Escolamod3

15

Transcript of Escolamod3

Page 1: Escolamod3
Page 2: Escolamod3

FUNÇÕES

"Chegou o momento de vermos qual o verdadeiro papel do ensino na nossa sociedade, sem esquecermos que existe uma diferença entre os objectivos conscientes do ensino e as consequências não intencionais da sua organização. Trataremos agora o nosso tema sob a perspectiva da relação actualmente existente entre ensino e sociedade (...)."

Peter Worsley, Introdução à Sociologia, Publicações Dom Quixote

Page 3: Escolamod3

FUNÇÕES

Quando estudámos a socialização identificámos a escola como um dos mais importantes agentes socializadores. A escola contribui para a nossa integração no meio sociocultural mas também nos dá as ferramentas necessárias para a integração no mercado de trabalho. Tem, assim, uma importante função ao nível da socialização.

Page 4: Escolamod3

FUNÇÕES

A escola desempenha um papel importante na socialização formal. A transmissão de conteúdos programáticos, de conhecimentos científicos e técnicos, de competências, contribui para a formação necessária ao desempenho futuro de uma actividade profissional.

Page 5: Escolamod3

FUNÇÕES

"A educação formal tornou-se uma componente vital da nossa sociedade altamente tecnológica. Somente em organizações de ensino a tempo inteiro existem as pessoas com o nível de preparação necessário para preparar indivíduos de acordo com as exigências técnicas da sociedade."

Peter Worsley, Introdução à Sociologia, Publicações Dom Quixote

Page 6: Escolamod3

FUNÇÕES

Contudo, a escola não se limita à transmissão deste tipo de conhecimentos. A escola transmite valores importantes para a coesão social do grupo e para a integração social de cada aluno.

Page 7: Escolamod3

FUNÇÕES

  "0 ensino é também importante pelos valores que

transmite. 0 programa de uma escola, as suas actividades circum-escolares e as relações informais que se estabelecem entre alunos e professores são meios de transmissão de um sem-número de conhecimentos e valores sociais. Isto pode ser feito de uma forma deliberada, como acontece quando as varias actividades de uma escola são orientadas de modo a transmitirem determinados valores e comportamentos sociais, do género de cooperação ou o “espírito de equipa”, de obediência, “desportivismo”."

Peter Worsley,

Page 8: Escolamod3

FUNÇÕES

Através do desempenho dos vários papéis, do relacionamento que estabelece com os outros alunos, com os professores, com os funcionários, o aluno vai interiorizando regras. Aprende, informalmente, a desempenhar o papel de colega, amigo, delegado de turma. Aprende a cumprir horários, a respeitar a autoridade do professor, a comportar-se devidamente numa sala de aula. A este tipo de socialização chamamos socialização informal.

Page 9: Escolamod3

FUNÇÕES A escola é um poderoso instrumento que pode ser

usado em cada sociedade para transmitir os valores com relevância social. Pode ser usada no sentido da reprodução social ou no sentido da mudança.

Basta pensarmos no período do Estado Novo, período em que o sistema de ensino foi utilizado para transmitir valores como o nacionalismo, o patriotismo, a religião.

0 Estado utiliza a escola e o sistema de ensino para veicular os ideais do regime e assim se perpetuar. Essa reprodução vai inculcar nas pessoas os ideais do regime e, dessa forma, a aceitação do modelo social vigente.

Page 10: Escolamod3

FUNÇÕES

A escola pode ser um factor de mudança. Pode orientar os comportamentos no sentido

da interiorização de valores que alterem problemas sociais, tensões, injustiças.

Valores como a igualdade, não discriminação, tolerância, democracia, defesa do meio ambiente, levam a novas atitudes sociais e à própria mudança social.

Page 11: Escolamod3

0 PAPEL DA ESCOLA FACE À MASSIFICAÇÃO

Massificação "De facto, foi na sociedade tecnológica que o sistema

escolar mais se desenvolveu e que mais se distinguiu da instituição familiar. Em vários países houve durante muito tempo uma oposição à lei que impunha a escolarização obrigatória até certa idade para todas as crianças, porque se via nisso um atentado ao direito da família. Esta lei existe hoje em todos os países industrializados e em muitos dos países em vias de desenvolvimento, porque se considera que a instrução é um direito do indivíduo. 0 direito da criança à instrução tem prioridade sobre o direito da família sobre a criança. Isto constitui uma importante mudança de atitude que ilustra uma profunda transformação da mentalidade relativamente à ciência."

Guy Rocher, Sociologia Geral 3, Editorial Presença

Page 12: Escolamod3

0 PAPEL DA ESCOLA FACE À MASSIFICAÇÃO O acesso à educação proporciona aos indivíduos mais

oportunidades no mercado de trabalho. O ensino generalizou-se e, a par da família, começa a

ganhar importância a escola enquanto agente socializador.

Em Portugal a alfabetização aconteceu tardiamente. Na década de 60 cerca de 40% da população era analfabeta.

Foi com a implementação do regime democrático em 25 de Abril de 1974 que a situação sofreu uma alteração profunda e o ensino se generaliza, sendo visto como um direito.

Page 13: Escolamod3

0 PAPEL DA ESCOLA FACE À MASSIFICAÇÃO

A Constituição da República Portuguesa de 1976 consagra, no n.° 1 do art. 74.° que: "todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar."

Para assegurar este direito o Estado cria um sistema público de ensino, assegurando o ensino básico universal, obrigatório e gratuito.

O Estado intervém na educação e determina, independentemente da vontade das famílias, a obrigatoriedade da frequência da escola até ao 9.° ano de escolaridade.

Page 14: Escolamod3

0 PAPEL DA ESCOLA FACE À MASSIFICAÇÃO

0 Estado reconhece o papel da escola e do ensino no combate às desigualdades sociais e como instrumento facilitador da mobilidade social.

Tendo em conta isso, a escolarização torna-se um direito e a escola passa a estar aberta a todos. Passa a ser denominada, por essa razão, escola de massas.

A democratização do ensino faz-se através da massificação.

Page 15: Escolamod3

0 PAPEL DA ESCOLA FACE À MASSIFICAÇÃO

0 acesso é obrigatório para todos mas o que se ensina também é igual para todos. 0 ensino é padronizado e não tem em conta as desigualdades à partida. Não tem em conta diferentes formações de base, diferentes estratos sociais e culturais, diferentes motivações.

0 facto daquilo que se ensina não se ajustar a diferentes realidades, não se adequar aos diferentes destinatários tem como resultado o insucesso e abandono escolar.