Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o...

8
AUSCULTANDO: Atingimos neste ano o marco de 2.500 cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas, com sobrevida de 94% (Pag. 3) Edição 5 -2016 REFERÊNCIA POR VOCAÇÃO, EXCELENTE POR OPÇÃO Sempre atento aos avanços da medicina fetal, da neonatal e à saúde da mulher, o Grupo Perinatal investe em equipamentos e serviços especializados. Desta forma, firma-se no país como um exemplo no setor (Pags. 4 e 5) SALA DOS MÉDICOS: Ambulatório especial é criado em Laranjeiras para atendimento direcionado para gestantes com Zika ou suspeita da doença (Pag. 7)

Transcript of Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o...

Page 1: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

AUSCULTANDO: Atingimos neste ano o marco de 2.500 cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas, com sobrevida de 94% (Pag. 3)

Edição 5 -2016

REFERÊNCIA POR VOCAÇÃO, EXCELENTE POR OPÇÃO Sempre atento aos avanços da medicina fetal, da neonatal e à saúde da mulher, o Grupo Perinatal investe em equipamentos e serviços especializados. Desta forma, firma-se no país como um exemplo no setor (Pags. 4 e 5)

SALA DOS MÉDICOS: Ambulatório especial é criado em Laranjeiras para atendimento direcionado para gestantes com Zika ou suspeita da doença (Pag. 7)

Page 2: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

Estar entre as maternidades de referência e excelência no país não é uma tarefa simples e não foi da noite para o dia. Conseguimos

construir um hospital que preza pelo serviço de qualidade e onde o médico, a paciente e seu bebê se sentem seguros. Para isso, treinamos constantemente nossa equipe, atualizamos com frequência nossos procedimentos, investimos em equipamentos de ponta e mantemos uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.

Ao longo dos anos buscamos as certificações, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que ratificam a segurança e qualidade que proporcionamos aos pacientes. E, pensando em todo o processo - desde a entrada até a alta dos pacientes em nossas unidades-, prezamos pelo atendimento humanizado, para que todos possam se sentir acolhidos pelos nossos colaboradores.

Mas de que adianta ser referência e não dividir o conhecimento? Por isso, a Perinatal desenvolve ações que visam integrar médicos e compartilhar a informação do nosso corpo clinico especializado à população. Como exemplo disso, realizamos, este ano, o Fórum Conscientização Zika e os Simpósios internacionais de Perinatologia e Neonatologia. Todos contaram com a presença de especialistas do mundo todo para debater os temas de alta relevência social.

Falando em excelência, não podemos deixar de mencionar um importante marco para o Grupo Perinatal. Em abril, atingimos o expressivo número de 2.500 cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas, com sobrevida de 94%.

Fazemos de tudo pela satisfação e segurança dos nossos pacientes e muito nos orgulha saber que nosso time está em constante aprimoramento para proporcionar um atendimento de excelência em nossas unidades. Inovação é uma marca da Perinatal que está inaugurando o Centro de Cirurgia Fetal e Neonatal, atendendo pacientes de todo o Brasil.

Vamos continuar sendo referência em todos os nossos serviços e, para isso, continuaremos focados em otimizar processos, treinar pessoas, adquirir novas tecnologias para oferecer atendimento humanizado e de excelência.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Palavra de EspecialistaGrupo Perinatal se consolida como referência em excelência médica para mãe e bebê, dentro e fora do país, e compartilha conhecimento

AuscultandoNesse primeiro semestre, chegamos a 2.500 cirurgias cardíacas neonatais e cardíacas, e o mais importante: com sucesso e alta taxa de sobrevida

Matéria PrincipalInvestimento em novos equipamentos, fóruns e novos canais com os médicos fazem parte da fórmula para se estar acima de bons resultados

Sala dos MédicosResultados positivos do Lean, Ideação, Simpósios internacionais e Acreditação estão na pauta

Casos de SucessoPequeno grande homem: Dr. Paulo Marinho e Dr. Jofre Cabral contam como ajudaram um prematuro de 23 semanas a lutar pela vida

02

03

04 e 05

06

07

Div

ulga

ção

Os médicos e fundadores Manoel e José Maria comemoram a trajetória de sucesso até aqui e fazem planos para o futuro

Dr. Manoel de CarvalhoDiretor Médico

Dr. José MariaDiretor Médico

Page 3: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

PERINATOLOGIA EM ALTA 3AUSCULTANDO

EXCELÊNCIA EM NÚMEROS: PERINATAL CHEGA AO MARCO DE 2.500 CIRURGIAS CARDÍACAS NEONATAIS E PEDIÁTRICAS

O Grupo Perinatal é referência nacional de excelência para procedimentos cardíacos neonatais e pediátricos de alta complexidade. Com cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, o hospital é reconhecido como

um dos mais completos e estruturados no país para receber casos de cardiopatia congênita. Em abril, entretanto, essa trajetória ganhou um capítulo especial: a instituição atingiu o marco de 2.500 cirurgias já realizadas – e com sobrevida de, em média, 94%.

Esse percentual é semelhante ao do maior centro especializado em cirurgias cardíacas pediátricas do mundo, The Children’s Hospital Philadelphia, onde, atualmente, a taxa de sobrevida é de 96%. Com esses dados, é possível ver a seriedade e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando a excelência no atendimento e dedicação da equipe multidisciplinar. Abaixo, a Dra. Sandra Pereira, chefe do serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, pontua como a maternidade consegue consegue se manter primorosa por tanto tempo.

Em 2016, a Perinatal chegou ao marco 2.500 intervenções cardíacas neonatais e pediátricas realizadas. Ao que a senhora atribui esse número?

Eu atribuo esse resultado à infraestrutura completa e à equipe multiprofissional do Grupo Perinatal, que, além de ser referência como maternidade, é um hospital que realiza cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica. Não existe no estado do Rio de Janeiro, além do nosso, um serviço completo, onde é feito o atendimento desde a vida fetal. Aqui, o bebê nasce e, se houver uma cardiopatia, já é direcionado para o acompanhamento da equipe de especialista e, dependendo do caso, é encaminhado para a intervenção cirúrgica. Por mês, realizamos cerca de 25 cirurgias, totalizando 300 ao ano. Outros hospitais que realizam procedimentos cirúrgicos cardíacos não chegam nem a metade desse número - isso tudo seguindo os mais altos padrões de segurança.

Poderia explicar um pouco o diferencial do serviço oferecido?

Hoje, somos o único no estado e um dos poucos no país a realizar a cirurgia de Norwood, um dos procedimentos feitos em bebês que possuem uma cardiopatia congênita em que a criança nasce sem a principal metade do coração. A nossa expertise para casos assim é um diferencial. A equipe também. Em cirurgias de alta complexidade, como essa, precisamos ter médicos totalmente concentrados e treinados, com precisão diagnóstica e com eficiência imediata de atendimento. Nas operações de Norwood, contamos com 11

especialistas na hora e cinco no pós-operatório, acompanhando o pequeno paciente dia e noite. No total, contamos com um time multidisciplinar de 80 profissionais. Todo recém-nascido é um grande desafio, pois, logo após o parto, os riscos de vida são maiores. Mas, com esse diferencial, podemos ver os resultados consideráveis.

O Grupo possui uma taxa de sobrevida bem alta comparada a outros hospitais internacionais. Pode falar sobre isso?

Nosso percentual é algo realmente inédito que muito nos orgulha. Ele varia entre 60% no caso da cirurgia de Norwood e chega até 99% em outras intervenções cirúrgicas. Nossa média é de 94% de taxa de sobrevida. Para se ter uma ideia, a média internacional é de 75%. Estamos muito acima e queremos continuar assim.

Como é o diagnóstico de um recém-nascido com alguma cardiopatia?

Em muitos casos, esse diagnóstico pode ser dado ainda no feto. Com 18 semanas, através da ecocardiografia fetal, um exame de ultrassom do coração, já é possível saber se aquele feto terá ou não complicações. E, por sermos completos, a gestante pode ficar segura de que seu filho terá todo o acompanhamento em um só lugar.

Como é estrutura da Perinatal para atender esses pacientes e dar suporte aos médicos?

Contamos com 12 leitos totalmente individuais para receber esses bebês. Um ambiente acolhedor com uma equipe altamente capacitada, sendo

que grande parte dos médicos possuem formação e especialização no exterior. Nossos profissionais passam por treinamento intenso e específico para lidar com o paciente com cardiopatia congênita, principalmente, no pós-operatório, quando os cuidados precisam ser ainda mais intensos.

Como é coordenar uma equipe tão grande e que carrega tamanha responsabilidade, que é ajudar a salvar vidas?

Fico muito feliz em fazer parte do Grupo Perinatal, ter profissionais tão competentes e especializados na equipe. Eles sempre me incentivam e também são incentivados pela direção e por mim a oferecer o melhor atendimento ao paciente. Agora com o novo Centro de Cirurgia Fetal e Neonatal, o serviço de cirurgias cardíacas passa a ser ainda mais completo, pois uniremos todas as especialidades e os procedimentos necessários dentro da Perinatal.

Dra. Sandra atribui os resultados excelentes à infraestrutura e equipe altamente capacitada

Div

ulga

ção

Page 4: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

PERINATOLOGIA EM ALTA4

REFERÊNCIA POR VOCAÇÃO, EXCELENTE POR OPÇÃOSEMPRE ATENTO AOS AVANÇOS DA MEDICINA FETAL, DA NEONATAL E À SAÚDE DA MULHER, O

GRUPO PERINATAL INVESTE EM EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS.DESTA FORMA, FIRMA-SE NO PAÍS COMO UM EXEMPLO NO SETOR

Entre as definições do que é excelente no Dicionário

Michaelis, constam: 1. Que é superior ou muito bom no seu gênero. 2. Primoroso. 3. Bem-acabado, perfeito. 4. Exímio e 5. Distinto. Ou seja, para se fazer jus a tal adjetivo, é preciso estar acima do que é apenas muito bom. E disso a Perinatal entende.

Fundada há mais de 24 anos, os diretores médicos que deram início ao grupo, Drs. José Maria Lopes e Manoel de Carvalho, dividem um pouco do segredo que faz o hospital carioca ser referência nacional não somente como maternidade, mas também como um centro altamente capacitado em perinatologia, neonatologia e cirurgia cardíaca. Além disso, a estrutura física e o corpo médico oferecem um atendimento seguro e minucioso para a saúde da mulher. Para eles, estar atento às necessidades da paciente e seu bebê é o que norteia cada próximo passo e leva a instituição a se consolidar com excelência.

Foi assim quando a Perinatal investiu na sala de parto humanizado com banheira de relaxamento pré-parto, com luzes de cromoterapia e argolas de sustentação de tecido elástico para apoio ao parto de cócoras, por exemplo. Esta mudança inovadora faz toda a diferença para as futuras

mães na hora do parto normal, proporcionando um ambiente totalmente acolhedor e familiar. Uma sala limpa e equipada é bom, mas um ambiente pensado sob medida para a mulher no seu momento de dar à luz é excelente.

O mesmo olhar à frente levou o Grupo Perinatal a focar na área de medicina fetal e neonatal e a criar o Centro de Cirurgia Fetal e Neonatal (CCFN). Recém-inaugurado, o projeto é pioneiro no país e visa atender o ciclo completo do pré-natal ao pós-parto em casos de complicação do feto ou malformação congênita.

No CCFN, a paciente e seu bebê serão acompanhados por

EQUIPAMENTO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Segundo Dr. José Maria, não existe uma única fórmula, mas um conjunto de ações que levam à excelência. Ele destaca que, além do olhar sensível e inovador, sempre investir em procedimentos e equipamentos aliados à tecnologia são essenciais para o resulto final.

“Esse constante crescimento do Grupo Perinatal, os investimentos que estão sendo feitos e a excelência no acolhimento vêm de uma gestão arrojada, que acredita no potencial da equipe multidisciplinar, para que juntas possam fazer a diferença na

Pequenas vidas sob os cuidados dos mais experientes e capacitados profissionais confirmam a Perinatal como referência em medicina fetal

Julia

Car

valh

o

Queremos que os nossos pacientes tenham à

disposição toda infraestrutura de ponta

que existe, com médicos especializados,

ambientes acolhedores e que todos

recebam um atendimento humanizado

dentro dos mais altos padrões de excelência.

Dr. Manoel de Carvalho Diretor médico do Grupo Perinatal

uma equipe multidisciplinar integrada, que vai detectar e fazer o diagnóstico, assim como os procedimentos cirúrgicos e o acompanhamento pós-alta. Cada um desses passos é determinante para a qualidade de vida da criança, por isso a importância do alinhamento de profissionais de diferentes áreas.

Hoje, quando o bebê tem alguma malformação, a paciente passa pelo cuidado de vários médicos, mas a proposta é que, além disso, ela e o feto possam receber um tratamento específico para o seu caso e serem acolhidos desde o início.

Page 5: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

PERINATOLOGIA EM ALTA 5

OPINIÃO

Dr. Maurizio PellitteriDiretor médico da Perinatal

Barra da Tijuca

Entender como se atinge a qualidade, e como os diferentes sistemas de avaliação são praticados nos vários níveis de ação em saúde, é um desafio

constante do gestor. Nos últimos anos, as instituições de saúde se transformaram com relação ao futuro pela necessidade de sustentabilidade. O planejamento, a revisão de processos, o acompanhamento de performance e as melhorias constantes passaram a ser vitais para o posicionamento das organizações no mercado. Sistemas de qualidade foram adotados na busca de competitividade, eficiência e eficácia dos processos, e altos índices de desempenho com resultados de sucesso.

Esse movimento provocou mudanças na gestão das organizações, priorizando a reestruturação, inovação e busca de excelência. Como? Práticas mais racionais focadas nas demandas dos pacientes. Com isso, vemos também o estímulo ao desenvolvimento de novas capacidades, envolvendo principalmente os mais capazes e produtivos. As organizações estão reconhecendo os talentos, estimulando-os a participarem do replanejamento e valorizando esta postura pró ativa.

Hospitais possuem alta complexidade e peculiaridades, respondendo pelos maiores custos dos cuidados com a saúde (infraestrutura, equipamentos, atualizações, modernização, entre outros). Precisamos estar atentos aos processos para diminuir custos e manter o negócio viável, além de estarmos atentos com relação às transformações tecnológicas, mantendo-nos atualizados para termos vantagem competitiva.

Julia

Car

valh

o

Rodr

igo

Lope

s

saúde”, explica Dr. José Maria.Entre as aquisições recentes

feitas pelo hospital, estão a compra de equipamentos como a neuromotorização intraoperatória para procedimentos cirúrgicos – que mantém a integridade das vias neurais, dos nervos e da função cerebral para reduzir danos neurológicos – e a angiotomografia das coronárias – exame de diagnóstico não invasivo que permite visualizar tridimensionalmente se não há resíduos depositados nas artérias. Este teste é extremamente importante para a detecção de doença coronariana e cerebral. Já em relação às ampliações, está o novo Centro de Material Esterilizado, que oferece ainda mais segurança ao paciente. O setor é responsável por concentrar, esterilizar e fornecer materiais higienizados dentro dos padrões técnicos de limpeza para cirurgias.

“Otimizar o diagnóstico com resultados precisos requer investimentos em equipamentos confiáveis e de conceituados fabricantes, e isso nós fazemos aqui. Estamos no topo quando o assunto é equipamentos e tecnologia de ponta para as unidades do Grupo”, ressalta Dr. José Maria.

CONSULTORIA AOS MÉDICOS

Os investimentos não ficam apenas na área física. O Grupo Perinatal também investe em conhecimento e no apoio à pesquisa. Isso inclui debates, fóruns e abertura de canais de consultoria para médicos de outros estados.

No ano passado, por exemplo, com os altos índices de cesáreas no Brasil e a discussão em voga sobre as vias de parto, a Perinatal promoveu o Fórum de Consciência Obstétrica no Rio. O objetivo foi debater sobre a importância da mulher poder escolher sua via de parto, quando viável. Neste ano, foi a Zika que assustou (e ainda o faz) muitas grávidas. Mais uma vez, o Grupo Perinatal saiu na frente e promoveu o Fórum Zika de Conscientização, com profissionais, médicos e os principais pesquisadores do tema no país, para apresentarem dados e anunciarem novos estudos no combate ao vírus.

Outro passo adiantado foi disponibilizar um ambulatório totalmente direcionado para

receber grávidas com suspeita ou confirmação do vírus.

Entretanto, a Perinatal não quer manter o conhecimento do seu corpo clínico altamente capacitado apenas para si. Por isso, acaba de lançar um novo canal de comunicação específico para médicos de outros estados. Através do e-mail [email protected], profissionais terão uma consultoria à distância, onde poderão trocar informações e fazer questionamentos sobre casos complexos.

“Esse canal permitirá aos obstetras que atuam no interior do estado, por exemplo, a receber informações necessárias para ajudar no diagnóstico da paciente. Estaremos atentos a ajudá-los para que os profissionais possam chegar a uma conclusão”, explica Dr. José Maria.

Dr. Manoel complementa: “Queremos que os nossos pacientes tenham à disposição toda infraestrutura de ponta que existe no cenário atual, com médicos especializados, ambientes acolhedores e que todos recebam um atendimento humanizado dentro dos mais altos padrões de excelência. Por isso nunca iremos parar de investir nas nossas unidades”.

Page 6: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

PERINATOLOGIA EM ALTA6 CASOS DE SUCESSO

UM PEQUENO GRANDE HOMEMDR. PAULO MARINHO E DR. JOFRE CABRAL RELATAM A HISTÓRIA DO DIEGO, UM PREMATURO

EXTREMO QUE NASCEU COM 23 SEMANAS. DEPOIS DE QUATRO MESES E ALGUMAS CIRURGIAS, O BEBÊ COMPLETA 10 MESES, BEM RECUPERADO E SEM NENHUMA SEQUELA

Dr. Paulo Marinho - Gerente Médico Perinatal Laranjeiras – CPDT

Dr. Jofre Cabral, diretor clínico da UTI Neonatal Laranjeiras

SUGESTÕES DE PAUTA? [email protected] maternidadesperinatal company/grupo-perinatalGrupoPerinatal

Gostaria de colaborar com o Jornal Perinatologia em Alta? Envie sua ideia, dúvida ou observação para o e-mail [email protected].

EXPEDIENTE

Caso queira receber a edição digital do Perinatologia em Alta, envie uma mensagem para [email protected].

O paciente Diego foi um desafi o para a nossa equipe e também uma superação das expectativas. A mãe do menino chegou com uma incompetência do colo do útero, conhecida como istmo-cervical. Foi realizada a cerclagem para fechar o colo do útero que estava bem aberto, mas não se conseguiu manter a gravidez e o bebê nasceu com 23 semanas pesando somente 555 gramas. Do ponto de vista médico, para o grau de prematuridade extrema, ele não teve nenhuma complicação no sistema nervoso central, como a hemorragia intracraniana, que é muito frequente em bebês que nascem muito antes do tempo, e também não teve nenhuma alteração da audição. Diego precisou passar pela sua primeira cirurgia de correção visual, conhecida como retinopatia, através da laserterapia. Além disso, é claro, ele teve que superar a imaturidade no pulmão que é extremamente grave. Ele fi cou 54 dias no respirador de ventilação mecânica, depois 25 dias na ventilação não invasiva no modo CPAP, mais quatro dias no capacete de oxigênio e oito dias com o

cateter nasal de oxigênio. Outro ponto crítico também foi a imaturidade imunológica. O Diego também teve anemia e recebeu algumas transfusões de sangue com concentrado de hemácias e ainda passou por mais uma cirurgia, a terceira e última, para a correção de uma hérnia inguinal antes da alta hospitalar. Após quatro meses sendo acompanhado dia a dia, no dia 14 de junho, o menino teve alta, pesando 2.310kg e com 44 centímetros. Uma vitória para a equipe médica e uma alegria imensa para os pais que puderam levar o bebê para a casa. Diego é acompanhado pela nossa equipe, pois ainda apresenta refl uxo gástrico e esofágico que é muito comum em crianças. O pequeno grande homem não teve nenhuma intercorrência maior a não ser viroses inespecífi cas. Atualmente, Diego está com 10 meses de idade cronológica, que no caso dele representa seis meses na idade corrigida, pesando 7 kg e com 76 centímetros. Em casos de prematuridade extrema, nós oferecemos toda tecnologia e expertise de profi ssionais especializados. Não temos como prever se um bebê de 23 semanas irá sobreviver, mas lutamos pelas vidas dos nossos bebês que merecem todo o esforço para isso acontecer. O pequeno Diego fez isso: lutou pela vida e nós conseguimos ajudá-lo nesse desafi o.

@

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Coordenadoria de Comunicação: Marketing Grupo PerinatalRedação e edição: FGuaraná Comunicação EstratégicaContato: (21) 2102-2344

A mãe do paciente Diego deu entrada na emergência, onde foi atendida imediatamente pela equipe médica. Após esse primeiro atendimento, a operadora do plano de saúde solicitou que ela fosse levada para outro hospital, mas mantivemos a conduta de não deixá-la sair daqui, já que o caso era grave e era um risco liberá-los. Somos referência no atendimento aos prematuros e oferecemos um dos melhores cuidados e atendimento aos bebês. Ele era considerado um prematuro extremo e precisava de um local de referência, como é a Perinatal. Orientei o marido que entrasse com um mandato em um plantão judiciário. Nesse mesmo dia a mãe do menino entrou em trabalho de parto e Diego nasceu. Nossa prioridade foi e sempre será a saúde, e continuaremos lutando por isso.

Assista ao depoimento dos pais do pequeno Diego na nossa página do YouTube (youtube.com/watch?v=zaLoc8jTR1w).

Page 7: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

PERINATOLOGIA EM ALTA 7SALA DOS MÉDICOS

WORKSHOP IDEAÇÃO

Em abril, o Grupo Perinatal promoveu o “2º Workshop Ideação”, em parceria com o Núcleo de Experimentação Tridimensional PUC-Rio (NEXT) e com o Laboratório de Engenharia de Software (LES). Na ocasião, médicos e diretores das principais áreas de atuação da Perinatal discutiram ideias com os pesquisadores para fomentar ideias tanto na área da tecnologia da informação quanto na tridimensionalidade, tendo como foco a inovação na saúde.

Foto

s de

Div

ulga

ção

NÚMEROS LEAN

ACREDITAÇÃO

SIMPÓSIOS INTERNACIONAIS

AMBULATÓRIO ZIKA

Há dois anos, implementado pela equipe de gestão de projetos, o Lean – metodologia que visa minimizar o desperdício e facilitar o trabalho do colaborador – tem alcançado resultados extremamente positivos. Um dos processos em destaque é o “Cuidar e educar pensando no alojamento conjunto”, que aumentou o índice de normotermia dos recém-nascidos do berçário para 85% e reduziu o número de RNs encaminhados para a incubadora aquecida. Além deste, há outros processos que ajudam a melhorar a gestão de custos/recursos do berçário. Entre eles, está o agendamento de cirurgia, o procedimento para aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo, assim como o método que visa a redução do tempo de liberação das guias e prontuários obstétricos.

Prezando sempre pela qualidade e segurança, o Grupo Perinatal iniciou o processo de certificação da Acreditação Canadense, o “Canadian Council on Health Services Accreditation”. Trata-se de um importante selo para as instituições em relação aos processos de gestão. Vale ressaltar que as unidades Laranjeiras e Barra já são acreditadas pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), após passarem por um rigoroso sistema de avaliação nos processos e nas instalações, reafirmando a sua excelência no que diz respeito ao atendimento e à segurança do cliente.

O Grupo Perinatal realizou nos dias 23, 24 e 25 de junho, em São Conrado, o 10º Simpósio Internacional de Neonatologia e o V Simpósio Internacional de Perinatologia, simultaneamente. O evento contou com palestrantes de diversos países para debater e apresentar assuntos relacionados aos temas, como técnicas inovadoras e soluções de diagnósticos e tratamentos para medicina fetal e neonatal. Em Neonatologia, foi discutido a prematuridade, assim como os aspectos obstetrícios, neuromonitorização e neuroproteção cerebral na UTI neonatal. Já em Perinatologia, foram abordados as cardiopatias congênitas, estratégias para reduzir a lesão pulmonar do recém-nascido de baixo peso e lesões neurológicas fetais, entre outros.

Em março, durante o Fórum de Conscientização Zika Vírus, foi inaugurado um Ambulatório especial para dar suporte às gestantes com suspeita ou confirmação do Zika vírus ou outros quadros infecciosos e de lesões fetais. Com o objetivo de orientar e proporcionar para a grávida um atendimento individualizado, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos com especializações como obstetrícia e medicina fetal. A Perinatal também criou um protocolo de atendimento específico para estas pacientes.

Page 8: Edição 5 -2016 - perinatal.com.brperinatal.com.br/pdf/Perinatologia_em_Alta_Edicao5.pdf · e o comprometimento da Perinatal em oferecer o que há de melhor aos pacientes, ressaltando

jc c

om

unic

açã

o