eedsl,

1
NOME: Fernanda Sampaio G. dos Santos (Nº USP: 8975486) Limite-se ao espaço de 12 linhas. Paulo, textos fora do espaço serão DESCONSIDERADOS. Entregar na sala de aula (exclusivamente) no dia designado no calendário. Aponte as características dos compostos (lexicais) e dos pseudo-compostos (pós-lexicais), segundo Lee. De acordo com Lee, os compostos lexicais são formados no léxico e são sintaticamente opacos. Podem ser formados por dois adjetivos, dois substantivos ou pela junção de um substantivo com um verbo e apresentam uma sequência constituida por um determinante e um determinado. Não podem ter flexões entre constituintes, possibilitando operações morfológicas de sufixação somente na margem do segundo constituinte e impedindo flexão, derivação e concordância. Desse modo, os compostos lexicais agem como uma unidade em relação aos processos morfo-sintáticos. Em oposição, os pseudo-compostos ou compostos pós-lexicais são sintaticamente transparentes, permitindo flexão, derivação e concordância, pois são formados no componente pós-lexical e são resultado da atuação da regra de formação de palavras não morfológicas.

description

bdhsjako

Transcript of eedsl,

Page 1: eedsl,

NOME: Fernanda Sampaio G. dos Santos (Nº USP: 8975486)

Limite-se ao espaço de 12 linhas. Paulo, textos fora do espaço serão DESCONSIDERADOS. Entregar na sala de aula (exclusivamente) no dia designado no calendário.

Aponte as características dos compostos (lexicais) e dos pseudo-compostos (pós-lexicais), segundo Lee. De acordo com Lee, os compostos lexicais são formados no léxico e são sintaticamente opacos. Podem ser formados por dois adjetivos, dois substantivos ou pela junção de um substantivo com um verbo e apresentam uma sequência constituida por um determinante e um determinado. Não podem ter flexões entre constituintes, possibilitando operações morfológicas de sufixação somente na margem do segundo constituinte e impedindo flexão, derivação e concordância. Desse modo, os compostos lexicais agem como uma unidade em relação aos processos morfo-sintáticos.

Em oposição, os pseudo-compostos ou compostos pós-lexicais são sintaticamente transparentes, permitindo flexão, derivação e concordância, pois são formados no componente pós-lexical e são resultado da atuação da regra de formação de palavras não morfológicas.