edicao_161

8
www.gazetadaaclimacao.com.br Ano IV Nº 161 Imóveis PÁGINAS 5, 6 E 7 HORÓSCOPO Página 8 SP, de 01 a 07/03/2012 F.: 2843-1741 3422-5730 3208-1533 www.gazetadaaclimacao.com.br CIRCULAÇÃO: ACLIMAÇÃO, V. MARIANA, ANA ROSA E PARAÍSO Para anunciar ligue: 3422-5730 / 2843-1741 Desde o início de fevereiro as obras de um prédio de cinco andares na Av. Armando Ferrentini, na Aclimação, encontram-se paradas por decisão judicial. A notícia foi publicada na edição do último dia 27 do jornal O Estado de S. Paulo. A Justiça atendeu a uma ação impetrada por uma moradora do bairro, a advogada Eliana Lucania de Almeida Alves, que também faz parte o Conselho Gestor do Parque da Aclimação. Segundo a advogada, o futuro prédio terá 27 metros de altura e por isso desobedece a altura máxima permitida para os imóveis nesta região: dez metros. Esta limitação é imposta pelo Compresp (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de São Paulo) para não afetar o entorno do Parque, que é tombado desde 1986. A resolução que impõe a restrição é de 2007. Por isso, as obras, que começaram em outubro do ano passado, tiveram que ser suspensas. O Ministério Público também investiga o caso. A construtora já afirmou que irá recorrer da decisão. Ela argumenta que as autorizações municipais para a construção foram expedidas antes de 2007, portanto antes do início da validade da resolução. O Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo vem mudando a vida de muita gente. Mais de 45 favelas estão recebendo novas unidades habitacionais, além de ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos essenciais para milhares de famílias. Favela que vira bairro. Antes não tinha, agora tem. 20 mil novas unidades habitacionais (3.870 já entregues). 85 mil famílias estão sendo beneficiadas. Investimento de 2,5 bilhões de reais. 11.671 famílias beneficiadas com o Programa de Recuperação de Cortiços. Paraisópolis Real Parque Justiça barra obra de prédio na rua Armando Ferrentini

description

edicao_161

Transcript of edicao_161

Page 1: edicao_161

www.gazetadaaclimacao.com.br

Ano IV Nº 161

ImóveisPáginas 5, 6 e 7

HORÓSCOPOPágina 8

SP, de 01 a 07/03/2012 F.: 2843-1741 3422-5730 3208-1533 www.gazetadaaclimacao.com.br CIRCULAÇÃO: ACLIMAÇÃO, V. MARIANA, ANA ROSA E PARAÍSO

Para anunciar ligue:3422-5730 / 2843-1741

Desde o início de fevereiro as obras de um prédio de cinco andares na Av. Armando Ferrentini, na Aclimação, encontram-se paradas por decisão judicial.

A notícia foi publicada na edição do último dia 27 do jornal O Estado de S. Paulo. A Justiça atendeu a uma ação impetrada por uma moradora do bairro, a advogada Eliana Lucania de Almeida Alves, que também faz parte o Conselho Gestor do Parque da Aclimação.

Segundo a advogada, o futuro prédio terá 27 metros de altura e por isso desobedece a altura máxima permitida para os imóveis nesta região: dez metros. Esta limitação é imposta pelo Compresp (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de São Paulo) para não afetar o entorno do Parque, que é tombado desde 1986. A resolução que impõe a restrição é de 2007.

Por isso, as obras, que começaram em outubro do ano passado, tiveram que ser suspensas. O Ministério Público também investiga o caso.

A construtora já afirmou que irá recorrer da decisão. Ela argumenta que as autorizações municipais para a construção foram expedidas antes de 2007, portanto antes do início da validade da resolução.

O Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo vem mudando a vida de muita gente. Mais de 45 favelas estão recebendo novas unidades habitacionais, além de ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos essenciais para milhares de famílias.

Favela que vira bairro. Antes não tinha, agora tem.

20 mil novas unidades habitacionais (3.870 já entregues).

85 mil famíliasestão sendo beneficiadas.

Investimento de 2,5 bilhões de reais.

11.671 famílias beneficiadas com o Programa de Recuperação de Cortiços.

Paraisópolis

Real Parque

Justiça barra obra de prédio na rua Armando Ferrentini

Page 2: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

2

No ano do cinquentenário da morte de Candido Portinari (1903-1962), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura em Brodowski, elaborou uma programação inédita em tributo ao pintor. Na cidade natal do artista, até o dia 21 de abril serão desenvolvidas atividades relacionadas a primeira ex-posição das obras “Guerra e Paz” restauradas, que ocorreu no Memorial da America Latina. Então, que

tal conhecer esse município que transborda arte?

A cerca de 335 quilômetro da capital do Estado, a cidade de Brodowski é um excelente ponto turístico no interior paulista. Famosa por ser a “Terra de Portinari”, pintor brasileiro nascido no município em 1903, abriga o museu supracitado, que completou 40 anos de existência em 2010.

O Museu, no qual estão expostas obras do pintor, fica onde era a casa de

sua família. Restaurado e tombado pelo Governo do Estado, o local recentemente recebeu melhorias de acesso de pessoas portadoras de deficiência e equipamentos de interação dos visitantes com as obras do artista.

Outro ponto turístico é a estação ferroviária, às margens da qual se formou toda a cidade. A estação “Engenheiro Brodowski” data de 1894 e foi cons-truída antes da primeira capela. É ao lado dela que

foi instalado o terminal ro-doviário “Primo Baggio” e também onde fica a Praça das Artes, local em que o visitante pode conferir obras do artista Adélio Sarro, cujas esculturas homenageiam Portinari e a ferrovia.

A primeira igreja matriz do município, a Capela de Santo Antônio, fica na Praça Candido Portinari. É nesta capela que o pintor retratou em uma pintura de óleo sobre tela Santo Antônio com o menino Jesus nos braços. Segundo familia-res de Portinari, a obra foi feita pelo pintor para pagar uma promessa feita pelo restabelecimento da saúde de seu filho, João Cândido. Como condição da doação, Portinari pediu que ela jamais fosse tirada da capela.

Andando pela cidade, em vários pontos, o turista se depara com obras do artista Adélio Sarro. Entusiasta das pinturas de Portinari, foi inspirado nele que resolveu seguir a carreira de escultor. Na Praça José Zapolla, próximo ao Clube Atlético Bandeirante, há trabalhos seus homenageando o esporte local. Outras escul-turas podem ser vistas nos jardins da Unidade Mista Hospitalar e na Arena do Peão “Antônio Rocha”.

PARA ANUNCIAR NA

GAZETA DA ACLIMAÇÃO

LIGUE:

2843-17413422-5730

PARA ANUNCIARLIGUE:

3208-15332843-17413422-5730

�TURISMO

Brodowski, a terra de Portinari

Alice Queiroz Godinho Silva - CNPJ: 13.773.796/0001-67Tel.: 3422-5730 / 2843-1741 / 3208-1533

www.gazetadaaclimacao.com.brE-mail: [email protected]

Tiragem: 20 mil exemplaresResponsável: Marcelo Euclydes MTb 64480

Impressão: Folha GráficaOs artigos assinados não expressam necessariamente as posições deste

jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.

Ingrediente:2 pacotes de bombom (picado)Primeiro Creme:1/2 l de leite1 lata de leite condensado3 gemas (peneiradas)2 colheres de maizenaGotas de baunilha (opcional)Segundo Creme:1/2 l de leite3 colheres de sopa de chocolate em pó3 colheres de sopa rasa de açú-car2 colheres de maizenaTerceiro Creme:1/2 l de creme de leite fresco para chantily3 colheres de sopa de açúcar

Modo de PreparoPrimeiro Creme:Junte todos os ingredientes misture e leve ao fogo mexendo até engrossarSegundo Creme:Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossarTerceiro Creme:Bata em batedeira até que atinga a consistência de chantilyMontagem do Pavê:Em uma travessa grande coloque: primeiro creme e bombom picado. Segundo creme e bombom picado. Terceiro creme e bombom picadoLeve à geladeira

Pavê de bombom

Page 3: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

3

Para anunciar ligue:3422-5730 / 2843-1741

Educação Infantil Marcenaria

Elétrica Tapeçaria

Informática

Pet Shop

Ass. Técnica

Construção

Serralheria

CINEMADe 4º de março a 1º de abril estará acontecendo na Cinemateca Brasileira a exposição Quero ser Marilyn Monroe com imagens da grande diva de Hollywood. De 3ª a domingo, das 10 às 22h. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 (estação Vila Mariana do metrô). Entrada franca.

Agora é oficial: o ex-governador José Serra anun-ciou no último dia 28 que tem intenção de disputar a prefeitura de São Paulo nas eleições que acontecerão em outubro deste ano.

Ele entregou uma carta ao diretório municipal do PSDB declarando a sua disposi-ção em disputar as prévias entre outros pré-candidatos do partido. Além de Serra, há outros dois postulantes à candidatura majoritária tucana: os deputados José Aníbal e Ricardo Trípoli. Os secretários do governo do Estado, Andrea Matarazzo e Bruno Covas também

estavam inscritos mas re-nunciaram assim que ficou evidente a iminente entrada de Serra na disputa.

Estas prévias estavam marcadas para acontecer no próximo sábado, dia 04, mas foram adiadas para o final deste mês de março, no dia 25. O adiamento foi decidido após uma tensa reunião da direção tucana na mesma noite de 28, que teve a parti-cipação do próprio Serra.

Desde o ano passado o ex-governador vinha afirmando que não tinha intenções de disputar a prefeitura de São Paulo, pretendendo assim se preservar para disputar no-vamente a presidência em 2014. Em 2010 Serra perdeu a disputa para Dilma Rous-seff.

Mas o PSDB, assim como outros setores de oposição ao governo federal, não deixou de pressionar um só instante para que ele aceitasse esta missão.

Afinal, só ele teria (e tem) condições de unificar o

pólo antipetista na capital.As pressões internas

tornaram-se ainda mais in-tensas quando, no início deste ano, o prefeito Gilberto Kassab começou a flertar justamente com o próprio PT, que, diga-se de passagem, já tem pré-candidato definido: o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Kassab, que acabou de criar a PSD, chegou a ir até a participar de um evento do Partido dos Trabalhadores em Brasília.

Agora, com esta mu-dança de cenário na disputa eleitoral, o prefeito se vê obrigado a retroceder e fechar com Serra, que aliás foi o seu grande padrinho político. O DEM, em pe-rigo de extinção, cai por gravidade nesta nova com-posição.

É quase unânime a a-nálise de que a entrada de Serra na disputa confere um caráter nacional nas eleições municipais, reafirmando no-vamente a tradicional polari-zação PT-PSDB.

�ELEIÇÕES 2012

José Serra cede às pressões e entra no jogo

Estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições muni-cipais deste ano, o Congresso Nacional trabalha agora para que ela seja aplicada também a cargos do Poder Executivo. Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição (PEC) pela qual as pessoas consideradas inelegíveis se-gundo os critérios desta lei também sejam impedidos de assumir postos em ministérios, secretarias estaduais ou prefeituras, bem como cargos de chefia em órgãos da administração direta.

A PEC, de autoria do deputado Sandro Alex (PPS-PR), visa a evitar que políticos que ficariam fora da vida pública por meio de cargos eletivos sejam acomodados no Poder Executivo em função das alianças partidárias. Se-gundo o deputado, hoje, há candidatos ficha suja ganhando como prêmio de consolação cargos mais im-

portantes no Executivo.“A população exige que,

para os cargos do Executivo, sejam cumpridos os mesmos princípios da moralidade e probidade exigidos para os cargos eletivos”, completa Alex, cuja proposta tam-bém impede os ficha-suja de assumir cargos de confiança ou funções comissionadas, que são exercidas por funcionários efetivos.

O assunto está sendo tratado pelo governo federal. Segundo a Controladoria-Geral da União, há um debate em andamento envolvendo a Casa Civil, o Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União, além da pró-pria CGU. A assessoria de imprensa da CGU informou, porém, que ainda não há uma definição sobre a proposta.

A ideia já conta inclusive com apoio de parlamentares da base aliada do governo. É o caso do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que foi um dos maiores defensores da Ficha Limpa no Congresso. “Se a presidenta [Dilma Rousseff], amanhã ou nos próximos

dias, disser que vale tam-bém no Executivo, que só pode assumir quem tem ficha limpa e capacidade para o cargo, seria fantástico”, disse Simon, após saber da decisão do Supremo pela constitucionalidade da lei. Na Câmara, mais de 200 deputados, entre oposicionis-tas e governistas, apoiaram e assinaram a PEC de Sandro Alex.

Entre os oposicionistas, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi o primeiro a cobrar que governado-res, prefeitos e a presidenta Dilma adotem os critérios da Lei da Ficha Limpa para nomear seus subordinados. “O exemplo da lei, aprovada no Legislativo e agora declarada constitucional pelo Supremo, tem que ser seguido pelo Executivo. Aí vamos conseguir construir uma política mais republicana”, afirmou Randolfe.

A Lei da Ficha Limpa teve iniciativa popular e foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, alguns meses antes das eleições gerais daquele ano. Diver-sos candidatos eleitos não tomaram posse em 2011 com base nos artigos da lei que consideram inelegíveis aqueles que foram conde-nados por órgão colegiado (segunda instância) por crimes hediondos, crimes contra o patrimônio público e improbidade administrativa, entre outros.

�NACIONAL

Lei da Ficha Limpa poderá ser adotada também no Poder Executivo

Com a proibição da distribuição das sacolinhas plásticas pelos supermer-cados paulistanos, o tema da preservação ambiental entrou na ordem do dia, mas essa preocupação parece não ter sensibilizado a Prefeitura. Há dois anos, importan-tes programas de coleta seletiva e separação correta de materiais recicláveis não registram expansão e estão praticamente engessados.

Dos R$ 5,5 milhões previstos no orçamento da Secretaria Municipal de Serviços do ano passado para a implantação de centrais de triagem de materiais recicláveis, somente R$ 495 mil (9%) foram aplicados.

Outros dados encontrados no Sistema de Orçamento e Finanças (SOF) da Prefeitura mostram dois programas com execução zero em 2011: a implantação de centros de capacitação para cooperados de reciclagem e a instalação de postos de coleta voluntária de material

reciclável. Até mesmo a expansão dos ecopontos – estações de entregas voluntária e gratuita de resí-duos e entulhos – teve desem-penho tímido. Apenas 23% dos recursos orçamentários foram investidos. Em 2010, as atividades do orçamento em todos esses itens tiveram execuções quase idênticas.

Hoje, 20 cooperativas mantêm contratos com a administração municipal. Elas processam apenas 1,13% das 15 mil toneladas/dia de lixo reciclável e úmido produzidos na cidade. “Existem 94 grupos organizados de catadores na cidade que não tem ligação com o sistema ofi-cial e trabalham de forma autônoma”, informa Davi Amorim,coordenador de Co-municação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR). “As 20 centrais estão superlotadas, no limite da sua capacidade de opera-ção. Elas não conseguem dar

conta dos materiais por falta de interesse e, principal-mente, de investimentos da Prefeitura em infra estrutura, reconhecimento dos grupos avulsos de cooperados, além da cessão de áreas para implantação de novos galpões.”

A situação só não é pior, porque na realidade a coleta de recicláveis na cidade chega a 20%, mas sem o apoio do poder publico.

A vereadora Juliana Cardoso (PT) tem cobrado da Prefeitura a implantação progressiva da coleta seletiva nos 96 distritos da cidade. “A lei determina que a coleta deve priorizar a contratação das coope-rativas e associações, mas a Prefeitura quer colocar empresas privadas”, escla-rece a vereadora. “As coo-perativas aguardam investi-mento da Prefeitura. Existem recursos para ampliar a coleta e construir galpões, mas a Prefeitura não mostra interesse”.

�COLETA SELEVITA

Prefeitura nãoincentiva reciclagem

Page 4: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

4 NÃO AO CHEQUE CAUÇÃOO governo federal estuda tornar crime a exigência de cheque caução

por hospitais particulares. O Código de Defesa do Consumidor trata como prática abusiva a cobrança de cheque caução, sujeita à multa.

PAULISTÃO 201212ª RODADA - SÁBADO (03/03)

16h00 Ituano X Linense

18h30 PORTUGUESA X Catanduvense

18h30 Bragantino X Guarani

DOMINGO (04/03)16h00 SANTOS X CORINTHIANS

16h00 PALMEIRAS X São Caetano

18h30 XV de Piracicaba X SÃO PAULO

18h30 Oeste X Botafogo

18h30 Mirassol X Mogi Mirim

18h30 Paulista X Guaratinguetá

18h30 Ponte Preta X Comercial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) pretende investir R$ 3 bilhões até 2014 na expansão de sua rede de educação profissional, que oferece a-tualmente 3 mil cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento técnico nas 471 unidades fixas e 326 unidades móveis espalhadas pelo país. Metade do dinheiro sairá de empréstimo do Banco Nacional de De-senvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O diretor-geral do Senai, Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e I-novação da Bahia, adiantou que a maior parte do investi-mento será concentrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em razão da nova geografia econômica do Brasil, provocada pela melhor distribuição territorial da indústria.

Exemplo disso, segundo ele, é a inversão de R$ 170 milhões que o Senai fará em

Pernambuco, nos próximos três anos, em qualificação profissional para a indústria e na disseminação de inovação tecnológica. A medida foi dada na semana passada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, ao governador do estado, Eduardo Campos.

O investimento se justifica, de acordo com o dirigente do Senai, porque muito projetos industriais estão sendo implantados em Pernambuco, principalmente nos setores automotivo, farmacoquímico, naval e de petróleo, que vão gerar mais de 30 mil empregos, e falta mão de obra especializada para atender à demanda. O objetivo do Senai, se-gundo ele, é apoiar a competitividade da indústria no estado.

Rafael Lucchesi disse que a carência de mão de obra qualificada é muito grande no país, além de a pouca oferta de trabalhadores formados ser mal distribuída.Isso leva o Senai a investir em educação, que “tem efeito direto na

melhoria da produtividade e na promoção de novas tecnologias”. E a inovação, acrescentou, é fundamental na conquista de vantagens como a diferenciação de produtos, incorporação de funcionalidades e até mesmo a concepção de novos produ-tos e modelos de negócios.

Esse é o tema de um tra-balho desenvolvido desde 1942, ano de criação do Senai, adiantou Lucchesi. Segundo ele, em 70 anos de atuação a instituição investiu na competitividade das 28 áreas da indústria e preparou, até o fim do ano passado, 55 milhões de pro-fissionais.

O diretor lembrou que outro aspecto importante no desempenho do Senai é a atuação disseminada em quase metade dos 5.565 municípios do país.

E essa capilaridade, acrescentou, deve aumentar, em virtude das necessidades geradas por uma economia em constante expansão e que deve investir quase US$ 650 bilhões (R$ 1,114 trilhão a preços de hoje) no período 2011-2015.

EDUCAÇÃO

Senai investe R$ 3 bilhões em educação profissional até 2014

A 3ª Semana Cultural da Velocidade (Velocult), que procura resgatar a história do automobilismo no Brasil, irá até o dia 17 de março no Conjunto Nacional, na ave-nida Paulista.

Um dos destaques é a presença do Aruanda, considerado o primeiro carro-conceito brasileiro. Criado em 1963 pelo jovem estudante da FAU-USP, Ari Antonio da Rocha, o modelo antecipou os conceitos de carros urbanos: compactos, econômicos e com baixa e-missão de poluentes.

CARRO

3ª Velocult já está acontecendo no Conjunto Nacional

Com espaço para até 3 passageiros, o Aruanda tem para-brisas panorâmico, espaço para carga na parte traseira, bancos deslocáveis, volante regulável, ventilação controlada, portas de abertura lateral, painel acolchoado, anel de proteção, peso estimado em 330 kg e dimensões reduzidas (2,40 x 1x70 x 1,40).

O projeto foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 e recebeu o Prêmio Lucio Meira. Inicialmente, a proposta era usar o motor MV Agusta bicilíndrico, de 28 cv, com previsão de consumo em torno de 20 km/litro de gasolina e velo-cidade máxima próxima aos 100 km/h.

Após frustradas tentativas de produção seriada, o pro-jeto foi abandonado e o seu único protótipo foi dado como perdido em 1978. Cerca de 30 anos depois, o veículo foi localizado em Bauru e recuperado.

O veículo foi exibido no Salão Internacional de Veículos Antigos, no ano passado e na edição dos 50 anos do Salão do Automóvel, ambos em 2010.O CONJUNTO NACIONAL fica na av. Paulista, 2.073 – Cerqueira César (estação Consolação do metrô – linha 2 Verde). Mais informações no site www.velocult.com.br

BIOCOMBUSTÍVEISMultinacional quer aumentar investimentos no Brasil

O presidente da Bunge no Brasil, Pedro Parente, esteve no último 23 no Palácio do Planalto para conversar com a presidenta Dilma Rous-seff sobre investimentos da gigante multinacional no país e disse que a presi-denta está preocupada com a produção de cana-de-açúcar, que registrou queda na última safra.

“A presidenta tem uma vi-são da relevância estratégica desse setor muito grande. E essa relevância é maior ainda por se tratar de um setor que responde por uma parte im-portante do fornecimento de combustível, de energia no país. Não é só mais uma questão de produção de um produto agrícola, mas tam-bém um componente impor-tante da matriz energética”, disse Parente.

O executivo apresentou a Dilma o andamento do investimento de US$ 2,5 bilhões em cana-de-açúcar e bionergia no país, anunciado em agosto de 2011 pelo pre-sidente mundial do grupo, Alberto Weisser. Segundo Parente, US$ 400 milhões já começaram a ser executados, metade na Usina Moema, no interior de São Paulo, e metade no plantio de cana nas oito usinas da Bunge no Brasil. Parente também anunciou mais R$ 1 bilhão para investimentos da Bunge no Brasil, que deverão financiar projetos ligados à produção de óleo de palma.

Page 5: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

5

Negócios Imobiliários

IMPOSTO DE RENDA 2012O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 vai até o dia 30 de abril. O programa gerador pode ser baixado do endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012.

LOCAÇÃOCLASSIFICADOS

EMPREGO INFORMÁTICA

OPORTUNIDADE

TARÔ MARKETING

AULAS DE COMPUTAÇÃOPara melhor idade a domicílio.

Professor EmersonR$ 30,00 a horaF.: 9509-0190

PARA ANUNCIAR LIGUE: 3208-1533 / 2843-1741

IMÓVEIS

ALUGA-SEQUARTO P/ MOÇAS

Mobiliado c/ piscina, churr., Internet. R$ 350,00

+ luz, água e gás.F.: 8103-4361 / 7099-2770

3271-0713 / 7140-7488e-mail: [email protected]

Precisa Moça e raPaz

para trabalhar em revistaria tratar na av. lins de vasconcelos, 1601

falar com ricardo

AULAS PARTICULARES DE INFORMÁTICA

para todas as idades. r$ 30,00 a hora.Faça seu horário e as aulas no seu ritmo.

Professor cesarF.: 2892-5398 / 7096-0152

ATENDENTE DE CAIXAEmpresa voltada para alimentos saudáveis e de baixa

caloria, contrata profissional acima. Regime CLT.REQUISITOS: Disponibilidade de horário e para trabalhar finais de semana e feriado. Escala 6X1, responsável, educada (o), que saiba lidar com clientes, vontade de trabalhar e crescer profissionalmente.

MARCAR ENTREvISTAS PELO TEL. 7805-7899 C/ ÉRIkA

A diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, assinou no último dia 22, em Tóquio, no Japão, um contrato inédito no valor de US$ 440 milhões com a agência de fomento do governo japonês, a Jica.

Para esse financiamento haverá uma contrapartida da Sabesp de US$ 240 milhões aos japoneses.

O financiamento será utilizado para ampliar e acelerar os investimentos do Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água da Sabesp. Criado em 2009,

ele tem a meta de baixar as perdas dos atuais 25,6% para um percentual de até 15% no fim desta década. A média brasileira é de 37%, e a do Japão, referência mundial no assunto, é de 3%.

O índice de perdas é calculado pelo volume de água produzido para abastecimento público me-nos o volume faturado (consumido e pago). As perdas são classificadas em físicas (aquelas decorrentes de vazamentos na rede de abastecimento) e perdas

de faturamento (aquelas o-casionadas por fraudes, os chamados “gatos”, e por submedição – falhas em hidrômetros).

A composição do total das perdas da Sabesp é de 16,64% para as perdas físicas e de 8,96% para as perdas de faturamento.

“A redução das perdas é prioridade para a Sabesp a fim de que seja garantida a segurança do abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo”, afirmou Dilma Pena.

Ela destacou que essa região possui baixa dispo-nibilidade hídrica (quanti-dade de água disponível para abastecimento por habitante) e concentra cerca de 20 mi-lhões de habitantes – 10% da população brasileira –, numa área de 8.051 km².

A disponibilidade hí-drica é de apenas 146 mil litros por habitante ao ano, volume muito inferior aos 2,5 milhões de litros anuais recomendados pela ONU. Lembre-se que o valor é in-clusive inferior ao de regiões

do Nordeste e do deserto do Saara.

Para ter uma ideia da complexidade da ação, a rede de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo tem 32,7 mil km de extensão, aproximada-mente uma viagem de ida e volta de São Paulo ao Japão. Para verificar a existência de vazamentos, toda a rede tem de ser percorrida e avaliada. Somente em 2011, 47,4 mil km de redes foram vistoriados pela Sabesp. Em média, cada centímetro

da rede é pesquisado a cada oito meses, em busca de vazamentos não visíveis, que não afloram na superfície, mas que podem ser detectados com uso de tecnologia adequada.

Além das pesquisas e reparos, são trocados pre-ventivamente por ano 195 mil ramais – as redes menores que levam a água da rua até os imóveis. Esse conjunto de ações da Sabesp permitiu reduzir as perdas de 32%, em 2006, para os atuais 25,6%.

�SANEAMENTO

Sabesp assina contrato com o Japão para evitar perda de água

02 cadeiras Novas Modernas e Reclináveis.01 Lavatório01 Porta de Vidro (frente)02 Cadeiras novas de espera01 Mostruário de esmalte completo.01 Esterilizador completo, nunca foi usado.01 Cadeira de Manicure de ultima geração.

VENDO TUDO PARA SALÃOTudo novo, c/ apenas 02 meses de uso.

Só Vendo Se For Tudo JuntoValor R$3.500,00Tratar: Rodrigo – AclimaçãoFs: 6362-4742(tim)/6322-2878(claro)

Page 6: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

6

Imóveis

IMÓVEIS

FICHA LIMPA NO EMPREGOEm decisão unânime, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu que as empresas podem fazer

consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa) e em órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar empregados.

Neste sábado, dia 3 de março, os moradores do distrito Cambuci poderão descartar em suas calçadas materiais e objetos inser-víveis, entre 7 e 12 horas, para que sejam coletados pela Operação Cata-bagulho.

Esta é a segunda edição

do serviço no distrito - pela avenida Lacerda Franco, rua Coronel Diogo, rua Basílio da Cunha, rua Gaspar Fernandes, rua Engenheiro Prudente, rua Ari Cajado, rua Leandro de Carvalho, rua Almirante Pestana, a-venida do Estado, rua Pre-sidente Batista Pereira, vi-

aduto São Carlos, linha da CPTM, rua da Mooca, ave-nida do Estado/viaduto 31 de Março, rua Antônio de Sá, avenida Prefeito Passos, rua Otto de Alencar, rua Teixeira Mendes, rua do Lavapés, rua Francisco Justino de Azevedo, rua Miguel Teles Júnior e rua Alves Ribeiro.

�CATA-BAGULHO

Sábado no Cambuci �FLAGRATranstorno

Na tarde da quarta-feira, 29,

por volta das 14h, este veículo caiu em um buraco

na Rua Topázio, esquina com

Avenida Armando Ferrentini.

Page 7: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

7CURSOS DE DOUTRINA ESPÍRITAO Núcleo Assistencial Nosso Grupo está com inscrições abertas para os seus cursos de Doutrina Espírita, Coral Beneficente e Evangelização Infantil. Rua Dona Brígida, 248 (estação Vila Mariana do metrô – linha 1). Mais informações pelos tels. 5572-2419 / 9928-2678.

IMÓVEIS

Page 8: edicao_161

SP - de 01 a 07/03/2012

8

O Projeto é dividido em quatro temas

ÁriesDe 21/03 a 20/04

TouroDe 21/04 a 20/05

GêmeosDe 21/05 a 20/06

CânCerDe 21/06 a 21/07

LeãoDe 22/07 a 22/08

VirGemDe 23/08 a 22/09

LibraDe 23/09 a 22/10

esCorpiãoDe 23/10 a 21/11

saGiTÁrioDe 22/11 a 21/12

CapriCórnioDe 22/12 a 20/01

aquÁrioDe 21/01 a 19/02

peixesDe 20/02 a 20/03

nuVens inseTosDe 1º a 4 de março, estará em cartaz na Galeria Olido (Sala Paissandu) o

espetáculo de dança “Nuvens Insetos”. 5ª a sábado, às 20h e domingo, às 19h. Av. São João, 473 – Centro (estação Anhangabaú do metrô – linha 3 Vermelha).

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 18

Infarto domiocárdio

(Med.)

Que não écorreto

Inflamaçãodos seiosda face

Tempo(símbolo)

TribunalRegionalEleitoral(sigla)

Pronomeda segun-da pessoado singular

Labora-tório

(abrev.)

Molha (as plantas)

Aparelhopara

passarroupa

Repeti-ção de

palavrasou sons

Orelha,em inglês

A palavraem negrito,

no texto

Impostode Renda

(sigla)

Ed Motta,cantor

brasileiro

104, emalgarismosromanos

Artigodefinidofeminino

plural

Fritadade (?):

omelete(bras.)

A garrafa em quese põe o café

Palavra final deorações católicas

Transpi-rado

Retira-sedo lugar

Descom-plicar

Relativo àMarinha

(?) Nanini,ator

Roedorade esgotos

Exerceatividade Que afia

facas

Sem efeito(fem.)

Parte dapalavra

DivertidoQuarto combanheiro(bras.)

Bicar

Fase;etapa

Bairro carioca ondeocorreu acidente com

um bonde

3/ear. 5/naval — picar. 8/sinusite. 9/destacada.

mpbA cantora e compositora mineira Silvia Nicollato se apresentará neste sá-bado, dia 03, às 13h30, no Sesc Vila Mariana (Praça de Eventos). Na pro-gramação faixas do seu álbum de estreia Além dos gestos. O Sesc Vila Ma-riana fica na rua Pelotas, 141. Tel. 5080-3000.

sambaNa próxima terça, dia 06, às 19h, o grupo

Social Samba Fino se apresentará na Galeria Olido (Vitrine da Dança). Na programação as mais diversas vertentes do samba. A Galeria Olido fica na av. São João, 473 – Centro (estação Anhangabaú do metrô – linha 3 Vermelha).

reCiTaL De VioLino e pianoNa próxima terça, dia 06, às 20h, a violonista Emmanuele Baldini e a pianista Juliana D’Agostini

se apresentarão no Centro Cultural São Paulo (Praça das Biblioteca). Na programação a Sonata, de César Franck, e a Sonata-Fantasia nº 1, de Villa-Lobos. E uma raridade: a Sonata, de Nino Rota. A Galeria Olido fica na av. São João, 473 (estação São Bento do metrô – linha 1 Azul). Tels. 3331-8399 e 3397-0171.

LuiZ GonZaGaNa próxima quarta, dia 07, às 19h, a música Maria Dapaz se apresentará na Galeria Olido (Vitrine da Dança). Na programação grandes clássicos de Luiz Gonzaga, o rei do baião. A Galeria Olido fica na av. São João, 473 – Centro (estação Anhangabaú do metrô – linha 3 Vermelha).

A fase é ótima para pensar em novos projetos e novos investimentos. O dia a dia de trabalho ganha um novo movimento.

É hora de olhar de frente para um relacionamento que não tem dado certo. Talvez seja o momento de mudar algumas atitudes.

Cuidado ao se envolver em brigas familiares. Qual-quer discussão não será produtiva, portanto, mante-nha o controle.

Você é um pouco impaciente com seus relacionamentos. Procure manter a calma e pense muito antes de falar. Evite discussões desneces-sárias.

Algumas mudanças estão previstas para ainda esta se-mana. Mas não se preocupe, pois serão todas positivas. Aproveite oportunidades que lhe chegam.

Procure manter a calma para não deixar as emoções saírem do controle. Mude seus hábitos e pense mais antes de ir em frente.

Você mudará alguns concei-tos pessoais e verá o resul-tado positivo dessa atitude. Bons acordos de negócios podem ser feitos neste mo-mento.

Você de escorpião que age mais com a razão, tenderá a usar a emoção em alguns casos, atrapalhando seu dia a dia. Tende entender o que acontece.

Sua mente não para. Seus pensamentos fervilham querendo desenvolver novas metas de trabalho e familia-res. Pense antes de agir.

Alguns questionamentos mais profundos sobre seu passado emocional pode surgir. Caso esteja pensando em mudar de casa, o mo-mento é agora

Procure manter certa racio-nalidade e não tome deci-sões baseadas no impulso. Paixões e romances em alta. Aproveite

Seja organizado e realista. Especialmente quanto a pro-jetos que envolvam seu fu-turo. Não facilite. O momento é de cautela.

proGramaÇãoSEXTA (DIA 02/03)

18H30 - Vá onDE SEu corAção mAnDArSinopse: Prestes a morrer, matriarca de uma família italiana entrega à neta seu diário íntimo, contendo revelações de sua vida amorosa.20H30 – DuAS AmIgASSinopse: Na Paris dos anos 1970, duas amigas judias dividem as suas experiências, angústias e aventuras amorosas.

SáBADo (DIA 03/03)16H00 – o fIlHo prEfErIDo

Sinopse: Endividado, um homem decide matar o seu pai para receber o dinheiro do seguro.19H00TuDo pErDoADoSinopse: Desocupado vive entre brincar com a filha e consumir drogas junto com um junkie que conheceu num parque.21H00 ApóS A rEconcIlIAçãoSinopse: Encerrados num aparta-mento, quarto personagens – duas mulheres e dois homens – falam so-bre literatura, filosofia e amor.

DomIngo (DIA 04/03)15H30 – oS DoIS lADoS DA fElIcIDADESinopse: No Canadá uma jovem de origem chinesa tenta se desvincilhar das tradições dos seus pais. 17H00 – SínDromE ASTênIcASinopse: Mulher que perdeu o marido começa a ter surtos de loucura. Até que as luzes do cinema se acendem...20H30 – Do lAgo DE mATHIlDE.Sinopse: Documentário sobre a coreógrafa francesa Mathilde Monnier, dirigido por Claire Denis.

A Cinemateca Brasileira já está realizando a mostra Mulheres na direção, com produções dirigidas exclu-sivamente por mulheres. A edição deste ano foca obras recentes do cinema europeu. Um dos destaque deste final de semana é o o raro Síndrome astênica, de Kira Muratova, Leão de Prata no Festival de Berlim de 1990 e uma das obras-primas do cinema soviético realizado pouco antes do esfacelamento do bloco comunista.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 (estação Vila Mariana do metrô). Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada). Atenção: estudantes do Ensino Fundamen-tal e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha. Mais informações pel. 3512-6111 (ramal 215). A programação completa foi ser consultada no site www.cinemateca.gov.br

�CINeMa

Mulheres na direção

Estão abertas as matrículas para o projeto Curumim 2012 do Sesc Vila Mari-ana. O programa gratuito de educação informal para crianças de 7 a 12 anos é desenvolvido por educadores de diversas áreas.

O intuito do programa é realizar atividades culturais e artísticas, vivências em educação ambiental no meio urbano, expressão corporal, esportes, jogos e brincadeiras que buscam fortalecer a autonomia, a cooperação e o convívio com as diferenças.

Quando matriculadas, o público infantil passa a

frequentar o Curumuim duas vezes por semana para experimentar, de maneira lúdica, a musica, a arte, o meio ambiente, esportes, jogos e brincadeiras. Para a matrícula é necessária uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento ou do RG e cópia do comprovante de matrícula escolar. Tam-bém é Imprescindível o comparecimento dos pais e/ou responsáveis legais pela criança no ato da inscrição. O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Mais informações pelo tel. 0800-118220 ou pelo site www.sescsp.org.br

�INFaNTIL

Projeto Curumim no Sesc Vila Mariana

ArTES Do BrIncAr

Conhecer, vivenciar e experimentar jogos tradicionais de diversas culturas e criação de novas possibilidades de brincar pelas crianças;

moVImEnTo E Ação

Vivenciar os processos de competição e cooperação na interface com jogos competitivos, cooperativos, recreativos e adaptados, além de estafetas e brincadeiras, explorando as infinitas possibilidades de se relacionar consigo, com o outro e com o grupo;

pErcuSSõESExperiências musicais através da

prática com instrumentos de pequena percussão convencionais e feitos de sucata. Percussão corporal. Constru-ção de instrumentos musicais;

JArDIm DAS SEnSAçõES

realização de oficinas de plantio, preparação de adubo em composteira, preparação de tintas naturais. Experiências sensoriais (olfato, tato, audição, visão e paladar) de diversas espécies vegetais.

opçõES DE HorárIoS:

3ª e 5ª, 8h45 às 11h15.3ª e 5ª, das 14h00 às 16h30.4ª e 6ª, das 8h45 às 11h15.

4ª e 6ª, das 14h00 às 16h30.