Edição: n° 224 - 25/04/2015

12
O 21 de abril de 2015 ficará marcado para sempre na vida de uma família. Graças à força do rádio e à grande audiência da Vale Verde FM, primos de Ivaiporã, Bauru e Assis se reencontraram depois de 33 e 45 anos de procura. Farmácias de Plantão Até sexta-feira (1º): Farmácia N. Sra. Aparecida e Farmácia Farmaútil SÁBADO de abril de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 25 EDIÇÃO 224 Ministro Kassab atende prefeitos na Amop Saúde realiza 10º Conferência Municipal de Saúde e discute o direito do povo brasileiro Professores cogitam entrar em greve a partir de segunda-feira Rô: o rei das pamonhas Vale Verde FM realiza reencontro de parentes O ministro das Cidades, Gilberto Kas- sab, esteve ontem (24) em Cascavel. Du- rante todo o dia participou de reunião com prefeitos na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Kassab atendeu as demandas individuais dos prefeitos em oito reuniões com grupos de 10 prefeitos a cada encontro. Ministro Gilberto Kassab reunido com prefeitos na Amop Assis Rede estadual Após décadas PÁG. 3 PÁG. 4 PÁG. 3 PÁG. 9 PÁG. 3 Em assembleia, os profissionais da educação do estado do Paraná decidem hoje (25), em Londrina, se entram novamente em greve ou não. Um ônibus com professores pertencentes à APP Sindicado, nú- cleo de Assis Chateaubriand, saiu na madrugada deste sábado rumo ao evento. Presidente da APP de Assis, Gisele Lopes: “Governo do Paraná está quebrando os acordos com a categoria.” O passatempo de muitas agricultoras e donas de casa se transformou na principal fonte de renda de um chateaubriandense, há cinco anos. Inspirado na iniciativa de um amigo na cidade de Francisco Alves, Ronaldo Nobrega (Rô), 36, resolveu comercializar pa- monhas pelas ruas de Assis Chateaubriand. Chateaubriandense vende 9 mil pamonhas por mês Murilo Battisti

description

 

Transcript of Edição: n° 224 - 25/04/2015

Page 1: Edição: n° 224 - 25/04/2015

O 21 de abril de 2015 ficará marcado para sempre na vida de uma família. Graças à força do rádio e à grande audiência da Vale Verde FM, primos de Ivaiporã, Bauru e Assis se reencontraram depois de 33 e 45 anos de procura.

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (1º): Farmácia N. Sra. Aparecida e Farmácia Farmaútil

SÁBADO de abril de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº224

Ministro Kassab atende prefeitos na Amop

Saúde realiza 10º Conferência Municipal

de Saúde e discute o direito do povo brasileiro

Professores cogitam entrar

em greve a partir de

segunda-feira

Rô: o rei das pamonhas

Vale Verde FM realiza reencontro de parentes

O ministro das Cidades, Gilberto Kas-sab, esteve ontem (24) em Cascavel. Du-rante todo o dia participou de reunião com prefeitos na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Kassab atendeu as demandas individuais dos prefeitos em oito reuniões com grupos de 10 prefeitos a cada encontro.

Ministro Gilberto Kassab reunido com prefeitos na Amop

Assis Rede estadual

Após décadas

PÁG. 3

PÁG. 4

PÁG. 3

PÁG. 9

PÁG. 3

Em assembleia, os profi ssionais da educação do estado do Paraná decidem hoje (25), em Londrina, se entram novamente em greve ou não. Um ônibus com professores pertencentes à APP Sindicado, nú-cleo de Assis Chateaubriand, saiu na madrugada deste sábado rumo ao evento.

Presidente da APP de Assis, Gisele Lopes: “Governo do Paraná está quebrando os acordos com a categoria.”

O passatempo de muitas agricultoras e donas de casa se transformou na principal fonte de renda de um chateaubriandense, há cinco anos. Inspirado na iniciativa de um amigo na cidade de Francisco Alves, Ronaldo Nobrega (Rô), 36, resolveu comercializar pa-monhas pelas ruas de Assis Chateaubriand.

Chateaubriandense vende 9 mil pamonhas por mês

Murilo Battisti

Page 2: Edição: n° 224 - 25/04/2015

SÁBADO, 25 de abril de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpinião

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagem policial: Léo Silva

Reportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella Bessegatto

Esporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

Editorial(44) 3528-2919

Entre em contato com a redação:

EU SOU O BOM PASTOR. DOU A VIDA PELAS MINHAS OVELHAS

CRENTES, POBRES E FAMOSOS

CAMINHONEIROS E PROFESSORES: NOVAS GREVES, MESMAS REIVINDICAÇÕES

QUAL É O CORRETO?( ) O locutor Paulinho permanece no estúdio prin-

cipal das 8 h às 11 h 45 min.( ) O locutor Paulinho permanece no estúdio prin-

cipal das 8h às 11h45 min. Na língua portuguesa, a abreviatura de horas é “h” e

a abreviatura de minutos é “min”. Assim, abrevia-se 8 horas com numeral cardinal 8h (sem espaço depois do numeral 8 e sem “s” e sem ponto depois de “h”). Abre-via-se 11 horas e 45 minutos (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de “h” e “min”).

O correto é: O locutor Paulinho permanece no estú-dio principal das 8h às 11h45 min.

O 4º Domingo da Páscoa é o “Domingo do Bom Pastor”. Todos os anos a liturgia deste domingo nos propõe o capítulo 10 do Evangelho segundo João, onde Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. Cristo é o modelo do verdadeiro pastor que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar nele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. Para pertencer ao rebanho de Jesus é preciso estar disponível e atento para ouvir sua voz e segui-lo no caminho do amor e da entrega.

Neste mesmo dia a Igreja nos pede que rezemos pelas Vocações e o Papa nos oferece uma bela reflexão sobre o tema. Este ano ele propõe “O Êxodo, experiência fundamental da vocação”. Vamos acompanhar a men-sagem do Papa Francisco:

“Jesus dá a ordem de rezar ao dono da messe que envie trabalhadores à messe num contexto de envio missionário. Com efeito, se a Igreja ‘é, por sua natureza, missionária’ a vocação cristã só pode nascer dentro de uma experiência de missão. Assim, ouvir e seguir a voz de Cristo, Bom Pastor, deixando-se atrair e conduzir por Ele e consagrando-lhe a própria vida, significa permitir que o Espírito Santo nos introduza neste dinamismo missionário, suscitando em nós o desejo e a coragem jubilosa de oferecer a nossa vida e gastá-la pela causa do Reino de Deus.

A oferta da própria vida nesta atitude missionária só é possível se for-mos capazes de sair de nós mesmos. Por isso, neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, gostaria de refletir precisamente sobre um «êxodo» muito particular que é a vocação ou, melhor, a nossa resposta à vocação que Deus nos dá. Quando ouvimos a palavra ‘êxodo’, ao nosso pensamento acodem imediatamente os inícios da maravilhosa história de amor entre Deus e o seu povo; uma história que passa através dos dias dramáticos da escravi-dão no Egito, a vocação de Moisés, a libertação e o caminho para a Terra Prometida. Na Páscoa, passar da escravidão do homem velho à vida nova em Cristo é a obra redentora que se realiza em nós por meio da fé (Ef 4,22-24). Esta passagem é um real e verdadeiro ‘êxodo’, é o caminho da alma cristã e da Igreja inteira, a orientação decisiva da existência para o Pai.

Na raiz de cada vocação cristã, há este movimento fundamental da ex-periência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo; abandonar como Abraão a própria terra pondo-se confiadamente a caminho, sabendo que Deus indicará a estrada para a nova terra. Esta ‘saída’ não deve ser en-tendida como um desprezo da própria vida, do próprio sentir, da própria humanidade; pelo contrário, quem se põe a caminho no seguimento de Cristo encontra a vida em abundância, colocando tudo de si à disposição de Deus e do seu Reino. Como diz Jesus, «todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna” (Mt 19,29). Tudo isto tem a sua raiz mais profunda no amor. De fato, a vocação cristã é, antes de mais nada, umchamado de amor que atrai e reenvia para além de si mesmo, descentraliza a pessoa, provoca um êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertação no dom de si e, precisamente dessa forma, para o reencontro de si mesmo, mais ainda para a descoberta de Deus.

A experiência do êxodo é paradigma da vida cristã, particularmente de quem abraça uma vocação de especial dedicação ao serviço do Evangelho. Consiste numa atitude sempre renovada de conversão e transformação, em permanecer sempre em caminho, em passar da morte à vida, como celebramos em toda a liturgia: é o dinamismo pascal. A vocação é sempre aquela ação de Deus que nos faz sair da nossa situação inicial, nos liberta de todas as formas de escravidão, nos arranca da rotina e da indiferença e nos projeta para a alegria da comunhão com Deus e com os irmãos. Por isso, responder à chamada de Deus é deixar que Ele nos faça sair da nossa falsa estabilidade para nos colocarmos a caminho rumo a Jesus Cristo, meta primeira e última da nossa vida e da nossa felicidade.

Esta dinâmica do êxodo diz respeito não só à pessoa chamada, mas também à atividade missionária e evangelizadora da Igreja inteira. Esta é verdadeiramente fiel ao seu Mestre na medida em que é uma Igreja «em saída», não preocupada consigo mesma, com as suas próprias estruturas e conquistas, mas sim capaz de ir, de se mover, de encontrar os filhos de Deus na sua situação real e compadecer-se das suas feridas. Deus sai de Si mesmo numa dinâmica trinitária de amor, dá-se conta da miséria do seu povo e intervém para libertá-lo (Ex 3,7). A este modo de ser e de agir, é chamada também a Igreja: a Igreja que evangeliza sai ao encontro do ho-mem, anuncia a palavra libertadora do Evangelho, cuida as feridas das al-mas e dos corpos com a graça de Deus, levanta os pobres e os necessitados.

Ouvir e receber a chamada do Senhor não é uma questão privada e intimista que se possa confundir com a emoção do momento; é um com-promisso concreto, real e total que abraça a nossa existência e a põe ao ser-viço da construção do Reino de Deus na terra. O discípulo de Jesus tem o coração aberto ao seu horizonte sem fim, e a sua intimidade com o Senhor nunca é uma fuga da vida e do mundo, mas, pelo contrário, «reveste essen-cialmente a forma de comunhão missionária» (Evangelii Gaudium, 23).

Esta dinâmica de êxodo na direção de Deus e da humanidade enche a vida de alegria e significado. Gostaria de me dirigir sobretudo aos mais jovens que, inclusive pela sua idade e a visão do futuro que se abre diante dos seus olhos, sabem ser disponíveis e generosos. Às vezes, as incógnitas e preocupações pelo futuro e a incerteza que afeta o dia-a-dia encerram o risco de paralisar estes seus impulsos, refrear os seus sonhos, a ponto de pensar que não vale a pena comprometer-se e que o Deus da fé cristã limi-ta a sua liberdade. Ao invés, queridos jovens, não haja em vós o medo de sair de vós mesmos e de vos pôr a caminho! O Evangelho é a Palavra que liberta, transforma e torna mais bela a nossa vida. Como é bom deixar-se surpreender pela chamada de Deus, acolher a sua Palavra, pôr os passos da vossa vida nas pegadas de Jesus, na adoração do mistério divino e na generosa dedicação aos outros! A vossa vida tornar-se-á cada dia mais rica e feliz.

A Virgem Maria, modelo de toda a vocação, não teve medo de pronun-ciar o seu «sim» ao chamado do Senhor. Ela nos acompanha e nos guia. Com a generosa coragem da fé, Maria cantou a alegria de sair de Si mesma e confiar a Deus os seus planos de vida. A Ela nos dirigimos pedindo para estarmos plenamente disponíveis ao desígnio que Deus tem para cada um de nós; para crescer em nós o desejo de sair e caminhar, com solicitude, ao encontro dos outros (cf. Lc 1,39). A Virgem Mãe nos proteja e interceda por todos nós”.

Rezemos pela fidelidade de todos os consagrados de nossa Diocese: bispo, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos. Que o Senhor Ressuscitado estimule novas e santas vocações!

Era uma vez um jovem negro que desde menino sonhava fa-zer alguma coisa pelo seu povo. Tornou-se jovem querendo fazer alguma coisa pelo seu povo. Ficou adulto e tornou-se um lutador pela paz. Pobre, prisioneiro, mas sempre querendo fazer alguma coisa por seu povo.

Aos poucos se tornou famoso e poderoso. Assim que chegou ao poder e libertou o seu povo, entregou o poder a outros colegas seus e continuou pobre. Seu nome: Nelson Mandela.

Era uma vez um menino de família rica. Cresceu em ambiente rico, mas cercado de pobreza. Olhava os pobres que batiam à sua porta e sonhava ser alguém para eles. Renunciou à riqueza e aos bens que poderia ter. Tornou-se um jovem sonhador. Entregou-se ao sacerdócio católico, fi cou bispo e passou a vida lutando pe-los pobres, os sem teto e os deserdados.

Vestia-se como pobre e jamais guardou para si o que ganha-va. Não tinha quase nada, morreu sem quase nada. Quando se tornou famoso no mundo inteiro, pôs tudo a serviço do seu povo. Não tinha casa, nem carro, nem bens de espécie alguma. Foi mui-to caluniado e perseguido por conta do que dizia aos poderosos. A fama não mexeu com ele. Seu nome: Helder Câmara.

Era uma vez uma menina pobre que se tornou religiosa. Não tinha sonhos de fama e nem de riqueza. Jamais sonhava em tor-nar-se famosa. Mas fi cou famosa por cuidar de pobres na rua, num país não cristão para onde fora. Recolhia todos os miserá-veis, dando a eles a riqueza de um abraço, de um afeto, mais ali-mento e conforto. Ajudou a viver e a morrer com dignidade.

Ela mesma era pequeníssima e enferma. Mal chegava a 1,40m, andava curvada de tanto cuidar e tirar pobres de calçada. Seu nome: Tereza de Calcutá.

Era uma vez, através dos séculos, vários, inúmeros religiosos seguidores de Jesus que queriam salvar almas e para isso serviria a fama que lhes daria chance de atingir milhões de pessoas. Para isso, precisaram de muito dinheiro. Alguns deles tornaram-se famosos e ricos e tiveram do bom e do melhor, guarda-costas, palácios, castelos, verdadeiros monumentos de obra de arte.

Alguns eram cardeais, ligados ao rei, outros bispos, outros fundadores de igrejas cristãs. Nada lhes faltou. O dinheiro veio em grande quantidade. Sobre eles é melhor dizer não falar em detalhes. O tempo se encarregou de falar dos que já morreram em seus ricos palácios e se encarregará de falar dos que ainda vivem.

De alguns, sabemos que, enquanto estavam vivos, tiraram para si o maior proveito, quiseram ser famosos, ricos e poderosos e foram e são. O futuro dará testemunho deles. Mas sobre os pre-gadores da fé que fi caram ricos em todas as igrejas o julgamento é severo. Salomão escreveu poemas, pensamentos, registraram que ele viu Deus duas vezes, que foi o rei religioso mais sábio e mais rico do mundo, mas pelo seu comportamento parece que não foi nada disso. Fez um templo riquíssimo para Deus e um palácio ainda mais rico e maior para si mesmo. Não morreu nada bem. Terminou seus dias adorando os deuses de suas mulheres e concubinas que, como tudo que a rele se refere eram quase mil. Abusou da riqueza, da fama e do marketing. O rico Salomão foi um tipo de pregador que não deveria ser imitado. Mas é…

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

ARMINDO EVANGELISTA

FERRO

Quem conhece ou conversa com o senhor Armindo Evangelista Ferro, logo percebe através do sotaque car-regado e de sua fi sionomia que ele é de origem portu-guesa. Um homem honesto e trabalhador, que em ter-ras brasileiras construiu sua história de vida. Armindo, é um dos nove fi lhos do senhor João Batista Ferro e da senhora Cândida Leonor Vaz. Ele nasceu e morou com a família em Portugal em uma “Quinta” (localidade) do conselho (cidade) de Ervedosa e distrito (estado), de Vinhais, região norte do país, quando aos treze anos de idade, veio para o Brasil. A família de Armindo ti-nha uma vida tranquila em Portugal e tinha boas pro-priedades por lá, mas por infl uência de duas fi lhas do senhor João Batista (pai de Armindo) que já estavam morando aqui no Brasil, nas proximidade de Bela Vista do Paraíso, região Norte do Estado, que em 1958, eles acabaram arrumando a documentação de imigração e vieram para a mesma região para trabalhar em uma fazenda de propriedade de um tio de Armindo, José Pereira, no cultivo de café, já que em Portugal a família também trabalhava na agricultura. Na fazenda do tio, trabalharam durante dois anos e depois foram para outra fazenda de um outro português na mesma loca-lidade. Em Bela Vista do Paraíso, o senhor Armindo conheceu e casou-se com Josefa Dias Ferro com quem tem três fi lhos e dois netos. A história com Assis Cha-teaubriand, começou no ano de 1965, quando o pai de Armindo vendeu uma parte de suas propriedades em Portugal e também com dinheiro ganho na lavoura em Bela Vista, comprou um pequeno sítio no ramal Jaci. No ano de 1969, a família voltou aqui e comprou duas casas no Jardim América. No ano de 1971, a família de Armindo veio em defi nitivo para Assis Chateaubriand. Quando aqui chegou, já casado e com um fi lho peque-no, Armindo pensou em montar um restaurante, pois a cidade tinha muita gente, foi então que ele passou a ideia para um tio que já morava em Assis. Abriram um restaurante e hotel, onde hoje fi ca a Avenida dos Pio-neiros. O empreendimento deu certo e eles serviam em média duzentas refeições por dia, já que só pra duas empresas, que compravam óleo de hortelã, tinha cerca de 120 funcionários e todos almoçavam lá. Armindo entrou com trabalho e o tio com o capital, ele ganhava 20 por cento do lucro líquido, mas como o negócio ia cada vez melhor, o tio achou que Armindo estava ga-nhando muito dinheiro e propôs diminuir para 10 por cento, aí ele decidiu sair da sociedade. No fi nal de 1972, Armindo foi trabalhar no supermercado Losso onde foi gerente e fi cou por 8 anos. Depois ele foi trabalhar no Muff ato Atacado em Foz do Iguaçu, onde fi cou por um ano. Na mesma época, o irmão mais novo de Ar-mindo, Manoel, foi para Portugal e comentou com um dos irmãos que tinha fi cado por lá, que Assis era uma cidade muito boa para investir e o irmão se prontifi cou em emprestar o dinheiro para eles abrirem uma em-presa. Armindo, Manoel e mais dois irmãos montaram então a Comercial JB (mercearia), nas proximidades onde hoje situa o Posto Cem Milhas e ali fi caram por 8 meses. O nome JB veio das inicias de João Batista, em homenagem ao pai e por ser um nome forte. De-pois disso compraram o estoque de um atacadista, que queria ir para São Paulo e montaram paralelo a merce-aria o JB Atacado que atendia 22 municípios da região, localizado na avenida Tupãssi. A empresa prosperou, pois na época vendia-se muito e ganhava-se muito di-nheiro. No ano de 1987, os irmãos resolveram montar um supermercado e compraram o prédio onde hoje se encontra “A Casa” e concretizaram o sonho abrindo o JB Supermercado. O grupo comprou também outro supermercado em São José do Rio Preto, estado de São Paulo. O negócio ia de vento em popa, mas infe-lizmente para conter a infl ação galopante, o governo do presidente José Sarney, decretou o tabelamento de preços em todo Brasil e nessa história toda, o grupo JB teve um prejuízo de 150 mil dólares. “Essa tabela de preços faliu a maioria das empresa do ramo alimen-tício, porque a gente comprava mercadoria por cinco reais e tinha de vender por três e como nós aplicamos tudo no comércio, também entramos em difi culdade. Se a gente estivesse investido em terras, hoje teríamos 200 alqueires” comenta, Armindo. O último comércio de Armindo e família foi a Pastelaria Avenida onde tra-balharam por vários anos e que a venderam recente-mente. Hoje, aos 67 anos de idade, o senhor Armindo e esposa estão aposentados e tem como complemento da renda o aluguel de um prédio comercial. Apesar das difi culdades por que passou, devido aos problemas da economia do Brasil, na época em que perdeu quase tudo, Armindo se considera um vencedor, pois sempre trabalhou honestamente e tem orgulho de fazer parte da “Nossa Gente” chateaubriandense.

No Paraná, as paralisações voltam a ganhar os holofotes da mídia. Categorias, que já paralisaram as atividades neste ano, como os caminho-neiros, entraram novamente em greve nesta semana, mas desta vez com menos inten-sidade. Outra categoria que cogita entrar em greve são os professores e funcionários da Rede Estadual de Educação.

Os dirigentes do sindicato dos trabalhadores em edu-cação se reúnem hoje (25), em Londrina, para decidir se paralisam as atividades nova-mente ou não.

O foco dos protestos é atingir os governos federal para os caminhoneiros e o estadual para os professores. Torcemos para que os nossos governantes olhem com aten-

ção as reivindicações dessas duas categorias, importan-tes para o funcionamento do nosso Estado e País. As novas paralisações têm as mesmas pautas da grande mobilização do início deste ano. Quando acontece uma paralisação, apesar dos prejuízos para a sociedade em geral, é preciso refl etir que se não fi zessem greve, não fi zessem manifes-

tação, com certeza, os gover-nantes teriam mais difi cul-dades em ouvir e atender as categorias.

Grande parte da popula-ção espera um forte diálogo de negociação e mais com-prometimento com o que é acordado entre as partes para que novas greves não voltem acontecer novamente, pelos mesmos motivos.

Page 3: Edição: n° 224 - 25/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 25 de abril de 2015 3Página

Rede estadual

Professores cogitam entrar em greve a partir de segunda-feiraAssembleia da categoria será realizada hoje em Londrina

Da EDitoriaNilsoN Hort

Em assembleia, os pro-fissionais da educação do estado do Paraná decidem hoje (25), em Londrina, se entram novamente em greve ou não. Um ônibus com pro-fessores pertencentes à APP Sindicado, núcleo de Assis Chateaubriand, saiu na ma-drugada deste sábado rumo ao evento. “Acredito que pode entrar em greve porque a categoria está bastante des-motivada com o Governo do Estado. Se isso acontecer, a reposição de aula fica com-prometida neste calendário e vamos ter de planejar outra forma para realizar isso”, ex-plica a presidente da APP de Assis, Gisele Lopes.

De acordo com Gisele, a assembleia já era prevista em calendário para presta-ção de contas, mas mediante a situação entre os educado-res e o Governo do Estado, no evento também será de-liberado sobre uma possível greve. “O governo reformulou e quer mandar para votação na Assembleia Legislativa o projeto da Paraná Previ-dência, não respeitando um acordo feito anteriormente, onde entidades deveriam par-ticipar da discussão para defi-nir as mudanças no sistema. Outra questão é o retorno da demissão de funcionários e ‘professores PSS’, e também o fechamento de turmas, quesi-tos que já havia sido acordado e foi rompido”, detalha a pre-sidente da APP, lembrando que a categoria também pode

Presidente da APP de Assis, Gisele Lopes: “Governo do Paraná está quebrando os acordos com a categoria”

Nilson Hort/arquivo

optar por outro tipo de mani-festação que não seja a greve.

A assembleia estadual da APP Sindicato está prevista para acontecer às 8h de hoje, na região Norte do Paraná.

Caminhoneiros A segunda onda de pro-

testos começou na quinta-feira (23), após negativa do governo em estabelecer um valor mínimo de fretes para a categoria, uma das principais reivindicações dos caminho-neiros nos protestos que pa-ralisaram o país em fevereiro. Na quarta-feira (22), uma reunião entre representantes do governo federal e da ca-tegoria terminou sem acordo

e acabou motivando novas manifestações. Na ocasião, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Ros-setto, disse que a criação de uma tabela única de fretes era inviável devido às diferenças existentes no transporte de cargas brasileiro e na quali-dade das rodovias.

O segundo dia de protestos dos caminhoneiros começou ontem (24) com quatro pon-tos de protesto nas rodovias do Paraná, sendo três deles em rodovias estaduais e um em estrada federal. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes estão concentrados na PR-092, em Itaperuçu, na Região Metro-

politana de Curitiba; na PRC-487, no município de Manoel Ribas, na região Central do es-tado; e na PR-182, em Realeza, no Oeste do Paraná. Em todos os trechos, a interdição é par-cial e a passagem de veículos de emergência e passeio está liberada.

De acordo com informa-ções da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o único fede-ral com protestos ontem (24) era na BR-163,em Barracão. Os manifestantes protestam desviando caminhoneiros para postos de combustíveis que ficam às margens dessas rodovias e não há interdição das pistas. (Fonte: Gazeta do Povo)

Inscrições para o cargo

de conselheiro tutelar estão

abertasDa assEssoria

Estão abertas as inscrições para os candidatos inte-

ressados em participar da eleição do Conselho Tutelar de Assis Chateaubriand, que acontece no dia 4 de outu-bro deste ano. As inscrições iniciaram no último dia 6 e vão até dia 5 de maio e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher. Ao todo serão disputadas cinco vagas para o mandato de quatro anos. A taxa para a inscrição tem um custo de R$ 50 e remuneração mensal é de aproximadamente R$ 1.600.

Para se inscrever é preciso ter 21 anos completos e residir há mais de dois anos no município.

Para mais informações, os interessados devem pro-curar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Saúde realiza 10º Conferência

Municipal de Saúde e discute o

direito do povo brasileiro

Da assEssoria A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand, com

o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, 20º Regional de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, está desde o ano passado organizando a 10º Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. A conferência acontecerá no dia 11 de julho deste ano, no Salão de Festas da Paróquia São Francisco de Assis. “Estamos organizando as pré-conferências em todas as comunidades e bairros do município, pois pre-cisamos sentar com a população e discutir no âmbito de município o que é preciso para melhorar a saúde pública”, afirmou o secretário de Saúde, Junior Weiller.

A primeira pré-conferência, inicia no próximo dia 5, às 19h30 em Terra Nova. Ao todo serão 15 pré-conferências e mais a conferência dia 11 de julho.

Terra Nova - 05/05: 19h30Azaury/Vila Rural - 07/05: 19h30Silveirópolis - 12/05: 19h30Encantado do Oeste - 14/05: 19h30Nice - 19/05:19h30Cristo Rei - 21/05: 19h30BNH - 26/05: 19h30Bragantina - 28/05: 19h30Jardim Jussara e Panorama - 02/06: 19h30Jardim Progresso e Conj. - 09/06: 19h30Jardim Araçá - 11/06: 19h30Jardim Sheila /Itaipu - 16/06: 19h30Jardim Paraná / Centro - 18/06: 19h30Jardim América / Centro - 23/06 19h30Assembleia de Deus - 25/06: 19h3010º Conferência Municipal de Saúde 11/07/2015 –

Salão de Festas da Paróquia São Francisco de Assis

tupãssi

Merendeiras participam de curso sobre beneficiamento de cereaisDa assEssoria

Foi realizado nos dias 17 e 18 deste mês (sexta e sábado) o Curso de Benefi-ciamento e Transformação de Cereais – Milho, para merendeiras que trabalham nas Escolas e Centros de Educação Infantil em Tu-pãssi. A capacitação ocorreu na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Edu-cação com o Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Rural (Senar-PR). O objetivo é incrementar a alimenta-ção escolar. “O milho é um cereal completíssimo em valores nutricionais, enri-quecendo e diversificando a alimentação de nossos alu-nos da rede municipal de ensino”, explica a nutricio-nista do município, Elaine Maria Spoti Bertasso.

O curso também teve a participação da nutricio-nista e instrutora do Senar, Silvia Neves. Foram desen-volvidas as mais variadas receitas, desde o bolo de milho tradicional, passando pela sopa, pamonha doce

e salgada, geladinho, suflê e até suco à base de milho verde.

Além desse curso já fo-ram concluídos os cursos de Beneficiamento e Transfor-mação Caseira da Mandioca e o de Conservas, Molhos e Temperos.

Para julho está previsto o Curso de Panificação.

Ministro Kassab

atendeu prefeitos ontem na

AmopDa EDitoria/BENEDito lEal Da silva

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, es-teve ontem (24) em Cascavel. Durante todo o dia participou de reunião com prefeitos na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O mi-nistro esteve acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Sciar-ra, e do deputado federal Evandro Roman. O dia de trabalho foi aberto com uma entrevista coletiva e em seguida, Kassab atendeu as demandas indi-viduais dos prefeitos em oito reuniões com grupos de 10 prefeitos a cada encontro. Na oportunidade, acompanhado pelo prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Amarildo Rigolin, o ministro atendeu também prefeitos de outras regi-ões do Paraná. Os representantes puderam solicitar demandas que dizem respeito à pasta, como pavi-mentação, saneamento, calçamento e outras. Da região de atuação da Folha Vale Verde estiveram presentes entregando reivindicações os prefeitos Marcel Micheletto/Assis Chateaubriand, Anderson Bento Maria/Maripá, Jucenir Stentzler/Palotina, José Carlos Mariussi/Tupãssi, Valdir Andrade da Silva/Cafelândia, Donizete Lemos/Iracema do Oes-te, Osvaldo de Souza/Jesuítas e José Roberto Coco/Formosa do Oeste.

Ministro Gilberto Kassab, reunido com prefeitos na AMOP

Os prefeitos Jucenir Stentzler/Palotina, Aroldo Fernandes Baco/Ubiratã, José Carlos Mariussi/Tupãssi e Osvaldo de Souza/Jesuítas, fizeram reivindicações

Page 4: Edição: n° 224 - 25/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 25 de abril de 20154Página

Através da Vale Verde FM familiares se reencontram após

33 e 45 anos de procuraDa EDitoria/BEnEDito LEaL Da SiLva

Era para ser mais um dia normal de feriado, mas o 21 de abril de 2015 ficará mar-cado para sempre na vida de uma família. Graças à força do rádio e à grande audiência da Vale Verde FM, primos de Ivaiporã, Bauru e Assis se re-encontraram. Tudo começou na noite da segunda-feira (20) quando a professora Iracilda da Costa Justino Van Beik, de Ivaiporã, ligou para a Vale Verde FM e falou com Hermi-nho Moura, locutor do horá-rio. Disse que, aproveitando o feriado, sua mãe Alzira da Costa Justino e Waldice Car-doso da Silva viriam de táxi para Assis Chateaubriand tentar localizar parentes. Ela então, pediu que a emissora anunciasse, o que foi feito no programa Em Cima do Fato apresentado por Dito Silva. Não demorou muito e os familiares procurados em Assis entraram em contato. A produção através de Valcir dos Santos e Teddy Olivei-ra, conferiu as informações intermediando os contatos e confirmando o parentesco. Com isso, Alzira e Waldice encontraram os primos que procuravam há 33 e 45 anos respectivamente. O encon-tro emocionado aconteceu no Estúdio 2 da Vale Verde FM, com importante cola-boração do senhor Maurílio Tibério, que ouvia a emisso-ra na hora do anúncio e sua filha Silvia, que articulou os contatos entre os parentes. Maurílio Tibério e Silvia são, respectivamente, esposo e fi-

lha de Dalva Arruda Câmara uma das primas procuradas que mora em Assis Chateau-briand. Os demais procurados são José Arruda Câmara (já falecido); Luiz Arruda Câma-ra, morador no Jardim Araçá em Assis; Orlando Arruda Câmara, morador no Jardim Progresso também em Assis e

Izabel Arruda Câmara, mora-dora no Jd. Europa em Assis. Eucrídio Arruda Câmara, elas terão que esperar um pouco mais para rever, já que ele mora em Mairinque/SP.

“Estou feliz e emocionada. Agradeço muito a Vale Verde FM por ajudar minha mãe encontrar seus parentes. Eu

valorizo muito o rádio, que é maravilhoso. Obrigado de coração pelo trabalho da Vale Verde, que foi fundamental. Desde ontem (20), estou ou-vindo a 96,5 e confesso ter me apaixonado pela programa-ção”, afirmou Iracilda, filha de Alzira.

“O rádio é maravilhoso

por proporcionar situações assim. Era para ser mais um dia normal de trabalho que sempre é prazeroso. Falo em nome da direção e de toda a equipe. Valeu a pena levan-tar às cinco da madrugada em um feriado para produ-zir e apresentar o Em Cima do Fato de (21) por conse-

guir viabilizar o encontro dos Arruda Câmara. Talvez não fosse a força da Vale Verde FM, dona Alzira e Waldice ficariam aqui perdidas e não conseguiram encontrar seus parentes. Ganhamos o dia com certeza”, disse satisfeito Dito Silva, apresentador do programa.

Parentes que se reencontram na Vale Verde FM, com o apresentador Dito Silva

Page 5: Edição: n° 224 - 25/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 25 de abril de 20155Página

EDUCAÇÃO

Ctesop comemora 25 anos de excelência no ensino superior

DA EDITORIANILSON HORT

O Centro Técnico-Educa-cional Superior do Oeste Para-naense (Ctesop), Faculdade de Assis Chateaubriand, comple-tou no dia 16 de abril, 25 anos de fundação, consolidando-se entre as principais instituições de ensino superior da região. Durante o ano de 2015, o Cte-sop irá realizar várias ativida-des alusivas à data, que ainda estão sendo definidas pela di-reção.

Com mais de três mil pro-fissionais formados pela insti-tuição, a história da faculdade chateaubriandense começou no fi m da década de 80, com a cria-ção de uma comissão de alto ní-vel, composta pelo vice-prefeito e secretário de Educação na épo-ca, Lauro Pedro Gasperin; dr. Moacir Micheletto; José Costa, Hélio Lulu e pelo professor Fa-brício Jacob Begosso. Essa equi-pe fi cou encarregada de fazer os estudos prelimitares e montar os projetos para que se instalassem em Assis os cursos de Pedagogia e Fisioterapia. O documento foi enviado a Brasília, depois, atra-vés de ajuda político da época no andamento do processo, aconte-ceu a autorização no mês de no-vembro de 1989 para a abertura do curso de Pedagogia, que teve seu primeiro vestibular no início do ano de 1990. “Depois disso, o Ministério da Educação deu uma grande abertura de conver-sação, fomos protocolando uma série de projeto de novos cursos e todos foram aprovados. Nesse período, tivemos apoio de toda

a comunidade, não só local, mas também regional; dos poderes políticos, imprensa, de pessoas interessados no desenvolvimen-to da cidade. Tudo isso facilitou para que a faculdade tivesse um crescimento, com uma grande participação coletiva”, detalha o fundador do Ctesop, professor Fabrício, lembrando do apoio de sua família durante esse período.

Em fevereiro deste ano, a professora Fabiany Politi Begos-so Alves assumiu a direção do Ctesop. Durante os 25 anos, seu pai, o professor Fabrício Jacob Begosso, esteve à frente da ins-tituição e realizou um trabalho de sucesso. “Hoje, tenho a difícil missão de substituir o professor Fabrício. Difícil por ser essa pes-soa experiente, cativante, com tantos anos trabalhando por nosso município e região, direta-mente há 40 anos na educação. Quero dar sequência ao trabalho dele feito com tanto amor, de-dicação e carinho. Com certeza terei seu apoio e seus conselhos que darão segurança para atuar diretamente com os acadêmicos, professores, corpo técnico-admi-nistrativo e comunidade”, desta-ca Fabiany.

CursosO Ctesop atende hoje aca-

dêmicos de 14 municípios da região, inscritos nos cursos de Administração, Enfermagem, Sistemas de Informação, Histó-ria, Pedagogia, Geografi a e Ma-temática. Até o início de 2016 serão iniciados também os cur-sos de Gestão de Cooperativas e Ciências Contábeis. O primei-ro vestibular dos novos cursos

Faculdade contribui há duas décadas e meia no desenvolvimento da região

#ParaTodaVidaCONHECIMENTO

Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense

acesse www.ctesop.com.brencontre seu curso, e venhaconstruir o futuro conosco.

Uma história de 25 anos não se constrói sozinha. Obrigado a você que esteve presente conosco durante esta caminhada, enfrentando de-safios e comemorando as con-quistas.

Parabéns pelo aniversário da nossa instituição de ensino.

25_anos_Ctesop_JO.pdf 1 17/04/2015 14:35:08Professor Fabrício e Fabiany, a nova diretora do Ctesop

acontecerá ainda neste ano.O Ctesop oferece também

cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão em Negócios, Educação e Saúde. Além disso, a instituição de ensino é polo credenciado para educação à distância em parceria com a Unigran, que viabiliza os cur-sos de Administração, Letras, Ciências Contábeis, Pedago-gia, Teologia, Tecnologia em Negócios Imobiliários,

Tecnologia em Agronegó-cios, Tecnologia em Produção Publicitária e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Representando todos os colaboradores que

trabalharam e que continuam trabalhando no Ctesop, apresentamos aqui os que mais contribuíram,

considerando o tempo de serviço.

HOMENAGEADOS

Marcos Daciulis – 25 anos

Flávio Pires Gonçalves – 21 anos

Elizete Simonelli – 20 anos

Adenirce Carmelo Daciu-lis – 20 anos

Sandra Ricci – 19 anos Romério Mariano – 16 anos

Cecilia Bruxel – 15 anos Claudinei Alves – 15 anos José Pardinho de Souza - 20 anos

Lourdes Rodrigues de Assis – 20 anos

Page 6: Edição: n° 224 - 25/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 25 de abril de 2015 6Página

Edital

Comércio abre em horário especial para o

Dia das Mães

Meta é conscientizar sobre a importância de um planejamento

financeiro

Está definido que o comércio de Assis Chateaubriand funcionará em horário especial de atendimento no sábado que antecede o Dia das Mães, que neste ano será comemorado dia 10 de maio. Trata-se de uma das datas especiais que mais fomentam as vendas no comér-cio. Tradicionalmente, muitas lojas realizam promoções em torno da data, colocando produtos em oferta e outras oferecendo condi-ções especiais para pagamentos.

O horário de atendimento no dia 9 de maio será até as 16h.

Sorteio de uma moto biz será na véspera do dia das mãesAssim que o comércio fechar as portas, no dia 9, as atenções se

voltam para o sorteio dos prêmios da promoção ‘Dia das Mães’ do comércio de Assis Chateaubriand. Serão sorteados:

- 1 moto BIZ- 10 bônus compra – R$ 300,00

Acontece no próximo dia 9 de maio das 8 às 16 horas, o SPC na Rua. O objetivo é auxiliar as pessoas que estão inadimplentes, a regularizarem a situação de seu CPF, com consultas gratuitas, que estarão à disposição de todos. Oportunamente terá a distri-buição de manual de educação financeira, para os consumidores se conscientizarem da importância de ter um planejamento fi-nanceiro. A equipe estará à disposição para estes atendimentos.

SPC na Rua

JeSuítaS

Encontro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizadoDa assessoria

No último dia 13, foi reali-zado nas dependências da Se-cretaria de Assistência Social de Jesuítas, o Encontro Muni-cipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2015. Esti-veram presentes membros do conselho municipal dos direi-tos da criança e do adolescen-te, como a presidente, Tereza de Lourdes Faria Della Valen-tina, a secretaria de Assistên-cia Social, Lucinéia Augusta Maria de Souza e representan-tes de entidades que atendem crianças e adolescentes no mu-nicípio.

Na oportunidade, foi re-alizada uma palestra com pedagoga, orientadora co-munitária e acadêmica de Serviço Social, Raquel Frago-so, como tema: “Importância e responsabilidade em ser um Conselheiro de Direitos”. E na sequência,foi realizada a eleição do segmento não go-vernamental para o referido conselho.

De acordo com a secretá-ria de Assistência Social, Lu-cinéia, enquanto secretaria é nosso dever apoiar e dar todo

suporte necessário à reali-zação de eventos como este. A realização deste encon-tro possibilita uma reflexão acerca das ações que estão e podem ser realizadas no âm-bito da política municipal de atendimento à criança e ado-lescente.

A presidente do Conse-lho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tereza, destaca que cabe ao conselho municipal viabilizar junto ao executivo à realização de momentos como este, que possibilitam uma discussão sobre a política municipal de atendimento, em busca de me-lhorias nos serviços prestados a este público específico em nosso município.

A palestrante, Raquel, ressalta que o conselho é um órgão normativo, deliberati-vo e controlador das ações da política municipal de atendi-mento à infância e à adoles-cência, de composição paritá-ria entre Governo e Sociedade Civil (Não Governamental), e que tem por finalidade as-segurar-lhes, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos fundamentais.

Palestra teve como tema a importância e responsabilidade em ser um Conselheiro de Direitos

Plano de Educação é discutido em Assis

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Assis Chateau-briand realizou durante a quinta-feira (23) uma audiência pú-blica para discutir o Plano Estadual de Educação. Participaram da solenidade autoridades da área de Educação dos municípios de atuação do NRE de Assis e professores. O evento aconteceu simultaneamente em vários municípios do Paraná. A audiência foi presidida pela chefe do Núcleo Regional de Educação de As-sis, Débora Talga Weiller.

Nilson Hort

Page 7: Edição: n° 224 - 25/04/2015

SÁBADO, 25 de abril de 2015 7Página

Assis

Presidente do Conseg visita comando da PM em Curitiba

Desde quando assumiu a presidência do Conselho de Segurança do Município de Assis Chateaubriand (Conseg), Edvaldo Honório da Silva, jun-tamente com os demais mem-bros, vem buscando junto aos órgãos competentes, uma me-lhor segurança para toda a co-munidade.

Prova disso foi à última viagem que Edvaldo fez à ca-pital do estado, Curitiba, vi-sitando o comando da Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e ainda no gabinete do Depu-tado Estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Pa-raná, Ademar Luiz Traiano. As visitas aconteceram no dia 7 de abril e deixou o presidente do Conseg satisfeito.

Na oportunidade, Edvaldo entregou ao subcomandante da Militar e chefe do Esta-do Maior, Cel. Carlos Alberto Buhrer, o ofício solicitando uma viatura para os trabalhos da PM de Assis Chateaubriand, através da 3ª Cia, nas áreas ru-rais da cidade. Este projeto que em alguns municípios funcio-

na muito bem, poderá também dar mais segurança para a po-pulação que ainda vive no inte-rior, cultivando e produzindo as nossas riquezas. Segundo o próprio Cel. Buhrer, esta pre-ocupação do Presidente do Conseg, Edvaldo, é favorável, afinal muitas famílias querem continuar em suas proprie-dades, mas temem pela segu-rança, pois, muitas vivem em regiões longe de vizinhança. A Patrulha Rural será uma for-ma de poder levar a segurança a estes produtores.

Diante da boa intenção do projeto apresentado por Ed-valdo, o Cel. Buhrer confirmou que dentro de poucos dias, Assis Chateaubriand conta-rá com esta viatura, bastando apenas que aja uma conversa com o comandante da 3ª Cia, Capitão Nilson Rodrigues, para que possa agilizar a dis-ponibilidade de policiais para atuarem na área rural durante 24 horas. Para o Cel., agora, é só uma questão de logística por parte do comando de As-sis, e claro, com a ajuda do 19º Batalhão em Toledo.

Edvaldo, presidente do Conseg, visitando o comando da Polícia Militar em Curitiba

O presidente do Conseg, Edvaldo, foi recebido no gabinete de Ademar Luiz Traiano, Deputado Estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Paraná

O projeto apresentado pelo presidente do Conselho de Segurança de Assis Chateau-briand envolve a comunidade agrícola juntamente com a prefeitura para a manutenção desta viatura, ou seja, com do-ações para que este veículo re-ceba a manutenção necessária para garantir um trabalho os-tensivo e preventivo pelo inte-rior da cidade.

“A viatura consigo o mais urgente possível, agora o que preciso, é que garantem que esta ferramenta importante seja mantida em condições para agilizar todo o trabalho

desejado pela população”, fri-zou o Cel. Buhrer.

O presidente do Conseg, Edvaldo Honório esteve ain-da visitando o coordenador do Conseg em Curitiba, Caio Rizzardi e o Tenente Coronel Ronaldo de Abreu da Patrulha Escolar.

Edvaldo também esteve no Tribunal de Contas do Estado verificando alguns documen-tos necessários (certidões) para que o Conselho de Assis Chateaubriand possa obter sem problemas, todos os pedi-dos junto a Sesp. (Fonte: Ger-mano Borges)

PM recupera moto furtada

em Assis Chateaubriand

PM recupera moto e objetos

furtados e roubados em

Assis e Jesuítas

Na segunda-feira (20) por volta das 20h40, William Alegre Morales, informou a Polícia Militar que viu sua motocicleta Honda Twister, placa ALW-6829, furtada no dia 23 de março em frente ao Super-mercado Frutolândia, transitando pela Avenida Méxi-co com dois indivíduos. A vítima chamou um amigo e começou a seguir o veículo. Logo depois, no ginásio de esportes, o carona que levava uma mochila nas costas, desceu e a motocicleta seguiu e entrou na Rua 14 Bis em direção aos fundos do Jardim Progresso. Próximo ao Cemei, o solicitante perdeu a moto de vista. Fazen-do buscas, o mesmo viu o condutor e reconheceu por-que estava trajando camisa do Corinthians em uma residência que estava com as portas abertas. Diante dos fatos, solicitou a presença da polícia. No local os policiais entraram no quintal, batendo na porta e so-licitando que a moradora abrisse a mesma. Esta fran-queou a entrada da equipe e antes de entrar na casa, a equipe viu em um cômodo na área da residência, o veículo furtado. A moradora foi identificada como ‘J. F.O.A’. Ela disse não saber que o veículo estava escon-dido na residência. Relatou ainda que estava o tempo todo sozinha e que não ouviu barulho. Diante dos fa-tos, a moradora e a motocicleta foram encaminhados para a 48ª DRP.

Após dois arrombamentos em duas residências na ma-drugada da terça-feira (21), em Assis Chateaubriand e um roubo no município de Jesuítas, os policiais receberam uma denúncia de que alguns dos produtos poderiam estar com um elemento conhecido da polícia, na Rua José Ca-valher no Conjunto Alvorada. No local os policiais encon-traram a Honda Biz, placas AYC-0237 de Assis Chateau-briand, que foi furtada da garagem de uma residência no centro da cidade, além de vários objetos de duas residên-cias. Foi encontrado ainda um notebook, bolsa e aparelho celular tomados de assalto no em Jesuítas. “A. D.G.L”, co-nhecido por ‘Tatuzinho’ que já tem várias passagens por furto, quando era menor de idade recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para a sede da 3ª CIA. Ele foi reconhecido pela vítima de Jesuítas e confessou os crimes de arrombamento e do assalto. Na sequencia foi encaminhado para a 48ª DRP, onde ficará preso a dispo-sição da Justiça.

Léo Silva

Léo Silva

Preso com carro roubado em Assis foge da cadeia de Ubiratã

Operação fiscaliza

transporte de produtos perigosos em

Assis Três presos fugiram da cadeia pública de Ubiratã por vol-

ta das 16h de da quarta-feira (22). Cristiano Moreira da Silva “Monstrinho”, Jéferson Rodrigo dos Santos “Rodriguinho” e Mario Dias dos Santos Furtado “Lágrima”. Lucas Galvão “Rato”, também fugiu, mas foi recapturado na sequência. “La-grima” foi preso entre Assis Chateaubriand e Palotina no dia 21 de março, após tomar de assalto uma caminhonete S-10 em Ubiratã.

Aconteceu na quinta-feira (23), no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Assis Chateaubriand (PRE), na PR 486, uma fiscalização de produtos perigosos, carga viva e ambiental. Trabalho da 4ª Coredec, através do Corpo de Bombeiros de Toledo, Defesa Civil de Assis Chateaubriand em conjunto com a Adapar, Força Verde da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual. Durante a fiscalização vários veículos e cargas foram fiscalizados, sendo a primeira operação realiza em Assis Chateau-briand neste ano.

Léo Silva

Adolescente de 14 anos está desaparecida em

JesuítasA mãe Letícia dos Santos Costa, de Jesuítas, procura desespera-

damente a filha Amanda Sirley Costa da Silva, de 14 anos, que está desaparecida desde a noite da segunda-feira (20), quando saiu de casa e não mais retornou. Ela é morena e magra, neta do Dercino

“Joinha”, pessoa muito popular em Jesuítas. Quando saiu de casa, Amanda trajava um tênis branco, calça escura e camiseta rosa. A mãe

já comunicou a polícia sobre o desaparecimento, mas até o momen-to, não chegou às autoridades policiais nenhuma informação sobre o paradeiro da moça. Quem tenha qualquer informação que possa localizar Amanda Sirley pode entrar em contato com a mãe Letícia

pelos telefones (44)3535-1030 ou (44)9806-9573. A família agradece pela colaboração.

Page 8: Edição: n° 224 - 25/04/2015

Entre em contato!Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

SÁBADO, 25 de abril de 2015 8Página

Aviso ParoquialMatriz Nossa Senhora do Carmo:- Missa no sábado às 19h30;- Domingo, Santa Missa às 8h e também às 19h30Matriz São Francisco de Assis:- Sábado, missa às 19h30 e no domingo às 8h.

Show do Trabalhador - JesuítasO Grupo Vale Verde de Comunicação e a Acij vão homena-

gear os trabalhadores na avenida de Jesuítas com um grande show. Na noite, Lucivan Braga e a dupla, João Lucas e Gustavo, têm participação no show, e ainda, Show ao vivo da Banda He-rança. Tudo acontece em frente a lanchonete Porakazzo, a partir das 21h. Haverá distribuição de brindes e muita alegria no palco. Venha curtir e dançar com Herança!

Jota e Rodrigo - Lançamento do CDHoje (25), a Paradise Music de Palotina, vai ser palco para

um grande show. A dupla “Jota e Rodrigo” agitará a noite com muita boa música, e na oportunidade, acontece o lançamento do CD da dupla. Mulheres que chegarem até às 1h da manhã não pagam para entrar. Mais informações e reservas com Alifer, no (44) 9814 1768.

Clube Olímpico - ToledoHoje (25), o Clube Olímpico de Toledo será palco de mais um

bailão. A noite será animada pelo conjunto “Fogo de Chão”. O baile tem início às 23h45. Ingressos antecipados nos tradicionais pontos de venda. Mais informações: (45) 3378-1441.

Paradise Music - PalotinaA Paradise Music de Palotina estará recebendo mais uma

grande atração na quinta-feira (30), véspera de feriado. Os bru-tos do sertanejo, Davi e Fernando, vão agitar a galera. Mais in-formações e reservas com Alifer, no (44) 9814 1768.

Cine Panambi - Toledo- Os Vingadores - Era de Ultron (Estréia Mundial). Sessões:

diariamente às 19h e 21h30. Sábado, domingo e quarta também às 15h. Classifi cação Indicativa 12 anos;

- Velozes e Furiosos 7. Sessões: diariamente às 19h10 e 21h40. Sábado, domingo e quarta também às 15h30. Classifi ca-ção Indicativa 12 anos.

Social

Quem completa idade nova hoje (25) é Eduardo Bosquette. Recebe os parabéns da noiva Vanessa, dos pais Gilmar e Ana, da irmã Janda, de todos os amigos e familiares.

Andressa Sassi, de Palmitólpolis, completou 18 anos no último dia 18/04 (Digital Photo)

No último dia 14, o pequeno Arthur completou quatro aninhos. Ele é fi -lho de José Carlos Mariussi (prefeito de Tupãssi) e Renata (foto Stúdio)

Vinicius Leonardo da Silva (Léo) completou 15 anos na última quarta-feira, 22 de abril. Que Deus continue te abençoando e te protegendo, felicidades e muitos anos de vida , nós te amamos, votos dos pais Paulinho (Vale Verde FM) e mãe Silvane, irmã Paula, toda família, ami-gos e Grupo Vale Verde de Comunicação

O fi lho Fabinho e toda família parabenizam Marli Chrusciak pela passa-gem do aniversário dia 21 de abril

Cleberson Nunes da Mota e Andria Brazão Marques uniram-se pelos sagrados laços do matrimônio no último dia 18/04 (foto‏ L’amore)

O jovem prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto, estará de aniver-sário amanhã (26). Receba os parabéns do Grupo Vale Verde de Comunicação e de toda população chateaubriandense

Um clique especial de Sophia que completou este mês seu primeiro aninho (Foto Assis)

Page 9: Edição: n° 224 - 25/04/2015

SÁBADO, 25 de abril de 2015 9Página

Rô: o rei das pamonhasCom produtos à base milho, chateaubriandense gera dez empregos diretos

DA EDITORIANILSON HORT

O passatempo de muitas agricultoras e donas de casa se transformou na principal fonte de renda de um chateaubrian-dense, há cinco anos. Inspirado na iniciativa de um amigo na ci-dade de Francisco Alves, Ronal-do Nobrega (Rô), 36, resolveu comercializar pamonhas pelas ruas de Assis Chateaubriand. “Eu tinha vontade de ter um negócio próprio. Como não tinha ninguém que levava isso a sério aqui na re-gião, resolvi montar a empresa, com funcionamento de segunda a sábado”, conta o empreendedor.

No início, Rô trabalhava sozinho, das 6h às 21h, sem in-tervalo para almoço. “Cortava, descascava, ralava o milho, cozi-nhava, vendia, enfi m, fazia tudo sozinho. Vi que precisava cres-cer porque o corpo não aguenta-va mais dar conta da tarefa sozi-nho”, detalha. As vendas foram aumentando, com isso, o serviço também cresceu.

Hoje, a produção diária chega a 400 pamonhas, ao fim do mês, esse número fecha em nove mil. Para a produção são necessárias 260 sacas de mi-lhos ao mês, que veem em sua maioria de 80 a 100 quilôme-tros de Assis devido ao menor preço praticado por produto-res de outros municípios. “Na época de safra aqui no Paraná, tenho contatos com agriculto-res que me fornecem, e alguns atacadistas também que são meus parceiros. Na entressa-fra, quando não tem milho por aqui, compro de outros esta-

Chateaubriandense vende 9 mil pamonhas por mês

dos. Do produtor chateaubrian-dense é o mínimo possível, porque tem o milho mais caro da região toda, sendo cerca de 50% mais caro”, justifica.

Com uma equipe de dez funcionários, que se divide en-tre produção e a venda, as pa-monhas são comercializadas em seis municípios, contando com Assis. O carro-chefe das vendas são as pamonhas doces com queijo, que correspondem a 80% das vendas. Segundo Rô, na cidade “Morada Amiga”, os bairros que mais consumem os produtos derivados do milho

são Araçá, Sheila e o Europa. O sistema de venda porta a

porta, onde os vendedores per-correm pelas ruas de carro ou triciclo com som-ambulante, foi a modalidade escolhida por Rô devido à segurança do negó-cio. “A gente indo até o cliente é sinônimo de venda garanti-da, menos risco de perda, pois a gente trabalha com produto perecível. Depois de pronto, a vida útil da pamonha é de 12 horas. Como é feito todo dia, tem de vender tudo”, destaca, frisando que ele comercializa 95% de tudo que é produzindo,

entre pamonhas doces, salga-das e bolo de milho.

Rô diz que deseja ser mais que o “rei das pamonhas em Assis”, como é conhecido, mas sim em toda a região. “Estou sa-tisfeito, feliz com os resultados. Vejo que tenho a possibilidade de crescer ainda mais. Também já começamos a fornecer pamo-nhas para supermercado fazer a revenda. O projeto é montar uma rede de vendas, esparra-mada pelo Paraná e Brasil”, finaliza o chateaubriandense empreendedor.

Cinco funcionárias são responsáveis pela produção Rô acredita que a venda ambulante é a ‘alma do negócio’

TUPÃSSIPRODUTORES

DISCUTEM NOVAS TECNOLOGIAS PARA

AGRICULTURA E ACESSO AO CRÉDITO

RURALDA ASSESSORIA

A Emater, em parceria com a Associação dos Agriculto-res (Agritu) e Prefeitura de Tupãssi, realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião técnica com produtores rurais do município. Trata-se de mais uma etapa da chamada pública que tem o objetivo de discutir prioridades para as lavouras do município, que foram eleitas pelos próprios agriculto-res.

No encontro foram discutidos diversos assuntos, entre eles, agricultura de precisão, acesso ao crédito rural e adequa-ção ambiental das propriedades. Também foi realizada uma palestra sobre soluções para o problema da formiga cortadei-ra, uma das prioridades dos produtores de Tupãssi. Um espe-cialista da área falou a respeito das estratégias para combater a praga.

Questões relacionadas ao crédito rural também foram destaques da reunião. “O Oeste do Paraná tem um grande protagonismo quando se fala em acesso ao crédito. Hoje temos 5% do total de agricultores no Paraná, mas que aces-sam 10% de todo o crédito disponível no Estado. Esse aces-so é transformado em tecnologia adequada e, aliada com a boa assistência técnica, permite o aumento da produtivida-de e rentabilidade nas lavouras”, explica o gerente regional da Emater, Ivan Raupp.

O prefeito de Tupãssi, José Carlos “Cal” Mariussi, parti-cipou do encontro, junto com o presidente da Câmara, José Vanderlei dos Santos, vereadores Nelson Meyer e Roque Antoniazzi e representantes regionais da Emater. “Impor-tante destacar especialmente o nosso projeto da Agricul-tura de Precisão, que nos deixa muito satisfeitos por estar trazendo grandes resultados aos produtores rurais. Não te-nho dúvidas de que nos próximos anos o nosso município vai possuir a terra com os maiores índices de produtividade do Brasil”, afirma o prefeito Cal.

Assessoria

ÁREA LIVRE

Paraná lança última campanha de vacinação contra a febre aftosa

Curitiba (AEN) - O secretário estadual da Agricultura e Abas-tecimento, Norberto Ortigara, apresentou nesta segunda-feira (20) ao governador Beto Richa o cronograma da última campa-nha de vacinação contra a febre aftosa, que será lançada no dia 30 de abril. O Estado já iniciou, junto ao Ministério da Agricul-tura, Pecuária e Abastecimento, o processo para se tornar área livre da doença sem a vacina, sob chancela da Organização Mun-dial da Saúde Animal (OIE).

“Temos dado todo o respal-do para que o Paraná dê este importante passo, que irá valo-rizar nossa produção pecuária e permitirá que os produtores busquem mercados mais atrati-vos para exportar a produção de

carne bovina e suína”, afi rmou o governador Beto Richa.

No lançamento da campa-nha, o governador irá inaugurar uma das barreiras físicas que es-tão sendo implantadas nas divi-sas com São Paulo e Mato Gros-so do Sul, que irá aperfeiçoar o sistema de vigilância sanitária e o trânsito de animais no Estado, além de nomear os servidores aprovados em concursos para re-forçar a estrutura da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), executora do processo.

De acordo com Ortigara, cerca de 4 milhões de cabeças de gado e de búfalos com até 24 meses de idade serão vacinados. Com isso, não será necessária uma segunda etapa da campa-nha, no mês de novembro, já que

os animais mais velhos já foram imunizados. “Estamos há três anos sem a circulação do vírus na América e já faz mais de dez anos que não há foco de aftosa no Pa-raná, por isso achamos que che-gou o momento de buscar este novo status de sanidade animal”, declarou o secretário.

Abertura de mercadosO Paraná será o segundo es-

tado brasileiro, atrás apenas de Santa Catarina, a manter a febre aftosa erradicada nos rebanhos de bovinos e bubalinos, o que permite a abertura dos merca-dos que remuneram melhor as carnes bovina e suína, como os Estados Unidos, o Japão e a Co-reia do Sul. “O reconhecimento internacional de área livre sem

a vacina é um grande passaporte para que possamos acessar ou-tros mercados”, disse Ortigara.

O secretário ressaltou que o Paraná é, hoje, o principal pro-dutor de aves, o terceiro de suí-nos e nono produtor de bovinos no País. O Estado é também um dos principais produtores de lei-te do Brasil, com a previsão de exportação nos próximos anos.

Requisitos O Estado já cumpriu grande

parte dos requisitos necessários para o reconhecimento, faltando apenas a reestruturação física de postos de fi scalização nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul e a nomeação dos novos ser-vidores da Adapar.

Já foram iniciadas a constru-

ção e as reformas de postos de fi scalização, com a colaboração da iniciativa privada, que será benefi ciada diretamente com o processo. Outros cinco postos já

existentes serão adequados e as fi scalizações volantes, que mo-nitoram o trânsito de animais e produtos de origem animal em todo Estado, serão reforçadas.

AEN

Nilson Hort

Page 10: Edição: n° 224 - 25/04/2015

ClassificadosFolhaSÁBADO, 25 de abril de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Veículos

Imóveis

Empregos

Fipal•AssisChateaubriand

•AvenidaBrasil,nº521,telefone:(44)3528-3376.

Assicar •AssisChateaubriand

•AvenidaTupãssi,nº2490,•telefone:(44)3528-4242

Juliano Vendi

Brasil Car Veículos•Toledo

•RuaSãoJoão,1362-Centro•(45)3278-3024

LoCAçãoCASAS

•R$360.000,00–AvenidaCataratasdoIguaçu,JardimParaná.Casacom150,00m²deáreacons-truída,sendo3quartos,sala,cozinha,wcsocial,lavanderia,edículacombanheiro,garagem,portãoeletrônico,cercaelétrica.Terrenocomáreatotalde

600,00m².

•R$175.000,00–Rua3,JardimMônaco.Casacom70,00m²deáreaconstruída,sendo2quartos,sala,cozinha,WC,lavanderiaegaragem.Terrenocom

áreatotalde250,00m².

•R$440.000,00–RuaEstadosUnidosesquinacomruaColômbia,JardimAmérica.Casacom230,00m²deáreaconstruída,1suíte,2quartos,saladeestar,saladejantar,saladetelevisão,WC,escritório,cozinha,dispensa,lavanderia/quartodedespejo,sistemadealarmeecâmera,4arcondicionados,

churrasqueiraegaragem.

•R$220.000,00–RuaGraceKelly,JardimCarolina.Sobradocom195,00m²deáreaconstruída,sendo3quartos,sala,cozinha,2banheiros,churrasqueira,

lavanderiaegaragem.

•R$85.000,00–TerrenoruaIugoslávia,JardimEuropa11,25x40=450m²

•CasanaruaPresidenteKennedy,Centro,com140,00m².Sendo2quartos,1suíte,banheiro,sala,copa,cozinha,lavanderia,dispensaegaragem.

R$1.000,00

•CasanaruaEstadosUnidos,noJardimAmérica,com150,00m².Sendo3quartos,2salas,cozinha,2

banheiros,garagempara2carros.R$724,00

•CasanaruaOlavoBilac,noJardimAraçá,com70,00m².Sendo2quartos,sala,cozinha,banheiro,

lavanderiaegaragem.R$500,00

•ApartamentonaAvenidaTupãssi,nojardimAmé-rica,com120,00m².Sendosuíte,2quartos,2salas,

cozinha,2banheiros,lavanderia.R$700,00

•R$700.000,00-TerrenosaídaparaToledocom3.687m²

•R$125.000,00–TerrenonoJardimUniversidade15x40=600m²

•Punto20141.4flex-completoúnicodono-com17.000kmR$40.800,00

•VoyageG620131.0TREND-R$33.500,00

•FiatUnoEVOVivace1.08v-4P-Flex-completoR$31.200,00

•Fusiondel20122.5,automático-únicadona-completoR$59.900,00

•Hiluxsw4,20133.04x4-automático-completaR$159.000,00

•ClassicLS,4P,preto,flex,2013-Básico-OFERTA

•Palio4portas,vermelho,gasolina,2005-Básico-OFERTA

•Palio,4P,prata,flex,2010-Básico-OFERTA

•StradaFire1.3,2P,preto,gasolina,2005-Básico-OFERTA

•VectraSedanElegance,vermelho,flex,2008-Completo-OFERTA

•CeltaLife1.0,2010,preto,flex-•R$16.900,00

•CrossFox1.6,2009,cinza,flex-completo-R$28.900,00

•FordF-250XLT4x2,2007,preta,diesel-completa-R$69.900,00

•Gol1.6power,4P,2004,preto,flex-•R$16.900,00

•MonzaSL-E,1988,cinza,álcool.OFERTA-R$5.800,00

Page 11: Edição: n° 224 - 25/04/2015

SÁBADO, 25 de abril de 2015 11PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

KARATÊ

Atletas da Associação Conquista/Assema conseguiram bons resultados em São Paulo

A Associação de Karatê Conquista/Assema de As-sis Chateaubriand, integrou a delegação do Paraná que disputou de 17 a 19 de abril em Praia Grande/SP, etapa do Zonal Sul-Sudeste 2015. O Paraná teve boa atuação, com destaque para as belas apresentações dos atletas chateaubriandenses, graças ao excelente trabalho reali-zado pelos professores Luiz e Vera.

“Nossos parabéns pela campanha de todos. Espero que cada um tire suas lições, façam avaliações do que foi positivo e negativo e as uti-lizem para o crescimento. Importante salientar que dois fatores são importan-tes: onde queremos chegar e quais caminhos percorrer até chegar. Foi assim que nós levamos o nome de Assis Chateaubriand e do Paraná em lugar destaque em mais uma competição nacional.

Delegação de Assis que integrou a Seleção do Paraná

Agradeço o prefeito Marcel, secretário Celso, imprensa, atletas, familiares e todos que nos apoiaram”, afi rmou pro-fessor Luiz.

Marcelo Oliveira: bronze no kumitê

Bruno Gabriel Miró:

bronze no kata equipe, prata no kumite individual e ouro no kata individual

Melissa Yamada: bron-ze no kumite revezamento, bronze no kata e prata no ku-mitê

Luiz Carlos Evangelista: bronze no kata equipe e prata

no kata individualLarissa Maria Frittola

Evangelista: ouro no kata in-dividual

Leonardo Thadeu Frittola Evangelista: bronze no kata equipe, ouro no kata indivi-dual e ouro no kumite indi-vidual

ASSIS APONTA CLASSIFICADOS

PARA A REGIONAL DO BOM DE BOLA DE

FUTEBOLDentro das expectativas foi encerrada ontem (24) em

Assis Chateaubriand a fase municipal dos Jogos Escola-res/Bom de Bola de Futebol defi nindo os classifi cados para a próxima etapa. Agora os times que garantiram vaga estarão na regional de 28 a 31 de maio em Tupãssi. A promoção é do Governo do Estado através da SEET, Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo em par-ceria com os Núcleos Regionais de Educação e prefei-turas.

Classifi cados: Futebol Feminino B - Teotônio VilelaFutebol Feminino A - Teotônio VilelaFutebol Masculino B - Guimarães Futebol Masculino A - Chateaubriandense

Disputa em Assis movimentou seis equipes

ASSISJESUÍTAS

VÔLEI

SUÍÇO DAS ASSOCIAÇÕES

COMUNITÁRIAS TEM 12 JOGOS NESTE SÁBADO

COPA DA AMIZADE MOVIMENTA ASSIS

COPA ASSIS NA RETA FINAL DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO

O 19º Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateaubriand, promovido pela Secretaria de Esportes, em parceria com o Departamento de Assuntos Comunitários, segue neste sábado (25), com a realização de mais uma ro-dada com 12 jogos movimentando seis comunidades. Cer-tame foi aberto com 46 gols marcados com média de 4,18 por confronto. As partidas marcadas para o último sábado (18) não aconteceram devido as chuvas.

Programação sábado 25/04/15Guarani

14h45: Ramal Pimenta x Ramal H16h: Bragantina x Guarani

São João Batista14h45: Silveirópolis x Jd. Progresso B16h: Ascol x São João Batista

Campo da Big Bem14h45: Jd. Araçá x Jd. Primavera B16h: Acamar x Engº Azaury

Panorama 14h45: Jd. Sheila B x AREC 16h: Amaujjp x Bragantina/Santa Clara

Ramal Goia14h45: Ramal Soipê x Jd. Progresso16h: APMAC x Ramal Goia

Terra Nova 14h45: Ramal Guarani B x Ivo Muller16h: Terra Nova x Nice

A 16ª Copa Assis de Futebol, promovida pela Secre-taria de Esportes de Assis Chateaubriand, está na reta fi nal da fase de classifi cação que tem jogos regionaliza-dos. Neste sábado (25), acontecem mais partidas encami-nhando muitas equipes, mas também eliminado outras. Os confrontos são Altônia x São Jorge do Patrocínio e Iporã x Perobal começando às 13h45 sempre com três jo-gos em cada local nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Dia 25/04/1513h45: Altônia x São Jorge do Patrocínio13h45: Iporã x Perobal

FÁBRICA DE RAÇÃO CONQUISTA SUÍÇO INTERNO DA AERCOL

COPA SUAVE VENENO REGIONAL

FEMININO

ENCONTRO DE GESTORES COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA

Foi encerrado recentemente o Campeonato Interno de Futebol Suíço da Aercol de Cafelândia, que teve como no-vidade parceria na premiação e uniforme para o time cam-peão.

Na disputa do terceiro lugar o Sintrascoop, venceu For-taleza por 6x2 e na grande fi nal, a Fábrica de Ração supe-rou o Misturão de Ouro por 4x1 garantindo o título. Miguel da Sintrascoop, foi o artilheiro com 24 gols e Gerson do mesmo time o goleiro menos vazado sofrendo 20 gols.

José Meurer, presidente da entidade, avaliou como po-sitiva a promoção, proporcionando momentos de lazer e descontração aos associados e familiares. Clair Spanhol, presidente do Sintrascoop, destacou que são duas institui-ções com o mesmo objetivo, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas. O evento teve ainda participação, como parceiro, a Clínica Odontológica Dr. Rangel Pitol e Juliano Martins que sempre incentivam o esporte.

Genésio Roecher

Fábrica de Ração campeão

Misturão de Ouro viceFoi aberta ontem (24), em Assis Chateaubriand, a segun-

da etapa da Copa Amizade de Vôlei Feminino categoria 2001. No grupo A estão as equipes de Assis Chateaubriand, Iracema do Oeste, APE/Ceduc/Palotina e Incomar/Wizard/Toledo. No grupo B estão São Cristóvão/Cascvel, Juranda, Cafelândia e Corbélia. Os jogos acontecem nos ginásio GETAN e Pixute.

Programação sábado 25/04/15 no Pixute8h: Cascavel x Corbélia9h: Juranda x Cafelândia 10h: Iracema do Oeste x Toledo11h: Palotina x Assis Chateaubriand 14h: Cascavel x Juranda 15h: Cafalândia x Corbélia16h: Assis Chateaubriand x Toledo17h: Iracema do Oeste x Palotina

Programação domingo 26/04/15 no Pixute8h: Semifi nal 9h: Semifi nal10h: Disputa do 7º lugar11h: Disputa do 5º lugar14h: Disputa do 3º lugar15h: Final

Programação 28/04/15 20h: Amiga FM/Ponto Forte x Alto Piquiri21h: SECE/Assis x Projeto Viva a Vila/Copacol

Programação 05/04/1520h: Nova Aurora x Alpha/Brasilândia do Sul 21h: Jesuítas x Cafelândia

Semifi nal: 12/05/15

Final: 15/05/15

Nos próximos dias 27 e 28 de abril, a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (Seet), promoverá o III Encontro de Gestores Públicos do Esporte, o evento já tradicional no calendário ocorrerá na cidade de Cam-po Mourão. Neste ano, o encontro também servirá para aproximar o novo secretário do esporte e do turismo, de-putado Douglas Fabrício, da comunidade esportiva para-naense e para o mesmo apresentar suas propostas para a gestão 2015-2018.

A edição de 2015, proporcionará aos participantes co-nhecer projetos esportivos de sucesso desenvolvidos no estado do Paraná, boas práticas que posicionam o espor-te como grande ferramenta de inclusão social e de desen-volvimento dos cidadãos.

O público presente além de conhecer iniciativas ino-vadoras do esporte paranaense, terá a possibilidade de conhece e analisar projetos desenvolvidos em outros es-tados, através da presença de ex-atletas e personalidades que possuem trabalhos sociais ligados ao esporte.

O objetivo dessa ação da Secretaria do Esporte e do Tu-rismo é identificar e incentivar os municípios a apresentar projetos que possam vir a ser beneficiados com a LIE do Mi-nistério do Esporte, possibilitando a criação de novas ações que venham beneficiar o cidadão paranaense.

AEN

Sábado 25/04/15Torneio da Morte: Prudentópolis x Atlético, 18h30Título do Interior: Foz do Iguaçu x Londrina, 20h

Domingo 26/04/15, jogos de ida das fi nais dos estaduais

Torneio da Morte: Nacional x Rio Branco, 16h Carioca: Botafogo x Vasco, 16hGaúcho: Grêmio x Internacional, 16h Mineiro: Atlético x Caldense, 16h Paulista: Palmeiras x Santos, 16hParanaense: Coritiba x Operário, 16h

Page 12: Edição: n° 224 - 25/04/2015

SÁBADO, 25 de abril de 2015 12PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Apenas a terceira rodada e o sinal de alerta está liga-do para os times que ainda não somaram no Amador da Lifac. Os jogos de amanhã encaminharão muita coisa nas duas pontas da tabela.

*** Parece mentira, mas não é. Toledo joga dia 27, isso

mesmo, segunda-feira às 15h30, em Curitiba, contra o Andraus pela Divisão de Acesso. Coisas da Federação Pa-ranaense que faz tudo, mesmo ajudar quem realmente precisa.

*** Conquistas importantes para o esporte de Assis. No

Karatê através da Associação Conquista/Assema no Zo-nal Sul-Sudeste e no gateboll com a Acenbac no Brasilei-ro ambos disputados em São Paulo.

*** Começa hoje, pela região Vale do Ivaí a XIII Copa Co-

amo de Futebol Suíço. A regional Oeste será no dia 30 de maio com disputa inclusive em Bragantina.

*** Finalizada ontem a fase municipal dos Jogos Escola-

res/Bom de Bola em Assis. Agora a região vai se encon-trar de 28 a 31 de maio na regional em Tupãssi.

*** Resumindo o esporte, bola rolando hoje (25) pelo

Suíço das Associações Comunitárias de Assis com 12 partidas em seis campos. Também neste sábado, movi-mentação para a Copa Assis categorias de base. Para os apaixonados pelo vôlei, vale a pena conferir a Copa Ami-zade Feminino, que acontece hoje e amanhã em Assis no Pixute e Getan. Amistosos hoje Sucan x Acec, Francisco Alves x Nice e amanhã Aroeira x Umuarama.

*** Final de semana de decisão para os estaduais. Jogos

de ida para Operário x Coritiba, Grêmio x Inter, Botafogo x Vasco, Atlético/MG x Caldense e Palmeiras x Santos.

TAÇA SEBASTIÃO FANTINATI

Terceira rodada com sinal de alerta ligado para muitos timesDA EDITORIA/BENEDITO LEAL DA SILVA

Acontece neste domingo (26), a terceira rodada do Campeonato Amador da Li-fac/Taça Sebastião Fantinati de Futebol com seis partidas começando às 15h30. Os con-frontos são importantes para todos os times, principal-mente para quem ainda não pontuou e já jogou duas ve-zes. No meio quem só fez um jogo como é o caso de Acec, Nova Aurora e Altônia signi-fi ca a reabilitação enquanto Anahy, Palotina e Perobal podem dar passo importante rumo a classifi cação por ter vencido seus dois compro-missos.

Acec precisa se recuperar diante do Iracema que também perdeu na rodada anterior

Programação - domingo 26/04/15, às 15h30

Acec x Iracema do OesteIguatu x Cristalino de

Vera Cruz Brasilândia do Sul x Cara-

jáPerobal x Palotina

Alto Piquiri x Nova AuroraAltônia x Terra RoxaFolgam: Silveirópolis e

Brasilândia do Sul

Toledo joga segunda-feira em Ponta Grossa

O jogo do Toledo pela oitava rodada do Paranaense da Divi-são de Acesso será segunda-feira (27), às 15h30 no Estádio Ger-mano Krüger em Ponta Grossa contra o Andraus de Campo Largo. O jogo seria no Couto Pereira, mas ontem (24) a FPF,

afi rmando que o Coritiba não cederia mais seu campo mudou o local da partida em um com-pleto desrespeito principalmen-te a imprensa principalmente as emissoras de rádio que difi -cilmernte conseguirão mudar a estrutura para transmissão.

Toledo vai empolgado após a sofrida vitória na rodada ante-rior por 1x0 diante do Grêmio Araponguense fora de casa, mas sabe que será difícil uma vez que o Andraus está na oitava po-sição e ainda briga por uma das vagas na segunda fase. Já

classifi cado, o time do Oeste quer somar para continuar entre os quatro primeiros colocados para ter vantagem na próxima fase. Ontem a Fe-deração também confi rmou a desistência do Francisco Bel-trão.

ACENBAC CONSEGUE HONROSO

TERCEIRO LUGAR NO BRASILEIRO DE

GATEBOLLFoi disputado nos dias 18 e 19 de abril em Soroca-

pa/SP, o Campeonato Brasileiro de Gateboll reunindo cerca de 80 equipes de várias regiões do Brasil. Entre os participantes, estava a equipe da Acenbac - Associa-ção Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Assis Cha-teaubriand, que voltou com honroso terceiro lugar na categoria até 59 anos.

A delegação de Assis, foi composta por Rogério Yudi Yanaga, Yoshikazu Murata, Marcelo Munerato, Celso Tanaka e Raul Takeshi Uchida. Foi um grande presente para a entidade que completa, em maio, 50 anos de positiva existência em Assis Chateaubriand.

Atletas comemoram conquistas

Disputa reuniu cerca de 80 equipes

COPA COAMO

REGIONAIS COMEÇAM HOJE PELO VALE DO IVAÍ

A cada dois anos acontece a tradicional Copa Coamo de Cooperados de Futebol Suíço, a maior competição do gê-nero do Brasil criada em 1993 com objetivo de promover maior integração entre associados e familiares. Ela envolve mais de 25 mil pessoas entre cooperados, familiares, dire-toria e funcionários. Em 2015, acontece a 13ª edição movi-mentando todos os associados, primeiro em fases regionais definindo os classificados para a grande final, que acontece na sede em Campo Mourão no dia 1º de agosto. A primeira regional acontece hoje, sábado (25), na região Vale do Ivaí, envolvendo cerca de mil atletas divididos em 68 equipes, com disputas em Faxinal, Fênix, Ivaiporã, São João do Ivaí e Engenheiro Beltrão. Depois acontecerão as regionais Cen-tro, Sul/Centro Sul, Oeste, Centro/Oeste, MS e Sede.

Oeste A regional Oeste da XIII Copa Coamo, será disputada no

dia 30 de maio, com inscrições até dia 12/05 e congressos dias 19 e 20/05. Participam associados de Toledo, Dez de Maio, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste,Tupãs-si, Bragantina, Brasilândia do Sul, Paulistânia, Vila Nova, Nova Santa Rosa e Goioerê, Rancho Alegre, Moreira Sales e Quatro Centenário.

Competição é considerada a maior do Brasil

Ilivaldo Duarte

ACENBAC

Diretoria