Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

6
Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Departamento de Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Sociologia EDITAL Nº 01 /2013 - PPGS SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM SOCIOLOGIA TURMA 2014 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará comunica a abertura de inscrições de candidatos à seleção para o MESTRADO, para o preenchimento de até 20 (vinte ) vagas distribuídas, indistintamente, nas seguintes linhas de pesquisa: Cidade, movimentos sociais e práticas culturais; Cultura, política e conflitos sociais; Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários. Pensamento social, imaginário e religião; Processos de trabalho, Estado e transformações capitalistas. A descrição das linhas de pesquisa encontra-se no site https://www.posgradsoc.ufc.br . 1 Inscrições 1.1. As inscrições serão realizadas por meio de dois procedimentos obrigatórios e sucessivos: 1. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba Processos Seletivos stricto sensu); 2. O candidato deverá entregar (pessoalmente ou por procuração) toda a documentação relacionada no item 1.3 deste edital, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Período de inscrição: 23/09/2013 a 19/10/2013 Os candidatos residentes fora de Fortaleza poderão solicitar inscrição mediante correspondência por SEDEX, postada nos Correios até 19/10/2013. Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Av. da Universidade, 2995 Bloco 1, 1º andar. Benfica. 60.020-181 Fortaleza, Ceará. Horário: de segunda a sexta-feira, das 08h30m às 11h30min e das 14h30min às 17h30min. Telefone: (85) 3366-7422, Fax (85) 3366-7421, e-mail: [email protected], site: https://www.posgradsoc.ufc.br 1.2. Podem se inscrever: o Graduados em Ciências Sociais; o Graduados em outras áreas, desde que apresentem em seu histórico escolar do curso de graduação ou de especialização o registro de, no mínimo, três disciplinas concluídas da área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política). 1.3. A solicitação de inscrição está condicionada à apresentação de todos os documentos relacionados a seguir:

Transcript of Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

Page 1: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

Universidade Federal do Ceará

Centro de Humanidades

Departamento de Ciências Sociais

Programa de Pós-Graduação em Sociologia

EDITAL Nº 01 /2013 - PPGS

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM SOCIOLOGIA – TURMA 2014 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará comunica a abertura de inscrições de candidatos à seleção para o MESTRADO, para o preenchimento de até 20 (vinte) vagas distribuídas, indistintamente, nas seguintes linhas de pesquisa:

Cidade, movimentos sociais e práticas culturais;

Cultura, política e conflitos sociais;

Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários.

Pensamento social, imaginário e religião;

Processos de trabalho, Estado e transformações capitalistas.

A descrição das linhas de pesquisa encontra-se no site https://www.posgradsoc.ufc.br.

1 Inscrições

1.1. As inscrições serão realizadas por meio de dois procedimentos obrigatórios e sucessivos:

1. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho

http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba Processos Seletivos stricto sensu); 2. O candidato deverá entregar (pessoalmente ou por procuração) toda a documentação

relacionada no item 1.3 deste edital, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Período de inscrição: 23/09/2013 a 19/10/2013

Os candidatos residentes fora de Fortaleza poderão solicitar inscrição mediante correspondência por SEDEX, postada nos Correios até 19/10/2013.

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Av. da Universidade, 2995 – Bloco 1, 1º andar. Benfica. 60.020-181 Fortaleza, Ceará.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 08h30m às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.

Telefone: (85) 3366-7422, Fax (85) 3366-7421, e-mail: [email protected], site:

https://www.posgradsoc.ufc.br 1.2. Podem se inscrever:

o Graduados em Ciências Sociais; o Graduados em outras áreas, desde que apresentem em seu histórico escolar do

curso de graduação ou de especialização o registro de, no mínimo, três disciplinas concluídas da área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política).

1.3. A solicitação de inscrição está condicionada à apresentação de todos os

documentos relacionados a seguir:

Page 2: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

- Comprovante de Inscrição gerado/emitido pelo sistema; - Ficha de inscrição, disponível no site do Programa, devidamente preenchida e com

fotografia 3 X 4. - Cópia autenticada da carteira de identidade ou do passaporte, no caso de

candidato estrangeiro. - Cópia autenticada do diploma de curso de graduação ou comprovante que o

substitua. Os pré-concludentes devem apresentar declaração, assinada pelo respectivo orientador e pelo coordenador do curso de graduação, informando a data marcada para a defesa da monografia ou equivalente e referendando, justificadamente, a inscrição do aluno(a) pré-concludente. A declaração de pré-conclusão deverá ser substituída, obrigatoriamente, pelo diploma ou documento equivalente até a data final de matrícula para o semestre 2014.1, na UFC, sob pena de eliminação da lista de aprovados. Só poderão inscrever-se os egressos de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.

- Cópia autenticada de Histórico Escolar que comprove haver o candidato cursado pelo menos três disciplinas da área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciência Política).

Observação: A autenticação pode ser substituída pela apresentação dos documentos originais ao funcionário, no momento da inscrição.

- Cópias dos programas de, no mínimo, três disciplinas concluídas na área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), no caso dos candidatos graduados em outras áreas.

- Curriculum Vitae no modelo Lattes (CNPq), impresso em três vias, acompanhado de fotocópias da documentação comprobatória e de um exemplar da monografia e dos trabalhos publicados.

- Projeto de pesquisa, em 03 (três) cópias impressas e uma em CD-ROM, de acordo com as especificações apresentadas no item 2.1. deste Edital. A comissão de seleção se reserva o direito de desclassificar projetos que não obedeçam a essas especificações.

- Carta de Intenção, em 03 (três) cópias impressas, justificando o interesse em se candidatar a este Mestrado em Sociologia e a opção pela linha de pesquisa à qual se vincula o projeto do candidato, apresentando marcos de sua trajetória acadêmica. O texto da carta deverá ter, no máximo, 3 (três) páginas em espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3 cm; margens direita e inferior de 2 cm.

A documentação deve ser colocada pelo candidato em pasta de plástico marcada com o nome do candidato, o curso para o qual está concorrendo (Mestrado em Sociologia) e a linha de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Sociologia à qual se vincula o projeto apresentado.

1.4. A homologação da inscrição do candidato está condicionada ao cumprimento de

todas as exigências constantes neste edital. As informações relativas ao deferimento/indeferimento das inscrições serão fornecidas via e-mail, sendo de inteira responsabilidade do candidato o cadastro de um e-mail válido no formulário eletrônico desse processo seletivo.

2 Processo de seleção

Page 3: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

A seleção dos candidatos será feita por uma Comissão, indicada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e composta por quatro professores, sendo três membros efetivos e um suplente.

As vagas existentes serão preenchidas pelos candidatos aprovados em processo de seleção, o qual compreende três etapas eliminatórias e duas etapas classificatórias.

Em todas as etapas do processo de seleção, a nota mínima para aprovação será 7,0 (sete), no intervalo de zero a dez (0-10,0).

2.1 Primeira etapa: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatória)

O projeto de pesquisa deverá ter, no máximo, dez (10) páginas, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens esquerda e superior de 3 cm; margens direita e inferior de 2 cm. Serão eliminados os projetos que ultrapassarem o número máximo de páginas, assim como os que desconsiderarem o padrão de formatação estabelecido neste Edital. Para fins de contagem do total de páginas, não serão consideradas a folha de rosto, o sumário e as referências bibliográficas.

O projeto de pesquisa deverá apresentar: - Folha de rosto, indicando o nome completo do candidato, o título do projeto, a linha

de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia à qual se vincula o projeto e outras informações pertinentes;

- Definição clara do objeto a ser pesquisado; - Apresentação do referencial teórico; - Explicitação dos procedimentos metodológicos; - Referências bibliográficas;

O projeto de pesquisa será avaliado de acordo com os seguintes critérios: - Adequação do tema à linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em

Sociologia indicada pelo candidato; - Clareza na definição do objeto de investigação; - Pertinência do referencial teórico e dos procedimentos metodológicos; - Atualização e abrangência das referências bibliográficas; - Coerência interna; - Clareza e correção da linguagem; - Exequibilidade da proposta.

2.2 Segunda etapa: prova escrita (eliminatória)

A prova escrita será realizada no Auditório Luiz de Gonzaga Mendes Chaves, situado à Avenida da Universidade, 2995 – Bloco 1, 1º andar, Benfica, Fortaleza-Ce.

A prova escrita terá duração de 04 (quatro) horas.

Os candidatos deverão comparecer ao local da prova às 08h00min (oito horas), munidos de carteira de identidade.

Não será permitida a realização da prova pelos candidatos que chegarem após o horário estabelecido neste Edital.

A prova escrita constará de questões formuladas a partir da bibliografia indicada neste Edital.

A prova escrita será avaliada de acordo com os seguintes critérios: 1. Grau de conhecimento dos temas propostos; 2. Pertinência do conteúdo das respostas; 3. Sistematização e coerência dos argumentos; 4. Clareza de expressão das ideias; 5. Correção da linguagem; 6. Utilização correta de conceitos da teoria social.

Page 4: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

2.3 Terceira etapa: exame oral (eliminatória)

O exame oral, a ser realizado individualmente, constará de argüição sobre o projeto de pesquisa, podendo haver pedidos de esclarecimento sobre a prova escrita e sobre o domínio do conhecimento na área de Ciências Sociais e na linha de pesquisa a qual o projeto do candidato está vinculado.

A avaliação do desempenho no exame oral utilizará os seguintes critérios: - Clareza e capacidade de articulação das ideias; - Domínio da bibliografia utilizada no projeto de pesquisa; - Demonstração de que a temática e o objeto do projeto são adequados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

O exame oral ocorrerá conforme cronograma afixado, previamente, no flanelógrafo da Pós-Graduação em Sociologia, onde será informado, também, o local de sua realização.

Os candidatos estrangeiros que não se encontrarem no País no período do exame oral, deverão fazê-lo por meio de videoconferência. Para tanto, deverão solicitar este recurso à Comissão, tão logo seja divulgado o resultado da segunda etapa desta seleção (prova escrita).

A solicitação referida no item anterior deverá ser feita por escrito e o agendamento da videoconferência, estará submetido ao calendário previsto para a realização da terceira etapa da seleção (exame oral), respeitando-se a conveniência determinada pela Comissão.

2.4 Quarta etapa: prova de língua (classificatória) Todos os candidatos que passarem na terceira etapa deverão se submeter a uma prova escrita de idioma estrangeiro (inglês ou francês ou alemão, a escolha do candidato), com caráter classificatório. A prova de língua estrangeira será elaborada e corrigida pela Coordenação das Casas de Cultura Estrangeira da UFC e constará de tradução e interpretação de texto, com duração de duas horas. O candidato que obtiver, nesta prova, nota inferior a 7,0 (sete) deverá apresentar, até o final do primeiro ano de matrícula, certificado de conclusão do curso instrumental, ofertado pela UFC, na língua escolhida, ou outro comprovante de proficiência. Será permitido o uso de dicionário na prova de língua estrangeira. 2.5 Quinta etapa: avaliação do Curriculum Vitae (classificatória)

A avaliação do Curriculum Vitae será feita mediante pontuação, a ser expressa em nota decimal, num total máximo de 10,0 pontos.

A avaliação do Curriculum Vitae levará em consideração: - o histórico escolar; - a formação acadêmica do candidato na área de Ciências Sociais; - a experiência do candidato em pesquisa, no campo das Ciências Sociais ou áreas afins,

devidamente comprovada; - a experiência do candidato em ensino, incluindo monitoria, no campo das Ciências

Sociais ou áreas afins, devidamente comprovada; - apresentação de trabalhos em congressos e eventos científicos; - publicações.

3 Disposições gerais

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima de 7,0 (sete) em cada uma das etapas eliminatórias.

Page 5: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

A nota final será a média ponderada das notas das cinco etapas, considerando-se peso três para o projeto de pesquisa; peso três para a prova escrita; peso dois para o exame oral; peso um para o curriculum; peso um para a prova de língua estrangeira.

Para fins de desempate, prevalecerão, sucessivamente: (1) a maior nota obtida na primeira etapa do processo seletivo; (2) a maior nota obtida na segunda etapa do processo seletivo; (3) a maior nota obtida na terceira etapa do processo seletivo e (4) a maior nota obtida na quarta etapa do processo seletivo.

O número final de aprovados poderá ser inferior ao número de vagas estabelecido neste Edital.

Os resultados de todas as etapas da seleção (parciais e final) serão disponibilizados por ordem alfabética, no endereço eletrônico http://www.si3.ufc.br/sigaa/public e afixados no mural da Secretaria do Programa e no site da Pós-Graduação em Sociologia.

A divulgação dos resultados parciais e final incluirá apenas os nomes dos candidatos aprovados, com suas respectivas notas.

Os candidatos não aprovados poderão solicitar suas notas à Secretaria do Programa.

Os recursos deverão ser endereçados, em primeira instância, à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, dentro do prazo máximo de 48 horas, após a divulgação do resultado de cada etapa.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia não assegura a concessão de bolsa de estudo a todos os candidatos selecionados. Tal concessão dependerá do número de bolsas disponíveis (fornecidas pelo CNPq, pela CAPES ou FUNCAP) e será subordinada à classificação do candidato na seleção e à disponibilidade deste para se dedicar integralmente ao curso.

A Coordenação do Programa não concederá bolsa de estudo aos candidatos estrangeiros selecionados. Estes deverão comprovar fonte de renda advinda de seu país de origem.

A documentação dos candidatos não aprovados ficará disponível para devolução até 3 (três) meses depois da divulgação do resultado final do processo seletivo, após o que será inutilizada.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão, que poderá igualmente dispor sobre a alteração de datas das realizações das provas, caso seja necessário.

4 Calendário

1. Inscrições: 23/09/2013 a 19/10/2013

2. Divulgação do deferimento das inscrições: 23/10/2013

3. Resultado da primeira etapa (avaliação do projeto de pesquisa): 18/11/2013

4. Segunda etapa (prova escrita): 28/11/2013

5. Resultado da segunda etapa: 05/12/2013

6. Terceira etapa (exame oral): dias 10, 11, 12 de dezembro de 2013, das 08h00min às 17h30min

7. Resultado da terceira etapa: 13/12/2013

8. Quarta etapa (prova de língua estrangeira): 17/12/2013

9. Quinta etapa (avaliação do curriculum vitae): 18 e 19/12/2013

10. Divulgação do Resultado Final: 20/12/2013

Page 6: Edital Do Mestrado Turma 2014 Revisto

5 Bibliografia sugerida

BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o

social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São

Paulo: Martins Fontes, 1996.

ELIAS, Norbert. A sociedade da corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia

de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica.

São Paulo: Globo, 2006.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras,

2004.

________________________________________ Professor César Barreira.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia