EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ......

8
ZELUS ZELATUS SUM PRO DÓMINO DEO EXERCÍTUUM! EDITORIAL O Karmel, é um Boletim mensal, onde podemos compartilhar com vossas caridades o que nós temos recebido do Altíssimo Senhor e Deus! As Monjas Carmelitas da Primitiva Observância, são uma Comunidade Monástica, que segue exclusivamente a Liturgia Tradicional da Santa Missa e do Ofício Divino, da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Nos encontramos cada mês nestas breves reflexões e abriremos um pouco o véu que oculta a verdadeira vida monástica na Igreja. Sr. Rose Marie de Saint Joseph “Aut viam inveniam aut faciam!” APRESENTAÇÃO O Karmel de outubro aproveita o ensejo da festa de uma das mais ilustres filhas do Santo Monte para lhe explicar um pouco sobre as diferenças entre a Reforma Descalça por ela empreendida e o Carmelo monástico primitivo. Por sua vez, as Crônicas de Karmel introduzem nosso caro leitor na fantástica história de Karmeland, terra de místicos e profetas, de santos e fatos extraordinários, de pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra da Madre Priora une-se aos Lamentos da “filha de Sião” pelo estado de desolação em que foi lançada a herança do Altíssimo: “Suas portas todas estão desertas, gemem seus sacerdotes, afligem-se as virgens, e ela mesma vive na amargura” (Lamentações 1,4) Em Karmeland Kids, Sophia segue sua entusiasmante aventura para além da misteriosa porta: o que a aguarda do outro lado? Que o Bom Deus e a Senhora do lugar o (a) abençoem em mais este passo da sua jornada descobrindo a Karmel! Madre Maria Francisca Dos Santos Desertos, OCarm (secretaria) Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

Transcript of EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ......

Page 1: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

X

ZELUS ZELATUS SUM PRO DÓMINO DEO EXERCÍTUUM!

EDITORIAL

O Karmel, é um Boletim mensal, onde podemos compartilhar com vossas caridades o que nós temos recebido do Altíssimo Senhor e Deus!

As Monjas Carmelitas da Primitiva Observância, são uma Comunidade Monástica, que segue exclusivamente a Liturgia Tradicional da Santa Missa e do Ofício Divino, da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Nos encontramos cada mês nestas breves reflexões e abriremos um pouco o véu que oculta a verdadeira vida monástica na Igreja.

Sr. Rose Marie de

Saint Joseph

“Aut viam inveniam aut faciam!”

APRESENTAÇÃO O Karmel de outubro aproveita o ensejo da festa de uma das mais ilustres filhas do Santo Monte para lhe explicar um pouco sobre as diferenças entre a Reforma Descalça por ela empreendida e o Carmelo monástico primitivo. Por sua vez, as Crônicas de Karmel introduzem nosso caro leitor na fantástica história de Karmeland, terra de místicos e profetas, de santos e fatos extraordinários, de pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra da Madre Priora une-se aos Lamentos da “filha de Sião” pelo estado de desolação em que foi lançada a herança do Altíssimo: “Suas portas todas estão desertas, gemem seus sacerdotes, afligem-se as virgens, e ela mesma vive na amargura” (Lamentações 1,4) Em Karmeland Kids, Sophia segue sua entusiasmante aventura para além da misteriosa porta: o que a aguarda do outro lado? Que o Bom Deus e a Senhora do lugar o (a) abençoem em mais este passo da sua jornada descobrindo a Karmel!

Madre Maria Francisca

Dos Santos Desertos, OCarm (secretaria)

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

Page 2: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Primeiro para nos situarmos no que foi a Reforma de Santa Teresa, faz-se mister entendermos algo do que ela mesma vivia em seu Mosteiro naquele então. Sem nos perdermos em exaustivas explicações, que não cabem em poucas linhas, como pede este Boletim, nos limitamos a dizer que o Carmelo que Santa Teresa conheceu não era a realidade suprema e geral de todos os Carmelos da Ordem em sua época. O Carmelo Feminino na Europa, estava recém tomando corpo e vida com a ajuda do Prior Geral da Ordem, João Soreth. Esta Reforma não tinha ainda chegado ao Carmelo de Santa Teresa. Providência de Deus, que queria com Santa Teresa, levar os valores do Carmelo para serem vividos de acordo com a época em que ela e a Igreja estavam no pós Trento.

Santa Teresa, não apenas quis fazer o Carmelo voltar às suas origens na prática e espiritualidade, mas também agregou novos valores próprios das Ordens Mendicantes atuantes em sua época, bem como da Companhia de Jesus, e outros, o que afastou definitivamente o Carmelo do estilo Monástico Primitivo, instaurando assim, o Carmelo Descalço.

Hoje, em dia, é difícil as pessoas entenderem como você pode ser Carmelita Tradicional, se não é Carmelita Descalça! Permanece o mito, de que aquilo que não

SANTA TERESA DE JESUS

Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, Teresa de Ávila, Teresa de Jesus! Nascida aos 28 de março de 1515, na Espanha, e tendo por entrada na Eternidade o 4 de outubro de 1582, no Carmelo de Alba de Tormes. É filha diletíssima da Igreja, como ela mesma se outorga o título, filha ilustre do Monte Carmelo, e Mãe dos Espirituais.

Não nos deteremos na cronologia de sua admirável e santa vida, que a todos ensina e ao Coração de Deus

encanta. Fatos estes que poderão abundantemente serem encontrados em bons livros e mesmo na internet, com abundância de precisões. Tão pouco nos limitaremos a falar de sua espiritualidade.

Bem, do que falaremos então de Santa Teresa? Acompanhe-nos neste Boletim, e poderemos conhece um pouco de sua relação com a história do Carmelo, de modo especial com o nosso Carmelo Primitivo.

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

Carmelo Tradicional, fora da “Reforma” de S. Teresa?

Page 3: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

possibilidade e até a necessidade do estudo, do acolhimento de crianças, dos Oblatos, e mesmo a possibilidade das Oblatas Regulares que vivem no interior do Mosteiro. A ênfase do acolhimento dos hóspedes, a capacidade de adquirir bens para o próprio sustento, e ajuda aos pobres da região.

No início nós mesmos não entendíamos todas estas diferenças, e não tínhamos tido acesso à Biblioteca do Carmo em Roma, por isso nós perdemos os nossos três Mosteiros, porque não tínhamos a posse dos mesmos em nome do Mosteiro, por pensarmos ser algo contra a Santa Regra.

Nós temos a certeza que caminhamos com Santa Teresa, como as diversas flores embelezam o Jardim de Deus, sem a necessidade de comparações. Como diz Santa Teresa de Lixieux, também celebrada festivamente este mês no Carmelo, esta é a Comunhão dos Santos, onde o Bom Deus tem as suas delícias e as almas a sua Ventura Eterna!

Janua Cœli

pertence à reforma de Santa Teresa é ‘relaxado’, e não tradicional.

Sem tirar o mérito de Santa Teresa e de toda sua santa obra, o Carmelo não se restringe à Reforma! Ele vai mais além! O Carmelo, tem as nuances do mistério da doce tensão entre a contemplação e a batalha, entre a docilidade da Virgem Maria em Nazaré, Santo Elias na casa da viúva, ou mesmo em Carit sendo alimentado por um corvo. Em uma doce junção, tem a mesma Virgem, forte e viril aos Pés da Cruz, tem Santo Elias matando os profetas de Baal e toda sua luta para restaurar os Altares do Deus de Israel. O Carmelo une os valores da Vida Primitiva dos Padres do Deserto no Oriente, em nossa Amada Montanha, na Terra Santa, com a Igreja no Ocidente e a organização cenobítica, especialmente na pessoa do grande Patriarca São Bento.

Por isso, na prática, a nossa vida mais se assemelha à vida em um Mosteiro Beneditino, do que a de um Carmelo Descalço. Com a salmodia e o canto gregoriano, a Léctio Divina, entre outros valores que conheceremos ao longo destes Boletins.

No início da Santa Igreja, não existiam ‘Ordens’ Religiosas, como ainda hoje está em vigor no Oriente, e como se fala no início de nossa Santa Regra. Nos Eremitérios, a vida de pobreza e austeridade são mais rígidas e em algo se aproximam mais da Reforma de Santa Teresa. Mas os Mosteiros, mesmo vivendo longe das cidades, abrigam a

"Minha experiência pessoal nunca deixa de me surpreender. Esses bispos em sua maioria eram colegas estudantes comigo em Roma, treinados da mesma maneira. E então, de repente, eu me vi sozinho. Mas não

inventei nada de novo; Eu estava (simplesmente) continuando." (Arcebispo Marcel Lefebvre)

Atual coro das Monjas na Igreja de Montaigut-em-Combraille

Page 4: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

Um clima de mistério pairava sobre o lugar e sobre as monjas, das quais “nunca” se via o rosto! Os monges também estavam ali, muito próximo, do outro lado da rua para ser mais exata. Em ambos mosteiros percebia-se uma profunda vida litúrgica, silêncio, solidão e trabalhos simples.

Nos seus inícios, nossa Comunidade contava com uma maioria jovem/adulta, que havia chegado ali das mais diversas maneiras e lugares. Eu passei a ser a mais nova integrante do grupo, também em idade, 17 anos. Éramos uma maioria de formandas, contando comigo: 3 postulantes, 4 noviças e apenas 3 professas. Juntando-se aquele ano novos ramos ao nosso Mosteiro, chegando ao número de 13 monjas.

Nesse período os dias passavam tranquilos e simples. Em Outubro daquele ano de 2012, um acontecimento inicial, precursor de muitos outros, marcaria profundamente nossas vidas enquanto indivíduos mas também como Comunidade. A expulsão do mosteiro do lugar onde ele nascera...

Por Hagia Sophia

Once upon a time…

Mais um conto de fadas? Perguntará o leitor, e a resposta é: depende de quem é o leitor, se você está do lado certo nessa história, a resposta é sim! Pelo simples fato de ser o seu conto de fadas também, uma história como nenhuma outra, porque é a nossa própria. Aventuras, alegrias e tristezas vividas, na jornada concreta e mágica a caminho do lugar onde o sol não conhece ocaso. Toda aventura começa quando saímos do nosso mundo e entramos em Karmel, e é lá onde descobrimos mais milhares de outros mundos, onde as aventuras se encontram formando uma cadeia muito misteriosa...

Quando ingressei em nossa venerável Ordem, seu lugar físico no mundo temporal, ainda era o “Mosteiro da Água Espraiada” na cidade de Atibaia-SP, Brasil.

Escondidas naquele vale, viviam nossas primeiras Irmãs, das quais restaram algumas que ainda hoje perseveram conosco.

“Aquele que não luta, não sofre, acaba sendo escravo … A Liberdade só se constrói aceitando perder a vida! ” (Liam Kelly - Our Irish English Teacher)

As Crônicas de Karmel

Nosso Mosteiro - Brasil

Nosso Coro - 2014

Page 5: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

Ainda voltaremos para casa algum

dia? Ou como peregrinos, forasteiros e

exilados terminaremos os nossos dias,

apenas com a ajuda de ‘James’ (nosso

mordomo invisível)?

Onde está a Igreja exilada no Paraguay

que encontramos em Patmos com o

Apóstolo São João? Onde está o nosso

Bispo? Onde está o Bispado em que

chegávamos a qualquer hora e éramos

recebidos de braços abertos, porque era a

casa do Pai? Sempre um prato na mesa, o

Vigário Geral sempre disponível, era

capaz de esperar nosso Padre terminar

um programa de rádio de uma hora,

sentado ao lado dele escutando?

Onde estão os nossos Oblatos? Os

nossos amigos? A nossa casa? O nosso

Jardim? Para onde foram as nossas filhas,

as nossas vocações?

Para onde os levaram que não os

encontramos?

Onde está a nossa fé, que nos manteve

alegres e fortes em meios a tantas

provações e privações, e agora parece não

ser suporte nem para que consigamos

terminar o dia sem desfalecer?

Caríssimos

amigos,

Where is it? Queridos e amados no Senhor, o Sol

da Vida que nos aquece e nos mantém mesmo no inverno de nossas vidas, esta é a pergunta que não quer calar em nossas almas e nossos corações: Onde está a nossa casa? Onde está a nossa Igreja? Onde está a nossa Diocese? Onde está o nosso Bispo, o nosso Vigário Geral, os nossos Sacerdotes, Amigos e Amigas? Onde está a nossa fé?

Mas onde está a nossa Montanha,

onde os pássaros que nos avisavam a hora dos ofícios, onde Agatha (agora nada mais que a coruja invisível da madre sub priora) nos mostrava os perigos vindos de longe? Onde está a nossa Liturgia, nossos cantos na Santa Missa, o sino que soava tão belamente nas nossas Montanhas, os nossos Irmãos cantando, nosso Padre atendendo as mais de 50 pessoas por semana? Tudo isso ainda existe?

A PALAVRA DA MADRE PRIORA

PRIORAPRIORESA

Os Monges

Page 6: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

É uma antiga e nova busca, já nossos

Pais nos contaram desde o Antigo Testamento! Desde tempos memoráveis existem almas à espera de ‘voltar para casa’, do triunfo do Cordeiro Imaculado. Esta vida não é nada mais que uma pálida imagem da Verdadeira Vida junto de Deus!

A Jerusalém Celeste descerá de junto

de Deus, e todos conhecerão o Criador! Então nossa pergunta será respondida, a Santa Igreja aparecerá em seu esplendor, com Doze Portas, Doze Tronos. Não mais perguntaremos onde é o nosso lugar, onde está nossa casa, nossos amigos, e tudo o que pensamos ter perdido, mas que na verdade apenas estava escondido, por um tempo e mais dois tempos, até que a Luz brilhe nas trevas.

Guardemos nossas almas em paz com

Deus, enquanto dura a tormenta, não no sentimento que foge, mas na Fé que sustenta.

In Jesu et Mariae, Ancilla tuae indignae,

Madre Maria Rebeca da Cruz, M. Ferreira,

OCarm. (Prioresa)

"Eu não tenho outra coisa a dizer-vos

senão que nós estamos hoje vazios, em um Templo vazio, mas cultuando a Deus, nosso Princípio e Fim! Tudo foi tirado de nós: tiraram as pessoas, os nossos amigos, as vocações, as nossas casas e propriedades, mas nós continuamos de pé, como essa Capela, Calma, como a Virgem Santíssima aos pés da Cruz! Isso é o mais importante! E nós termos a certeza que nós estamos servindo a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!

(Homilia de nosso Padre Prior, Rev. Frei

Tiago de São José - Missa em reparação pelos ultrajes e dessacralização da Igreja - 02 de

Março de 2019, 1°sábado do mês)

Where is it? Esta busca não nos detém, não tira nossa força de seguir, de subir, de manter a Fé, a Esperança e a Caridade!

No antigo Priorado de Cluny Chapelle Notre Dame de la Calme

Page 7: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

O canto é o poder restante do exilado! Diz Santa Hildegard que Deus nos dotou de voz admirável que nos leva a suportar a saudade do Paraíso! O Desejo de Deus!

KARMELAND KIDS Se o olhar não se contentar Gire a maçaneta para entrar! Seguimos nossa história... Uma visão fantástica tomava seus

olhos. Mais tarde ela mesma descobriu que apesar das maçanetas e os caminhos no interior da porta variarem de pessoa para pessoa, todos que adentravam ali contemplavam a mesma visão.

Sophia se via cercada agora por

imensos jardins, repletos de flores dos mais variados aspectos e cores, árvores altas e frondosas que faziam sombras agradáveis, frutos de sabores deliciosos, fontes cuja água não podia ser mais cristalina, vários pequenos lagos com chafarizes e um grande lago cujas águas eram de igual modo cristalinas, brilhavam como se fosse prata sob a luz do sol. Sol que proporcionava tal claridade com sua luz, sem no entanto nos agredir com seu calor. A frescura da brisa deixava tudo ainda mais agradável além de manifestar a variedade de maravilhosos perfumes.

No grande lago, havia uma ponte para

atravessa-lo e chegar a uma grande construção do outro lado, que realmente parecia um castelo, contudo não era, mas logo descobriremos o lugar misterioso.

Agora voltemos ao lago e à ponte, esta tinha um formato de meia-lua, era de madeira e coberta com flores pequeninas e coloridas. O lago era de grande profundidade, o que não impedia enxergar ao fundo pedrinhas brancas e algumas coloridas, era a habitação de incontável número de peixes de diversos tipos, na superfície cisnes brancos e patos se divertiam e três pequenos botes estacionados na borda completavam a visão do lago principal. Toda essa quantidade de cores contrastava belissimamente com o cinza de pedra da enorme construção do outro lado do lago.

Por Madre sub Priora

Page 8: EDITORIAL “Aut viam inveniam aut faciam!” · 2019-10-25 · Sr. Rose Marie de Saint Joseph ... pessoas simples que se esforçam para amar ao Único e Verdadeiro Deus… A Palavra

Out - 2019 Novas do Monte Carmelo Edição II – France

OUTUBRO

Nos Domingos: 06; 20; 27/10/2019 _ Santa Missa cantada, 11h no Mosteiro Rev. Padre Prior Frei Tiago de S. José

No Domingo: 14/10/2019 _ Santa Missa, 8h no Mosteiro Rev. Padre Rousseau

Nos dia de Semana do mês de outubro: Missas com os Revdos. Padre Morgan, Frei Tiago, Padre Rousseau.

Para os horários da semana pedimos a gentileza de verem no nosso site ou perguntarem na Hospedaria.

Laus Deo Virginique Matri de Monte Carmelo!

SETEMBRO

Aos 08 de setembro, Natividade da Santíssima Virgem Maria, e 12º Aniversário da Fundação de nosso Mosteiro, tivemos a Santa Missa de Inauguração da “Casa da Batalha”, onde se estabelece provisoriamente o Mosteiro Janua Cœli, e entrada de mais uma jovem no Postulantado.

Nós tivemos também a alegria de receber em casa o Reverendo Padre Pivert e o Padre Marcel da Cruz, podendo receber deste a primeira Benção após sua Ordenação Sacerdotal.

Neste mês contamos também com o retorno de nosso Padre dos Estados Unidos. Onde ele visitou e pregou retiro para alguns amigos do Mosteiro, Oblatos e Oblatas da Ordem Terceira do Carmo.

Estes e outros têm acontecido em Karmel. Alguns ficam no Coração de Deus e de seus guerreiros, que se preparam para mais um mês de batalhas e conquistas!

Monastère Janua Coeli

Moniales Carmélites de Primitive Observance

6 Rue du Pont, 63700, Montaigut-en-

Combraille, France +33 68595 1713

[email protected] [email protected]

www.karmelmonastery.online