Edição nº 336, ano 2 Folia carioca terá mais turista que ... · crime, Lindemberg vai a júri...

16
EXPOSIÇÃO NO CCBB TRAZ OBRAS DE TARSILA DO AMARAL À CIDADE {pág 10} ÔNIBUS MOVIDOS A DIESEL DE CANA-DE-AÇÚCAR ENTRAM EM TESTE {pág 02} CELSO PUPO / FOTOARENA CELSO PUPO/FOTOARENA/FOLHAPRESS Folia carioca terá mais turista que país na Copa Rio deve receber 850 mil visitantes no Carnaval, 150 mil a mais que o previsto para o Brasil no Mundial de 2014 No fim de semana, 223 mijões são detidos nos 112 blocos Niemeyer prestigia inauguração do Sambódromo {pág 03} Manifestação de bombeiros e policiais em greve reúne cerca de 300 pessoas em Copacabana Decisão sobre futuro da paralisação foi adiada para hoje {pág 02} Julgamento de caso Eloá começa hoje Vasco vira para cima do Flu e se classifica Thiago Neves abriu o placar para o Flu, mas Alecsandro fez dois, garantindo o Cruz-maltino na semi da Taça Guanabara {pág 14} Três anos e quatro meses após crime, Lindemberg vai a júri Cárcere que parou país pode render 50 anos ao acusado {pág 05} Justiça Protesto tem pouca adesão Bloco da Preta arrasta 250 mil foliões para a avenida Rio Branco, no Centro, onde 66 pessoas foram flagradas urinando nas ruas ‘Cartão Postal’ GRAMMY HOMENAGEIA WHITNEY HOUSTON {pág 11} Mín 20°C Máx 30°C RIO DE JANEIRO Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 Edição nº 336, ano 2 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

Transcript of Edição nº 336, ano 2 Folia carioca terá mais turista que ... · crime, Lindemberg vai a júri...

EXPOSIÇÃO NO CCBBTRAZ OBRAS DE

TARSILA DO AMARALÀ CIDADE {pág 10}

ÔNIBUS MOVIDOS A DIESEL DE

CANA-DE-AÇÚCARENTRAM EM TESTE {pág 02}

CELSO PUPO / FOTOARENA

CELSO PUPO/FOTOARENA/FOLHAPRESS

Folia carioca terá maisturista que país na Copa

Rio deve receber 850 mil visitantes no Carnaval, 150 mil a mais que o previsto para o Brasil no Mundial de 2014 No fim de semana, 223 mijões são detidos nos 112 blocos Niemeyer prestigia inauguração do Sambódromo {pág 03}

Manifestação de bombeiros e policiais em grevereúne cerca de 300 pessoas em Copacabana Decisãosobre futuro da paralisação foi adiada para hoje {pág 02}

Julgamentode caso Eloácomeça hoje

Vasco vira paracima do Flu ese classificaThiago Neves abriu o placar parao Flu, mas Alecsandro fez dois,garantindo o Cruz-maltino nasemi da Taça Guanabara {pág 14}

Três anos e quatro meses apóscrime, Lindemberg vai a júri

Cárcere que parou país poderender 50 anos ao acusado {pág 05}

Justiça

Protesto tempouca adesão

Bloco da Preta arrasta 250 mil foliões para a avenida Rio Branco, no Centro, onde 66 pessoas foram flagradas urinando nas ruas

‘Cartão Postal’

GRAMMYHOMENAGEIAWHITNEY HOUSTON {pág 11}

Mín 20°CMáx 30°C

RIO DE JANEIROSegunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Edição nº 336, ano 2

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

E ES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

erti

ficad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flor

esta

l res

pons

ável

.

1foco

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

02 rio

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC paulista, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, somando mais de 440 mil exemplares.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela Editora O Dia S.A.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.

Metro Rio de Janeiro. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz Paranhos

Telefones: 021/2586-9565 (redação)021/2586-9575 (comercial)

A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.

Acidente no Centro

Um acidente comum ônibus, ontemde manhã, deixou 13pessoas feridas naavenida PresidenteVargas, no Centro.Segundo a CET-Rio,o coletivo bateu napilastra de acesso ao Elevado daPerimetral einterditou o acessode veículos aoMergulhão da Praça 15.

A pé e sobre rodas

O Instituto ChicoMendes deConservação eBiodiversidade, queadministra o ParqueNacional da Tijuca,tem até o dia 21 paraesclarecer aoMinistério PúblicoFederal (MPF)quando vai abriruma trilha paragarantir o acesso depedestres e ciclistasao Cristo Redentor. OMPF exige queturistas cheguem aomonumento sempagar o Trenzinho doCorcovado ou oserviço de vans.

A sustentabilidade chegouàs ruas da Cidade Maravi-lhosa. Os ônibus movidos adiesel de cana-de-açúcarcirculam no Rio e chamama atenção pelos desenhosda planta estampados noexterior dos veículos.

O projeto “Diesel de Ca-na - Rumo a 2016” é umaparceria da Fetranspor como Governo do Rio e a pre-feitura, que testará nospróximos 12 meses a adi-ção de 30% de combustívelde cana ao convencional.

A expectativa é compro-var a eficácia do novo die-sel sem que ele provoquealterações no consumo edesempenho dos veículos.

Uma vantagem que a ca-na já apresenta como die-sel é a redução em 90% daemissão de gases poluentesde efeito estufa.

“O objetivo é testar odesempenho ambientaldesse combustível, que érenovável, limpo e livre deenxofre”, explicou Gui-

lherme Wilson, gerente dePlanejamento e Operaçõesda Fetranspor.

Os primeiros resultadosdo experimento serão apre-sentados na Rio+20, confe-rência da ONU sobre desen-volvimento sustentável, queocorre em junho na cidade.

Segundo Wilson, após aanálise dos dados pode ha-ver uma mudança naquantidade do biodieselutilizado: “Pode ser quecheguemos a usar 100% dodiesel de cana”.

Os 20 ônibus que partici-pam do teste operam nas li-nhas 125 (Jardim Botânico-Central) e 409 (Saens Pena-Jardim Botânico) da viaçãoSaens Pena. De acordo comWilson, há a possibilidadede que o projeto se ampliepara os BRTs.

“Nosso horizonte é queem 2016 toda a frota deônibus da cidade esteja cir-culando com esse combus-tível”, revelou o gerente daFetranspor. METRO RIO

Transporte sustentável

Em ato político do movi-mento grevista, bombei-ros, policiais militares e ci-vis decidiram adiar a deci-são sobre o rumo da grevee demonstrar repúdio à pri-são do cabo do Corpo deBombeiros Benevenuto Da-ciolo. O bombeiro está pre-so desde quarta-feira juntocom outros 15 na peniten-ciária de Bangu I. Os mani-festantes pedem a transfe-rência dos presos para umpresídio militar.

A manifestação contoucom cerca de 300 pessoas ecom a presença da mulherde Daciolo, Cristiane Dacio-no, que irá até Brasília ten-tar uma audiência com apresidente Dilma Rouseffpara pedir anistia aos pre-

sos. Cristiane também afir-mou que o marido está emgreve de fome há cinco dias.

“Ele está em uma cela dequatro metros quadrados,sem comer desde que foipreso, só bebe água. Ele éum homem de bem e foipreso de forma arbitrária. Omovimento foi enfraqueci-do, mas não vamos parar”,afirmou.

O sargento Sandro Barbei-ro Costa defendeu que a gre-ve deve continuar.

“A PM mantém o movi-mento pacífico desde o iní-cio e hoje pede o fim dasprisões arbitrárias”, disse.

Sobre a participação dospoliciais civis na greve, a ca-tegoria se mostra dividida.O presidente do Sindicato

dos Policiais Civis (Sinpol),Fernando Bandeira, criticououtros representantes doSindicato dos Policiais Civisdo Rio (Sindpol) por teremsuspendido a greve semuma assembleia.

“A greve por parte dospoliciais civis não acabou. Oque eles fizeram foi umatraição. A greve está manti-da”, avisou Bandeira.

O serviço, segundo o co-mando da greve, permane-ce sempre com no mínimode 30% das atividades.

Uma equipe de jornalis-mo de uma rede de televi-são, que divulgou o aúdio deuma conversa com Dacioloarticulando atos de vanda-lismo, foi hostilizada.

METRO RIO

Em luto pelos grevistas presos, poucos presentes emprotesto adiam decisão sobre paralisação Mulher decabo detido afirma que marido está em greve de fome

BRUNA PRADO / METRO RIO

Grevistas se encontram, mas protesto teve pouca adesão

Ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar estão em circulação no Rio

Bombeiros em Copa: atendimento é de 30% da capacidade

Bombeiros e PMsdefinem futuroda greve hoje

FOTOS: MURILO REZENDE/FUTURA PRESS

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012rio 03

Folia antes do tempoleva multidão às ruas

O final de semana anteriorao Carnaval teve 112 blo-cos em toda a cidade e ope-rações contra quem urina-va nas ruas, além de cam-panhas de conscientizaçãoda Lei Seca. Ao todo, 223mijões - sendo 28 mulheres- foram detidos, segundo asecretaria Especial de Or-dem Pública (Seop).

O Suvaco de Cristo desfi-lou no Jardim Botânico, on-tem de manhã, arrastando30 mil foliões. O bloco con-tou com vários grupos fan-tasiados que enfrentaramchuva na concentração.

A Seop informou que de-

teve 50 homens por urina-rem na rua. O número demijões no Suvaco foi maiorque os 48 presos no sába-do, sendo cinco mulheres.Segundo a Riotur, havia140 banheiros químicos es-palhados da concentraçãoaté a dispersão.

Já no começo da tarde oFogo e Paixão, nome deuma música do Wando, fezuma homenagem ao can-tor, que morreu na semanapassada. O bloco de músicabrega, que fica parado noLargo de São Francisco,Centro, promoveu uma se-quência de canções do

Wando e com uma chuvade calcinhas.

A fantasia mais vista noshomens foi, claro, a deWando. Já as mulherestambém homenagearam ocantor se vestindo de viúva.

O Bloco da Preta, desfi-lando pela primeira vez naavenida Rio Branco, noCentro, foi o que maisatraiu foliões. A Riotur esti-

ma que 250 mil pessoas es-tiveram presentes.

No sábado, o Simpatia éQuase Amor desfilou pelaavenida Vieira Souto, emIpanema, arrastando cercade 100 mil pessoas. Segun-do o comandante da GuardaMunicipal, coronel Henri-que de Lima Castro nãohouve incidentes graves du-rante o percurso.

Além dos blocos mais co-nhecidos, esse pré-carnavalteve a presença de oito no-vos blocos que aconteceramnas comunidades que pos-suem a Unidade Polícia Pa-cificadora (UPP). METRO RIO

Preta Gil colocou os foliões para rezar pelas vítimas do desabamento no Centro do Rio, quando passou perto do Edifício Liberdade

FOTOS: CELSO PUPO/FOTOARENA/FOLHAPRESS

O arquiteto Oscar Nie-meyer, que projetou a Mar-quês de Sapucaí há quase30 anos, compareceu on-tem à inauguração do novoSambódromo. A cerimôniana Avenida, que tambémserá usada para a Olimpía-da de 2016, contou com es-porte, samba e a música“Cidade Maravilhosa”.

O evento começou às 16hcom uma corrida de 5,5 km,o “Corre aí na Sapucaí”, quepercorreu bairros do Centroe foi encerrada na Passarelado Samba. Após a premia-ção dos primeiros lugares,os competidores com as me-lhores fantasias ganharamuma placa comemorativada inauguração.

A festa também contoucom o prefeito EduardoPaes, o secretário Especial

de Turismo, Antônio PedroFigueira de Mello, além demestres-salas e porta-ban-deiras e presidentes de esco-las de samba. A cerimôniafoi encerrada com o últimodesfile técnico das escolasdo grupo especial. A Beija-Flor, atual campeã, percor-reu a Avenida e fez o testeoficial do novo sistema desonorização e iluminação.

Acidente na Portela Um carro em fuga invadiuo ensaio aberto da Portela,em Madureira, na noite deontem, e deixou um mortoe pelo menos 18 feridos. Omotorista do veículo fugiu.O público aguardava o iní-cio do ensaio, na Estradada Portela, que estava in-terditada, quandofoi sur-preendido. METRO RIO

Niemeyer prestigianovo Sambódromo

BIA ALVES/FOTOARENA/FOLHAPRESS

A cidade do Rio vai recebermais turistas no Carnavaldo que todo o país durante aCopa do Mundo de 2014,aponta estudo da SecretariaEstadual de Desenvolvimen-to Econômico do Rio de Ja-neiro (Sedeis). A estimativase pauta pelas médias e pro-jeções para esses eventos.

“O Carnaval vai trazereste ano 850 mil turistas evai movimentar cerca deUS$ 628 milhões no Esta-do”, informou o superin-tendente da Sedeis, LuizCarlos Prestes Filho.

Isso significará um incre-mento de 12% em relação

ao resultado registrado em2011. Em comparação, oCarnaval na cidade terá 150mil visitantes a mais do queos 700 mil previstos para vi-sitarem o Brasil na Copa.

“Se a Fifa (Federação In-ternacional de Futebol) e oCOI (Comitê Olímpico In-ternacional) fazem da Copae das Olimpíadas o seugrande negócio, acho quenada mais normal a prefei-tura e o governo do Estadoencararem o Carnaval co-mo um evento importan-tíssimo dentro do contextoda indústria de entreteni-mento”, observou.

Entre os segmentos quelucram com o evento, Pres-tes destacou as áreas de tu-rismo, transporte, de fabri-cação de instrumentos mu-sicais, audiovisual e rádio,da indústria gráfica e edito-rial, de teatro, empresas deeventos, além dos setoresde hospedagem, gastrono-mia e da indústria de bebi-

das. “São setores que fatu-ram e movimentam o di-nheiro na cidade”, diz.

Outra Pesquisa do Minis-tério do Trabalho mostraque o Carnaval responde pe-la geração de 250 mil em-pregos temporários no Es-tado. O comércio é um dosprincipais segmentos paraempregos temporários.

“É o momento em quemais vendem, mais têm ne-gócios realizados”. Depoisdo Natal, o Carnaval é aprincipal época de fatura-mento das lojas. Prestes ex-plicou que muitos emprega-dos que começam como

temporários nessa época,depois se tornam fixos.

A indústria das escolas desamba também contribuempara a geração de renda.Este ano, o Carnaval do Riocomemora 80 anos do pri-meiro desfile, realizadoem 1932. Ao contrário da-quela época, quando pou-cas pessoas participavam,as escolas hoje têm cercade 5 mil integrantes.

Esse Carnaval-espetáculorequer profissionais espe-cializados, como engenhei-ros elétricos, devido à exi-gência de laudo do Conse-lho Regional de Engenha-

ria e Arquitetura (Crea) pa-ra liberar a escola na Aveni-da. “Estamos falando de se-gurança do trabalho”,acrescentou Prestes.

O superintendente cha-mou a atenção para a im-portância dos núcleos pro-dutivos de Carnaval, locali-zados em municípios do in-terior, que sobrevivem tra-balhando para o evento du-rante todo o ano.

“Mais de 700 bordadei-ras produzem 39 milhõesde peças de bordado paraescolas de samba do Rio ede São Paulo”.

METRO RIO COM AGÊNCIA BRASIL

Carnaval com mais turistaFesta no Rio deve receber mais visitantes que evento esportivo em todo o país Previsão é de aumento de 12%

em relação à folia do ano passado Cerca de 250 mil empregos temporários estão relacionados a essa época do ano

“É outra realidade.É o momento emque mais se vende.”LUIZ CARLOS PRESTES FILHO,SUPERINTENDENTE DA SECRETARIAESTADUAL DE DESENVOLVIMENTOECONÔMICO

403 pessoas, sen-do 42 mulhe-

res, já foram levadaspara delegacias porurinar nas ruas, desdeo dia 20 de janeiro.

Fogo e Paixão teve “chuva” de calcinhas

Carolina Dieckmann: madrinha do Bloco da Preta

DANIEL MARENCO/FOLHAPRESS

Prefeito comparece a evento ao lado de Nuzman e Niameyer

Bruxas, monstros e cavei-ras estão por toda a parteno Carnaval carioca. Osblocos de rua do Rio fica-rão cheios de figuras famo-sas do Halloween - tradicio-nal festa americana. Asmáscaras ainda estão à ven-da no comércio popular daSaara, no Centro.

Vendedora da loja Baba-do da Folia há 12 anos, ElsaMaria Dias ressalta a in-fluência da cultura norte-americana no Carnaval derua atualmente. “O Hallo-ween está muito forte noBrasil. Imitamos muito osEUA”, acredita Elsa.

As diversas máscarasvendidas na Saara são pro-duzidas pela fábrica Con-dal, da espanhola Olga Val-

les. Há 50 anos, ela trabalhacom isso e sabe bem o quefaz ou não sucesso entre osfoliões. Lançamento do Car-naval passado, a máscarado humorista Tiririca enca-lhou, assim como a do dita-dor Kadafi. Em compensa-ção, as de Dilma e Lula sãohits. E Sarney continua sen-do um clássico.

Segundo Olga, a estima-tiva é de que 120 mil más-caras sejam vendidas nesteCarnaval. Entre elas, so-

mente 80 mil são de mons-tros e caveiras.

NEM TODOS GOSTAM DA IDEIAApesar dos monstros esta-rem na moda, há quem pre-fira as tradicionais máscarasvenezianas. As amigas NinaRozencwaig, 22 anos, e Giu-lia Politi, 21 anos, foram àSaara comprar adereços efantasias para a folia dosblocos, entre eles Carmeli-tas e Céu na Terra.

“Quando chega perto doCarnaval, a Saara fica lota-da”, afirma Nina. As jovensnão gostam das máscarasmacabras e têm outras es-colhas: “Prefiro ser anjinhaou me fantasiar de saborde vodca”, ri Giulia.

METRO RIO

Bloco dosmascarados

“Acredito que esteserá um Carnavalde ‘horror’ bem bonito.”OLGA VALLES, DONA DA FÁBRICA CONDAL

Onde encontrar

O preço das máscaras varia

entre R$ 1,50 e R$ 72,80. As

de eva, mais vendidas, cus-

tam em média R$ 5.

Babado da Folia

Rua da Alfândega, 365. Tel.: 2509-0091www.babadodafolia.com.br

Big Saara

Rua Senhor dos Passos, 107.Tel.: 2232-6217www.bigsaara.com.br

Casa Turuna

Rua Senhor do Passos, 77. Tel.: 2509-3908 www.casaturuna.com.br

Máscarasdo poderOs políticos passaram aestampar as máscarasnos blocos de rua somen-te depois da Ditadura e,desde então, ganharam ogosto - e o rosto - do povo.

Lula e Dilma foram su-cesso no Carnaval passa-do e prometem conti-nuar na preferência dopúblico este ano. Segun-do Olga Valles, Lula foi opolítico que mais agra-dou e suas máscaras já fo-

ram até exportadas paraa Europa.

O adereço com o rostodo ex-presidente, diag-nosticado com câncer nalaringe em outubro de2011, não mudará.

“Pensamos em fazê-locareca, mas comoum sinal de res-peito, ele con-tinuará bar-budo. Acha-mos melhorassim”, ex-plica OlgaValles.

METRO RIOAs amigas Giulia e Nina preferem as máscaras venezianas

Lojas da Saara vendem os adereços que serão usados pelos foliões neste Carnaval

Dilma é sucesso

Lula continuabarbudo

FOTOS BRUNA PRADO / METRO

Máscaras de terror são hits com estimativa de vendade 80 mil peças As de Dilma e Lula chegam a 5 mil

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

04 rio

ALEGRIA DOS LOJISTAS

Aumentode 11% nasvendasDe acordo com pesquisafeita em janeiro pelo Cen-tro de Estudos do Clubedos Diretores Lojistas doRio de Janeiro (CDL-Rio),espera-se o crescimentode 11% nas vendas doCarnaval em comparaçãocom o passado. Fantasiase adereços devem con-centrar a maior parte dasvendas (44%), seguidos de

roupas de verão, comobermudas e camisetas(32%) e a linha praia, commaiôs, biquinis e cangas(12%). “O Rio está vivendoum bom momento”, afir-ma Aldo Gonçalves, presi-dente do CDL-Rio.

Segundo ele, a grevedos bombeiros e policiaiscivis e militares não in-fluenciará as vendas, por-que “o povo está anima-do”. Turistas também con-tribuem para movimen-tar o comércio. “Eles tra-zem bom astral e isso vaise refletir em bom resul-tado [nas vendas]”, afirmaAldo. AGÊNCIA BRASIL

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012brasil 05

Supremo volta a julgarLei da Ficha LimpaOs ministros do STF (Supre-mo Tribunal Federal) vãoanalisar a validade da lei daFicha Limpa nas eleiçõesdeste ano na quarta-feira. O julgamento já tinha sidoiniciado, mas foi interrom-pido em dezembro, quandoo ministro Antonio Dias Tof-foli pediu vista do processo.Na quarta-feira, o julgamen-to recomeça com a apresen-tação do voto de Toffoli.

Até agora, já foram re-gistrados dois votos favorá-veis à aplicação imediatada lei da Ficha Limpa.

Um deles foi do relator, oministro Luiz Fux, que votoupela legalidade, mas quis al-terar partes do texto relativasaos casos em que o políticorenuncia para não perder omandato. Depois, voltouatrás. O outro voto a favor damedida foi do ministro Joa-

quim Barbosa, que reforçoua necessidade de moraliza-ção na política brasileira.

Três entidades aciona-ram o STF para que naseleições de 2012 não hajaproblemas como em 2010,quando muitos políticos fi-cha-suja conseguiram assu-mir mandatos por decisãojudicial. O STF determinouque a lei, aprovada em2010, só poderia seria apli-cada depois de um ano emvigor.

Além da aplicação da lei,os ministros também deve-

rão analisar outros questio-namentos.

A OAB (Ordem dos Advo-gados do Brasil) pediu umadeclaração de constitucio-nalidade dos pontos da me-dida, enquanto o PPS dese-ja que a lei seja aplicada afatos anteriores à sua edi-ção. O Conselho Nacionaldos Profissionais Liberaistambém acionou o Supre-mo e quer a anulação da re-gra que torna o candidatoinelegível por oito anos.

A Lei da Ficha Limpa éresultado de um projetopopular apoiado por maisde 1,6 milhão de eleitores.A proposta visa melhorar operfil dos candidatos. Deacordo com a lei, não po-dem se candidatar pessoascom condenações por ór-gãos colegiados,

METRO

Ministros vão decidir se veto a candidaturas depolíticos condenados deve valer nas eleições deste ano

1,6milhão de eleitoresapoiaram a iniciativada criação do projetoda Lei da Ficha Limpa.

Lindemberg começaa ser julgado hojeComeça hoje o julgamentode Lindemberg Alves, de25 anos, acusado de matara ex-namorada Eloá Cristi-na Pimentel, de 15 anos emoutubro de 2008, em SantoAndré. Antes de matá-la,Lindemberg manteve a jo-vem refém por quatro dias.

A promotora DanielaHashimoto pede pena mí-nima de 50 anos. Mas comojá está preso há 3 anos, eleficará na cadeia no máximomais 27, já que o limite detempo na prisão no Brasil éde 30 anos.

O julgamento só deveterminar na quarta-feira.Ao todo 19 testemunhasdevem ser ouvidas.

A promotora DanielaHashimoto pede a conde-nação de Lindemberg porhomicídio qualificado, ten-tativa de homicídio, cárce-re privado e disparo por ar-ma de fogo. Segundo ela, ocrime foi premetitado. “Eleé uma pessoa agressiva,possessiva e manipuladora.Lindemberg planejou todo

o crime”, afirma. A advoga-da de Lindemberg, Ana Lú-cia Saad, tentará convencero júri de que a invasão poli-cial provocou a tragédia.

A versão é contestada

pela promotora do caso. “Apolícia tinha autorizaçãopara entrar a qualquer mo-mento. Ele entrou com aintenção de matá-la.”

METRO

Eloá foi morta em outubro de 2008

DANILO VERPA/FOLHAPRESS

Ministros vão decidir sobre a lei da Ficha Limpa

DIVULGAÇÃO

Fiocruz estudaexcesso de cesáreasCerca de 24 mil mulheresque deram à luz recente-mente serão ouvidas pelaFiocruz (Fundação OswaldoCruz). A pesquisa será feitapara descobrir o porquê dapreferência da maioria dasbrasileiras pela cesariana.

Segundo o Ministerio daSaúde, em 2010, 52% dospartos no país foram cirúr-gicos. Na rede privada, o ín-dice chega a 82%, enquantona rede pública a 37%.

A fundação quer saberqual foi a indicação para o

tipo de parto, onde foi feitoo pré-natal e se o profissio-nal que acompanhou a ges-tação foi o mesmo que rea-lizou o parto. No caso demulheres que passaram porcesariana, será perguntadoo motivo da opção. METRO

Economia com plano de celular chega a R$327 por mês

FGTS podeser usado emprevidênciaprivadaUm projeto de lei que per-mite a movimentação daconta vinculada ao FGTS(Fundo de Garantia do Tem-po de Serviço) para o paga-mento de plano de previ-dência privada está em tra-mitação na Câmara.

Segundo o deputado li-cenciado Aguinaldo Ribei-ro (PP-PB), autor da propos-ta, a sua aprovação iria aju-dar a complementar a ren-da dos trabalhadores quese aposentarem pela Previ-dência Social. METRO

O projeto tramita

em caráter conclusivo

STOCKXCHANGE

Fique de olho

Preste atenção nestes as-

pectos antes de escolher

seu plano de celular:

Tempo ao telefone

A duração média e a quan-tidade de chamadas é umdos principais nortes na es-colha do pacote.Tarifas da empresa

As operadoras aplicam tari-fas diferenciadas de acordocom o horário. Esse item éimportante também paraquem viaja muito.Liga ou recebe?

Para quem não faz muitasligações, um plano pré-pa-go será o mais indicado.

Não se deixe levar pelo papo do vendedor: detalhesque passam desapercebidos fazem diferença na conta

Ferramenta on-line ajuda a escolher o melhor pacote

A quantidade de impostospagos pelos brasileiros vaiatingir hoje a marca de R$200 bilhões em 2012, se-gundo dados do Impostô-metro da ACSP (AssociaçãoComercial de São Paulo).

Neste ano, a marca seráatingida nove dias antesdo que no ano passado,quando o valor foi atingi-do no dia 22 de fevereiro,o que comprova o cresci-mento da arrecadação tri-butária do governo. “Emseis anos, a arrecadação deimpostos no Brasil dupli-cou, mas o crescimento doPaís não dobrou.

É passada a hora de obrasileiro se enxergar co-mo pagador de impostos enão como mero contri-

buinte. Somente com aconsciência de cidadãos éque vamos nos mobilizarpara cobrar uma melhorutilização do dinheiro pú-blico”, declarou o presi-dente da ACSP (AssociaçãoComercial de São Paulo) eda Facesp (Federação dasAssociações Comerciais doEstado de São Paulo ), Ro-gério Amato.

Qualquer cidadão podeacompanhar a evoluçãodos impostos pagos nopaís pelo sitewww.impos-tometro.com.br.

A ferramenta, inaugu-rada em 2005, didive a ar-recadação federal, esta-dual e municipal, de acor-do com os estados e muni-cípios. METRO

Brasil paga R$ 200 bilhões em impostos

Escolher o plano mais ade-quado ao seu perfil podeproporcionar grandes re-duções na conta de celularno final do mês. A ProtesteAssociação de Consumido-res desenvolveu uma ferra-menta que compara os pa-cotes de acordo com o tipoe frequência de uso, aju-dando o público a escolhero melhor plano para eco-nomizar (link ao lado).

Analisando os dados, ainstituição concluiu que aeconomia chega a R$ 429mensais em São Paulo paraquem tem contas em gru-po, ou R$ 327 no mesmocaso no Rio de Janeiro.

“O consumidor acaba fa-zendo as suas escolhas deacordo com o o que o ven-dedor oferece”, lamentaMaria Inês Dolci, coordena-dora institucional da Pro-tes. “É preciso ter cuidadocom as promoções, porqueapesar de serem vantajo-

sas, depois que terminam ocliente acaba pagandomais caro”, ensina.

Outro aspecto que deveser levado em conta é otempo de duração do pla-no. “Muitas pessoas co-meçam já com planos mui-to altos. Quando percebemque estão gastando mais doque precisam, têm dificul-dade para sair, porque mui-tos deles têm prazos longosde fidelização, o que é per-mitido”, alerta Maria Inês.

“O ideal é começarcom um planomais simples eaumentar deacordo com a suanecessidade.”MARIA INÊS DOLCI, COORDENADORAINSTITUCIONAL DA PROTESTE

proteste.org.br/ServiceSelector/

PlanosTelefoniaCelular/BR/

HENRIQUE RIBEIROMETRO SÃO PAULO

SPENCER PLATT/GETTYIMAGES

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012economia06

Variação de gastos

São Paulo (Em relação ao plano mais caro)

Perfil Economia anual* Economia mensal*Moderado R$ 718 R$ 60

Frequente R$ 3.293 R$ 274

Grupo R$ 5.144 R$ 429

Rio de Janeiro (Em relação ao plano mais caro)

Perfil Economia anual* Economia mensal*Moderado R$ 984 R$ 82

Frequente R$ 1.884 R$ 157

Grupo R$ 3.924 R$ 327Fonte: Proteste

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

07mundo

A onda de frio que atinge aEuropa nas últimas três se-manas deixou dezenas depovoados isolados, sobre-tudo na região dos Bálcãs(sudeste do continente),onde as temperaturas têmse aproximado de -30oCem algumas regiões desdea semana passada.

As tempestades de nevemantêm pelo menos 50mil pessoas presas em vila-rejos na Sérvia, e outras 11mil nos vizinhos Montene-gro, Bósnia e Macedônia. Acapital montenegrina, Pod-gorica, estava paralisada

no último final de semanapor uma camada de neveque superava os 50 centí-metros, nível que não eraalcançado há 50 anos.

Na Romênia, seis estra-das estão interrompidas pe-las nevadas, deixando isola-das 36 localidades no sul eno leste do país. A camadabranca que cobre o Velhocontinente deixou cente-nas de aldeias isoladas nasmontanhas da Albânia, e astempestados de ontem in-terromperam o acesso aparte do oeste da Croácia.

O rio Danúbio, que atra-

vessa vários países da re-gião, congelou em grandeparte da sua extensão, obri-gando Áustria, Croácia,Sérvia, Bulgária e Hungria

a suspender a navegação.Em outros países, a si-

tuação começa a melhorar.Em Roma, na Itália, o solapareceu ontem e o trans-porte urbano voltou aonormal. No Reino Unido,que segue em alerta peloperigo de gelo, os meteo-rologistas preveem queapós vários dias de frio ár-tico e temperaturas míni-mas de -18oC abaixo de ze-ro, a partir de hoje o prog-nóstico é o começo de umprocesso de alta das tem-peraturas, embora “de for-ma lenta”. METRO

Onda de frio que já dura três semanas causa mortes e prejudica sistemade transportes em vários países Tempo deve melhorar a partir de hoje

Porto de Trentemoult, no sul da França, congelou: baixas temperaturas atingem todo o continente

STEPHANE MAHE/REUTERS

Praga promove ‘turismo da corrupção’Viver da corrupção de for-ma legal é o objetivo daCorrupt Tour, uma agênciade viagens tcheca que ofe-rece visitas aos lugaresmais prejudicados peloscorruptos do país.

A agência, que apresen-tou a lista de destinos nasemana passada na feira deturismo de Praga, explicacomo ocorreram os princi-pais casos de corrupção dacapital tcheca e da cidadede Usti nad Labem, ofere-cendo aos clientes excus-rões por estes locais.

Uma das rotas mostra ostrês imóveis onde se con-centra o problema: a Pre-feitura de Praga, o túnel

Blanka e a cidade olímpicaprojetada de Letnany.

“Reconheço que isto de-nigre o nome do nossopaís”, declarou Petr Sourek,fundador da empresa, àagência de notícias Efe.“Não lutamos contra a cor-rupção, em vez disso nosbeneficiamos”, ironiza Ivan-ka, uma das guias da em-presa. METRO COM AGÊNCIAS

600pessoas já morreramna Europa devido à on-da de frio. Na Ucrânia,o país com o maior número de mortes, ogoverno encerrou a divulgação do registrode mortes.

“O objetivo é queos clientes se deemconta de que acorrupção épatrimônio culturaldo nosso país.”IVANKA, GUIA DA EMPRESA, À EFE

AJAY VERMA/REUTERS

Índia envia carta a DeusMais de 1,5 mil fiéis de várias religiões deixarammensagens para seus deuses em um documento ba-tizado de “Carta para Deus”, segundo a organizaçãoespiritual Brahma Kumaris. A carta atingiu 122 me-tros de comprimento.

122 metros de papel

Carta foi redigida na cidade de Chandigarh

Protestos na Gréciamobilizam 100 milCerca de 80 mil pessoasprotestaram ontem emAtenas e outras 20 mil emTessalônica contra as medi-das de austeridade que vãoser implementadas pelogoverno grego.

Na capital, seis pessoasficaram feridas durante osconfrontos entre a políciae os manifestantes na pra-ça Sintagma, segundo o Mi-nistério da Saúde.

Os incidentes ocorreram

quando um grupo de rebel-des pressionou para rom-per o cordão policial colo-cado em torno da Assem-bleia Nacional, e a políciarespondeu imediatamentelançando bombas de gás.

O governo grego cedeuàs pressões da União Euro-peia e do FMI e vai cortargastos sociais para receberum novo pacote de ajuda, oque revoltou a populaçãodo país. METRO

Liga Árabe ampliasanções contra SíriaOs países da Liga Árabeaprovaram ontem o pedidodo Conselho de Segurançada ONU para a formação deuma missão de observado-res na Síria e aumentou assanções ao país, que há 11meses passa por protestoscontra o regime do ditadorBashar al Assad.

O grupo encerrou as ati-vidades da equipe de moni-tores que atuava no país,que tinha sido suspendido

em 28 de janeiro devido aoaumento da violência nosprotestos entre oposição egoverno. A decisão coinci-de com a renúncia do chefeda missão de observadoresna Síria, o sudanês AhmedMustafa al Dabi.

A organização ainda pe-diu a suspensão de “todasas formas de colaboraçãodiplomática com represen-tantes do regime sírio emdiferentes países”. METRO

Frio e neve isolamvilas nos Bálcãs

O jazz de PaulMcCartneyLigue o som, prepare umaxícara de chá ou se deliciecom uma taça de vinho. Asideias são do próprio PaulMcCartney, que apresentaseu novo álbum, “Kisses onthe Bottom”, como inti-mista e relaxante. O disco,que acaba de chegar às lo-jas brasileiras, é o 15º dacarreira solo do ex-Beatle.

Apenas duas cançõesinéditas compostas pelo

britânico estão no álbum:“My Valentine”, com direi-to a um solo de guitarra deEric Clapton, e “Only OurHearts”, ritmada pela gaitade Stevie Wonder. As de-mais 12 faixas se dividementre clássicos do jazz estandards da música norte-americana, como “I’m Gon-na Sit Right Down and Wri-te Myself a Letter”, conheci-da na voz de Frank Sinatra.

“Kisses on the Bottom”é um disco simples e des-pretensioso, elaboradocom o objetivo de resgatarlembranças do que Paulouvia na infância. Comoele explica, não é um ál-bum de covers, e sim umahomenagem.

Novo disco do ex-Beatle reúne clássicos e standards Álbum traz duas faixas inéditas e participações de Eric Clapton e Stevie Wonder

ROBERTO SERRA/IGUANA PRESS/GETTY IMAGES

DIVULGAÇÃO

THAIS AZEVEDOMETRO SÃO PAULO

Cocker: cantor veio

ao Rock in Rio de 1991

GETTY IMAGES

Ingressos àvenda parashow deJoe CockerComeçam a ser vendidoshoje os ingressos para oshow do cantor inglês JoeCocker, marcado para 1º deabril, na HSBC Arena. Os bi-lhetes (de R$ 100 a R$ 380,com direito a meia entrada)podem ser comprados no si-te www.ingresso.com e nabilheteria da HSBC Arena(av. Embaixador AbelardoBueno, 3401, Barra da Tiju-ca. Tel.: 3035-5200).

METRO RIO

2cultura

cultura08 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

Chopra emnova ediçãoda RoccoA Editora Rocco publica es-te mês a versão compactade “O Essencial – A Realiza-ção Espontânea do Desejo”(144 páginas, R$ 19,50), domédico indiano DeepakChopra, mundialmente co-nhecido como um guru dosfamosos. METRO RIO

Policial àbrasileira LITERATURA. O romancepolicial “Sob o Céu deAgosto” (Editora Dubli-nense), do escritor brasi-leiro Gustavo Machado,teve os direitos de tradu-ção comprados pela edi-tora alemã Ars Vivendi.A previsão é de que o li-vro seja lançado na Ale-manha em 2013.

METRO RIO

Breve

Parceria

A guitarristaJoan Jett deve fazeruma participação es-pecial no show dabanda americana FooFighters no FestivalLollapalooza, em SãoPaulo, dia 7 de abril.Joan (fundadora dabanda “Runaways”)também fará umshow no evento comseu grupo, o “TheBlackhearts”.

GETTY IMAGES

Julia Bosco estreiacom o CD ‘Tempo’Julia Bosco abandonou umacarreira estável como con-sultora de petróleo da Pe-trobras para finalmente,aos 32 anos, abraçar umaarte que está no sangue – fi-lha de João Bosco, a cantorae compositora lança “Tem-po”, seu primeiro CD, pro-duzido pelos craques PlínioProfeta e Fabio Santanna,este último seu marido.

Entre a MPB clássica e in-fluências do pop e da soulmusic, Julia faz uma estreiasegura. Destaque para as

músicas “Desavisados” e“Na Oração”, esta com parti-cipação do papai no violão.

METRO RIO

Julia escreveu a maioria das canções com o marido,

o compositor Fabio Santanna

DIVULGAÇÃO

“Quando fuiconvidado paracolocar o violão em‘Na Oração’,confesso que fiqueinervoso. Ajoelhei erezei.”JOÃO BOSCO, COMPOSITOR, EMDEPOIMENTO AO SITE OFICIAL DE JULIA

“Kisses on the Bottom” relembra canções que Paul ouvia na infância

Tarsila do Amaral noRio depois de 40 anos

cultura10 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

Centro Cultural Banco do Brasil abre amanhã a exposição ‘Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo’

Última mostra da artista modernista na cidadeaconteceu em 1969, no Museu de Arte Moderna

A ausência do óleo sobre te-la “Abaporu” (1928) na mos-tra “Tarsila do Amaral –Percurso Afetivo” pode cau-sar certa decepção. A lacu-na provocada pela falta daobra mais famosa da pinto-ra paulista – um dos mar-cos do modernismo brasi-leiro – não reduz, porém, aimportância da exposiçãoque entra em cartaz ama-nhã no Centro CulturalBanco do Brasil, no Centro.

Desde 1969 o Rio de Ja-neiro não recebia uma indi-vidual da paulista Tarsilado Amaral (1886-1973), ar-tista que, para muitos, é amaior pintora brasileira detodos os tempos.

Os organizadores nãoconseguiram a liberação de“Abaporu” junto ao Museude Arte Latinoamericanode Buenos Aires. Sem oquadro que refletia nas ar-tes plásticas o MovimentoAntropofágico (que procu-rava assimilar a cultura es-trangeira), a mostra noCCBB oferece ao públicoum retrato da intimidadede Tarsila. O fio condutorda mostra é um raro cader-no de anotações da pinto-ra, espécie de diário de via-gem no qual ela pouco es-crevia, mas no qual colavaingressos de espetáculos,fotografias e cartões de ho-téis das cidades por onde

passava com o marido, Os-wald de Andrade.

Entre as mais de 80obras de “Tarsila do Ama-ral – Percurso Afetivo”, des-tacam-se “Antropofagia”(1929); “Carnaval em Ma-dureira” (1924); “Manacá”(1927); “Morro da favela”(1924); “São Paulo” (1924);“Urutu” (1928); “Lagoa San-ta” (1925); “O sapo” (1928);“Sol poente” (1929); “A fei-ra III” (1953); e uma segun-da versão de “A Negra”,obra inacabada.

PAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

FOTOS: RÔMULO FIALDINI/DIVULGAÇÃO

“Antropofagia” (1929), de Tarsila do Amaral

PARA CRIANÇAS

Livros simplificamOswald eTarsilaCasal tão produtivoquanto polêmico, Os-wald de Andrade e Tarsi-la do Amaral são in-troduzidos às no-vas gerações emdois livros que aca-bam de chegar àslivrarias.

“Oswald de An-drade” (Callis Edi-tora, 64 páginas)conta, de formalúdica, como foia infância do au-tor do “Manifes-to Antropofági-

co” e de onde saiu tantainspiração artística.

A principal obra sobreTarsila é o pontapé inicialde sua apresentação em“O Sonho do Abaporu”(Editora Caramelo, 32 pá-ginas). Na história, o fa-moso desenho da artistaganha vida e passeia pe-los lugares favoritos desua autora, como Paris eos campos paulistas.

METRO

85obras de Tarsila doAmaral, entrepinturas, desenhos,objetos e gravuras,estarão em exposição no CentroCultural Banco do Brasil.

Programe-se

Exposição: No CentroCultural Banco do Brasil(rua Primeiro de Março, 66,Centro. Tel.: 3808-2020).

De amanhã a 29 de abril.De terça a domingo, das 9hàs 21h.

Concerto Tarsila Musical:quarta-feira, 14 de março.Teatro 2. Gratuito. Énecessário retirar senhauma hora antes do inícioda programação.

Debates: quinta-feira, 15de março, e sexta-feira, 16de março. Auditório 4ºandar. Palestrantes: AracyAmaral, Maria AliceMilliet, Camilo Osório eFernando Cocchiarali.Gratuito.

“Para a mostra nãoforam consideradosos períodos Pau-Brasil, Antropofágicoe Social,habitualmenteidentificados na obrade Tarsila.”ANTONIO CARLOS ABDALLA,CURADOR DA MOSTRA

“O enfoque dado namostra foi, primeiro,intimista; depois,temático; e, quandopossível,cronológico. Há umproposital eaparente caos.”ANTONIO CARLOS ABDALLA,CURADOR DA MOSTRA

Detalhe do diário de Tarsila“O Anjo”, escultura

em gesso

cultura www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

11

O mundo recebeu com sur-presa a notícia da morte deWhitney Houston, na noitede sábado. A cantora, de 48anos, foi encontrada na ba-nheira de seu quarto, no Be-verly Hilton Hotel, em LosAngeles. A polícia chegouao local após um chamadode emergência de um mem-bro da equipe de Whitney.O óbito foi declarado às21h55 (horário de Brasília).

Até o fechamento destaedição, a causa da morteainda não havia sido reve-lada. A polícia, no entanto,acredita que a cantoramorreu afogada, depois dedormir na banheira. Nãoforam encontradas drogasno quarto.

Dona de uma voz pode-rosa e capaz de atingir no-tas altíssimas, Whitney al-cançou o topo do carreiraentre o meio dos anos1980 e o fim dos anos1990, quando foi uma dasartistas com mais discosvendidos em todo o mun-do. A cantora atuou em fil-mes como “O Guarda-Cos-tas” (1992), produção comKevin Costner e dona dohit “I Will Always LoveYou”, e “Falando de Amor”(1995). Sua trajetória in-clui 415 prêmios, entreeles seis Grammy, doisEmmy e 22 American Mu-sic Awards.

Nos últimos anos, noentanto, problemas do-

mésticos, como recorren-tes agressões do então ma-rido Bobby Brown, e oabuso declarado de drogascomo crack e cocaínatransformaram Whitneyem personagem decadentee estrela de manchetessensacionalistas.

A cantora morreu ape-nas um dia antes do Gram-my, que alterou sua progra-mação para lhe prestaruma homenagem. Na in-ternet, diversos artistasmanifestaram sua tristeza.

Whitney deixa uma filha,Bobbi Kristina, de 18 anos.

Grammy muda programação para prestar homenagem

THAIS AZEVEDOMETRO SÃO PAULO

Whitney Houston:diva dos anos 1990morre aos 48 anos

Mariah CareyEla sempre será lembrada

como uma das mais incríveisvozes de todos os tempos a

agraciar a Terra.

Ricky MartinDescanse em paz, Whitney.

Meu amor e sincerascondolências para sua família

e amigos.

RihannaSem palavras, apenas

lágrimas.

Repercussão no Twitter

Leitor fala

Pergunta

Greve da PMO Rio de Janeiro continua lindo. Mas asnossas autoridades, cada dia mais corpo-rativistas e incompetentes. Como pode-mos ainda ter resquícios de um começode greve de oficiais da Polícia Militar,num lugar tão violento, já com a PM tra-balhando regularmente? Como podemoscontinuar aguardando o aumento justo ecorreto aos PMs depois da greve depouco tempo atrás? Existe verba paratudo e para todos. Por que não fazer umamplo acordo e acertar essa pendêncialogo? Chega de enrolação e falta de ação,os policiais militares merecem um au-mento e já. Para quê postergar algo quedeveria ter sido resolvido há muito tempono Estado do Rio?Asdrubal Gobenati – Rio de Janeiro, RJ

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

Você mudou sua rotina devido àgreve das polícias Militar e Civile dos Bombeiros?

@fer_nery: Não. A nossa vida não podeparar, mesmo com esse tipo deproblema.

@d_dutra: Não devemos mudar. Quemtem de mudar é o poder público.

@brubaldino: Fiquei preocupada, masprocurei manter a rotina.

Greve da PM – 2Se as nossas autoridades não se mexeremo efeito cascata ou bola de neve vai atin-gir todo o país, com as greves da PM,ainda que justas, em hora e dias errados.A hora não podia ser esta, pois o Carnavalé uma festa nacional. Ganhar o que essesheróis ganham é, no mínimo, indecente ehumilhante. Que o bom senso e a inteli-gência apareçam e a greve acabe logo, ounem comece de verdade. O povo não me-rece mais essa preocupação.Antônio Marques – Rio de Janeiro, RJ

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Áries (21/3 a 20/4)Muita correria.Suas atividades profissionais irão tomar o seutempo deixando você com a cabeça cheia. Procure relaxarum pouco depois do expediente.Touro (21/4 a 20/5)Procure estar próxima de pessoas poderosas e mais altruís-tas. Elas poderão ajudar você com novas oportunidades pro-fissionais ou ganhos com negócios rápidos.Gêmeos (21/5 a 20/6)Boas chances de colocar em prática ideias novas, mesmo queelas causem um pouco de insegurança. O dia também é posi-tivo para firmar acordos mais duradouros.Câncer (21/6 a 22/7)Bom dia para acertos e pagamentos de contas que possivel-mente estejam atrasadas. Hora de se colocar em dia e se li-vrar de pendências do passado.

Leão (23/7 a 22/8)Facilidade para colocar as coisas em dia. Hoje até a oposiçãopode acabar auxiliando para que tudo aconteça da maneiramais positiva possível.Virgem (23/8 a 22/9)Austeridade e seriedade que não lhe são tão comuns. Al-guns desafios do dia podem exigir uma postura mais rígidapara que você obtenha o sucesso desejado.Libra (23/9 a 22/10)Empolgação com notícias otimistas poderão levar você agastar um pouco além do seus limites. Tudo para exteriori-zar as suas conquistas e vitórias alcançadas.Escorpião (23/10 a 21/11)Animação e vontade de colaborar com as pessoas aceitando,até mesmo, deixar de lado algumas vontades para agradaros outros. Descontração e serenidade.

Sagitário (22/11 a 21/12)Contato com pessoas importantes e autoridades que irão vercom bons olhos os seus projetos. Facilidade em conseguirapoio para materializar os seus objetivos.Capricórnio (22/12 a 20/1)Atitudes positivas e pensamentos mais descontraídos. Bommomento para ter mais facilidades para se expressar e contarcom um bom humor bem além do normal.Aquário (21/1 a 19/2)Bom momento para aprender novidades e estudar. Sua menteestará mais ativa do que o normal. O dia pode parecer confusona hora de lidar com a pessoa amada.Peixes (20/2 a 20/3)Procure reunir as pessoas e renovar as esperanças delas. Tenteimpedir que interesses pessoais levem elas a se desunirem.Bom contato com a espiritualidade.

variedades12 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

MARCOS SILVESTRE

Na ponta

do lápis

Prof. Marcos Silvestre é Economista com MBA em Finanças e Controladoria pelaUniversidade de São Paulo. Há 21 anos atua como educador e planejador financeiroespecializado. Idealizou na UNICAMP o PROF® Programa de Reeducação e Orienta-ção Financeira. É fundador da SOBREDinheiro® Sociedade Brasileira de Estudos so-bre Dinheiro e autor dos bestsellers 12 Meses para Enriquecer – O Plano da Virada eInvestimentos à Prova de Crise. Dirige o site www.oplanodavirada.com.br e apre-senta a coluna diária e o programa semanal Na Ponta do Lápis na BandNews FM.

Hoje trago alguns dizeres de personagensilustres sobre o dinheiro, frases inspirado-ras que nos ajudam a entender melhor o“vil metal” e alguns de seus diferentes sig-

nificados. O escritor inglês Oscar Wilde, porexemplo, sempre abusando de sua debochada iro-nia, uma vez disse: “Quando eu era jovem, costu-mava pensar que dinheiro era a coisa mais impor-tante da vida. Agora que sou velho, tenho a certe-za de que ele é!”

Já o notável Rei Salomão, o homem mais rico deseu tempo, do alto de sua fortuna e sabedoria ten-deria a discordar do polêmico escritor inglês. Afinal,é dele a frase: “Quem ama o dinheiro jamais tem osuficiente; quem ama a riqueza jamais estará con-tente com o quanto ganha.”

Para descontrair, o impagável comediante ame-ricano Groucho Marx certa vez saiu com esta: “Odinheiro te deixa livre para não fazer coisas quevocê não gosta de fazer. Como eu não gosto de fa-zer praticamente nada, no meu caso, digamos quedinheiro ajuda!”

Um milenar provérbio árabe propõe o seguinte:“Os três melhores sons do mundo são: a voz do seramado, o borbulhar da água no deserto, e o ruído deuma moeda de ouro batendo uma na outra.” Poéti-co... e quem há de discordar?

O bilionário armador grego Aristóteles Onassis ti-nha teorias ácidas sobre o dinheiro, como: “Depoisde certo ponto, o dinheiro não faz mais sentido. Ojogo é o que importa.” Também é dele a polêmicaafirmação de que: “Se as mulheres não existissem,todo o dinheiro do mundo não teria sentido.”

Talvez para referendar esse provocante raciocí-nio, a mítica tenista Martina Navratilova, prática co-mo ela só, certa vez chegou a afirmar que: “Quandoeu morrer, não quero ter dinheiro no banco. Quero,sim, ter usufruído cada centavo!” Pois é, que medesculpe Mr. Onassis, mas dinheiro foi feito paragastar, e gastar com qualidade de vida!

FRASES CÉLEBRESAJUDAM A REFLETIRSOBRE O DINHEIRO

Sol na medida GUTO MAIA/NEWS FREE/FOLHAPRESS +

saúde 13www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

30 a 35Protetores solares com esse fator são indicados para pessoascom cabelos e olhospretos ou castanhos epele morena.

QUAL É O FATOR IDEALPARA VOCÊ?

40 a 50Pessoas com cabelos eolhos castanhos ou decores claras e com pelemais clara.

50Os fatores a partir de 50 são indicados paraaqueles que têm olhos,cabelos e pele muito claros e precisam de alta proteção.

Proteja-se

1 Protetor solar: emqualquer estação do ano eles sãoindispensáveis. São eles que previnem as manchas e oressecamento dapele.

2 Beba água: ahidratação do corpoé essencial

3 Protetor labial: nocalor, eles protegemos lábios contra asqueimaduras e noinverno contra asrachaduras

4 Hidratantes: sãoindispensáveis em todos os momentos e funcionam como aliados da água.

Lâmpadas tambémpodem afetar a peleÉ preciso também lembrarque não é só no verão quese cuida da pele, embora aintensificação dos cuida-dos seja bastante necessá-ria durante a estação.

Deve-se ficar alerta quealém dos raios solares, as

lâmpadas fluorescentestambém afetam a pele.

Os raios UVA emitidossão fortes o suficiente pararomper o colágeno e elas-tina da pele. Usar protetorno dia a dia é essencial.

METRO

Depois de horas de estradaou, quem sabe, até de avião,chegou o momento de abriras malas e aproveitar. E co-mo é comum entre muitaspessoas “esquecer algumacoisa”, a recomendação é:lembre-se do protetor solar.

A exposição ao sol semproteção certa danifica a pe-le e provoca envelhecimen-to precoce. Sem um prote-tor ideal, que deve ter aomenos o fator 30 de prote-ção, a pele fica sujeita aoaparecimento de rugas e fal-ta de uniformidade no tom.

É recomendado que oprotetor seja aplicado dia-riamente. A medida é válidajá para as crianças bem pe-quenas, com idade a partirdos seis meses.

De acordo com a derma-tologista, Lucia Helena Fava-ro de Arruda, é importantepassar protetor diariamenteno rosto, nas mãos, no coloe também nos ombros.

“É melhor usar fatoresbaixos e adequados ao tipode pele do que usar um fa-

tor alto uma única vez.Usando um protetor de bai-xo fator, você pode passar aquantidade certa e mais ve-zes ao dia”, afirma a especia-lista.

A dermatologista alertaque mesmo os protetoresresistentes à água só prote-gem durante 50 minutos,ou seja, não dá para ficarhoras no mar ou na piscinasem se queimar.

Os protetores que contêmproteção FPS e filtro UVAsão os melhores contraqueimaduras.

Além deles, a dermatolo-gista também explica que éindicado o uso de proteçõesfísicas, como chapéu e bo-nés, de camisetas e a inges-tão de bastante água.

METRO

“O ideal é usar norosto cerca de umacolher de chá deprotetor solar.”LUCIA HELENA FAVARO,DERMATOLOGISTA

Passar protetor solar diariamentee de hora em hora é um doscuidados necessários No verão eno inverno a pele merece atenção

Após início ruim, Bota faznove gols em dois jogosA goleada por 4 a 1 sobre oBonsucesso, sábado, no En-genhão, pela sexta rodadada Taça Guanabara, colocouo Botafogo de vez na brigapela vaga na semifinal. Napenúltima rodada, o Alvine-gro já havia goleado o Ola-ria por 5 a 0. Sábado, no en-cerramento da fase classifi-catória, o Glorioso pega oMacaé, 16h20, fora de casa.

Apesar do placar elásti-co, o técnico Oswaldo deOliveira criticou a atuaçãodo seu time: “Perdemos

muita chance. Tínhamos decaprichar mais. Perdemosmuito mais que fizemos.Me preocupou muito maiso que perdemos do que fi-

zemos. Temos exploradomuito este tipo de situação,para tornar raro, menosfrequente passar por isto”,explicou o treinador.

Na manhã de ontem, oBotafogo lançou na sede deGeneral Severiano uma li-nha de produtos do goleiroJefferson, chamada “JeffBrasil”, para torcedores mi-rins contendo camisa, shorte chuteira. O arqueiro, ga-nhará ainda um jogo paracomputador em sua home-nagem. METRO RIO

Jefferson lança sua linha

de produtos

FERNANDO SOUTELLO/AGIF

Empatecoloca oAlvinegrona semi Após os resultados do res-tante da sexta rodada doturno do Carioca, ontem, oBotafogo precisa apenas deum empate com o Macaé,sábado, às 16h20, para avan-çar à semifinal da Taça Gua-nabara. O Glorioso é o vice-líder do Grupo A, atrás do lí-der Resende e do terceirocolocado Flamengo, todoscom 12 pontos. Os outrosdois candidatos à vaga, noentanto, se enfrentam na úl-tima rodada. METRO RIO

Com dois gols do atacanteAlecsandro, o Vasco venceuo Fluminense de virada, on-tem, no Engenhão, pela sex-ta rodada da Taça Guanaba-ra e é o primeiro time a ga-rantir vaga na semifinal daTaça Guanabara. Apenas oVolta Redonda, adversárioda quarta-feira, em jogoadiado da quinta rodada,tem chances matemáticasde ultrapassar o Vasco.

O Flu manteve-se naquinta colocação, com 7pontos e não depende ape-nas de si para se classificar.O Vasco segue na liderançado Grupo B e é o único time100% no Carioca, com 15pontos em cinco jogos.Quarta, o Flu recebe o Ame-ricano, às 22h, em Campos.O Tricolor precisa vencerpara seguir com chance declassificação e ainda torcerpara que o Volta Redondanão vença o Vasco.

Pela última rodada, sába-do, o Gigante da Colina tempela frente o Boavista, às19h e, no mesmo horário, oFlu recebe o Bangu.

Cristóvão Borges sur-preendeu ao escalar Bernar-do no lugar de Juninho Per-nambucano e o argentinoChaparro no de EduardoCosta. Como já havia dadopistas, Abel Braga, começouo jogo com Thiago Neves notime titular, no lugar deWagner. E o novo camisa 10

das Laranjeiras não demo-rou a deixar sua marca,após uma linda tabela comDeco. O Fluminense foi me-lhor no primeiro tempo eparecia que iria acabar como jejum de dois anos semvencer um clássico carioca.

Mas, no segundo tempo,a história mudou. Abel tirouDeco, que se irritou com asubstituição e o Flu caiu derendimento. Em duas falhasda zaga tricolor, Alecsandrochutou livre de marcaçãopara virar a partida.

Os 15 minutos finais fo-ram tensos. O Flu reclamade dois pênalti não marcadopelo árbitro AntônioSchneider, um em cima deFred e outro em cima deCarlinhos. Edinho e o cami-sa 9 do Flu foram expulsos.Nos acréscimo, o cruz-malti-no apenas administrou avantagem numérica e noplacar ao som de “O Vasco éo time da virada” e com fes-ta do lado alvinegro da ar-quincada. METRO RIO

‘O Vasco é o time davirada’ e único 100%

Cruz-maltinos cantam famoso samba na vitória por 2 a 1 sobre o Flu, garantindo o time nasemi Alecsandro marca os gols da virada Em jogo de 11 cartões, Fred e Edinho são expulsos

Alecsandro marca duas vezes. Já são seis gols na temporada, cinco no Estadual

LIVIA VILLAS BOAS/AGIF/FOLHAPRESS

3esporte

esporte14 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé , Rodolfo eThiago Feltri; Nilton , Chaparro (William Barbio),Felipe e Bernardo (Fellipe Bastos); Diego Souza eAlecsandro. Técnico: Cristóvão Borges

• Estádio: Engenhão • Gols: Thiago Neves aos 6’ do 1º tempo e Alecsan-dro aos 14’ e 33’ do 2º • Arbitragem: Antônio Frederico de CarvalhoSchneide (RJ), auxiliado por Rodrigo Pereira (RJ) e Rodrigo Figueiredo(RJ) • Pagantes: 10.416 • Renda: R$ 250.815

Fluminense: Cavalieri, Bruno , L. Euzébio , Ander-son e Carlinhos; Edinho , Diguinho (Rafael Mou-ra), Thiago Neves e Deco (Wagner); Rafael Sóbis(Wellington Nem ) e Fred . Técnico: Abel Braga

21

TAÇA GUANABARACLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

P V GP SG

RESENDE 12 4 10 0

BOTAFOGO 12 3 14 10

FLAMENGO 12 3 7 7

MACAÉ 8 2 6 1

NOVA IGUAÇU 8 2 4 -1

BONSUCESSO 5 1 6 -6

MADUREIRA 4 1 6 -4

OLARIA 4 1 4 -7

GRUPO BP V GP SG

VASCO 15 5 12 9

BOAVISTA 11 3 13 2

V. REDONDA 10 3 8 2

FRIBURGUENSE 10 3 8 0

FLUMINENSE 7 2 9 4

D. DE CAXIAS 5 1 6 -5

AMERICANO 4 1 3 -4

BANGU 0 0 7 -8

6ª RODADA

SÁBADOBotafogo 4 x 1 Bonsucesso

Olaria 0 x 1 Macaé

Boavista 4 x 2 Bangu

Americano 0 x 1 Friburguense

ONTEMResende 2 x 1 Madureira

Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu

D. de Caxias 1 x 3 Volta Redonda

Vasco 2 x 1 Fluminense

5ª RODADA

QUARTA-FEIRA (8/2)Nova Iguaçu 1 x 3 Resende

Bangu 1 x 2 D. de Caxias

Botafogo 5 x 0 Olaria

Friburguense 5 x 2 Boavista

Bonsucesso 2 x 2 Macaé

QUINTA-FEIRA19h30 - Flamengo 1 x 0 Madureira

QUARTA-FEIRA (15/2)19h30 - Vasco x Volta Redonda

22h - Americano x Fluminense

7ª RODADA

SÁBADO

16h20 - Olaria x Bonsucesso

16h20 - Macaé x Botafogo

16h20 - Resende x Flamengo

16h20 - Madureira x Nova Iguaçu

19h - Duque de Caxias x Americano

19h - Boavista x Vasco

19h - V. Redonda x Friburguense

19h - Fluminense x Bangu

“Futebol tem de terespírito vencedor, e temos isso hoje.Fomos muito bemnos três últimosjogos e estamos emevolução.”JEFFERSON

“Hoje [ontem] aarbitragem estavatotalmente contranós. Admito queerramos [nassubstituições]. Mas o juiz passouda conta.”ABEL BRAGA

x

Torcida pede a voltado Império do AmorVagner Love, o estreante dodia não marcou, mas jogouaté bem pela sua condiçãofísica ainda longe do ideal efoi determinante na jogadaque originou o gol de Dei-vid, o primeiro do Flamen-go na vitória por 2 a 0 sobreo Nova Iguaçu, ontem, em

Macaé, pela penúltima ro-dada da Taça Guanabara.Renato marcou o segundo.

O rubro-negro segue naterceira colocação trás do lí-der Resende e do vice-líderBotafogo, todos com 12pontos. O Fla enfrenta jus-tamente o primeiro coloca-

do do Grupo A na próximarodada, sábado, às 16h20,em Volta Redonda, em bus-ca de uma vaga na semi.

O Botafogo, outro postu-lante à vaga na semifinal, jo-ga no mesmo dia e horáriocontra o Macaé.

Foi a primeira vez queJoel Santana usou o trioofensivo formado por Ro-naldinho, Deivid e Love.

Sob um calor escaldan-te, R10 teve de jogar umpouco mais recuado do queo normal e, consequente-mente ajudar a marcaçãono meio. Lento, teve difi-culdade em exercer a fun-ção e, mais uma vez amar-gou atuação apagada.

Deivid jogou mais cen-trado na área, enquanto o

Artilheiro do Amor caia pe-los lados. E foi dos pés delee dos outros dois integran-tes do trio ofensivo quesaiu o primeiro gol rubro-negro. Love foi substituídopor Negueba no segundotempo e deixou o campoaplaudido. A torcida tam-bém pediu a volta de Adria-no e a reedição da dupla do“Império do Amor”.

LibertadoresAntes de pensar na semi-

final do turno do Carioca,no entanto, o Flamengo vol-ta a pensar na Libertadores.O time estreia no Grupo 2da segunda fase do torneioquarta-feira, às 22h (de Bra-sília), contra o Lanús, na Ar-gentina. METRO RIO

Fla vence na reestreia de Vagner Love e torcedores pedem o retorno deAdriano Rubro-negro decide vaga na semifinal com o Resende, sábado

Vagner Love comemora com os companheiros o gol de Renato, que selou a vitória rubro-negra sobre o Nova Iguaçu

ANDRÉ PORTUGAL/VIPCOMM

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

15

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braze Junior Cesar; Willians , Luiz Antônio (Maldona-do), Renato e Ronaldinho; Vagner Love (Negueba) eDeivid (Bottinelli). Técnico: Joel Santana

• Estádio: Claudio Moacyr, em Macaé (RJ) • Gols: Deivid aos 13’ do 1ºtempo e Renato aos 15’ do 2º • Arbitragem: Wagner do Nascimento Ma-galhães (RJ), auxiliado por Silbert Faria Sisquim (RJ) e Wendel de Paiva (RJ)• Pagantes: 9.269 • Renda: R$ 160.335

Nova Iguaçu: Jefferson; Marcelinho, Naylhor, Vág-ner Eugênio e Chiquinho (Uallace); Felipe Alves ,Amaral , Mossoró (Otávio) e Dieguinho; Zambi eLeandrão (Jones). Técnico: Leandro Condé

20

Favoritos avançam na Copa Davis TÊNIS. Não houve surpresana primeira rodada da Co-pa Davis’2012. Favoritos,Espanha, Estados Unidos,República Tcheca, Sérvia,Croácia e Argentina garan-tiram vaga nas quartas definal do torneio. A únicaexceção é a Rússia, quecaiu diante da Áustria.Três confrontos das quar-tas já estão definidos. A Es-panha, atual campeã, rece-be a Áustria; a Argentinapega a Croácia e a Sérviajoga contra a RepúblicaTcheca. Os jogos serão en-tre os dias 6 e 8 de abril.METRO RIO

Brasil pega a Colômbia na repescagemZONA AMERICANA. A equipebrasileira já tem adversá-rio definido para a repes-cagem da Zona AmericanaI da Copa Davis de tênis,entre os dias 6 e 8 de abril,no Brasil. Será a Colômbia,que ontem contou com avitória de Santiago Giraldosobre o equatoriano Julio-Cesar Campozano por 6/36/4 e 6/3 para fechar o con-fronto em 3 a 1. O Equa-dor aguarda a definição doplayoff entre Uruguai e Pe-ru para a conhecer o ad-versário contra o rebaixa-mento para a Zona Ameri-cana II. METRO RIO

Djokovic confirma vinda ao BrasilEXIBIÇÃO. O tenista Novak

Djokovic confirmou quevirá ao Brasil ao final de2012 para duas partidas deexibição. O convite foi fei-to pelo seu compatriotaPetkovic, ex-jogador de fu-tebol. “Tenho muitos ami-gos lá e eles sempre meconvidam, me dizem coi-sas muito boas sobre lá”,disse o sérvio, ontem, ementrevista ao “Esporte Es-petacular”. De acordo comPet, a vinda de Djoko in-cluirá, além de um jogo deexibição provavelmentecontra Guga e uma partidade futebol. METRO RIO.

Inter perde para o lanternae se complicaITALIANO. Sem vencer háquatro jogos no Campeo-nato Italiano e vindo deuma goleada por 4 a 0 pa-ra a Roma, a Inter de Mi-lão perdeu, ontem, em ca-sa, para o lanterna Nova-ra, por 1 a 0, em seu está-dio. A equipe milanesa se-gue na quinta colocação,com 36 pontos, cada vezmais distante da zona declassificação para a Ligados Campeões. A disputapelo título ficou pratica-mente impossível: a des-vantagem para o líder Mi-lan agora é de 11 pontos.

METRO RIO

Breves

Djoko confirma vinda

ao Brasil este ano

REUTERS/RYAN PIERSE/POOL

x

Equipe mexicana permite que seus torcedores joguem uma espécie de ‘Championship Manager’ da vida realNo Murciélagos FC não existe técnico ou comissão técnica, são os próprios fãs que decidem, por meio do

site do clube, a escalação, o esquema tático e os rumos que o clube vai seguir

México tem o verdadeiro

time do povoOs viciados em “Cham-pionship Manager” pode-riam jogar o mais renoma-do game de gerenciamentode clubes na vida real casotorcessem para o Murciéla-gos FC, do México. Na se-gunda divisão do país, oclube não possui técnicoou comissão técnica. Quemescala e decide o rumo daequipe são seus torcedores.

O esquema funciona as-sim: a torcida pode votarnos jogadores que serão ti-tulares nas partidas pormeio do site oficial do clube(www.murcielagosfc.com)ou mensagens de texto.

Além disso, os fãs doMurciélagos – que em por-tuguês significa morcegos –podem escolher a formaçãodo time e até o posiciona-mento tático a ser adotado.Durante o jogo, são os mes-mos torcedores os respon-sáveis por fazer as substitui-ções. Ao fim da partida, osjogadores que mais agrada-ram a torcida são recom-pensados com um bônus.

No endereço eletrônicotambém é possível conferirdados de todos os jogado-res: aproveitamento, habi-lidades, técnica, mentalida-de, tática, potência, veloci-dade e momento.

Alguns podem argumen-tar os perigos de colocar ostorcedores no controle, ta-manha a paixão inerenteaos fanáticos por futebol.Mas Abraham Alpuche,meia do Murciélagos, disseestar curtindo bastante aexperiência. “Aqui os joga-dores que entram em ocampo se sentem bastantefelizes, porque é a escolhado povo que os colocou na-quela situação.” Mas existeuma contrapartida. Se aequipe está passando poruma fase difícil, se os resul-tados positivos não vêm, ostorcedores não terão aquem xingar de burro.

Time de Guamuchil foi fundado em 2008

DIVULGAÇÃO

Operacional

Veja como funciona parase tornar um gerente defutebol/treinador do Murciélagos FC

Registro O primeiro passo é teruma conta no Facebookou no Twitter e associá-

la ao time do Murciéla-gos FC

Participação Entre no site oficial doMurciélagos FC duranteuma transmissão ao vi-vo da equipe, seja pormeio da mesma páginaou pela Rede TelevisaDeportes

AtuaçãoNa página de inicializa-ção, faça o login na con-ta e acompanhe os joga-dor disponíveis paraaquele confronto

DecisãoOs 10 primeiros votosrecebidos em temporeal decidem quais são

as mudanças, maneirade treinamento e atémesmo o esquema táti-co a ser utilizado

LimitaçãoA votação é aberta apenas quando a equi-pe joga em seu estádioe não quando atua como visitante

ERICK TAPIAMETRO MÉXICO

60 segundos

‘VALE AESCOLHADOS FÃS’

Abraham Apuche, meia do Murciélagos,acha que os jogadoresnão podem nem pensarem se acomodar, porquese isso acontecer, são sacados da equipe nomesmo momento.

Alguma vez você já ficoubravo depois de fãs vota-rem talvez injustamente?Os jogadores sabemque é a escolha do po-vo. Uma vez eu tinhaperdido uma votação enão sabia se ficava irri-tado com o público oucom o meu desempe-nho. Mas isso faz partedo show.Eu até prefiro que aspessoas decidam, o quenos colocam juntoscom um só objetivo.

Qual é outra característi-ca marcante do time doMurciélagos?A união. Nós vivemosjuntos, não importaquem joga, não há ciú-mes entre os jogadores.Além disso, temos con-seguido os resultados, oque nos deixa maisconfiantes com as deci-sões tomadas pelos tor-cedores e, claro, com onosso desempenho emcampo. METRO

Aos milhares

Murciélagos FC em números:

50%2,2 mil

17 mil

16%

DOS ESTRATEGISTAS TÊM ENTRE

TORCEDORES SEGUIDORES NO

DOS TREINADORES É COMPOSTO

POR

FÃS REGISTRADOS NO

FACEBOOK

REPRODUÇÃO

Reprodução do site do Murciélagos FC

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2012

16

14 E 17 ANOS

TEM O CLUBE

TWITTERMULHERES