edicao_256

52
Matéria Especial JORNAL INFORMANTE Farroupilha Ano V - Edição 256 28 de dezembro de 2012 R$ 2,00 www.jornalinformante.com.br COMPROMISSO COM A CIDADE Cidade Os primeiros dias de um tórrido verão farroupilhense Página 10 Política Atual presidente, Catafesta pode definir seu sucessor Página 11 Educação CESF oferece novas vagas no vestibular complementar Página 12 Segurança Videomonitoramento em Caravaggio e 1º de Maio Página 14 @PaperInformante Além do trabalho policial Flores, Davi, Vladimir, Perottoni, Borchartt, Trevisol, Famoso e Pontes são os responsáveis pelos núcleos de policiamento da cidade que, além de prevenirem uma série de ocorrências, acabam inserindo os militares na comunidade, ampliando os benefícios da iniciativa - Páginas 2 e 3 Elisa Rossi Kemmer

description

edicao_256

Transcript of edicao_256

Page 1: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Matéria Especial

JORNAL

INFORMANTE FarroupilhaAno V - Edição 25628 de dezembro de 2012R$ 2,00

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE

Cidade

Os primeiros dias de um tórrido verão farroupilhense

Página 10

Política Atual presidente, Catafesta pode definir seu sucessor

Página 11

EducaçãoCESF oferece novas vagas no vestibular complementar

Página 12

SegurançaVideomonitoramento em Caravaggio e 1º de Maio

Página 14

@PaperInformante

Além do trabalho policial

Flores, Davi, Vladimir, Perottoni, Borchartt, Trevisol, Famoso e Pontes são os responsáveis pelos núcleos de policiamento da cidade que, além de prevenirem uma série de ocorrências, acabam inserindo os militares na comunidade, ampliando os benefícios da iniciativa - Páginas 2 e 3

Elisa R

ossi Kem

mer

Imagens: R

eprodução

Os melhores filmes do ano pelo Informante e AFI

Mergulho duplo Relembre os fatos marcantes de 2012 e que entram para

a história

Confira o tradicional Top 10 do Tabloide e

do Instituto Americano de Cinema - Inside,

capa e página 3

Curta “Submarino”, tanto o livro de Joe Dunthorne quanto o filme de Richard Ayoade - Primeiro Parágrafo e Sétima

Arte, página 6 e contracapa

do InsideCaderno Especial Retrospectiva resgata os

principais acontecimentos de um ano intenso

Page 2: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

2 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 15Compromisso com a cidade

EsportE [email protected]

Policial integrado à comunidadeFarroupilha conta com sete núcleos de policiamento comunitário, que tiveram início em 1998 e tornaram a cidade uma referência estadual na implantação do modelo de segurança preventivo

S

Boas perspectivas para 2013Liga Farroupilhense de Futebol de Campo comemora um grande 2012 e espera um próximo ano ainda melhor

Ram

on C

ardo

so

Divulgação

Liga de Futebol de Campo

A

[email protected]

o completar mais um ano à frente da Liga Farroupilhense de Futebol

de Campo (LFFC), o presidente Luiz Val-delírio da Silva, o Chocolate, é enfático ao afirmar que 2012 foi o melhor dos três em suas duas gestões. Não era este o cenário que se apresentava há pouco mais de um ano, quando não havia nem mesmo a certeza de continuidade do pre-sidente por mais um período.

“Foi o melhor ano em todos os senti-dos. De participação de equipes, fórmula de disputa, presença de público, disci-plina”, avaliou. Para Chocolate, o traba-lho sério e integrado entre a direção da LFFC, aliado a uma mudança de postura dos clubes, foi a chave para a retomada, especialmente do Farroupilhão. “Acon-selhamos os filiados a não pagarem por jogador, que era um grande problema. De 400 inscritos, 118 atletas tinham menos de 21 anos”, informou o presidente.

O número é expressivo não somente para avaliação do Campeonato Munici-pal de Futebol deste ano, mas principal-mente para as próximas edições. Para Chocolate, os jovens estão voltando a se interessar pelo esporte e a se inteirar das atividades nas comunidades. Dos que tinham mais de 21 anos, um percentual considerável também era de jogadores que não excediam 26, 27 anos.

A partir da revitalização do Farrou-pilhão, a intenção é de que ocorra situ-ação similar com as duas outras com-petições organizadas pela Liga para o primeiro semestre: o Campeonato Mu-nicipal Sênior e a Copa Farroupilha. Nas duas últimas edições, o Sênior contou com sete times. A Copinha estreou no

Chocolate celebra retomada do Farroupilhão: carro-chefe da Liga, sucesso da competição permite boa projeção para o próximo ano, inclusive nas competições que abrem o calendário

ano passado com quatro times. A meta da direção da LFFC é de contar com pelo menos oito times em cada disputa.

Com o Carnaval ocorrendo mais cedo em 2013, o objetivo é antecipar o início dos torneios do primeiro semes-

tre para o final de março. Um dos focos também é incrementar a participação de equipes no Farroupilhão para pelo menos 10 times. A principal competi-ção do calendário do futebol amador da cidade deve começar em agosto.

Bate-Pronto

Associação Farroupilha Atlética finalizaano com dois vices na Copa Nordestão

Na última semana, no ginásio da AABB, em Caxias do Sul, a Associação Farrou-pilha Atlética (AFA) não conseguiu reverter as derrotas sofridas no Saturno para a equipe caxiense nas finais da Copa Nordestão. No Sub-11, derrota por 7 a 4. No Sub-13, por 2 a 0. Mesmo assim, a avaliação do ano é positiva. No Sub-11, a equipe também foi vice da Copa Bento (derrotada nos pênaltis) e semifinalista do Gauchão. No Sub-13, igualmente foi vice da Copa Bento (sofrendo nova derrota nas penalidades). Por fim, no Sub-15, venceu a Copa Nordestão.

RejuvenescimentoQuase 30% dos atletas inscritos na

disputa do Campeonato Municipal de Futebol, o Farroupilhão, possuíam idade até 21 anos. Ou seja, uma renovação surpreendente para uma competição que passou por temporadas difíceis em 2010 e 2011. A disputa neste ano teve outras vantagens: fórmula mais atraen-te, número maior de equipes, alta dis-ciplina e um grande público em todas as rodadas. Os times que participaram em 2012 devem confirmar presença em 2013 e não somente no Farroupilhão, mas inclusive na Copa Farroupilha e Sê-nior, as competições do primeiro semes-tre organizadas pela Liga Farroupilhense de Futebol de Campo. A projeção para o próximo ano é de consolidação desse processo de retomada.

Modelo a ser seguido O Penharol, de Linha Caravaggeto, é

um exemplo que pode ser seguido por muitas equipes tradicionais. Ele regres-sou depois de alguns anos afastado, montou um time com um investimento baixo, sem pagar por atletas, e venceu a competição com todos os méritos.

Premier fecha listaO caxiense Premier completa a ta-

bela da categoria Veteranos do Ânge-lo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM). O time ingressa no Quadrangular 2 da categoria, que tem jogos programa-dos para o dia 26. Ele encara na estreia o conterrâneo Bom Pastor, na chave que conta ainda com o também caxien-se União De Zorzi e o farroupilhense Saletino. A 33ª edição do AVN/AM mo-vimenta a Sociedade Esportiva, Recre-ativa e Cultural (SERC) Farrapos entre os dias 13 de janeiro e 17 de fevereiro. Ao todo, 44 times participam da disputa (16 no 1º e 2º Quadros e 12 no Vete-ranos). São 22 agremiações envolvidas na competição, que promete ser uma das mais acirradas da história.

Elisa Rossi [email protected]

omos referência para o Estado no que diz respei-

to ao policiamento comunitário. A cidade foi um dos primeiros municípios gaúchos a aderir ao método preventivo. A primeira comunidade beneficiada com o programa foi a de São Marcos, em 1998, após reivindicação dos moradores, que se uniram com a Brigada Militar (BM) e com o Poder Executivo. Em 2001, foi a vez dos moradores da Vila Jansen reivindicarem um policial para atuar diretamente na localidade. Hoje, Farroupilha já conta com sete núcleos de policiamento comunitário, aten-dendo diretamente mais de 21 mil farroupilhenses.

“O policiamento comunitário é uma forma de ação preventiva, com o brigadiano orientando e dando dicas de segurança para a população. As comunidades far-roupilhenses, que possuem esses núcleos não contam com as ocor-rências cotidianas de maior reper-cussão”, afirma o capitão do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha, Juliano Amaral.

Operações realizadas em conjunto com os moradoresCasas noturnas do Rio Burati: na ação, que aconteceu no dia 5, foram abordadas 77 pessoas, recolhidas

três máquinas caça-níqueis e 11 veículos foram vistoriados. Abordagens no bairro 1º de Maio, São Marcos e Vila Jansen: na atividade do dia 19, 150 indivíduos foram abordados, 95 veículos vistoriados, sendo que quatro foram apreendidos e seus condutores autuados por licenciamento e Carteira Nacional de Habilitação vencida.

Localidades que contam com o policiamento comunitárioInstalação Localidade Policial responsável1998 São Marcos Sargento Pedro Vicente de Carvalho Pontes2001 Vila Jansen Soldados Narciso Luiz Trevisol e Vera Lúcia dos Santos Famoso 2002 Nova Milano Soldado Davi Luís Lermen2002 Nova Sardenha Soldado Vladimir Rodrigues do Carmo2003 Caravaggio Soldado Anselmo Borchartt2005 1º de Maio Soldados José Maria Fagundes Murias e Fernando da Silva Flores2009 Rio Burati Soldado Volnir da Silva Neves

Segundo ele, toda a comunidade se sente mais segura com um bri-gadiano inserido no local.

“Eles acabam sendo a refe-rência de segurança do local. Muitas vezes as pessoas os pro-curam para conversar sobre os problemas que acontecem em casa e eles realizam até o papel de psicólogos dos moradores”, relata Juliano. Conforme o ca-pitão, o policial fica tão inserido na localidade que muitas vezes até os seus filhos estudam na escola onde eles atuam e os bri-gadianos participam das festas locais como convidados e não apenas a trabalho.

Para Juliano, essa é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado à comuni-dade. Para implantar o serviço existe uma série de procedimen-tos necessários para que uma localidade possa usufruir do policiamento comunitário. Mas é essencial que haja uma par-ceria entre a comunidade local (organização), a Brigada Militar (disponibilização do serviço) e o poder público (parte do custeio). Na cidade, quem auxilia o co-mando dos comunitários é o sar-gento Glaveston Luiz Perottoni.

A grande maioria dos policiais comunitários da cidade reunidos em Nova Milano: inserção na vida das localidades

Page 3: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Obituário

14 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 3Compromisso com a cidade

Divulgação

“Está bom, mas precisa avançar”Bairro e romeiros mais seguros1º de Maio e Caravaggio receberam câmeras de videomonitoramento nesta semana, aumentando para 20 o número de equipamentos em operação na cidade

P

De acordo com o capitão do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha, Juliano Amaral, com o au-xílio dos comunitários, a Brigada Militar (BM) recebe um número bem maior de informações dos farroupilhenses. Não é qualquer policial que pode atuar nes-ses núcleos. Para chegar lá é preciso para por um curso de reciclagem e ter um perfil que exige boa postura, ser co-municativo e saber se integrar com a população em geral.

Embora esses policiais tenham uma carga a cumprir, o horário de trabalho é definido conforme a necessidade da comunidade, uma vez que ele precisa acompanhar a rotina dos habitantes de cada local. Conforme Juliano, no próxi-mo ano a BM deve buscar, junto às co-munidades, a manutenção da casa de alguns brigadianos, que já estão neces-sitando de reparos.

Mas o fato que não está agradando a população é a pouca permanência do comunitário no local para onde ele foi destinado. Conforme o presidente da Comissão de Pró-Segurança Regional, que inclui as comunidades do Rio Bu-rati, Monte Bérico, Santo Inácio, Ser-torina e Linha Caçador, Fernando José Dal Ponte, o policial passa poucos dias

do mês patrulhando estas localidades, o que está deixando os moradores de-sanimados.

“Depois da implantação, foi reduzi-do cerca de 90% dos crimes de maior potencial, porém a expectativa inicial não vem sendo suprida na população. Já repassamos uma casa, viatura e uma metralhadora ao policial, porém

para realizar a manutenção da moradia e do veículo são necessários recursos oriundos dos habitantes e empresas, mas 60% das famílias ficaram desa-nimadas e deixaram de contribuir”, lamenta Dal Ponte. Os moradores de Nova Milano também estão sentindo falta de um policial comunitário.

“O núcleo está bom, mas precisa

avançar. Hoje, em função do pouco efetivo e da demanda da BM, o briga-diano passa mais tempo atendendo estratégias da região central da ci-dade do que da própria comunidade. Nós entendemos a necessidade do Batalhão, porém a comunidade cobra a presença do policial”, relata o presi-dente da Associação de Moradores da comunidade de Nova Milano, Leandro Adamatti. Segundo ele, todas as des-pesas são arcadas com recursos da entidade, contudo é preciso colabora-ção dos moradores.

“A vinda do policial para cá gerou uma expectativa, mas apenas par-te dela foi atendida. Não temos uma estimativa, mas a ação de crimino-sos reduziu consideravelmente após a instalação do núcleo. Pretendemos nos reunir com o comando do Bata-lhão para reivindicar mais a presença do brigadiano na localidade”, salienta Adamatti. Ele elogia a relação entre policial e moradores, que cria mais se-gurança para os habitantes. Conforme ele, o soldado local já sabe os hábitos da comunidade, o que facilita a iden-tificação de estranhos. E os próprios moradores chamam o brigadiano ao notar suspeitos no local.

sEgurança [email protected]

Milton Gheno, presidente da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Dal Ponte, prefeito Ademir Baretta, comandante do 36º BPM tenente-coronel Haroldo Edison Knebel e o soldado Volnir, na entrega da viatura repassada pela comunidade do Rio Burati ao policiamento no início do mês

arceria da prefeitura com o Sindicato do Comércio

Varejista (Sindilojas) de Farrou-pilha, o sistema de videomoni-toramento, que passou a ser adotado no município em 2005, teve mais dois aparelhos ins-talados nesta semana. Um no maior bairro da cidade, o 1º de Maio, e outro na quinta pela ma-nhã, em Caravaggio.

Com as duas novas câmeras, chega a 20 o total em operação na cidade sob os cuidados do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Um novo local está sendo provi-denciado na sede da Brigada Mi-litar para uma adequação melhor da estrutura de monitoria.

No 1º de Maio, a câmera está instalada na esquina da rua Antônio Sachet com a Pedro Antonello, no principal acesso ao bairro. Já em Caravaggio, ela está posicionada no alto da parte frontal do Santuário, que permite uma visão completa de toda a esplanada e da Avenida Dom José Barea.

22 de dezembro Neusa Terezinha Fabro, 53 anos. Cremação no Crematório São José de Caxias do Sul Ruy Cambruzzi, 61 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade do Rio Burati

24 de dezembroPedro Rodrigues Kelin, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal Margarete Saquetti Pena, 52 anos. Sepultamento no cemitério do bairro Nova Vicenza

Principal acesso do 1º de Maio também passa a

contar com câmera, assim como Caravaggio, com o

equipamento instalado em frente ao Santuário: locais de grande movimento que agora integram o sistema

de vigilância eletrônica

Fotos: Ram

on Cardoso

Page 4: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

4 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

ExpEdiEntE

InsIdeEspEcial...............................................capaFabiano andré piccoli .........................página 2VariEdadEs ...........................................páginas 2 E 7cinEmas ...............................................página 2cinEma .................................................página 3armando Wartha .................................página 3 social ..................................................páginas 4 E 5crônicas da rEdação ..........................página 6primEiro parágraFo .............................página 6horóscopo ..........................................página 7lauro Edson da cás ...........................página 7sétima artE .........................................contracapa

Editorial

ÍndicEedItorIalmatéria EspEcial .................................páginas 2 E 3Editorial E opinião ..............................página 4Economia .............................................página 8 cidadE .................................................página 10 política ...............................................página 11 Educação .............................................página 12 sEgurança ...........................................página 14 EsportE ...............................................página 15

rEdação - [email protected]

Elisa rossi [email protected] [email protected]ória [email protected]

comErcial - [email protected]

Fabiano [email protected] [email protected] [email protected]

artEs - [email protected]

bruno [email protected] bortagaray [email protected]

assinaturas - [email protected]

JociélE mota dos [email protected] anual: r$ 95,00assinatura sEmEstral: r$ 50,00

FinancEiro - [email protected]

KEli dE almEida [email protected]

logística - [email protected]

luiz carlos dE [email protected]

Editorias

Economia: [email protected] cidadE: [email protected] política: [email protected] Educação: [email protected] sEgurança: [email protected] EsportE: [email protected] insidE: [email protected] social: [email protected]

sEçõEs EspEciais

boca-dE-urna: [email protected] prEliminar: [email protected] sétima artE: [email protected]

tElEFonEs

(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201(54) 3401-3202 / (54) 3401-3203

EndErEço

rua dr. JaimE romEu rösslEr, 348, bairro planalto

colunistas

armando Wartha bEnami spilKi crônicas da rEdação Fabrício oliboni

FláVio lopEs laura cristina nardi callEgarilauro Edson da cás

FEchamEnto comErcial

Quarta, às 12h

tiragEm

4.000 ExEmplarEs

saúdE, bElEza & Estética ....................4 páginas

Pensando em 2013

Ano de superação eperspectiva de crescimento

Inclusão: faça acontecer opinião

até você, caro leitor, a melhor informação. Comprome-tida com a cidade, imparcial, transparente. Acredita-mos que realizamos tudo que esteve a nosso alcance e esperamos ter cumprido com o nosso dever.

O próximo ano começa logo ali, com a posse oficial dos Poderes Executivo e Legislativo no dia 1º e, da mesma forma que o período que está prestes a findar, promete ser pulsante. Ele também marca os 5 anos do Informante e, por conta disso, merece uma atenção ainda mais especial. Mas isso é assunto a ser tratado a partir da próxima sexta, dia 4. Por ora, aproveite o momento e celebre o Ano Novo. Boas festas.

O ano ainda não acabou, mas é como se já esti-véssemos em 2013. Pelo menos em foco e projeção. O período é oportuno para avaliações, reflexões e de-senvolvimento de novos projetos.

O Jornal Informante teve um ano de intensa produ-ção editorial, materializada em suas 2688 páginas, com as últimas 52 publicadas nesta sexta e, de certa forma, com as demais 2636 (que foi a soma de 2011) compi-ladas no tradicional Caderno Especial de Retrospectiva. Em sua produção e formatação foi possível perceber de forma mais nítida a intensidade de 2012.

Ao longo das 53 edições do ano, procuramos levar

classiFicados ......................................12 páginas

Jaime Gründler Sobrinho * Foi um ano de desafios para a economia brasileira,

em especial para quem escolheu trilhar o caminho do empreendedorismo. O Produto Interno Bruto (PIB) nacio-nal apresentou tímido crescimento de apenas 1,3% ao longo dos últimos 12 meses. Aqui, no Rio Grande do Sul, a situação foi ainda mais preocupante, pois encerrare-mos 2012, com dois pontos percentuais negativos.

Entretanto, cabe ressaltar que esse desempenho foi patrocinado em grande monta por problemas no agronegócio, devido a questões climáticas. O setor de serviços do Rio Grande do Sul, o qual nos interessa de maneira fundamental, esteve na contramão desse processo. Fecharemos o ano com crescimento de 3%, em comparação aos 35% negativos da agropecuária e os 0,8% negativos da indústria.

Em 2012, inauguramos o Centro de Eventos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio Grande do Sul (Sescon/RS), destinado a encontros técnicos e culturais. Também promovemos cerca de 350 cursos e palestras e capacitamos mais de 10 mil profissionais nos quatro cantos do Estado.

Mostramos firme posicionamento de mídia e na mesa de discussões de importantes assuntos do setor (Unifica-ção do Pis/Cofins, ITG 1000, desoneração da folha de pa-gamento, etc...). Além disso, mantivemos a nossa política de responsabilidade social, distribuindo a instituições as-

Manuela Onzi *

Incluir é, antes de tudo, compreender que existem pessoas distintas. Isso mesmo, seja por suas carac-terísticas físicas, religiosas ou até mesmo sexuais. Frequentemente falamos e nos interrogamos muito sobre a inclusão escolar. Jornais, revistas e progra-mas de televisão acabam dando ênfase a este gran-de paradigma. Sendo assim, movimentos e protestos crescem de maneira desenfreada, para defender e efetivar a inserção destes alunos no ensino regular, acreditando que a mesma é inefável tanto para o pro-fessor quanto para o aluno.

Partindo desta premissa, acabo admirando plena-mente esses cidadãos que lutam pela igualdade. De acordo com Meire Cavalcante, “apesar de todo e qual-quer movimento de resistência, a inclusão está consoli-dada e é um processo constitucional. Podem até atentar contra, mas este é definitivamente um movimento sem volta”. Em minha concepção, acredito também que a

sistenciais cerca de mil quilos de alimentos arrecadados.Portanto, mesmo com o resultado global insatisfa-

tório, cumprimos o nosso objetivo. Para 2013, as pro-jeções são alentadoras. A expectativa é de PIB gaúcho próximo aos 6%, com o setor de serviços mantendo o seu desempenho e a indústria e o agronegócio se re-cuperando. O Sescon/RS vai seguir cumprindo o seu papel de defensor das empresas de serviços gaúchas, promovendo ações de desenvolvimento para esse im-portante segmento empresarial.

No ano que se inicia teremos grandes desafios. Em março, organizaremos o primeiro encontro voltado para as empresas de serviços do Rio Grande do Sul. Vamos reunir empresários e gestores de todo o Estado em Porto Alegre, para debater assuntos de interesse do segmento.

Também recebemos a incumbência, após 20 anos, de realizar a 15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Conescap), evento que vai trazer 2 mil empresários de todo o País a Gramado. Tamanha responsabilidade já vem sendo executada por dirigentes e colaboradores do Sescon/RS, em parceria com o coir-mão, Sescon Serra Gaúcha.

Vamos em frente! Comemorar, sim, essa passagem de ano e projetar novos desafios! Quem tem espírito empre-endedor sempre quer superar limites. Não será diferente em 2013! O Sescon/RS sempre estará ao lado de quem acredita no Rio Grande do Sul e no Brasil! Boas festas!

* Presidente do Sescon/RS

inclusão é um caminho sem volta, mas esse caminho por certo tempo possuirá pedras e espinhos. Cabe a nós lutar com toda a garra e coragem por esta causa tão linda e transformar as pedras em uma muralha para a inclusão jamais ser destruída. E os espinhos em flores, para que as mesmas tragam paz, serenidade e força para lutar e transformar a vida de quem precisa.

A inclusão não é uma tarefa apenas de pais e edu-cadores, mas sim de todos os cidadãos que vivem e convivem em um mundo onde a nossa maior função é respeitar as diversidades e peculiaridades de cada um. Se cada um for a favor de um mesmo ideal, tudo se torna mais acessível. A partir do momento que todos lutarem pela inclusão, as pessoas mudarão, o mundo mudará e o futuro trará grandes resultados positivos e duradouros. Como diz Douglas Domingos Américo: “Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz par-te do perfeito mosaico humano”.

* Acadêmica do Curso de Pedagogia do CESF

rEtrospEctiVa 2012 .............................12 páginas

Page 5: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

12 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Educação [email protected]

CESF oferece vagas em seu vestibular

complementar Elas estão disponíveis para as três graduações e os três cursos sequenciais

F

Divulgação

Ainda há tempo de ingressar no Ensino Superior: CESF oferta opções em seis frentes

inalizado o processo de inscrição do Vestibular de Verão, o Centro de En-

sino Superior de Farroupilha (CESF) abre vagas para o processo seletivo comple-mentar. As inscrições podem ser feitas até o dia 21, tanto na instituição de en-sino superior (14 de Julho, 339) quanto pelo site (www.cesfar.com.br).

Há vagas para ingresso nos cursos regulares de graduação: Administração (formação específica em Empresas, Sistemas de Informação ou Meios de Hospedagem), Direito e Pedagogia e para os cursos superiores de dois anos, os chamados sequenciais: Finanças Empresariais, Gestão Administrativa e Logística Empresarial.

A prova única de Redação acontece no dia 22, a partir das 18h30min, no CESF. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

Informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3268-2288 ou 0800.7071011, das 13h30min às 22h30min.

Um novo concurso pode ser aberto antes do início do semestre. O CESF en-caminhou ao Ministério da Educação (MEC) um pedido de abertura de quatro novos cursos de tecnólogo: Gestão de Pessoas, Gestão de Processo Industrial, Marketing e Processos Gerenciais.

“Há cerca de dois anos trabalha-mos com a possibilidade dessa oferta. Nosso Departamento de Marketing fez uma pesquisa de mercado que mos-trou que existia uma demanda nessa área”, revelou o diretor do CESF, pro-fessor Luiz Fernando Felicetti. Caso o registro não ocorra antes de março, os cursos passarão a ser oferecidos ape-nas no Vestibular de Inverno.

ServiçoO que: Processo Seletivo Complementar do CESF Quando: até o dia 21Oferta de vagas: nos cursos de graduação de Administração, Direito e Pedagogia e nossequenciais de Finanças Empresariais, Gestão Administrativa e Logística Empresarial Onde: na instituição de ensino (14 de Julho, 339) ou pelo site www.cesfar.com.brQuanto: R$ 30,00Prova: única de Redação no CESF, no dia 22, a partir das 18h30min Informações: pelos fones (54) 3268-2288 ou 0800.7071011

Page 6: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Qual a extensão dodiscernimento dos

dependentes químicos?Daniela Vasconcellos Gomes *

N

6 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Presidência do Legislativo deve ser definida na terça

Sem entendimento para o comando da Câmara de Vereadores, decisão fatalmente ocorrerá no dia da posse

U

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 11Compromisso com a cidade

Política [email protected]

[email protected]

essa semana uma ação judicial que tramita na cidade de Passo Fundo

chamou a atenção dos noticiários do Es-tado, e motiva interessante debate em diversos setores da sociedade.

A referida ação judicial foi movida pela mãe de uma usuária de crack, re-querendo que a filha seja esterilizada, alegando que ela possui três filhos e não cuida de nenhum deles em razão do uso abusivo de drogas e estes são criados pela avó (e autora da ação).

A ação tem por objetivo que a jovem de 25 anos seja submetida ao procedi-mento de laqueadura mesmo contra sua vontade, de modo a evitar que volte a en-gravidar (e a abandonar os filhos). A avó--autora alega que cuida dos três netos, e teme que a filha volte a engravidar.

A ação foi extinta sem a análise do mérito, já que o juiz de primeira instân-cia entendeu que a mãe não possuía legitimidade processual para requerer a esterilização da filha. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) julgou procedente o recur-so da autora, pois os desembargadores que apreciaram o pedido entenderam ser legítimo que a mãe da dependente química, que já cria os netos em substi-tuição da filha, tivesse seu pedido apre-ciado pelo Poder Judiciário.

Com isso, o processo será devolvido ao juízo singular para que seja aprecia-do quanto ao seu mérito, especialmente em relação ao preenchimento dos requi-sitos legais para a realização da laquea-dura e ao discernimento da jovem, para que possa se decidir a conveniência do processo de esterilização.

Em relação à questão da legitimida-de processual, é questionável a opção dessa mãe/avó de não ter requerido em processo anterior a interdição da filha dependente química, já que o artigo 4º, inciso II, do Código Civil prevê o vício em tóxicos como causa de incapacidade re-lativa, devendo-se considerar ainda que, se no processo de interdição se averiguar que a pessoa encontra-se em situação tal que a impede de exprimir sua vonta-de, enquadrar-se-á no artigo 3º, inciso III, passando a ser tida como absolutamente incapaz, por não poder exprimir sua von-tade mesmo que por causa transitória.

No entanto, a questão técnica sobre a legitimidade de postular nesse proces-so não é o ponto de maior controvérsia, e sim sobre a possibilidade de imposição de realização de um processo de esterili-zação. Assim, é preciso questionar: essa jovem de 25 anos, viciada em crack, possui total discernimento para decidir sobre a esterilização cirúrgica? Ou o fato de ter abandonado três filhos menores em decorrência da dependência química demonstra sua incapacidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil?

Há quem defenda que o fato de ela ser dependente química não a torna inca-paz de tomar decisões e decidir os rumos de sua vida. Sob este ponto de vista, uma eventual decisão favorável à realização da esterilização configuraria uma viola-ção aos direitos de personalidade da jo-vem viciada em crack.

Outros entendem que a esterilização compulsória é possível, pois acima da vontade da jovem estaria um valor maior que é o direito das crianças que venham a nascer, pois serão privadas da convi-vência familiar, pois com as repetidas gestações não planejadas de uma de-pendente química, os filhos acabam sob os cuidados de outros familiares, e mes-mo sob a custódia do Estado.

A legislação brasileira admite a re-alização da esterilização cirúrgica para pessoas com capacidade civil plena, e que tenham ao menos 18 anos e dois filhos ou 25 anos, independentemente do número de filhos. No caso de pesso-as absolutamente incapazes o processo de esterilização somente poderá ocorrer mediante autorização judicial.

No referido processo de Passo Fun-do, ainda não se sabe se a própria jovem possui condições de dar anuência para a realização da cirurgia (e se sua manifes-tação de vontade seria nesse sentido), mas se restar comprovado que ela não possui capacidade de consentir, é prová-vel que tal decisão lhe seja imposta, por-que controlar a reprodução é uma forma de decidir sobre o destino de várias vidas, evitando-se as repetidas gestações não planejadas e as consequências muitas vezes nefastas nas famílias envolvidas.

* Advogada (OAB/RS 58.090)

m acordo firmado entre o Partido do Movimento Democrático Brasilei-

ro (PMDB) e o Partido Progressista (PP), logo após a eleição municipal, para al-ternância de poder entre as duas siglas, que detêm a maioria das cadeiras da Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton durante a próxima legislatura, pode não ocorrer. Atual presidente do Legislativo, o progressista Sedinei Catafesta defendeu, nos últimos meses, uma composição plu-ripartidária, tanto para a Mesa Diretora como para a presidência.

“O acerto existente entre o PP e o PMDB encerra dia 31”, declarou Cata-festa, destacando que seu voto será na chapa que apresentar a melhor propos-ta e que estiver focada no crescimento institucional do Poder Legislativo. “Nun-ca escondi que desejo de ver todos os partidos representados na Câmara. Uma chapa composta por duas siglas pode até vencer, mas não será com o meu voto. Sou contrário a este tipo de acor-do. Não vou ser presidente, mas sou o voto de minerva”, garantiu.

A intenção da frente que será oposi-ção ao Executivo na legislatura que está prestes a iniciar, e que conta com oito ca-deiras, era ratificar o acordo na quinta à tarde, mas não foi possível. Ao que tudo indica, um entendimento terá que ser fei-

to na terça, nos momentos que antece-dem a posse. Isto se ocorrer um acerto. Vereador mais votado, o peemedebista Arielson Arsego destacou que deve con-correr a presidente e que o progressista Raul Herpich seria seu secretário. Com isso, o sucederia em 2014 no comando do Legislativo. Em 2015 a presidência voltaria a ser ocupada pelo PMDB e em 2016 pelo PP, nos mesmos moldes que ocorreu na atual legislatura.

“Ainda não foi decidido nada sobre a eleição na Câmara, apenas que serei can-

didato”, afirmou Arielson na quinta à tar-de. A oposição mostra-se reticente. Possí-vel candidata, a pedetista Maria da Glória Menegotto comentou que a futura frente situacionista (que conta com sete vereado-res) não apresentará chapa se não houver possibilidade concreta de vencer. Ou seja, com sete votos certos para cada lado, a definição passa, de fato, pelo presidente. Com maioria absoluta na Casa, Catafesta jamais precisou ser o voto de desempate em qualquer tipo de questão. Pode ser em seu último ato como presidente.

Arielson é candidato à sucessão de Catafesta, que pode ser o fiel da balança na eleição da Casa

Fotos: Ramon Cardoso

Paridade de forçasA atual situação, mesmo sendo opo-

sição, continuará sendo maioria no Le-gislativo, mas ao que tudo indica terá problemas para impor suas decisões. Vereador mais votado, o peemedebista Arielson Arsego é um candidato natural à presidência, mas há dúvidas se toda a frente que representa o apoiará. Atual presidente, o progressista Sedinei Cata-festa não garantiu apoio. Está em suas mãos o novo comando da Câmara de Vereadores. Os próximos dias são deci-sivos para definir que rumo deve tomar a Casa Legislativa Lidovino Antônio Fan-ton na abertura da nova legislatura.

Muitas alterações A mudança mais expressiva na terça,

contudo, será na posse na Câmara e pos-terior transmissão de cargo do Poder Exe-cutivo. Após 12 anos nas mãos do PMDB, a prefeitura passa a ser comandada pelo PDT. O Legislativo conta com o incremen-to de mais cinco vagas e de um partido, o PSB. Na política, 2013 não começa no dia 1º e nem começou nos últimos. Teve início no final da tarde de 7 de outubro.

Serviços internos Para adequação da nova estrutura, a

futura administração optou por suspen-der o expediente externo da prefeitura de quarta a sexta, dia 4. Internamente, os três dias (e quem sabe até o sábado e domingo, dias 5 e 6) serão de muito tra-balho. Efetivamente para o atendimen-to ao público em geral, a gestão Claiton Gonçalves começa dia 7.

Page 7: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

10 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Fotos: Ram

on Cardoso

Cidade [email protected]

Escaldante Farroupilha Verão inicia com temperaturas elevadas e sensação térmica beirando os 40ºC na cidade

C

Alguém querme adotar?

Essa cachorrinha está à procura de um lar. Ela tem porte médio, pelagem curta na cor caramelo e branco, está castrada e é uma óti-ma guarda de pátio. Inte-ressados na adoção devem manter contato com Carla, pelo fone 9103.2232.

Divulgação

lássico do cineasta Nelson Pereira dos Santos, “Rio,

40 Graus”, é um filme de 1955. A cantora Fernanda Abreu po-pularizou o termo em seu cé-lebre álbum Sla 2 Be Sample, de 1992. Nesta época, o Rio de Janeiro já registrava, especial-mente no verão, temperaturas que chegavam aos 40ºC. Den-tro de alguns anos, Farroupilha deve atingir a marca sem maio-res problemas.

A estação mais quente do ano começou com termômetros superando facilmente a casa dos 30ºC já nas primeiras horas da manhã, marca que só baixa-va após o pôr do sol. A ausên-cia de vento, especialmente na segunda, dia 24, quando a tem-peratura chegou a 35ºC, eleva-va a sensação térmica para a casa dos 40ºC. Uma leve brisa arrefeceu um pouco o calor no Natal, mas somente na quarta é que aconteceu uma esperada baixa nos termômetros.

Pela manhã, a perspectiva era de mais um dia de verão intenso. Às 8h36min, a tempe-ratura já estava próxima a 30ºC (veja na foto acima). Aos pou-cos, o tempo começou a nublar e a chuva, que chegou logo no início da tarde, fez despencar os termômetros para 18ºC. No final da tarde, a clássica cerração e a

chuva fina, tradicionais em qual-quer época do ano, voltaram a aparecer, amenizando um pou-co o calor dos últimos dias.

Conforme o site Climatempo, a sexta deve permanecer chuvo-sa na cidade, com temperaturas oscilando entre 17ºC e 21ºC. A partir de sábado, o sol volta a

predominar e os termômetros re-gistram aumento para até 27ºC, com possibilidades de pancadas de chuva isoladas à noite. O mes-mo acontece no domingo e na segunda, que indicam máximas passando dos 30ºC, assim como no primeiro dia de 2013, que deve ser ensolarado.

Desce: na quarta, entre o princípio da manhã e da tarde, variação da temperatura chegou a 11ºC e amenizou um começo tórrido de verão

Page 8: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

8 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Mega-Sena da Virada incrementa as apostas na cidade até segundaConcurso 1455, que pode pagar até R$ 250 milhões, reforça o movimento nas casas lotéricas, que deve ser intensificado com proximidade do sorteio

Ram

on Cardoso

D

Economia [email protected]

esde 2009, a Caixa Econômica Fe-deral criou um prêmio especial em

seu principal concurso. A Mega-Sena da Virada tem aumento expressivo em seu valor ano após ano e, na próxima segunda, deve pagar um valor que su-pera os R$ 240 e pode chegar até a R$ 250 milhões.

O aumento também é fruto do sor-teio anterior não ter tido um ganhador. Com isso, o valor foi acumulado para a edição 1455 da aposta. Uma das no-vidades do ano foi a possibilidade de concorrer em um bolão, que é dividido em cotas, com cartão de aposta indivi-dualizado para cada concorrente. O va-lor mínimo do bolão é de R$ 10,00 e de cada cota fica em R$ 4,00.

“O bolão oficial foi responsável por estimular as pessoas a apostarem. Tive-mos um aumento de cerca de 10% em relação à Mega da Virada do ano passa-do”, comparou o empresário Mauro Ma-

calossi, da Peroni Loterias, Sorte Shop, Casa da Raspadinha e Trevo de Prata. Ele calcula que a arrecadação possa ul-trapassar os R$ 600 milhões.

Em 2011, foram cerca de R$ 530 milhões brutos, que renderam um prê-mio de R$ 177,6 milhões, que acabou dividido entre cinco apostadores, que receberam cerca de R$ 35,5 milhões cada. As apostas podem ser feitas até as 14h de segunda, dia do sorteio, marcado para as 20h, em São Paulo. O movimento deve ser intensificado nas lotéricas a partir desta sexta.

Diferente dos concursos regulares, a Mega-Sena da Virada não acumula. Ou seja, não havendo acertador das seis dezenas, o prêmio será rateado entre os apostadores que acertarem cinco núme-ros. Porém, com esse volume de apostas, é muito improvável que alguém não acerte os seis números. E mais, que ganhe sozi-nho. E você, caro leitor, já fez sua aposta?

Farroupilhense Lojas Colombo participa da Boxing Week, ideal para Papais Noéis atrasados

O e-commerce da Lojas Colombo participa da tradicional Boxing Week, liquidação de lojas virtuais que segue até este sábado em todo Brasil. Nesta ação pós-Natal, a empresa farroupilhense oferece diversas linhas de produtos (brinquedos, eletroeletrônicos, esporte e lazer, informática, móveis, portáteis e telefonia) com descontos de até 50% sobre os preços de tabela. O Boxing Week está no ar através do site www.colombo.com.br e no televendas pelo 0800-6424242. A iniciativa foi idealizada no Canadá e tem o objetivo de liquidar com o estoque remanescente do período natalino. No ano passado, a promoção teve duração de apenas um dia, mas movimentou quase R$ 60 milhões no País. Em todo o mundo, os valores de venda online deste ano devem superar os R$ 75 bilhões.

Finanças

À espera de novos milionários: sorteio deve provocar aumento da procura por lotéricas nesta sexta, sábado e na segunda, no maior prêmio da história pago pela Caixa Econômica Federal

Page 9: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

8 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Mega-Sena da Virada incrementa as apostas na cidade até segundaConcurso 1455, que pode pagar até R$ 250 milhões, reforça o movimento nas casas lotéricas, que deve ser intensificado com proximidade do sorteio

Ram

on Cardoso

D

Economia [email protected]

esde 2009, a Caixa Econômica Fe-deral criou um prêmio especial em

seu principal concurso. A Mega-Sena da Virada tem aumento expressivo em seu valor ano após ano e, na próxima segunda, deve pagar um valor que su-pera os R$ 240 e pode chegar até a R$ 250 milhões.

O aumento também é fruto do sor-teio anterior não ter tido um ganhador. Com isso, o valor foi acumulado para a edição 1455 da aposta. Uma das no-vidades do ano foi a possibilidade de concorrer em um bolão, que é dividido em cotas, com cartão de aposta indivi-dualizado para cada concorrente. O va-lor mínimo do bolão é de R$ 10,00 e de cada cota fica em R$ 4,00.

“O bolão oficial foi responsável por estimular as pessoas a apostarem. Tive-mos um aumento de cerca de 10% em relação à Mega da Virada do ano passa-do”, comparou o empresário Mauro Ma-

calossi, da Peroni Loterias, Sorte Shop, Casa da Raspadinha e Trevo de Prata. Ele calcula que a arrecadação possa ul-trapassar os R$ 600 milhões.

Em 2011, foram cerca de R$ 530 milhões brutos, que renderam um prê-mio de R$ 177,6 milhões, que acabou dividido entre cinco apostadores, que receberam cerca de R$ 35,5 milhões cada. As apostas podem ser feitas até as 14h de segunda, dia do sorteio, marcado para as 20h, em São Paulo. O movimento deve ser intensificado nas lotéricas a partir desta sexta.

Diferente dos concursos regulares, a Mega-Sena da Virada não acumula. Ou seja, não havendo acertador das seis dezenas, o prêmio será rateado entre os apostadores que acertarem cinco núme-ros. Porém, com esse volume de apostas, é muito improvável que alguém não acerte os seis números. E mais, que ganhe sozi-nho. E você, caro leitor, já fez sua aposta?

Farroupilhense Lojas Colombo participa da Boxing Week, ideal para Papais Noéis atrasados

O e-commerce da Lojas Colombo participa da tradicional Boxing Week, liquidação de lojas virtuais que segue até este sábado em todo Brasil. Nesta ação pós-Natal, a empresa farroupilhense oferece diversas linhas de produtos (brinquedos, eletroeletrônicos, esporte e lazer, informática, móveis, portáteis e telefonia) com descontos de até 50% sobre os preços de tabela. O Boxing Week está no ar através do site www.colombo.com.br e no televendas pelo 0800-6424242. A iniciativa foi idealizada no Canadá e tem o objetivo de liquidar com o estoque remanescente do período natalino. No ano passado, a promoção teve duração de apenas um dia, mas movimentou quase R$ 60 milhões no País. Em todo o mundo, os valores de venda online deste ano devem superar os R$ 75 bilhões.

Finanças

À espera de novos milionários: sorteio deve provocar aumento da procura por lotéricas nesta sexta, sábado e na segunda, no maior prêmio da história pago pela Caixa Econômica Federal

Page 10: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

10 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidadeFotos: R

amon C

ardoso

Cidade [email protected]

Escaldante Farroupilha Verão inicia com temperaturas elevadas e sensação térmica beirando os 40ºC na cidade

C

Alguém querme adotar?

Essa cachorrinha está à procura de um lar. Ela tem porte médio, pelagem curta na cor caramelo e branco, está castrada e é uma óti-ma guarda de pátio. Inte-ressados na adoção devem manter contato com Carla, pelo fone 9103.2232.

Divulgação

lássico do cineasta Nelson Pereira dos Santos, “Rio,

40 Graus”, é um filme de 1955. A cantora Fernanda Abreu po-pularizou o termo em seu cé-lebre álbum Sla 2 Be Sample, de 1992. Nesta época, o Rio de Janeiro já registrava, especial-mente no verão, temperaturas que chegavam aos 40ºC. Den-tro de alguns anos, Farroupilha deve atingir a marca sem maio-res problemas.

A estação mais quente do ano começou com termômetros superando facilmente a casa dos 30ºC já nas primeiras horas da manhã, marca que só baixa-va após o pôr do sol. A ausên-cia de vento, especialmente na segunda, dia 24, quando a tem-peratura chegou a 35ºC, eleva-va a sensação térmica para a casa dos 40ºC. Uma leve brisa arrefeceu um pouco o calor no Natal, mas somente na quarta é que aconteceu uma esperada baixa nos termômetros.

Pela manhã, a perspectiva era de mais um dia de verão intenso. Às 8h36min, a tempe-ratura já estava próxima a 30ºC (veja na foto acima). Aos pou-cos, o tempo começou a nublar e a chuva, que chegou logo no início da tarde, fez despencar os termômetros para 18ºC. No final da tarde, a clássica cerração e a

chuva fina, tradicionais em qual-quer época do ano, voltaram a aparecer, amenizando um pou-co o calor dos últimos dias.

Conforme o site Climatempo, a sexta deve permanecer chuvo-sa na cidade, com temperaturas oscilando entre 17ºC e 21ºC. A partir de sábado, o sol volta a

predominar e os termômetros re-gistram aumento para até 27ºC, com possibilidades de pancadas de chuva isoladas à noite. O mes-mo acontece no domingo e na segunda, que indicam máximas passando dos 30ºC, assim como no primeiro dia de 2013, que deve ser ensolarado.

Desce: na quarta, entre o princípio da manhã e da tarde, variação da temperatura chegou a 11ºC e amenizou um começo tórrido de verão

Page 11: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Qual a extensão dodiscernimento dos

dependentes químicos?Daniela Vasconcellos Gomes *

N

6 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Presidência do Legislativo deve ser definida na terça

Sem entendimento para o comando da Câmara de Vereadores, decisão fatalmente ocorrerá no dia da posse

U

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 11Compromisso com a cidade

Política [email protected]

[email protected]

essa semana uma ação judicial que tramita na cidade de Passo Fundo

chamou a atenção dos noticiários do Es-tado, e motiva interessante debate em diversos setores da sociedade.

A referida ação judicial foi movida pela mãe de uma usuária de crack, re-querendo que a filha seja esterilizada, alegando que ela possui três filhos e não cuida de nenhum deles em razão do uso abusivo de drogas e estes são criados pela avó (e autora da ação).

A ação tem por objetivo que a jovem de 25 anos seja submetida ao procedi-mento de laqueadura mesmo contra sua vontade, de modo a evitar que volte a en-gravidar (e a abandonar os filhos). A avó--autora alega que cuida dos três netos, e teme que a filha volte a engravidar.

A ação foi extinta sem a análise do mérito, já que o juiz de primeira instân-cia entendeu que a mãe não possuía legitimidade processual para requerer a esterilização da filha. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) julgou procedente o recur-so da autora, pois os desembargadores que apreciaram o pedido entenderam ser legítimo que a mãe da dependente química, que já cria os netos em substi-tuição da filha, tivesse seu pedido apre-ciado pelo Poder Judiciário.

Com isso, o processo será devolvido ao juízo singular para que seja aprecia-do quanto ao seu mérito, especialmente em relação ao preenchimento dos requi-sitos legais para a realização da laquea-dura e ao discernimento da jovem, para que possa se decidir a conveniência do processo de esterilização.

Em relação à questão da legitimida-de processual, é questionável a opção dessa mãe/avó de não ter requerido em processo anterior a interdição da filha dependente química, já que o artigo 4º, inciso II, do Código Civil prevê o vício em tóxicos como causa de incapacidade re-lativa, devendo-se considerar ainda que, se no processo de interdição se averiguar que a pessoa encontra-se em situação tal que a impede de exprimir sua vonta-de, enquadrar-se-á no artigo 3º, inciso III, passando a ser tida como absolutamente incapaz, por não poder exprimir sua von-tade mesmo que por causa transitória.

No entanto, a questão técnica sobre a legitimidade de postular nesse proces-so não é o ponto de maior controvérsia, e sim sobre a possibilidade de imposição de realização de um processo de esterili-zação. Assim, é preciso questionar: essa jovem de 25 anos, viciada em crack, possui total discernimento para decidir sobre a esterilização cirúrgica? Ou o fato de ter abandonado três filhos menores em decorrência da dependência química demonstra sua incapacidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil?

Há quem defenda que o fato de ela ser dependente química não a torna inca-paz de tomar decisões e decidir os rumos de sua vida. Sob este ponto de vista, uma eventual decisão favorável à realização da esterilização configuraria uma viola-ção aos direitos de personalidade da jo-vem viciada em crack.

Outros entendem que a esterilização compulsória é possível, pois acima da vontade da jovem estaria um valor maior que é o direito das crianças que venham a nascer, pois serão privadas da convi-vência familiar, pois com as repetidas gestações não planejadas de uma de-pendente química, os filhos acabam sob os cuidados de outros familiares, e mes-mo sob a custódia do Estado.

A legislação brasileira admite a re-alização da esterilização cirúrgica para pessoas com capacidade civil plena, e que tenham ao menos 18 anos e dois filhos ou 25 anos, independentemente do número de filhos. No caso de pesso-as absolutamente incapazes o processo de esterilização somente poderá ocorrer mediante autorização judicial.

No referido processo de Passo Fun-do, ainda não se sabe se a própria jovem possui condições de dar anuência para a realização da cirurgia (e se sua manifes-tação de vontade seria nesse sentido), mas se restar comprovado que ela não possui capacidade de consentir, é prová-vel que tal decisão lhe seja imposta, por-que controlar a reprodução é uma forma de decidir sobre o destino de várias vidas, evitando-se as repetidas gestações não planejadas e as consequências muitas vezes nefastas nas famílias envolvidas.

* Advogada (OAB/RS 58.090)

m acordo firmado entre o Partido do Movimento Democrático Brasilei-

ro (PMDB) e o Partido Progressista (PP), logo após a eleição municipal, para al-ternância de poder entre as duas siglas, que detêm a maioria das cadeiras da Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton durante a próxima legislatura, pode não ocorrer. Atual presidente do Legislativo, o progressista Sedinei Catafesta defendeu, nos últimos meses, uma composição plu-ripartidária, tanto para a Mesa Diretora como para a presidência.

“O acerto existente entre o PP e o PMDB encerra dia 31”, declarou Cata-festa, destacando que seu voto será na chapa que apresentar a melhor propos-ta e que estiver focada no crescimento institucional do Poder Legislativo. “Nun-ca escondi que desejo de ver todos os partidos representados na Câmara. Uma chapa composta por duas siglas pode até vencer, mas não será com o meu voto. Sou contrário a este tipo de acor-do. Não vou ser presidente, mas sou o voto de minerva”, garantiu.

A intenção da frente que será oposi-ção ao Executivo na legislatura que está prestes a iniciar, e que conta com oito ca-deiras, era ratificar o acordo na quinta à tarde, mas não foi possível. Ao que tudo indica, um entendimento terá que ser fei-

to na terça, nos momentos que antece-dem a posse. Isto se ocorrer um acerto. Vereador mais votado, o peemedebista Arielson Arsego destacou que deve con-correr a presidente e que o progressista Raul Herpich seria seu secretário. Com isso, o sucederia em 2014 no comando do Legislativo. Em 2015 a presidência voltaria a ser ocupada pelo PMDB e em 2016 pelo PP, nos mesmos moldes que ocorreu na atual legislatura.

“Ainda não foi decidido nada sobre a eleição na Câmara, apenas que serei can-

didato”, afirmou Arielson na quinta à tar-de. A oposição mostra-se reticente. Possí-vel candidata, a pedetista Maria da Glória Menegotto comentou que a futura frente situacionista (que conta com sete vereado-res) não apresentará chapa se não houver possibilidade concreta de vencer. Ou seja, com sete votos certos para cada lado, a definição passa, de fato, pelo presidente. Com maioria absoluta na Casa, Catafesta jamais precisou ser o voto de desempate em qualquer tipo de questão. Pode ser em seu último ato como presidente.

Arielson é candidato à sucessão de Catafesta, que pode ser o fiel da balança na eleição da Casa

Fotos: Ramon Cardoso

Paridade de forçasA atual situação, mesmo sendo opo-

sição, continuará sendo maioria no Le-gislativo, mas ao que tudo indica terá problemas para impor suas decisões. Vereador mais votado, o peemedebista Arielson Arsego é um candidato natural à presidência, mas há dúvidas se toda a frente que representa o apoiará. Atual presidente, o progressista Sedinei Cata-festa não garantiu apoio. Está em suas mãos o novo comando da Câmara de Vereadores. Os próximos dias são deci-sivos para definir que rumo deve tomar a Casa Legislativa Lidovino Antônio Fan-ton na abertura da nova legislatura.

Muitas alterações A mudança mais expressiva na terça,

contudo, será na posse na Câmara e pos-terior transmissão de cargo do Poder Exe-cutivo. Após 12 anos nas mãos do PMDB, a prefeitura passa a ser comandada pelo PDT. O Legislativo conta com o incremen-to de mais cinco vagas e de um partido, o PSB. Na política, 2013 não começa no dia 1º e nem começou nos últimos. Teve início no final da tarde de 7 de outubro.

Serviços internos Para adequação da nova estrutura, a

futura administração optou por suspen-der o expediente externo da prefeitura de quarta a sexta, dia 4. Internamente, os três dias (e quem sabe até o sábado e domingo, dias 5 e 6) serão de muito tra-balho. Efetivamente para o atendimen-to ao público em geral, a gestão Claiton Gonçalves começa dia 7.

Page 12: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

12 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Educação [email protected]

CESF oferece vagas em seu vestibular

complementar Elas estão disponíveis para as três graduações e os três cursos sequenciais

F

Divulgação

Ainda há tempo de ingressar no Ensino Superior: CESF oferta opções em seis frentes

inalizado o processo de inscrição do Vestibular de Verão, o Centro de En-

sino Superior de Farroupilha (CESF) abre vagas para o processo seletivo comple-mentar. As inscrições podem ser feitas até o dia 21, tanto na instituição de en-sino superior (14 de Julho, 339) quanto pelo site (www.cesfar.com.br).

Há vagas para ingresso nos cursos regulares de graduação: Administração (formação específica em Empresas, Sistemas de Informação ou Meios de Hospedagem), Direito e Pedagogia e para os cursos superiores de dois anos, os chamados sequenciais: Finanças Empresariais, Gestão Administrativa e Logística Empresarial.

A prova única de Redação acontece no dia 22, a partir das 18h30min, no CESF. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

Informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3268-2288 ou 0800.7071011, das 13h30min às 22h30min.

Um novo concurso pode ser aberto antes do início do semestre. O CESF en-caminhou ao Ministério da Educação (MEC) um pedido de abertura de quatro novos cursos de tecnólogo: Gestão de Pessoas, Gestão de Processo Industrial, Marketing e Processos Gerenciais.

“Há cerca de dois anos trabalha-mos com a possibilidade dessa oferta. Nosso Departamento de Marketing fez uma pesquisa de mercado que mos-trou que existia uma demanda nessa área”, revelou o diretor do CESF, pro-fessor Luiz Fernando Felicetti. Caso o registro não ocorra antes de março, os cursos passarão a ser oferecidos ape-nas no Vestibular de Inverno.

ServiçoO que: Processo Seletivo Complementar do CESF Quando: até o dia 21Oferta de vagas: nos cursos de graduação de Administração, Direito e Pedagogia e nossequenciais de Finanças Empresariais, Gestão Administrativa e Logística Empresarial Onde: na instituição de ensino (14 de Julho, 339) ou pelo site www.cesfar.com.brQuanto: R$ 30,00Prova: única de Redação no CESF, no dia 22, a partir das 18h30min Informações: pelos fones (54) 3268-2288 ou 0800.7071011

Page 13: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

4 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

ExpEdiEntE

InsIdeEspEcial...............................................capaFabiano andré piccoli .........................página 2VariEdadEs ...........................................páginas 2 E 7cinEmas ...............................................página 2cinEma .................................................página 3armando Wartha .................................página 3 social ..................................................páginas 4 E 5crônicas da rEdação ..........................página 6primEiro parágraFo .............................página 6horóscopo ..........................................página 7lauro Edson da cás ...........................página 7sétima artE .........................................contracapa

Editorial

ÍndicEedItorIalmatéria EspEcial .................................páginas 2 E 3Editorial E opinião ..............................página 4Economia .............................................página 8 cidadE .................................................página 10 política ...............................................página 11 Educação .............................................página 12 sEgurança ...........................................página 14 EsportE ...............................................página 15

rEdação - [email protected]

Elisa rossi [email protected] [email protected]ória [email protected]

comErcial - [email protected]

Fabiano [email protected] [email protected] [email protected]

artEs - [email protected]

bruno [email protected] bortagaray [email protected]

assinaturas - [email protected]

JociélE mota dos [email protected] anual: r$ 95,00assinatura sEmEstral: r$ 50,00

FinancEiro - [email protected]

KEli dE almEida [email protected]

logística - [email protected]

luiz carlos dE [email protected]

Editorias

Economia: [email protected] cidadE: [email protected] política: [email protected] Educação: [email protected] sEgurança: [email protected] EsportE: [email protected] insidE: [email protected] social: [email protected]

sEçõEs EspEciais

boca-dE-urna: [email protected] prEliminar: [email protected] sétima artE: [email protected]

tElEFonEs

(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201(54) 3401-3202 / (54) 3401-3203

EndErEço

rua dr. JaimE romEu rösslEr, 348, bairro planalto

colunistas

armando Wartha bEnami spilKi crônicas da rEdação Fabrício oliboni

FláVio lopEs laura cristina nardi callEgarilauro Edson da cás

FEchamEnto comErcial

Quarta, às 12h

tiragEm

4.000 ExEmplarEs

saúdE, bElEza & Estética ....................4 páginas

Pensando em 2013

Ano de superação eperspectiva de crescimento

Inclusão: faça acontecer opinião

até você, caro leitor, a melhor informação. Comprome-tida com a cidade, imparcial, transparente. Acredita-mos que realizamos tudo que esteve a nosso alcance e esperamos ter cumprido com o nosso dever.

O próximo ano começa logo ali, com a posse oficial dos Poderes Executivo e Legislativo no dia 1º e, da mesma forma que o período que está prestes a findar, promete ser pulsante. Ele também marca os 5 anos do Informante e, por conta disso, merece uma atenção ainda mais especial. Mas isso é assunto a ser tratado a partir da próxima sexta, dia 4. Por ora, aproveite o momento e celebre o Ano Novo. Boas festas.

O ano ainda não acabou, mas é como se já esti-véssemos em 2013. Pelo menos em foco e projeção. O período é oportuno para avaliações, reflexões e de-senvolvimento de novos projetos.

O Jornal Informante teve um ano de intensa produ-ção editorial, materializada em suas 2688 páginas, com as últimas 52 publicadas nesta sexta e, de certa forma, com as demais 2636 (que foi a soma de 2011) compi-ladas no tradicional Caderno Especial de Retrospectiva. Em sua produção e formatação foi possível perceber de forma mais nítida a intensidade de 2012.

Ao longo das 53 edições do ano, procuramos levar

classiFicados ......................................12 páginas

Jaime Gründler Sobrinho * Foi um ano de desafios para a economia brasileira,

em especial para quem escolheu trilhar o caminho do empreendedorismo. O Produto Interno Bruto (PIB) nacio-nal apresentou tímido crescimento de apenas 1,3% ao longo dos últimos 12 meses. Aqui, no Rio Grande do Sul, a situação foi ainda mais preocupante, pois encerrare-mos 2012, com dois pontos percentuais negativos.

Entretanto, cabe ressaltar que esse desempenho foi patrocinado em grande monta por problemas no agronegócio, devido a questões climáticas. O setor de serviços do Rio Grande do Sul, o qual nos interessa de maneira fundamental, esteve na contramão desse processo. Fecharemos o ano com crescimento de 3%, em comparação aos 35% negativos da agropecuária e os 0,8% negativos da indústria.

Em 2012, inauguramos o Centro de Eventos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio Grande do Sul (Sescon/RS), destinado a encontros técnicos e culturais. Também promovemos cerca de 350 cursos e palestras e capacitamos mais de 10 mil profissionais nos quatro cantos do Estado.

Mostramos firme posicionamento de mídia e na mesa de discussões de importantes assuntos do setor (Unifica-ção do Pis/Cofins, ITG 1000, desoneração da folha de pa-gamento, etc...). Além disso, mantivemos a nossa política de responsabilidade social, distribuindo a instituições as-

Manuela Onzi *

Incluir é, antes de tudo, compreender que existem pessoas distintas. Isso mesmo, seja por suas carac-terísticas físicas, religiosas ou até mesmo sexuais. Frequentemente falamos e nos interrogamos muito sobre a inclusão escolar. Jornais, revistas e progra-mas de televisão acabam dando ênfase a este gran-de paradigma. Sendo assim, movimentos e protestos crescem de maneira desenfreada, para defender e efetivar a inserção destes alunos no ensino regular, acreditando que a mesma é inefável tanto para o pro-fessor quanto para o aluno.

Partindo desta premissa, acabo admirando plena-mente esses cidadãos que lutam pela igualdade. De acordo com Meire Cavalcante, “apesar de todo e qual-quer movimento de resistência, a inclusão está consoli-dada e é um processo constitucional. Podem até atentar contra, mas este é definitivamente um movimento sem volta”. Em minha concepção, acredito também que a

sistenciais cerca de mil quilos de alimentos arrecadados.Portanto, mesmo com o resultado global insatisfa-

tório, cumprimos o nosso objetivo. Para 2013, as pro-jeções são alentadoras. A expectativa é de PIB gaúcho próximo aos 6%, com o setor de serviços mantendo o seu desempenho e a indústria e o agronegócio se re-cuperando. O Sescon/RS vai seguir cumprindo o seu papel de defensor das empresas de serviços gaúchas, promovendo ações de desenvolvimento para esse im-portante segmento empresarial.

No ano que se inicia teremos grandes desafios. Em março, organizaremos o primeiro encontro voltado para as empresas de serviços do Rio Grande do Sul. Vamos reunir empresários e gestores de todo o Estado em Porto Alegre, para debater assuntos de interesse do segmento.

Também recebemos a incumbência, após 20 anos, de realizar a 15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Conescap), evento que vai trazer 2 mil empresários de todo o País a Gramado. Tamanha responsabilidade já vem sendo executada por dirigentes e colaboradores do Sescon/RS, em parceria com o coir-mão, Sescon Serra Gaúcha.

Vamos em frente! Comemorar, sim, essa passagem de ano e projetar novos desafios! Quem tem espírito empre-endedor sempre quer superar limites. Não será diferente em 2013! O Sescon/RS sempre estará ao lado de quem acredita no Rio Grande do Sul e no Brasil! Boas festas!

* Presidente do Sescon/RS

inclusão é um caminho sem volta, mas esse caminho por certo tempo possuirá pedras e espinhos. Cabe a nós lutar com toda a garra e coragem por esta causa tão linda e transformar as pedras em uma muralha para a inclusão jamais ser destruída. E os espinhos em flores, para que as mesmas tragam paz, serenidade e força para lutar e transformar a vida de quem precisa.

A inclusão não é uma tarefa apenas de pais e edu-cadores, mas sim de todos os cidadãos que vivem e convivem em um mundo onde a nossa maior função é respeitar as diversidades e peculiaridades de cada um. Se cada um for a favor de um mesmo ideal, tudo se torna mais acessível. A partir do momento que todos lutarem pela inclusão, as pessoas mudarão, o mundo mudará e o futuro trará grandes resultados positivos e duradouros. Como diz Douglas Domingos Américo: “Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz par-te do perfeito mosaico humano”.

* Acadêmica do Curso de Pedagogia do CESF

rEtrospEctiVa 2012 .............................12 páginas

Page 14: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Obituário

14 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 3Compromisso com a cidade

Divulgação

“Está bom, mas precisa avançar”Bairro e romeiros mais seguros1º de Maio e Caravaggio receberam câmeras de videomonitoramento nesta semana, aumentando para 20 o número de equipamentos em operação na cidade

P

De acordo com o capitão do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha, Juliano Amaral, com o au-xílio dos comunitários, a Brigada Militar (BM) recebe um número bem maior de informações dos farroupilhenses. Não é qualquer policial que pode atuar nes-ses núcleos. Para chegar lá é preciso para por um curso de reciclagem e ter um perfil que exige boa postura, ser co-municativo e saber se integrar com a população em geral.

Embora esses policiais tenham uma carga a cumprir, o horário de trabalho é definido conforme a necessidade da comunidade, uma vez que ele precisa acompanhar a rotina dos habitantes de cada local. Conforme Juliano, no próxi-mo ano a BM deve buscar, junto às co-munidades, a manutenção da casa de alguns brigadianos, que já estão neces-sitando de reparos.

Mas o fato que não está agradando a população é a pouca permanência do comunitário no local para onde ele foi destinado. Conforme o presidente da Comissão de Pró-Segurança Regional, que inclui as comunidades do Rio Bu-rati, Monte Bérico, Santo Inácio, Ser-torina e Linha Caçador, Fernando José Dal Ponte, o policial passa poucos dias

do mês patrulhando estas localidades, o que está deixando os moradores de-sanimados.

“Depois da implantação, foi reduzi-do cerca de 90% dos crimes de maior potencial, porém a expectativa inicial não vem sendo suprida na população. Já repassamos uma casa, viatura e uma metralhadora ao policial, porém

para realizar a manutenção da moradia e do veículo são necessários recursos oriundos dos habitantes e empresas, mas 60% das famílias ficaram desa-nimadas e deixaram de contribuir”, lamenta Dal Ponte. Os moradores de Nova Milano também estão sentindo falta de um policial comunitário.

“O núcleo está bom, mas precisa

avançar. Hoje, em função do pouco efetivo e da demanda da BM, o briga-diano passa mais tempo atendendo estratégias da região central da ci-dade do que da própria comunidade. Nós entendemos a necessidade do Batalhão, porém a comunidade cobra a presença do policial”, relata o presi-dente da Associação de Moradores da comunidade de Nova Milano, Leandro Adamatti. Segundo ele, todas as des-pesas são arcadas com recursos da entidade, contudo é preciso colabora-ção dos moradores.

“A vinda do policial para cá gerou uma expectativa, mas apenas par-te dela foi atendida. Não temos uma estimativa, mas a ação de crimino-sos reduziu consideravelmente após a instalação do núcleo. Pretendemos nos reunir com o comando do Bata-lhão para reivindicar mais a presença do brigadiano na localidade”, salienta Adamatti. Ele elogia a relação entre policial e moradores, que cria mais se-gurança para os habitantes. Conforme ele, o soldado local já sabe os hábitos da comunidade, o que facilita a iden-tificação de estranhos. E os próprios moradores chamam o brigadiano ao notar suspeitos no local.

sEgurança [email protected]

Milton Gheno, presidente da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Dal Ponte, prefeito Ademir Baretta, comandante do 36º BPM tenente-coronel Haroldo Edison Knebel e o soldado Volnir, na entrega da viatura repassada pela comunidade do Rio Burati ao policiamento no início do mês

arceria da prefeitura com o Sindicato do Comércio

Varejista (Sindilojas) de Farrou-pilha, o sistema de videomoni-toramento, que passou a ser adotado no município em 2005, teve mais dois aparelhos ins-talados nesta semana. Um no maior bairro da cidade, o 1º de Maio, e outro na quinta pela ma-nhã, em Caravaggio.

Com as duas novas câmeras, chega a 20 o total em operação na cidade sob os cuidados do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Um novo local está sendo provi-denciado na sede da Brigada Mi-litar para uma adequação melhor da estrutura de monitoria.

No 1º de Maio, a câmera está instalada na esquina da rua Antônio Sachet com a Pedro Antonello, no principal acesso ao bairro. Já em Caravaggio, ela está posicionada no alto da parte frontal do Santuário, que permite uma visão completa de toda a esplanada e da Avenida Dom José Barea.

22 de dezembro Neusa Terezinha Fabro, 53 anos. Cremação no Crematório São José de Caxias do Sul Ruy Cambruzzi, 61 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade do Rio Burati

24 de dezembroPedro Rodrigues Kelin, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal Margarete Saquetti Pena, 52 anos. Sepultamento no cemitério do bairro Nova Vicenza

Principal acesso do 1º de Maio também passa a

contar com câmera, assim como Caravaggio, com o

equipamento instalado em frente ao Santuário: locais de grande movimento que agora integram o sistema

de vigilância eletrônica

Fotos: Ram

on Cardoso

Page 15: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

2 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 15Compromisso com a cidade

EsportE [email protected]

Policial integrado à comunidadeFarroupilha conta com sete núcleos de policiamento comunitário, que tiveram início em 1998 e tornaram a cidade uma referência estadual na implantação do modelo de segurança preventivo

S

Boas perspectivas para 2013Liga Farroupilhense de Futebol de Campo comemora um grande 2012 e espera um próximo ano ainda melhor

Ram

on C

ardo

so

Divulgação

Liga de Futebol de Campo

A

[email protected]

o completar mais um ano à frente da Liga Farroupilhense de Futebol

de Campo (LFFC), o presidente Luiz Val-delírio da Silva, o Chocolate, é enfático ao afirmar que 2012 foi o melhor dos três em suas duas gestões. Não era este o cenário que se apresentava há pouco mais de um ano, quando não havia nem mesmo a certeza de continuidade do pre-sidente por mais um período.

“Foi o melhor ano em todos os senti-dos. De participação de equipes, fórmula de disputa, presença de público, disci-plina”, avaliou. Para Chocolate, o traba-lho sério e integrado entre a direção da LFFC, aliado a uma mudança de postura dos clubes, foi a chave para a retomada, especialmente do Farroupilhão. “Acon-selhamos os filiados a não pagarem por jogador, que era um grande problema. De 400 inscritos, 118 atletas tinham menos de 21 anos”, informou o presidente.

O número é expressivo não somente para avaliação do Campeonato Munici-pal de Futebol deste ano, mas principal-mente para as próximas edições. Para Chocolate, os jovens estão voltando a se interessar pelo esporte e a se inteirar das atividades nas comunidades. Dos que tinham mais de 21 anos, um percentual considerável também era de jogadores que não excediam 26, 27 anos.

A partir da revitalização do Farrou-pilhão, a intenção é de que ocorra situ-ação similar com as duas outras com-petições organizadas pela Liga para o primeiro semestre: o Campeonato Mu-nicipal Sênior e a Copa Farroupilha. Nas duas últimas edições, o Sênior contou com sete times. A Copinha estreou no

Chocolate celebra retomada do Farroupilhão: carro-chefe da Liga, sucesso da competição permite boa projeção para o próximo ano, inclusive nas competições que abrem o calendário

ano passado com quatro times. A meta da direção da LFFC é de contar com pelo menos oito times em cada disputa.

Com o Carnaval ocorrendo mais cedo em 2013, o objetivo é antecipar o início dos torneios do primeiro semes-

tre para o final de março. Um dos focos também é incrementar a participação de equipes no Farroupilhão para pelo menos 10 times. A principal competi-ção do calendário do futebol amador da cidade deve começar em agosto.

Bate-Pronto

Associação Farroupilha Atlética finalizaano com dois vices na Copa Nordestão

Na última semana, no ginásio da AABB, em Caxias do Sul, a Associação Farrou-pilha Atlética (AFA) não conseguiu reverter as derrotas sofridas no Saturno para a equipe caxiense nas finais da Copa Nordestão. No Sub-11, derrota por 7 a 4. No Sub-13, por 2 a 0. Mesmo assim, a avaliação do ano é positiva. No Sub-11, a equipe também foi vice da Copa Bento (derrotada nos pênaltis) e semifinalista do Gauchão. No Sub-13, igualmente foi vice da Copa Bento (sofrendo nova derrota nas penalidades). Por fim, no Sub-15, venceu a Copa Nordestão.

RejuvenescimentoQuase 30% dos atletas inscritos na

disputa do Campeonato Municipal de Futebol, o Farroupilhão, possuíam idade até 21 anos. Ou seja, uma renovação surpreendente para uma competição que passou por temporadas difíceis em 2010 e 2011. A disputa neste ano teve outras vantagens: fórmula mais atraen-te, número maior de equipes, alta dis-ciplina e um grande público em todas as rodadas. Os times que participaram em 2012 devem confirmar presença em 2013 e não somente no Farroupilhão, mas inclusive na Copa Farroupilha e Sê-nior, as competições do primeiro semes-tre organizadas pela Liga Farroupilhense de Futebol de Campo. A projeção para o próximo ano é de consolidação desse processo de retomada.

Modelo a ser seguido O Penharol, de Linha Caravaggeto, é

um exemplo que pode ser seguido por muitas equipes tradicionais. Ele regres-sou depois de alguns anos afastado, montou um time com um investimento baixo, sem pagar por atletas, e venceu a competição com todos os méritos.

Premier fecha listaO caxiense Premier completa a ta-

bela da categoria Veteranos do Ânge-lo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM). O time ingressa no Quadrangular 2 da categoria, que tem jogos programa-dos para o dia 26. Ele encara na estreia o conterrâneo Bom Pastor, na chave que conta ainda com o também caxien-se União De Zorzi e o farroupilhense Saletino. A 33ª edição do AVN/AM mo-vimenta a Sociedade Esportiva, Recre-ativa e Cultural (SERC) Farrapos entre os dias 13 de janeiro e 17 de fevereiro. Ao todo, 44 times participam da disputa (16 no 1º e 2º Quadros e 12 no Vete-ranos). São 22 agremiações envolvidas na competição, que promete ser uma das mais acirradas da história.

Elisa Rossi [email protected]

omos referência para o Estado no que diz respei-

to ao policiamento comunitário. A cidade foi um dos primeiros municípios gaúchos a aderir ao método preventivo. A primeira comunidade beneficiada com o programa foi a de São Marcos, em 1998, após reivindicação dos moradores, que se uniram com a Brigada Militar (BM) e com o Poder Executivo. Em 2001, foi a vez dos moradores da Vila Jansen reivindicarem um policial para atuar diretamente na localidade. Hoje, Farroupilha já conta com sete núcleos de policiamento comunitário, aten-dendo diretamente mais de 21 mil farroupilhenses.

“O policiamento comunitário é uma forma de ação preventiva, com o brigadiano orientando e dando dicas de segurança para a população. As comunidades far-roupilhenses, que possuem esses núcleos não contam com as ocor-rências cotidianas de maior reper-cussão”, afirma o capitão do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha, Juliano Amaral.

Operações realizadas em conjunto com os moradoresCasas noturnas do Rio Burati: na ação, que aconteceu no dia 5, foram abordadas 77 pessoas, recolhidas

três máquinas caça-níqueis e 11 veículos foram vistoriados. Abordagens no bairro 1º de Maio, São Marcos e Vila Jansen: na atividade do dia 19, 150 indivíduos foram abordados, 95 veículos vistoriados, sendo que quatro foram apreendidos e seus condutores autuados por licenciamento e Carteira Nacional de Habilitação vencida.

Localidades que contam com o policiamento comunitárioInstalação Localidade Policial responsável1998 São Marcos Sargento Pedro Vicente de Carvalho Pontes2001 Vila Jansen Soldados Narciso Luiz Trevisol e Vera Lúcia dos Santos Famoso 2002 Nova Milano Soldado Davi Luís Lermen2002 Nova Sardenha Soldado Vladimir Rodrigues do Carmo2003 Caravaggio Soldado Anselmo Borchartt2005 1º de Maio Soldados José Maria Fagundes Murias e Fernando da Silva Flores2009 Rio Burati Soldado Volnir da Silva Neves

Segundo ele, toda a comunidade se sente mais segura com um bri-gadiano inserido no local.

“Eles acabam sendo a refe-rência de segurança do local. Muitas vezes as pessoas os pro-curam para conversar sobre os problemas que acontecem em casa e eles realizam até o papel de psicólogos dos moradores”, relata Juliano. Conforme o ca-pitão, o policial fica tão inserido na localidade que muitas vezes até os seus filhos estudam na escola onde eles atuam e os bri-gadianos participam das festas locais como convidados e não apenas a trabalho.

Para Juliano, essa é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado à comuni-dade. Para implantar o serviço existe uma série de procedimen-tos necessários para que uma localidade possa usufruir do policiamento comunitário. Mas é essencial que haja uma par-ceria entre a comunidade local (organização), a Brigada Militar (disponibilização do serviço) e o poder público (parte do custeio). Na cidade, quem auxilia o co-mando dos comunitários é o sar-gento Glaveston Luiz Perottoni.

A grande maioria dos policiais comunitários da cidade reunidos em Nova Milano: inserção na vida das localidades

Page 16: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Matéria Especial

JORNAL

INFORMANTE FarroupilhaAno V - Edição 25628 de dezembro de 2012R$ 2,00

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE

Cidade

Os primeiros dias de um tórrido verão farroupilhense

Página 10

Política Atual presidente, Catafesta pode definir seu sucessor

Página 11

EducaçãoCESF oferece novas vagas no vestibular complementar

Página 12

SegurançaVideomonitoramento em Caravaggio e 1º de Maio

Página 14

@PaperInformante

Além do trabalho policial

Flores, Davi, Vladimir, Perottoni, Borchartt, Trevisol, Famoso e Pontes são os responsáveis pelos núcleos de policiamento da cidade que, além de prevenirem uma série de ocorrências, acabam inserindo os militares na comunidade, ampliando os benefícios da iniciativa - Páginas 2 e 3

Elisa R

ossi Kem

mer

Imagens: R

eprodução

Os melhores filmes do ano pelo Informante e AFI

Mergulho duplo Relembre os fatos marcantes de 2012 e que entram para

a história

Confira o tradicional Top 10 do Tabloide e

do Instituto Americano de Cinema - Inside,

capa e página 3

Curta “Submarino”, tanto o livro de Joe Dunthorne quanto o filme de Richard Ayoade - Primeiro Parágrafo e Sétima

Arte, página 6 e contracapa

do InsideCaderno Especial Retrospectiva resgata os

principais acontecimentos de um ano intenso

Page 17: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Farroupilha, 28 de novembro de 2012 Farroupilha, 28 de dezembro de 2012

Manthus: ideal na redução de gordura localizada e celulite

Correr na praia exige algumas precauções, necessárias para evitar que a prática da atividade física seja interrompida por lesão e estrague seu veraneio

É

Mantenha o hábito com cuidado Imagem

: Reprodução

Divulgação

MDeise Pértile *

anthus é um equipamento computadoriza-do, extremamente preciso e versátil, consti-

tuído por geradores de ultrassom e correntes elé-tricas tripolares de média frequência, bem como correntes polarizadas, com grande penetração.

Por reunir vários princípios e técnicas em um único equipamento, o Manthus, além de cons-tituir-se em um poderoso aliado no combate à celulite e gordura localizada, atua nas situações pós cirúrgicas aumentando a velocidade de rea-bsorção de hematomas e diminuindo a ocorrên-cia de aderências.

Tratamento maisrápido e efetivo

O exclusivo cabeçote tripolar gera ultrassom e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo que o combate à celulite e gorduras localizadas seja mais rápido e efetivo. É um proce-dimento indolor, não invasivo, não produz edemas e, principalmente, não altera sua rotina diária.

O que acontece com o usodo equipamento Manthus?

Otimização da lipólise ultrassônica através de um cabeçote de grandes dimensões, propor-cionando aumento da área a ser tratada e/ou diminuição do tempo de exposição ao ultrassom. Otimização das funções de lipólise e do sistema neurovegetativo, melhorando consideravelmente o ataque e remoção da gordura localizada.

Ações da Terapia CombinadaAtravés da Terapia Combinada alia-se efeitos

do ultrassom para ativar o sistema linfático; pro-mover tratamentos de Fono-Ionto-poração; abran-

dar aderências e para tratamentos pós cirúrgicos de hematomas provocados por cirurgias plásticas, principalmente pós lipoaspiração.

Qual o tempo médio de duração de cada sessão?

Ela varia de 50 minutos a uma hora e pode ser feita em várias regiões corporais como abdômen, braços, pernas e costas.

* Fisioterapeuta

Múltiplas vantagens: aparelho é novidade no mercado

aquela velha história. De-pois de um ano de traba-

lho, um dos planos que quase sempre está na pauta dos ve-ranistas é praticar exercícios à beira-mar, especialmente cami-nhadas e corridas. Porém, o am-biente oferece alguns riscos e é sempre prudente seguir orienta-ções para evitar a ocorrência de alguma lesão que venha a estra-gar a temporada de férias.

“A praia é diferente de uma pista de corrida ou de um parque por uma série de fatores: impac-to, resistência da areia, falta de sombra. O gasto energético é maior, assim como a desidrata-ção”, observa o educador físico Gustavo Alexandre Callegari. Ele frisa também a importância, para os que não têm o hábito de cor-rer, de evitar o exagero na práti-ca, como uma errônea forma de compensar o atraso de um ano sem atividades físicas regulares.

O proprietário da Academia XGym, que treina o grupo de cor-rida X Runners – DaniVist Run-ning, ressalta a importância da utilização de tênis no exercício

na praia. Além de evitar o conta-to com sujeira ou algum objeto cortante, o calçado reduz o im-pacto nas articulações. Corren-do descalço, há uma sobrecarga grande nos tornozelos e nas so-las dos pés, que podem ocasio-nar algum tipo de lesão.

A corrida na areia fofa, longe da água do mar, só é recomen-dável para os que possuem ex-periência e deve sempre ser feita de tênis pois, além de promover uma estabilidade maior no terre-no acidentado, diminui conside-ravelmente um risco de entorse, além de fortalecer a musculatura da panturrilha, coxas e glúteos.

Para os iniciantes, Gustavo destaca que o ideal é levar um relógio e mesclar um minuto de caminhada com um de corrida e ir aumentado o período de cor-rida de forma progressiva, man-tendo os 60 segundos de cami-nhada. O recomendável para o grupo que está começando a atividade, é correr na beira-mar, onde o terreno é mais estável. Confira mais algumas dicas ao lado e boa corrida.

Dicas importantes Antes e depois O alongamento é indispensável, especialmente nas pernasUtilização de tênis É tido como fundamental e dê preferência para um calçado que não esteja muito desgastado com, no máximo, seis meses de uso em corridas e caminhadas, e que tenha um bom sistema de amortecimento

Acessório indispensável Faça sempre uso de boné na atividade Horário da corrida Antes das 10h e após as 16h Hidratação Leve uma garrafa da água ou dinheiro para reposiçãodo líquido antes, durante e após a atividade física Uso de protetor solar Dê preferência para os indicados para a prática esportiva, pois eles resistem mais ao suor

Estímulos naturais para a corrida: sol, mar e calor servem como incentivo para a prática da atividade física

Page 18: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Farroupilha, 21 de dezembro de 2012 Farroupilha, 21 de dezembro de 2012

Sobrancelhas perfeitas e definidas com novas técnicas de micropigmentação

DivulgaçãoA

Ivanise Stein *

maquiagem definitiva está cada vez mais sendo procurada entre os tra-tamentos estéticos, proporcionando praticidade ao dia a dia de muitas

mulheres. Com a chegada do verão, muitas mulheres acabam tendo dificulda-de de ficar delineando as sobrancelhas com lápis ou sombra a todo momento pois, com o calor, praia ou piscina, seu efeito acaba não sendo duradouro.

A maquiagem definitiva é uma ótima opção para definir, corrigir falhas e de-linear as sobrancelhas. Hoje, técnicas diferenciadas como a micropigmentação fio a fio, sombreamento e laser, deixam um resultado totalmente natural. Há um tempo só se usavam técnicas de preenchimento e cores muito escuras ou ina-dequadas, que ficava azul ou rosa e resultava numa sobrancelha muito artificial ou marcada. O que levava as pessoas a não gostarem de sobrancelha definitiva.

Atualmente já mudou muito isso. Já se pode ter sobrancelhas delineadas sem falhas e com aspecto natural e, o melhor de tudo, como permanentes, proporcionando muito mais praticidade para as mulheres.

O que é a micropigmentação?A micropigmentação conhecida como Maquiagem Definitiva é um procedi-

mento com técnica de pigmentar a pele, com objetivo de corrigir sobrancelhas e realçar o olhar. É utilizada para correção de sobrancelhas finas, ralas, desi-guais ou até mesmo para fazê-las no caso da perda total.

A micropigmentação alcança resultados naturais, pois utiliza técnicas mais suaves. Para isso, é importante que a técnica seja realizada com delicadeza, o desenho deve ser natural, os pigmentos são mais claros e com maior varieda-de de cores, como os castanhos.

Hoje, os resultados da micropigmentação são ainda mais satisfatórios com a técnica inovadora da laserterapia. Trata-se de um laser de baixa potência que, aplicado antes e após o processo de pigmentação, traz inúmeros benefí-cios. Seus efeitos são imediatos no processo de reparação da pele e acelera o processo de cicatrização, promovendo rápida reparação celular, formando pouca ou nenhuma crosta.

Além de ser muito eficaz na diminuição da sensibilidade dolorosa causada pelo processo de implantação do pigmento, inibe o processo de inflamação local. Pro-porciona uma melhor fixação do pigmento implantado, cerca de 80% do pigmento permanece na região, necessitando de pouco ou nenhum retoque nos 30 dias.

Como funciona?A célula, quando submetida a condições adversas como a micropigmentação,

não consegue se recompor rapidamente. Isso acontece devido a eventos fisiológi-

cos naturais posteriores à agressão, como processo inflamatório e edema. No en-tanto, quando essa mesma célula é irradiada, ela utiliza a energia absorvida da luz (laser) e a transforma em sua própria energia que rotineiramente é autoproduzida para seu benefício. Com isso, todo o processo de reparação celular é abreviado, o que faz da laserterapia uma parceira insubstituível da micropigmentação.

Quais os benefícios do laser na micropigmentação?* Diminuição da dor na hora da aplicação do pigmento na pele (analgesia);* Previne inflamação;* Forma menos casquinha;* Excelente cicatrização;* Fixa mais o pigmento;* Diminui os retornos para repigmentar.

Como é feita a micropigmentação?Antes de começar a micropigmentação é necessário preencher uma ficha

de anamnese. Para este procedimento alcançar tonalidades desejadas e evi-tar alterações de cores é feito uma análise do fototipo cutâneo, levando em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras. A escolha do tom certo é fundamental para que a cor não sofra alteração drástica.

É feito o desenho com lápis para que a cliente possa ver como irá ficar o resultado final. É aplicado um anestésico tópico específico, juntamente com a aplicação do laser, que potencializa a ação do anestésico na pele. Após 30 mi-nutos, se inicia o procedimento. Através de um aparelho chamado dermógrafo, o pigmento é aplicado na primeira camada da pele, por isso não agride a derme. Cada região da pele exige um tipo e uma quantidade de perfuração específicos.

Após é aplicado mais uma sessão de 20 minutos de laser onde já podemos notar efeitos imediatos na melhora da reparação da pele. Com isso, a cliente pode voltar as suas atividades normalmente, pois praticamente não cria a crosta e so-mente deve-se tomar cuidado para não pegar sol durante cinco dias. Depois de 30 dias, a cliente volta para avaliar o resultado e, se necessário, fazer algum retoque.

O procedimento é dolorido?Hoje no procedimento de micropigmentação já não é mais necessário sen-

tir dor. Tudo isso devido a alguns fatores, como a utilização de um aparelho de alta precisão, pomada anestésica específica, técnica de aplicação do profissio-nal e o laser, que diminui até 80% do desconforto, além de não sangrar, evitar inflamação e ainda ajuda a pele a não rejeitar o pigmento.

Geralmente as pessoas associam a maquiagem definitiva com a tatuagem. Inicialmente a técnica era a mesma, mas atualmente o aparelho, as agulhas e

os pigmentos foram desenvolvidos especificamente para a micropigmentação, e as técnicas de aplicação são diferentes. Na tatuagem o pigmento é aplicado mais profundamente, o que agride bem mais a pele e causa dor.

Quais os cuidados para escolher um profissional?Também é muito importante ter alguns cuidados na hora de fazer uma micro-

pigmentação. Para não ter problemas depois e se arrepender, procure um profis-sional habilitado com curso específico de micropigmentação, além de design de sobrancelha e visagismo. Exija uma avaliação com desenho prévio e verifique se tem fotos de trabalhos. O local onde será feito deve estar impecavelmente limpo.

Certifique-se que a agulha está lacrada e exija que ela seja aberta somente no momento da aplicação. Não aceite agulhas que já tenham sido utilizadas. Agulhas e ponteiras devem ser descartáveis, não podem ser reutilizadas para fazer o reto-que. Com isso tudo, você pode fazer uma micropigmentação sem se preocupar e sem desconforto na hora. O resultado, com certeza, será satisfatório.

* Esteticista

Foto ao lado mostra sobrancelha antes do procedimento de micropigmentação

Após o inovador processo é facilmente perceptível a

diferença e o realce do olhar

Page 19: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Farroupilha, 21 de dezembro de 2012 Farroupilha, 21 de dezembro de 2012

Sobrancelhas perfeitas e definidas com novas técnicas de micropigmentação

DivulgaçãoA

Ivanise Stein *

maquiagem definitiva está cada vez mais sendo procurada entre os tra-tamentos estéticos, proporcionando praticidade ao dia a dia de muitas

mulheres. Com a chegada do verão, muitas mulheres acabam tendo dificulda-de de ficar delineando as sobrancelhas com lápis ou sombra a todo momento pois, com o calor, praia ou piscina, seu efeito acaba não sendo duradouro.

A maquiagem definitiva é uma ótima opção para definir, corrigir falhas e de-linear as sobrancelhas. Hoje, técnicas diferenciadas como a micropigmentação fio a fio, sombreamento e laser, deixam um resultado totalmente natural. Há um tempo só se usavam técnicas de preenchimento e cores muito escuras ou ina-dequadas, que ficava azul ou rosa e resultava numa sobrancelha muito artificial ou marcada. O que levava as pessoas a não gostarem de sobrancelha definitiva.

Atualmente já mudou muito isso. Já se pode ter sobrancelhas delineadas sem falhas e com aspecto natural e, o melhor de tudo, como permanentes, proporcionando muito mais praticidade para as mulheres.

O que é a micropigmentação?A micropigmentação conhecida como Maquiagem Definitiva é um procedi-

mento com técnica de pigmentar a pele, com objetivo de corrigir sobrancelhas e realçar o olhar. É utilizada para correção de sobrancelhas finas, ralas, desi-guais ou até mesmo para fazê-las no caso da perda total.

A micropigmentação alcança resultados naturais, pois utiliza técnicas mais suaves. Para isso, é importante que a técnica seja realizada com delicadeza, o desenho deve ser natural, os pigmentos são mais claros e com maior varieda-de de cores, como os castanhos.

Hoje, os resultados da micropigmentação são ainda mais satisfatórios com a técnica inovadora da laserterapia. Trata-se de um laser de baixa potência que, aplicado antes e após o processo de pigmentação, traz inúmeros benefí-cios. Seus efeitos são imediatos no processo de reparação da pele e acelera o processo de cicatrização, promovendo rápida reparação celular, formando pouca ou nenhuma crosta.

Além de ser muito eficaz na diminuição da sensibilidade dolorosa causada pelo processo de implantação do pigmento, inibe o processo de inflamação local. Pro-porciona uma melhor fixação do pigmento implantado, cerca de 80% do pigmento permanece na região, necessitando de pouco ou nenhum retoque nos 30 dias.

Como funciona?A célula, quando submetida a condições adversas como a micropigmentação,

não consegue se recompor rapidamente. Isso acontece devido a eventos fisiológi-

cos naturais posteriores à agressão, como processo inflamatório e edema. No en-tanto, quando essa mesma célula é irradiada, ela utiliza a energia absorvida da luz (laser) e a transforma em sua própria energia que rotineiramente é autoproduzida para seu benefício. Com isso, todo o processo de reparação celular é abreviado, o que faz da laserterapia uma parceira insubstituível da micropigmentação.

Quais os benefícios do laser na micropigmentação?* Diminuição da dor na hora da aplicação do pigmento na pele (analgesia);* Previne inflamação;* Forma menos casquinha;* Excelente cicatrização;* Fixa mais o pigmento;* Diminui os retornos para repigmentar.

Como é feita a micropigmentação?Antes de começar a micropigmentação é necessário preencher uma ficha

de anamnese. Para este procedimento alcançar tonalidades desejadas e evi-tar alterações de cores é feito uma análise do fototipo cutâneo, levando em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras. A escolha do tom certo é fundamental para que a cor não sofra alteração drástica.

É feito o desenho com lápis para que a cliente possa ver como irá ficar o resultado final. É aplicado um anestésico tópico específico, juntamente com a aplicação do laser, que potencializa a ação do anestésico na pele. Após 30 mi-nutos, se inicia o procedimento. Através de um aparelho chamado dermógrafo, o pigmento é aplicado na primeira camada da pele, por isso não agride a derme. Cada região da pele exige um tipo e uma quantidade de perfuração específicos.

Após é aplicado mais uma sessão de 20 minutos de laser onde já podemos notar efeitos imediatos na melhora da reparação da pele. Com isso, a cliente pode voltar as suas atividades normalmente, pois praticamente não cria a crosta e so-mente deve-se tomar cuidado para não pegar sol durante cinco dias. Depois de 30 dias, a cliente volta para avaliar o resultado e, se necessário, fazer algum retoque.

O procedimento é dolorido?Hoje no procedimento de micropigmentação já não é mais necessário sen-

tir dor. Tudo isso devido a alguns fatores, como a utilização de um aparelho de alta precisão, pomada anestésica específica, técnica de aplicação do profissio-nal e o laser, que diminui até 80% do desconforto, além de não sangrar, evitar inflamação e ainda ajuda a pele a não rejeitar o pigmento.

Geralmente as pessoas associam a maquiagem definitiva com a tatuagem. Inicialmente a técnica era a mesma, mas atualmente o aparelho, as agulhas e

os pigmentos foram desenvolvidos especificamente para a micropigmentação, e as técnicas de aplicação são diferentes. Na tatuagem o pigmento é aplicado mais profundamente, o que agride bem mais a pele e causa dor.

Quais os cuidados para escolher um profissional?Também é muito importante ter alguns cuidados na hora de fazer uma micro-

pigmentação. Para não ter problemas depois e se arrepender, procure um profis-sional habilitado com curso específico de micropigmentação, além de design de sobrancelha e visagismo. Exija uma avaliação com desenho prévio e verifique se tem fotos de trabalhos. O local onde será feito deve estar impecavelmente limpo.

Certifique-se que a agulha está lacrada e exija que ela seja aberta somente no momento da aplicação. Não aceite agulhas que já tenham sido utilizadas. Agulhas e ponteiras devem ser descartáveis, não podem ser reutilizadas para fazer o reto-que. Com isso tudo, você pode fazer uma micropigmentação sem se preocupar e sem desconforto na hora. O resultado, com certeza, será satisfatório.

* Esteticista

Foto ao lado mostra sobrancelha antes do procedimento de micropigmentação

Após o inovador processo é facilmente perceptível a

diferença e o realce do olhar

Page 20: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Farroupilha, 28 de novembro de 2012 Farroupilha, 28 de dezembro de 2012

Manthus: ideal na redução de gordura localizada e celulite

Correr na praia exige algumas precauções, necessárias para evitar que a prática da atividade física seja interrompida por lesão e estrague seu veraneio

É

Mantenha o hábito com cuidado Imagem

: Reprodução

Divulgação

MDeise Pértile *

anthus é um equipamento computadoriza-do, extremamente preciso e versátil, consti-

tuído por geradores de ultrassom e correntes elé-tricas tripolares de média frequência, bem como correntes polarizadas, com grande penetração.

Por reunir vários princípios e técnicas em um único equipamento, o Manthus, além de cons-tituir-se em um poderoso aliado no combate à celulite e gordura localizada, atua nas situações pós cirúrgicas aumentando a velocidade de rea-bsorção de hematomas e diminuindo a ocorrên-cia de aderências.

Tratamento maisrápido e efetivo

O exclusivo cabeçote tripolar gera ultrassom e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo que o combate à celulite e gorduras localizadas seja mais rápido e efetivo. É um proce-dimento indolor, não invasivo, não produz edemas e, principalmente, não altera sua rotina diária.

O que acontece com o usodo equipamento Manthus?

Otimização da lipólise ultrassônica através de um cabeçote de grandes dimensões, propor-cionando aumento da área a ser tratada e/ou diminuição do tempo de exposição ao ultrassom. Otimização das funções de lipólise e do sistema neurovegetativo, melhorando consideravelmente o ataque e remoção da gordura localizada.

Ações da Terapia CombinadaAtravés da Terapia Combinada alia-se efeitos

do ultrassom para ativar o sistema linfático; pro-mover tratamentos de Fono-Ionto-poração; abran-

dar aderências e para tratamentos pós cirúrgicos de hematomas provocados por cirurgias plásticas, principalmente pós lipoaspiração.

Qual o tempo médio de duração de cada sessão?

Ela varia de 50 minutos a uma hora e pode ser feita em várias regiões corporais como abdômen, braços, pernas e costas.

* Fisioterapeuta

Múltiplas vantagens: aparelho é novidade no mercado

aquela velha história. De-pois de um ano de traba-

lho, um dos planos que quase sempre está na pauta dos ve-ranistas é praticar exercícios à beira-mar, especialmente cami-nhadas e corridas. Porém, o am-biente oferece alguns riscos e é sempre prudente seguir orienta-ções para evitar a ocorrência de alguma lesão que venha a estra-gar a temporada de férias.

“A praia é diferente de uma pista de corrida ou de um parque por uma série de fatores: impac-to, resistência da areia, falta de sombra. O gasto energético é maior, assim como a desidrata-ção”, observa o educador físico Gustavo Alexandre Callegari. Ele frisa também a importância, para os que não têm o hábito de cor-rer, de evitar o exagero na práti-ca, como uma errônea forma de compensar o atraso de um ano sem atividades físicas regulares.

O proprietário da Academia XGym, que treina o grupo de cor-rida X Runners – DaniVist Run-ning, ressalta a importância da utilização de tênis no exercício

na praia. Além de evitar o conta-to com sujeira ou algum objeto cortante, o calçado reduz o im-pacto nas articulações. Corren-do descalço, há uma sobrecarga grande nos tornozelos e nas so-las dos pés, que podem ocasio-nar algum tipo de lesão.

A corrida na areia fofa, longe da água do mar, só é recomen-dável para os que possuem ex-periência e deve sempre ser feita de tênis pois, além de promover uma estabilidade maior no terre-no acidentado, diminui conside-ravelmente um risco de entorse, além de fortalecer a musculatura da panturrilha, coxas e glúteos.

Para os iniciantes, Gustavo destaca que o ideal é levar um relógio e mesclar um minuto de caminhada com um de corrida e ir aumentado o período de cor-rida de forma progressiva, man-tendo os 60 segundos de cami-nhada. O recomendável para o grupo que está começando a atividade, é correr na beira-mar, onde o terreno é mais estável. Confira mais algumas dicas ao lado e boa corrida.

Dicas importantes Antes e depois O alongamento é indispensável, especialmente nas pernasUtilização de tênis É tido como fundamental e dê preferência para um calçado que não esteja muito desgastado com, no máximo, seis meses de uso em corridas e caminhadas, e que tenha um bom sistema de amortecimento

Acessório indispensável Faça sempre uso de boné na atividade Horário da corrida Antes das 10h e após as 16h Hidratação Leve uma garrafa da água ou dinheiro para reposiçãodo líquido antes, durante e após a atividade física Uso de protetor solar Dê preferência para os indicados para a prática esportiva, pois eles resistem mais ao suor

Estímulos naturais para a corrida: sol, mar e calor servem como incentivo para a prática da atividade física

Page 21: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Div

ulga

ção

[email protected]

InsideThatcher, Gosling e política no Top 10 de 2012 do Informante

Atuação icônica de Meryl Streep, ascensão do novo queridinho de Hollywood, eleições e Guerra Fria dominam a seleção dos melhores na seção Sétima Arte

Farroupilha, 28 de dezembro de 2012

N

Sétima ArteTítulo original: SubmarineTítulo traduzido: SubmarinoDireção e roteiro: Richard AyoadeGênero: ComédiaDuração: 97 minutos País: InglaterraAno de Produção: 2010Estúdio: Film4 Productions e Warp FilmsDistribuição: The Weinstein CompanyNota: 9

Ficha TécnicaFicha Técnica

Submarino

Identidade adolescente“Submarino”, releitura do primeiro romance do escritor britânico Joe Dunthorne, relata história de um jovem observador que tira as próprias conclusões sobre tudo

O

Divulgação

ão que o Cinema tenha proporcionado aos cinéfilos grandes filmes ao longo do ano. Longe disso. Das

52 resenhas de 2012, 16 foram de obras que aniver-sariavam ou foram casadas com livros resenhados, ou seja, cerca de 30% dos trabalhos. Ao realizarmos nosso habitual levantamento ao final da temporada, selecio-namos os 10 melhores longas que integraram a seção Sétima Arte durante o ano.

O destaque, claro, vai para a atuação antológica de Meryl Streep como a ex-primeira ministra britânica Mar-gareth Thatcher, que reforça sua condição de melhor atriz de todos os tempos. Política esteve muito em voga no ano. Além de “A Dama de Ferro”, George Clooney, como sempre, fez um belo trabalho em “Tudo pelo Po-der”, e a Guerra Fria rendeu outra boa trama em “O Es-pião que Sabia Demais”.

Mas nem só de política viveu o Cinema. Ryan Gos-ling, que atuou no filme de Clooney, teve seu melhor ano e desponta como a nova estrela de Hollywood, especial-mente por sua atuação no thriller “Drive”. Ousada obra do francês Michel Hazanavicius, “O Artista” mereceu boa posição, principalmente por sua mudança conceitu-al, de um filme em preto e branco e mudo quando tudo parece movido a efeitos especiais e altos orçamentos.

“Histórias Cruzadas” fornece a impressão do clássico “Tomates Verdes Fritos” ter sido revisitado, com o Sul americano, culinário, hospitaleiro e muscial e, ao mes-mo tempo, escravocrata, patriarcal e racista, magistral-mente explorado. “Shame” garante o posto por tratar de sexo de uma forma franca e honesta, e pela atuação de Michael Fassbender, a exemplo de Gosling, outro ator que teve um ano de produção intensa.

Fechando a lista, Brad Pitt, só para variar tem grande performance em “O Homem que Mudou o Jogo” e “Mar-gin Call” reúne um time de atores, de Kevin Spacey ao lendário Jeremy Irons, que dispensa maiores considera-ções. Para finalizar, o meio clichê “Amizade Colorida”, uma comédia romântica que merece estar na lista pela trilha sonora e por um outro simples motivo: Mila Kunis, deslumbrante como sempre.

E aí, caros leitores, concordam com a lista? Confira na página 3 o Top 10 do Instituto Americano de Cinema e quando as obras devem entrar em cartaz no Brasil.

Vitória [email protected]

liver Tate (Craig Roberts) é um adolescente galês

esquisito. Ele vive no dilema de compreensão do mundo e como um típico jovem que não sabe qual é ao certo o seu lu-gar, busca encontrar respostas para coisas que fogem da sua capacidade. Entre uma família perturbada e uma namorada dominadora, Oliver se tranca no quarto e entre leituras e buscas no dicionário, ele quer uma res-posta científica para tudo.

É ele quem conta a sua histó-ria no filme e conta de maneira que você entra na mente do ga-roto de 14 anos já nos primeiros minutos. Ele tenta não parecer um nerd esquisito diante dos amigos da escola, mas isso fica nas mãos de Jordana (Yasmin Paige), quando descobre que ele tentou ajudar a garota que é taxada de feia e gorda na es-cola. Como promessa para não espalhar a história, Jordana pro-põe um encontro. Oliver encon-tra nela uma personalidade tão fora de padrão quanto a sua.

Com menos atenção para os problemas de família do garoto e mais para história de romance entre os dois colegas, Submari-no não seixa de ser empolgante ou perde a essência que foi tão bem construída na narrativa do livro. O filme é uma bola dentro

do produtor Ben Stiller e não de-cepcionou os fãs do impresso.

Quando sobem os crédi-tos, a conclusão que se pode chegar é que a transição para o cinema foi, nada mais nada menos, do que genial. Utilizan-do de textos e falas dos perso-nagens exatamente como está no livro, o diretor Richard Ayo-ade acerta também na escolha do elenco. Cada personagem descrito no livro é mais intenso e com as características mais

visíveis no filme. Jordana é o personagem mais misterioso e encantador do longa.

É claro que muitas cenas não existem e pontos importantes do livro ficaram de fora. O que espanta é que a montagem da história e a inserção das novas ideias são feitas como segundas opões de situação que poderiam ter sido tomadas no livro e que a proposta não se perderia.

Jill Tate (Sally Hawkins), mãe de Oliver, segue uma seita de

purificação com um antigo ami-go da família, Graham Purvis (Paddy Considine). De acordo com o livro, ela viaja para as montanhas para compreender o seu próprio eu, Oliver segue a mãe na tentativa de impedir que ela tenha um caso com Graham. Já no filme, Jill não sai do quin-tal da casa do vizinho. Graham é, na verdade, um vizinho que tem uma penca de seguidores e oferece palestras para outras pessoas que também querem

buscar o seu interior. Muitas cenas de viagem e cenários em montanhas são poupados, en-quanto a história pode se passar perfeitamente no quintal, onde Oliver consegue acompanhar tudo com um binóculo.

Como uma das principais mu-danças do enredo original, ou-tras alterações são feitas apenas para a melhor compreensão do romance e para compilar as 400 páginas em mais ou menos uma hora e meia de trama. Tarefa que teria tudo para não ser eficaz, mas desta espantosa vez foi.

A trilha sonora do filme é feita quase que especialmente para ele. Alex Turner, vocalista da banda inglesa Arctic Monkeys, investiu em novas versões para músicas da banda, em um estilo acústico e que têm mais a cara do filme. Faixas como “Stuck On Puzzle” e “Piledriver Waltz” fa-zem parte das canções, que ga-nharam, inclusive, um EP. Com quatro músicas, ele conta tam-bém com as faixas “Hiding Toni-ght”, “Glass In The Park” e “It’s Hard To Get Around The Wind”. “Piledriver Waltz” não foi grava-da no compacto. O que deixa as cenas ainda mais envolventes é que como as faixas são cantadas apenas por uma voz, muitas ve-zes a impressão que fica é que o próprio Oliver é quem canta os seus sentimentos sobre Jordana, apesar de, no filme, o garoto não tocar instrumento algum.

Oliver vê em Jordana uma pesonalidade tão fora do padrão quanto a sua, indispensável para o reconhecimento do seu eu

1º) A

Dam

a de

Fer

roD

ireçã

o: P

hylli

da L

loyd

3º) O

Art

ista

Dire

ção:

Mic

hel H

azan

avic

ius

7º) S

ham

e D

ireçã

o: S

teve

McQ

ueen

4º) T

udo

pelo

Pod

erD

ireçã

o: G

eorg

e Cl

oone

y 8º

) O H

omem

que

Mud

ou o

Jogo

Dire

ção:

Ste

ve Z

ailli

an

5º) O

Esp

ião

que

Sabi

a D

emai

sD

ireçã

o: T

hom

as A

lfred

son

9º) M

argi

n Ca

llD

ireçã

o: J

. J. C

hand

or

6º) H

istó

rias

Cruz

adas

D

ireçã

o: T

ate

Tayl

or

10º)

Am

izad

e Co

lorid

aD

ireçã

o: W

ill G

luck

Meryl Streep arrebatou principais prêmios como a premier britânica no

melhor filme de 2012 na avaliação do Tabloide

2º) D

rive

Dire

ção:

Nic

olas

Win

ding

Ref

n

Page 22: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Até logo...até 2013!

[email protected]@fabianopiccoli

Fabiano André Piccoli2 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Variedades

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

Cinemas

Inside

CinemasGNC Caxias (Shopping Iguatemi, RST-453, quilômetro 3,5)GNC 1: Os Penetras – às 14h30min, 16h50min, 18h50min e 21h GNC 2: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – às 13h30min e 17h (dublado) e às 20h30min (legendado)GNC 3: As Aventuras de Pi (dublado) – às 14h, 16h40min, 19h15min e 22hGNC 4: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – às 13h10min (dublado) e às 21h40min (legendado)GNC 4: Detona Ralph (pré-estreia, dublado e em 3d) – às 16h20min e 18h40min GNC 5: As Aventuras de Pi – às 13h40min e 16h30min (dublado e em 3d) e às 19h e 21h50min (legendado e em 3d)GNC 6: De Pernas pro Ar 2 – às 14h10min, 16h10min, 18h10min, 20h10min e 22h10min Ingressos: sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 14,00; meia entrada, menores de 12 anos e sênior (a partir dos 60 anos): R$ 7,00; Movie Club Preferencial: R$ 12,00 e Clube do Assinante RBS R$ 10,50. Segunda, quarta e quinta (exceto feriados): R$ 12,00; meia entrada, menores de 12 anos, sênior e Clube do Assinante RBS: R$ 6,00 e Movie Club Preferencial: R$ 10,00. Terças (exceto feriados): ingresso único: R$ 7,00. Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Luiz Antunes, 312)A sala de cinema Ulysses Geremia retoma suas atividades no dia 10 de janeiro

O hábito de escrever sempre esteve no final de minha lista de preferências durante toda minha formação acadêmica. As aulas de redação na escola eram tortuosas e a “necessidade” de ler li-vros, de navegar junto com as palavras e as mentes dos escritores eram motivos de muita reclamação e dor de cabeça.

Com o passar do tempo, mudamos nossos hábitos, ama-durecemos e enxergamos o mundo de forma diferente. E este espaço é um exemplo de superação. Escrever para um jornal nunca esteve em meus pensamentos e jamais foi um sonho ou objetivo. Porém, aconteceu e foi uma das grandes experiências desenvolvidas até os dias de hoje.

Ter um espaço permanente para expor ideias, a forma de per-ceber as realidades e adotar um posicionamento foi um privilégio. A exposição pública proporcionada pelo Jornal Informante possi-bilitou a muitas pessoas conhecerem minhas posições e as pala-vras dizem quem somos e o que pensamos. Ter posição é premis-sa básica para a construção de nossa identidade.

Desta forma, fizemos amigos e também inimigos, mesmo tendo a ciência de que o contraditório é fator imprescindível para a construção. Ninguém é obrigado a concordar ou discor-dar de tudo, mas o importante é debater.

Após alguns anos, estou deixando este espaço. É notória a mi-nha admiração pela equipe do Jornal Informante e pela postura democrática deste semanário. Foi desafiador ser colunista e com-partilhar minhas ideias com a nossa população.

Novos e grandes desafios teremos para 2013. Assumir uma função pública será um privilégio aliado de muito trabalho. Traba-lho com resultado e resultado para a população.

Os grandes desafios da vida surgem quando estamos à dispo-sição, quando estamos abertos ao novo, ao desconhecido. Ultra-passar limites, extremar pensamentos e aflorar ideias tornam a nossa vida e, consequentemente, a vida dos semelhantes melhor.

Eis o grande desafio: “tornar a vida de nossos semelhantes melhor”. Este é o pensamento, este é o foco, esta é a meta que devemos perseguir até as nossas últimas forças.

Este espaço será brilhantemente conduzido pelo amigo e com-panheiro Flávio Lopes, que já está na função desde minha licença para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Com suas críticas e reflexões, Flávio continuará ofertando excelentes textos para nós, leitores do Informante.

Desta forma, fica meu muito obrigado aos leitores e leitoras que me acompanharam durante estes anos e a toda equipe do Tabloide pela oportunidade e pelo compromisso com a cidade, ofertando um jornalismo sério e despido de interesses pessoais.

Até breve... até 2013. Um forte abraço, Fabiano Piccoli.

2012, 2013

[email protected] Lauro Edson Da Cás

Compromisso com a cidade Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 7

Variedades Inside

Coro Canarinhos encerra ano no Natal de Gramado

Áries - 21/03 a 20/04

Esta semana temos uma longa Lua fora de curso, que indica que a subjetividade

está em alta. Desfavorecimento para negociações. Momento mais intimista, nativo de Áries. Pode haver conflitos en-volvendo pessoas próximas. Respeite opiniões diferentes, ariano.

Touro - 21/04 a 20/05

Esta semana evite aquisições materiais importantes e negó-cios, pois a Lua está fora de

curso. Excelente momento para refletir sobre o que é essencial a você e o que tem se revelado superficial. O ser deve substituir o ter. Este é um ensinamento importante desta semana, taurino.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Em seu signo a Lua se encon-tra fora de curso. Você tende a se sentir desorientado. Perce-

ba que esta semana as questões subjeti-vas e emocionais têm prevalência sobre as racionais. Semana que pede reflexão, descanso e percepção do que os aconte-cimentos querem lhe mostrar.

Câncer - 21/06 a 20/07

Semana que pede silêncio, contemplação, atenção à voz interior, nativo de Câncer. Seu

regente, a Lua, está fora de curso, o que significa que está sem contato com outros planetas. Semana desfavorável para assuntos que exijam objetividade. A semana é totalmente subjetiva.

HoróscopoLeão - 21/07 a 20/08

Possibilidade de atritos com amigos. Mas se forem desres-peitadas opiniões diferentes.

A semana é interessante para ampliar os seus pontos de vista, nativo de Leão. O futuro depende de viver bem o momento presente. E tratá-lo como uma dádiva, leonino.

Vírgem - 21/08 a 20/09

Semana em que podem surgir dúvidas a respeito da carreira e de suas realizações. Não é

por meio do raciocínio lógico que você obterá as respostas que necessita, vir-giniano. Esta semana pede que você silencie a mente. Somente assim vis-lumbrará respostas.

Líbra - 21/09 a 20/10

Cuidado para não exagerar em idealizações e se perder em raciocínios inúteis. A semana

pede atenção ao que se passa em seu coração. Mais emoção e menos razão, libriano. Esta semana pode haver dificul-dades envolvendo viagens, estudos ou contatos com pessoas distantes.

Escorpião - 21/10 a 20/11

Tendência à dualidade e à am-bigüidade. Observe suas ati-tudes, escorpiano. Questões

emocionais e vinculadas à sexualidade e às finanças estão em evidência esta semana. Cuidado com negócios que não sejam benéficos, pois a Lua está fora de curso, nativo de Escorpião.

Sagitário - 21/11 a 20/12

Semana em que pode haver enganos e mal-entendidos nos relacionamentos, sagi-

tariano. Com a Lua fora de curso você tende a estar mais distraído e inquie-to, nativo de Sagitário. A semana favo-rece uma nova percepção e conceito sobre a arte de se relacionar.

Capricórnio - 21/12 a 20/01

Reflita sobre o que pode fa-zer para melhorar a saúde e o bem-estar, capricorniano.

Nervosismo e inquietação afetam a saúde. Reflita sobre seus métodos de trabalho. Uma semana não aconselhá-vel para decisões em que deva ser ob-jetivo e lógico.

Aquário - 21/01 a 20/02

Semana de importantes aprendizados sobre o amor e a relação com crianças, aqua-

riano. Pode ter que amparar alguém próximo, com uma palavra de conforto e de carinho. A Lua está fora de curso, o que indica um momento que enaltece os sentimentos, aquariano.

Peixes - 21/02 a 20/03

Questões familiares mal-resol-vidas podem vir à tona esta se-mana, nativo de Peixes. É fun-

damental respeitar opiniões e conceitos distintos dos seus. Isso poderá criar um clima harmonioso. Ouça a voz interior. A semana contém uma energia sensível, intuitiva, mas também inquieta.

Quanto ao título, de fato, não há como ser diferente (inclusive segue a sequência realizada nas colunas finais dos anos passados). Estamos em 2012, porém, respirando, pensando, planejando e con-figurando o novo ano que está chegando, ou seja, nossos planos e ideias já estão (ou são) para 2013. Entre tantas coisas que foram acontecendo ao longo deste ano que se despede, podemos, também, almejar novas situações e projetos para o próximo. Que será de 2013?

O Natal, que tem tanta repercussão na sociedade (indepen-dente se você festeja o aniversariante da data, o Menino Jesus ou, simplesmente, o Papai Noel), já é passado. Vejam que o Natal, de tão mágico, ficou distante. Só espero, ou melhor, só espera-mos que todas as manifestações de apreço, carinho, solidarie-dade e de doação, estejam presente ao longo dos próximos dias, meses... Na realidade, eu estou naquela torcida que emplaca o mantra: “Que bom, se fosse Natal todos os dias”!

E em 2013? Conheceremos os campeões, seja das inúmeras competições e campeonatos esportivos, seja em outra situação. Te-remos mais investimentos em nível federal, estadual e na cidade. Haverão mais nascimentos, pois é assim que a vida vai se renovan-do. Descobrirão novos medicamentos. Inventarão o quê no ramo da tecnologia eletrônica e/ou virtual? Quantas músicas estarão sendo lançadas, regravadas e/ou escutadas, compartilhadas?

Pela ausência da ética nas relações sociais e públicas, 2013 será um ano marcado por outros novos julgamentos, pelas novas descobertas de desvios financeiros, pelas CPIs. Políticos novos estarão conduzindo as diretrizes públicas da cidade. Ah, se eu fosse prefeito... Articulações. Combinações partidárias. Pensarão uma cidade para daqui a 25 anos ou apenas para o momento? Es-tratégias de ou para o desenvolvimento. Farroupilha, tão sonhada e tão desejada, que terá de novo?

Estatísticas continuarão ditando planejamentos, orientando projetos. Pena que, se existisse o ideal, o povo poderia ser ele, o di-ferencial para tantos projetos de infraestrutura na cidade. Quando o povo carente de infraestrutura é destacado, as obras, os investi-mentos e as práticas de políticas públicas tornam-se bênçãos sem fim. Vejam, não existem muitos segredos para que uma administra-ção pública se torne expoente, forte e dinâmica.

E a juventude em 2013? Se destacarmos as estatísticas de violência e de crimes, poderemos nos desesperar, ou seja, nos úl-timos dados têm-se um elevado número de jovens e adolescentes envolvidos nestas ações. Quanto aos acidentes de trânsito? Mais multas pesadas financeiramente, certamente, estarão sendo di-vulgadas. Mais alguma taxa ou outro imposto. Em 2013 teremos mais notícias e fatos que se tornarão tragédias no trânsito? Serão novelas sem fim ou com final feliz?

Enfim, de tudo o que já se fez, fizemos pouco. Seremos capa-zes de fazer algo a mais para a cidade e para o nosso próximo? A chama da vida se acenderá nos fogos e/ou nas comemorações deste final de ano, coroando a alegria, a felicidade, a esperança e os desejos mais intensos de amor e paz. Que 2013 não seja um ano qualquer. Que o sucesso esteja em nossas mãos. Que a crença num mundo melhor não se acabe. Que todos os planos, projetos e trabalhos se realizem, para todos nós, sedentos de ex-pectativas e esperanças. Feliz Ano Novo!

* Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade

Fotos: Divulgação

Divulgação

D

Férias é o momento oportuno para brincar

Pesenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Farroupilha, o Brincando nas Fé-

rias, edição de verão, segue com inscrições aber-tas. São diversas as atividades realizadas durante o período da tarde com duas turmas, uma a cada semana, no mês de janeiro.

Monitores da entidade coordenam uma série de ações, como brincadeiras recreativas, jogos cooperativos, trilha ecológica que acontece no Parque dos Pinheiros, atividades no Parque das Águas, visita à Chácara Pasqual e diversas iniciati-vas que ocorrem na Sede Campestre do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Aos pais do pequenos é solicitado que os filhos se apresentem para as atividades recreativas com boné, boia e protetor solar. São duas turmas, li-mitadas a 40 crianças. O Brincando tem início a partir do dia 14, com o primeiro time. As ações en-cerram com o segundo grupo, no dia 25.

ServiçoO que: projeto Brincando nas Férias, do Sesc Farroupilha Quando: de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro Horário: das 13h30min às 17h30min Quanto: R$ 20,00 para comerciários, R$ 80,00 para empresários e R$ 100,00 para o públicoem geral (incluso lanche e camiseta)Inscrições: no Sesc Farroupilha (Cel. Pena de Moraes, 320)Informações: pelo fone 3261-6526

Trilhas ecológicas e atividades esportivas e de recreação integram o projeto do Sesc Farroupilha

ara coroar um 2012 re-cheado de êxito, o Coro

Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha participou de uma performance na noite de Natal. Os farroupilhenses estiveram na última segunda, no Hotel Saint Andrews, em Gramado.

A regência ficou aos cuidados do professor Celso Fortes e parte do repertório, como já havia acon-tecido no 2º Concerto de Natal, ocorrido na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, foi acompa-nhado pelo tenor Dirceu Pasto-ri, que conferiu um toque ainda mais especial à apresentação.

Além das apropriadas e opor-tunas músicas natalinas, clássi-cos como Canto della Terra e Aquarela do Brasil cativaram e

emocionaram os que estavam presentes. Após, os jovens coris-tas receberam elogios e felicita-ções dos que acompanharam a atividade de Natal.

O Canarinhos ingressa agora

em um período de férias até a segunda semana de fevereiro, quando está previsto a retomada das atividades. Momento para avaliar a temporada e projetar um 2013 ainda melhor.

Fortes, Pastori e os Canarinhos: reeditando uma parceria de sucesso

Page 23: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 3Compromisso com a cidade

Variedades

Os 10 melhores do AFI

Inside

C Numa madrugada da semana passada (que precedeu ao Natal), não sei dizer se por já me encontrar contaminado palas nuvens festivas de fi-nal de ano, ou se por qual motivo, acordei ouvindo e tentando interpretar o que as gotas de chuva diziam ao bater no meu telhado. Não se tratava de uma chuva forte, mas também não era uma garoa inaudível de voz embaçada e sem conteúdo. Falava, ao contrário, através de palavras firmes e plenas de convicção, como convém a uma chuva que bate no telhado de alguém que se aproxima da idade da melhor compreensão.

Portanto, num telhado de telhas de barro, cozidas e esmaltadas pe-las intempéries que a vida proporciona. Mas nem sempre foi assim. Hou-ve, em outras madrugadas, em outras épocas, em outros tempos, em outros carnavais, outros telhados nos quais a chuva dizia em outro tom de voz, em outro ritmo, com outros fins, claros e totalmente diferes, dize-res. Lembro, como se fosse agora, de cada palavra dita pela chuva, du-rante as longas madrugadas, ao bater e deslizar por sobre o telhado de madeira lascada a machado, facão e suor, da então inocente infância.

“Hoje vim forte sem vento e abundante. Quando clarear o dia, será tempo de correr descalço pelos sulcos, ainda encharcados, que se formarão nos gramados e nas beiras de estradas, ou por onde eu resolver passar. Quando clarear o dia, será tempo de pôr pra gi-rar, sob a cascata que transbordará por sobre a barranca de pedra, a enorme roda dos sonhos (miniatura da gigantesca roda que fazia girar o velho moinho de milho). Quando clarear o dia, será tempo de pescar no riacho que separa as terras das outras terras (águas tur-vas, excelentes para se pescar lambari). Quando clarear o dia, será dia de acordar mais cedo. Quando clarear o dia, será dia de tudo. Quando clarear o dia, será dia de chuva”. Houve também um telhado no qual a chuva gritava em alto e agudo tom, com voz de comando.

“Levanta desta cama quentinha, é tempo de produzir. Levanta desta cama quentinha, é tempo de armazenar. Levantas desta cama quentinha, é tempo de não ter tempo”. Com toda certeza, essa chuva caía por sobre o barulhento e corrugado telhado de zinco, da promis-sora idade adulta (tanto barulho realmente se fazia necessário?...). Mas o que então haveria de ter me dito a tal chuva da semana pas-sada, no atual telhado de barro, crivado de palavras de tantas e dife-rentes chuvas? Sábio dizer, eu diria.

“Todas as palavras que as chuvas das madrugadas ao bater, nos diferentes telhados ao longo da vida nos dizem, devem ser ouvidas e entendidas, tanto na sua voz explícita quanto no murmúrio conti-do nas entrelinhas. Se, contudo, a voz das chuvas passadas, assim como também a das gotas que prenunciam o futuro são importantes, são as palavras ditas na noite que antecede ao dia do presente que devem sempre conter e dizer a derradeira e última palavra”. Pensem nisso! A todos um feliz, feliz, feliz 2013.

* Escritor

Crônicas da Redação Ramon Cardoso [email protected]

Revisando um ano e projetando o próximo

6 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

xxxxxxxPrimeiro ParágrafoInside

Imag

ens:

Rep

rodu

ção

Palavra do dia: SubmarinoImagem: Reprodução

Ficha TécnicaSubmarinoAutor: Joe DunthorneTradução: Vera RibeiroGênero: FicçãoLiteratura InglesaAno de publicação: 2008Editora: Galera RecordPáginas: 400Preço médio: R$ 42,00

Ação, guerra, política e fantasia dominam lista deste ano do Instituto Americano de Cinema Em sua primeira publicação, Joe Dunthorne supera as expectativas de quem busca literatura cômica na história de um adolescente que encontra respostas além das palavras do dicionário

P

Armando [email protected]

A mesma chuva nos diferentes telhados da vida

Cinema

omo de costume, neste mês o Instituto Ame-ricano de Cinema divulgou sua tradicional lis-

ta de 10 melhores filmes do ano, seleção restrita a produções americanas. Não há qualquer tipo de classificação entre as tramas. Vamos a elas.

Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar pelo fraquís-simo “Guerra ao Terror”, volta o tema em “A Hora Mais Escura”. Na trama, uma agente da CIA, interpretada por Jessica Chastain, trabalha no cerco e caçada ao terrorista saudita Osama bin Laden, em 2011.

Outro drama de ação político é “Argo”, dirigido e protagonizado por Ben Affleck. Ele é o agente da CIA Tony Mendez, que produziu um filme falso para obter o resgate de seis americanos que se refugiaram na Embaixada Canadense de Teerã, após invasão à Em-baixada Americana na eclosão da Revolução Islâmica, deflagrada pelo aiatolá Khomeini, em 1979, no Irã.

“Django Livre” é uma ação dirigida pelo supe-restimado Quentin Tarantino, que não fez nada de útil depois de “Pulp Fiction”. A trama conta com Ja-mie Foxx e Leonardo Di Caprio no elenco. No gêne-ro também está “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de Christopher Nolan.

Steven Spielberg volta à cena no drama “Lincoln”, com o britânico Daniel Day-Lewis vivendo o presiden-te americano de maneira intimista em seus últimos meses de vida. A obra mostra a briga de Lincoln para aprovar a abolição da escravatura na Constituição em meio à Guerra da Secessão que dilacerava o País.

Na fantasia, gênero raramente lembrado pelo AFI, estão três obras: “As Aventuras de Pi”, do taiwanês Ang Lee; “Indomável Sonhadora”, do jovem estreante diretor e roteirista Benh Zeitlin, que venceu o prêmio do júri no Festival de Sundance; e “Moonrise Kingdon” (título sem tradução), de Wes Anderson.

A lista é fechada com a comédia “O Lado Bom da Vida”, de David O. Russell; e o musical “Os Mise-ráveis”, de Tom Hooper. Confira ao lado as datas de estreia dos filmes nos cinemas brasileiros.

Estre

ia n

os c

inem

as

em 1

8 de

jane

iro

Nas

loca

dora

s

Estre

ia n

os c

inem

as

em 1

8 de

jane

iroEs

treia

nos

cin

emas

em 2

5 de

jane

iroEs

treia

nos

cin

emas

em 1

º de

feve

reiro

Estre

ia n

os c

inem

asem

29

de m

arço

Em c

arta

z Es

treia

nos

cin

emas

em 4

de

jane

iro

Em c

arta

z

Em c

arta

z

Vitória [email protected]

alavra do dia: Oliver. O per-sonagem criado pelo escri-

tor britânico Joe Dunthorne é um adolescente do País de Gales que tenta desesperadamente encontrar a sua identidade. Com a morada de frente para o mar, uma família indecifrável e o dile-ma de amor e sexo que assolam o começo da adolescência, Oli-ver Tate é descrito comicamente dentro de um drama.

Dunthorne arrisca a sua pri-meira obra e tem sucesso, não deixando nada a desejar para os grandes nomes da literatura popular, de acordo com os jor-nais e críticos estrangeiros. Com um texto impecável e a inserção do humor de forma coerente, a trama é envolvente ao ponto de que o mundo de Oliver é muito mais do que o que ele fala, mas sim o que ele pensa. Em primei-ra pessoa, o livro é escrito prati-camente em forma de diário, ou em um livro de apontamentos, como ele prefere falar.

Todas as palavras que não são compreendidas pelo perso-nagem são encontradas e sina-lizadas no dicionário. Oliver é desses jovens que não deixa as informações passarem desper-cebidas e, ao contrário de nerd, ele se intitula como um grande amante das palavras. Oliver pre-cisa encontrar o seu espaço na escola, onde zoar a garota gorda é a saída para não ser tachado de nerd, esquisito ou gay.

Em casa, o garoto quer ter o controle sobre a família, já que o pai sofre de crises depressivas e a mãe está prestes a aban-donar o casamento. Ele, como o prólogo diz, tem três grandes ambições: descobrir porque o pai fica dias sem sair da cama, descobrir porque a sua mãe está saindo com um hippie para

aprender a surfar, e ainda per-der a virgindade enquanto isso ainda é proibido, ou seja, não ter idade para fazê-lo.

Oliver controla a vida sexual dos pais de acordo com o nível de luminosidade do quarto. Se a luz estiver baixa, eles tive-ram uma boa noite juntos. Ele conta que faz dois meses que a luz não é diminuída e que, de acordo com os livros, era tempo suficiente para que eles decla-rassem uma crise no casamen-to. Oliver não queria ter pais divorciados. Ele tenta realizar passeios em família, já que isso estimularia o prazer da compa-nhia nos pais e as coisas pode-riam melhorar. A personagem coadjuvante que chega para auxiliar (ou atrapalhar) os seus planos é Jordana Bevan.

Palavra do dia: Jordana. A

garota é tão ou mais complexa do que ele. Misteriosa, esperta e fora dos padrões de garotas bo-nitas, Jordana toma o pensamen-to de Oli e quando ele, decidida-mente, pensa em falar com ela, é Jordana quem propõe encontros, beijos e fotos dos dois com uma câmera polaroid descartável.

“Apenas para provar que você não é gay”, disse ela segu-rando fotos dos dois se beijando. Na descoberta de que ele havia um livro de apontamentos, ela leu e achou conveniente pedir que ele escrevesse mais sobre ela, agora que ela era uma das coisas mais importantes da vida dele. Ela propôs, inclusive, que o relacionamento deles não have-ria apelidinhos ridículos, amor, ou qualquer sentimento que se assemelhasse a isso.

A maior descrição do livro, e a mais real de todas, foi da primeira vez de Oliver com ela. Ele estava alcançando uma das três ambições. Com um vo-cabulário digno de alguém que está transando pela primeira vez aos 14 anos, o autor dei-xou o trecho cômico, mas em momento algum foi vulgar.

Jordana e Oliver se decifram ao longo da história e por mais que ela não admita, o sentimen-to entre os dois fica mais forte ao ponto de se encontrarem como um porto seguro diante das cri-ses familiares. Jordana tinha a mãe com câncer. Oliver ainda tentava salvar a sua família.

O romance é sobre adoles-centes, mas não necessaria-mente para adolescentes, ao ponto que a linguagem é muito bem estruturada. No total, são 400 páginas de boa leitura e descontração, sem mensagens ou finais clichês. Dunthorne publicou mais um livro após Submarino e, se seguir com uma identidade de escrita, cer-tamente terá sucesso.

Pela primeira vez fiquei sem assunto para tratar no Crônicas da Redação. Perdi a conta de quantas colunas foram abortadas e descartadas, ao longo de 2012, por terem sido escritas de ante-mão e, de repente, ter surgido um fato novo, mais interessante, e que acabou rendendo um debate melhor.

Não sou muito ligado nessas questões de Natal e Ano Novo, acho que elas carregam um simbolismo exagerado. Porém, nes-ses dias não me senti muito à vontade para criticar bravatas me-galomaníacas de nossos queridos políticos (como os 800 aero-portos da presidente, que ainda renderão uma crônica em breve), nem falar de futebol ou do Brasil que só anda na marcha ré. Fui meio acometido por um sentimento (momentâneo, que fique bem claro) de discurso politicamente correto.

Jornal é um universo particular, mas os períodos de tempo se-guem a divisão tradicional. Cada ano é avaliado de forma isolada. Tivemos um 2012 pra lá de trabalhoso. Imaginávamos que, por conta da eleição municipal, isso seria mais ou menos previsto. Só que a carga de trabalho foi pra mais do que pra menos. Bem pra mais. Procuramos (e acredito que conseguimos) ter uma partici-pação efetiva na cobertura do pleito: ampla, isenta e reforçando nossa filosofia de compromisso com o leitor e com Farroupilha.

Ao longo de 15 edições, que iniciou com a 230, na abertura do período eleitoral, até a 244, a extra pós-eleição, publicamos 94 páginas na Editoria de Política, na média, mais de seis por edição. Desde entrevistas, matérias e acompanhamento do trio de candidatos que concorreu ao Executivo com seus projetos para áreas vitais, passando pela divulgação de propostas dos 132 que disputaram as 15 vagas no Legislativo e pelas pesqui-sas eleitorais contratadas junto ao Instituto Methodus, que cor-roboraram a credibilidade do levantamento e justificaram, com sobras, o alto investimento feito pelo Tabloide.

Claro que 2012, assim como todo ano em que ocorrem elei-ções municipais, fica marcado pelo pleito local, que acaba ofus-cando um pouco os outros assuntos. Contudo, procuramos con-ferir a mesma atenção a tudo que aconteceu durante o ano em nossas 2688 páginas. Uma síntese está no Caderno Especial Retrospectiva. Ao longo de sua elaboração, nos últimos dias, um sentimento de nostalgia e lembrança de cada edição veio à tona, seja ela uma de fácil (rara) ou de complexa conclusão (a maioria).

Estamos prestes a ingressar em 2013 e, com ele, nosso 5º ano de vida. A partir da próxima edição, um selo comemorativo ao aniversário do Jornal Informante, que não é data de fundação, mas sim da circulação da Edição 1 (de 7 de março de 2008), fará parte da Capa do Tabloide, além de uma série de ações que serão desenvolvidas para marcar o período. Até mesmo por conta disso, nosso foco já avançou para o próximo ano.

Aos anunciantes, assinantes, colaboradores, leitores, enfim, aos amigos do Jornal Informante desejamos uma ótima passa-gem de ano. Agradecemos pelo apoio, convívio, respaldo. Concen-tramos nossas forças para realizarmos um trabalho ainda melhor em 2013, que já está aí. Forte abraço a todos.

Page 24: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Fotos: Arquivo Pessoal

Valéria [email protected]

CLuis Cortelini

Nic

olas

Dal

zoch

io

Edson Pereira

Monalisa de Cesaro com seu carro rosa recebido da marca Mary Kay de cosméticos, por atingir a meta em vendas de produtos: o veículo

é o primeiro na cidade e chegou na semana passadaLuan de Lima Gomes na praia de Rondinha, ondeesteve no feriadão do Natal reunido com amigos

O Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha, pouco antes da apresentação que ocorreu no hotel Saint Andrews, em Gramado, na noite de Natal

Feliz Ano Novohampagne, praia, festa, amigos, família, lentilha, frutas, roupa branca... todos estes itens e muitos outros remetem a tão esperada virada do ano. Que 2013 seja para todos

melhor que 2012 e que traga junto consigo muita paz, luz, amor, ale-grias e solidariedade. Que cada um possa ser melhor no novo ano e fazer o melhor. Como diz a célebre frase: “Faça o bem que o resto vem”. Lembrando que a correria é grande e é necessário redobrar o cuidado com o trânsito e evitar o consumo de bebida alcoólica para os que forem dirigir. Esperamos todos de volta. Feliz Ano Novo!

ParabénsQuero parabenizar, meio atrasado, mas valendo ainda, meu

irmão Rodrigo Vettorazzi e sua esposa Simone Osório pelo nasci-mento da minha afilhada (linda, por sinal) Manuela Osório Vettora-zzi. A Manu completou, no dia 22, um mês e está forte e crescendo cada dia mais. Desejo muita saúde e alegria na vida dessa família linda e contem sempre comigo!

FestaPara os que estarão pelo litoral, próximos à praia de Xangri-lá, o

Wari Club fará uma superfesta de virada de ano. Entre as atrações está Overcast Live, André Saratte, MarckCorrea & Adriano Carazzo. Os ingressos do primeiro lote custam R$ 60,00 o feminino e R$ 80,00 o masculino. Mais informações você encontra na página do Facebook “Wari Club”. Na mesma praia, outra opção é a festa de Ré-veillon do Maori Beach Club. No line-up Marcelo Nunez, Dexterz Live (Júlio Torres, Amon Lima e Júnior Lima), Rapha Costa e presença do grupo Tholl. Os ingressos estão disponíveis a partir do segundo lote por R$ 60,00 para elas e R$ 70,00 para eles. Mais informações também na página da rede social Facebook “Maori Beach Club”.

Feliz AniversárioNa semana que passou muitos farroupilhenses sopraram as ve-

lhinhas, entre eles: na segunda Francielli Maffei, na terça, Natal, festejaram Caren Somacal e Morgana Lotti, na quarta quem com-pletou mais um ano foi o advogado Felipe Ramos e o colunista do Jornal Informante e Descolado Fabrício Oliboni, na quinta foi a vez Jankiel Fabro e Guilherme Savoldi. Felicidades!

CasamentoNo último sábado, oficializaram sua união o casal Veridiana Fa-

rinon e William Bergamin. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e a recepção ocorreu no Restaurante Bem-Te-Vi, em Caravaggio. A decoração ficou sob responsabilidade de Jaime Framento e Daniela Baretta, mesa de doces e organi-zação por D&C Cerimoniais. Os noivos aproveitam lua de mel em Porto de Galinhas, litoral de Pernambuco.

Letícia Capelezzo marcou presença

no Bangalô, em Bento Gonçalves,

na última sexta

As amigas Rafaela Marchetti e Laura Damin esbanjaram beleza no La Barra, no último dia 27

As amigas Daiane Dal Bem e Camila Grando

comemoraram seus aniversários, no Boteco

do Chá, na sexta. Parabéns, queridas!

Page 25: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Fotos: Arquivo Pessoal

Valéria [email protected]

CLuis Cortelini

Nic

olas

Dal

zoch

io

Edson Pereira

Monalisa de Cesaro com seu carro rosa recebido da marca Mary Kay de cosméticos, por atingir a meta em vendas de produtos: o veículo

é o primeiro na cidade e chegou na semana passadaLuan de Lima Gomes na praia de Rondinha, ondeesteve no feriadão do Natal reunido com amigos

O Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha, pouco antes da apresentação que ocorreu no hotel Saint Andrews, em Gramado, na noite de Natal

Feliz Ano Novohampagne, praia, festa, amigos, família, lentilha, frutas, roupa branca... todos estes itens e muitos outros remetem a tão esperada virada do ano. Que 2013 seja para todos

melhor que 2012 e que traga junto consigo muita paz, luz, amor, ale-grias e solidariedade. Que cada um possa ser melhor no novo ano e fazer o melhor. Como diz a célebre frase: “Faça o bem que o resto vem”. Lembrando que a correria é grande e é necessário redobrar o cuidado com o trânsito e evitar o consumo de bebida alcoólica para os que forem dirigir. Esperamos todos de volta. Feliz Ano Novo!

ParabénsQuero parabenizar, meio atrasado, mas valendo ainda, meu

irmão Rodrigo Vettorazzi e sua esposa Simone Osório pelo nasci-mento da minha afilhada (linda, por sinal) Manuela Osório Vettora-zzi. A Manu completou, no dia 22, um mês e está forte e crescendo cada dia mais. Desejo muita saúde e alegria na vida dessa família linda e contem sempre comigo!

FestaPara os que estarão pelo litoral, próximos à praia de Xangri-lá, o

Wari Club fará uma superfesta de virada de ano. Entre as atrações está Overcast Live, André Saratte, MarckCorrea & Adriano Carazzo. Os ingressos do primeiro lote custam R$ 60,00 o feminino e R$ 80,00 o masculino. Mais informações você encontra na página do Facebook “Wari Club”. Na mesma praia, outra opção é a festa de Ré-veillon do Maori Beach Club. No line-up Marcelo Nunez, Dexterz Live (Júlio Torres, Amon Lima e Júnior Lima), Rapha Costa e presença do grupo Tholl. Os ingressos estão disponíveis a partir do segundo lote por R$ 60,00 para elas e R$ 70,00 para eles. Mais informações também na página da rede social Facebook “Maori Beach Club”.

Feliz AniversárioNa semana que passou muitos farroupilhenses sopraram as ve-

lhinhas, entre eles: na segunda Francielli Maffei, na terça, Natal, festejaram Caren Somacal e Morgana Lotti, na quarta quem com-pletou mais um ano foi o advogado Felipe Ramos e o colunista do Jornal Informante e Descolado Fabrício Oliboni, na quinta foi a vez Jankiel Fabro e Guilherme Savoldi. Felicidades!

CasamentoNo último sábado, oficializaram sua união o casal Veridiana Fa-

rinon e William Bergamin. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e a recepção ocorreu no Restaurante Bem-Te-Vi, em Caravaggio. A decoração ficou sob responsabilidade de Jaime Framento e Daniela Baretta, mesa de doces e organi-zação por D&C Cerimoniais. Os noivos aproveitam lua de mel em Porto de Galinhas, litoral de Pernambuco.

Letícia Capelezzo marcou presença

no Bangalô, em Bento Gonçalves,

na última sexta

As amigas Rafaela Marchetti e Laura Damin esbanjaram beleza no La Barra, no último dia 27

As amigas Daiane Dal Bem e Camila Grando

comemoraram seus aniversários, no Boteco

do Chá, na sexta. Parabéns, queridas!

Page 26: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 3Compromisso com a cidade

Variedades

Os 10 melhores do AFI

Inside

C Numa madrugada da semana passada (que precedeu ao Natal), não sei dizer se por já me encontrar contaminado palas nuvens festivas de fi-nal de ano, ou se por qual motivo, acordei ouvindo e tentando interpretar o que as gotas de chuva diziam ao bater no meu telhado. Não se tratava de uma chuva forte, mas também não era uma garoa inaudível de voz embaçada e sem conteúdo. Falava, ao contrário, através de palavras firmes e plenas de convicção, como convém a uma chuva que bate no telhado de alguém que se aproxima da idade da melhor compreensão.

Portanto, num telhado de telhas de barro, cozidas e esmaltadas pe-las intempéries que a vida proporciona. Mas nem sempre foi assim. Hou-ve, em outras madrugadas, em outras épocas, em outros tempos, em outros carnavais, outros telhados nos quais a chuva dizia em outro tom de voz, em outro ritmo, com outros fins, claros e totalmente diferes, dize-res. Lembro, como se fosse agora, de cada palavra dita pela chuva, du-rante as longas madrugadas, ao bater e deslizar por sobre o telhado de madeira lascada a machado, facão e suor, da então inocente infância.

“Hoje vim forte sem vento e abundante. Quando clarear o dia, será tempo de correr descalço pelos sulcos, ainda encharcados, que se formarão nos gramados e nas beiras de estradas, ou por onde eu resolver passar. Quando clarear o dia, será tempo de pôr pra gi-rar, sob a cascata que transbordará por sobre a barranca de pedra, a enorme roda dos sonhos (miniatura da gigantesca roda que fazia girar o velho moinho de milho). Quando clarear o dia, será tempo de pescar no riacho que separa as terras das outras terras (águas tur-vas, excelentes para se pescar lambari). Quando clarear o dia, será dia de acordar mais cedo. Quando clarear o dia, será dia de tudo. Quando clarear o dia, será dia de chuva”. Houve também um telhado no qual a chuva gritava em alto e agudo tom, com voz de comando.

“Levanta desta cama quentinha, é tempo de produzir. Levanta desta cama quentinha, é tempo de armazenar. Levantas desta cama quentinha, é tempo de não ter tempo”. Com toda certeza, essa chuva caía por sobre o barulhento e corrugado telhado de zinco, da promis-sora idade adulta (tanto barulho realmente se fazia necessário?...). Mas o que então haveria de ter me dito a tal chuva da semana pas-sada, no atual telhado de barro, crivado de palavras de tantas e dife-rentes chuvas? Sábio dizer, eu diria.

“Todas as palavras que as chuvas das madrugadas ao bater, nos diferentes telhados ao longo da vida nos dizem, devem ser ouvidas e entendidas, tanto na sua voz explícita quanto no murmúrio conti-do nas entrelinhas. Se, contudo, a voz das chuvas passadas, assim como também a das gotas que prenunciam o futuro são importantes, são as palavras ditas na noite que antecede ao dia do presente que devem sempre conter e dizer a derradeira e última palavra”. Pensem nisso! A todos um feliz, feliz, feliz 2013.

* Escritor

Crônicas da Redação Ramon Cardoso [email protected]

Revisando um ano e projetando o próximo

6 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

xxxxxxxPrimeiro ParágrafoInside

Imag

ens:

Rep

rodu

ção

Palavra do dia: SubmarinoImagem: Reprodução

Ficha TécnicaSubmarinoAutor: Joe DunthorneTradução: Vera RibeiroGênero: FicçãoLiteratura InglesaAno de publicação: 2008Editora: Galera RecordPáginas: 400Preço médio: R$ 42,00

Ação, guerra, política e fantasia dominam lista deste ano do Instituto Americano de Cinema Em sua primeira publicação, Joe Dunthorne supera as expectativas de quem busca literatura cômica na história de um adolescente que encontra respostas além das palavras do dicionário

P

Armando [email protected]

A mesma chuva nos diferentes telhados da vida

Cinema

omo de costume, neste mês o Instituto Ame-ricano de Cinema divulgou sua tradicional lis-

ta de 10 melhores filmes do ano, seleção restrita a produções americanas. Não há qualquer tipo de classificação entre as tramas. Vamos a elas.

Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar pelo fraquís-simo “Guerra ao Terror”, volta o tema em “A Hora Mais Escura”. Na trama, uma agente da CIA, interpretada por Jessica Chastain, trabalha no cerco e caçada ao terrorista saudita Osama bin Laden, em 2011.

Outro drama de ação político é “Argo”, dirigido e protagonizado por Ben Affleck. Ele é o agente da CIA Tony Mendez, que produziu um filme falso para obter o resgate de seis americanos que se refugiaram na Embaixada Canadense de Teerã, após invasão à Em-baixada Americana na eclosão da Revolução Islâmica, deflagrada pelo aiatolá Khomeini, em 1979, no Irã.

“Django Livre” é uma ação dirigida pelo supe-restimado Quentin Tarantino, que não fez nada de útil depois de “Pulp Fiction”. A trama conta com Ja-mie Foxx e Leonardo Di Caprio no elenco. No gêne-ro também está “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de Christopher Nolan.

Steven Spielberg volta à cena no drama “Lincoln”, com o britânico Daniel Day-Lewis vivendo o presiden-te americano de maneira intimista em seus últimos meses de vida. A obra mostra a briga de Lincoln para aprovar a abolição da escravatura na Constituição em meio à Guerra da Secessão que dilacerava o País.

Na fantasia, gênero raramente lembrado pelo AFI, estão três obras: “As Aventuras de Pi”, do taiwanês Ang Lee; “Indomável Sonhadora”, do jovem estreante diretor e roteirista Benh Zeitlin, que venceu o prêmio do júri no Festival de Sundance; e “Moonrise Kingdon” (título sem tradução), de Wes Anderson.

A lista é fechada com a comédia “O Lado Bom da Vida”, de David O. Russell; e o musical “Os Mise-ráveis”, de Tom Hooper. Confira ao lado as datas de estreia dos filmes nos cinemas brasileiros.

Estre

ia n

os c

inem

as

em 1

8 de

jane

iro

Nas

loca

dora

s

Estre

ia n

os c

inem

as

em 1

8 de

jane

iroEs

treia

nos

cin

emas

em 2

5 de

jane

iroEs

treia

nos

cin

emas

em 1

º de

feve

reiro

Estre

ia n

os c

inem

asem

29

de m

arço

Em c

arta

z Es

treia

nos

cin

emas

em 4

de

jane

iro

Em c

arta

z

Em c

arta

z

Vitória [email protected]

alavra do dia: Oliver. O per-sonagem criado pelo escri-

tor britânico Joe Dunthorne é um adolescente do País de Gales que tenta desesperadamente encontrar a sua identidade. Com a morada de frente para o mar, uma família indecifrável e o dile-ma de amor e sexo que assolam o começo da adolescência, Oli-ver Tate é descrito comicamente dentro de um drama.

Dunthorne arrisca a sua pri-meira obra e tem sucesso, não deixando nada a desejar para os grandes nomes da literatura popular, de acordo com os jor-nais e críticos estrangeiros. Com um texto impecável e a inserção do humor de forma coerente, a trama é envolvente ao ponto de que o mundo de Oliver é muito mais do que o que ele fala, mas sim o que ele pensa. Em primei-ra pessoa, o livro é escrito prati-camente em forma de diário, ou em um livro de apontamentos, como ele prefere falar.

Todas as palavras que não são compreendidas pelo perso-nagem são encontradas e sina-lizadas no dicionário. Oliver é desses jovens que não deixa as informações passarem desper-cebidas e, ao contrário de nerd, ele se intitula como um grande amante das palavras. Oliver pre-cisa encontrar o seu espaço na escola, onde zoar a garota gorda é a saída para não ser tachado de nerd, esquisito ou gay.

Em casa, o garoto quer ter o controle sobre a família, já que o pai sofre de crises depressivas e a mãe está prestes a aban-donar o casamento. Ele, como o prólogo diz, tem três grandes ambições: descobrir porque o pai fica dias sem sair da cama, descobrir porque a sua mãe está saindo com um hippie para

aprender a surfar, e ainda per-der a virgindade enquanto isso ainda é proibido, ou seja, não ter idade para fazê-lo.

Oliver controla a vida sexual dos pais de acordo com o nível de luminosidade do quarto. Se a luz estiver baixa, eles tive-ram uma boa noite juntos. Ele conta que faz dois meses que a luz não é diminuída e que, de acordo com os livros, era tempo suficiente para que eles decla-rassem uma crise no casamen-to. Oliver não queria ter pais divorciados. Ele tenta realizar passeios em família, já que isso estimularia o prazer da compa-nhia nos pais e as coisas pode-riam melhorar. A personagem coadjuvante que chega para auxiliar (ou atrapalhar) os seus planos é Jordana Bevan.

Palavra do dia: Jordana. A

garota é tão ou mais complexa do que ele. Misteriosa, esperta e fora dos padrões de garotas bo-nitas, Jordana toma o pensamen-to de Oli e quando ele, decidida-mente, pensa em falar com ela, é Jordana quem propõe encontros, beijos e fotos dos dois com uma câmera polaroid descartável.

“Apenas para provar que você não é gay”, disse ela segu-rando fotos dos dois se beijando. Na descoberta de que ele havia um livro de apontamentos, ela leu e achou conveniente pedir que ele escrevesse mais sobre ela, agora que ela era uma das coisas mais importantes da vida dele. Ela propôs, inclusive, que o relacionamento deles não have-ria apelidinhos ridículos, amor, ou qualquer sentimento que se assemelhasse a isso.

A maior descrição do livro, e a mais real de todas, foi da primeira vez de Oliver com ela. Ele estava alcançando uma das três ambições. Com um vo-cabulário digno de alguém que está transando pela primeira vez aos 14 anos, o autor dei-xou o trecho cômico, mas em momento algum foi vulgar.

Jordana e Oliver se decifram ao longo da história e por mais que ela não admita, o sentimen-to entre os dois fica mais forte ao ponto de se encontrarem como um porto seguro diante das cri-ses familiares. Jordana tinha a mãe com câncer. Oliver ainda tentava salvar a sua família.

O romance é sobre adoles-centes, mas não necessaria-mente para adolescentes, ao ponto que a linguagem é muito bem estruturada. No total, são 400 páginas de boa leitura e descontração, sem mensagens ou finais clichês. Dunthorne publicou mais um livro após Submarino e, se seguir com uma identidade de escrita, cer-tamente terá sucesso.

Pela primeira vez fiquei sem assunto para tratar no Crônicas da Redação. Perdi a conta de quantas colunas foram abortadas e descartadas, ao longo de 2012, por terem sido escritas de ante-mão e, de repente, ter surgido um fato novo, mais interessante, e que acabou rendendo um debate melhor.

Não sou muito ligado nessas questões de Natal e Ano Novo, acho que elas carregam um simbolismo exagerado. Porém, nes-ses dias não me senti muito à vontade para criticar bravatas me-galomaníacas de nossos queridos políticos (como os 800 aero-portos da presidente, que ainda renderão uma crônica em breve), nem falar de futebol ou do Brasil que só anda na marcha ré. Fui meio acometido por um sentimento (momentâneo, que fique bem claro) de discurso politicamente correto.

Jornal é um universo particular, mas os períodos de tempo se-guem a divisão tradicional. Cada ano é avaliado de forma isolada. Tivemos um 2012 pra lá de trabalhoso. Imaginávamos que, por conta da eleição municipal, isso seria mais ou menos previsto. Só que a carga de trabalho foi pra mais do que pra menos. Bem pra mais. Procuramos (e acredito que conseguimos) ter uma partici-pação efetiva na cobertura do pleito: ampla, isenta e reforçando nossa filosofia de compromisso com o leitor e com Farroupilha.

Ao longo de 15 edições, que iniciou com a 230, na abertura do período eleitoral, até a 244, a extra pós-eleição, publicamos 94 páginas na Editoria de Política, na média, mais de seis por edição. Desde entrevistas, matérias e acompanhamento do trio de candidatos que concorreu ao Executivo com seus projetos para áreas vitais, passando pela divulgação de propostas dos 132 que disputaram as 15 vagas no Legislativo e pelas pesqui-sas eleitorais contratadas junto ao Instituto Methodus, que cor-roboraram a credibilidade do levantamento e justificaram, com sobras, o alto investimento feito pelo Tabloide.

Claro que 2012, assim como todo ano em que ocorrem elei-ções municipais, fica marcado pelo pleito local, que acaba ofus-cando um pouco os outros assuntos. Contudo, procuramos con-ferir a mesma atenção a tudo que aconteceu durante o ano em nossas 2688 páginas. Uma síntese está no Caderno Especial Retrospectiva. Ao longo de sua elaboração, nos últimos dias, um sentimento de nostalgia e lembrança de cada edição veio à tona, seja ela uma de fácil (rara) ou de complexa conclusão (a maioria).

Estamos prestes a ingressar em 2013 e, com ele, nosso 5º ano de vida. A partir da próxima edição, um selo comemorativo ao aniversário do Jornal Informante, que não é data de fundação, mas sim da circulação da Edição 1 (de 7 de março de 2008), fará parte da Capa do Tabloide, além de uma série de ações que serão desenvolvidas para marcar o período. Até mesmo por conta disso, nosso foco já avançou para o próximo ano.

Aos anunciantes, assinantes, colaboradores, leitores, enfim, aos amigos do Jornal Informante desejamos uma ótima passa-gem de ano. Agradecemos pelo apoio, convívio, respaldo. Concen-tramos nossas forças para realizarmos um trabalho ainda melhor em 2013, que já está aí. Forte abraço a todos.

Page 27: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Até logo...até 2013!

[email protected]@fabianopiccoli

Fabiano André Piccoli2 | Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 Compromisso com a cidade

Variedades

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

Cinemas

Inside

CinemasGNC Caxias (Shopping Iguatemi, RST-453, quilômetro 3,5)GNC 1: Os Penetras – às 14h30min, 16h50min, 18h50min e 21h GNC 2: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – às 13h30min e 17h (dublado) e às 20h30min (legendado)GNC 3: As Aventuras de Pi (dublado) – às 14h, 16h40min, 19h15min e 22hGNC 4: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – às 13h10min (dublado) e às 21h40min (legendado)GNC 4: Detona Ralph (pré-estreia, dublado e em 3d) – às 16h20min e 18h40min GNC 5: As Aventuras de Pi – às 13h40min e 16h30min (dublado e em 3d) e às 19h e 21h50min (legendado e em 3d)GNC 6: De Pernas pro Ar 2 – às 14h10min, 16h10min, 18h10min, 20h10min e 22h10min Ingressos: sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 14,00; meia entrada, menores de 12 anos e sênior (a partir dos 60 anos): R$ 7,00; Movie Club Preferencial: R$ 12,00 e Clube do Assinante RBS R$ 10,50. Segunda, quarta e quinta (exceto feriados): R$ 12,00; meia entrada, menores de 12 anos, sênior e Clube do Assinante RBS: R$ 6,00 e Movie Club Preferencial: R$ 10,00. Terças (exceto feriados): ingresso único: R$ 7,00. Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Luiz Antunes, 312)A sala de cinema Ulysses Geremia retoma suas atividades no dia 10 de janeiro

O hábito de escrever sempre esteve no final de minha lista de preferências durante toda minha formação acadêmica. As aulas de redação na escola eram tortuosas e a “necessidade” de ler li-vros, de navegar junto com as palavras e as mentes dos escritores eram motivos de muita reclamação e dor de cabeça.

Com o passar do tempo, mudamos nossos hábitos, ama-durecemos e enxergamos o mundo de forma diferente. E este espaço é um exemplo de superação. Escrever para um jornal nunca esteve em meus pensamentos e jamais foi um sonho ou objetivo. Porém, aconteceu e foi uma das grandes experiências desenvolvidas até os dias de hoje.

Ter um espaço permanente para expor ideias, a forma de per-ceber as realidades e adotar um posicionamento foi um privilégio. A exposição pública proporcionada pelo Jornal Informante possi-bilitou a muitas pessoas conhecerem minhas posições e as pala-vras dizem quem somos e o que pensamos. Ter posição é premis-sa básica para a construção de nossa identidade.

Desta forma, fizemos amigos e também inimigos, mesmo tendo a ciência de que o contraditório é fator imprescindível para a construção. Ninguém é obrigado a concordar ou discor-dar de tudo, mas o importante é debater.

Após alguns anos, estou deixando este espaço. É notória a mi-nha admiração pela equipe do Jornal Informante e pela postura democrática deste semanário. Foi desafiador ser colunista e com-partilhar minhas ideias com a nossa população.

Novos e grandes desafios teremos para 2013. Assumir uma função pública será um privilégio aliado de muito trabalho. Traba-lho com resultado e resultado para a população.

Os grandes desafios da vida surgem quando estamos à dispo-sição, quando estamos abertos ao novo, ao desconhecido. Ultra-passar limites, extremar pensamentos e aflorar ideias tornam a nossa vida e, consequentemente, a vida dos semelhantes melhor.

Eis o grande desafio: “tornar a vida de nossos semelhantes melhor”. Este é o pensamento, este é o foco, esta é a meta que devemos perseguir até as nossas últimas forças.

Este espaço será brilhantemente conduzido pelo amigo e com-panheiro Flávio Lopes, que já está na função desde minha licença para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Com suas críticas e reflexões, Flávio continuará ofertando excelentes textos para nós, leitores do Informante.

Desta forma, fica meu muito obrigado aos leitores e leitoras que me acompanharam durante estes anos e a toda equipe do Tabloide pela oportunidade e pelo compromisso com a cidade, ofertando um jornalismo sério e despido de interesses pessoais.

Até breve... até 2013. Um forte abraço, Fabiano Piccoli.

2012, 2013

[email protected] Lauro Edson Da Cás

Compromisso com a cidade Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | 7

Variedades Inside

Coro Canarinhos encerra ano no Natal de Gramado

Áries - 21/03 a 20/04

Esta semana temos uma longa Lua fora de curso, que indica que a subjetividade

está em alta. Desfavorecimento para negociações. Momento mais intimista, nativo de Áries. Pode haver conflitos en-volvendo pessoas próximas. Respeite opiniões diferentes, ariano.

Touro - 21/04 a 20/05

Esta semana evite aquisições materiais importantes e negó-cios, pois a Lua está fora de

curso. Excelente momento para refletir sobre o que é essencial a você e o que tem se revelado superficial. O ser deve substituir o ter. Este é um ensinamento importante desta semana, taurino.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Em seu signo a Lua se encon-tra fora de curso. Você tende a se sentir desorientado. Perce-

ba que esta semana as questões subjeti-vas e emocionais têm prevalência sobre as racionais. Semana que pede reflexão, descanso e percepção do que os aconte-cimentos querem lhe mostrar.

Câncer - 21/06 a 20/07

Semana que pede silêncio, contemplação, atenção à voz interior, nativo de Câncer. Seu

regente, a Lua, está fora de curso, o que significa que está sem contato com outros planetas. Semana desfavorável para assuntos que exijam objetividade. A semana é totalmente subjetiva.

HoróscopoLeão - 21/07 a 20/08

Possibilidade de atritos com amigos. Mas se forem desres-peitadas opiniões diferentes.

A semana é interessante para ampliar os seus pontos de vista, nativo de Leão. O futuro depende de viver bem o momento presente. E tratá-lo como uma dádiva, leonino.

Vírgem - 21/08 a 20/09

Semana em que podem surgir dúvidas a respeito da carreira e de suas realizações. Não é

por meio do raciocínio lógico que você obterá as respostas que necessita, vir-giniano. Esta semana pede que você silencie a mente. Somente assim vis-lumbrará respostas.

Líbra - 21/09 a 20/10

Cuidado para não exagerar em idealizações e se perder em raciocínios inúteis. A semana

pede atenção ao que se passa em seu coração. Mais emoção e menos razão, libriano. Esta semana pode haver dificul-dades envolvendo viagens, estudos ou contatos com pessoas distantes.

Escorpião - 21/10 a 20/11

Tendência à dualidade e à am-bigüidade. Observe suas ati-tudes, escorpiano. Questões

emocionais e vinculadas à sexualidade e às finanças estão em evidência esta semana. Cuidado com negócios que não sejam benéficos, pois a Lua está fora de curso, nativo de Escorpião.

Sagitário - 21/11 a 20/12

Semana em que pode haver enganos e mal-entendidos nos relacionamentos, sagi-

tariano. Com a Lua fora de curso você tende a estar mais distraído e inquie-to, nativo de Sagitário. A semana favo-rece uma nova percepção e conceito sobre a arte de se relacionar.

Capricórnio - 21/12 a 20/01

Reflita sobre o que pode fa-zer para melhorar a saúde e o bem-estar, capricorniano.

Nervosismo e inquietação afetam a saúde. Reflita sobre seus métodos de trabalho. Uma semana não aconselhá-vel para decisões em que deva ser ob-jetivo e lógico.

Aquário - 21/01 a 20/02

Semana de importantes aprendizados sobre o amor e a relação com crianças, aqua-

riano. Pode ter que amparar alguém próximo, com uma palavra de conforto e de carinho. A Lua está fora de curso, o que indica um momento que enaltece os sentimentos, aquariano.

Peixes - 21/02 a 20/03

Questões familiares mal-resol-vidas podem vir à tona esta se-mana, nativo de Peixes. É fun-

damental respeitar opiniões e conceitos distintos dos seus. Isso poderá criar um clima harmonioso. Ouça a voz interior. A semana contém uma energia sensível, intuitiva, mas também inquieta.

Quanto ao título, de fato, não há como ser diferente (inclusive segue a sequência realizada nas colunas finais dos anos passados). Estamos em 2012, porém, respirando, pensando, planejando e con-figurando o novo ano que está chegando, ou seja, nossos planos e ideias já estão (ou são) para 2013. Entre tantas coisas que foram acontecendo ao longo deste ano que se despede, podemos, também, almejar novas situações e projetos para o próximo. Que será de 2013?

O Natal, que tem tanta repercussão na sociedade (indepen-dente se você festeja o aniversariante da data, o Menino Jesus ou, simplesmente, o Papai Noel), já é passado. Vejam que o Natal, de tão mágico, ficou distante. Só espero, ou melhor, só espera-mos que todas as manifestações de apreço, carinho, solidarie-dade e de doação, estejam presente ao longo dos próximos dias, meses... Na realidade, eu estou naquela torcida que emplaca o mantra: “Que bom, se fosse Natal todos os dias”!

E em 2013? Conheceremos os campeões, seja das inúmeras competições e campeonatos esportivos, seja em outra situação. Te-remos mais investimentos em nível federal, estadual e na cidade. Haverão mais nascimentos, pois é assim que a vida vai se renovan-do. Descobrirão novos medicamentos. Inventarão o quê no ramo da tecnologia eletrônica e/ou virtual? Quantas músicas estarão sendo lançadas, regravadas e/ou escutadas, compartilhadas?

Pela ausência da ética nas relações sociais e públicas, 2013 será um ano marcado por outros novos julgamentos, pelas novas descobertas de desvios financeiros, pelas CPIs. Políticos novos estarão conduzindo as diretrizes públicas da cidade. Ah, se eu fosse prefeito... Articulações. Combinações partidárias. Pensarão uma cidade para daqui a 25 anos ou apenas para o momento? Es-tratégias de ou para o desenvolvimento. Farroupilha, tão sonhada e tão desejada, que terá de novo?

Estatísticas continuarão ditando planejamentos, orientando projetos. Pena que, se existisse o ideal, o povo poderia ser ele, o di-ferencial para tantos projetos de infraestrutura na cidade. Quando o povo carente de infraestrutura é destacado, as obras, os investi-mentos e as práticas de políticas públicas tornam-se bênçãos sem fim. Vejam, não existem muitos segredos para que uma administra-ção pública se torne expoente, forte e dinâmica.

E a juventude em 2013? Se destacarmos as estatísticas de violência e de crimes, poderemos nos desesperar, ou seja, nos úl-timos dados têm-se um elevado número de jovens e adolescentes envolvidos nestas ações. Quanto aos acidentes de trânsito? Mais multas pesadas financeiramente, certamente, estarão sendo di-vulgadas. Mais alguma taxa ou outro imposto. Em 2013 teremos mais notícias e fatos que se tornarão tragédias no trânsito? Serão novelas sem fim ou com final feliz?

Enfim, de tudo o que já se fez, fizemos pouco. Seremos capa-zes de fazer algo a mais para a cidade e para o nosso próximo? A chama da vida se acenderá nos fogos e/ou nas comemorações deste final de ano, coroando a alegria, a felicidade, a esperança e os desejos mais intensos de amor e paz. Que 2013 não seja um ano qualquer. Que o sucesso esteja em nossas mãos. Que a crença num mundo melhor não se acabe. Que todos os planos, projetos e trabalhos se realizem, para todos nós, sedentos de ex-pectativas e esperanças. Feliz Ano Novo!

* Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade

Fotos: Divulgação

Divulgação

D

Férias é o momento oportuno para brincar

Pesenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Farroupilha, o Brincando nas Fé-

rias, edição de verão, segue com inscrições aber-tas. São diversas as atividades realizadas durante o período da tarde com duas turmas, uma a cada semana, no mês de janeiro.

Monitores da entidade coordenam uma série de ações, como brincadeiras recreativas, jogos cooperativos, trilha ecológica que acontece no Parque dos Pinheiros, atividades no Parque das Águas, visita à Chácara Pasqual e diversas iniciati-vas que ocorrem na Sede Campestre do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Aos pais do pequenos é solicitado que os filhos se apresentem para as atividades recreativas com boné, boia e protetor solar. São duas turmas, li-mitadas a 40 crianças. O Brincando tem início a partir do dia 14, com o primeiro time. As ações en-cerram com o segundo grupo, no dia 25.

ServiçoO que: projeto Brincando nas Férias, do Sesc Farroupilha Quando: de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro Horário: das 13h30min às 17h30min Quanto: R$ 20,00 para comerciários, R$ 80,00 para empresários e R$ 100,00 para o públicoem geral (incluso lanche e camiseta)Inscrições: no Sesc Farroupilha (Cel. Pena de Moraes, 320)Informações: pelo fone 3261-6526

Trilhas ecológicas e atividades esportivas e de recreação integram o projeto do Sesc Farroupilha

ara coroar um 2012 re-cheado de êxito, o Coro

Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha participou de uma performance na noite de Natal. Os farroupilhenses estiveram na última segunda, no Hotel Saint Andrews, em Gramado.

A regência ficou aos cuidados do professor Celso Fortes e parte do repertório, como já havia acon-tecido no 2º Concerto de Natal, ocorrido na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, foi acompa-nhado pelo tenor Dirceu Pasto-ri, que conferiu um toque ainda mais especial à apresentação.

Além das apropriadas e opor-tunas músicas natalinas, clássi-cos como Canto della Terra e Aquarela do Brasil cativaram e

emocionaram os que estavam presentes. Após, os jovens coris-tas receberam elogios e felicita-ções dos que acompanharam a atividade de Natal.

O Canarinhos ingressa agora

em um período de férias até a segunda semana de fevereiro, quando está previsto a retomada das atividades. Momento para avaliar a temporada e projetar um 2013 ainda melhor.

Fortes, Pastori e os Canarinhos: reeditando uma parceria de sucesso

Page 28: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Div

ulga

ção

[email protected]

InsideThatcher, Gosling e política no Top 10 de 2012 do Informante

Atuação icônica de Meryl Streep, ascensão do novo queridinho de Hollywood, eleições e Guerra Fria dominam a seleção dos melhores na seção Sétima Arte

Farroupilha, 28 de dezembro de 2012

N

Sétima ArteTítulo original: SubmarineTítulo traduzido: SubmarinoDireção e roteiro: Richard AyoadeGênero: ComédiaDuração: 97 minutos País: InglaterraAno de Produção: 2010Estúdio: Film4 Productions e Warp FilmsDistribuição: The Weinstein CompanyNota: 9

Ficha TécnicaFicha Técnica

Submarino

Identidade adolescente“Submarino”, releitura do primeiro romance do escritor britânico Joe Dunthorne, relata história de um jovem observador que tira as próprias conclusões sobre tudo

O

Divulgação

ão que o Cinema tenha proporcionado aos cinéfilos grandes filmes ao longo do ano. Longe disso. Das

52 resenhas de 2012, 16 foram de obras que aniver-sariavam ou foram casadas com livros resenhados, ou seja, cerca de 30% dos trabalhos. Ao realizarmos nosso habitual levantamento ao final da temporada, selecio-namos os 10 melhores longas que integraram a seção Sétima Arte durante o ano.

O destaque, claro, vai para a atuação antológica de Meryl Streep como a ex-primeira ministra britânica Mar-gareth Thatcher, que reforça sua condição de melhor atriz de todos os tempos. Política esteve muito em voga no ano. Além de “A Dama de Ferro”, George Clooney, como sempre, fez um belo trabalho em “Tudo pelo Po-der”, e a Guerra Fria rendeu outra boa trama em “O Es-pião que Sabia Demais”.

Mas nem só de política viveu o Cinema. Ryan Gos-ling, que atuou no filme de Clooney, teve seu melhor ano e desponta como a nova estrela de Hollywood, especial-mente por sua atuação no thriller “Drive”. Ousada obra do francês Michel Hazanavicius, “O Artista” mereceu boa posição, principalmente por sua mudança conceitu-al, de um filme em preto e branco e mudo quando tudo parece movido a efeitos especiais e altos orçamentos.

“Histórias Cruzadas” fornece a impressão do clássico “Tomates Verdes Fritos” ter sido revisitado, com o Sul americano, culinário, hospitaleiro e muscial e, ao mes-mo tempo, escravocrata, patriarcal e racista, magistral-mente explorado. “Shame” garante o posto por tratar de sexo de uma forma franca e honesta, e pela atuação de Michael Fassbender, a exemplo de Gosling, outro ator que teve um ano de produção intensa.

Fechando a lista, Brad Pitt, só para variar tem grande performance em “O Homem que Mudou o Jogo” e “Mar-gin Call” reúne um time de atores, de Kevin Spacey ao lendário Jeremy Irons, que dispensa maiores considera-ções. Para finalizar, o meio clichê “Amizade Colorida”, uma comédia romântica que merece estar na lista pela trilha sonora e por um outro simples motivo: Mila Kunis, deslumbrante como sempre.

E aí, caros leitores, concordam com a lista? Confira na página 3 o Top 10 do Instituto Americano de Cinema e quando as obras devem entrar em cartaz no Brasil.

Vitória [email protected]

liver Tate (Craig Roberts) é um adolescente galês

esquisito. Ele vive no dilema de compreensão do mundo e como um típico jovem que não sabe qual é ao certo o seu lu-gar, busca encontrar respostas para coisas que fogem da sua capacidade. Entre uma família perturbada e uma namorada dominadora, Oliver se tranca no quarto e entre leituras e buscas no dicionário, ele quer uma res-posta científica para tudo.

É ele quem conta a sua histó-ria no filme e conta de maneira que você entra na mente do ga-roto de 14 anos já nos primeiros minutos. Ele tenta não parecer um nerd esquisito diante dos amigos da escola, mas isso fica nas mãos de Jordana (Yasmin Paige), quando descobre que ele tentou ajudar a garota que é taxada de feia e gorda na es-cola. Como promessa para não espalhar a história, Jordana pro-põe um encontro. Oliver encon-tra nela uma personalidade tão fora de padrão quanto a sua.

Com menos atenção para os problemas de família do garoto e mais para história de romance entre os dois colegas, Submari-no não seixa de ser empolgante ou perde a essência que foi tão bem construída na narrativa do livro. O filme é uma bola dentro

do produtor Ben Stiller e não de-cepcionou os fãs do impresso.

Quando sobem os crédi-tos, a conclusão que se pode chegar é que a transição para o cinema foi, nada mais nada menos, do que genial. Utilizan-do de textos e falas dos perso-nagens exatamente como está no livro, o diretor Richard Ayo-ade acerta também na escolha do elenco. Cada personagem descrito no livro é mais intenso e com as características mais

visíveis no filme. Jordana é o personagem mais misterioso e encantador do longa.

É claro que muitas cenas não existem e pontos importantes do livro ficaram de fora. O que espanta é que a montagem da história e a inserção das novas ideias são feitas como segundas opões de situação que poderiam ter sido tomadas no livro e que a proposta não se perderia.

Jill Tate (Sally Hawkins), mãe de Oliver, segue uma seita de

purificação com um antigo ami-go da família, Graham Purvis (Paddy Considine). De acordo com o livro, ela viaja para as montanhas para compreender o seu próprio eu, Oliver segue a mãe na tentativa de impedir que ela tenha um caso com Graham. Já no filme, Jill não sai do quin-tal da casa do vizinho. Graham é, na verdade, um vizinho que tem uma penca de seguidores e oferece palestras para outras pessoas que também querem

buscar o seu interior. Muitas cenas de viagem e cenários em montanhas são poupados, en-quanto a história pode se passar perfeitamente no quintal, onde Oliver consegue acompanhar tudo com um binóculo.

Como uma das principais mu-danças do enredo original, ou-tras alterações são feitas apenas para a melhor compreensão do romance e para compilar as 400 páginas em mais ou menos uma hora e meia de trama. Tarefa que teria tudo para não ser eficaz, mas desta espantosa vez foi.

A trilha sonora do filme é feita quase que especialmente para ele. Alex Turner, vocalista da banda inglesa Arctic Monkeys, investiu em novas versões para músicas da banda, em um estilo acústico e que têm mais a cara do filme. Faixas como “Stuck On Puzzle” e “Piledriver Waltz” fa-zem parte das canções, que ga-nharam, inclusive, um EP. Com quatro músicas, ele conta tam-bém com as faixas “Hiding Toni-ght”, “Glass In The Park” e “It’s Hard To Get Around The Wind”. “Piledriver Waltz” não foi grava-da no compacto. O que deixa as cenas ainda mais envolventes é que como as faixas são cantadas apenas por uma voz, muitas ve-zes a impressão que fica é que o próprio Oliver é quem canta os seus sentimentos sobre Jordana, apesar de, no filme, o garoto não tocar instrumento algum.

Oliver vê em Jordana uma pesonalidade tão fora do padrão quanto a sua, indispensável para o reconhecimento do seu eu

1º) A

Dam

a de

Fer

roD

ireçã

o: P

hylli

da L

loyd

3º) O

Art

ista

Dire

ção:

Mic

hel H

azan

avic

ius

7º) S

ham

e D

ireçã

o: S

teve

McQ

ueen

4º) T

udo

pelo

Pod

erD

ireçã

o: G

eorg

e Cl

oone

y 8º

) O H

omem

que

Mud

ou o

Jogo

Dire

ção:

Ste

ve Z

ailli

an

5º) O

Esp

ião

que

Sabi

a D

emai

sD

ireçã

o: T

hom

as A

lfred

son

9º) M

argi

n Ca

llD

ireçã

o: J

. J. C

hand

or

6º) H

istó

rias

Cruz

adas

D

ireçã

o: T

ate

Tayl

or

10º)

Am

izad

e Co

lorid

aD

ireçã

o: W

ill G

luck

Meryl Streep arrebatou principais prêmios como a premier britânica no

melhor filme de 2012 na avaliação do Tabloide

2º) D

rive

Dire

ção:

Nic

olas

Win

ding

Ref

n

Page 29: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Gran Besta GS azul Motor novo 16 lug 00 R$ 36.000Corsa sedan 1.0 prata 00 r$ 13.900Gol G3 1.0 4p preto Completo 00 r$ 14.500BuGGy BranCo r$ 12.000uno ex 1.0 4p Cinza r$ 9.900esCort Gl 1.8 Completo - ar vermelho 94 r$ 9.500Corsa hatCh 1.0 2p BranCo 95 r$ 8.900loGus Gli verde 95 r$ 8.000Mini van towner 5 passageiros azul 97 R$7.500Gol Gli 1.8 azul 95 Bolinha r$ 6.500yBr 125e preta 02 r$ 2.900

Blazer DLX compl. + GNV preta 98Corsa Hatch 1.0 AQ/DES/LIM/VIDR/TRAV branco 01Corsa Hatch 1.0 vermelho 05Celta 1.0 VHC 4P branco 05Celta 1.0 2P preto 02Vectra Elegance completo dourado 06Vectra Branco GLS 2.2 completo branco 98Astra hatch completo +teto azul 99Meriva completa dourada 05Corolla XEI completo cinza 04Pick-up Corsa 1.6 branca 01Fiorino Furgão branca 03Fiorino Pick Up 1.5 branca 94Ducatto maxx furgão 2.8 completa branca 04Escort SW completo prata 97RAV 4 completa altomatica prata 05Gol 1.0 4P bordô bolinha 99Gol G3 power 1.6 4p prata 03Gol G4 1.0 4P c/Direção Hidráulica prata 06Saveiro 1.6 bolinha branca 99Kombi passageiro teto alto branca 95/00Fox 1.0 completo branco 10Honda Civic SI completo vermelho 08Ecosport 1.6 completa vermelha 05Ecosport XLT completa prata 04Fiesta Sedan 1.6 completo prata 07ka 1.0 vermelho 03Ka GL 1.0 branco 05Ranger cabine dupla completa pleta 01Parati 1.6 G4 completa -AR branca 07Palio Weekend 1.5 Vermelha 97Palio Weekend 1.3 ELX completa prata 03Palio 1.6 2p completo -AR 96Palio ELX 1.3 completo vermelho 04Kadett GL completo -AR cinza 95 Kangoo passageiro prata 04Mini van towner 7 lugares 12Peugeot 206 SW 1.6 Escapade sx comp. vermelha 07

TOYOTA HILUX SW4 D 2001 PRATA ....................50.000,00

VOLKSWAGEN CROSSFOX 2009 PRETA ............34.500,00

FIAT DOBLO ADVENTURE 2005 CINZA ...............34.000,00

GM ASTRA HB 4P ADVANTAGE 2009 CINZA .......33.900,00

MITSUBISHI PAJERO GLS V6 1999 BRANCA ......28.000,00

VOLKSWAGEN SAVEIRO 1.6 2008 BRANCA ........25.000,00

VOLKSWAGEN GOLF 2000 VERDE ......................22.500,00

VOLKSWAGEN SAVEIRO 1.8 2001 PRATA ...........18.800,00

HONDA CRF 450 X 2007 VERMELHA ...................18.000,00

FIAT UNO MILLE FIRE FLEX 2008 BRANCA .........17.800,00

GM VECTRA GLS 1997 BRANCA ..........................16.500,00

FIAT PALIO EX 2002 VERDE ..................................15.800,00

GM CORSA WIND 2002 BRANCA ..........................14.500,00

FORD KA GL 2003 BRANCA ..................................14.500,00

GM CORSA SUPER 1997 VERDE .........................10.800,00

FIAT UNO ELECTRONIC 1995 AZUL .......................9.900,00

VOLKSWAGEN GOL 1000 1994 BRANCA ...............9.800,00

VOLKSWAGEN GOL MI 1997 BRANCA ...................9.800,00

VOLKSWAGEN SANTANA GLS 1992 PRATA ..........8.500,00

GM CORSA SUPER 1999 BRANCA ........................ consultar

GM D20 CUSTOM S 1995 BRANCA ...................... consultar

FORD FOCUS 1.6L FC 2005 PRATA ...................... consultar

FORD MONDEO GUIA V 6 1999 AZUL .................. consultar

GM MONTANA LS 2012 BRANCA .......................... consultar

HONDA NX-4 FALCON 2001 VERDE ..................... consultar

SAVEIRO 1.6 CS 2011 VERMELHA ........................ consultar

Page 30: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Compro terreno de cooperati-va, mesmo que esteja em atra-so. Entrar em contato pelo fone (54) 9925.2068.

Quer vender, alugar, trocar e fazer um bom negócio? Anun-cie nos Classificados do Jornal Informante, a melhor alternati-va para você sempre fazer uma bom negócio. Ligue (54) 3401-3200 e anuncie no melhor se-manário do Rio Grande do Sul.

Vende-se Chácara em Cara-vaggio 2 hectares, aceita-se casa no negócio. Interessados ligar (54) 9606-7553 com Ge-raldo e 8123-6556 com Keli.

Procura-se para contratar ma-nicure e cabeleireira. Interessadas entrar em contato pelos fones (54) 8408.3555 ou (54) 2628.4044.

Contrata-se atendente de loja, sexo masculino, preferencialmen-te com vivência na área agrícola. Interessados enviar currículo para: [email protected] ou rua Cel. Pena de Moraes, 118, centro de Farroupilha RS. Excelente ponto de trabalho.

Estamos recrutando divul-gadores (as) para divulgação externa em Farroupilha. Re-muneração compatível + vale transporte. Interessados entre-gar currículo pessoalmente, na rua Cel. Pena de Moraes, 680, sala 2.

Vendo casa de alvenaria, 230m², a 100m do posto Mode-lo. Recebo apartamento de me-nor valor no negócio. Fone (54) 9949.3234.

Vendo cadeira de ginástica, seminova. Interessados ligar para (54) 9994-5939.

Page 31: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Page 32: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Vendo apartamento no bairro Imigrante com piso laminado nos dormitórios, área social, sacada fechada integrada, porcelanato no piso e paredes da cozinha, WC e lavanderia. Interessados ligar (54) 3261-2553 com os corretores da Serrana Imobiliária.

Page 33: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Oportunidade para vendedor(a) na área da saú-de. Interessados enviar cur-rículo para [email protected].

Procuro casa de 2 dor-mitórios para alugar, di-reto com o proprietário. Pago até R$ 550,00. Fone (54) 8401.2091 ou (54) 9698.3442.

Barbada! Vendo loja no Shopping Farroupilha’s Cen-ter. Interessados entrar em contato pelo fone (54) 9637-3365.

Vendo C10, ano 1979, Gás e Gasolina R$ 8.500,00. In-teressados entrar em conta-to pessoalmente na Rua Vê-neto, 257 ou pelo Fone (54) 9990-6124.

Page 34: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

HONDA CBR 450 1992 AZUL ....................................... 9.800,00

KASINSKI CRUISE 125 2003 PRETA ........................... 4.500,00

YAMAHA XTZ 125 E 2005 BRANCA ............................. 4.500,00

YAMAHA YBR 125 2008 PRETA ................................... 4.300,00

YAMAHA YBR 125K 2008 PRETA ................................. 4.300,00

YAMAHA YBR 125K 2007 VERMELHA ......................... 4.000,00

YAMAHA NEO 115 2006 AMARELA .............................. 3.900,00

HONDA CG 125 FAN 2008 PRETA ................................ 3.800,00

HONDA BIZ 125 KS 2006 PRETA .................................. 3.500,00

HONDA BIZ C 100 2005 PRETA .................................... 3.500,00

HONDA CG 125 FAN 2007 PRETA ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2004 PRETA .............................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2003 VERMELHA ...................... 3.500,00

YAMAHA YBR 125K 2006 VERDE ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125K 2004 PRATA ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR/125 E 2004 ROXA ................................ 3.200,00

SUNDOWN SUNDOWN MAX 125 SE 2007 PRATA ...... 2.800,00

HONDA XLX 250 1987 VERMELHA .............................. 2.800,00

HONDA XL 250 1985 PRETA ........................................ 2.700,00

HONDA HONDA CBX 150 AERO 1992 VERMELHA ..... 2.500,00

HONDA CG 125 TITAN 1998 AZUL ............................... 2.300,00

SUNDOWN SUNDOWN STX 200 2008 PRETA ............. 2.000,00

Vende-se Uno 1.0, 2008, IPVA 2012 pago. Valor R$ 18.000,00. Interessados ligar (54) 9908.5104.

Vendo caminhão Ford Cargo, 1521, ano 2003, acompanha baú de 9 metros, com chapa de ferro no assoalho, climatizado, com marcha reduzida e direção hidráulica. IPVA 2012 pago. In-teressado entrar em contato pelo fone (54) 3268.1062 ou (54) 9951.3583.

Impecável: vende-se Stilo Sporting completo, vermelho, 2007, valor R$ 39.000,00. In-teressados ligar para o fone (54) 3268.6504.

BARBADA: sem troca, Voyage 2009, 26.000km, roda de liga, DH. Interessados ligar para o fone (54) 9189.2404.

Vendo chácara com 5 hectares. Próximo a cidade. Com casa, galpão, açude e variedades de mudas frutíferas. Aceito imóvel de menor valor. Interessados entrar em con-tato pelo Fone (54) 9155-4276.

Peugeot 307 PK 1.6 c/couro e teto Preto 2010 R$36.000,00

Classe A 190 branca 2001 ................................R$ 13.000,00

Focus Hatch GLX aro 17 preto 2003 .................R$ 18.000,00

Focus Guia Sedan Preto 2001 ...........................R$ 20.000,00

Focus Hatch Guia Preta 2007 ............................R$ 28.000,00

Focus sedan Ghia prata 2001 ............................R$ 20.000,00

Vectra c/aro 17 e GNV cinza 2000 .....................R$ 20.000,00

Clio Hacth 1.0 completo Prata 2003 .................. R$ 17.000,00

Corsa 1.0 c/ar Hacth Preto 2003 ...................... R$ 17.000,00

Corsa Sedan Verde 2001 ....................................R$ 15.000,00

Corsa Wind Vermelho 1995 .................................. R$ 9.000,00

Pickup Corsa legalizada preta 2000 .................R$ 14.900,00

Ka 1.0 c/ar Preto 2011 ......................................R$ 21.000,00

Ka 1.0 Cinza 1998 ................................................ R$ 9.000,00

Saveiro 1.6 Branca 2005 ...................................R$ 22.000,00

Parati CL 1.6 verde 1997 ...................................R$ 12.000,00

Currier 1.6 completa Prata 2000 ......................R$ 15.500,00

Gol City 1.0 8V Vermelho 2004 .........................R$ 15.500,00

Gol Gl 1.8 prata 1995..........................................R$ 10.000,00

Astra GLS Azul 1999 ...........................................R$ 14.900,00

Celta branco 2002 ..............................................R$ 14.000,00

Mondeo SW Verde 1998 .....................................R$11.000,00

Passat Alemão Bordo 1995 ...............................R$ 11.000,00

Ranger CD 4X4 Branca 2003 ............................R$ 40.000,00

Wilux SW4 Branca 1998 ....................................R$ 40.000,00

CBX 250 Twister Preta 2008 ................................R$ 7.400,00

Vendo Vectra CD, 1997, 2.0, completo. Valor R$ 18.000,00. Interessa-dos ligar para o fone (54) 3268.4307.

Faça a arte de seu folder, cartão de visita, cartaz, ban-ner, encarte, adesivo, rótulo, pasta, outdoor, catálogos e muitos outros. Contatos: [email protected] ou pelo fone (54) 9924.5559.

Alugo casa completa na praia do dia 23 a 30/1 e 16/2 a 30/3. Balneário Atlântico/ Arroio do Sal, para 6 pessoas uma quadra do mar, 2 dor-mitórios grandes, toda em al-venaria, pátio, garagem 2 ban-heiros. Confira fotos no site www.lorenzoniimoveis.com.br tratar direto com o dono pelo Fone (54) 9972-6708.

BORTOLINI MULTIMARCAS a melhor opção para troca de carro! Próximo ao viaduto da Barão.

Vendo 2 mesas, um ar-mário e um arquivo de aço para escritório. Interessados entrar em contato pelo Fone (54) 2628-4584.

Que as realizações

alcançadas este

ano sejam

apenas sementes

que serão colhidas

com maior sucesso!

Feliz Ano Novo

Page 35: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

HONDA CBR 450 1992 AZUL ....................................... 9.800,00

KASINSKI CRUISE 125 2003 PRETA ........................... 4.500,00

YAMAHA XTZ 125 E 2005 BRANCA ............................. 4.500,00

YAMAHA YBR 125 2008 PRETA ................................... 4.300,00

YAMAHA YBR 125K 2008 PRETA ................................. 4.300,00

YAMAHA YBR 125K 2007 VERMELHA ......................... 4.000,00

YAMAHA NEO 115 2006 AMARELA .............................. 3.900,00

HONDA CG 125 FAN 2008 PRETA ................................ 3.800,00

HONDA BIZ 125 KS 2006 PRETA .................................. 3.500,00

HONDA BIZ C 100 2005 PRETA .................................... 3.500,00

HONDA CG 125 FAN 2007 PRETA ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2004 PRETA .............................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2003 VERMELHA ...................... 3.500,00

YAMAHA YBR 125K 2006 VERDE ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125K 2004 PRATA ................................. 3.500,00

YAMAHA YBR/125 E 2004 ROXA ................................ 3.200,00

SUNDOWN SUNDOWN MAX 125 SE 2007 PRATA ...... 2.800,00

HONDA XLX 250 1987 VERMELHA .............................. 2.800,00

HONDA XL 250 1985 PRETA ........................................ 2.700,00

HONDA HONDA CBX 150 AERO 1992 VERMELHA ..... 2.500,00

HONDA CG 125 TITAN 1998 AZUL ............................... 2.300,00

SUNDOWN SUNDOWN STX 200 2008 PRETA ............. 2.000,00

Vende-se Uno 1.0, 2008, IPVA 2012 pago. Valor R$ 18.000,00. Interessados ligar (54) 9908.5104.

Vendo caminhão Ford Cargo, 1521, ano 2003, acompanha baú de 9 metros, com chapa de ferro no assoalho, climatizado, com marcha reduzida e direção hidráulica. IPVA 2012 pago. In-teressado entrar em contato pelo fone (54) 3268.1062 ou (54) 9951.3583.

Impecável: vende-se Stilo Sporting completo, vermelho, 2007, valor R$ 39.000,00. In-teressados ligar para o fone (54) 3268.6504.

BARBADA: sem troca, Voyage 2009, 26.000km, roda de liga, DH. Interessados ligar para o fone (54) 9189.2404.

Vendo chácara com 5 hectares. Próximo a cidade. Com casa, galpão, açude e variedades de mudas frutíferas. Aceito imóvel de menor valor. Interessados entrar em con-tato pelo Fone (54) 9155-4276.

Peugeot 307 PK 1.6 c/couro e teto Preto 2010 R$36.000,00

Classe A 190 branca 2001 ................................R$ 13.000,00

Focus Hatch GLX aro 17 preto 2003 .................R$ 18.000,00

Focus Guia Sedan Preto 2001 ...........................R$ 20.000,00

Focus Hatch Guia Preta 2007 ............................R$ 28.000,00

Focus sedan Ghia prata 2001 ............................R$ 20.000,00

Vectra c/aro 17 e GNV cinza 2000 .....................R$ 20.000,00

Clio Hacth 1.0 completo Prata 2003 .................. R$ 17.000,00

Corsa 1.0 c/ar Hacth Preto 2003 ...................... R$ 17.000,00

Corsa Sedan Verde 2001 ....................................R$ 15.000,00

Corsa Wind Vermelho 1995 .................................. R$ 9.000,00

Pickup Corsa legalizada preta 2000 .................R$ 14.900,00

Ka 1.0 c/ar Preto 2011 ......................................R$ 21.000,00

Ka 1.0 Cinza 1998 ................................................ R$ 9.000,00

Saveiro 1.6 Branca 2005 ...................................R$ 22.000,00

Parati CL 1.6 verde 1997 ...................................R$ 12.000,00

Currier 1.6 completa Prata 2000 ......................R$ 15.500,00

Gol City 1.0 8V Vermelho 2004 .........................R$ 15.500,00

Gol Gl 1.8 prata 1995..........................................R$ 10.000,00

Astra GLS Azul 1999 ...........................................R$ 14.900,00

Celta branco 2002 ..............................................R$ 14.000,00

Mondeo SW Verde 1998 .....................................R$11.000,00

Passat Alemão Bordo 1995 ...............................R$ 11.000,00

Ranger CD 4X4 Branca 2003 ............................R$ 40.000,00

Wilux SW4 Branca 1998 ....................................R$ 40.000,00

CBX 250 Twister Preta 2008 ................................R$ 7.400,00

Vendo Vectra CD, 1997, 2.0, completo. Valor R$ 18.000,00. Interessa-dos ligar para o fone (54) 3268.4307.

Faça a arte de seu folder, cartão de visita, cartaz, ban-ner, encarte, adesivo, rótulo, pasta, outdoor, catálogos e muitos outros. Contatos: [email protected] ou pelo fone (54) 9924.5559.

Alugo casa completa na praia do dia 23 a 30/1 e 16/2 a 30/3. Balneário Atlântico/ Arroio do Sal, para 6 pessoas uma quadra do mar, 2 dor-mitórios grandes, toda em al-venaria, pátio, garagem 2 ban-heiros. Confira fotos no site www.lorenzoniimoveis.com.br tratar direto com o dono pelo Fone (54) 9972-6708.

BORTOLINI MULTIMARCAS a melhor opção para troca de carro! Próximo ao viaduto da Barão.

Vendo 2 mesas, um ar-mário e um arquivo de aço para escritório. Interessados entrar em contato pelo Fone (54) 2628-4584.

Que as realizações

alcançadas este

ano sejam

apenas sementes

que serão colhidas

com maior sucesso!

Feliz Ano Novo

Page 36: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Oportunidade para vendedor(a) na área da saú-de. Interessados enviar cur-rículo para [email protected].

Procuro casa de 2 dor-mitórios para alugar, di-reto com o proprietário. Pago até R$ 550,00. Fone (54) 8401.2091 ou (54) 9698.3442.

Barbada! Vendo loja no Shopping Farroupilha’s Cen-ter. Interessados entrar em contato pelo fone (54) 9637-3365.

Vendo C10, ano 1979, Gás e Gasolina R$ 8.500,00. In-teressados entrar em conta-to pessoalmente na Rua Vê-neto, 257 ou pelo Fone (54) 9990-6124.

Page 37: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Vendo apartamento no bairro Imigrante com piso laminado nos dormitórios, área social, sacada fechada integrada, porcelanato no piso e paredes da cozinha, WC e lavanderia. Interessados ligar (54) 3261-2553 com os corretores da Serrana Imobiliária.

Page 38: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Page 39: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Compro terreno de cooperati-va, mesmo que esteja em atra-so. Entrar em contato pelo fone (54) 9925.2068.

Quer vender, alugar, trocar e fazer um bom negócio? Anun-cie nos Classificados do Jornal Informante, a melhor alternati-va para você sempre fazer uma bom negócio. Ligue (54) 3401-3200 e anuncie no melhor se-manário do Rio Grande do Sul.

Vende-se Chácara em Cara-vaggio 2 hectares, aceita-se casa no negócio. Interessados ligar (54) 9606-7553 com Ge-raldo e 8123-6556 com Keli.

Procura-se para contratar ma-nicure e cabeleireira. Interessadas entrar em contato pelos fones (54) 8408.3555 ou (54) 2628.4044.

Contrata-se atendente de loja, sexo masculino, preferencialmen-te com vivência na área agrícola. Interessados enviar currículo para: [email protected] ou rua Cel. Pena de Moraes, 118, centro de Farroupilha RS. Excelente ponto de trabalho.

Estamos recrutando divul-gadores (as) para divulgação externa em Farroupilha. Re-muneração compatível + vale transporte. Interessados entre-gar currículo pessoalmente, na rua Cel. Pena de Moraes, 680, sala 2.

Vendo casa de alvenaria, 230m², a 100m do posto Mode-lo. Recebo apartamento de me-nor valor no negócio. Fone (54) 9949.3234.

Vendo cadeira de ginástica, seminova. Interessados ligar para (54) 9994-5939.

Page 40: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Gran Besta GS azul Motor novo 16 lug 00 R$ 36.000Corsa sedan 1.0 prata 00 r$ 13.900Gol G3 1.0 4p preto Completo 00 r$ 14.500BuGGy BranCo r$ 12.000uno ex 1.0 4p Cinza r$ 9.900esCort Gl 1.8 Completo - ar vermelho 94 r$ 9.500Corsa hatCh 1.0 2p BranCo 95 r$ 8.900loGus Gli verde 95 r$ 8.000Mini van towner 5 passageiros azul 97 R$7.500Gol Gli 1.8 azul 95 Bolinha r$ 6.500yBr 125e preta 02 r$ 2.900

Blazer DLX compl. + GNV preta 98Corsa Hatch 1.0 AQ/DES/LIM/VIDR/TRAV branco 01Corsa Hatch 1.0 vermelho 05Celta 1.0 VHC 4P branco 05Celta 1.0 2P preto 02Vectra Elegance completo dourado 06Vectra Branco GLS 2.2 completo branco 98Astra hatch completo +teto azul 99Meriva completa dourada 05Corolla XEI completo cinza 04Pick-up Corsa 1.6 branca 01Fiorino Furgão branca 03Fiorino Pick Up 1.5 branca 94Ducatto maxx furgão 2.8 completa branca 04Escort SW completo prata 97RAV 4 completa altomatica prata 05Gol 1.0 4P bordô bolinha 99Gol G3 power 1.6 4p prata 03Gol G4 1.0 4P c/Direção Hidráulica prata 06Saveiro 1.6 bolinha branca 99Kombi passageiro teto alto branca 95/00Fox 1.0 completo branco 10Honda Civic SI completo vermelho 08Ecosport 1.6 completa vermelha 05Ecosport XLT completa prata 04Fiesta Sedan 1.6 completo prata 07ka 1.0 vermelho 03Ka GL 1.0 branco 05Ranger cabine dupla completa pleta 01Parati 1.6 G4 completa -AR branca 07Palio Weekend 1.5 Vermelha 97Palio Weekend 1.3 ELX completa prata 03Palio 1.6 2p completo -AR 96Palio ELX 1.3 completo vermelho 04Kadett GL completo -AR cinza 95 Kangoo passageiro prata 04Mini van towner 7 lugares 12Peugeot 206 SW 1.6 Escapade sx comp. vermelha 07

TOYOTA HILUX SW4 D 2001 PRATA ....................50.000,00

VOLKSWAGEN CROSSFOX 2009 PRETA ............34.500,00

FIAT DOBLO ADVENTURE 2005 CINZA ...............34.000,00

GM ASTRA HB 4P ADVANTAGE 2009 CINZA .......33.900,00

MITSUBISHI PAJERO GLS V6 1999 BRANCA ......28.000,00

VOLKSWAGEN SAVEIRO 1.6 2008 BRANCA ........25.000,00

VOLKSWAGEN GOLF 2000 VERDE ......................22.500,00

VOLKSWAGEN SAVEIRO 1.8 2001 PRATA ...........18.800,00

HONDA CRF 450 X 2007 VERMELHA ...................18.000,00

FIAT UNO MILLE FIRE FLEX 2008 BRANCA .........17.800,00

GM VECTRA GLS 1997 BRANCA ..........................16.500,00

FIAT PALIO EX 2002 VERDE ..................................15.800,00

GM CORSA WIND 2002 BRANCA ..........................14.500,00

FORD KA GL 2003 BRANCA ..................................14.500,00

GM CORSA SUPER 1997 VERDE .........................10.800,00

FIAT UNO ELECTRONIC 1995 AZUL .......................9.900,00

VOLKSWAGEN GOL 1000 1994 BRANCA ...............9.800,00

VOLKSWAGEN GOL MI 1997 BRANCA ...................9.800,00

VOLKSWAGEN SANTANA GLS 1992 PRATA ..........8.500,00

GM CORSA SUPER 1999 BRANCA ........................ consultar

GM D20 CUSTOM S 1995 BRANCA ...................... consultar

FORD FOCUS 1.6L FC 2005 PRATA ...................... consultar

FORD MONDEO GUIA V 6 1999 AZUL .................. consultar

GM MONTANA LS 2012 BRANCA .......................... consultar

HONDA NX-4 FALCON 2001 VERDE ..................... consultar

SAVEIRO 1.6 CS 2011 VERMELHA ........................ consultar

Page 41: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

JORNAL

INFORMANTEParte integrante da Edição 256 do Jornal Informante. Nãopode ser vendidoseparadamente

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE28 de dezembro de 2012

Imagens: R

eprodução

Retrospectiva 2012

Tudo que foi notícia em 2012Semana a semana e mês a mês, confira os principais fatos que estiveram nas 2688 páginas das 53 edições do Jornal Informante neste ano

Page 42: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

ano começa com uma boa notícia na área da Edu-

cação e Política. A Edição 204 aborda a posição de vantagem de Farroupilha para receber o campus da UFRGS na Serra. Na Economia, destaque para as fei-ras que abrem o ano em impor-tantes setores produtivos da cida-de, o coureiro-calçadista, com a Couromoda, e o malheiro, com a Fenim. No Inside tem início o ba-lanço de 2011 e projeção do ano nas casas noturnas do município e destaque para a resenha de “Melancolia”, do polêmico cine-asta Lars von Trier. O Descolado é o Caderno Especial e abordou os desafios aceitos pelas Alines, Canziani e Venzon, que transfor-maram um hobby em profissão, e Monique Gaviraghi, que encarou um intercâmbio à China.

A Edição 205 traz o suces-so dos espumantes na Matéria Especial e a alta nas vendas da Basso Vinhos e Espumantes e Vinícola Perini. Na Saúde, a nova liderança obtida por Farroupilha no programa estadual “A Nota é Minha”. No Inside, os 240 novos títulos que passam a integrar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. Na Edu-

mês começa com a tradicio-nal Romaria Votiva, que reu-

niu milhares de produtores rurais em Caravaggio. Na Economia, a oferta de sorvetes clássicos da Kibon amplia as opções na Di Roma. Na Cidade, a preocupação com o aumento do abandono de animais, comum em época de férias. Outro dado preocupante é com a violência no trânsito, em especial na RS-122 e RSC-453 na Editoria de Segurança. Em um levantamento da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE) de Farroupilha, feito em 2010 e 2011, apontava que os 37 quilômetros das rodo-vias sob responsabilidade do gru-pamento, que representam 8% do total de cobertura, concentra-vam 33% dos acidentes. Para fi-nalizar a Edição 208, a seção Sé-tima Arte relembra os 20 anos do clássico “Tomates Verdes Fritos”.

Na Edição 209, a Matéria Es-pecial traz todas as 17 concor-rentes ao Garota Verão Farrou-pilha. Na Política, agitação com a mobilização da Assurcon Ser-ra e outras 60 entidades, que

último mês do ano inicia com a formatura de mais

1,4 mil estudantes aptos a di-zer não às drogas e à violência através do Proerd, que ganha a Matéria Especial da Edição 253. Na Economia, a consoli-dação em seu ano de estreia da Vitrina Store, o showroom do Grupo Tecnovidro que des-taca especialmente os produ-tos da Saint Claire e Casavitra. Na Cidade, a melhora de Far-roupilha nos quesitos do Índice Firjan de Desenvolvimento Mu-nicipal, apesar da queda para a 3ª colocação no Estado. Na Po-lítica, o orçamento de R$ 182 milhões enviado pelo Executivo ao Legislativo e a lista das 97 entidades que consomem mais de 10% dos valores da peça orçamentária. Ainda na Edito-ria, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acata Ação Di-reta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Ministério Públi-co, e extingue 91 cargos em comissão da prefeitura. No Es-porte, a prata e o bronze obti-dos pela escola Nova Sardenha na final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Nos Cadernos Especiais, o Descola-do 27, o bicampeonato de João e Márcio Campos na Mercedes--Benz Grand Challenge e a pro-jeção para o 14º encontro do Cachorro Lôco.

A Edição 254 traz as tratati-

cação, são abertas as primeiras 150 vagas gratuitas oferecidas pela prefeitura no Ensino Infan-til após acordo com o Ministério Público, assim como o Vestibular Complementar do CESF. No Es-porte, a expectativa para a apre-sentação da comissão técnica e grupo de jogadores da SERC Brasil. Nos Cadernos Especiais, destaque para a 32ª edição do Ângelo Venzon Neto/Antônio Mi-nella e para a Couromoda, que ressalta a participação das em-presas farroupilhenses na 39ª edição do evento que movimen-ta o setor coureiro-calçadista.

Na sequência do mês de ja-neiro, a Edição 206 aborda a

Janeiro (Edições 204 a 207)

Fevereiro (Edições 208 a 211)

O

O

O

Feira Nacional da Indústria da Moda (Fenim) em Caderno Espe-cial, além da cobertura exclusiva da participação farroupilhense na Couromoda. Na Matéria Es-pecial, destaque para a apresen-tação e início da pré-temporada do Brasil. Na Economia, é inau-gurada a X Picanha Delivery, a nova opção de lanches da cida-de. A Analógica & Fest Beer abre o ano no The Cavern. Na Cidade, o poder de mobilização da comu-nidade pelo Twitter ao protestar contra o aumento da tarifa do pedágio, que colocou a hashtag (#) gatovias na liderança dos TT’s no Brasil e em 10º no Mun-do. A retomada dos encontros da

oposição é tema da Editoria de Política. Já na Segurança, a redu-ção significativa de ocorrências de crimes contra o patrimônio na avaliação do último triênio.

Janeiro é encerrado com a Edição 207, que traz a cobertu-ra da participação das empresas farroupilhenses na Fenim em Caderno Especial e a boa pers-pectiva do setor malheiro para o ano. Na Matéria Especial, a mo-bilização da Assurcon/Serra con-tra a prorrogação dos contratos de concessão de rodovias peda-giadas no Rio Grande do Sul. Na Economia, as farroupilhenses Chromacor e Thermotec, que já reservaram a participação na

Plastech 2013. Na Cidade, Fe-lipão é o garoto propaganda da campanha “Tudo de Cor”, da Pró-Cor Tintas, que revitalizou o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, além do Senai Far-roupilha – Centro de Educação Profissional Adelino Miotti, que passa a contar com a direção de Paulo Roberto Schimitt. Na Políti-ca, entrevista com o médico Clai-ton Gonçalves, à época o favorito do bloco oposicionista para con-correr à eleição majoritária como cabeça de chapa. Na Educação, a expectativa de Alana Silveira Massolini e Lucas Bozzetti Pi-gozzi, dois dos farroupilhenses aprovados na UFRGS.

foram à Assembleia Legislativa cobrar uma postura definitiva do governo sobre a não prorro-gação dos contratos de pedá-gio. Ainda na Editoria, o médico Claiton Gonçalves surge como novidade e é indicado como pré-candidato do PDT à prefei-tura. No Esporte, o nascimento de um novo grupo, a Associa-ção Farroupilhense de Ciclismo (AFC) Di Roma, que já larga com bons resultados em sua estreia na 1ª etapa do Gaúcho de Meio Fundo e as finais da 32ª edição

do Ângelo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM).

O mês avança e o Carnaval é o destaque da Edição 210, com opções de fantasias para a data na Economia, as festas pela ci-dade no Inside, dicas para os foliões na Saúde, Beleza & Esté-tica e, por fim, orientações para evitar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção na Se-gurança. Na Matéria Especial, o foco é o momento de pleno em-prego no município. Na Editoria de Cidade, as chuvas de verão

voltam a provocar transtornos no bairro 1º de Maio. Wendy Graliki é eleita a Garota Verão da cida-de, destaque no Inside. No Es-porte, o Nova Geração conquista o Veteranos, Beviláqua o 1º e o Vasco da Gama o 2º Quadro do AVN/AM. Ainda na área, os far-roupilhenses habilitados para a final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres, e o lan-çamento da escolha dos cinco mascotes da SERC Brasil.

A Edição 211 destaca, na Matéria Especial, o jantar de 73

anos do Brasil. Na Saúde, Bele-za & Estética, a inauguração da Zarho, clínica estética capita-neada pela biomédica Adalgisa Bassotto, que apresentava um novo conceito para a área, e dicas para amenizar os efeitos do fim do Horário de Verão. No Inside, a classificação de Wen-dy para a grande final do Garota Verão. Na Educação, a abertura do ano letivo e, na Segurança, um balanço positivo do feriado de Carnaval nas rodovias aten-didas pela PRE de Farroupilha.

Dezembro (Edições 253 a 256)

vas da SERC Brasil para obten-ção de uma suplementação de verba no orçamento na Matéria Especial. Na Economia, a inau-guração da Marajó na cidade, concessionária líder em vendas da italiana Fiat. No Inside, des-taque por conta da apresenta-ção dos Canarinhos na Matriz. Na Política, a representação do Ministério Público contra o ve-reador progressista Raul Her-pich. Na Educação, os bons re-sultados obtidos pelo Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF) em nova avaliação feita pelo Ministério da Educação e a Amiga que, além do ensino de informática, passará a contar também com Língua Inglesa a partir de março. Na Segurança, os 28 anos da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE) de Farroupi-lha. No Esporte, a conquista do Capacete de Ouro pelos pilotos

farroupilhenses João e Márcio Campos e a tabela dos jogos iniciais da 33ª edição do Ânge-lo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM). No Caderno Espe-cial, Noivas & Festas.

Penúltima do ano, a Edição 255, como não poderia deixar de ser, enfatiza o Natal. Caderno Especial de 24 páginas destaca as ações que foram realizadas para celebrar a data na cidade ao longo do mês de dezembro. Na Matéria Especial, a projeção orçamentária para os quatro anos do governo Claiton Gon-çalves, uma comparação com o orçamento da gestão de Ademir Baretta e os baixos percentuais destinados a investimento. Na Economia, a Maltec, do Grupo Sazi, inaugura sua sede própria e projeta crescimento superior a 20% até 2016 por conta da Copa do Mundo e dos Jogos

Olímpicos. Na Política, reunião do governo do Estado na cida-de não apresenta novidades em relação às estradas e, em sessão polêmica, a Câmara de Vereadores aprova aumento de R$ 250 mil para a SERC Brasil no orçamento. Ainda na área, prefeito, vice e os 15 vereado-res eleitos em 7 de outubro são diplomados pelo Judiciário. Na Educação, as novas direções para as escolas municipais pelos próximos três anos. No Esporte, o convite para Márcio Campos competir na Stock Car já a partir do próximo ano.

O ano encerra com a presen-te Edição, a 256. Na Matéria Especial, o bem sucedido proje-to de policiamento comunitário desenvolvido no município, uma referência estadual. Na Econo-mia, um balanço das vendas no comércio farroupilhense para o

Natal. Na Segurança, uma ava-liação da Operação Papai Noel e projeção para o Ano Novo. No Esporte, o ano de retomada do Farroupilhão e a perspectiva da Liga Farroupilhense de Fu-tebol de Campo para 2013. No Saúde, Beleza & Estética, dicas para quem pretende manter a rotina de correr à beira-mar. No Inside, a tradicional lista com os 10 melhores filmes do ano resenhados pela seção Séti-ma Arte e o Top 10 do Instituto Americano de Cinema. No Ca-derno Especial, a presente Re-trospectiva, mês a mês, pelas 53 edições, 60 Cadernos Espe-ciais e 2688 páginas que retra-taram um 2012 intenso. Então, caros leitores, qual a matéria que mais apreciaram durante o ano? Comente na Fan Page do Jornal Informante no Facebook. Que venha 2013.

Page 43: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

arço foi o mês que regis-trou o maior número de

páginas publicadas no ano, 284, e de Cadernos Especiais, nove. Na Edição 212, foram três. Além do Descolado 18, o Setor Primá-rio destacou diferentes e inusi-tadas culturas produzidas pelo interior, e o especial Segundona Gaúcha projetou a participação do Brasil na competição estadu-al na maior edição do ano, que totalizou 72 páginas. Na Maté-ria Especial, ganhou destaque o aumento das exportações far-roupilhenses. Na Saúde, Beleza & Estética, a inauguração da franquia Sharing, especializada em Ortodontia, e na Educação, a abertura da Kumon. No Inside, a expectativa para a grande final

carro-chefe da Edição 248, que abre o mês de

novembro, é a Feira do Livro, que ganha a Matéria Especial, e páginas do Inside com sua ampla programação cultural. Na Editoria de Política, o início dos trabalhos do Conselho Político instituído pelo governo Claiton Gonçalves para definição do primeiro escalão do Executivo, o encontro do futuro prefeito com o governador Tarso Genro em uma reunião na Assembleia Legislativa e a projeção de sua viagem a Brasília com o vice Pedro Pedrozo. Na Segurança, o temporal que atingiu a cidade e deixou um rastro de destrui-ção. Nos Cadernos Especiais, os premiados na 7ª Seleção de Vinhos, os vencedores do Troféu Lojista e o Descolado 26.

A Matéria Especial da Edição 249 segue tratando de Feira do Livro com entrevistas exclusivas com os músicos e novos lite-ratos Humberto Gessinger, do

quarto mês do ano começa com a conquista do prêmio

Prefeito Empreendedor, conferi-do a Ademir Baretta e Farroupi-lha pelo Sebrae, por uma série de ações desenvolvidas no pro-jeto “Do Fundo do Quintal para o Núcleo Industrial”. A Edição 217 traz, na Política, os novos secretários que ocupam as pas-tas para que os titulares con-corram na eleição de outubro e o ajuizamento de uma ação do Ministério Público contra a pre-feitura por irregularidades no aterro sanitário. Na Segurança, os planos de Mário Mombach, novo delegado, e o lançamento da 5ª edição do Cidade Segura. No Eporte, a tabela do Sênior.

A Edição 218 já começa a entrar no clima da 20ª Festa Na-cional do Kiwi (Fenakiwi), com o evento em contagem regressiva ocupando a Matéria Especial. Na Cidade, tudo pronto para a 12ª Noite do Peixe. No Inside, a ex-pectativa para o show de Tangos & Tragédias e um pouco sobre Ar-

do Garota Verão com a represen-tante da cidade, Wendy Graliki.

O mês segue com a Edição 213, a primeira que assinala os 4 anos do Jornal Informante e o ingresso no Ano V de atividade, destaques para a festa promo-vida pelos perfis @Nova Mila-no e @Forqueta, do Twitter. No Esporte, a recondução de Luiz Valdelírio da Silva, o Chocolate, à presidência da Liga Farroupi-lhense de Futebol de Campo e a confirmação da participação do Centro de Treinamento de Fute-bol Farroupilha (CTFF), o Sub-17 do Brasil, no Gauchão da cate-goria. Nos Cadernos Especiais, a inauguração do Impperia Sho-pping e o Dia da Mulher com as farroupilhenses que dedicam

Engenheiros do Hawaii, e Tico Santa Cruz, do Detonautas. A 27ª edição do evento literário também é destaque na Editoria de Cidade e no Inside. Na Eco-nomia, a Rigo Negócios Imobili-ários passa a comercializar com exclusividade o Unique Offices, idealizado pela Meta Engenha-ria e Construções e Projeto com Estilo Arquitetura. No Caderno Especial, os 20 anos da Óptica e Joalheria Farroupilha. Na Po-lítica, um balanço da visita de Claiton e Pedrozo à Capital fe-deral, a mobilização da comuni-dade para impedir a instalação de um abatedouro de aves em Caravaggio, que teve certidão de zoneamento autorizada pela prefeitura, e as explicações do Executivo para o cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha. Na Segurança, a formatu-ra do Proerd na Sol Nascente.

Novembro segue com a Edi-ção 250. Nela, destaque para nova conquista da Nova Sarde-

Março (Edições 212 a 216)Novembro (Edições 248 a 252)

Abril (Edições 217 a 220)

MO

O

sua vida à arte de ensinar. A Edição 214 traz, na Ma-

téria Especial, o aniversário de 25 anos do Grupo Tecnovidro. Na Economia, destaque para o Greentec, um novo Distrito Industrial que será instalado em Linha Palmeiro e tem foco na sustentabilidade. No Cader-no Especial, os formandos do CESF. A homenagem às mulhe-res farroupilhenses na Câmara de Vereadores e as atividades do IV Jornadas da Mulher. No Esporte, a retomada do Circuito de Tênis da Serra Gaúcha, com a participação do ideólogo Gio-vana Campo Clube.

A avaliação da gestão fiscal pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) ganha

nha no JEF de Voleibol no Es-porte, que também ressalta a confortável vantagem de João e Márcio Campos na liderança da MBGC, que chega a 40 pontos. Na Matéria Especial, as empre-sas farroupilhenses que apos-tam na reciclagem. Na Cidade, a ampliação do acervo da Olavo Bilac. Na Saúde, Beleza & Es-tética, a ação solidária entre o Lions Clube Farroupilha Centro e a ProDent, com o projeto Pró--Sorriso, que atende crianças até os 14 anos e adultos caren-tes. Na Política, os últimos ajus-tes do Conselho na definição do secretariado. Na Segurança, os altos índices de acidentes entre os quilômetros 61 e 65, que vai do Distrito Industrial à Praça de Pedágio, na RS-122. No Inside, Bruna Thomé Nicoletti, 13 anos, vence o concurso de O Verme-lhinho e tem desenho exposto na capa do Guia de Negócios.

A Edição 251 destaca, na Matéria Especial, o primeiro

a Matéria Especial da Edição 215 e Farroupilha aprece mal posicionada. Na Economia, a Tecnovidro inaugura a Vitrina Store, o showroom destinado especialmente às produções da Saint Claire e Casavitra, em-presas do Grupo. Cadernos Es-peciais com a participação das empresas farroupilhenses na 18ª edição da Movelsul Brasil e os formandos da UCS Farroupi-lha. A seção Sétima Arte relem-bra os 40 anos de lançamento de “O Poderoso Chefão”, o clás-sico absoluto de Francis Ford Coppola. No Esporte, a estreia do fardamento da AFC Di Roma na Volta das Hortênsias.

O agitado mês de março é en-cerrado com a Edição 216, com

escalão do futuro governo Clai-ton. Na Economia, a ampliação dos benefícios da Nota Farrou-pilha e o lançamento de sho-pping voltado à moda verão pelo Grupo Tonin. No Inside, a perspectiva para as atrações do Festival de Arte Livre de Farroupilha (FALF), que surgiu a partir do cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha, as campanhas de Natal criadas por farroupilhenses no Facebook, e os 70 anos do clássico “Casablanca”, de Michael Curtiz, relembrado na seção Sétima Arte. Na Política, a proposta da abertura de uma CPI no Legislativo para investi-gar os funcionários fantasmas do Executivo e o pedido de de-claração de nulidade de ato administrativo da prefeitura, feito por parte do Ministério Público e aceito pelo Judiciá-rio, impedindo assim a licença de instalação de um abatedou-ro de aves em Caravaggio. Nos

a capa em azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foco da Matéria Es-pecial, e com Rain Man na seção Sétima Arte. Na Cidade, nova divulgação do Índice de Desen-volvimento Socioeconômico (Ide-se) da Fundação de Economia e Estatística (FEE) coloca Farroupi-lha em uma nada honrosa 82ª posição no Estado. No Caderno Especial, dicas para a Páscoa. No Esporte, destaque para a vi-sita às Castanheiras e Complexo Esportivo do Parque Cinquente-nário de Wolfgang Wirthmann, diretor da Federação Alemã de Futebol, que teceu elogios ao lo-cal como um possível Centro de Treinamento da equipe para o Mundial de 2014.

Cadernos Especiais, os títulos do Penharol e São Paulo no Farroupilhão e a expectativa para a escolha das novas so-beranas de Farroupilha.

O mês é encerrado com a Edição 252, que aborda o ele-vado número de prisões no ano efetuadas pelo 36º BPM. Na Cidade, a nova presidência da AFEI. Na Política, um perfil e primeiros planos dos 10 novos secretários. No Inside, o novo trio de soberanas com a rainha Ritielle Dal Pizzol e as princesas Luana Malinverno e Thaíse Be-nacchio. Na Segurança, o en-cerramento do Cidade Segura e a projeção da BM para o lança-mento da Operação Papai Noel. No Esporte, a visita de Luiz Feli-pe Scolari ao Santuário em meio aos rumores de um novo convi-te para assumir o comando da Seleção Brasileira e a recondu-ção do presidente Flávio Daniel Cortiana para mais um mandato à frente da SERC Brasil.

mando Wartha, novo colunista do Jornal Informante. No Caderno Especial Construção, Decoração & Reforma, opções para você planejar seus ambientes. Na Po-lítica, o nome de Pedro Pedrozo (PSB) é confirmado como vice da chapa oposicionista encabeçada por Claiton Gonçalves (PDT). Na Educação, o Educonex@o, parce-ria da NET com o Instituto Crescer para a Cidadania, é lançado na cidade, e os 50 anos da José Fan-ton. No Esporte, o CTSG com sua

etapa no Giovana Campo Clube. O 1º Bingo da Amafa é o des-

taque da Edição 219 na Editoria de Cidade, que também traz a opção de escolha da nova pintu-ra do Santuário de Caravaggio. A Matéria Especial aborda o come-ço da 2ª temporada da Merce-des-Benz Grand Challenge, com a participação dos farroupilhen-ses João e Márcio Campos, que iniciam luta pelo bicampeonato. Na Economia, a Basso Vinhos e Espumantes lança a Linha Vir-

tus, com foco voltado também à exportação para Países como China, Estados Unidos e Japão. No Caderno Especial, as receitas completas da Noite do Peixe. Na Política, Fabiano Feltrin (PP) cogi-ta possibilidade de não concorrer como vice na chapa situacionista.

Por fim, a Edição 220 encerra o mês com os farroupilhenses que se preparavam para encarar uma trilha de aventura sobre duas ro-das nos Estados Unidos, destaque na capa do Inside, assim como o

desfile da moda inverno da Ma-lharia Anselmi, que reuniu Jonas Sulzbach, Carlos Casagrande e Flávia Alessandra. Na Matéria Es-pecial, o lançamento do Felicità, loteamento residencial da Rigo Negócios Imobiliários e Olimóveis Empreendimentos Imobiliários. Na Política, os partidos debatem as alianças à eleição proporcio-nal. No Esporte, o lançamento do projeto do Centro de Treinamento de Formação de Atletas (CTFA) do Grêmio São Luiz, no 3º Distrito.

Page 44: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

20ª Fenakiwi é o desta-que da Edição 221, que

abre o mês, em Caderno Espe-cial, assim como as opções de presentes para o Dia das Mães do Impperia e o Descolado 20. A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Es-pumantes, Sucos e Derivados (Afavin) completa sete anos e acelera processo para busca da Indicação de Procedência (IP). As atrações da Fenakiwi ganham as páginas do Inside. Na Cidade, a abertura da inten-sa programação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. No Esporte, o início do Sênior e o 1º Grande Prêmio Nossa Senho-ra de Caravaggio de Ciclismo, promovido pela AFC Di Roma, em parceria com a Federação Gaúcha de Ciclismo. Na Sétima Arte, resenha de “A Dama de Ferro” que viria, mais tarde, a ser eleito o melhor filme rese-nhado em 2012 na seção.

A Edição 222 traz o sucesso do lançamento do Guia Turístico

ês mais aguardado do ano por conta da eleição

municipal, outubro começa com a Edição 243 e a publicação da segunda pesquisa eleitoral pelo Jornal Informante, contratada novamente junto ao Instituto Methodus. Nela, a vantagem de Claiton Gonçalves sobre Ademir Baretta é expressiva tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. A pesquisa é des-taque da Matéria Especial que, em seis páginas, ainda traça um quadro comparativo em re-lação à primeira divulgada, nos dois cenários e na frente que avalia a rejeição. Maior Edito-rial da história do Tabloide, a Editoria de Política toma conta de boa parte das 36 páginas (22 ao todo), com uma ampla e completa perspectiva para o pleito municipal, com opinião e entrevista final com os candi-

Bem-Vindo a Farroupilha, feito pelo Jornal Informante, duran-te a abertura da Fenakiwi. Em 90 páginas, o material faz um resgate histórico das origens do município e destaca suas poten-cialidades em diversas frentes, especialmente na área cultural, histórica e religiosa. Nos Ca-dernos Especiais, o início da 2ª fase da Segundona Gaúcha e a sequência da programação da Fenakiwi, com suas atrações culturais ocupando as páginas

datos ao Executivo, matéria e artigo com o Subcomitê 9840 e juíza eleitoral Claudia Bampi, lis-ta completa com foto e número dos candidatos ao Legislativo e os locais de votação. O Desco-lado 25 também traz o Grupo Farroupilha e sua expectativa para a eleição e até mesmo a seção Sétima Arte aborda a po-lítica com “A Grande Ilusão”. Na Segurança, os trabalhos dire-cionados ao domingo eleitoral. No Esporte, a consolidação da liderança de Ulysses Bertholdo Filho e Marcelo Dalmut no Bra-sileiro de Rally. Na Economia, o Chardonnay, da Basso Vinhos e Espumantes, e o Moscato Bianco R2, da Vinícola Perini, figuram entre os 16 mais repre-sentativos na 20ª Avaliação Na-cional de Vinhos.

A Edição 244 foi a Extra do ano. Ela circulou na segunda,

Maio (Edições 221 a 224) Outubro (Edições 243 a 247)A

Mdo Inside. No Esporte, o início da Copa Farroupilha, nova competi-ção promovida pela Liga Farrou-pilhense de Futebol de Campo.

O mês segue com a Edição 223, com destaque para o tra-balho integrado entre Polícia Ci-vil e Brigada Militar em ações no combate ao tráfico de drogas na Editoria de Segurança. Na Eco-nomia, o ingresso da Vinícola Perini no mercado estaduniden-se. No Saúde, Beleza & Estéti-ca, a luta dos fisioterapeutas da

dia 8 de outubro, com a cober-tura completa da eleição e a expressiva vitória de Claiton Gonçalves, da Farroupilha Quer, Pode e Merece. Em 28 páginas, tudo que aconteceu durante o pleito municipal: os votos urna a urna para a eleição majoritária, entrevista com o futuro prefeito, fotos da vitoriosa jornada, opi-nião dos 15 vereadores eleitos para integrar o Legislativo e a ordem de votação dos 132 can-didatos à Casa Legislativa Lido-vino Antônio Fanton.

Encerrada a agitação do pleito, o momento foi de come-moração. A Edição 243 desta-ca, na Matéria Especial, a festa da Farroupilha Quer, Pode e Merece com a vitória de Claiton Gonçalves e, na Editoria de Po-lítica, as primeiras ações a se-rem implementadas pelo pre-feito eleito, bem como a nova

cidade pela criação de uma en-tidade que os represente. Atra-ções do último final de semana da Fenakiwi, Armandinho, Claus & Vanessa e Osvaldir & Calos Magrão nas páginas do Inside. Na Educação, os 50 anos da es-cola Carlos Fetter.

Fechando maio, na Edição 224, a Matéria Especial traz a expectativa para a 133ª Ro-maria ao Santuário e, na Edito-ria de Cidade, um balanço da Fenakiwi e a possibilidade de

divisão de forças dentro do Po-der Legislativo. Na seção Boca de Urna, uma análise completa da eleição com a votação divi-dida por chapas, coligações e partidos. Na Educação, os es-tudantes que participaram da nova edição do Vereador por um Dia. Na Segurança, a onda de furtos que preocupa a po-pulação. No Caderno Especial, 510 fotos no Momento Criança. Por fim, a seção Sétima Arte re-lembra os 30 anos do clássico “Os Caça-Fantasmas”.

Outubro avança e a Edição 244 destaca, na Economia, as mudanças na Lojas Pompéia. Na Matéria Especial, a condenação do ex-prefeito Bolivar Pasqual no Tribunal de Justiça do Estado e o contrato do lixo, que aguarda jul-gamento. No Caderno Especial, os votos urna a urna dos 132 candidatos ao Legislativo. Na

Farroupilha integrar o catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da FIFA. No Ca-derno Especial, empreendimen-tos de sucesso em nova edição do Minha Empresa Vencedora. Na Política, o nome do vereador Nilton Bozzetti, o Bobi, surge como alternativa a Fabiano Fel-trin para ser o vice da chapa si-tuacionista. No Esporte, Ulysses Bertholdo Filho retorna após sete anos e vence o Rally Inter-nacional de Erechim.

Política, Claiton aguarda início do processo de transição para começar a discutir os nomes que integrarão seu primeiro escalão.

A última Edição do mês, a de número 247, o destaque fica por conta dos Cadernos Especiais do Baile do Perfume, Seleção de Vi-nhos e Digital. A Matéria Especial acompanha uma visita de estu-dantes à Chácara Pasqual, uma aula de educação ambiental ao ar livre. Na Economia, a abertura de uma filial da franquia espa-nhola de supermercados Dia. Na Política, matéria aborda o racha dentro do Partido Progressista, um dos fatores para a derrota da situação na eleição municipal. Na Educação, a expectativa para o início da 27ª Feira do Livro e a surpresa com o cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha, prevista para acontecer durante o evento literário.

Page 45: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

mês inicia com a expec-tativa para a Semana

Farroupilha na Editoria de Ci-dade, que também destaca as entidades que estarão no Des-file Cívico de 7 de Setembro. Na Matéria Especial da Edição 239, o início do Farroupilhão. Na Eco-nomia, a 7ª edição da Seleção de Vinhos é lançada com um novo conceito, que busca am-pliar seu alcance para além dos limites da cidade. No Esporte, o time de futsal da Bigfer garante classificação para a fase final da Olimpíada Estadual do Sesi. No Caderno Especial Descolado 24, a paixão pelo vôlei na escola Nova Sardenha.

A Edição 240 traz a cobertu-ra do debate entre os candida-tos a prefeito promovido pela CDL Jovem. Na Matéria Espe-cial, os homenageados com a medalha Mérito Farroupilha. Na

mês de encerramento do semestre traz a visita

do diretor geral do DAER, José Francisco Thormann e a espe-ra do município por soluções urgentes nas rodovias na Edito-ria de Segurança. A Edição 225 ressalta, no Saúde, Beleza & Estética, a importância do con-sumo de líquidos no inverno. No Esporte, dobradinha de João e Márcio Campos em Curitiba e liderança isolada da MBGC, e a queda do técnico Leandro Ma-chado no Brasil. Nos Cadernos Especiais, o Descolado 21, Dia

Segurança, a abertura de um treinamento para a formação de novos soldados no 36º BPM. No Esporte, os farroupilhenses que competiam na Regional do Sesi, em Bento Gonçalves, em busca de um lugar na final estadual.

Os 10 anos da Amafa é o des-taque da Edição 241 na Editoria de Educação. Em quatro pági-

do Desafio, Noivas & Festas e os 84 anos do Clube Santa Rita.

A Edição 226 ressalta a con-tratação do técnico Paulo Porto pelo Brasil e a projeção do retur-no da equipe na 2ª fase da Se-gundona na Matéria Especial. No Inside, o The Cavern Bar, que conta com uma nova carta de cervejas, com 58 marcas de 13 Países. No Caderno Especial, em foco o Dia dos Namorados. Na Segurança, o Programa Edu-cacional de Resistência às Dro-gas e à Violência (Proerd) forma pais e, no Esporte, o início da 8ª

Setembro (Edições 239 a 242) Junho (Edições 225 a 229)O

Onas, a Matéria Especial ressalta o Encanta Farroupilha, traçando um pequeno perfil de 10 bandas farroupilhenses. Na Política, o Ministério Público, através da promotora Cláudia Balbinot, in-gressa com um pedido de cas-sação da candidatura da chapa situacionista, de Ademir Baretta e Nilton Bozzetti, a Farroupilha

edição da Copa das Facções. Edição intermediária do

mês, a 227 conta com o Es-tudante Destaque na Matéria Especial. O Saúde, Beleza & Es-tética centra atenções na vaci-nação contra a poliomielite. No Inside, a estreia do colunista Flávio Lopes e o lançamento da Fan Page do Jornal Informante no Facebook. Na Política, Bobi é convencido pelo PP a concor-rer a vice na chapa situacio-nista encabeçada por Ademir Baretta. No Brasil, Paulo Porto recebe proposta e sai. Marcelo

Mais. No Esporte, o início da 14ª edição do Farra da Bola.

Setembro encerra com a Edi-ção 242 que aborda um pouco do treinamento do POE na Ma-téria Especial. Na Economia, o lançamento do Unique Offices, parceria da Meta Engenharia com o escritório de arquitetura Projeto com Estilo. No Caderno

Caragnato assume. Um projeto do São Tiago,

que debate os malefícios do álcool, é o tema da Matéria Es-pecial da Edição 228. No Inside, em parceria com o Informante, a Elo-Psi promove o retorno do CineFórum com o debate do pe-sado drama “Meninos não Cho-ram”. Caderno Especial destaca a projeção da participação far-roupilhense na 44ª Francal. Na Política, o Ministério Público re-vela esquema de corrupção na concessão de licenças ambien-tais nas Secretarias de Obras e

Especial, o empresário Elói Car-los Pellizzari e a Amiga Informá-tica, os grandes vencedores do troféu “O Empreendedor”. Na Política, a promotora Jeanine Mocelin e o Ministério Público revelam um esquema de fraude na Secretaria de Obras com o pagamento de horas extras in-devidas a servidores.

Meio Ambiente. No Esporte, o Brasil dá adeus à Segundona.

Finalizando o mês, a Edição 229 traz, na Matéria Especial, as projeções para o pleito municipal, tanto na eleição majoritária quan-to na proporcional. Na Economia, Basso e Perini são os represen-tantes da cidade no Festival In-ternacional de Publicidade de Cannes. Na Política, governador Tarso Genro vem à cidade e par-ticipa do Cardápio Empresarial da CICS. Por fim, o Caderno Especial projeta a 7ª Festa do Vinho Novo, que acontece em Forqueta.

Page 46: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

segundo semestre inicia com a Edição 230 e da-

dos preocupantes na Matéria Especial. Ela aponta que apenas 22% dos 303 presos em Farrou-pilha em 2012 continuavam detidos. Na Política, a expecta-tiva de Claudia Bampi para sua estreia como juíza eleitoral e entrevistas com candidatos a prefeito e a vice das três chapas que concorrem ao Executivo, além da lista dos postulantes às 15 cadeiras legislativas na elei-ção proporcional. No Esporte, o Cinquentenário, campeão da 1ª edição da Copa Farroupilha.

Rock é o tema da Edição 231, com a abertura da Expo El-vis, no San Pelegrino, que ganha as páginas da Matéria Especial. No Saúde, Beleza & Estética, a repaginada no Espaço Elton Rocha. Na Política, os primeiros passos, ainda tímidos, das três

corrida eleitoral começa para valer em agosto,

com o lançamento oficial das campanhas, intensificação de debates e divulgação de ações. Na Editoria de Política, o Jornal Informante inicia a apresenta-ção dos candidatos ao Legisla-tivo e das propostas de campa-nha de Ademir Baretta (PMDB), Claiton Gonçalves (PDT) e Glacir Gomes (PV). Na Matéria Espe-cial, a abertura do ciclo de deba-tes sobre inclusão. No Esporte, a conquista do Regional do Sesi pela Bigfer e o ingresso do Está-dio das Castanheiras como um dos sete Centros de Treinamen-to de Seleções (CTS) escolhidos

chapas que disputam a eleição majoritária. No Esporte, ao lado do navegador Marcelo Dalmut, Ulysses Bertholdo Filho vence mais duas etapas do Brasileiro de Rally, em Passo Fundo, e lide-ra com folga a competição.

A ampliação do acervo literá-rio da Olavo Bilac é destaque na Educação na Edição 232, assim

pela FIFA no Rio Grande do Sul. Ainda na Edição 234, nos Ca-dernos Especiais a nova edição do Construção, Decoração & Re-forma e o Descolado 23.

A Edição 235 destaca o Dia dos Pais na Matéria Especial. Na Economia, o resultado posi-tivo da participação da farroupi-lhense Soprano na Construsul e, na Cidade, a abertura da Se-mana da Família. Caderno Espe-cial para o Dia do Advogado. No Inside, atenções voltadas para a 16ª edição do tradicional Ho-mens na Cozinha. No Esporte, Vilson João de Souza, o Vilsinho, recebe o Mérito Esportivo e a ta-bela do Campeonato Municipal

Julho (Edições 230 a 233) Agosto (Edições 234 a 238) O

Acomo a projeção das empresas farroupilhenses para a 4ª edição da Plastech. Na Economia, o fri-sante Monte Pasqual, da Basso Vinhos e Espumantes, conquista medalha de ouro no Muscats Du Monde, prestigiado concurso re-alizado na França. Na Política, a utilização das redes sociais, es-pecialmente o Facebook, pelos

de Futebol, o Farroupilhão. A preparação para o Juve-

nil B do Sub-17 do Brasil/CTFF pauta a Editoria de Esporte. No Saúde, Beleza & Estética, foco na Campanha Nacional de Mul-tivacinação. O Caderno Especial traz as 12 opções de pratos do Homens na Cozinha. Na Política, o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e a abertura de um espaço na área destinado ao Subcomitê 9840, pelo voto consciente e combate à corrup-ção eleitoral, da OAB Farroupi-lha, coordenado pelas advoga-das Eliane Trevisol Dal Ponte e Fernanda Camargo da Silva.

A divulgação da primeira

candidatos ao Executivo. No Es-porte, o Caramujo Rasta vence a 8ª edição da Copa das Facções.

Julho é encerrado com a Edi-ção 233 que destaca, na Matéria Especial, os 6 anos do 36º Bata-lhão de Polícia Militar (BPM). Na Economia, a Saint Claire, do Gru-po Tecnovidro, apresenta a linha Immagini, de portas com perfil de

pesquisa eleitoral do Jornal Informante, contratada junto ao Instituto Methodus, ganha a Capa e a Matéria Especial da Edição 237, em inéditas seis páginas, traçando uma análise completa do empate técnico entre Ademir Baretta (PMDB) e Claiton Gonçalves (PDT), tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, além da rejei-ção e de mostrar o perfil do elei-tor farroupilhense. No Caderno Especial, em foco o Dia do Psi-cólogo. Na Cidade, o prêmio de Agricultor Destaque para o pro-dutor rural Paulo César Perini. Na Segurança, a bem sucedida parceria entre Polícia Civil e Bri-

alumínio e vidro temperado, lan-çadas na ForMóbile, em São Pau-lo. No Caderno Especial, Agricul-tor & Motorista. No Esporte, João e Márcio Campos fazem nova dobradinha, desta vez em Jaca-repaguá, e abrem 36 pontos de vantagem na liderança da MBGC e destaque também para a SERC Farrapos, que vence o Sênior.

gada Militar. Para fechar agosto, a Edição

238 traz números alarmantes divulgados pela PRE, que regis-trava, à época, 100 acidentes por mês em seu trecho de co-bertura. Na Economia, o empre-sário Elói Carlos Pellizzari, da Amiga Informática, é eleito para receber o troféu “O Empreende-dor”. Na Política, os preparati-vos do Cartório Eleitoral com as urnas eletrônicas. Na Educação, a medalha de ouro obtida pela farroupilhense Laura Diettrich, na Olimpíada Brasileira de Ma-temática. Na Segurança, o au-mento das ações de repressão ao tráfico de drogas.

Page 47: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

segundo semestre inicia com a Edição 230 e da-

dos preocupantes na Matéria Especial. Ela aponta que apenas 22% dos 303 presos em Farrou-pilha em 2012 continuavam detidos. Na Política, a expecta-tiva de Claudia Bampi para sua estreia como juíza eleitoral e entrevistas com candidatos a prefeito e a vice das três chapas que concorrem ao Executivo, além da lista dos postulantes às 15 cadeiras legislativas na elei-ção proporcional. No Esporte, o Cinquentenário, campeão da 1ª edição da Copa Farroupilha.

Rock é o tema da Edição 231, com a abertura da Expo El-vis, no San Pelegrino, que ganha as páginas da Matéria Especial. No Saúde, Beleza & Estética, a repaginada no Espaço Elton Rocha. Na Política, os primeiros passos, ainda tímidos, das três

corrida eleitoral começa para valer em agosto,

com o lançamento oficial das campanhas, intensificação de debates e divulgação de ações. Na Editoria de Política, o Jornal Informante inicia a apresenta-ção dos candidatos ao Legisla-tivo e das propostas de campa-nha de Ademir Baretta (PMDB), Claiton Gonçalves (PDT) e Glacir Gomes (PV). Na Matéria Espe-cial, a abertura do ciclo de deba-tes sobre inclusão. No Esporte, a conquista do Regional do Sesi pela Bigfer e o ingresso do Está-dio das Castanheiras como um dos sete Centros de Treinamen-to de Seleções (CTS) escolhidos

chapas que disputam a eleição majoritária. No Esporte, ao lado do navegador Marcelo Dalmut, Ulysses Bertholdo Filho vence mais duas etapas do Brasileiro de Rally, em Passo Fundo, e lide-ra com folga a competição.

A ampliação do acervo literá-rio da Olavo Bilac é destaque na Educação na Edição 232, assim

pela FIFA no Rio Grande do Sul. Ainda na Edição 234, nos Ca-dernos Especiais a nova edição do Construção, Decoração & Re-forma e o Descolado 23.

A Edição 235 destaca o Dia dos Pais na Matéria Especial. Na Economia, o resultado posi-tivo da participação da farroupi-lhense Soprano na Construsul e, na Cidade, a abertura da Se-mana da Família. Caderno Espe-cial para o Dia do Advogado. No Inside, atenções voltadas para a 16ª edição do tradicional Ho-mens na Cozinha. No Esporte, Vilson João de Souza, o Vilsinho, recebe o Mérito Esportivo e a ta-bela do Campeonato Municipal

Julho (Edições 230 a 233) Agosto (Edições 234 a 238) O

Acomo a projeção das empresas farroupilhenses para a 4ª edição da Plastech. Na Economia, o fri-sante Monte Pasqual, da Basso Vinhos e Espumantes, conquista medalha de ouro no Muscats Du Monde, prestigiado concurso re-alizado na França. Na Política, a utilização das redes sociais, es-pecialmente o Facebook, pelos

de Futebol, o Farroupilhão. A preparação para o Juve-

nil B do Sub-17 do Brasil/CTFF pauta a Editoria de Esporte. No Saúde, Beleza & Estética, foco na Campanha Nacional de Mul-tivacinação. O Caderno Especial traz as 12 opções de pratos do Homens na Cozinha. Na Política, o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e a abertura de um espaço na área destinado ao Subcomitê 9840, pelo voto consciente e combate à corrup-ção eleitoral, da OAB Farroupi-lha, coordenado pelas advoga-das Eliane Trevisol Dal Ponte e Fernanda Camargo da Silva.

A divulgação da primeira

candidatos ao Executivo. No Es-porte, o Caramujo Rasta vence a 8ª edição da Copa das Facções.

Julho é encerrado com a Edi-ção 233 que destaca, na Matéria Especial, os 6 anos do 36º Bata-lhão de Polícia Militar (BPM). Na Economia, a Saint Claire, do Gru-po Tecnovidro, apresenta a linha Immagini, de portas com perfil de

pesquisa eleitoral do Jornal Informante, contratada junto ao Instituto Methodus, ganha a Capa e a Matéria Especial da Edição 237, em inéditas seis páginas, traçando uma análise completa do empate técnico entre Ademir Baretta (PMDB) e Claiton Gonçalves (PDT), tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, além da rejei-ção e de mostrar o perfil do elei-tor farroupilhense. No Caderno Especial, em foco o Dia do Psi-cólogo. Na Cidade, o prêmio de Agricultor Destaque para o pro-dutor rural Paulo César Perini. Na Segurança, a bem sucedida parceria entre Polícia Civil e Bri-

alumínio e vidro temperado, lan-çadas na ForMóbile, em São Pau-lo. No Caderno Especial, Agricul-tor & Motorista. No Esporte, João e Márcio Campos fazem nova dobradinha, desta vez em Jaca-repaguá, e abrem 36 pontos de vantagem na liderança da MBGC e destaque também para a SERC Farrapos, que vence o Sênior.

gada Militar. Para fechar agosto, a Edição

238 traz números alarmantes divulgados pela PRE, que regis-trava, à época, 100 acidentes por mês em seu trecho de co-bertura. Na Economia, o empre-sário Elói Carlos Pellizzari, da Amiga Informática, é eleito para receber o troféu “O Empreende-dor”. Na Política, os preparati-vos do Cartório Eleitoral com as urnas eletrônicas. Na Educação, a medalha de ouro obtida pela farroupilhense Laura Diettrich, na Olimpíada Brasileira de Ma-temática. Na Segurança, o au-mento das ações de repressão ao tráfico de drogas.

Page 48: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

mês inicia com a expec-tativa para a Semana

Farroupilha na Editoria de Ci-dade, que também destaca as entidades que estarão no Des-file Cívico de 7 de Setembro. Na Matéria Especial da Edição 239, o início do Farroupilhão. Na Eco-nomia, a 7ª edição da Seleção de Vinhos é lançada com um novo conceito, que busca am-pliar seu alcance para além dos limites da cidade. No Esporte, o time de futsal da Bigfer garante classificação para a fase final da Olimpíada Estadual do Sesi. No Caderno Especial Descolado 24, a paixão pelo vôlei na escola Nova Sardenha.

A Edição 240 traz a cobertu-ra do debate entre os candida-tos a prefeito promovido pela CDL Jovem. Na Matéria Espe-cial, os homenageados com a medalha Mérito Farroupilha. Na

mês de encerramento do semestre traz a visita

do diretor geral do DAER, José Francisco Thormann e a espe-ra do município por soluções urgentes nas rodovias na Edito-ria de Segurança. A Edição 225 ressalta, no Saúde, Beleza & Estética, a importância do con-sumo de líquidos no inverno. No Esporte, dobradinha de João e Márcio Campos em Curitiba e liderança isolada da MBGC, e a queda do técnico Leandro Ma-chado no Brasil. Nos Cadernos Especiais, o Descolado 21, Dia

Segurança, a abertura de um treinamento para a formação de novos soldados no 36º BPM. No Esporte, os farroupilhenses que competiam na Regional do Sesi, em Bento Gonçalves, em busca de um lugar na final estadual.

Os 10 anos da Amafa é o des-taque da Edição 241 na Editoria de Educação. Em quatro pági-

do Desafio, Noivas & Festas e os 84 anos do Clube Santa Rita.

A Edição 226 ressalta a con-tratação do técnico Paulo Porto pelo Brasil e a projeção do retur-no da equipe na 2ª fase da Se-gundona na Matéria Especial. No Inside, o The Cavern Bar, que conta com uma nova carta de cervejas, com 58 marcas de 13 Países. No Caderno Especial, em foco o Dia dos Namorados. Na Segurança, o Programa Edu-cacional de Resistência às Dro-gas e à Violência (Proerd) forma pais e, no Esporte, o início da 8ª

Setembro (Edições 239 a 242) Junho (Edições 225 a 229)O

Onas, a Matéria Especial ressalta o Encanta Farroupilha, traçando um pequeno perfil de 10 bandas farroupilhenses. Na Política, o Ministério Público, através da promotora Cláudia Balbinot, in-gressa com um pedido de cas-sação da candidatura da chapa situacionista, de Ademir Baretta e Nilton Bozzetti, a Farroupilha

edição da Copa das Facções. Edição intermediária do

mês, a 227 conta com o Es-tudante Destaque na Matéria Especial. O Saúde, Beleza & Es-tética centra atenções na vaci-nação contra a poliomielite. No Inside, a estreia do colunista Flávio Lopes e o lançamento da Fan Page do Jornal Informante no Facebook. Na Política, Bobi é convencido pelo PP a concor-rer a vice na chapa situacio-nista encabeçada por Ademir Baretta. No Brasil, Paulo Porto recebe proposta e sai. Marcelo

Mais. No Esporte, o início da 14ª edição do Farra da Bola.

Setembro encerra com a Edi-ção 242 que aborda um pouco do treinamento do POE na Ma-téria Especial. Na Economia, o lançamento do Unique Offices, parceria da Meta Engenharia com o escritório de arquitetura Projeto com Estilo. No Caderno

Caragnato assume. Um projeto do São Tiago,

que debate os malefícios do álcool, é o tema da Matéria Es-pecial da Edição 228. No Inside, em parceria com o Informante, a Elo-Psi promove o retorno do CineFórum com o debate do pe-sado drama “Meninos não Cho-ram”. Caderno Especial destaca a projeção da participação far-roupilhense na 44ª Francal. Na Política, o Ministério Público re-vela esquema de corrupção na concessão de licenças ambien-tais nas Secretarias de Obras e

Especial, o empresário Elói Car-los Pellizzari e a Amiga Informá-tica, os grandes vencedores do troféu “O Empreendedor”. Na Política, a promotora Jeanine Mocelin e o Ministério Público revelam um esquema de fraude na Secretaria de Obras com o pagamento de horas extras in-devidas a servidores.

Meio Ambiente. No Esporte, o Brasil dá adeus à Segundona.

Finalizando o mês, a Edição 229 traz, na Matéria Especial, as projeções para o pleito municipal, tanto na eleição majoritária quan-to na proporcional. Na Economia, Basso e Perini são os represen-tantes da cidade no Festival In-ternacional de Publicidade de Cannes. Na Política, governador Tarso Genro vem à cidade e par-ticipa do Cardápio Empresarial da CICS. Por fim, o Caderno Especial projeta a 7ª Festa do Vinho Novo, que acontece em Forqueta.

Page 49: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

20ª Fenakiwi é o desta-que da Edição 221, que

abre o mês, em Caderno Espe-cial, assim como as opções de presentes para o Dia das Mães do Impperia e o Descolado 20. A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Es-pumantes, Sucos e Derivados (Afavin) completa sete anos e acelera processo para busca da Indicação de Procedência (IP). As atrações da Fenakiwi ganham as páginas do Inside. Na Cidade, a abertura da inten-sa programação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. No Esporte, o início do Sênior e o 1º Grande Prêmio Nossa Senho-ra de Caravaggio de Ciclismo, promovido pela AFC Di Roma, em parceria com a Federação Gaúcha de Ciclismo. Na Sétima Arte, resenha de “A Dama de Ferro” que viria, mais tarde, a ser eleito o melhor filme rese-nhado em 2012 na seção.

A Edição 222 traz o sucesso do lançamento do Guia Turístico

ês mais aguardado do ano por conta da eleição

municipal, outubro começa com a Edição 243 e a publicação da segunda pesquisa eleitoral pelo Jornal Informante, contratada novamente junto ao Instituto Methodus. Nela, a vantagem de Claiton Gonçalves sobre Ademir Baretta é expressiva tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. A pesquisa é des-taque da Matéria Especial que, em seis páginas, ainda traça um quadro comparativo em re-lação à primeira divulgada, nos dois cenários e na frente que avalia a rejeição. Maior Edito-rial da história do Tabloide, a Editoria de Política toma conta de boa parte das 36 páginas (22 ao todo), com uma ampla e completa perspectiva para o pleito municipal, com opinião e entrevista final com os candi-

Bem-Vindo a Farroupilha, feito pelo Jornal Informante, duran-te a abertura da Fenakiwi. Em 90 páginas, o material faz um resgate histórico das origens do município e destaca suas poten-cialidades em diversas frentes, especialmente na área cultural, histórica e religiosa. Nos Ca-dernos Especiais, o início da 2ª fase da Segundona Gaúcha e a sequência da programação da Fenakiwi, com suas atrações culturais ocupando as páginas

datos ao Executivo, matéria e artigo com o Subcomitê 9840 e juíza eleitoral Claudia Bampi, lis-ta completa com foto e número dos candidatos ao Legislativo e os locais de votação. O Desco-lado 25 também traz o Grupo Farroupilha e sua expectativa para a eleição e até mesmo a seção Sétima Arte aborda a po-lítica com “A Grande Ilusão”. Na Segurança, os trabalhos dire-cionados ao domingo eleitoral. No Esporte, a consolidação da liderança de Ulysses Bertholdo Filho e Marcelo Dalmut no Bra-sileiro de Rally. Na Economia, o Chardonnay, da Basso Vinhos e Espumantes, e o Moscato Bianco R2, da Vinícola Perini, figuram entre os 16 mais repre-sentativos na 20ª Avaliação Na-cional de Vinhos.

A Edição 244 foi a Extra do ano. Ela circulou na segunda,

Maio (Edições 221 a 224) Outubro (Edições 243 a 247)A

Mdo Inside. No Esporte, o início da Copa Farroupilha, nova competi-ção promovida pela Liga Farrou-pilhense de Futebol de Campo.

O mês segue com a Edição 223, com destaque para o tra-balho integrado entre Polícia Ci-vil e Brigada Militar em ações no combate ao tráfico de drogas na Editoria de Segurança. Na Eco-nomia, o ingresso da Vinícola Perini no mercado estaduniden-se. No Saúde, Beleza & Estéti-ca, a luta dos fisioterapeutas da

dia 8 de outubro, com a cober-tura completa da eleição e a expressiva vitória de Claiton Gonçalves, da Farroupilha Quer, Pode e Merece. Em 28 páginas, tudo que aconteceu durante o pleito municipal: os votos urna a urna para a eleição majoritária, entrevista com o futuro prefeito, fotos da vitoriosa jornada, opi-nião dos 15 vereadores eleitos para integrar o Legislativo e a ordem de votação dos 132 can-didatos à Casa Legislativa Lido-vino Antônio Fanton.

Encerrada a agitação do pleito, o momento foi de come-moração. A Edição 243 desta-ca, na Matéria Especial, a festa da Farroupilha Quer, Pode e Merece com a vitória de Claiton Gonçalves e, na Editoria de Po-lítica, as primeiras ações a se-rem implementadas pelo pre-feito eleito, bem como a nova

cidade pela criação de uma en-tidade que os represente. Atra-ções do último final de semana da Fenakiwi, Armandinho, Claus & Vanessa e Osvaldir & Calos Magrão nas páginas do Inside. Na Educação, os 50 anos da es-cola Carlos Fetter.

Fechando maio, na Edição 224, a Matéria Especial traz a expectativa para a 133ª Ro-maria ao Santuário e, na Edito-ria de Cidade, um balanço da Fenakiwi e a possibilidade de

divisão de forças dentro do Po-der Legislativo. Na seção Boca de Urna, uma análise completa da eleição com a votação divi-dida por chapas, coligações e partidos. Na Educação, os es-tudantes que participaram da nova edição do Vereador por um Dia. Na Segurança, a onda de furtos que preocupa a po-pulação. No Caderno Especial, 510 fotos no Momento Criança. Por fim, a seção Sétima Arte re-lembra os 30 anos do clássico “Os Caça-Fantasmas”.

Outubro avança e a Edição 244 destaca, na Economia, as mudanças na Lojas Pompéia. Na Matéria Especial, a condenação do ex-prefeito Bolivar Pasqual no Tribunal de Justiça do Estado e o contrato do lixo, que aguarda jul-gamento. No Caderno Especial, os votos urna a urna dos 132 candidatos ao Legislativo. Na

Farroupilha integrar o catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da FIFA. No Ca-derno Especial, empreendimen-tos de sucesso em nova edição do Minha Empresa Vencedora. Na Política, o nome do vereador Nilton Bozzetti, o Bobi, surge como alternativa a Fabiano Fel-trin para ser o vice da chapa si-tuacionista. No Esporte, Ulysses Bertholdo Filho retorna após sete anos e vence o Rally Inter-nacional de Erechim.

Política, Claiton aguarda início do processo de transição para começar a discutir os nomes que integrarão seu primeiro escalão.

A última Edição do mês, a de número 247, o destaque fica por conta dos Cadernos Especiais do Baile do Perfume, Seleção de Vi-nhos e Digital. A Matéria Especial acompanha uma visita de estu-dantes à Chácara Pasqual, uma aula de educação ambiental ao ar livre. Na Economia, a abertura de uma filial da franquia espa-nhola de supermercados Dia. Na Política, matéria aborda o racha dentro do Partido Progressista, um dos fatores para a derrota da situação na eleição municipal. Na Educação, a expectativa para o início da 27ª Feira do Livro e a surpresa com o cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha, prevista para acontecer durante o evento literário.

Page 50: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

arço foi o mês que regis-trou o maior número de

páginas publicadas no ano, 284, e de Cadernos Especiais, nove. Na Edição 212, foram três. Além do Descolado 18, o Setor Primá-rio destacou diferentes e inusi-tadas culturas produzidas pelo interior, e o especial Segundona Gaúcha projetou a participação do Brasil na competição estadu-al na maior edição do ano, que totalizou 72 páginas. Na Maté-ria Especial, ganhou destaque o aumento das exportações far-roupilhenses. Na Saúde, Beleza & Estética, a inauguração da franquia Sharing, especializada em Ortodontia, e na Educação, a abertura da Kumon. No Inside, a expectativa para a grande final

carro-chefe da Edição 248, que abre o mês de

novembro, é a Feira do Livro, que ganha a Matéria Especial, e páginas do Inside com sua ampla programação cultural. Na Editoria de Política, o início dos trabalhos do Conselho Político instituído pelo governo Claiton Gonçalves para definição do primeiro escalão do Executivo, o encontro do futuro prefeito com o governador Tarso Genro em uma reunião na Assembleia Legislativa e a projeção de sua viagem a Brasília com o vice Pedro Pedrozo. Na Segurança, o temporal que atingiu a cidade e deixou um rastro de destrui-ção. Nos Cadernos Especiais, os premiados na 7ª Seleção de Vinhos, os vencedores do Troféu Lojista e o Descolado 26.

A Matéria Especial da Edição 249 segue tratando de Feira do Livro com entrevistas exclusivas com os músicos e novos lite-ratos Humberto Gessinger, do

quarto mês do ano começa com a conquista do prêmio

Prefeito Empreendedor, conferi-do a Ademir Baretta e Farroupi-lha pelo Sebrae, por uma série de ações desenvolvidas no pro-jeto “Do Fundo do Quintal para o Núcleo Industrial”. A Edição 217 traz, na Política, os novos secretários que ocupam as pas-tas para que os titulares con-corram na eleição de outubro e o ajuizamento de uma ação do Ministério Público contra a pre-feitura por irregularidades no aterro sanitário. Na Segurança, os planos de Mário Mombach, novo delegado, e o lançamento da 5ª edição do Cidade Segura. No Eporte, a tabela do Sênior.

A Edição 218 já começa a entrar no clima da 20ª Festa Na-cional do Kiwi (Fenakiwi), com o evento em contagem regressiva ocupando a Matéria Especial. Na Cidade, tudo pronto para a 12ª Noite do Peixe. No Inside, a ex-pectativa para o show de Tangos & Tragédias e um pouco sobre Ar-

do Garota Verão com a represen-tante da cidade, Wendy Graliki.

O mês segue com a Edição 213, a primeira que assinala os 4 anos do Jornal Informante e o ingresso no Ano V de atividade, destaques para a festa promo-vida pelos perfis @Nova Mila-no e @Forqueta, do Twitter. No Esporte, a recondução de Luiz Valdelírio da Silva, o Chocolate, à presidência da Liga Farroupi-lhense de Futebol de Campo e a confirmação da participação do Centro de Treinamento de Fute-bol Farroupilha (CTFF), o Sub-17 do Brasil, no Gauchão da cate-goria. Nos Cadernos Especiais, a inauguração do Impperia Sho-pping e o Dia da Mulher com as farroupilhenses que dedicam

Engenheiros do Hawaii, e Tico Santa Cruz, do Detonautas. A 27ª edição do evento literário também é destaque na Editoria de Cidade e no Inside. Na Eco-nomia, a Rigo Negócios Imobili-ários passa a comercializar com exclusividade o Unique Offices, idealizado pela Meta Engenha-ria e Construções e Projeto com Estilo Arquitetura. No Caderno Especial, os 20 anos da Óptica e Joalheria Farroupilha. Na Po-lítica, um balanço da visita de Claiton e Pedrozo à Capital fe-deral, a mobilização da comuni-dade para impedir a instalação de um abatedouro de aves em Caravaggio, que teve certidão de zoneamento autorizada pela prefeitura, e as explicações do Executivo para o cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha. Na Segurança, a formatu-ra do Proerd na Sol Nascente.

Novembro segue com a Edi-ção 250. Nela, destaque para nova conquista da Nova Sarde-

Março (Edições 212 a 216)Novembro (Edições 248 a 252)

Abril (Edições 217 a 220)

MO

O

sua vida à arte de ensinar. A Edição 214 traz, na Ma-

téria Especial, o aniversário de 25 anos do Grupo Tecnovidro. Na Economia, destaque para o Greentec, um novo Distrito Industrial que será instalado em Linha Palmeiro e tem foco na sustentabilidade. No Cader-no Especial, os formandos do CESF. A homenagem às mulhe-res farroupilhenses na Câmara de Vereadores e as atividades do IV Jornadas da Mulher. No Esporte, a retomada do Circuito de Tênis da Serra Gaúcha, com a participação do ideólogo Gio-vana Campo Clube.

A avaliação da gestão fiscal pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) ganha

nha no JEF de Voleibol no Es-porte, que também ressalta a confortável vantagem de João e Márcio Campos na liderança da MBGC, que chega a 40 pontos. Na Matéria Especial, as empre-sas farroupilhenses que apos-tam na reciclagem. Na Cidade, a ampliação do acervo da Olavo Bilac. Na Saúde, Beleza & Es-tética, a ação solidária entre o Lions Clube Farroupilha Centro e a ProDent, com o projeto Pró--Sorriso, que atende crianças até os 14 anos e adultos caren-tes. Na Política, os últimos ajus-tes do Conselho na definição do secretariado. Na Segurança, os altos índices de acidentes entre os quilômetros 61 e 65, que vai do Distrito Industrial à Praça de Pedágio, na RS-122. No Inside, Bruna Thomé Nicoletti, 13 anos, vence o concurso de O Verme-lhinho e tem desenho exposto na capa do Guia de Negócios.

A Edição 251 destaca, na Matéria Especial, o primeiro

a Matéria Especial da Edição 215 e Farroupilha aprece mal posicionada. Na Economia, a Tecnovidro inaugura a Vitrina Store, o showroom destinado especialmente às produções da Saint Claire e Casavitra, em-presas do Grupo. Cadernos Es-peciais com a participação das empresas farroupilhenses na 18ª edição da Movelsul Brasil e os formandos da UCS Farroupi-lha. A seção Sétima Arte relem-bra os 40 anos de lançamento de “O Poderoso Chefão”, o clás-sico absoluto de Francis Ford Coppola. No Esporte, a estreia do fardamento da AFC Di Roma na Volta das Hortênsias.

O agitado mês de março é en-cerrado com a Edição 216, com

escalão do futuro governo Clai-ton. Na Economia, a ampliação dos benefícios da Nota Farrou-pilha e o lançamento de sho-pping voltado à moda verão pelo Grupo Tonin. No Inside, a perspectiva para as atrações do Festival de Arte Livre de Farroupilha (FALF), que surgiu a partir do cancelamento da 2ª edição do Encanta Farrou-pilha, as campanhas de Natal criadas por farroupilhenses no Facebook, e os 70 anos do clássico “Casablanca”, de Michael Curtiz, relembrado na seção Sétima Arte. Na Política, a proposta da abertura de uma CPI no Legislativo para investi-gar os funcionários fantasmas do Executivo e o pedido de de-claração de nulidade de ato administrativo da prefeitura, feito por parte do Ministério Público e aceito pelo Judiciá-rio, impedindo assim a licença de instalação de um abatedou-ro de aves em Caravaggio. Nos

a capa em azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foco da Matéria Es-pecial, e com Rain Man na seção Sétima Arte. Na Cidade, nova divulgação do Índice de Desen-volvimento Socioeconômico (Ide-se) da Fundação de Economia e Estatística (FEE) coloca Farroupi-lha em uma nada honrosa 82ª posição no Estado. No Caderno Especial, dicas para a Páscoa. No Esporte, destaque para a vi-sita às Castanheiras e Complexo Esportivo do Parque Cinquente-nário de Wolfgang Wirthmann, diretor da Federação Alemã de Futebol, que teceu elogios ao lo-cal como um possível Centro de Treinamento da equipe para o Mundial de 2014.

Cadernos Especiais, os títulos do Penharol e São Paulo no Farroupilhão e a expectativa para a escolha das novas so-beranas de Farroupilha.

O mês é encerrado com a Edição 252, que aborda o ele-vado número de prisões no ano efetuadas pelo 36º BPM. Na Cidade, a nova presidência da AFEI. Na Política, um perfil e primeiros planos dos 10 novos secretários. No Inside, o novo trio de soberanas com a rainha Ritielle Dal Pizzol e as princesas Luana Malinverno e Thaíse Be-nacchio. Na Segurança, o en-cerramento do Cidade Segura e a projeção da BM para o lança-mento da Operação Papai Noel. No Esporte, a visita de Luiz Feli-pe Scolari ao Santuário em meio aos rumores de um novo convi-te para assumir o comando da Seleção Brasileira e a recondu-ção do presidente Flávio Daniel Cortiana para mais um mandato à frente da SERC Brasil.

mando Wartha, novo colunista do Jornal Informante. No Caderno Especial Construção, Decoração & Reforma, opções para você planejar seus ambientes. Na Po-lítica, o nome de Pedro Pedrozo (PSB) é confirmado como vice da chapa oposicionista encabeçada por Claiton Gonçalves (PDT). Na Educação, o Educonex@o, parce-ria da NET com o Instituto Crescer para a Cidadania, é lançado na cidade, e os 50 anos da José Fan-ton. No Esporte, o CTSG com sua

etapa no Giovana Campo Clube. O 1º Bingo da Amafa é o des-

taque da Edição 219 na Editoria de Cidade, que também traz a opção de escolha da nova pintu-ra do Santuário de Caravaggio. A Matéria Especial aborda o come-ço da 2ª temporada da Merce-des-Benz Grand Challenge, com a participação dos farroupilhen-ses João e Márcio Campos, que iniciam luta pelo bicampeonato. Na Economia, a Basso Vinhos e Espumantes lança a Linha Vir-

tus, com foco voltado também à exportação para Países como China, Estados Unidos e Japão. No Caderno Especial, as receitas completas da Noite do Peixe. Na Política, Fabiano Feltrin (PP) cogi-ta possibilidade de não concorrer como vice na chapa situacionista.

Por fim, a Edição 220 encerra o mês com os farroupilhenses que se preparavam para encarar uma trilha de aventura sobre duas ro-das nos Estados Unidos, destaque na capa do Inside, assim como o

desfile da moda inverno da Ma-lharia Anselmi, que reuniu Jonas Sulzbach, Carlos Casagrande e Flávia Alessandra. Na Matéria Es-pecial, o lançamento do Felicità, loteamento residencial da Rigo Negócios Imobiliários e Olimóveis Empreendimentos Imobiliários. Na Política, os partidos debatem as alianças à eleição proporcio-nal. No Esporte, o lançamento do projeto do Centro de Treinamento de Formação de Atletas (CTFA) do Grêmio São Luiz, no 3º Distrito.

Page 51: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

Imagens: R

eprodução

Imagens: R

eprodução

ano começa com uma boa notícia na área da Edu-

cação e Política. A Edição 204 aborda a posição de vantagem de Farroupilha para receber o campus da UFRGS na Serra. Na Economia, destaque para as fei-ras que abrem o ano em impor-tantes setores produtivos da cida-de, o coureiro-calçadista, com a Couromoda, e o malheiro, com a Fenim. No Inside tem início o ba-lanço de 2011 e projeção do ano nas casas noturnas do município e destaque para a resenha de “Melancolia”, do polêmico cine-asta Lars von Trier. O Descolado é o Caderno Especial e abordou os desafios aceitos pelas Alines, Canziani e Venzon, que transfor-maram um hobby em profissão, e Monique Gaviraghi, que encarou um intercâmbio à China.

A Edição 205 traz o suces-so dos espumantes na Matéria Especial e a alta nas vendas da Basso Vinhos e Espumantes e Vinícola Perini. Na Saúde, a nova liderança obtida por Farroupilha no programa estadual “A Nota é Minha”. No Inside, os 240 novos títulos que passam a integrar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. Na Edu-

mês começa com a tradicio-nal Romaria Votiva, que reu-

niu milhares de produtores rurais em Caravaggio. Na Economia, a oferta de sorvetes clássicos da Kibon amplia as opções na Di Roma. Na Cidade, a preocupação com o aumento do abandono de animais, comum em época de férias. Outro dado preocupante é com a violência no trânsito, em especial na RS-122 e RSC-453 na Editoria de Segurança. Em um levantamento da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE) de Farroupilha, feito em 2010 e 2011, apontava que os 37 quilômetros das rodo-vias sob responsabilidade do gru-pamento, que representam 8% do total de cobertura, concentra-vam 33% dos acidentes. Para fi-nalizar a Edição 208, a seção Sé-tima Arte relembra os 20 anos do clássico “Tomates Verdes Fritos”.

Na Edição 209, a Matéria Es-pecial traz todas as 17 concor-rentes ao Garota Verão Farrou-pilha. Na Política, agitação com a mobilização da Assurcon Ser-ra e outras 60 entidades, que

último mês do ano inicia com a formatura de mais

1,4 mil estudantes aptos a di-zer não às drogas e à violência através do Proerd, que ganha a Matéria Especial da Edição 253. Na Economia, a consoli-dação em seu ano de estreia da Vitrina Store, o showroom do Grupo Tecnovidro que des-taca especialmente os produ-tos da Saint Claire e Casavitra. Na Cidade, a melhora de Far-roupilha nos quesitos do Índice Firjan de Desenvolvimento Mu-nicipal, apesar da queda para a 3ª colocação no Estado. Na Po-lítica, o orçamento de R$ 182 milhões enviado pelo Executivo ao Legislativo e a lista das 97 entidades que consomem mais de 10% dos valores da peça orçamentária. Ainda na Edito-ria, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acata Ação Di-reta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Ministério Públi-co, e extingue 91 cargos em comissão da prefeitura. No Es-porte, a prata e o bronze obti-dos pela escola Nova Sardenha na final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Nos Cadernos Especiais, o Descola-do 27, o bicampeonato de João e Márcio Campos na Mercedes--Benz Grand Challenge e a pro-jeção para o 14º encontro do Cachorro Lôco.

A Edição 254 traz as tratati-

cação, são abertas as primeiras 150 vagas gratuitas oferecidas pela prefeitura no Ensino Infan-til após acordo com o Ministério Público, assim como o Vestibular Complementar do CESF. No Es-porte, a expectativa para a apre-sentação da comissão técnica e grupo de jogadores da SERC Brasil. Nos Cadernos Especiais, destaque para a 32ª edição do Ângelo Venzon Neto/Antônio Mi-nella e para a Couromoda, que ressalta a participação das em-presas farroupilhenses na 39ª edição do evento que movimen-ta o setor coureiro-calçadista.

Na sequência do mês de ja-neiro, a Edição 206 aborda a

Janeiro (Edições 204 a 207)

Fevereiro (Edições 208 a 211)

O

O

O

Feira Nacional da Indústria da Moda (Fenim) em Caderno Espe-cial, além da cobertura exclusiva da participação farroupilhense na Couromoda. Na Matéria Es-pecial, destaque para a apresen-tação e início da pré-temporada do Brasil. Na Economia, é inau-gurada a X Picanha Delivery, a nova opção de lanches da cida-de. A Analógica & Fest Beer abre o ano no The Cavern. Na Cidade, o poder de mobilização da comu-nidade pelo Twitter ao protestar contra o aumento da tarifa do pedágio, que colocou a hashtag (#) gatovias na liderança dos TT’s no Brasil e em 10º no Mun-do. A retomada dos encontros da

oposição é tema da Editoria de Política. Já na Segurança, a redu-ção significativa de ocorrências de crimes contra o patrimônio na avaliação do último triênio.

Janeiro é encerrado com a Edição 207, que traz a cobertu-ra da participação das empresas farroupilhenses na Fenim em Caderno Especial e a boa pers-pectiva do setor malheiro para o ano. Na Matéria Especial, a mo-bilização da Assurcon/Serra con-tra a prorrogação dos contratos de concessão de rodovias peda-giadas no Rio Grande do Sul. Na Economia, as farroupilhenses Chromacor e Thermotec, que já reservaram a participação na

Plastech 2013. Na Cidade, Fe-lipão é o garoto propaganda da campanha “Tudo de Cor”, da Pró-Cor Tintas, que revitalizou o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, além do Senai Far-roupilha – Centro de Educação Profissional Adelino Miotti, que passa a contar com a direção de Paulo Roberto Schimitt. Na Políti-ca, entrevista com o médico Clai-ton Gonçalves, à época o favorito do bloco oposicionista para con-correr à eleição majoritária como cabeça de chapa. Na Educação, a expectativa de Alana Silveira Massolini e Lucas Bozzetti Pi-gozzi, dois dos farroupilhenses aprovados na UFRGS.

foram à Assembleia Legislativa cobrar uma postura definitiva do governo sobre a não prorro-gação dos contratos de pedá-gio. Ainda na Editoria, o médico Claiton Gonçalves surge como novidade e é indicado como pré-candidato do PDT à prefei-tura. No Esporte, o nascimento de um novo grupo, a Associa-ção Farroupilhense de Ciclismo (AFC) Di Roma, que já larga com bons resultados em sua estreia na 1ª etapa do Gaúcho de Meio Fundo e as finais da 32ª edição

do Ângelo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM).

O mês avança e o Carnaval é o destaque da Edição 210, com opções de fantasias para a data na Economia, as festas pela ci-dade no Inside, dicas para os foliões na Saúde, Beleza & Esté-tica e, por fim, orientações para evitar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção na Se-gurança. Na Matéria Especial, o foco é o momento de pleno em-prego no município. Na Editoria de Cidade, as chuvas de verão

voltam a provocar transtornos no bairro 1º de Maio. Wendy Graliki é eleita a Garota Verão da cida-de, destaque no Inside. No Es-porte, o Nova Geração conquista o Veteranos, Beviláqua o 1º e o Vasco da Gama o 2º Quadro do AVN/AM. Ainda na área, os far-roupilhenses habilitados para a final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres, e o lan-çamento da escolha dos cinco mascotes da SERC Brasil.

A Edição 211 destaca, na Matéria Especial, o jantar de 73

anos do Brasil. Na Saúde, Bele-za & Estética, a inauguração da Zarho, clínica estética capita-neada pela biomédica Adalgisa Bassotto, que apresentava um novo conceito para a área, e dicas para amenizar os efeitos do fim do Horário de Verão. No Inside, a classificação de Wen-dy para a grande final do Garota Verão. Na Educação, a abertura do ano letivo e, na Segurança, um balanço positivo do feriado de Carnaval nas rodovias aten-didas pela PRE de Farroupilha.

Dezembro (Edições 253 a 256)

vas da SERC Brasil para obten-ção de uma suplementação de verba no orçamento na Matéria Especial. Na Economia, a inau-guração da Marajó na cidade, concessionária líder em vendas da italiana Fiat. No Inside, des-taque por conta da apresenta-ção dos Canarinhos na Matriz. Na Política, a representação do Ministério Público contra o ve-reador progressista Raul Her-pich. Na Educação, os bons re-sultados obtidos pelo Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF) em nova avaliação feita pelo Ministério da Educação e a Amiga que, além do ensino de informática, passará a contar também com Língua Inglesa a partir de março. Na Segurança, os 28 anos da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE) de Farroupi-lha. No Esporte, a conquista do Capacete de Ouro pelos pilotos

farroupilhenses João e Márcio Campos e a tabela dos jogos iniciais da 33ª edição do Ânge-lo Venzon Neto/Antônio Minella (AVN/AM). No Caderno Espe-cial, Noivas & Festas.

Penúltima do ano, a Edição 255, como não poderia deixar de ser, enfatiza o Natal. Caderno Especial de 24 páginas destaca as ações que foram realizadas para celebrar a data na cidade ao longo do mês de dezembro. Na Matéria Especial, a projeção orçamentária para os quatro anos do governo Claiton Gon-çalves, uma comparação com o orçamento da gestão de Ademir Baretta e os baixos percentuais destinados a investimento. Na Economia, a Maltec, do Grupo Sazi, inaugura sua sede própria e projeta crescimento superior a 20% até 2016 por conta da Copa do Mundo e dos Jogos

Olímpicos. Na Política, reunião do governo do Estado na cida-de não apresenta novidades em relação às estradas e, em sessão polêmica, a Câmara de Vereadores aprova aumento de R$ 250 mil para a SERC Brasil no orçamento. Ainda na área, prefeito, vice e os 15 vereado-res eleitos em 7 de outubro são diplomados pelo Judiciário. Na Educação, as novas direções para as escolas municipais pelos próximos três anos. No Esporte, o convite para Márcio Campos competir na Stock Car já a partir do próximo ano.

O ano encerra com a presen-te Edição, a 256. Na Matéria Especial, o bem sucedido proje-to de policiamento comunitário desenvolvido no município, uma referência estadual. Na Econo-mia, um balanço das vendas no comércio farroupilhense para o

Natal. Na Segurança, uma ava-liação da Operação Papai Noel e projeção para o Ano Novo. No Esporte, o ano de retomada do Farroupilhão e a perspectiva da Liga Farroupilhense de Fu-tebol de Campo para 2013. No Saúde, Beleza & Estética, dicas para quem pretende manter a rotina de correr à beira-mar. No Inside, a tradicional lista com os 10 melhores filmes do ano resenhados pela seção Séti-ma Arte e o Top 10 do Instituto Americano de Cinema. No Ca-derno Especial, a presente Re-trospectiva, mês a mês, pelas 53 edições, 60 Cadernos Espe-ciais e 2688 páginas que retra-taram um 2012 intenso. Então, caros leitores, qual a matéria que mais apreciaram durante o ano? Comente na Fan Page do Jornal Informante no Facebook. Que venha 2013.

Page 52: edicao_256

CIA

N M

AG

EN

TA A

MA

RE

LO

PR

ETO

JORNAL

INFORMANTEParte integrante da Edição 256 do Jornal Informante. Nãopode ser vendidoseparadamente

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE28 de dezembro de 2012

Imagens: R

eprodução

Retrospectiva 2012

Tudo que foi notícia em 2012Semana a semana e mês a mês, confira os principais fatos que estiveram nas 2688 páginas das 53 edições do Jornal Informante neste ano