camargo, um dos in-vestigados na Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção na Petrobras.

Cunha destacou que as “insinuações da reportagem” beiram a má-fé e negou ser o autor de constrangimentos de parlamentares em busca de sua defesa. “A participa-ção da direção da Câmara, por meio da diretoria-geral, trata somente da contrata-ção administrativa requerida pela CPI, nos termos de sua autonomia”, afirmou, ao ci-tar a contratação da Kroll.

PEC fixa prazo de três meses para indicação ao Supremo

Proposta de emenda à Constituição estabelece pra-zos rígidos para a indicação, apreciação e nomeação de ministros do Supremo Tribu-nal Federal (STF). De acordo com a PEC, da senadora Mar-ta Suplicy (sem partido/SP), o presidente da República terá três meses, a contar da data de abertura da vaga, para in-dicar o novo ocupante do car-go. Ainda pela proposta, que está pronta para exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o presidente terá prazo de 15 dias para nomear o indica-do após a aprovação de seu nome pelo Senado. Já os se-nadores terão até 45 dias para concluir a análise do nome indicado desde o recebimen-to da mensagem presidencial. Depois desse tempo, caso não ocorra manifestação, todas as demais deliberações legislati-vas ficam suspensas, com ex-ceção das que tenham tempo constitucional determinado.

Governo promete liberar R$ 4,9 bilhõesem emendas parlamentares este ano

No esforço para unir a base aliada e evitar a aprovação de pautas-bomba no Congresso Nacional, o Palácio do Pla-nalto autorizou a liberação, até dezembro, de R$ 4,9 bi-lhões referentes a restos a pa-gar de emendas parlamenta-res de 2014 e anos anteriores.

A primeira leva de libera-ção dessas emendas, liberada na semana passada, foi de cerca de R$ 700 milhões.

Segundo o líder do Go-verno no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), o restante da quantia deve ser paga até o mês de outubro. “São R$ 4,9 bilhões que começaram a ser liberados com R$ 700 mi-lhões na semana passada. Vai ser espaçado [o pagamento]

em agosto, setembro e outu-bro”, disse Delcídio Amaral à reportagem.

A aposta do Palácio do Planalto, porém, é que o pa-gamento seja feito até o fim deste ano. A demora para a liberação das emendas a de-putados federais e senadores

estava atrapalhando a arti-culação política do Governo, comandada pelo vice-presi-dente da República, Michel Temer, que relatou o proble-ma diversas vezes ao minis-tro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Na baseParlamentares argumenta-

vam que, já no meio do ano, os prefeitos diziam que não tinham dinheiro para exe-cutar obras e que, dessa for-ma, ficava difícil defender a gestão da presidente Dilma Rousseff. A articulação jun-to às bases reflete na atuação dos parlamentares na Câma-ra Federal e no Senado. Com verbas contingenciadas, os

políticos sem vêem sem con-dições de dar “respostas” no trabalho de andamento das obras e projetos defendidos junto aos eleitores.

A insatisfação refletiu em algumas votações importan-tes no Congresso Nacional, como a de medidas do ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma, que contaram com defecções na própria base aliada. Em muitos casos, os votos contra o Governo re-presentam uma espécie de pressão, um “recado” para as lideranças do Governo no Congresso.

A prioridade das emendas será para a compra de equi-pamentos e máquinas, mas os recursos destinados a obras.

Empresário ligado ao PT é denunciado por suposto desvio de verba De acordo com a denúncia, grupo teria desviado R$ 2,9 milhões, através de eventos realizados pelo Governo

AGÊNCIA BRASILO Ministério Público Fe-

deral em Brasília ofereceu denúncia à Justiça contra o empresário Benedito Rodri-gues Oliveira Neto, ligado a campanhas do PT, e mais oito pessoas, por suspeita de fraude em licitação para or-ganização de 14 eventos re-alizados pelo Ministério das Cidades. O grupo teria des-viado, segundo a Procurado-ria, R$ 2,9 milhões.

A Procuradoria da Repú-blica no Distrito Federal pede que Bené, como é conhecido o empresário, sete ex-funcio-nários do ministério e um segundo empresário respon-dam pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos) e fraude em licitação.

Segundo as investigações, os crimes foram cometidos entre 2007 e 2009, período compreendido entre a reali-zação do pregão eletrônico e a execução do contrato pela empresa Dialog Serviços de Comunicação - atual Due Promoções e Eventos Ltda, que pertence a Bené.

Também foi proposta uma ação por improbidade admi-nistrativa relativa aos mes-mos fatos. A denúncia não significa culpa. A Justiça, agora, vai decidir se aceita a denúncia. Em caso positivo, eles viram réus, e o processo é aberto. Se forem condenados, deverão devolver aos cofres públicos os valores desvia-dos, devidamente corrigidos.

Fernando PimentelBené também é investiga-

do em inquérito aberto no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que apura irregu-laridades no financiamento e na prestação de contas da campanha do governador Fernando Pimentel (Minas Gerais), em 2014.

Bené é o pivô da Opera-ção Acrônimo, que investiga essas supostas irregularida-des. No ano passado, foram encontrados R$ 113 mil em dinheiro vivo dentro de um avião turboélice que trans-portava o empresário, o que motivou as investigações da PF. A aeronave apreendida pertence às suas empresas.

Ele foi preso, em maio des-te ano, e deixou a cadeia após pagamento de fiança. Tanto ele quanto Pimentel negam

ter cometido irregularidades.No caso envolvendo o Mi-

nistério das Cidades, o MP denunciou ainda a ex-sub-secretária de Planejamento, Orçamento e Administra-ção Substituta do ministério Magda Oliveira de Myron Cardoso e o coordenador de Licitação da pasta, Francisco de Assis Rodrigues Froés.

1.559%Segundo a denúncia, ape-

nas em um dos eventos - a 3ª Conferência Nacional das Ci-dades, realizada em dezem-bro de 2007 - o grupo desviou R$ 1,2 milhão em benefício da empresa responsável pela prestação do serviço.

A Procuradoria cita que o Tribunal de Contas da União teria apontado que 37 itens fornecidos pela empresa du-rante o evento, 20 estavam entre 40% e 1.559% mais ca-ros que os contratados por outros órgãos da Adminis-tração Pública em proces-

sos licitatórios realizados no mesmo período.

As investigações mostram que as supostas fraudes co-meçaram ainda na fase de elaboração do edital do pre-gão eletrônico. A empresa Dialog teria aproveitado-se do esquema denominado “jogo de planilha” - em que se atribui preço irrisório a itens pouco utilizados e so-brepreço aos produtos mais consumidos – para vencer a licitação.

“Com um lance de ape-nas R$ 24.862,61, que é bas-tante inferior ao valor de R$ 554.050,14, previamente es-timado pela Administração, a empresa Dialog Serviços de Comunicação e Eventos Ltda. saiu vencedora do certame”, afirma a ação.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a de-fesa dos denunciados.

Dinheiro teria sido desviado em eventos do Ministério das Cidades

A OAB (Ordem dos Ad-vogados do Brasil) ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido para que a advogada Beatriz Catta Preta não tenha que prestar esclarecimentos à CPI da Pe-trobras na Câmara sobre ori-gem de honorários recebidos de clientes investigados por participação no esquema de corrupção da Petrobras.

Responsável por fechar nove dos 17 acordos de dela-ção premiada de investigados com o Ministério Público, ela renunciou a todos os clientes na semana passada e teria de-cidido viver em Miami (EUA). Há algumas semanas, a CPI da Petrobras decidiu convocá-la para prestar esclarecimentos. O requerimento de convoca-ção de Catta Preta foi apresen-tado pelo deputado Celso Pan-sera (PMDB-RJ), acusado por outro réu, o doleiro Alberto Youssef, de agir na CPI como “pau-mandado” do presiden-te da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O parlamentar nega e diz que age por conta própria.

LiminarA OAB pede que o STF

conceda decisão provisória (liminar) para que ela não te-nha que falar sobre os hono-rários. O caso será analisado pelo presidente do STF, Ri-

cardo Lewandowski, que res-ponde pelo tribunal durante o recesso do Judiciário.

“O ato questionado, se mantido, configura ilegítimo atentado ao exercício regular da advocacia, ao direito de defesa e ao Estado Democrá-tico de Direito, pois a autori-zação e convocação da advo-gada Beatriz Catta Preta para prestar depoimento sobre a origem de seus honorários acarreta ofensa à inviolabili-dade do sigilo profissional as-segurado ao advogado”, diz a ação da OAB. “O investigado ou acusado criminalmente, o faz como contraprestação por um regular serviço realizado. Assim, não cabe ao referido profissional informar ao Es-tado sobre bens e valores mo-vimentados por seus clientes, em respeito ao mencionado sigilo profissional. A origem dos honorários não é maté-ria sindicável, não é possível inspecioná-la, sob pena de ferir o direito do cidadão a uma defesa independente e altiva”, completou.

SilêncioA entidade pede ainda

que se for convocada pela CPI, a advogada possa per-manecer em silêncio e que não seja obrigada a assinar o termo se comprometendo a dizer a verdade.

CPI da Petrobras: OAB entra com pedido no STF

A primeira leva de liberação dessas emendas, na semana passada, foi de cerca de R$ 700 milhões.

Page 6: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

NACIONAL

AVISO DE RESULTADO DE JULGAMENTO FINAL

PROCESSO: CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 010/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA – SEINF. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REFORMA DE 06 (SEIS) CAMPOS DE FUTEBOL, LOCALIZADOS NOS BAIRROS GOIABEIRAS, PIRAMBU, RODOLFO TEÓFILO, PIC, VILA UNIÃO E ARACAPÉ. CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO POR LOTE REGIME DE CONTRATAÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados no presente processo, que: CLASSIFICA AS EMPRESAS: LOTE 01: 1° LUGAR: ATHOS CONSTRUÇÕES LTDA.-EPP, com o valor de R$ 3.425.264,63 (três milhões, quatrocentos e vinte e cinco mil, duzentos e sessenta e quatro reais e sessenta e três centavos); 2° LUGAR: R. MEIRA ENGENHARIA LTDA., com o valor de R$ 3.645.639,45 (três milhões, seiscentos e quarenta e cinco mil, seiscentos e trinta e nove reais e quarenta e cinco centavos); 3° LUGAR: TECNOCON TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÕES LTDA., com o valor de R$ 3.686.847,94 (três milhões, seiscentos e oitenta e seis mil, oitocentos e quarenta e sete reais e noventa e quatro centavos). LOTE 02: 1° LUGAR: ATHOS CONSTRUÇÕES LTDA.-EPP, com o valor de R$ 3.161.007,90 (três milhões, cento e sessenta e um mil, sete reais e noventa centavos); 2° LUGAR: TECNOCON TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÕES LTDA., com o valor de R$ 3.475.607,50 (três milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, seiscentos e sete reais e cinquenta centavos); 3° LUGAR: OK EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA.-EPP, com o valor de R$ 3.641.677,21 (três milhões, seiscentos e quarenta e um mil, seiscentos e setenta e sete reais e vinte e um centavos). Maiores informações encontram-se à disposição em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que requereu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença Prévia da implantação do Projeto de Macrodrenagem (Bueiro) na Avenida Crisanto Moreira da Rocha, sobre o riacho sangradouro da Lagoa de Messejana, integrantes do elenco de obras do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza – DRENURB, em área jurisdicionada à Secretaria Executiva Regional VI, Bairro Cambeba, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Samuel Antônio Silva DiasSECRETÁRIO DA SEINF

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que recebeu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença Prévia da implantação do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento – PROINFRA, abrangendo as áreas de Educação, através da construção de escolas de tempo integral e centros de educação infantil; Saneamento Básico, através de serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação, rede de abastecimento de água e rede de esgotamento sanitário; e Mobilidade urbana, com a implantação de 6,8 km de corredor exclusivo de transporte público padrão BRT com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do Município de Fortaleza. As ações serão desenvolvidas no âmbito jurisdicional das Secretarias Regionais I, II, III, IV, V E VI do Município de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 30 de julho de 2015Samuel Antônio Silva DiasSECRETÁRIO DA SEINF

Page 7: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

GERAL

Aumenta número de acidentes em 2014Segundo a entidade, o ano de 2014 apresentou um aumento de 17,7% no nú-mero total de acidentes en-volvendo eletricidade no Brasil, em relação ao ano

de 2013. Só nos casos de fatalidade em relação ao choque elétrico, o índice subiu mais de 6% ou seja, em 2013 ocorreram 592 casos de acidentes fatais com eletricidade, este ano o número subiu para 627 mortes. Os homens ainda são maioria esmagadora com 560 casos contra 67 de acidentes fatais

vitimando mulheres.Sobre a faixa etária das vítimas, a pesqui-sa aponta que grande parte das vítimas tem idade entre 31 a 40 anos. Dentro dessa idade, 166 pessoas foram atingi-das. A faixa etária entre 21 a 30 anos aparece em segundo lugar no ranking com 159 vítimas.

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 05/08/2015 NA CAPITAL

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.07:30 às 12:30 Av. Sabiaguaba, Av. Emílio Ari, Av. Manuel de Castro, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua 05, Caça e Pesca, Rua Acaraú, Praia do Futuro - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Amâncio do Sabiaguaba, Rua Alberto de Castro, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Benedito Alves, Conjunto Palmeiras - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Clarinda Bastos, Rua Bernardo Feitosa, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua José Filomeno Gomes, Rua Caio Cid, Luciano Cavalcante - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Francisco Matias, Rua Diva Tavares, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Alexandre Antônio, Rua Germiniano Jurema, Praia do Futuro - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Jaçanã, Rua Gilberto Albuquerque, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Humuarama, Granja Portugal - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Luís André, Rua Jaqueline Oliveira, Lagoa Redonda - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua José Bezerra, Sapiranga, Coité - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Manoel de Castro, Jangurussu - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Martins Camelo, Rua Mário Vieira, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Miriu, Rua Miguel Alves de Sousa, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Neném Bezerra, Rua Nascente da Lagoa, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Jamaica, Rua Oliveira Filho, Praia do Futuro - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Rua Valdir Bezerra, Rua Valdevino, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

07:30 às 12:30 Tr. Martins Camelo, Tr. Camelo Gustavo, Sabiaguaba - FORTALEZA 16115969

09:00 às 11:00 Av. 01, Conj. Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16011783

09:00 às 11:00 Rua Plácido Coelho Jr., Rua dos Farrapos, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16011783

13:00 às 17:00 Av. 01, Lot. Arvoredo, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua 01, 06, Lot. Arvoredo, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Vagner Marinho, Rua 066, Cohab Fortaleza, Conjunto Pref. José Walter - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua 109, Conj. Esperança, Conjunto Esperança - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Airton Sena, Mondubim, Parque Santa Cecília - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Amaro José de Sousa, Rua das Jaqueiras, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Jacarandá, Rua Joaquim dos Anjos, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Lo 02, 04, Conj. Novo Renascer, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Nossa Senhora da Conceição 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, Conj. Novo Renascer, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:00 às 17:00 Rua Mangaba, Rua Pedro do Mondubim, Mondubim - FORTALEZA 16106987

13:30 às 17:00 Rua Costa Mendes, Jardim América - FORTALEZA, 16104107

13:30 às 17:00 Rua Uruburetama, Parreão - FORTALEZA 16104107

14:00 às 17:00 Rua Erlito Freire, Tr. Odílio Filho, Passaré - FORTALEZA 16104469

14:00 às 17:30 Rua 01, Lot. Arvoredo, Rua Airton Sena, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua Amaro José de Sousa, Rua Cordeiro Neto, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua das Jaqueiras, Rua Jaboticaba, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua Jacarandá, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua Lo 02, 04 Conj. Novo Renascer, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua Jacarandá, Rua Monte Líbano, Mondubim - FORTALEZA 16104409

14:00 às 17:30 Rua Nossa Senhora da Conceição 03, 04, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, Conj. Novo Renascer, Mondubim - FORTALEZA 16104409

DIA: 05/08/2015 NO INTERIOR

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.09:30 às 14:00 Av. Edmilson da Cruz Neves, Vila Alta - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Av. José Alves Figueiredo, Centro - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rd. Ce 386, Gizélia Pinheiro - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Estrada da Serra Verde, Rua Carmélio de Souza Costa, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua do Comércio, Rua Cecília Maria de Souza, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua Antena, Centro, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua Frei Damião, Distrito Dom Quintino, Distrito Ponta da Serra - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua do Ginásio, Distrito Lameiro - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua José Wilson, Rua Maria Amélia, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua Pedro Alves Dutra, Rua Maria Liu de Sousa, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 Rua Maria Mundoca, Centro, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. Faustina, Rua Pedro Luiz Sobrinho, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. João Grande, St. Ipueira da Palha, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. Jaburu, Distrito Ponta da Serra - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. Taquari, St. Serra do Caldeirão, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. Umari, Lado Esquerdo do Açude, Distrito Dom Quintino - CRATO 16106435

09:30 às 14:00 St. Riacho Seco, St. Fazenda Serra Verde, Norte - CARIRIAÇU 16106435

08:00 às 12:00 St. Caldeirão, Caldeirão, Rua Cícero C. Sales, Nova Roma - CAMPOS SALES 16079025

08:00 às 11:00 Fz. Triunfo, Fz. Campestre, Cachoeira dos Balduínos, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 Rr. Recanto Torrões, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Cacimba da Pedra, St. Água Branca, St. Cacimba da Onça, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Caiçara, Jaguaretama, Rural - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Itaúba, St. Casa Nova, St. Desterro, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Jatobá, St. Lagoa do Mato, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Luzia, St. Massapê, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Monte Eusébio, St. Mulunguzinho, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Nova Olinda, St. Sabiá, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Santa Fé, St. Santa Helena, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Santa Rosa, St. Santa Terezinha, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 Sítio São Francisco, Jaguaretama, Rural - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 St. Sipon, St. Xavier, Jaguaretama - JAGUARETAMA 16103335

08:00 às 11:00 Av. Sobrinho, Av. José Furtado de Macedo, Av. Marcelina Clementina, Jaguaribara - JAGUARIBARA 16103335

08:00 às 11:00 St. Jatobá, St. Araçá, St. Jaburu, Jaguaribara - JAGUARIBARA 16103335

12:30 às 17:00 Av. Manoel Feliciano de Lima, Jiboia - AQUIRAZ 16100543

13:00 às 17:00 Rua José Pires da Rocha, Pv. Caracará, Distrito Caracará - AQUIRAZ 16066533

13:00 às 17:00 Pv. Lagoinha Tapuió, Distrito Tapuió - AQUIRAZ 16066533

12:00 às 16:00 Dt. Sucatinga, Distrito de Sucatinga - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Pv. Ponta d'Água II, Beberibe - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Pv. Tracoa, Morro Branco - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Rr. Lagoa Nova, Rr. Lagoa Funda, Distrito de Sucatinga - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Rr. St. Santo Antônio Lagoa Nova, Distrito de Sucatinga - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Rua Otávio Fernandes, Lagoa Funda - BEBERIBE 16102605

12:00 às 16:00 Vl. Barraca, Distrito de Sucatinga - BEBERIBE 16102605

13:00 às 17:00 Rd. Pratius I, Av. Vale Albino Pratius I, Pratius - PINDORETAMA 16066533

13:00 às 17:00 Rr. Baixinha Velha, Baixinha Velha - PINDORETAMA 16066533

12:30 às 17:00 Av. Virgílio Távora, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua 08, Lot. Mãe Rainha, Angorá - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Amélia de Sousa, Centro, Parque Genezare - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Armando Barros Alves, Rua Antônio Cavalcante Rangel, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Clarice Assunção, Rua Aurélio Bentes Teixeira, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua B, Gereraú - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua BR 116 Riachão, Riachão - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua das Orquídeas Vermelhas, Parque Genezare, Parque Recreio - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Justino Raimundo Silva, Rua das Orquídeas, Parque Genezare - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua das Rosas, Parque Recreio - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua dos Bugaris, Rua dos Lírios, Parque Genezare - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Elizeu Medeiros de Albuquerque, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Francisca Alice Teixeira, Angorá - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua João Marques, Santo Antônio - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua José Alexandre, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua José Castro Pereira, Rua José Monteiro Filho, Parque Genezare - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Santa Lúcia, Taveira - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Luiz Gonzaga de Oliveira, Rua Luís Teixeira Melo, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Manoel de Sousa, Centro, Parque Genezare - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Martinho Gomes de Melo, Rua Manoel do N. Silva, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Projetada 13, Rua Miguel Uchôa, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Rua Raimundo Alves Cavalcante, Rua Rodolfo Pereira Cavalcante, Centro - ITAITINGA 16100543

12:30 às 17:00 Tr. Edson Queiroz, Carapió, Tr. José Alexandre, Centro - ITAITINGA 16100543

08:00 às 11:00 St. Bom Jesus, Alto Santo - ALTO SANTO 16103335

14:00 às 17:00 St. Lagoa Grande, St. Tabuleiro das Moças, Alto Santo - ALTO SANTO 16072567

14:00 às 17:00 Rua 31 de Março, Vila Oriente, Alto Santo - ALTO SANTO 16072567

14:00 às 17:00 St. Maracajá de Dentro, Rr. Serra - LIM. DO NORTE 16100151

14:00 às 17:00 Olho d'Água do Alto, Olho d'Água da Bica - TABULEIRO DO NORTE 16100151

14:00 às 17:00 Pv. Olho d'Água da Bica, Tabuleiro do Norte, Olho d'Água da Bica - TABULEIRO DO NORTE 16100151

14:00 às 17:00 Rua Valmir Rebouças, Rua Prosidrônio, Rua Sidrônio, Olho d'Água da Bica - TABULEIRO DO NORTE 16100151

14:00 às 17:00 St. Toca do Rato, Tabuleiro do Norte, Olho d'Água da Bica - TABULEIRO DO NORTE 16100151

13:00 às 17:00 Pv. Susto, Distrito Antônio Diogo - REDENÇÃO 16099493

08:00 às 12:00 Pv. Açude Mucambo, Mutambeiras - SANTANA DO ACARAÚ 16099793

08:00 às 12:00 Rua Alto da Bela Vista, Pedregal - SANTANA DO ACARAÚ 16099793

08:00 às 12:00 Fz. Altinho I, Bom Princípio - MORRINHOS 16099793

08:00 às 12:00 Pv. Umari, Pv. Solidão, Pv. Areal, Pv. Curralinho, Bom Princípio - MORRINHOS 16099793

08:00 às 12:00 Pv. Peba I, St. Alegre - MORRINHOS 16099793

08:00 às 12:00 Rua Nossa Senhora de Fátima, São José - MORRINHOS 16099793

08:00 às 12:00 Tr. Manoel Peregrino Rocha, São Luiz - MORRINHOS 16099793

Page 8: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

8 Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

TEMPO EM FORTALEZA TEMPO NO BRASIL (Máxima)Fechamento

desta edição:

22h:25m MARÉS ALTA 04h36m BAIXA 23h08m

jornaloestado

@oestadoce

[email protected]

oestadoce

oestadowww.oestadoce.com.br

10h56min 0.1m 17h08min 2.6m

Min 22O C Max 29o C Ensolarado São Paulo 28O C Brasília 28o C Rio 25o C

FALE COM A GENTEwww.oestadoce.com.bre-mail: [email protected]

Page 9: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

9O ESTADO l Fortaleza, Ceará, Brasil l Sexta-feira, 31 de julho de 2015 l

Aumentodos juros vai frear oconsumoO aumento da taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5% ponto percentual, passando de 13,75% para 14,25% ao ano,

segundo decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), deverá frear ainda mais o consumo das famílias e crescimento da economia brasileira. A opinião é do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), empresário

cearense Honório Pinheiro. A sétima elevação consecutiva atingiu o maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 14,75% a.a.. A autoridade monetária também indicou que os juros devem apresentar as mesmas condições, nos próximos meses, como medida

para reter a in� ação.Para Honório Pinheiro, a elevação dos juros em 0,5% não será capaz de resolver o aumento dos preços. “O Governo já vem realizando alguns ajustes, mas morti� car a atividade econômica, o consumo e os setores produtivos, não será a solução. O aumento

da taxa vai reduzir ainda mais a expansão de crédito e a geração de empregos”, a� rmou. O aumento dos juros básicos acontece em um período no qual a economia apresenta baixo nível de atividade, com altos índices de desemprego e PIB encolhendo. Porém, a estimativa é que os

juros comecem a cair no próximo ano. “O País, agora, deve se movimentar para aprovar a jornada � exível de trabalho e fazer um sacrifício político para reduzir a alta carga tributária que assola comerciantes e é repassada aos consumidores”, concluiu Pinheiro.

85 3453.7711

A maior redede atendimentodo Ceará.

www.unimedceara.com.br

anuncio 12 cm x 5 cm - V6.pdf 1 24/06/2015 17:42:17

Page 10: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

ECONOMIA Talk Show A Faculdade CDL realiza, no dia 4, o Talk Show – Gestão Orquestrada: Estratégias, Projetos e Processos. O encontro reunirá fortes nomes do setor, falando de cases que impactaram em melhorias nos resultados das empresas nas quais atuaram. Inscrições no site www.faculdadecdl.edu.br.

Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015 O ESTADO

Apesar da criseMesmo com a desaceleração da economia, o Bradesco,

segundo maior banco privado do país, informou que obteve um lucro líquido de R$ 8,71 bilhões no primeiro semestre de 2015. O valor é 20,7% superior ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, quando o banco lucrou R$ 7,2 bilhões. Os ganhos do Bradesco foram impulsionados por crescimento de receitas em operações com juros e co-brança de tarifas. No segundo trimestre do ano, o Bradesco reportou um lucro líquido de R$ 4,47 bilhões, número 5,3% superior aos R$ 4,2 bilhões registrados nos três primeiros do ano e 18,4% superior ao mesmo período do ano pas-sado. Segundo a consultoria Economática, o lucro do Bra-desco no segundo trimestre é o maior da história do banco para um trimestre e terceiro maior da história dos bancos brasileiros. Já o Santander obteve um ganho extraordinário de R$ 3,1 bilhões de lucro líquido e disparou no segundo trimestre para R$ 3,881 bilhões. No segundo trimestre de 2014, esse resultado tinha sido de R$ 528 milhões. O resul-tado veio muito acima das projeções de analistas ouvidos pela Reuters, que era de R$ 682 milhões. No primeiro se-mestre, o lucro líquido atingiu R$ 4,565 bilhões, mais de quatro vezes o resultado de R$ 1,046 bilhão de igual perí-odo no ano passado. Já a receita de prestação de serviços chegou a R$ 2,910 bilhões no segundo trimestre de 2015, frente a R$ 2,683 bilhões em igual período do ano passado.

Cobrar caroQuem está com as

� nanças apertadas e precisa recorrer ao cheque especial para pagar as contas tem de arcar com a mais alta taxa de juros dos últimos 20 anos. De acordo com o Banco Central, a taxa dessa modalidade de crédito chegou a nada menos que 241,3% ao ano. É a mais alta desde 1995.

Lucrar pelo riscoCom o custo do

dinheiro crescente por causa dos seguidos aumentos de juros básicos feitos pelo BC para conter a in� ação, os bancos reajustam as taxas cobradas dos clientes. No entanto, aqui há ainda um outro componente: cobrar caro e lucrar pelo risco que assume com saque a descoberto. Somente no mês passado, houve um salto de nada menos que 9,3 pontos percentuais na taxa média cobrada pelas instituições sobre dívidas no cheque especial. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 69,6 pontos percentuais.

Lucro da ValeApós três trimestres

consecutivos de perdas, a Vale registrou lucro líquido de R$ 5,1 bilhões de abril a junho deste ano. A cifra é 61,4% maior que a registrada em igual período de 2014, quando a mineradora obteve ganho de R$ 3,2 bilhões. No primeiro trimestre de 2015, a empresa havia registrado perda de R$ 9,5 bilhões.

DólarEm meio a

preocupações com

a desaceleração da economia da China e com o aumento de juros nos Estados Unidos, a moeda norte-americana voltou a subir. O dólar comercial encerrou o dia de ontem vendido a R$ 3,371, com alta de 1,25% (R$ 0,042). A cotação voltou a � car no maior nível em mais de 12 anos, desde 27 de março de 2003, quando a divisa tinha fechado em R$ 3,386.

Qualifi caçãoUm grupo de 20

jovens das comunidades próximas à fábrica da Votorantim Cimentos, em Sobral, recebe, hoje, um passaporte para o mercado de trabalho formal. Será a formatura da segunda turma do Programa Evoluir no município, onde está uma das unidades mais importantes da Votorantim Cimentos no Nordeste. Eles foram bene� ciados com um curso de quali� cação em mecânica industrial.

ResultadoO Lucro Líquido

Ajustado do primeiro semestre de 2015 do Bradesco foi de R$ 8,778 bilhões (variação de 20,6% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 7,277 bilhões, no mesmo período de 2014), correspondendo a R$ 3,35 por ação, e rentabilidade de 21,9% sobre o Patrimônio Líquido Médio Ajustado. Em 30 de junho último, o valor de mercado do banco foi de R$ 142,098 bilhões, apresentando evolução de 5,4% em relação a 30 de junho do ano passado.

Mais informações de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

RUBENS FROTA

ECONOMIA

O ministro da Fazenda Joaquim Levy inicia o dia de hoje com uma visita às instalações do Complexo In-dustrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante. O ministro e sua comitiva serão recebidos às 9 horas, e guiados pelos secretá-rios da Fazenda, Mauro Filho, e da Infraestrutura, André Facó. Na sequência, ele par-ticipará do encerramento do XXI Fórum Banco do Nor-deste de Desenvolvimento.

Levy no CIPP

10

Crise e renda afetam demanda por créditoMesmo com o cenário ruim, a inadimplência mostra estabilidade, em junho

Com um cenário econô-mico sombrio no País – com atividade produtiva em queda, renda corroída pela in� ação, aumento do desemprego e re-dução de investimentos das empresas – as operações de crédito no País estão em declí-nio. De acordo com dados do Banco Central (BC), o saldo das operações de crédito, no País, chegou a R$ 3,102 tri-lhões, em junho, com cresci-mento de 0,6% no mês e 9,8% em 12 meses. No primeiro semestre deste ano, a expan-são � cou em 2,8%, contra o

crescimento de 4,2% em igual período de 2014. Mesmo com o crédito mais caro, economia, emprego e renda em queda, a inadimplência mostra estabili-dade, em junho – em relação a maio. A inadimplência das famílias (pessoas físicas), con-siderados atrasos superiores a 90 dias, � cou estável na passa-gem mensal, em 5,4%. Tam-bém � cou estável a inadim-plência das empresas em 3,9%. Para o ano, a projeção do BC para a expansão do crédito é 9%, enquanto que, no ano passado, o crescimento che-

gou a 11,2%. Segundo o BC, a desaceleração está relacionada ao aumento de taxas de juros, in� uenciadas pelo ciclo de alta da taxa básica, a Selic, e à con-tenção da demanda por con-sumo e investimentos.

AnáliseAlém desses dois fatores, o

chefe do Departamento Eco-nômico do BC, Tulio Maciel, destacou que a moderação do crédito é “uma tendência na-tural” porque, anteriormente - por volta de 2002 -, o saldo dos empréstimos era baixo e

houve um período de grande expansão das operações desde então. “Saímos de uma base baixa. À medida que a base se expande, é natural que as taxas de crescimento sejam menores ano a ano. E especi� camente neste ano, têm fatores deter-minantes que são a própria di-nâmica da economia e a taxa de juros”, disse. O especialista citou, ainda, que, no primeiro semestre do ano, a expansão do crédito costuma ser me-nor do que no segundo. “É a questão do próprio dinamis-mo da economia”, enfatizou.

Gastos com o PAC apresentaram redução real de 36%, principalmente em obras de infraestrutura

FOTO BANCO DE DADOSO dé� cit primário, que re-

presenta o resultado negativo das contas do Governo Cen-tral, anterior ao pagamento dos juros da dívida pública, registrou um recorde históri-co no primeiro semestre des-te ano. E isso foi provocado, principalmente, por causa da queda da arrecadação, devido à desaceleração da economia brasileira. De janeiro a junho, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – acumula dé� cit primário de R$ 1,6 bi-lhão. Em valores reais (corri-gidos pela in� ação o� cial), o resultado é o pior da história para os seis primeiros meses do ano, desde a criação da sé-rie histórica, em 1997.

No mês passado, o Governo Central registrou dé� cit de R$ 8,206 bilhões, também o pior resultado para o mês em valo-res reais. Esse péssimo desem-penho, em junho, anulou o su-perávit primário de R$ 6,626 bi, que havia sido acumulado no período de janeiro a maio. De acordo com o Tesouro Na-cional, a queda na arrecadação está sendo a principal causa para o desempenho negativo das contas públicas em 2015. De janeiro a junho, as receitas líquidas caíram 3,3%, descon-tando a in� ação. As despesas totais, no entanto, � caram es-táveis, subindo 0,5%.

Segundo especialistas de mercado, a estabilidade das despesas está sendo puxada pelos investimentos, que so-maram R$ 27,797 bilhões nos seis primeiros meses do ano, queda real (descontada a in-� ação) de 36,2% em relação a 2014. Desse total, os gastos com o Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC) somaram R$ 19,958 bi, com uma redução real de 36% em

obras de infraestrutura. Ou-tra despesa que apresentou diminuição ao considerar a in� ação foi o funcionalismo, com queda real de 1,3%.

Mais gastosApesar disso, outros ti-

pos de gastos também estão crescendo este ano, como o custeio (manutenção da má-quina pública), com alta real de 7,3% em 2015, além de subsídios e subvenções, com alta real de 108,9% impulsio-nada pelos � nanciamentos

do Programa de Sustentação do Investimento, concedidos pelo Banco Nacional de De-senvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Também tem sido regis-tradas elevações nas despe-sas da Previdência Social, que acumulam alta de 3,8% acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos primeiros meses deste ano. De acordo com infor-mações do Tesouro, o cres-cimento real deve-se ao rea-juste médio de 8,1% no valor

dos benefícios e ao aumento de 3,1% no número de pen-sões e aposentadorias pagas.

As di� culdades em cortar gastos e em aumentar as recei-tas � zeram a equipe econômi-ca reduzir para R$ 8,7 bilhões, 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas no País), a meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) para este ano. Desse total, 0,10% – cerca deR$ 5,8 bilhões – correspon-dem ao Governo Central.

Governo Central tem défi cit de R$ 1,6 bi no 1o semestreResultado é o pior já registrado para os seis primeiros meses do ano, desde a criação da série histórica, em 1997, conforme informações do Tesouro

SERVIÇO REGISTRAL DA 4a ZONA - FORTALEZA-CE(CARTÓRIO NORÕES MILFONT)

Rua Castro e Silva, no 38 - CentroFone: 3226.4172 - Fax: 3253.2448

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: 54305 - Carlos Alberto Santiago e Leila Soares do Nascimento54306 - Adriano Silva dos Santos e Viviane Pereira de Sousa54307 - Marival Robson Carneiro Coelho e Janaina de Castro Almeida54308 - Welrislan Gutemberg de Araujo Oliveira e Valdeisa Sousa do Nascimento54309 - Jose Milton Tomaz e Lindomar Martins da Silva 54310 - Fco de Assis Herculano da Silva e Claudenia Silva do Nascimento54311 - Silvio da Silva Cavalcante e Cicera Pereira da Silva54312 - Antonio Marcio Paulino Monteiro e Neyla Tatiana Carneiro da Costa54313 - Antonio Messias Lima de Sousa e Roseane Passos Rodrigues de Souza54314 - Jose Mario de Sousa e Maria do Carmo Penha Dias54315 - Joanir Sousa do Nascimento e Maria Deusimar Soares Rodrigues54316 - Sergio Barbosa dos Santos e Sonia Lucia Ramos54317 - Michael Souza da Silva e Lissandra dos Santos Sabino54318 - Francileudo Rodrigues de Carvalho e Maria Sueli Inacio de Sousa54319 - Jose Ricardo Teixeira Silva e Rosangela da Silva Pereira54320 - Alef Silva Lima e Rosimara Fernandes dos Santos54321 - Franciel Alef Ribeiro de Souza e Clara Gomes Angelo54322 - Marcio Silva de Almeida e Rayres Sousa de Abreu54323 - Fco Cleone dos Santos Araujo e Tatiane Otaviano de Sousa54324 - Helder Praxedes Santiago e Maria Iracema Teofi lo da Silva54325 - Marley Nascimento Herculano e Roberta Ferreira de Albuquerque Souza54326 - Valmir Queiroz Costa e Antonia de Fatima Rodrigues de Queiroz

Fortaleza, 30 de Julho de 2015ANTÔNIO TOMÁS DE NORÕES MILFONT

OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

SERVIÇO REGISTRAL DO DISTRITO MUCURIPEAv. Sen. Virgílio Távora, 318 – loja 01/02

Esquina com Av. Antônio Justa – Meireles – Fortaleza - CEFone: (85) 3242.2232 Fax: (85)3242.2235

eMail: [email protected] DE PROCLAMAS

FAÇO SABER a todos; que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, do Código Civil Brasileiro, os contraentes: 19823 - Wanderlei Reis Júnior e Lia Amaral Sena. 19822 - Marcos Coelho Parahyba Júnior e Thaís Gontijo Araújo. 19824 - Eduardo França Sampaio Cunha e Gessica Lira Angelim. 19825 - Thiago Rocha Ferreira e Clara Rafaela Moraes Bezerra de Carvalho. 19826 - Rafael Bruno Diogo de Siqueira e Silva e Lucianna Maria Mirella Macêdo. 19827 - Chernoviz Vieira de Castro Filho e Renata Freitas Santos. 19818 - João Marcos Pessoa da Silva Junior e Jane da Silva Rodrigues. 19830 - Raimir Holanda Filho e Danusa Mota Tomé. 19829 - Vicente Diamantino Pinheiro de Souza e Tarcila Albuquerque Bezerra. 19831 - Rogervan de Souza Ribeiro e Marilia Ferreira dos Santos. Se alguém souber de algum impedimento que oponha-o na forma da lei.

Fortaleza, 30 de Julho de 2015Maria Elenir Lima Sales Liberato

Ofi ciala do Registro Civil Distrito Mucuripe

MDN MINERAÇÃO DO NORDESTE LTDATorna público que recebeu da Superintendência Estadual do Meio Am-biente-SEMACE a Licença de Operação nº 733/2015 com validade até 21/07/2016 referente à extração de minério de ferro na localidade de Angustura, Distrito de São José do Torto, no Município de Sobral, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

Page 11: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

11O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

Responsável por um se-tor formado por atacadistas e distribuidores que regis-traram, no ano passado, um faturamento de R$ 211,8 bi-lhões, movimentando 51,7% do segmento mercearil do País, será realizada em For-taleza, a partir de segunda--feira (3), a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distri-buidor (Abad-2015). A con-venção é o maior encontro de negócios do segmento na América Latina, onde profis-sionais da cadeia de abasteci-mento encontram produtos, equipamentos e serviços que geram inúmeras oportunida-des de negócios. Afinal, o se-tor atende a mais de 1 milhão de pontos de venda, em todos os 5.570 municípios brasilei-ros. Além disso, também res-ponde pela geração de mais de 300 mil empregos diretos e cerca de cinco milhões de indiretos, por meio de seus clientes varejistas.

Com quatro dias de du-ração, trata-se do local ideal para conhecer lançamentos e novas tendências. É, tam-bém, a melhor oportuni-dade para estreitar relacio-namento e fechar parcerias com integrantes da cadeia de abastecimento nacional, incluindo agentes de distri-buição, palestrantes, forne-cedores do setor e indústria, com destaque para fabrican-tes de alimentos, bebidas, produtos de higiene pesso-al, limpeza, candies, arti-gos de bazar, entre outros. Promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em parceria com a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), o encontro será realizado no

Centro de Eventos do Ceará (CEC), até quinta (6).

InternacionalA Abad oferece, ainda,

diversos serviços que visam à segurança e comodidade dos profissionais que com-parecem ao evento, como transporte gratuito entre os hotéis e o pavilhão de expo-sição. Frequentada por um público de alto poder de de-cisão, a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é um evento internacional-mente reconhecido, focado

em negócios, relacionamento e resultados. Tanto que, na edição anterior, 57% do pú-blico visitante era formado por presidentes, diretores e gerentes de grandes empre-sas nacionais e do exterior.

A Convenção Anual da Abad reúne um público alta-mente qualificado, composto por profissionais com poder de decisão dentro das em-presas e que comparecem ao evento predispostos a nego-ciar e fechar contratos. Essa característica faz do evento

uma grande vitrine para o lan-çamento de produtos, com ex-celente retorno para os exposi-tores e de alto interesse para os visitantes. Com mais de 20 mil visitações, a edição de 2014, realizada em Curitiba, rece-beu agentes de distribuição de todo o País, que buscavam conhecer lançamentos e re-alizar bons negócios com os quase 200 expositores.

Compareceram carava-nas das 27 filiadas estaduais da Abad, além de visitantes oriundos do Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Argenti-na. O volume de negócios ge-rado pela Abad-2014, devido às negociações iniciadas entre compradores e indústrias, foi estimado em R$ 20 bilhões, cerca de 10% do faturamento anual do setor. Além disso, a fei-ra gerou negócios para 69% dos visitantes, enquanto 74% dos expositores ressaltaram que o evento atendeu às expectativas.

CrescimentoO setor atacadista distri-

buidor vem apresentando, há mais de uma década, cresci-mento contínuo e acima do resultado do PIB nacional, sendo responsável, há dez anos consecutivos, por mais da metade de tudo o que é co-mercializado no setor merce-aril brasileiro. Um setor forte e altamente capilarizado, que realiza um trabalho de grande importância econômica e com relevante papel social, abaste-cendo as regiões mais remotas do Brasil com produtos essen-ciais como alimentos, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica, entre tantos outros. Dessa forma, as empresas do setor atuam em forte parceria com a indústria de bens de consumo e com o pequeno e médio varejo.

Abad-2015 reúne atacadistas em FortalezaSetor registrou um faturamento de R$ 211,8 bi, em 2014, movimentando 51,7% do segmento mercearil nacional

FOTO BANCO DE DADOS

Fórum Brasil-África deverádebater energia elétrica

O III Fórum Brasil-África vai acontecer no Centro de Convenções de Recife, nos dias 19 e 20 de novembro, contando com a participação de autoridades brasileiras e africanas do setor de energia elétrica. A confirmação é do professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil--África, acrescentando que o evento é de muita importân-cia para os dois continentes.

Ele ressaltou que o tema principal do fórum estará foca-do nos desafios e oportunida-des do setor energético nos dois países. Monte lembra que o ex--presidente Lula estará presente ao evento como participante e também alguns ministros do

Brasil, da África, do Egito, da Etiópia, Moçambique e An-gola, além do vice-presidente da Total no Brasil, que estará apresentando uma palestra.

Mudando de assunto, o professor observou que vai ser importante, para Fortaleza, a escolha da TAM Linhas Aére-as para instalar o seu HUB na cidade, que está concorrendo com Natal e Recife. “Defendo que haja esforços, não apenas do governo estadual, mas de empresários, para que o be-nefício venha para o Ceará, a fim de que outras ações desses empresários possam vir para cá, também”, destacou João Bosco Monte. (Com infor-mações de Tarcísio Colares).

Grandes empresas estarão expondo produtos e serviços durante os quatro dias do evento

Convenção é o maior encontro de negócios do segmento na América Latina, onde encontram produtos, equipamentos e serviços, gerando oportunidades

Tecnologiatambém vaipropiciarmais lucros

A Abad-2015 também trará vários serviços. O Agile Promoter, software desenvolvido pela Involves Tecnologia, é utilizado pela área de trade marketing de grandes empresas. Ele permite que os promotores registrem, diariamente, o horário de entrada e saída no trabalho, incluindo o tempo de intervalo, com o uso de smartphones, gerando maior segu-rança trabalhista e evi-

tando passivos futuros.Na prática, a Bio Capi-

lar, distribuidora da Bio Extratus em Fortaleza, está colhendo os frutos de um investimento em tecno-logia. “Em 2013, antes de fechar com o Agile, estávamos com um déficit de 2,5%. Em 2014, com a operação do software, obtivemos um crescimento de 4,5%. O ano de 2015 já nos apresenta uma expan-são de 25%”, disse o gerente Demóstenes Martins.

Já o software Meus Pedidos agiliza o pro-cesso comercial, desde a organização da carteira de clientes até a emissão

de pedidos. Isso é pos-sível graças à capacidade de colocar, na mesma plataforma, tanto repre-sentantes quanto dis-tribuidores e indústrias de diversos segmentos, como alimentos e bebi-das, manufatura têxtil e produtos para casa.

Pesquisa feita com mais de mil usuários do software apontou que a tecnologia permite uma economia de até 7,2 horas de trabalho por semana. O levanta-mento mostrou, também, que 75% dos clientes afir-maram ter registrado um crescimento médio de 29% após a utilização o sistema.

ECONOMIARecuperação A Petrobras e o Ministério Público Federal (MPF) anunciam, na manhã de hoje, os montantes oriundo da recuperação de valores desviados da empresa, que foram descobertos durante a Operação Lava Jato da Polícia Federal. O anúncio será realizado no edifício-sede da estatal, no Rio.

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 04/08/2015 NA CAPITAL

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.05:30 às 08:45 Ruas Frederico Borges, Pereira Valente, República do Líbano, Meireles - FORTALEZA 16103459

08:30 às 11:30 Av. César Cals, Av. Dioguinho, Praia do Futuro - FORTALEZA 16104273

08:30 às 11:30 Av. Francisco de Francesco Di Angelo, Praia do Futuro - FORTALEZA 16104273

08:30 às 11:30 Rua Renato Braga, Praia do Futuro, Antônio Bandeira, Vicente Pinzon - FORTALEZA 16104273

09:00 às 14:00 Av. I, Conj. Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Av. Paulino Rocha, Cajazeiras, Av. Castelo de Castro, Jangurussu - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 12, Conj. Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua da Praça, Rua Alano Grinno, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Henrique de Castro, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Largo 01, 02, 03, Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Largo 04, 05, 06, Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Largo 09, Tasso Jereissati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Largo 11, 12, Tasso Jeressati, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Mires Bouty, Jardim das Oliveiras, Rua Clarindo Pereira, Edson Queiroz - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Sílvio Egídio, Rua Eridian Gonçalves, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:00 às 14:00 Rua Vitória Régia, Rua Feliciano Júnior, Jardim das Oliveiras - FORTALEZA 16106583

09:30 às 13:00 Rua do Trabalho, Mucuripe, Rua Canindé, Varjota - FORTALEZA 16103907

09:30 às 13:00 Rua Luís do Curu, Rua Juvêncio Vasconcelos, Mucuripe - FORTALEZA 16103907

09:30 às 13:00 Rua Santana, Rua Córrego das Flores, Mucuripe - FORTALEZA 16103907

09:30 às 13:00 Travessa Capilé, Rua Olga Barroso, Mucuripe - FORTALEZA 16103907

09:30 às 13:00 Travessa Meluza, Av. Colombo de Sousa, Mucuripe - FORTALEZA 16103907

09:30 às 13:00 Vila João Paulo, Vila Félix, Trav. Júlio Pinto, Mucuripe - FORTALEZA 16103907

11:30 às 16:30 Rua Atualpa, Vila Ellery, Av. Olavo Bilac, Olavo Bilac - FORTALEZA 16103063

11:30 às 16:30 Rua Chastinet Guimarães, Rua Feijó, Vila Ellery - FORTALEZA 16103063

11:30 às 16:30 Rua Gonçalo de Lagos, Rua Veríssimo, Vila Ellery - FORTALEZA 16103063

11:30 às 16:30 Rua Luís Ribeiro, Monte Castelo, Rua Raimundo Correia, Vila Ellery - FORTALEZA 16103063

11:30 às 16:30 Rua Pompeu Cavalcante, Rua Joaquim Antônio, Vila Ellery - FORTALEZA 16103063

11:30 às 16:30 Rua Vieira e Silva, Parquelândia - FORTALEZA 16103063

DIA: 04/08/2015 NO INTERIOR

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.08:00 às 13:00 Rua Raimundo Paiva Silva, Divisão, Sítio Várzea Feia, Santo Antônio - CEDRO 15973387

08:00 às 13:00 Sítio Caiçara dos Batistas, Dist. de Candeias - CEDRO 15973387

08:00 às 13:00 Sítio Lagoa dos Cavalos, Dist. de Candeias - CEDRO 15973387

13:00 às 16:00 Rua Ezequiel Ferreira Almeida, Jardim Gonzaga - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 16:00 Rua José Marcolino Brasileiro, Jardim Gonzaga - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 16:00 Rua José Walter, Jardim Gonzaga - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 16:00 Rua José Walter, São José, Av. 31 de Março, Jardim Gonzaga - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 16:00 Rua Leonardo da Silva Fontes, Frei Damião - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 16:00 Rua Leônidas Timóteo de Souza, Jardim Gonzaga - JUAZEIRO DO NORTE 16079205

13:00 às 17:00 Sítio Canabrabinha, Sítio Limão, Poço do Pau - BREJO SANTO 16079121

13:00 às 17:00 Sítio Catolezeiro, Leste - BREJO SANTO 16079121

08:30 às 12:30 Av. Francisco, Araripe, Norte, Rua Francisco, Pajeú, Pajeú - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Rua 103, Cj. Ana L. de A. Salatiel, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Rua Afonso Nilton de Alencar Lima, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Rua Santos Dumont, Sítio Água Branca, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Chapada dos Vitorinos, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Desapregado, Fz. Palestina, Sul, Rua 101, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Jatobá, Riacho Grande Sítio Várzea Araripe, Alagoinha - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Morro do Cedro, Sítio Lagoa da Mata, Norte - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Serra da Pitombeira, Sítio Barriguda, Pajeú - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Serra de Luiz Pereira, Pajeú - ARARIPE 15677173

08:30 às 12:30 Sítio Serra dos Alexandres, Sul, Sítio Salitre, Norte - ARARIPE 15677173

12:00 às 17:00 Av. Geraldo Batista, Gereraú, Av. Antônio Ferreira, Ancuri - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Av. Leo Rodrigues, Gereraú, Av. Geraldo Batista, Jabuti - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua B, Gereraú, Rua Adalto Serpa, Jabuti - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua Cândido Meireles, Taveira, Rua Jorge Figueiredo, Barrocão - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua da Saudade, Itaitinga, Rua B, Parque Genezare - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua Francisco Cordeiro de Oliveira, Centro - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua Jorge Figueiredo, Jabuti, Rua Francisco, Gereraú - ITAITINGA 16100477

12:00 às 17:00 Rua José Moreira, Itaitinga, Rua José Moreira, Gereraú - ITAITINGA 16100477

14:00 às 17:00 Sítio Bom Jesus, Alto Santo, Sítio Bom Jesus, Castanhão - ALTO SANTO 16072583

14:00 às 17:00 Sítio Bom Jesus, Dist. Cabrito, Vila Oriente, Alto Santo - ALTO SANTO 16072583

08:00 às 12:00 Sítio Córrego de Areia, Sítio Quixaba - LIM. DO NORTE 16099557

08:00 às 12:00 Sítio Milagres, Sítio Quixaba, Sítio Pitombeira - LIM. DO NORTE 16099557

14:00 às 17:00 Sítio Alto Vistoso, Tabuleiro do Norte - TABULEIRO DO NORTE 16073695

14:00 às 17:00 Sítio Baixa de Minas, Sítio Barrinha - TABULEIRO DO NORTE 16073695

14:00 às 17:00 Sítio Baixa de Minas, Tabuleiro do Norte - TABULEIRO DO NORTE 16073695

14:00 às 17:00 Sítio Campos Velhos, Sítio Campos Novos, Tabuleiro do Norte - TABULEIRO DO NORTE 16073695

08:00 às 12:00 Fz. Bulandeira, Mutambeiras, Cj. Veneza, Sul - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Pov. Chora, Fz. Murici, Mutambeiras, Mutambeiras - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Pov. Chorador, Norte - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Pov. Córrego das Águas Boas - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Pov. Mendes, Norte, Pov. Peba I, St. Alegre - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Rr. Mutambeira Chora, Mutambeiras - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

08:00 às 12:00 Rr. Mutambeira Chora, Norte - SANTANA DO ACARAÚ 16095545

14:00 às 17:00 Fz. Riacho do Mato, Dt. Trici, Sítio Viração, Sede Distrital - TAUÁ 16106657

14:00 às 17:00 Rd. BR 020, Cidade Leste, Fz. Cedro, Dt. Trici - TAUÁ 16106657

14:00 às 17:00 Rua Benedito Moreira de Carvalho, Planalto Nelândia - TAUÁ 16106657

14:00 às 17:00 Sítio Viração, Sede Distrital - TAUÁ 16106657

Evento será em Recife, reunindo diversas autoridades

Energia eólica será debatida durante fórum em Pernambuco

FOTO BANCO DE DADOS

Page 12: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

MUNDO

CONDOMÍNIO EDIFÍCIO MIRADORTorna público que requereu à SEUMA a Licença de Instalação para Construção de um empreendimento residencial, denominado Condomínio Edifício Mirador, localizado na Rua José Napoleão, 233, Meireles, no município de Fortaleza, Estado do Ceará, com 45 apartamentos tipo. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licenciamento Ambiental na SEUMA.

C J S MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E REPRESENTAÇÕES LTDA. Torna público que re-quereu a SEMACE, a Regularização da Licença de Instalação, para fabricação de estruturas metálicas, localizada na Rodovia CE 422, Km 3,5, Complexo Industrial e Portuário Mário Covas, no município de São Gonçalo do Amarante-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

LAMASINVEST PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS LTDATorna público que requereu à SEUMA a Licença de Operação para serviços de lavagem de carros, localizada na Rua Padre Ibiapina, no 1576, Bairro Farias Brito, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

SUPER CENTRAL COMERCIAL LTDA.Torna público que requereu à SEUMA a Licença de Operação para Comér-cio Varejista de Mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados, localizada na Rua Quixadá, 1120, Planalto Ayrton Senna, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

VARANDAS DO BOSQUE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDATorna público que requereu à SEUMA a Renovação Licença de Instalação para um Edifício, localizado na Av. Bezerra de Bezerra de Menezes, 1966, São Gerardo, Município de Fortaleza, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licencia-mento Ambiental na SEUMA.

ASC EMPREENDIMENTOS LTDATorna público que requereu à SEUMA, a Licença Ambiental por Autodecla-ração para Construção de Edifício Garagem, localizado na rua João Cor-deiro, 1876, Bairro Aldeota, Município de Fortaleza, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licenciamento Ambiental da SEUMA.

Page 13: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

GERALAudiência. A Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participará, em 3 de agosto, na Assembleia Legislativa, de audiência pública para conhecer a qualidade dos serviços judiciais prestados nas cortes estadual, eleitoral, trabalhista e federal.

13O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

com ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

Não participei, não participo, nem participarei

Eduardo Cunha, presidente da Câmara, sobre sua influência na CPI da Petrobras

A CPI da Petrobras alegou dificul-dade em notificar a advogada Beatriz Catta Preta para depor. A pretendida convocação é uma

retaliação de parlamentares ligados a Edu-ardo Cunha, que atribui a ela a delação de Júlio Camargo, que o acusa de exigir pro-pina de US$ 5 milhões. Talvez Beatriz pu-desse ter sido encontrada em Coral Gables, Miami (EUA), onde, com o marido Carlos, constituiu em outubro de 2014 empresa Catta Preta Consulting LLC, segundo do-cumentos obtidos pela coluna.

Convocação inútilA OAB tem razão ao protestar contra a con-

vocação de advogados por CPIs. Eles não po-dem revelar os segredos de clientes e ex-clientes.

ConfidencialidadePresidente do STF, Ricardo Lewandowski,

criticou a CPI e autorizou Catta Preta a preser-var, no depoimento à CPI, a relação com clientes.

PragmatismoCriminalista competente e pragmática, Bea-

triz Catta Preta defendeu nove réus que muda-ram a historia da Lava Jato com suas delações.

Rebate (ainda) falsoForam fortíssimos os rumores, ontem,

em Brasília, da iminente prisão do ex-presi-dente Lula. Mas foi rebate falso. Ao menos por enquanto.

Parlamentares do PP devem se reunir ainda na primeira quinzena de agosto para reavaliar os laços com Planalto. Eles concluíram que o PT trabalha dobrado para transformar o PP no “boi de piranha” da Lava Jato, contando até com a anuência do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Deputados se articularam durante o recesso para mandar um “aviso” ao governo que vem sendo chamado de “enfrentamento”.

Tiro de avisoO primeiro aviso do PP deve aparecer

na votação do ajuste fiscal. “Que o governo não conte com a nossa fidelidade”, diz um deputado do PP.

Fez escola

O PP tem o mesmo entendimento do de-putado Eduardo Cunha, que rompeu com o governo acusando-o e ao PT de “armar” contra ele.

Briga antigaO PT não perdoa o fato de o PP ter apoia-

do Eduardo Cunha, desafeto público do Planalto, para a Presidência da Câmara dos Deputados.

Dilma é o nome da criseÉ bom lembrar que o País quebrou, e foi

obrigado a promover ajuste fiscal duríssi-mo, porque o governo Dilma gastou mais

Advogada Catta Preta abriu empresa em Miami do que arrecadou. Só nos meses eleitorais de 2014, mais de R$ 20 bilhões.

Caldeirão mineiroO escritório paulista Benício Advogados,

contratado para defender em Minas o presi-dente da Andrade Gutierrez, Otavio Azeve-do (réu na Lava Jato), compartilha endereço e telefone, em BH, com a banca de Renato Azeredo, filho do Eduardo Azeredo, réu no mensalão tucano.

Vazamento seletivoO senador Romário (PSB) acredita que

a denúncia de conta na Suíça está ligada à disputa pela Prefeitura do Rio. Irmão de Eduardo Paes, Guilherme Paes é sócio do BTG Pactual, que comprou o banco BSI.

Covardia e burriceJornalistas que elogiam o aplicativo Uber

têm sido ameaçados por uma minoria de-linquente de taxistas. Atiram no próprio pé: tanta truculência faz contraponto com a gentileza que caracteriza os motoristas do Uber.

ReatamentoO governador de Pernambuco, Paulo Câ-

mara, andou se reunindo com Ciro Gomes oficialmente para discutir a Transnordesti-

na. Mas há rumores de reaproximação da família Ferreira Gomes com o PSB.

Beber o morto Dono da Itaipava, Walter Faria marcará

o primeiro ano da morte de Eduardo Cam-pos com edição especial da cerveja. Terá a imagem do ex-governador, que o persuadiu a investir em Pernambuco. Assim, Farias redefine a antiga expressão nordestina “be-ber o morto”.

Tolerância zeroA Marinha silencia sobre a prisão do al-

mirante da Eletronuclear porque militares são intolerantes com corrupção. Não se deve esperar rebelião das Forças Armadas por prisões como a de Othon Pereira da Silva.

No mesmo barcoO deputado Rogério Rosso (PSD-DF) diz

que Dilma o autorizou a agendar reunião com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para discutir a falta de recursos do DF. Mas a União também está no buraco.

Horas de desesperoPor que Dilma demorou 5 anos para ad-

mitir reforma no ICMS e deixou para fazer isso na véspera do julgamento das pedala-das fiscais?

CLÁUDIO HUMBERTO PODER, POLÍTICA&BASTIDORES

O PODER SEM PUDORCinco doses de duração

O falecido senador Fábio Lu-cena, do Amazonas, tinha o hábito de passar o tempo, nos aviões, com um copo de uísque nas mãos – tal-vez para disfarçar o medo de voar. Quando Tancredo Neves

percorria o País, em 1984, para legitimar sua campanha presidencial, Lucena viajava para

um comício em Belém (PA) quando um repórter perguntou:

— Senador, quantas horas são mes-mo de avião entre Brasília e Manaus?

— Quantas horas, eu não sei. Só sei que são cinco doses de uísque.

A Empresa Construtora Sunmoon Ltda, CNPJ 14.975.512/0002-69, localizada na Rua Humberto Monte, no 2929, Torre Norte, sala 1.112. Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontra-se no local incerto e não sabido, convidamos o Sr. Benedito José Teixeira da Cunha, portador da CTPS 3734474 - série 001-0/CE, a comparecer em nosso escri-tório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 30/05/15, dentro do prazo de 120hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalhador - CLT.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDI-NÁRIA - SINDCFCS-CE. O Presidente do Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de Veículos do Estado do Ceará-SINDCFCS, no uso de suas atribuições que lhe conferem o Estatuto Social da en-tidade, convida a todos os integrantes da categoria/associados para a Assembléia Geral Extraordinária que se realizará no dia 18/08/2015, NO AUDITÓRIO DA FECOMÉRCIO, situado na Av. HERÁCLITO GRAÇA, nº 750, Bairro CENTRO, em Fortaleza/Ce, às 14:00h, em primeira con-vocação e, às 14:30h, em segunda chamada, com qualquer quórum, para discussão dos seguintes assuntos de interesse geral da catego-ria: Pauta: SIMULADOR - DIVISÃO DE CARGOS e AJUDA DE CUSTO DOS DIRETORES - Outros assuntos. Fortaleza, 29 de Julho de 2015. Wellington dos Santos e Silva - Presidente do SINDCFCS-CE.

FACIC – Federação das Associações do Comércio, Indústria, Ser-viços e Agropecuária do Ceará - Edital de Convocação de Assem-bleia Geral Extraordinária. O Presidente da FACIC – Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará, no uso de suas prerrogativas legais, com base nos artigos 15 e seguintes do Estatuto Social, convoca todos os sócios efetivos, em pleno gozo de seus direitos, para reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 6 de agosto de 2015, na sede da entidade, situada no Palá-cio do Comércio, 2º andar, Largo da Assembleia, Centro de Fortaleza, em primeira convocação, às 11h30min, com número superior a metade das associadas; ou em segunda convocação, às 12h, com qualquer número de presentes, para deliberarem sobre a seguinte pauta: 1) aprovação dos relatórios e balanços dos exercícios de 2013 e 2014; e 2) discussão e aprovação da reforma estatutária. É permitido o voto por procuração específica para o ato, limitado a somente um voto por procurador. For-taleza, 30 de julho de 2015. Francisco de Assis Barreto de Sousa - Presidente.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nos termos do Estatuto Partidário, e da Legislação em vigor, ficam convoca-dos, pelo presente edital, todos os Filiados ao Partido Trabalhista Cristão que tiveram suas filiações deferidas até o dia 02 de agosto de 2015, neste Muni-cípio, para o CONGRESSO MUNICIPAL que será realizado no dia 07 de agosto 2015, com início às 19h, e encerramento às 21h, na Av. Deputado Oswaldo Studart, nº 888, nesta cidade, com a seguinte ordem do dia: I – Eleição do Diretório Municipal, que será constituído de 13 membros titulares e 01 suplente, II – Eleição de 01 Delegado ao Congresso Regional, III – Eleição da Comissão Executiva 06 titulares e 01 suplente, IV - Escolha do Conselho Fiscal 03 titulares e 01 suplente. Fortaleza-Ceará, 31 de julho de 2015. José Sávio Monte Coelho de Mesquita – Presidente da Comissão Executiva Provi-sória do PTC de Fortaleza – CE.

Novos EcopontosAv. Antônio Justa com Rua Meruoca – Var-jota (Regional II)Rua Antônio Costa Mendes com Rua Pro-jetada – Parque São José (Regional IV)Rua São Francisco com

Rua Aureliano Leal – Mondubim (Regional V)Rua Verde – Jangu-russu (Regional VI)Rua Marechal Bittencourt com Rua Quatro – Dias Macedo (Regional VI).

Ecopontos já existentesRua Meruoca (entre a Avenida Antônio Justa e a Rua José Lino) – Varjota (Regional II)Horário de funciona-mento: de segunda a sábado das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00

Avenida Leste-Oeste, 2949 – Carlito Pam-plona (Regional I)Horário de funciona-mento: de segunda a sábado das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 16:20

Page 14: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

CEARÁ

A Secretaria dos Recur-sos Hídricos (SRH) está in-tensi� cando as ações para minimizar os efeitos da seca no Ceará que, há quatro anos, castiga severamente as populações, principalmen-te, do interior. Municípios como Sobral, Quixeramo-bim, Morada Nova e Jagua-retama, para além de serem importantes municípios do interior cearense, possuem em comum o fato de esta-rem superando o risco de colapso hídrico iminente neste ano. “Não há soluções mágicas, mas, dentro do que dispomos, temos conseguido importantes êxitos no en-frentamento aos efeitos dessa estiagem”, destaca o secretá-rio dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Em trabalho conjunto com a Companhia de Ges-tão dos Recursos Hídrico (Cogerh), (Superintendência de Obras Hidráulicas do Ce-ará) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a SRH vem dirimindo a ameaça do desabastecimento está pra-ticamente descartada para este ano.

Aliada à perfuração de poços em áreas urbanas, in-tervenções na mudança do ponto de captação da água nos reservatórios tem possi-bilitado não apenas o melhor aproveitamento do recurso disponível, como a capta-ção de uma água de melhor qualidade. “Essas captações eram feitas a jusante das bar-ragens. Ou seja, a água era liberada por uma comporta para só então ser captada. O que � zemos foi transferir essa captação para dentro do açude, por meio de � utuan-tes, onde a água está dispo-nível em maior quantidade e qualidade”, explica Teixeira.

Para possibilitar essa nova captação, foi necessária tam-bém a instalação de novas tubulações, nos moldes de mini-adutoras, ligando os � utuantes à rede já existente. “Importante nesse processo tem sido a participação de to-dos. Em Quixeramobim, por exemplo, � zemos a obra com apoio do Sistema Autônomo

de Água e Esgoto (SAAE). A Prefeitura de Sobral também tem sido parceira nas ações ali empreendidas. Esse senti-mento precisa ser entendido e absorvido por todos, por-que a luta é de todos nós”, comenta o Secretário.

AdutorasEm Jaguaretama, a solu-

ção adotada foi a construção de uma adutora de monta-gem rápida 16,6 km. Constru-ída pela Sohidra, a obra teve

investimento de R$ 1,4 milhão e leva água do Açude Orós – desde o Perímetro Irrigado do Alagamar, até a Estação de Tratamento da Cagece, na sede do município. Já Morada Nova teve o risco de desabas-tecimento descartado após a construção de adutora de montagem rápida partindo do Eixão das Águas até a estação de tratamento do município.

Em Quixeramobim, mes-mo com as ações já adotadas

(mudança na captação da água e construção de mais de 50 poços profundos) será necessária a construção de adutora de montagem rápi-da. A obra já foi licitada por meio de Leilão Reverso presi-dido pelo governador Cami-lo Santana, no último dia 08. A adutora que levará água do Açude Pedras Brancas para a sede do município terá 60,1 quilômetros e custará cerca de R$ 32 milhões.

Outros municípiosO prolongamento da es-

tiagem, que em algumas re-giões já entrou no sexto ano seguido de chuvas abaixo da média – levou o governo do Ceará, por meio da Secreta-ria dos Recursos Hídricos, a incrementar a política de perfuração de poços pro-fundos também nas sedes municipais. “Devido ao prolongamento da estia-gem, o grande desafio do abastecimento neste ano são as sedes municipais. Nosso trabalho tem sido intenso no sentido de en-contrar soluções para cada problema específico”, expli-ca o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Ipaporanga, Uruoca, Se-nador Sá, Coreaú e Moraújo são exemplos de municípios cujo risco de desabasteci-mento foi mitigado graças à construção de poços. Todos esses municípios estavam à beira do colapso. Graças a uma parceria muito forte entre Cogerh – que faz a lo-cação dos poços; Sohidra – que faz o poço propriamente dito; e Cagece (ou SAAEs) - que injeta a água do poço na rede de abastecimento, a situação foi contornada.

Secretário destaca ações como perfuração de poços em áreas urbanas e a construção de adutoras como exitosas

Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015 O ESTADO

Prefeiturade Santanado Cariricorta gasto

A prefeita de Santana do Cariri, Daniele de Abreu Ma-chado, baixou um decreto visando a adoção de medi-das de redução orçamentá-ria mediante as di� culdades � nanceiras que o município atravessa. O decreto visa es-tabelecer o equilíbrio da ges-tão � nanceira, devido à crise econômica nacional e a redu-ção de recursos advindos do Governo Federal. A medida tem como principais metas reduzir em 20% as despesas de água e energia elétrica, e em 30% às despesas de telefo-nia � xa. Outra determinação contida no decreto estabeleci-do pela gestão municipal é a redução dos vencimentos da prefeita, vice-prefeito e secre-tários municipais em 25 %.

A partir de agora, a jor-nada de trabalho de todos os servidores municipais � ca reduzida a seis horas diárias em todas as repartições mu-nicipais, excetuando os ór-gãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde e aque-les que prestarem serviços de natureza essencial, como o hospital municipal. Após en-cerramento dos expedientes, todo equipamento que não depender de funcionamento contínuo deve ser desligado, inclusive disjuntores.

Também � ca vetado adian-tamento de salário a funcio-nários para pagamento de despesas de pequeno valor, com fundo das secretarias municipais. Contratação de transportes escolares secun-dários e afastamento de servi-dores para cursos ou estudos � cam suspensos até dezem-bro do corrente ano, além de licenças para tratar de inte-resses particulares que exi-jam substituição remunerada pelo município, exceto por motivos de saúde, bem como horas extras. Diárias e pas-sagens só serão liberadas em casos excepcionais.

“Quando as despesas da casa da gente estão altas e o momento é de crise, a medida que tomamos é a economia do-méstica em tudo que for pos-sível, então, num município, a regra é a mesma. Espero que esse momento de di� culdade se estabilize em todo o território nacional e que a gente aqui em Santana possa passar por essa fase sem entrar em colapso, dentro dos padrões de respon-sabilidade e entendimento”, disse a prefeita. (com colabora-ção de Amaury Alencar)

Rodovias O Ceará fechou o primeiro semestre de 2015 com obras mais de mil quilômetros de malha viária em obras. O aporte fi nanceiro nas ações é de R$ 1,2 bilhão. Serão 524,11 quilômetros pavimentados, 575,10 quilômetros restaurados e 131,91 quilômetros duplicados.

Alcântara admite que eleições serão competitivas

Durante entrevista ao Política Especial, na Cidade AM 860, o ex-governador Lúcio Alcântara (foto, ao lado des-te repórter), deixou muito claro que o próximo prefeito de Fortaleza e da grande maioria dos municípios vão ser elei-tos após uma grande batalha de bastidores, pré-campanha e campanha propriamente dita bastante movimentadas. “Va-mos ter eleições muito competitivas, até porque, se as regras até aqui aprovadas forem mesmo mantidas vai ser a última eleição onde os atuais prefeitos terão o direito a reeleição e aí, no meu ponto de vista, a oposição e ou as oposições reu-nidas vão querer realmente trabalhar de forma uníssona a � m de que possa ganhar o pleito”. Sobre Fortaleza, ele que já administrou a cidade e que também foi secretário de Saúde e de assuntos municipais, deputado federal, senador e por último governador do Ceará (portanto, com uma bagagem de experiência bastante considerável) – revelou-se otimista de que as oposições unidas podem ganhar as eleições. Disse que o pre-feito Roberto Cláudio terá impor-tantes apoios, inclusive, do próprio governador Camilo Santana e, obvia-mente, dos Ferreira Gomes e de ou-tras lideranças, mas, “se marcharmos juntos PR/PMDB/PSDB/PPS/PSB, afora outros, é claro, teremos chan-ces reais de derrotar o atual prefeito”. Fomos na entrevista à observância de nomes, aproveitando as especulações e o próprio noticiário da imprensa e chegamos á fácil conclusão de que o palan-que, no primeiro turno, poderá abrigar um mínimo de sete candidatos e até uma dezena de postulantes. E enumeramos: Roberto Cláudio (Pros?), Renato Roseno (Psol), Capitão Wagner (PDT), Moroni Torgan (DEM), Roberto Pessoa (PSB), Carlos Matos (PSDB), Heitor Ferrer (PDT), Tin Go-mes (PHS), David Durand ou Ronaldo Martins (PRB), Eu-nício ou Danniel Oliveira (PMDB) e por aí vai. Sem dúvida, a pré-preparação da campanha já pontua um ambiente bem animado. Na entrevista, o ex-governador Lúcio Alcântara também admitiu que as campanhas vão ser bastantes movi-mentadas e competitivas, dentre outros, nos municípios de Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Aquiraz, Iguatu, Juazei-ro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Aracati, Limoeiro do Norte, Pacajus, Horizonte, Crato, Russas, Camocim, Tauá e Icó. Lembrou ainda, que na vizinha Caucaia deveremos ter, pela primeira vez, uma eleição em dois turnos, em municí-pios do interior do Ceará, afora a Capital. “A situação exis-te, pois, o município estaria com mais de 200 mil eleitores”. Aliás, nos lembramos, na oportunidade, existe uma lista de cerca de 10 a 12 nomes de políticos de vários partidos que pretendem disputar a sucessão do prefeito Washington Góis.

NomesFala-se, por exemplo, no

deputado federal Danilo Forte, no ex-deputado federal José Gerardo Arruda, no deputado estadual Naumi Amorim, na ex-deputada Inês Arruda e, ainda, no atual vice-prefeito Paulo Guerra, no presidente da Câmara Sílvio Nascimento, no vereador Eduardo Pessoa, no coronel Amarílio Melo e no presidente da Associação do Transporte Alternativo, Baiano Ximenes. E sem falar na médica Lia Ferreira Gomes, irmão dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes, que transferiu seu domicílio eleitoral, recentemente, para Caucaia e é tida como candidata do prefeito e de seu grupo político. Por isso, venho a� rmando: 2016 já chegou.

PacoteVerdade. O governador

Camilo Santana sendo bastante elogiado pela sociedade cearense, pois, acaba de lançar um verdadeiro pacote de investimentos para a construção de Centros de Educação Infantil (CEIs). O aporte � nanceiro é da ordem de R$ 70,8 milhões, sendo R$ 56,7 milhões de recursos estaduais e do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento

Econômico e Social (BNDES) e os outros R4 14,1 milhões de contrapartida dos municípios. Os equipamentos fazem parte de uma política que o Estado vem fortalecendo, no caso, “O Mais Infância Ceará”, liderado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite e que tem como objetivo principal olhar para as crianças de 0 a 3 anos. “Só é possível construir um Ceará melhor e mais digno com investimento na educação”, disse o governador Camilo Santana.

MaisDurante a solenidade

no Palácio da Abolição, o secretário estadual de Educação, Maurício Holanda, parabenizou as cidades habilitadas e informou como será realizada a gerência do equipamento. O investimento atenderá os Centros de Educação Infantil (CEIs) já conveniados com o Estado e outros 10, que serão selecionados a partir do sexto Edital de Chamada para Seleção de municípios cearenses interessados em concorrer à implantação das unidades de ensino. A iniciativa integra o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil.

Obras afastam sedes municipais do colapso de água no Ceará

FOTO DIVULGAÇÃO

Adutoras de montagem rápida aliviam situação da população

Não há soluções

mágicas, mas, dentro do que dispomos, temos conseguido importantes êxitos no enfrentamento aos efeitos dessa estiagem.Francisco Teixeira,secretário da SRH

Page 15: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

15O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fifa O presidente da Federação Inglesa de Futebol, Greg Dyke, informou na quarta-feira (29) que a entidade vai apoiar a candidatura de Michel Platini à presidência da Fifa. A eleição está marcada para o dia 26 de fevereiro de 2016.

Concorrente O sul-coreano Chung Mong-joon anunciou que vai concorrer à presidência da Fifa. Acionista majoritário da Hyundai, já foi vice-presidente da entidade. Ele classificou o atual presidente Joseph Blatter como “canibal corrupto”.

Na estreia, Ceará Caçadores venceu o América Bull, de Natal, por 31-14, no Presidente Vargas, para público de cerca de 2 mil pessoas

ContrasteAmanhã às quatro da tarde, na Arena Castelão, na

abertura do returno do Grupo A da Terceirona o con-traste. O líder Fortaleza (20 pontos) pega o lanterna Icasa (três pontos). Os cearenses fazem campanha opostas no Brasileirão. O Fortaleza neste returno busca consolidar a classificação para a primeira série mata-mata. Já o Icasa tenta fugir do rebaixamento para a Quartona de 2016. O jogo promete ser dos melhores. Não haverá moleza do Fortaleza para o Icasa. O Verdão do Cariri em cheio a cri-se que atravessa terá que encontrar forças para dobrar o Fortaleza. Tinga volta à lateral direita do Fortaleza. Ricar-do Jesus pode estrear. No Icasa muitas novidades dentro da constante saída e entrada de jogadores.

Para Argeu e Alencar Jogo beneficente em prol dos treinadores Argeu dos Santos e Alencar Mota acontece no próximo domingo, às quatro da tarde, no Estádio Domingão, em Horizonte. O ingresso custa R$ 10,00 com direito a sorteios de brindes. “Convidamos todos os amigos para juntos podermos ajudar esses grandes Profissionais do Futebol”, convocam os organizadores. Argeu e Alencar estão passando por graves problemas de saúde. Confirmaram presença no jogo, Mota, Bechara, Clodoaldo e Roberto Carlos.

3.BP.BLOGSPOT.COM

FOTO DIVULGAÇÃO

Sub 17 Começa, amanhã, o Cearensão Sub 17 de 2015.

20 São 20 times participando do certame. Oito Oito jogos abrem a competição.

13h40 Às 13h40 começam Santa Cruz x Rio Branco, União x Calouros do Ar, São Gerardo x Juventus e Atlético x Crateús.

15h30 Às 15h30 mais três partidas: Ferroviário x Alvinegro, Floresta x Horizonte e Tiradentes x Pacatuba.

Três O Cearensão Sub 17 está dividido em três grupos.

A1 No A1 estão: Fortaleza, Calouros, Maguary, Maranguape, Pacatuba,

Tiradentes e União.

A2 No A2 estão: Ceará, Atlético, Floresta, Horizonte, Crateús, Juventus e São Gerardo.

A3 No A3 estão: Alvinegro, Estação Antônio Bezerra, Ferroviário, Rio Branco, Santa Cruz e Verdes Mares.

Primeiro No Primeiro Turno as equipes se enfrentam dentro dos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam. Bola Branca Corinthians goleia (3 a 0) Vasco na Primeirona do Brasileirão.

Bola Preta Demissões no Icasa. O entra e sai de atletas prejudica a campanha do Verdão na Terceirona do Brasileirão.

Quebrado O Ceará viajou quebrado para enfrentar o Bragantino, amanhã, em Bragança Paulista, pela 16ª rodada da Segundona do Brasileirão. Ulliam Correa, Bernardo, Wescley e Luís Carlos não viajaram. Tem a volta de Ricardinho e a vontade de buscar uma vitória lá. O Ceará ainda na lanterna ganhando pode respirar um pouco. A meta é estar fora da zona de rebaixamento ao final dos jogos de ida.

e-mail: [email protected]

LAURIBERTO BRAGA

DE PRIMEIRA

» Com público que vai do curioso ao fã do esporte, partidas de futebol americano no PV oferecem várias outras atrações além do jogo em si.

PV espera bom público para futebol americanoNeste domingo, a partir das 15h30, Ceará Caçadores faz sua segunda partida na Superliga Nordeste. Na estreia, time atraiu dois mil fãs

Domingo vai ter jogo no Presidente Vargas. O está-dio do Benfica irá receber, às 15h30, a segunda partida do representante cearense na Superliga Nordeste de Fute-bol Americano. A modali-dade cresce a passos largos no Brasil e em Fortaleza não é diferente. Agora, jogo tem até entrada paga, e pelo mes-mo preço do futebol mais tradicional, o ‘soccer’: R$ 30, com R$ 15 a meia-entrada. Foi com esse preço que, na primeira partida, os Caçado-res levaram cerca de duas mil pessoas ao estádio na tarde de um domingo.

Em sua estreia, também no PV, os fãs viram o Ceará Caçadores vencer com cer-ta tranquilidade, por 31-14, o América Bulls, de Natal. Agora, neste domingo, o time alencarino volta a campo para enfrentar os potiguares do Petroleiros de Mossoró. O jogo vale pelo Grupo Nor-te, que tem, ainda, o Recife Piratas. Na Superliga, oito times são divididos em dois grupos. Dentro de cada cha-ve, os rivais jogam entre si em turno e returno e os dois melhores avançam para as semifinais.

“Brasil Bowl”O Ceará Caçadores luta

pelo título nordestino, que

também dará uma vaga na final do Campeonato Brasi-leiro de Futebol Americano, o chamado Brasil Bowl – uma evidente referência ao Super Bowl, que, nos Esta-dos Unidos, reúne os vence-dores das duas conferências da NFL. No Brasil, as equi-valentes a estas conferências são a Superliga Nordeste e a Superliga Centro-Sul. Os vencedores de cada jogam pelo título.

Embora no início do cam-peonato, a partida tem ar de decisão, pois as duas equipes vivem situação opostas. En-quanto o time cearense vem de vitória na estreia, os Pe-troleiros foram derrotados fora de casa pelo Recife Pi-ratas, na capital pernambu-cana. Nova vitória cearense

deixaria o time de Mossoró em situação complicada. Para vencer, o técnico do Ceará Caçadores, Bruno Rocha, aposta no talento de alguns atletas como o run-ning back Maranhão (ata-cante em jogadas por terra) e o linebacker Kaleo Melo (defensor).

CaçadoresO Ceará Caçadores sur-

giu em dezembro de 2013, fazendo sua estreia no iní-cio de 2014. Ele é fruto da fusão do Dragões do Mar e do Ceará Cangaceiros. Em sua primeira partida nesta temporada, contra o Amé-rica Bulls, cerca de duas mil pessoas assistiram à vitória por 31-14. Neste domingo, a torcida também terá acesso a vários serviços no dia do jogo, como distribuição de brindes, lançamento de bo-las no gramado, pintura de rosto das crianças, pracinha de alimentação no PV, show no intervalo, revelação de fotos instantâneas com a hashtah #CaçaAoPetróleo e um DJ para animar as arqui-bancadas. Ao final do jogo, os atletas posarão para fotos com os torcedores.

Confronto em famíliaUma das atrações do con-

fronto com os Petroleiros de

Mossoró é um duelo em fa-mília. Será a primeira vez que os irmãos Romário e Maykon Reis se enfrentarão em equi-pes distintas. Maykon é o quarterback (lançador, ge-ralmente, o principal nome da equipe) do Petroleiros em sua primeira tempora-da, enquanto Romário Reis comanda o ataque do Ceará Caçadores já pelo segundo ano. “Eu fico dividida. Meu sonho é que os três joguem juntos no mesmo time”, diz Ana Maria, mãe dos atletas.

Além de Romário e Maykon, Marlos Reis, irmão da dupla, é forte candidato a se destacar como melhor jo-gador da partida. Ele é wide receiver dos Caçadores, o responsável por receber os lançamentos laterais e mais longos do quarterback.

Cerca de 85 mil homens serão destacados para a se-gurança dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Desses, 38 mil pertencem às Forças Ar-madas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016. O contingente é mais do que o dobro das Olimpíadas de Lon-dres, em 2012, quando foram empregados 42 mil homens, principalmente visando ao combate a ataques terroristas. Mas, para a Rio 2016, o dire-

tor do Departamento de Inte-gração do Sistema Brasileiro de Inteligência, Saulo Mou-ra, afirmou que a ameaça de terrorismo é baixa. “Fizemos simulações com uma possí-vel ameaça. Percebemos que com as medidas de segurança tomadas o risco de um ataque ser bem sucedido é baixo”, afirmou. Mesmo com o baixo risco de ataques terroristas, Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Mi-nistério da Justiça, justificou o efetivo que será empregado

baseado no número de de-legações que irão participar. “Esse não é somente o maior efetivo usado em uma Olim-píada. É o evento com a maior quantidade de competições, atletas, países. A segurança das instalações passou a ser também uma atividade do setor público e isso também aumenta o número de pesso-as empregadas. É difícil fazer um comparativo com situa-ções distintas”. O secretário se referia a seguranças particu-lares utilizados em Londres, nos locais de competição. No

Rio, a segurança dessas re-giões ficará a cargo da Força Nacional de Segurança. Em relação a outros grandes eventos realizados na cidade desde o Pan 2007 a novidade será a criação do Centro de Inteligência, para combater ataques terroristas.

Segundo a comissão, o or-çamento para os Jogos passará a cifra de R$ 1 bilhão. Por par-te do Ministério da Defesa, o investimento será de R$ 580 milhões. Já o governo do Esta-do do Rio investiu cerca de R$ 750 milhões até o momento.

Rio terá o dobro da segurança de Londres

FICHA TÉCNICA

Ceará Caçadores x Petroleiros de Mossoró

Data: Domingo, dia 2Horário: 15h30

Local: Estádio Presidente VargasIngressos: R$ 15 (meia-entrada)

Informações: 999-250-283 (Whatsapp)

“Vou te dar um pau”, diz Bethe Correia para Ronda na encarada

Nesta quinta-feira, a atual campeã dos pesos-galos fe-minino do UFC, a americana Ronda Rousey, e a desafiante ao título, a paraibana Bethe Correia, protagonizaram a tradicional “encarada” pro-movida antes dos eventos da modalidade. A luta entre as atletas acontecerá neste sá-bado, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. A americana

manteve-se concentrada du-rante a encarada, com o bra-ço em riste e a cara fechada. Ela ficou com o cinturão no ombro. Bethe levou uma ban-deira do Brasil e investiu mais na “trash talk”, a provocação típica que precede esses even-tos. Com os rostos bem pró-ximos, a brasileira disse “vou te dar um pau” e “vai tomar porrada” à atual campeã.

Page 16: Edição 22566 - 31 de Julho de 2015

16 Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 31 de julho de 2015 O ESTADO

Tinga sente a perna e vira dúvidaMal chegou da seleção brasileira medalha de bronze no Pan de Toronto, Tinga já virou dúvida no Fortaleza para o jogo deste sábado, às 16h, contra o Icasa no Domingão. O lateral-direito foi poupado do treino de ontem, no palco do jogo, por sentir desgaste muscular na perna direita. Com isso, a probabilidade é que o técnico Marcelo Cha-musca escale o time com Auremir novamente de titular. Tinga, no entan-to, ainda tem a situação indefinida e será reavali-ado hoje. Quem também não deve ser titular neste sábado é o atacante Ricardo Jesus. Na ativi-dade de ontem à tarde, Chamusca começou com Lúcio Maranhão como centroavante, mas é possível que o celebra-do reforço tricolor entre no decorrer da partida.O treino de ontem, no Castelão, foi parcial-mente fechado para a imprensa. Na pri-meira etapa da sessão, Chamusca montou a equipe com: Erivel-ton; Auremir, Lima, Adalberto e Thallyson; Vinícius Hess, Cor-rêa, Pio e Daniel So-bralense; Lúcio Ma-ranhão e Maranhão.