"Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos...

24
ENXERGANDO O COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO TECNOLOGIA VERDE: Promovendo a sustentabilidade e impactos socioeconômicos positivos Gustavo Seabra Apresentação

description

CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica - Rio de Janeiro Semana de Extensão 2012 Palestra: "ENXERGANDO O COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO TECNOLOGIA VERDE: PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE E IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS POSITIVOS” Palestra proferida por: Gustavo Seabra Data: 18/10/2012

Transcript of "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos...

Page 1: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

ENXERGANDO O COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO TECNOLOGIA VERDE:

Promovendo a sustentabilidade e impactos socioeconômicos positivos

Gustavo Seabra Apresentação

Page 2: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Embora sejam crescentes o número de usuários e o volume de compras online no Brasil, ainda é muito comum encontrarmos pequenas e médias empresas brasileiras não dando o devido valor à Internet.

Page 3: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

INTERNET Meio de Relacionamento com Clientes e

Fornecedores

Page 4: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Milhões e-Consumidores

e-Commerce no Brasil: Consumidores

2001-2011

Page 5: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

2001-2012 e-Commerce no Brasil: Faturamento Bilhões

(R$)

18,7

Fontes: 1) www.e-commerce.org.br 2) www.camara-e.net/2012/04/20/e-commerce-deve-faturar-r-234-bi-em-2012-no-brasil/

2012*

23,4

*est

imat

iva

2012

Page 6: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Muitas empresas ainda não têm site E a maioria das que têm, apresenta sites de baixa qualidade, com: a) informações precárias; b) poucos recursos úteis; c) quase nenhuma interatividade com seus visitantes/clientes.

Page 7: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Microempreendedores, pequenas e médias empresas, são os que mais se beneficiariam com o desenvolvimento do Comércio Eletrônico.

Page 8: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Baixo custo de implementação e manutenção, se comparado às lojas físicas, de tijolo e concreto.

x Loja Online

Page 9: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Como começar um negócio na Internet? É cada vez mais comum, os próprios empreendedores criarem ‘páginas na Internet’ para divulgação de seus produtos e serviços, sem a ajuda de um profissional de criação de site ou desenvolvedor de sistemas.

Page 10: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

A falta de um profissional, compromete significativamente a qualidade final do trabalho, aborrecendo clientes e passando uma imagem ruim da empresa, muitas vezes distorcida.

Page 11: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Os primeiros passos no Comércio Eletrônico podem ser dados nas Redes Sociais: Facebook, Youtube, Blogs, etc., para, depois de ganhar um ‘fôlego’, contratar um profissional para criar o site de sua empresa.

Page 12: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Por que devemos enxergar o e-Commerce

como Tecnologia Verde?

Page 13: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Elimina ou diminui significativamente

Engarrafamentos

Poluição Custo / deslocamentos

Problemas de Saúde

& Superlotação nos transportes públicos

Tempo gasto / deslocamentos

Page 14: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”
Page 15: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”
Page 16: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

O Comércio Eletrônico, por si só, já deve ser enxergado como uma tecnologia verde. Porque promove a sustentabilidade e gera impactos socioeconômicos positivos na sociedade como um todo.

@ www

Comércio Eletrônico = e-Commerce

Page 17: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Trabalho em casa / Trabalho remoto e Comércio Eletrônico

Page 18: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Qualidade de Vida

Família Economia Produtividade Conforto

Page 19: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

As 5 características principais do Comércio Eletrônico que confirmam nossa tese: 1. E-Invoicing e E-Billing: transações entre empresas

são feitas eletronicamente. Ex.: Faturamento e pagamento, não utilizando de nenhum documento impresso ou deslocamento entre as partes envolvidas.

2. Facilidades via Web. Ex.: Redução de deslocamentos dos clientes, lojas virtuais, atendimento por telefone, e-mail e vídeo conferência, etc.

Page 20: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

3. Facilidades via Intranet. Ex.: Redução do uso de papel e impressões, ocasionando aumento da eficiência organizacional nos processos burocráticos, com maior controle e organização de informações.

4. Melhor logística (empacotamento, envio transporte, etc.) – Redução do nível de empacotamento e organização das entregas em lotes, e não em ordens individuais (quando possível).

5. Utilização de softwares de gestão centralizados, com banco de dados único e informações acessíveis a todos com facilidade, velocidade e segurança.

Fonte: Wikipedia

Page 21: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Conclusão Todos nós, entidades públicas ou privadas, ou mesmo simples cidadãos, devemos incentivar o desenvolvimento do Comércio Eletrônico, sobretudo quando falamos em microempreendedores, pequenas e médias empresas.

Page 22: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

A contratação de profissionais relacionados à criação de sites e publicidade na Internet, é fundamental para que se atinja a qualidade e os objetivos esperados.

Pense verde, mas com profissionalismo.

Mas atenção!

Page 23: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Muito Obrigado!

www.GrupoEditagos.com.br

Contatos: Gustavo Seabra

tels.: (21) 8777-2590 (21) 2456-8696

[email protected]

www.facebook.com/gustavoseabra2010

Page 24: "Enxergando o Comércio Eletrônico como Tecnologia Verde: Promovendo a Sustentabilidade e Impactos Socioeconômicos Positivos”

Referências Bibliográficas ALMEIDA, Sérgio. A Arte de Cuidar do Cliente: de A a V. Salvador: Casa da Qualidade, 2006. ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. DUAILIBI, Roberto & SIMONSEN JR., Harry. Criatividade & Marketing. 9a Ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000. GATES, Bill. A Empresa na Velocidade do Pensamento: com um sistema nervoso digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. JAFFE, Joseph. O Declínio da Mídia de Massa: Por que os comerciais de TV de 30 segundos estão com os dias contados. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008. ROBERTS, Kevin. Lovemarks: O futuro além das marcas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005. WIKIPEDIA. Sustentabilidade. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade>. Acesso em: 02 setembro 2012. _________. TI Verde. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/TI_verde> ZEFF, Robbin & ARONSON, Brad. Publicidade na Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2000.