Emancipacionismo

18
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

description

Estuda o papel do matriarcado primitivo, o patriarcalismo, e o papel da mullher na luta emancipacionista.

Transcript of Emancipacionismo

Page 1: Emancipacionismo

OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

Page 2: Emancipacionismo

AS MULHERES JÁ FORAM AS MULHERES JÁ FORAM EMANCIPADASEMANCIPADAS

As primeiras sociedades humanas (sociedades primitivas) eram matrilineares, coletivistas, tribais e nômades.

Organizavam-se em torno da mulher (figura materna/descendência feminina) por desconhecer o papel do homem na reprodução.

As relações entre mulheres e homens eram poliândricas. Relações de produção baseado na cooperação: meios de

produção coletivos. MATRIARCADO PRIMITIVO

Page 3: Emancipacionismo

A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A

MULHERMULHER Com o desenvolvimento da agricultura e da caça as comunidades passaram a se fixar num determinado território (sedentarismo fixo). Passou a existir a divisão social do trabalho: Aos homens, as atividades de caça (trabalho externo) TRABALHO PRODUTIVO.Às mulheres, o cultivo da terra, preparo dos alimentos e o cuidado das crianças (trabalho interno ou doméstico) TRABALHO REPRODUTIVO.

Page 4: Emancipacionismo

A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A MULHERMULHER

No momento em que se reconhece a participação do homem na reprodução e, a partir do estabelecimento do direito à propriedade, as relações passam a ser, predominantemente, monogâmicas. Cria-se a figura da família nuclear e patriarcal, a fim de se garantir o direito da propriedade e de herança aos filhos legítimos.

Page 5: Emancipacionismo

É neste momento que o corpo e a sexualidade das mulheres passaram a ser controlados pelos homens e pelas instituições construídas por eles (especialmente as religiosas e científicas).

Page 6: Emancipacionismo

O REGIME PATRIARCALO REGIME PATRIARCALForma de organização social na qual as relações são regidas e experimentadas através de dois princípios básicos: 1.) Todas as mulheres são/estão hierarquicamente subordinadas aos homens (submetidas à autoridade patriarcal). 2.) Jovens são/estão hierarquicamente subordinados aos homens mais velhos (submetidos à autoridade paterna).

Page 7: Emancipacionismo

O REGIME PATRIARCALO REGIME PATRIARCAL

Através dos valores do patriarcado se difunde a

supremacia/domínio masculino. Há um maior valor de

estima social às atividades que eram tidas como

masculinas.

Page 8: Emancipacionismo

Origem da Família Famulus quer dizer escravo doméstico. Familia significa o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem.

Para Engels: “o descobrimento da primitiva gens de direito materno, como etapa anterior à gens e direito paterno dos povos civilizados, tem, para a história primitiva, a mesma importância que a teoria da evolução de Darwin para a biologia e teoria da mais-valia, enunciada por Marx, para a economia política.” (Engels, 1891)

O REGIME PATRIARCALO REGIME PATRIARCAL

Page 9: Emancipacionismo

OPRESSÕES OPRESSÕES Opressão de classe inerente ao modo de

produção capitalista; Dominação em relação à sexualidade; Diferenças biológicas que instituem a discriminação (misoginia) eobjetificação do corpo da mulher.

Page 10: Emancipacionismo

OPRESSÕES OPRESSÕES VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO

BRASIL

80,26%80,26%

Page 11: Emancipacionismo

EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMOEngels define: “A emancipação da mulher e sua equiparação ao homem são e continuarão sendo impossíveis, enquanto ela permanecer excluída do trabalho produtivo social e confinada ao trabalho doméstico, que é um trabalho privado.A emancipação da mulher só se torna possível quando ela pode participar em grande escala, em escala social, da produção, e quando o trabalho doméstico lhe toma apenas um tempo insignificante.”

(Engels, 1891)

Page 12: Emancipacionismo

EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMODurante a Revolução Francesa, de caráter burguês, em 1789, que pregara direitos iguais aos homens, Robespierre, líder do movimento Jacobino cria a Declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos;A revolucionária Olympe de Gouges propõe a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã em 1791. Opõe-se à instituição do Ser Supremo criado por Robespierre e em 1793 é guilhotinada por ser considerada antirrevolucionária.

Page 13: Emancipacionismo

EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMO

No século XIX, a luta emancipacionista cria um novo fôlego; Consolidou-se, a partir da I Revolução Industrial na Inglaterra uma verdadeira luta de classes no chão das fábricas;Os objetivos eram a igualdade jurídica e de voto.

Page 14: Emancipacionismo

Movimento iniciou em 1897 com a fundação da “National Union of Women's Suffrage” que defendia: “as mulheres têm direitos políticos na sociedade, pois se elas são obrigadas a obedecerem leis também devem fazer parte do processo de criação de tais leis.”

Page 15: Emancipacionismo

DESAFIOS PARA O DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMO

No sistema capitalista, ao instituir a forma familiar monogâmico-patriarcal – que estaria na gênese da dominação da mulher – nasceu, justamente, “a concentração das grandes riquezas

nas mesmas mãos – as dos homens - e do desejo

de transmitir essas riquezas por heranças aos

filhos (homens) desses mesmos homens.”

Page 16: Emancipacionismo

Superar o Estado patriarcal, em que há

preponderância econômica masculina. Transformar os meios de produção e a riqueza

produzida por eles em propriedade social. Fim da propriedade privada; Da exploração do homem pelo homem.

DESAFIOS PARA O DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMO

Page 17: Emancipacionismo

DESAFIOS PARA O DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMOEMANCIPACIONISMO

Page 18: Emancipacionismo

EMPODERAR A MULHEREMPODERAR A MULHER