Edição 53

16
Distribuição gratuita, patrocinada por nossos anunciantes 7 de Dezembro de 2010 | Ano 4 - N° 53 | www.folhadejandira.com.br RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR. Mesmo após reforma do Hospital, população ainda reclama da saúde em Jandira De acordo com o Delegado da Polícia Civil de Jandira, Dr. Eymard Bertho Ferreira Júnior, é nesse período que aumentam os índices de rou- bos e furtos, devido à ação de gangues que levam pertences de vítimas desatentas, du- rante as compras de Natal. O indulto nas cadeias também agrava o problema. Para solu- cionar a situação, a população tem que redobrar a atenção. PÁGINA 14 Nesta edição, você confere a história de “Rangel da Farmácia”, que nasceu em uma cidade do Interior, chegou a Jandira logo aos quinze anos de idade e viu de perto o crescimento da cidade. Aos 30 anos, ele montou a terceira far- mácia da cidade e viu seu pai envolvido com o mo- vimento de emancipação. PÁGINA 10 Em coletiva de imprensa realizada na semana pas- sada, o prefeito de Jandi- ra revelou que o número de roubos caiu de 501 para 356, o registro de carros roubados baixou de 83 para 46 e o de ho- micídios praticados na cidade de 13 para 5, uma queda de mais de 60%. Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública se referem aos meses de julho, agosto e setembro deste ano, em comparação com o mes- mo período de 2009. No primeiro semestre deste ano, a cidade não regis trou nenhum homicídio. PÁGINA 8 Por nove votos a um, o atual presidente da Casa de Leis jandirense se manterá à frente dos trabalhos por mais dois anos. No biênio, ele pretende investir na estrutura da Câmara e melhorar as condições dos funcionários. PÁGINA 4 Jandira comemora 47 anos com show de Guilherme & Santiago Natal é tempo de redobrar a segurança Minha história em Jandira Braz Paschoalin anuncia queda nos índices de criminalidade do município Wesley Teixeira é reeleito presidente da Câmara Municipal A dupla sertaneja, que faz sucesso com hits como “Tá Se Achando” e “Daí”, se apresentará na Praça de Eventos no dia 8 de dezembro. O evento contará ainda com shows do Art Popular, Nuwance e Samprazer, além de barracas de comidas típicas. A programação completa do evento você encontra na PÁGINA 5 Usuários da unidade re- cém-inaugurada estão insatisfeitos com a len- tidão no atendimento e também com a falta de médicos. Secretário de Saúde de Jandira disse que o problema será re- solvido com a contratação de novos profissionais. PÁGINA 3 Começou no sábado, 4, a pré-venda de ingressos para o U2 Ginásio recebe atletas no Encontro de Artes Marciais PÁGINA 6 AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL TEM CONTRIBUÍDO COM A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE O HOSPITAL FOI ENTREGUE A POPULAÇÃO, PORÉM PERMANECE INADEQUADO PARA ATENDIMENTO DO PÚBLICO

description

folha de jandira

Transcript of Edição 53

Page 1: Edição 53

Distribuição gratuita, patrocinada por nossos anunciantes

7 de Dezembro de 2010 | Ano 4 - N° 53 | www.folhadejandira.com.br recicle a informação: passe este jornal para outro leitor.

Mesmo após reforma do Hospital, população ainda reclama da saúde em Jandira

De acordo com o Delegado da Polícia Civil de Jandira, Dr. Eymard Bertho Ferreira Júnior, é nesse período que aumentam os índices de rou-bos e furtos, devido à ação de gangues que levam pertences de vítimas desatentas, du-rante as compras de Natal. O indulto nas cadeias também agrava o problema. Para solu-cionar a situação, a população tem que redobrar a atenção. Página 14

Nesta edição, você confere a história de “Rangel da Farmácia”, que nasceu em uma cidade do Interior, chegou a Jandira logo aos quinze anos de idade e viu de perto o crescimento da cidade. Aos 30 anos, ele montou a terceira far-mácia da cidade e viu seu pai envolvido com o mo-vimento de emancipação. Página 10

Em coletiva de imprensa realizada na semana pas-sada, o prefeito de Jandi-ra revelou que o número de roubos caiu de 501 para 356, o registro de carros roubados baixou de 83 para 46 e o de ho-micídios praticados na cidade de 13 para 5, uma queda de mais de 60%.

Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública se referem aos meses de julho, agosto e setembro deste ano, em comparação com o mes-mo período de 2009. No primeiro semestre deste ano, a cidade não regis trou nenhum homicídio.Página 8

Por nove votos a um, o atual presidente da Casa de Leis jandirense se manterá à frente dos trabalhos por mais dois anos. No biênio, ele pretende investir na estrutura da Câmara e melhorar as condições dos funcionários. Página 4

Jandira comemora 47 anos com show de Guilherme & Santiago

Natal é tempo de redobrar a segurança

Minha história em JandiraBraz Paschoalin anuncia queda nos índices de criminalidade do município

Wesley Teixeira é reeleito presidente da Câmara Municipal

A dupla sertaneja, que faz sucesso com hits como “Tá Se Achando” e “Daí”, se apresentará na Praça de Eventos no dia 8 de dezembro. O evento contará aindacom shows do Art Popular, Nuwance e Samprazer, além de barracas de comidastípicas. A programação completa do evento você encontra na Página 5

Usuários da unidade re-cém-inaugurada estão insatisfeitos com a len-tidão no atendimento e também com a falta de médicos. Secretário de Saúde de Jandira disse que o problema será re-solvido com a contratação de novos profissionais. Página 3

Começou no sábado, 4,a pré-vendade ingressospara o U2

ginásiorecebeatletas noEncontrode artesMarciaisPágina 6

Ação DA GuArDA MuNiCiPAl TeM CoNTriBuíDo CoM A reDução DoS íNDiCeS De CriMiNAliDADe

o hoSPiTAl foi eNTreGue A PoPulAção, PorÉM

PerMANeCe iNADequADo PArA ATeNDiMeNTo Do PÚBliCo

Page 2: Edição 53

Ética em primeiro lugar!Os colaboradores não mantêm vínculo empregatício com este jornal.Os artigos assinados e informes publicitários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste jornal.

Publicação da Spar Comunicação e Marketing Ltda. | Redação e Administração: Av. Conceição Sammartino, n° 171 - Centro - Jandira - 06600-080. Tel: (11) 4772-4087 | Diretor: Aparecido Rodrigues - [email protected] | Administração: Ana Rodrigues - [email protected] | Jornalista Responsável: Joel Miranda MTB: 47.325 - [email protected] | Assessoria Jurídica: Oliveira e Silva Advogados | Site: www.folhadejandira.com.br | Comercial: E-mail: [email protected] | Cartas de leitores: [email protected] | Redação e diagramação: Impacto Comunicação (www.comunicacaoimpacto.com.br) | Diagramação: Michelle Roque de Sá | Impressão: Metromídia.

2 | Geral

Na edição de 25 de agosto, usei este espaço para me despedir dos leitores e amigos da Folha de Jandira, pois a marca seria vendida, etc e tal. Mas agora, volto para di-zer que continuo à frente deste projeto. Para mim é uma boa notícia, pois a venda foi uma decisão empresarial e não emo-cional. A Folha de Jandira para mim é como um filho ao qual me dediquei e sinto orgulho em ver seu desenvolvimento.

Penso ser uma boa no-ticia também aos leitores, que por meio de dezenas de ligações e e-mails mani-festaram apoio ao trabalho executado e torciam para que fôssemos adiante.

Voltamos também em respeito aos nossos clientes, uma vez que os compradores não tinham previsão sobre quando e como o trabalho seria continuado, e pelo fato também da negociação não ter seguido de forma que interessasse a ambas as partes.

Fico feliz em dar esta

notícia em nossa edição de aniversário, afinal, nas cemos no dia do aniver-sário de Jandira e temos orgulho de saber que em tão pouco tempo viramos referência quando se fala em jornalismo sério, plu-ral e comprometido com a cidade. Aproveito para reeditar a bela crônica escrita pela minha querida amiga Val Caffé, publicada

na edição Número 1 da FJ, em 8 de dezembro de 2006, mas que continua atualiza-díssima. Obrigado Val!

Feliz aniversário para Jandira, boas festas e que Deus e a vida cuidem bem de todos nós em 2011!

Aparecido Rodrigues – É empresário, Consultor de empresas e Editor do Jornal Folha de Jandira.

Ao contrário de uma folha que cai no Outono, amarelada, sem forças, sem expectativa ou esperança, chega agora, praticamente com o verão a Folha de Jan-dira, com o brilho e o calor do mês de dezembro.

Chega também como página ou folha de livro, tra-zendo todo tipo de informa-ção que você leitor merece. E é assim que chega a Folha de Jandira; não como uma folha de figueira que cobriu a nudez de Adão e Eva, mas sim como folha nova e ousada que descortina, descobre e mostra tudo o que você quer ver e saber, trazendo à tona a mais absoluta verdade e transparência dos fatos.

Essa Folha de Jandira é um presente para você lei-tor, afinal a palavra Jandira significa favo de mel, mel esse nem sempre tão doce, mas saudável como fonte de alimento, prazer e conheci-mento. Mel produzido por abelhas que exaustivamente pousaram de flor em flor ou de folha em folha.

E dessa forma, chega a Folha de Jandira, como pre-sente de aniversário da cida-

de, cidade agora reconhecida como a Cidade da Fé. Fé, que é a certeza daquilo que não vemos nem comprovamos, mas acreditamos.

E assim apresentamos a Folha de Jandira; não como mais uma folha vo-ando ao vento, mas folha como fonte de alimen-to informativo, cultural, social,esportivo, etc.

Convidamos você leitor a fazer parte dessa Folha de Jandira. Talvez você não saiba, mas nossa cidade de Jandira possui dezenas de indústrias, comércio, prestação de ser-viços (advogados, médicos, camelôs e até um hospital).

Queremos que, junta-mente com você, essa Folha se transforme numa imensa árvore e, saber que você con-tribuiu para num futuro próxi-mo também colher esse fruto.

Nessa hora somos todos mães e pais e pedimos que preparem urgente a mater-nidade da cidade, pois está nascendo a Folha de Jandira.

Parabéns e FelicidadesFeliz Natal e 2007 brilhante. (leia-se 2011)Valdete Caffé - Cronista e poetisa

Fomos... mas já estamos de volta!

EDITORIALNOTAS POLICIAIS

CRÔNICA

a Folha de Jandira para mim é como um filho que a gente se dedica e sente orgulho em ver seu desenvolvimento

Nasce uma folhaPreso em flagranteUm homem foi preso em flagrante assaltando os passageiros de um vagão dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De posse de uma faca o bandido anunciou o assalto. Ele chegou a levar alguns celulares e dinheiro dos passageiros. Uma das vítimas, A.C, reagiu ao assalto sendo atingido nobraço. O agressor tentou fugir pelos trilhos, mas foi pego por um agente de segurança e levado à Cadeia Pública, onde permanece à disposição da Justiça.

Automóvel é alvo de furto no estacionamento doGinásio EsportivoDois homens deixaram o carro no estacionamento do Ginásio de Esportes da Rua Conceição Sammartino, no centro de Jandira, para participar de um jogo mas quando voltarem perceberam que alguns itens haviam sido furtados do veículo. Dentre

os objetos levados estavam o CD Player do automóvel e as carteiras com documentos e R$ 100 em dinheiro.

Confusão entre vizinhos termina na delegaciaNo Parque Santa Teresa, em Jandira, uma confusão agitou a vizinhança. Segundo o boletim de ocorrência, F. Paiva agrediu Sergio Vicente a pauladas, causando diversas lesões. A vítima foi levada ao Hospital de Jandira desacordada, sendo transferida para Barueri, onde permaneceu internada.

Garoto é assaltado no Jardim LindomarUm rapaz de 22 anos foi assaltado no bairro Jardim Lindomar, por volta das 22h, quando voltava para casa. A vítima foi abordada por dois desconhecidos. Um deles fez menção de estar armado e sob grave ameaça anunciou o assalto, levando a carteira da vítima.

TERÇA-FEIRA, 7 DE DEzEmbRO DE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 3: Edição 53

saúde | 3

Após longa espera na entrega do Hospital e Ma-ternidade de Jandira que passou por uma grande reforma nos últimos me-ses, a população continua reclamando dos serviços prestados.

Diante de tantas recla-mações nossa reportagem foi às ruas e visitou o Hospital para ouvir osu-suários, com o objetivo de relatar a situação dos serviços na área de saúde no município. Em entre-vista ao FJ o médico e secretário da saúde, Dr. Augusto Cezar Florestano, concorda que ainda há o que melhorar. Augusto disse ainda que, já fez a reforma física do prédio e que agora elabora um trabalho de conscientiza-ção junto aos funcionários para a implementação de um atendimento mais humanizado.

A luta da população por uma saúde municipal que ofereça o mínimo de dignidade é antiga. Era precária no passado, con-tinuou precária na gestão do PT e até o momento questões básicas, como médicos de plantão con-tinuam sem solução.

Uma reclamação antiga dos administradores mu-nicipais é que Jandira não tem capacidade de pagar

salários competitivos aos profissionais de saúde e por isso acabam tendo mui-ta rotatividade e perdem sempre os melhores profis-sionais para outras cidades.

Uma questão básica e que foi bandeira de cam-panha do atual prefeito, foi que um pronto-socor-ro infantil seria constru-ído no município. Uma placa com os dizeres “aqui será construído o pronto socorro infantil” chegou a ser instalada em um terre-no localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, porém o assunto não tem sido mais abordado com a mesma ênfase da época da campanha eleitoral e até o momento a popula-

A duplicação da Avenida Carmine Gragnano, importante obra que modificará o trafego numa das principais vias da cidade e canal de ligação para a vizinha, Barueri, foi inaugurada pela Prefeitura de Jandira no dia 26 de novembro. O evento contou com a participação de autoridades locais. Desde agosto, a Avenida Carmine Gragnano se encontrava fechada para obras de duplicação e pavimentação. Somando as duas etapas da obra,

a primeira da divisa com o Jd. Silveira (Barueri) até o SENAI e a segunda da escola técnica até a rotatória na mesma avenida, fo-ram investidos R$ 1.275.460,21.

Além da duplicação e do novo asfalto, a Avenida está ganhando uma nova rede de iluminação, novos postes, novos cabeamentos e mais um canteiro central que ajudará a impedir a colisão entre os carros em senti-dos opostos, dando mais segu-rança aos pedestres e motoristas.

A Guarda Municipal e a Defesa Civil de Jandira ganharam um reforço no efetivo de seus agentes de segurança. Em cerimônia de formatura na escola estadual Prof. Vicente Themudo Lessa foi oficializado o ingresso dos novos profissionais de segu-rança pública, com direito a desfile de toda a tropa e apre-sentação da banda municipal da Guarda de Itapevi, regida pelo GCM Nivaldo dos Santos. Eles passaram por um treina-mento intensivo em Itapevi.

Antes o número de homens que serviam a Guarda era de 74, sendo apenas quatro para a Defesa Civil. Hoje a GCM passa a contar com um efetivo de 105 e a Defesa Civil de 10. No

total, agora são 115 homens trabalhando para melhor servir a população. Em breve, serão agregados mais 20 oficiais que já iniciaram o curso de formação na mesma semana da formatura.

InvestimentosA Prefeitura de Jandira vem

fazendo investimentos maciços na área. Além da criação da Secretaria de Segurança Públi-ca, também foi instalada uma Central de Monitoramento via câmeras que ajuda o contin-gente de segurança pública a controlar todos os pontos da cidade. Hoje, são mais de 20 câmeras espalhadas não só na região central, mas também nos bairros mais afastados.

O último sábado do mês de novembro, foi marcado pela realização da 6ª Edição da “Marcha Para Jesus”, evento rea-lizado anualmente que neste ano reuniu cerca de dois mil fieis de diversas denominações de Jandi-ra. A concentração, que teve início na Praça do Gabriela, levou milhares de pessoas marcharem como forma de devoção e agradecimento a Deus

até a Praça Central da cidade.

Durante o trajeto, os fieis cantaram hinos com o objetivo de abençoar a cidade. Para a organiza-ção, o resultado esperado foi alcançado, pois atraiu muitos que seguiram o evento, comovidas. Após a marcha, bandas das igrejas do município e re-gião promoveram apre-sentações que encanta-ram o público presente.

Um fator preocupante com relação á saúde, neste período, se refere às chuvas de verão. Com elas, aumentam também os casos de dengue. Em 2002, Jandira registrou cerca de 1700 casos da doença, diz o secretá-

rio da saúde, mas em 2010 esse número já foi reduzido para 7 casos. “Oitenta por cento de todas as caixas d´água, coloca-mos telas e cobrimos, além de promover as inspeções todos os dias do ano”.

Após demorada reforma, moradores desaprovam o atendimento do Hospital e Maternidade de Jandira

Marcha para Jesus reúne cerca de duas mil pessoas em Jandira

Depois de três meses de obra, avenida Carmine Gragnano é inaugurada

Efetivo da Guarda Municipal e da Defesa Civil agora conta com 115 homens

Dentre as queixas feitas pela comunidade, estão a falta de médicos pediatras e a demora no atendimento

Principal objetivo da caminhada evangélica é a conversão de pessoas, o entrosamento entre as igrejas e abençoar os moradores da cidade

Eles somavam 74 e apenas quatro para a Defesa Civil. Em breve, serão mais 20 oficiais que já iniciaram o curso de formação serão agregados à corporação

Dengue

Simião Mendes da Silva - 40 anos“Mesmo com a reforma do hospital, os serviços oferecidos continuam iguais, parece

que nada nesse sentido mudou. Não adianta apenas promover reformas cada vez que entra ano de eleição, a reforma deve ser geral, não apenas na estrutura”.

Júlia Ozório – 47 anos - Jd. Gabriela“Quando soube da reforma do hospital fiquei esperançosa, mas o resultado não são nada daquilo que eu esperava. Só temos esse hospital, infelizmente, fazer o quê? Precisamos de algo melhor, com certeza. Não adianta apenas reformar,

o hospital, são necessários mais médicos também. Hoje, por exemplo, não tem pediatra. Só há cinco clínicos gerais, um hospital deve ter médico o tempo todo. Eu

esperei para ser atendida cerca de duas horas e nem almocei ainda”.

Aline Aparecida Teodoro - 38 anos - Jd. Gabriela“Precisa diminuir o tempo das ambulâncias e também do atendimento no hospital. Eu cheguei aqui eram 11h da manhã e olha a hora que eu estou saindo, já são 14h, ou seja, fiquei três horas esperando para ser atendida. Tive que trazer meus filho, que está doente, e como não tenho com quem deixar as crianças todos tiveram que vir. Três crianças e um menino de colo.

Viemos lá do Jd. Gabriela, bem longe daqui. A ambulância demorou 40 minutos para chegar e ainda disseram que o caso do meu filho era pra posto de saúde. Sem falar no tumulto de gente esperando lá dentro para ser atendido”.

Luzia Correia de Lima - 51 anos - Jd. Lindomar“Meu pai está internado aqui no Hospital Municipal, espero que esteja sendo bem tratado. Eu estou aqui fora porque lá dentro está muito quente, não tem ventilador, não tem ar-condicionado, aqui fora pelo menos eu não passo tão mal. Ontem uma senhora passou mal por conta do calor, eles reformaram,

deixaram o hospital com uma aparência melhor, mas tem que melhorar o ambiente também, senão não adianta muita coisa”.

çãonão sabe como e quan-do este compromisso de campanha será cumprido.

Enquanto nossa repor-tagem esteva no hospital, os usuários colocaram vá-rias outras reclamações em questão: o fato de a reforma ter sido muito demorada e o ambiente não possuir refri-geração adequada, porém, os principais descontenta-mentos da população são a demora no atendimento e os serviço das ambulâncias.

De acordo com o secre-tário de Saúde, para auxi-liar no atendimento local a Prefeitura de Jandira está ampliando as reformas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municí-pio, para que o problema di-minua, assim como também contratando e ampliando o quadro de profissionais da área, pois atualmente en-contra-se abaixo do número necessário para se prestar um adequado atendimento.

O POVO fALA:

TERÇA-FEIRA, 7 DE DEzEMbRo DE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 4: Edição 53

4 | político TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Após ser reconduzido à presidência da Câma-ra Municipal de Jandira para o próximo biênio, o vereador Wesley Teixeira (PSB), que disputou o cargo com o vereador Wil-son Coelho (PDT), disse que vai buscar melhorias estruturais para o funcio-namento do Legislativo. Na nova composição da Mesa Diretora, Wesley contará com Zé Neto (PR) na vice-presidente (PR) e Luiz Carlos Soldé (PTB) como 3º secretário.

Para Wesley, a última gestão proporcionou di-versos benefícios aos fun-cionários da Casa, como a melhoria dos salários e a implantação da TV Câma-ra. Entre os projetos, para o próximo ano, a Câmara deve sofrer algumas al-terações estruturais. “De início, pretendo implantar o uso do Nextel entre os funcionários, a troca de computadores e melho-rias na segurança”, decla-rou o presidente reeleito.

Críticas No decorrer do pe-

ríodo eleitoral da Casa de Leis, muitas articula-ções foram feitas entre os dois candidatos para que um deles chegasse à presidência. O vereador Wilson acredita que pro-jetos para melhoria das

instalações da Câmara sejam essenciais. Uma das criticas a gestão passada foi a falta de organização dentro do Legislativo. “As coisas estão um pouco largadas, agora não sei dizer se é por conta da má administração ou se o presidente está sendo mal assessorado”, critica.

Em 2012, segundo Wil-son, a Câmara ganhará mais seis cadeiras, passando a contar com 17 vereadores. “Teremos que construir mais seis salas, a reforma será necessária e a adminis-tração já deve se programar para isso”, revelou Wilson.

Em 2009, quando Wesley Teixeira teve a oportunidade de assumir a presidência da Câmara, contou com o apoio dire-to do prefeito da cidade, Braz Paschoalin (PSDB), que articulou entre os demais vereadores para que a eleição pudesse ocorrer de forma tran-

quila. Segundo a oposição, desta vez isso não acon-teceu e não houve mani-festação do prefeito. Os parlamentares entraram em consenso e decidiram continuar com o atual presidente. Nas palavras de Wesley: “eles prefe-riram não trocar o certo pelo duvidoso”.

Presidente reeleito da Câmara de Jandiraprevê melhorias para o próximo biênio Na nova composição da Mesa Diretora, o vereador Wesley Teixeira (PSB) contará com Zé Neto (PR) na vice-presidência e Luiz Carlos Soldé (PTB) como 3º secretário

NoTASÚltima do anoCompletando a 40ª Sessão Ordinária da Câmara e última deste ano de 2010, no dia 30 de novembro, foi adiado a votação do Orçamento do município, uma das principais decisões do Legislativo. Os vereadores interromperam a sessão por cerca de 40 minutos e foi resolvido o seu adiamento. Na terça, 7 de dezembro, deve ocorrer uma sessão extraordinária para falar sobre o assunto.

Para o próximo anoNa onda de adiamentos, os vereadores jandirenses decidiram colocar em discussão vários Projetos de Resolução, mas a maioria deles só será discutida no próximo ano, mais exatamente na primeira sessão ordinária de 2011, em meados de fevereiro. Dentre os projetos adiados estão a implantação de Vale Refeição aos funcionários da Câmara, introdução de tradutor e intérprete da língua dos sinais (LIBRAS) em sessões públicas e a gratuidade no transporte coletivo para idosos.

máquina de multasDe acordo com os dados fornecidos pelo vereador Geraldo Teotônio da Silva, o Gê (PT), arrecada-se só com a aplicação de multas no município de Jandira cerca de R$ 2 milhões de reais, porém, segundo ele, o retorno à população não é visto. “Parece que a cidade está se tornando uma máquina de multas, as reclamações vêm de diversos munícipes e até de moradores das cidades vizinhas”, garantiu.

Reavaliar aplicabilidade de multasPara o vereador petista, com base na argumentação da aplicabilidade de multas na cidade, ele apresentou requerimento na Câmara de Jandira onde pede informações sobre o sistema ao prefeito da cidade, Braz Paschoalin (PSDB) para pontuar a quantidade de agentes de trânsito, horário de trabalho e métodos utilizados na fiscalização para reavaliar a forma com que as multas são aplicadas no município. O requerimento foi aprovado pelos vereadores.

AgradecimentoO presidente dos “Aventureiros Moto Clube”, conhecido como Luizinho, usufruiu da tribuna da Câmara Municipal de Jandira para agradecer aos vereadores presentes pela colaboração dada ao clube, fortalecendo o trabalho social promovido por ele. O presidente da Câmara, Wesley Teixeira (PSB), garantiu que o clube começará a receber verba do município para que possa intensificar as iniciativas. Cada vereador recebeu um troféu simbólico, como ato de agradecimento.

O PReSIDeNTe AVALIOu De fORMA POSITIVA O PROCeSSO DeMOCRáTICO que OCORReu NA CâMARA

Page 5: Edição 53

eventos | 5

foto

s: D

ivu

lga

ção

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Neste dia 8, aconte-cerá a festa de 47 anos de emancipação político--administrativo. Para mar-car a data, a Prefeitura da cidade promoverá show da dupla Guilherme e San-tiago, na Praça de Eventos, às 19h. Esse ano não ocor-rerá á Festa Nordestina como a realizada em 2009.

Os irmãos goianos, que há 15 anos ganharam fãs por todo o país, devem tocar hits como “Tá se achando” e “E daí”, música

premiada por ser uma das mais executadas nas rádios brasileiras. Mas a abertura dos festejos pelo aniversário de Jandira ocorre já às 8h, com o hasteamento da bandeira, seguido de sessão solene na Câmara Municipal, às 9h, quando será realizada também homenagens a ilustres munícipes.

Haverá também show dos grupos: Art Popular, Samprazer e Nuwance e a tradicional queima de fo-

gos. Jandira é uma cidade que está ligada à vinda de imigrantes europeus com a predominância de italia-nos para a construção da Estrada de Ferro Soroca-bana. Nos anos 50, Jandira foi elevada a distrito de Co-tia. E em 25 de janeiro de 1951, foi fundada a União Pró-Jandira, entidade cria-da para trabalhar pela emancipação, tornando Jandira município no dia 8 de dezembro de 1963, por meio de um plebiscito.

Show de Guilherme & Santiago marcará os 47 anos do aniversário de JandiraComemorações também incluirão homenagens da Câmara Municipal a alguns munícipes

Neste aNo, a garaNtia Da festa fiCará por CoNta Da Dupla guilherMe e saNtiago

HoRáRIo ATIvIdAdE locAl

8h hasteamento da Bandeira praça da Bandeira10h sessão solene Câmara Municipal19h show de aniversário praça de eventos

barueri e Jandira agoratêm ligação à altura:avenida foi liberadadepois de longa espera, a Avenida carmine Gragnano, que liga a cidade de Jandira e barueri, foi liberada. Agora, as duas estão ligadas por uma avenida segura, adequada e de suma importância para os munícipes e para os comerciantes. Fechada desde agosto, a avenida foi alvo de polêmica, discussão e acusações entre situação e oposição. Porém, com novo asfalto, nova rede de iluminação, novos postes, cabeamentos e um canteiro central, os motoristas poderão trafegar por ela com mais tranquilidade.

colocar Guarda civil municipal com colete vencido nas ruas é arriscadoApós denúncia do Sindicato dos guardas municipais de osasco e Região, o FJ apurou que a Guarda municipal de Jandira poderá ir para as ruas com coletes vencidos, o que poderia expor os profissionais a riscos. os coletes balísticos teriam sido uma doação do municipio de barueri. No entanto há indícios de que estes equipamentos de segurança deveriam ter sido recolhidos por ordem do ministério Público devido estarem fora do prazo de validade.

em altaem baixa

Page 6: Edição 53

Coordenado pelo de-partamento de Geren-ciamento da Juventude, o 9° Encontro de Artes Marciais de Jandira reu-niu mais de 200 atletas no domingo. O evento, que aconteceu no Ginásio Central recebeu adeptos de 10 academias particu-lares, mais alunos das es-colinhas de artes marciais da cidade.

Além das academias de Kung-fu Shaolin Wushu Místico, Zenbu-kai Karate e Muay Thai, todas com aulas são oferecidas gra-tuitamente no Centro de Referência da Juventude. O 9º Encontro contou com a participação do grupo de Capoeira Guanabara, Ginástica Olímpica, Kung--fu Taisan, Muay Thai da Academia G3, Aikido, Ca-poeira Candeias, Kung-fu Shaolin LOFU e Instituto Wutao. No total, foram 246 alunos participantes, acompanhados dos fami-liares e amigos.

Realizado pela 1ª vez em 1998 pelo saudoso

Mestre Didi, que acredi-tava na força das artes marciais na formação do cidadão independente, o evento foi organizado neste ano pelo profes-sor Vandré, responsável pelas aulas de kung-fu mistico no Gerenciamento da Juventude, junto com o professor Vanderson, foram os organizadores e anfitriões do evento.

Ginásio Central recebe mais de 200 atletas no 9º Encontro de Artes MarciaisAlunos das escolinhas da cidade e outras 10 academias particulares participaram do evento

O ginásiO ficOu cheiO pArA Ver A perfOrmAnce dOs AtletAs

6 | ESPORTE

NOTASJandira realiza II Olimpíada na cidadepara promover e incentivar a prática esportiva como fonte de saúde e qualidade de vida, a prefeitura realizou a ii Olimpíada de Jandira. As competições envolveram todas as escolinhas municipais de esportes em diversas categorias. Ao todo, dois mil alunos participaram das competições, entre elas de atletismo, basquete, capoeira, kung-fu, vôlei, futsal, futebol, natação, ginástica olímpica e handebol.

Festival de Pipas chega à cidadeno dia 10 de dezembro, acontece o “festival de pipas”, que deve reunir amantes de todas as idades no campo da área de lazer em dois horários, às 9h e às 14h. O evento contará com a ajuda dos organizadores, que vão auxiliar na confecção das pipas e também na ajuda para colocá-los no ar. de acordo com a secretária de esportes, o festival terá três categorias

classificatórias: maior pipa, menor e a mais criativa. final da série prata e Ouro no estádio iiA final da série prata e série Ouro aconteceu no domingo, 05, no estádio ii, no tablado, localizado na rua João de góes. A disputa da série prata teve início às 9h e levou os times “romer” (Alvorada) e o “Jandirense” à final, com empate de 0 a 0, o romer classificou-se como campeão pela melhor campanha. Já a final da série Ouro aconteceu às 11h, os times adversários foram o “Alvorada” contra o “Juventus” (Vila eunice), levando a melhor o Juventus, com o placar de 3 a 1.

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEMbRO dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 7: Edição 53

CensoUma pesquisadora do IBGE bate a porteira de um sitiozinho perdido no interior e pede licença pra conversar um pouco:– Essa terra dá mandioca meu senhor?– Dá não senhora - responde o dono do sitio.– Dá batata?– Também não.– E feijão?– Nunca deu.– Arroz? Milho???– Mas nem brincando! - diz o homem– Então quer dizer que por aqui não adianta plantar nada?– Ah, bão... Se plantá, dá sim!

HUMOR

VARIEDADES | 7TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEMbRO dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 8: Edição 53

Polêmica nos coletesdos novos Guardas A grande questão que

suscitou polêmica du-rante a coletiva se refere aos coletes de proteção que serão utilizados pela Guarda Municipal. Segun-do denúncia do Sindicato dos Guardas de Osasco e região, o Ministério Públi-co do Trabalho obrigou a cidade de Barueri a reco-lher todos os coletes que estavam vencidos, porém, esses coletes foram doa-dos à prefeitura de Jandi-ra que pretende utilizá--los para a GM. Segundo o fornecedor do material, uma vez vencido, eles não poderão ser mais utilizados. O Sindicato afirmou que a Prefeitura estará sendo enquadrada em uma ação penal, sob acusação de periclitação da vida e da saúde (criar situação de perigo a vida) e que além da ação penal, será movido ainda uma ação civil por danos mo-rais.

No entanto, o secre-tário Municipal de Segu-

Na quarta-feira, 1º de-Dezembro, o prefeito de Jandira, Braz Paschoalin (PSDB), realizou entre-vista coletiva com a im-prensa regional no Portal Ecológico da cidade para falar sobre a queda nos índices de criminalidade do município e também sobre o Orçamento para 2011.

D e a cordo com o prefeito, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública foi determinante para a ob-tenção dos indicativos. No

primeiro semestre deste ano, segundo os dados da Secretaria do Estado de Segurança Pública, a cida-de não registrou nenhum caso de homicídio. Em comparação ao mesmo período de 2009, os índi-ces também caíram para outros delitos. O número de roubos caiu de 501 para 356, já o de carros

roubados baixou de 83 para 46 e o de homicídios, de 13 para 5, uma queda de mais de 60%.

De acordo com Braz, outras ações foram reali-zadas para que a cidade chegasse aos números. Ele citou uma reforma de modernização da Sub--sede da Guarda Civil no Jardim Gabriela, que

ganhou blindagem em torno de todo o posto, a interligação de dados à sede central, além de mais viaturas para a cor-poração. Outro ponto po-sitivo apresentado pelo prefeito foi o aumento do número de efetivo da Guarda Civil e da Defesa Civil, que saltou de 74 para 115 homens.

Jandira registra queda de 60% no número de homicídios, com apenas 5 casos em 2010 Mesmocomemorandoos números,prefeiturapode pararna Justiçase utilizarcoletesvencidos

Braz eM coletiva de iMprensa respondeu a Jornalistas soBre a polêMica

8 | segurança

rança Pública, Coronel Paulo José Muniz, rebateu as criticas e garantiu que todos os coletes foram testados e existe laudo comprovando a eficiência do equipamento.

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 9: Edição 53
Page 10: Edição 53

10 | Entrevista

O farmacêutico mais antigo de Jandira, Ma-noel Erasto Rangel, de 70 anos, mais conhecido como “Rangel da Farmá-cia”, além de ser um dos precursores do ramo na região também teve uma forte ligação, nos anos 1960, com o processo de emancipação de Jandira, antigo distrito de Cotia. Atualmente, Rangel está no comando da Farmácia Popular de Jandira, pro-grama do Ministério da Saúde que tem por obje-tivo levar à comunidade medicamentos a preço de custo.

Nascido em Poloni, interior de São Paulo, em 5 de dezembro de 1940, Rangel era o único filho homem de Vicente Alva-renga Rangel Sobrinho e Benedita Lopes Rangel, que chegaram à Jandira em 1955, com três filhas, quando o garoto comple-tava 15. Na época, Jandira ainda não era uma cida-de independente, mas já começara uma agitação entre moradores e pes-soas públicas para que isso se tornasse possível. “Meu pai comprou um terreno aqui e desde en-tão a família se engajou no movimento”, contou Rangel. O movimento de emancipação surgiu em 1962, tendo como mentor Oswaldo Sammartino e Anthero Correia de Godoy.

A participação de Rangel na luta pela independên-cia da cidade teve a forte influência de seu pai Vi-cente, um dos envolvidos na causa. “O nosso papel era comparecer às as-sembleias no centro de

São Paulo, Íamos fazer pressão para que os depu-tados estaduais votassem em favor da emancipação de Jandira”, relembra. Em meio a toda essa luta, a população foi o fator decisivo para a conquista já que compareceu em massa às urnas em 8 de dezembro de 1963, dia do plebiscito, para votar sim. Em 1963, Jandira tornou-se município in-dependente, porém com a revolução militar que acontecia desde 1960, houve o retardamento da posse do primeiro prefei-to da cidade e dos demais políticos.

Sete anos passados, em 1970, fundou a ter-ceira farmácia de Jandira, nomeada Drogagel, que passou a ser referência no município. “Na época, a farmácia teve bastante movimento”, diz. A pri-meira farmácia jandirense pertenceu a José Lopes, a Farma Lopes; e a se-gunda era propriedade da família de Frank, a DrogaFrank. “Foi nesse período que fiquei co-nhecido como Rangel da Farmácia”, comenta.

Rangel casou-se com Benedita Lopes Rangel, aos 21 anos, quando Jan-dira passava por um forte período de industriali-zação, seguido pela che-gada da rodovia Castello Branco. O farmacêutico teve dois filhos, que atu-almente têm 43 e 45 anos.

Serviço:A Farmácia Popular está localizada na Av. CarmineGragnano, 147, no centrode Jandira.

Rangel da Farmácia conta sua participação no processo de emancipação de JandiraAos 15 anos de idade, veio do Interior para Jandira e aos 30 fundou a terceira farmácia local tornando-se figura importante para a história da cidade

Senhor rAngel contou que SuA fAmIlIA Se engAJou no movImento de emAncIpAção de JAndIrA

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Há cerca de dois meses no Jandira Plaza Shopping, a hambur-gueria Milk Burguer trouxe para a cidade um novo conceito em lanches. Com fabrica-ção Própria dos ham-búrgueres e maionese, o e m p re s á r i o A s s i s Neto, diz que o seu diferencial está exa-tamente nesses dois itens. “Não vim para ser mais um na praça.

Quero agradar meus fregueses , lhes ofere-cendo um bom espaço, onde a pessoa pode d e s f r u t a r d e h o ra s agradáveis saboreando os itens do nosso car-dápio, por sinal bem va r i a d o . Q u e ro q u e quem venha até meu estabelecimento saia contente e depois volte trazendo a família e os amigos”, diz Assis.

C o m u m e s p a ç o

planejado e um aten-dimento profissional, a Milk Burguer tam-bém oferece além dos d e l i c i o s o s l a n c h e s , a l m o ç o n o s i s t e m a self service, com uma ótima novidade, um suco e uma sobremesa grátis. De domingo a domingo, o seu me-lhor espaço é o Mik Burguer, no terceiro piso do Jandira Plaza Shopping.

hamburgueria traz para Jandira novo conceito em lanches

Page 11: Edição 53
Page 12: Edição 53

Na última quinta, 2, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo infor-mou que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vai ficar, em média, 7,2% mais barato em 2011. O cálculo do imposto é feito sobre o valor venal do veículo, que pode ser consultado na tabela di-

vulgada pela Fipe (Funda-ção Instituto de Pesquisas Econômicas).

As alíquotas variam entre os veículos: carros a gasolina pagam 4% sobre o valor venal; carros a álcool e gás recolhem 3%; bicombustíveis recolhem 4%; picape de cabine dupla é tributada em 4%; ônibus, utilitários,

Valor do IPVA 2011 ficará 7% mais barato no Estado de São Paulo Só neste ano, o IPVA teve redução de 12,2%

12 | autos

Classificados

microônibus, tratores e motocicletas pagam 2%; e caminhões 1,5%. Cerca de 65% da frota tributável se enquadra na alíquota de 4%.

Para calcular o IPVA a ser pago em 2011, o proprietário deve en-

contrar o valor venal de seu veículo na tabela e, em cima disso, a alíquo-ta correspondente. Por exemplo: em um carro a gasolina com valor de R$ 30 mil, o IPVA será de R$ 1.200 (ou 4% do valor do veículo).

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 13: Edição 53

COTIDIANO | 13TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Vem da Unidade de Saúde Integrada do Jar-dim Gabriela um bom exemplo de trabalho jun-to à população. É o “Pro-jeto Vida Saudável”, que tem como público alvo pacientes diabéticos e hipertensos.

A proposta é oferecer aos pacientes uma nova opção para o controle da doença, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a quantidade de medicação diária, a fim de minimizar os re-sultados de alterações no

USI do Jardim Gabriela lança projeto em prol de pacientes diabéticos e HipertensosProjeto Vida Saudável reúne funcionários da saúde em campanha de tratamento alternativo a pacientes com Diabetes e Hipertensão

colesterol, triglicérides e glicemia. Para atender aos pacientes a unidade montou uma equipe for-mada por um médico, um psicólogo, um nutricio-nista, agentes comunitá-rios e enfermagem.

O Projeto tem uma programação com suas atividades. A principal delas é uma caminhada de uma hora, realizada duas vezes por semana, as terças e sextas-feiras das 7h às 8h. Toda sexta após a caminhada os pacientes se reúnem na Unidade de Saúde para o acompanha-mento da pressão e glice-mia, porém, o projeto vai além da Caminhada, há

também aulas de violão e reunião de auto-estima para as mulheres.

Também são realiza-dos encontros mensais para falar sobre o pro-blema e discutir sobre as novidades da ciência, estado nutricional, es-tado físico e emocional. Os pacientes mais ativos participam de um passeio a cada três meses. Estu-dos mostram que os pa-cientes hipertensos e dia-béticos necessitam sair de uma rotina maçante e estressante para ficar longe dos problemas.

A unidade de Saúde integrada do Jardim Ga-briela fica na Rua Gabrie-la Ribeiro da Silva, nº 13 A, em frente à Sub Sede da GCM. Ela funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 17h. Atende algumas especialidades, entre elas: Clínico Geral, Ginecologistas, Pedia-tras sendo um deles de alto risco, fonoaudiólogo,

psicólogo, psiquiatra, dentistas e auxiliares. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4707-2394.

O HiPerDia, realizaDO nO POrtal ecOlógicO, fOi uma DaS atiViDaDeS PrOmOViDa Jandira Plaza

Shopping faz alegria dos jandirenses neste Natal

mais uma vez o Jan-dira Plaza Shopping faz a diferença na cidade. Para este natal, o Plaza está promovendo mais um concurso cultural , onde todos podem participar. Basta escrever um pedido ao Papai noel. Os pedidos mais criativos receberão prêmios como: uma moto fan da Honda 125 cl- uma geladeira- um fogão- uma maquina de lavar- 5 Vales--compras de r$ 200,00 para serem gastos nas lojas do Shopping.

no próximo dia 11 o Plaza apresenta um coral com músicas de natal. O convite é estendido a todos os jandirenses, lembrando que o Papai noel está todos os dias das 14:00hs às 20:00hs esperando por você.

Page 14: Edição 53

Final de ano, época de utilizar o 13º para comprar presentes e a ceia de Natal. Neste período, propício a troca de mimos entre as famílias e colegas de tra-balho, a população vai às compras com uma quanti-dade maior de dinheiro no bolso. No entanto, é preciso maior atenção à segurança pessoal, já que no mês de dezembro é registrado um aumento de furtos e rou-bos por conta da grande circulação de pessoas nos centros comerciais. Outro fator que também deve ser levado em consideração é o ‘indulto de Natal’, oferecido a alguns presos para que possam visitar as famílias.

De acordo com o De-legado da Polícia Civil de Jandira, Eymard Bertho Ferreira Júnior, o princi-pal cuidado deve partir de cada pessoa. “É pre-ciso redobrar a atenção com os pertences pesso-ais e evitar lugares mais movimentados, alvos de assaltantes. As vítimas preferidas são as mu-lheres, as adolescentes e os idosos, pois são mais frágeis e não oferecem muita resistência”. Pes-soas falando ao celular também são alvos fáceis para os bandidos, já que geralmente, o criminoso se aproveita da distração

para furtar algum objeto de valor, explicou o poli-cial, ressaltando que uma modalidade de assalto bastante praticada é o roubo com a utilização de motocicletas.

Além da questão das compras, é preciso ficar de olho também com a segurança na residência, já que com o indulto de Natal há maior índice de saques. “Mesmo que o número de crimes contra

o patrimônio pessoal em Jandira e no Estado tenha diminuído, todos sabem que no final do ano há uma onda de assaltas, portanto é preciso estar alerta”, res-saltou o delegado.

Ele explicou que mes-mo antes de os indultos ocorrerem, as delega-cias de cada município recebem um relatório completo, com fotos e a ficha desses indivíduos, para que possam ser fa-

cilmente reconhecidos se houver alguma ocor-rência. “Existe um Plano de Acompanhamento, no qual as polícias vão até a casa dessas pessoas con-firmarem a chegada do preso e também voltam ao local para confirmar o seu retorno. Desta maneira, há um aumento significa-tivo de homens nas ruas para complementar na se-gurança pública”, afirmou Ferreira Júnior.

Período de festas: alerta redobrado com a segurançaConheça os crimes mais comuns no período e dicas de como se precaver destas ações

Com déCimo terCeiro na mão, população deve ter Cuidado ao ir as Compras de natal

erramos

14 | Final de ano

Vinte e um municí-pios do Estado aderiram ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que permite a regularização completa de empresas pela internet. São 14 mu-nicípios da Região Me-tropolitana de São Paulo (RMSP) e sete do interior. O termo de adesão foi assinado ao meio-dia, no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeiran-tes, pelos prefeitos e pelo secretário de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo, Pedro Rubez Jehá.

Os municípios da RMSP que passam a con-tar com o SIL são Arujá, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Ferraz de Vas-

concelos, Francisco Mo-rato, Franco da Rocha, Jandira, Juquitiba, Mairi-porã, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Par-naíba e São Lourenço da Serra. Os municípios do interior são Américo Brasiliense, Amparo, As-sis, Guariba, Jaborandi, Pirassununga e Torrinha.

Pelo SIL, o licencia-mento que é o maior obs-táculo para legalização completa das empresas pode ser feito inteira-mente pela internet por empresas de baixo risco (75% dos casos), por meio do Portal Poupa-tempo do Empreende-dor no site (www.poupa-tempodoempreendedor.sp.gov.br).

Diferente do que foi publicado na últi-ma edição do “Folha de Jandira” sobre as eleições na Câmara dos Vereado-res, quem entrou com o mandado de seguran-ça e conseguiu anular a primeira eleição em Setembro foi o verea-

dor Gerson Cerqueira (PTN) e não o Geraldo Teotonio da Silva, o Gê (PT) como foi publicado. Inclusive não foi Gerson quem disputou a presi-dência da Câmara com Wesley Teixeira (PSB) e sim Wilson Coelho (PDT).

21 municípios aderem ao sistema de licenciamento de empresas pela internet

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Page 15: Edição 53

tou por mês com água, luz, combustível, supermerca-do, compras, lazer e pres-tações em 2010. Coloque essas despesas em uma planilha e veja o que pode ser reduzido. Despesas relacionadas ao consumo (despesas variáveis) são mais fáceis de abater. O seu extrato bancário dos últi-mos 12 meses pode dizer maravilhas (ou não) ao seu

respeito. Faça um mapa de todos os financiamentos e prestações adquiridas em 2010 e veja o quanto preci-sa de sua renda para tratar desses assuntos. Procure não contrair dívidas que consumam mais do que 30, 35% de sua renda.

2) Só pense em adquirir um novo bem se estiver bem financeiramente.

3) Aprenda a mágica dos juros compostos em apli-cações financeiras e a tragédia nas compras a prazo. Não se iluda com “essa parcela cabe no meu bolso tranquilamente”. Antes de fechar uma com-pra, entenda bem como funciona o mecanismo das prestações.

4) Dedique um pouco do seu tempo para pensar na sua carreira profissional. Será que na mesma em-presa onde trabalha não existe uma oportunidade melhor? E nas outras em-presas? Não vale a pena disparar alguns currículos, com a tranquilidade de estar empregado?

5) Não seja acomodado. O mundo gira, e cada vez mais rápido a medida que ficamos mais velhos. 6) Desenvolva seu ne-twork. Participe de gru-pos e fóruns relacionados a sua carreira.

Já repararam que o ano está acabando cada vez mais cedo? Mal che-gou Novembro já temos Panetone nos supermer-cados, carros 2011 nas lojas (esses começam a trocar de ano cada vez mais cedo), decoração natalina nas ruas, lojas começando mais uma “queima total, ficamos malucos, descontos nun-ca vistos antes”, etc., etc., etc. e por aí vai. Isto é, o décimo terceiro salário nem entrou na conta dos brasileiros e o comércio já está “seduzindo” o consu-midor para que ele o gaste antes mesmo de chegar.

Temos que lembrar que depois de toda festa regada a muita bebida vem uma forte ressaca. Estamos falando de Janei-ro, o mês dos “I”s. IPVA, IPTU, “ihhhhh faltou di-nheiro para a matrícula dos filhos”, e por aí vai. Mas quem consegue passar de Janeiro “no azul”, tem grandes chances de con-

tinuar na mesma situação no decorrer do ano. Vamos a algumas dicas de como podemos entrar em 2011 em paz e saúde física e financeira, afinal, um bolso saudável ajuda até mesmo a cuidar melhor da nossa saúde e bem estar.

1) Conheça a si mesmo antes de começar o ano novo: saiba o quanto gas-

finanças | 15

7) Não é só de emprésti-mos e financiamentos que vive o mundo. Se já tem um carro e pode esperar um pouco, um consórcio pode ser uma boa pedida para comprar um novo. Fuja do imediatismo. 8) Converse com sua es-posa e filhos sobre plane-jamento doméstico. Um time que joga unido tem mais chances de ser cam-peão do que um time que tem um artilheiro que não passa a bola pra ninguém. 9) Quem deve cuidar da sua saúde financeira É VOCÊ! Conheça os planos que seu banco oferece e as taxas que ele cobra. Por mais experiente que o seu gerente seja, quem sabe onde aperta o calo é você. 10) Seja realista: não adianta querer ter uma casa na praia ou fazer “a viagem dos sonhos” deven-do no cartão de crédito e no cheque especial.

O que fazer para ter um “próspero ano novo”?

Pedidos e decretos de falência são os menores desde 2005, revela Serasa Experian

TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRO dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

Desde a edição da Nova Lei de Falências, em 2005, as falências requeridas e decre-tadas alcançaram o menor patamar para o mês de novembro, houve 148 requerimen-tos e 56 decretos de fa-lências em todo o país, segundo o Indicador Serasa Experian de Fa-lências e Recuperações.

92 dos 148 pedidos de falência verificados no levantamento fo-ram feitos por micro e pequenas empresas, 35 por médias e 21

por grandes. Todos os portes apresentaram queda se comparados ao ano anterior. As úni-cas a apresentar cres-cimento, na relação com outubro deste ano, foram as médias em-presas, com 7 pedidos a mais.

Já os decretos, 52 dos 56 registros foram de micro e pequenas empresas, 3 de médias e 1 de grande. Com-parados a outubro, as micro e pequenas em-presas apresentaram 6 decretos a mais, o

único porte a registrar aumento. Porém, na re-lação com novembro de 2009, todos os portes de empresas tiveram recuo.

O crescimento men-sal das falências de-cretadas das micro e pequenas empresas, na relação novembro e outubro, é pontual, le-vando em consideração que este porte aumen-tará suas atividades em dezembro, com as festas de final de ano, revertendo o resultado de novembro.

Page 16: Edição 53

A ASSIJA – Associação Industrial de Jandira en-tregou ao prefeito da ci-dade, Braz Paschoalin, um documento contendo uma série de reivindicações da classe empreendedora da cidade.

O encontro entre o prefeito e a diretoria da ASSIJA aconteceu num café da manhã na sede da entidade, onde compare-ceram diversos empresá-rios, além da maioria do secretariado municipal.

Durante o encontro, temas como duplicação

da Via João de Góes e pre-cariedade na sinalização e nas condições de asfal-to no Parque Industrial vieram à tona, gerando longos debates e o com-promisso do prefeito de buscar uma solução rápi-da para as questões.

Outro tema contro-verso foi o fato de a fis-calização de Jandira estar multando empresas que dão ticket refeição pelo fato destes fornecedores reterem o imposto em seus municípios sede. Apesar da Legislação Fe-

deral já tratar do assunto, em Jandira a atual secre-taria de Finanças insiste em atitudes que podem expor os empreendedores jandirenses a bitributa-ção, o que vai contra o bom senso e as politicas de desenvolvimento que a cidade tanto necessita.

O prefeito garantiu que as equipes de tribu-taristas estão revendo a questão e, se for o caso, irá rever o Código Tributário de Jandira para evitar interpretações errôneas.

O presidente da ASSIJA

ASSIJA se reúne com prefeito e apresenta reivindicações de empresários jandirenses

16 | negócios TERÇA-FEIRA, 7 dE dEzEmbRo dE 2010w w w . f o l h a d e j a n d i r a . c o m . b r

A fiscalização do mu-nicípio de Jandira vem multando tomadores de serviços injustamente, alegando que a falha está no Código Tributário do município, aprovado pe-los vereadores, em 24 de Dezembro de 2003, muitos dos quais ainda com man-dato na Câmara Municipal.

Um exemplo clássico é a aquisição de alguns serviços em empresas se-diadas em Barueri, que naturalmente retém o ISS pois recolhe no município sede da empresa presta-

dora. A prefeitura mesmo após um grande esforço técnico em explicar a in-constitucionalidade e até o absurdo, insiste em man-ter a posição dizendo aos empresários que a culpa é do código que foi aprovado na Câmara e que eles nada podem fazer a respeito. É interessante notar que o código foi elaborado na gestão petista na cidade, que não interpretava da forma que o atual governo interpreta e nunca pre-judicaram neste sentido os empresários que tanto

trabalham para gerar im-postos, emprego e renda aos trabalhadores.

Cabe agora aos vere-adores solucionarem o problema e colocar ordem na bagunça que a área de receita do município arrumou e não demonstra disposição para resolver.

A dúvida é se pro-blemas aparentemente simples não estão sendo resolvidos por ineficiên-cia ou se por má vontade dos funcionários públicos alocados ali para atender a população.

Fiscalização declara que código tributário aprovado pelos vereadores é falho

destacou que este códi-go existe desde a gestão

passada , e que não havia a interpretação que pe-

naliza o empresário com bitributação.