Edital de Cases - EGEJ 2016

25
EDITAL DE CASES EGEJ 2016

description

 

Transcript of Edital de Cases - EGEJ 2016

Page 1: Edital de Cases - EGEJ 2016

EDITAL DE CASES

EGEJ 2016

Page 2: Edital de Cases - EGEJ 2016

Caro Empresário Júnior, Em outubro, o MEJ gaúcho vivenciará uma das maiores e mais importantes disputas de Cases do MEJ

brasileiro, onde EJ’s serão convocadas a compartilhar suas práticas para impulsionar o salto do MEJ gaúcho como um TODO. A equipe de organização, então, preparou este edital para orientar todas as empresas juniores a dividir suas conquistas, este ano o EGEJ passa a adotar o mais novo Edital de Cases da Rede!

O novo modelo de Cases foi construído baseado nos 5 níveis de maturidades nos quais as empresas juniores se encontram e está diretamente ligado a nova estratégia da Rede, que visa o alto crescimento das empresas juniores e o desenvolvimento escalável do MEJ. A Brasil Júnior entende que todas as EJ’s devem crescer e que para isso é preciso compreender onde estão, para onde querem ir e o que fazer para conseguir alavancar seus resultados.

A partir disso, o Edital de Cases do EGEJ foi construído visando as melhores práticas de superação de desafios referentes aos três primeiros níveis de maturidade das EJ’s, contribuindo, desta forma, com o nosso propósito e o da Rede. Aproveitando a temática do evento e tudo o que será trabalhado no evento, queremos reconhecer as EJ’s que já trabalham a colaboratividade no seu cotidiano e, para isso, criamos uma categoria exclusiva para o EGEJ. Dentre as grandes mudanças, estão o conteúdo dos cases e os critérios de avaliação.

Bom, agora que tu já conhece um pouquinho da história do Edital de Cases do EGEJ, chegou a hora de conferir todas as informações e começar a ser mudança, compartilhando o Case da sua EJ!

#VaiTerCase #SOMOSTODOSUM #EuSouFEJERS!

Page 3: Edital de Cases - EGEJ 2016

1. O EVENTO

O EGEJ Encontro Gaúcho de Empresas Juniores - EGEJ 2016 é o maior evento do movimento empresa júnior no estado do Rio Grande do Sul. Este ano será realizado a XVII Edição do evento que ocorrerá nos dias 7,8 e 9 de outubro na cidade de Capão da Canoa-RS.

O tema do EGEJ 2016 SOMOS TODOS UM foi instigado pelo modo que vivem algumas tribos da África do Sul, que praticam a filosofia Ubuntu. Este estilo de vida serviu como base para o desenvolvimento da temática do evento, pois, conforme a definição de Ubuntu relatado pelo Bispo Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz de 1984: “Ubuntu é a essência do ser humano: você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só”. Logo, as palavras-chave que serão trabalhadas nos três dias de evento serão AUTOCONHECIMENTO, CONEXÃO e COCRIAÇÃO.

Nos últimos anos, percebemos a falta de conexão no MEJ gaúcho. Onde empresários juniores e EJ’s não conversam, não se enxergam e muito menos reconhecem as suas práticas. Com isso, o evento será dividido em três partes. Cada uma delas irá trabalhar um pilar de conhecimento e assim, fazer com que o MEJ gaúcho se reconheça e se torne, de fato, uma rede forte e unida. Que TODOS percebam o potencial que temos aqui no estado e aonde podemos chegar trabalhando JUNTOS.

Page 4: Edital de Cases - EGEJ 2016

2. ORGANIZAÇÃO

Neste ano, o EGEJ passou a ser organizado pela própria Federação de Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul - FEJERS. Isso possibilitou que empresários juniores de diferentes EJ’s trabalhem junto e troquem conhecimento para o crescimento da rede.

Page 5: Edital de Cases - EGEJ 2016

3. REQUISITOS GERAIS PARA ENVIO DE CASES

Poderão enviar cases para o EGEJ 2016 todas as Empresas Juniores do país, confederadas e não confederadas à Brasil Júnior.

Será permitido o envio de até 3 cases por EJ com, no máximo, um case por categoria. Para que um case seja aprovado não é necessário que a instituição tenha um membro inscrito no evento.

A instituição que tiver seu case aprovado para a presentação no evento, poderá desfrutar da garantia de uma inscrição (ainda que as vagas estejam esgotadas). Entretanto, cabe à entidade e ou ao responsável pela apresentação do case o compromisso de arcar com todos os gastos oriundos da inscrição do evento.

Os apresentadores terão prazo de 5 dias após o contato feito pela equipe organizadora para realizar a inscrição e confirmar presença no evento. Caso contrário, perderão o direito de apresentar o case no evento.

Por fim, todos que tiverem seu case aprovado para apresentação terá que necessariamente disponibilizá-los no banco de dados da Brasil Júnior (E-prátikas).

Page 6: Edital de Cases - EGEJ 2016

4. CONDIÇÕES DE ENVIO

Os cases devem ser enviados para o e-mail [email protected] até a data limite estipulada no cronograma. A confirmação de recebimento ocorrerá em até 48 horas pela equipe de programação do evento.

Assunto do e-mail: Case/Categoria - EGEJ 2016

Corpo do e-mail:

Título do Case; Categoria do Case; Nome da organização (EJ, federação, núcleo) autora do Case; Cidade e Estado da organização autora; Instituição de Ensino Superior da organização autora; Contato da entidade responsável (telefone e e-mail); Nome, telefone e e-mail do responsável pelo case; Breve resumo: O objetivo é disponibilizá-los aos congressistas a fim

de contextualizá-los acerca do conteúdo dos cases.

Page 7: Edital de Cases - EGEJ 2016

Cada e-mail enviado deverá conter apenas 1 (um) case sendo esse acompanhado pelos seguintes anexos:

“Anexo A - Título”: Cópia da Avaliação (impessoal); “Anexo B - Título”: Cópia para o E-prátikas (pessoal);

Nome do arquivo anexado: Nome do Case_Tipo de Anexo

Os cases que não estiverem em conformidade com os critérios acima estabelecidos e com o prazo estipulado no cronograma deste edital, serão automaticamente eliminados.

Aos cases aprovados, a comissão de organização solicitará o envio do PDF da apresentação do conteúdo a ser abordado. As instruções para envio deste material estarão contidas no e-mail de aprovação do case.

Page 8: Edital de Cases - EGEJ 2016

5. FORMATAÇÃO

Os documentos anexos (case para avaliação da banca e casa para disponibilização do E-prátikas) deverão estar em formato PDF e em conformidade com a seguinte formatação:

Fonte: Arial; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5 linha; Tamanho da página: A4 (210 x 297); Orientação da página: retrato; Margem superior e inferior: 2,5cm; Margem esquerda e direita: 3 cm; Texto justificado; Limite de páginas: 6 para todas as categorias.

Page 9: Edital de Cases - EGEJ 2016

*Será permitido os envio de anexos, que não contarão no limite de página para cada tipo de case no acima citado. Os anexos deverão conter apenas imagens, gráficos, organogramas, fotos e similares, e seu conteúdo deve ser legível da forma como inserida no documento e respeitar o limite de duas páginas.

O case para avaliação deverá ser elaborado em folha branca, sem qualquer tipo de menção à identidade visual da instituição (papel timbrado, logomarca, etc). Também não deve constar no case qualquer informação que identifique a autoria (nome da instituição responsável, federação, núcleo, nome dos envolvidos, nome de clientes, instituição de ensino a que se vincula, localidade e/ou qualquer tipo de informação que possa evitar a impessoalidade por parte dos avaliadores).

Por outro lado, o case para disponibilização no E-prátikas (“Case B”) serve para divulgar o trabalho da EJ, então pode ter todas as devidas referências e identidade visual.

Page 10: Edital de Cases - EGEJ 2016

6. CONTEÚDO

Os cases deverão estar inseridos em uma das categorias e deverão descrever a trajetória da empresa júnior para superar um desses desafios ou parte de seus requisitos básicos (englobando o contexto da EJ, identificação do problema, passos para a solução e resultados obtidos), assim, não é necessário que o case englobe todos os requisitos, mas uma maior quantidade de requisitos superados resulta em uma construção mais complexa da solução e maiores resultados reais, implicando em uma maior nota na avaliação.

Como os cases retratam desafios de clusters que estão sendo ou já foram superados por uma EJ, somente poderão escrever um case para um determinado desafio/categoria, as EJ’s que estiverem inseridas em clusters maiores ou iguais aos do desafio em questão. Ou seja, só poderão escrever cases para o Desafio 3 - Maximizar Eficiência para Escalar Modelo de Negócios - EJ’s dos clusters 3, 4 ou 5; para o Desafio 2 - Garantir Recursos para Escalar Projetos - EJ’s dos clusters 2, 3, 4 ou 5; e para o Desafio 1 - Validar Modelo de Negócio - EJ’s de todos os clusters.

EJ’s não confederadas podem participar nas categorias Cluster 1 e SOMOS TODOS UM.

Page 11: Edital de Cases - EGEJ 2016

7. CATEGORIAS DE CASE

O Movimento Empresa Junior no Brasil possui um grande desafio pela frente, crescer nos próximos três anos o equivalente ao acumulado que crescemos nos últimos 27 anos. Dado esse objetivo, o Edital de Cases do EGEJ não poderia deixar de contribuir para esse alcance. Por esse motivo, a finalidade dessa Competição de Cases é a troca de experiências e práticas que fizeram com que EJ’s conseguissem superar adversidades e avançar em nível de maturidade, possibilitando o desenvolvimento em conjunto e estimulando os empresários juniores a terem maior senso de urgência para mudança e, assim, partir para ação.

Page 12: Edital de Cases - EGEJ 2016

Desafios

Após a realização de alguns estudos em conjunto com a Endeavor e Mckinsey e visitas em muitos estados, a Brasil Júnior, identificou a necessidade de propor algumas mudanças para a nova Estratégia da Rede, dentre elas está a divisão das empresas juniores em 5 Clusters, que representam os níveis de maturidade em que elas se encontram. A partir desses Clusters, foram identificados os desafios enfrentados em cada um dos estágios em que as empresas juniores se encontram, atualmente, ou já ultrapassaram, como apresentados a seguir:

1º Cluster:

Desafio 1: Validar Modelo de Negócio

A EJ deve garantir um recrutamento de membros sustentável, entender com clareza em qual mercado está inserida, quem são seus clientes e validar seu portfólio de produtos, realizando projetos desse portfólio.

Page 13: Edital de Cases - EGEJ 2016

2º Cluster:

Desafio 2: Garantir Recursos para Escalar Projetos

Aqui a EJ deve aumentar a efetividade de negociação dos seus projetos, a satisfação de seus clientes e a lucratividade, aliado a superação de metas por membros e com baixo turnover.

3º Cluster:

Desafio 3: Maximizar Eficiência para Escalar Modelos de Negócios

Neste ponto a EJ deve estruturar uma estratégia de longo prazo, focada em MAIS e MELHORES projetos, seguindo as diretrizes da Nova Estratégia da Rede, assim como, conseguir aumentar a taxa de ocupação de seus membros, ou seja, que cada vez mais empresários juniores ocupem seu tempo realizando mais projetos e melhorar os processos de venda, tendo mais efetividade nas negociações e fidelizando clientes.

Page 14: Edital de Cases - EGEJ 2016

Cada um desses desafios foi desdobrado em alguns requisitos básicos que as EJ’s devem superar para conseguirem dar saltos, esses requisitos são:

1) Validar Modelo de Negócio:

a. Recrutar Membros: Ampliação do número de membros da empresa júnior.

b. Identificar Necessidades do Mercado: Estudo do mercado.

c. Definir e Validar o Portfólio de Serviços:

Portfólio estruturado e venda da maioria dos projetos do portfólio, validando assim o portfólio construído.

2) Garantir Recursos para Escalar Projetos:

a. Reter Membros: Plano de retenção/reconhecimento de membros atrelado ao alcance de metas.

b. Alavancar Ticket Médio do Portfólio Validado: Aumento da lucratividade, através da cobrança de um valor mais realista do que estava sendo cobrado no MVP inicial.

c. Prospectar Clientes: Venda de mais projetos.

d. Satisfazer Clientes: Aumento da satisfação dos clientes (NPS).

Page 15: Edital de Cases - EGEJ 2016

3) Maximizar Eficiência para Escalar Modelo de Negócios

a. Definir Estratégia de Longo Prazo: Estratégia de longo prazo definida.

b. Melhorar Processos de Vendas: Processo de vendas definido e consolidado.

c. Aumentar a Taxa de Ocupação: Aumento no tempo de ocupação dos empresários juniores com projetos.

Categoria: SOMOS TODOS UM

A quarta categoria do Edital de Cases do EGEJ, instiga as empresas juniores a compartilharem com a rede quais as suas ações (internas e externas) de COLABORAÇÃO e CO-CRIAÇÃO para crescimento e desenvolvimento do MEJ gaúcho. Como são aplicados os seus valores para termos uma cultura compartilhada e vivenciada por todos?

A Competição de Cases do EGEJ será uma disputa entre as melhores práticas e soluções que

as EJ’s adotaram para superar os Desafios ou um ou mais de seus requisitos básicos. Ela será composta por 4 (quatro) categorias, que correspondem aos desafios citados acima (1- Validar Modelo de Negócio; 2 – Garantir Recursos para Escalar Projetos; 3 - Maximizar Eficiência para Escalar Modelo de Negócios;) e, ainda, uma categoria exclusiva do EGEJ.

Page 16: Edital de Cases - EGEJ 2016

8. RESPONSABILIDADE DO CONTEÚDO DE CASES

A veracidade das informações apresentadas nos materiais solicitados é de total responsabilidade de seus autores, os quais responderão solidariamente por toda e qualquer forma de plágio, difamação ou desrespeito aos direitos humanos, tal como preconizado pela legislação brasileira.

9. AVALIAÇÃO

A competição de Cases do EGEJ terá duas avaliações, que serão realizadas por bancas de avaliação e congressistas. Os Cases serão avaliados com notas de 0 a 5 para os 4 (quatro) critérios apresentados no item 9.2 desse edital.

A primeira avaliação será realizada exclusivamente por uma banca qualificadora, que irá classificar os cases. Os três que obtiverem as maiores notas médias finais, em cada uma das categorias, serão aprovados para a apresentação no evento, com exceção de cases com média final inferior a 3 (três), nesse caso ele será reprovado e não será apresentado no evento. Em caso de uma categoria possuir apenas 1 (um) case aprovado, ele irá competir com cases de categoria imediatamente superior ou inferior, a ser definido pela organização do evento de modo a facilitar a logística da Competição de Cases. Em caso de nenhum case ser aprovado em uma categoria, não haverá premiação para ela.

Page 17: Edital de Cases - EGEJ 2016

A segunda ocorrerá durante o EGEJ, após a apresentação dos cases da categoria haverá votação da banca de avaliação final (com peso de 50% da nota final) e dos congressistas, que não sejam membros das EJ’s competidoras desse desafio, que assistiram todas as apresentações da categoria (com peso de 20% da nota final). Essas notas, somadas com a nota média da primeira avaliação (com peso de 30%), pela banca qualificadora, irão compor a nota final que será usada na premiação.

9.1. Bancas de Avaliação

As bancas de avaliação serão compostas por 3 (três) jurados, que não terão acesso a nota dos demais. A nota final da banca será dada pela média aritmética das notas dos 3 (três) avaliadores.

9.1.1. Bancas Qualificadoras

Os cases de cada uma das categorias serão avaliados por uma mesma banca, que poderá avaliar mais de uma categoria. As notas médias dessas bancas serão usadas como notas de classificação dos cases para apresentação no evento e terão peso de 30% na nota final, que será considerada para a premiação.

Page 18: Edital de Cases - EGEJ 2016

Os avaliadores dessas bancas poderão ser:

• Pós-Juniores, que tenham atuado em federação e/ou na Brasil Junior;

• Professores de Instituição de Ensino Superior;

• Profissionais do Mercado.

9.1.2. Bancas de Avaliação Final

Os cases de cada uma das categorias serão avaliados por uma mesma banca, que poderá avaliar mais de uma categoria. As notas médias dessas bancas terão peso de 50% da nota final usada para a premiação. Os avaliadores dessas bancas poderão ser:

• Pós-Juniores, que tenham sido diretores ou Presidentes do Conselho em uma federação e/ou Brasil Junior,desde que eles não tenham feito parte de uma EJ que está competindo na categoria;

• Professores de Instituição de Ensino Superior, que ministrem aulas de empreendedorismo, gestão, etc;

• Profissionais do Mercado;

• Diretoria ou Presidência do Conselho da Brasil Júnior, desde que eles não tenham feito parte de uma EJ que está competindo na categoria.

Page 19: Edital de Cases - EGEJ 2016

9.2. Critérios de Avaliação

Os cases serão avaliados, nas duas etapas, em 4 critérios. Cada um deles receberá uma nota de 0 a 5, sendo que 0 (zero) indica que o case não atende em hipótese alguma o critério e 5 (cinco) que o case atende com excelência o critério. A nota final será dada por uma média ponderada de acordo com os pesos de cada critério. Em caso de empate, serão usadas como critério de desempate as maiores notas obtidas nos critérios descritos em 9.2.4, 9.2.3 e 9.2.2, respectivamente. Os critérios de avaliação são:

9.2.1. Clareza do Problema

ONDE ESTOU E PARA ONDE TENHO QUE IR Um case, descreve práticas que resolveram problemas das Empresas Juniores. Um bom case precisa ser bem estruturado e baseado em definições bem claras. Nesse critério, será avaliado o quanto a EJ tinha conhecimento sobre sua situação inicial e o objetivo principal a que o case se propõe.

Peso 10%

Page 20: Edital de Cases - EGEJ 2016

9.2.2. Construção da Solução

O QUE FOI FEITO PARA RESOLVER O PROBLEMA Após a definição do problema, um case deverá estabelecer como a solução foi construída, com objetivos consistentes, ações delimitadas, prazos estipulados, responsáveis bem definidos e custos devidamente orçados. Neste tópico, o Case será avaliado quanto à construção da solução, o que foi feito e qual método utilizado

Peso 10%

9.2.3. Desempenho da Equipe

COMO A EQUIPE SE DESEMPENHOU Um problema deve inspirar a equipe a buscar melhorias. Neste quesito será avaliado o desempenho da equipe perante a solução do problema, se a equipe teve uma liderança presente e efetiva, atividades bem atribuídas e concluídas no prazo e todos trabalhando com metas compartilhadas, se ela esteve engajada e focada nos resultados e em como foram enfrentadas as dificuldades que surgiram ao longo da solução. Peso 10%

9.2.4. Resultado Real

Page 21: Edital de Cases - EGEJ 2016

APRESENTAÇÃO E ALCANCE DOS INDICADORES EXIGIDOS A resolução de um problema é considerada um Case de Sucesso pelos resultados reais que proporcionou à empresa. Neste quesito serão avaliados a apresentação de resultados práticos realmente comprovados e o alcance do requisito ou dos requisitos estipulados nos desafios, por meio dos indicadores exigidos na parte “4) Conclusão: Resultados Reais” no tópico “3.3. Formato dos cases”.

Peso 70%

Page 22: Edital de Cases - EGEJ 2016

10. APRESENTAÇÃO

Divulgada a aprovação para apresentação do case, a EJ tem até 6(seis) dias corridos para confirmar, via e-mail, a participação do case e dos apresentadores no evento. A não confirmação das apresentações será compreendida como desistência, sendo convocado para apresentação, aquele que procede à lista de classificação de acordo com a nota da banca qualificadora. O case será avaliado durante sua apresentação por uma banca avaliadora e pelos congressistas presentes.

A apresentação será em formato expositivo, durará 10 (dez) minutos e poderá contar com no máximo 2 (dois) oradores. Antes da apresentação 1 (um) membro da organização do evento irá apresentar à plateia os critérios de avaliação. Após os 10 (dez) minutos de apresentação, a banca avaliadora terá 5(cinco) minutos e a plateia também terá 5 (cinco) minutos para sabatinar os apresentadores. Os recursos visuais deverão estar formatados no padrão Microsoft Office Power Point 2007, superior ou compatível ou em PDF.

O arquivo deverá ser enviado para a Equipe de Conteúdo, através do e-mail [email protected], até um prazo máximo de 3 (três) dias antes do início do evento. A equipe não se responsabiliza por quaisquer problemas de formato ou de outro quesito tecnológico.

Page 23: Edital de Cases - EGEJ 2016

11. FEEDBACKS

A equipe de conteúdo do EGEJ será responsável por disponibilizar, no prazo máximo de 1 (um) mês após o fim do evento, o feedback da avaliação dos cases recebidos, tendo eles sido selecionados para apresentação no evento ou não, desde que tenham cumprido todas as normas de formatação e conteúdo presentes neste edital.

O feedback informará as notas dadas pela Banca de Avaliação em cada critério, a nota geral do case e a menor nota de case aprovado na categoria do competidor.

12. PREMIAÇÃO

A premiação será baseada nas médias das notas da banca qualificadora (30%), banca avaliadora final (50%) e dos congressistas presentes na apresentação (20%), com exceção dos membros das EJ’s competidoras. As notas da avaliação presencial serão dadas por meio de questionários entregues logo antes das apresentações dos cases. Na Cerimônia de Encerramento do EGEJ 2016, serão premiados os melhores cases em cada categoria.

Page 24: Edital de Cases - EGEJ 2016

13. Cronograma

Lançamento do Edital 11 de Julho

Período de Envio de Cases 11 a 31 de julho

Data limite para envio de cases 31 de julho

Período de Avaliação de Cases 1º de agosto a 15 de setembro

Divulgação dos Cases Selecionados 18 de setembro

Confirmação de Participação 23 de setembro

Data limite para envio das apresentações dos cases aprovados

28 de setembro

Apresentação dos Cases 8 de outubro

Premiação dos Cases 9 de outubro

Page 25: Edital de Cases - EGEJ 2016

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, a Coordenadoria Geral do EGEJ está à disposição, podem entrar em contato em [email protected].

Boa sorte e Ubuntu pra nós!

Atenciosamente,

Equipe EGEJ 2016.