edipo3momentos_falico

3
Lacan: Édipo em Três Momentos (O Jogo Fálico) Através do “Jogo Fálico” Lacan aborda a situação edípica através de três momentos distintos e seqüenciais: Primeiro Momento: A criança encontra-se em uma relação do tipo “fusional” com a mãe. O processo é identificativo e facilitado, pois os cuidados e as necessidades satisfeitas pela mãe induzem à situações em que a criança se faça objeto do que supostamente faltaria à mãe. Acabaria assim a querer constituir-se propariamente como o “falo materno”. Neste primeiro momento do jogo fálico ------------------------------------------------------------------------- o desejo da criança é escravo do desejo da mãe. ------------------------------------------------------------------------- Segundo Momento: A mediação do pai possui um papel decisivo. A chegada se dá por um sentimento de privação. (O pai entraria em cena privando a mãe do objeto de seu desejo). É vivenciado pela criança como um penetra na festa, um intruso que representa também o elemento proibidor da satisfação dos impulsos, e causa frustração ao mostrar quem é o “possuidor da mãe”. Este é o tempo da aceitação da lei, criando significação nova para a criança, sendo apresentada ao “Complexo de Castração” 1 , passando a simbolizar o pai. 1 Ver capítulo específico neste livro.

description

edipo

Transcript of edipo3momentos_falico

  • Lacan: dipo em Trs Momentos (O Jogo Flico)

    Atravs do Jogo Flico Lacan aborda a situao edpica atravs detrs momentos distintos e seqenciais:

    Primeiro Momento:

    A criana encontra-se em uma relao do tipo fusional com ame. O processo identificativo e facilitado, pois os cuidados e as necessidadessatisfeitas pela me induzem situaes em que a criana se faa objeto do quesupostamente faltaria me. Acabaria assim a querer constituir-se propariamentecomo o falo materno. Neste primeiro momento do jogo flico

    ------------------------------------------------------------------------- o desejo da criana escravo do desejo da me.

    -------------------------------------------------------------------------

    Segundo Momento:

    A mediao do pai possui um papel decisivo. A chegada se d porum sentimento de privao. (O pai entraria em cena privando a me do objeto deseu desejo). vivenciado pela criana como um penetra na festa, um intruso querepresenta tambm o elemento proibidor da satisfao dos impulsos, e causafrustrao ao mostrar quem o possuidor da me.

    Este o tempo da aceitao da lei, criando significao nova para acriana, sendo apresentada ao Complexo de Castrao1, passando a simbolizaro pai.

    1 Ver captulo especfico neste livro.

  • Lacan diferencia de maneira interessante trs elementos referidosneste segundo momento:

    Falta Objeto -----------------------------------------------------------------Castrao Simblica Imaginrio------------------------------------------------------------------Frustrao Imaginria Real------------------------------------------------------------------

    Privao Real Simblico------------------------------------------------------------------

    Freud emprega a palavra alem Versagung, que no designa apassividade que o termo em portugus frustrao suscita. J. Laplanche2 salientaque Freud fala de Versagung para exprimir qualquer obstculo - externo ouinterno - satisfao libidinal. Distinguindo entre o caso em que a neurose precipitada por uma carncia na realidade (perda de um objeto de amor, porexemplo) e aquele em que o indivduo, em conseqncia de conflitos ou de umafixao, recusa a si mesmo as fixaes que a realidade lhe oferece, ele v naVersagung o conceito capaz de os englobar.

    Terceiro Momento:

    o declnio do Complexo de dipo. Termina a rivalidade flica emtorno da me. Representa um simbolizao da lei. O pai no aparece mais comoum falo rival, e no priva mais a me de possuir desejos.

    Quem desejar aprofundar-se na leitura de Lacan encontrar, comrespeito ao complexo de dipo abordado pelo Jogo Flico, algumas questesimportantes. Aos interessados vale pesquisar os termos que citamos no quadro aseguir:

    2Laplanche, J. e Pontalis, J-B. in "Vocabulrio da Psicanlise" Livraria Martins Fontes, So Paulo, 9a edio,pgina 264.

  • ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Identificaes PerversasPrimeiro Momento Falo Materno

    Oscilao Dialtica: Ser ou No Ser o Falo----------------------------------------------------------------------------------------------------- O Nome do PaiSegundo Momento Funo Significante do Pai

    Dvida Simblica-----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Dialtica do TerTerceiro Momento Introduo do Processo da Metfora Paterna

    Recalque Originrio------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A Lei de Manu:

    Lacan menciona, em seu texto, a histria da mitologia ndicaenvolvendo Manu, o primeiro legislador da espcie humana. Segundo essa lei,aquele que se deitar com a prpria me deve cortar-se os genitais e lev-los namo, andando sem parar na direo oeste at encontrar a morte.

    Prximo Captulo deve ser: O Conceito Freudiano de Frustrao.