ESPECIFICAÇÕES E PLANILHA ESTIMATIVA DE...

13
ESTADO DO MARANHÃO Prefeitura Municipal de João Lisboa Comissão Permanente de Licitação TOMADA DE PREÇOS N" 012/2015-CPL ANEXO I (Proposta de Preços - Modelo da Carta de Apresentação) de de 2015. Prezados Senhores, (empresa), com sede na cidade de à Rua , n.° , inscrita no C N P J / M F sob o número , neste ato representada por , portador do CPF n.° e R.G. n.° , abaixo assinado propõe à Prefeitura de João Lisboa através d a Secretaria Municipal de Saúde o s preços infra discriminados para a Contratação de empresa para CONSTRUÇÃO D E POÇO ARTESIANO E ESTRUTURA DE DE CAIXA D'ÁGUA NOS POVOADOS: CENTRO DOS CARLOS, CAPEMBA D'ÁGUA, BOM LUGAR, VILA TIBUCIO E FOLHA LARGA, localizados n o município de João Lisboa - MA, objeto da TOMADA DL PRLÇOS 012/2015- CPL: a) Prazo de validade da proposta, que não poderá ser inferior a 6 0 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua abertura; b) O prazo d e execução será d e 04 (quatro) meses, contados a partir da data do recebimento da ordem de serviço emitida pela Secretaria Municipal d e Saúde. c) Preço Total por extenso R$ ( ). Nome, Assinatura do Responsável da Lmpresa X

Transcript of ESPECIFICAÇÕES E PLANILHA ESTIMATIVA DE...

E S T A D O D O MARANHÃO P r e f e i t u r a M u n i c i p a l d e João L i s b o a Comissão P e r m a n e n t e d e Lic i tação

T O M A D A D E PREÇOS N " 0 1 2 / 2 0 1 5 - C P L

A N E X O I

( P r o p o s t a d e Preços - M o d e l o d a C a r t a d e Apresentação) d e d e 2 0 1 5 .

P r e z a d o s S e n h o r e s ,

( e m p r e s a ) , c o m sede n a c i d a d e de à R u a , n.° , i n s c r i t a n o C N P J / M F s o b o número , n e s t e a t o r e p r e s e n t a d a p o r

, p o r t a d o r d o C P F n.° e R . G . n.° , a b a i x o a s s i n a d o propõe à P r e f e i t u r a d e João L i s b o a através d a S e c r e t a r i a M u n i c i p a l de Saúde o s preços i n f r a d i s c r i m i n a d o s p a r a a Contratação de e m p r e s a p a r a CONSTRUÇÃO D E POÇO A R T E S I A N O E E S T R U T U R A D E PÉ D E C A I X A D'ÁGUA N O S P O V O A D O S : C E N T R O D O S C A R L O S , C A P E M B A D'ÁGUA, B O M L U G A R , V I L A T I B U C I O E F O L H A L A R G A , l o c a l i z a d o s n o município d e João L i s b o a - M A , o b j e t o d a T O M A D A D L PRLÇOS N° 0 1 2 / 2 0 1 5 -C P L :

a ) P r a z o de v a l i d a d e d a p r o p o s t a , q u e não poderá ser i n f e r i o r a 6 0 ( s e s s e n t a ) d i a s , c o n t a d o s a p a r t i r d a d a t a de s u a a b e r t u r a ;

b ) O p r a z o d e execução será d e 04 ( q u a t r o ) m e s e s , c o n t a d o s a p a r t i r d a d a t a d o r e c e b i m e n t o d a o r d e m de serviço e m i t i d a p e l a S e c r e t a r i a M u n i c i p a l de Saúde.

c ) Preço T o t a l p o r e x t e n s o R $ ( ) .

N o m e , A s s i n a t u r a d o Responsável d a L m p r e s a

X

E S T A D O D O MARANHÃO P r e f e i t u r a M u n i c i p a l d e João L i s b o a Comissão P e r m a n e n t e d e Lic i tação

T O M A D A D E PREÇOS N " 0 1 2 / 2 0 1 5 - C P L

A N E X O I I

ESPECIFICAÇÕES E P L A N I L H A E S T I M A T I V A D E PREÇOS

_ 3 i ! L

>4fl,

P

^ m g (O ^ c

m

> < m Ji H Õ > r "D

^

3 ] •D

z z

6 F 0 3 / 8 - - 2 3 0

.60 6 F 0 5 / 1 6 " - VARIÁVEL

5 S

07 F E R R O S 0 1C.0MW A C A D A 20CM C O M P R I M E N T O 134CM

g lOl ÍTÍ ] lO

H. * . 1211 . '

M E M O R I A L D E S C R I T I V O

P R O J E T O P A R A CONSTRUÇÃO D E POÇO A R T E S I A N O E E S T R U T U R A D E PÉ D E C A I X A D'ÃGUA N O S P O V O A D O S : C E N T R O

D O S C A R L O S , C A P E M B A D'ÃGUA, B O M L U G A R , V I L A T I B U C I O E F O L H A L A R G A .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

0 1 - ADMINISTRAÇÃO E T A X A S \c\

X 1.1 - Administração e c o n t r o l e

A o b r a será o b r i g a t o r i a m e n t e d i r i g i d a p o r responsável técnico, p o d e n d o s e r , p e d i d o a FISCALIZAÇÃO, p e r m a n e c e r e m t e m p o i n t e g r a l n o c a n t e i r o d e o b r a s .

P e l o responsável técnico deverão s e r f e i t a s t o d a s a s comunicações e n t r e a fiscalização e a e m p r e i t e i r a .

Será o b r i g a t o r i a m e n t e , também, a presença n o c a n t e i r o d e o b r a s d e u m m e s t r e - d e - o b r a s o u e n c a r r e g a d o g e r a l c o m experiência c o m p r o v a d a , b e m c o m o p r o f i s s i o n a i s p a r a o u t r a s funções, t a i s c o m o : e n c a r r e g a d o s s e t o r i a i s , vigilância, serviços d e escritório, a p o n t a d o r , a l m o x a r i f e e o u t r o s q u e s e f i z e r e m necessários.

Poderá a FISCALIZAÇÃO a s e u critério e x i g i r a substituição d e q u a l q u e r p r o f i s s i o n a l q u e não e s t e j a s e p o r t a n d o d e a c o r d o c o m a posição q u e o c u p a .

1.2 - T a x a s e e m o l u m e n t o s - C R E A

D e s p e s a s l e g a i s Licenças, e m o l u m e n t o s , t a x a s d e o b r a s e d a edificação, r e g i s t r o e m cartório, i m p o s t o s , f e d e r a i s , e s t a d u a i s , m u n i c i p a i s e o u t r o s ( s e g u r o s c o n t r a f o g o , r e s p o n s a b i l i d a d e c i v i l e o u t r o s ) , c o n t r a t o s , s e l o s , legislação d a o b r a , d e s p a c h a n t e .

0 2 - R E Q U I S I T O S G E R A I S

2 .1 - P l a c a d a o b r a

A E M P R E I T E I R A fornecerá a p l a c a d e o b r a d e a c o r d o c o m a s n o r m a s d o C R E A e dimensões, c o r e s e d e t a l h e s s e g u n d o m o d e l o s f o r n e c i d o s p e l a D E O S P / R O . Q u e d e v e m s e r visíveis e a o público.

A E M P R E I T E I R A deverá f o r n e c e r p l a c a d e inauguração d a o b r a , e m b r o n z e o u alumínio, c o m l a y o u t f o r n e c i d o p e l a D E O S P / R O .

2 .2 - Localização d a o b r a

O l o c a l d a o b r a está l o c a l i z a d o n o s s e g u i n t e s p o v o a d o s C e n t r o d o s C a r l o s , C a p e m b a D'Ãgua, B o m L u g a r , V i l a Tibúcio e F o l h a L a r g a , n o Município d e João L i s b o a - Maranhão c o n s t a d e a c o r d o c o m a o b r a .

2 .3 - Locação d a o b r a

O A l i n h a m e n t o - consistirá e m f i x a r a o b r a n o t e r r e n o d e a c o r d o c o m p l a n t a s d e locação d e p i l a r e s .

A locação deverá s e r g l o b a l , s o b r e u m o u m a i s q u a d r o s d e m a d e i r a q u e e n v o l v a o perímetro d a o b r a . A s tábuas q u e compõem e s s e s q u a d r o s deverão s e r n i v e l a d a s e f i x a d a s d e m o d o a r e s i s t i r à tensão d o s f i o s , s e m o s c i l a r e s e m s a i r d a posição.

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

A locação será f e i t a p o r i n s t r u m e n t o s topográficos, p r e f e r e n c i a l m e n t e , a d m i t i d o o u s o d e o u t r o s d e a c o r d o c o m o p o r t e d a o b r a e a critério d a FISCALIZAÇÃO, a q u e m caberá d i r i m i r a s e v e n t u a i s discrepâncias e n c o n t r a d a s .

2 . 4 - Barracão d a o b r a

A localização será d e f i n i d a e m c o m u m a c o r d o e n t r e o proprietário e a c o n t r a t a d a . A distribuição i n t e r n a d o s c o m p a r t i m e n t o s será e s t a b e l e c i d a p e l a c o n t r a t a d a e m função d a n e c e s s i d a d e d a o b r a .

Deverá s e r p r e p a r a d o p e l a e m p r e s a e x e c u t a n t e o l o c a l d o c a n t e i r o d e o b r a s , c o m o l i m p e z a e n i v e l a m e n t o d o t e r r e n o p a r a instalação d e e q u i p a m e n t o s , depósitos d e e q u i p a m e n t o s , depósitos d e m a t e r i a i s , instalação sanitária e d e água potável, reservatórios d e l a m a e água p a r a perfuração, v a l e t a s d e e s c o a m e n t o , e n t r e o u t r o s , b e m c o m o d o r e s p e c t i v o a c e s s o .

A disposição d o s m a t e r i a i s e e q u i p a m e n t o s deverá o b e d e c e r a critérios d e organização e p r a t i c i d a d e , d e m o d o a não p r e j u d i c a r n e n h u m a d a s f a s e s d e execução d a o b r a .

Deverá s e r s u b m e t i d o à aprovação d a fiscalização, a n t e s d o i n i c i o d o s serviços, o l a y o u t d a s instalações d o c a n t e i r o e d a locação d o poço.

2 .5 - P r o g r a m a d e implantação d e segurança - N R 1 8

2 . 4 . 1 E q u i p a m e n t o d e segurança d a o b r a : ( d o s operários, d a s máquinas, d o s m a t e r i a i s , e x t i n t o r e s , e t c ) .

• A E M P R E I T E I R A s e o b r i g a a m a n t e r n a o b r a t o d o s o s e q u i p a m e n t o s d e proteção i n d i v i d u a l " E P I " e d e proteção c o l e t i v a " E P C " necessários á execução d o s serviços, s e n d o e s t e s e m b o m e s t a d o d e conservação. Deverão s e r o b s e r v a d a s a s n o r m a s p e r t i n e n t e s a o a s s u n t o , e m e s p e c i a l a s N R - 0 8 , N R - 0 9 , N R - 1 6 e N R - 1 8 d o Ministério d o T r a b a l h o .

• Serão u t i l i z a d o s t o d o s o s e q u i p a m e n t o s c l a s s i f i c a d o s c o m o E P I , t a i s c o m o : c a p a c e t e s plásticos, óculos c o n t r a i m p a c t o s e r e s p i n g o s , l u v a s d e r a s p a e d e b o r r a c h a , p r o t e t o r a u r i c u l a r , b o t a s , c i n t o s d e segurança, máscaras, r e s p i r a d o r e s , u n i f o r m e s c o m p l e t o s , além d e o u t r o s q u e s e f i z e r e m indispensáveis.

• Deverá a i n d a s e r p r e v i s t o n o c a n t e i r o d e o b r a s a colocação d e a v i s o s e sinalização d e r i s c o s e p e r i g o s , d e e x t i n t o r e s d e incêndio e m l o c a i s estratégicos, m a s d e fácil v i s i b i l i d a d e e c o m instruções c l a r a s .

2 .6 - E q u i p a m e n t o s e f e r r a m e n t a s l e v e s

A E M P R E I T E I R A deverá f o r n e c e r a o s funcionários t o d o s o s e q u i p a m e n t o s e f e r r a m e n t a s t a i s c o m o b a l d e s , t r e n a s , e s q u a d r o s , réguas e q u a l q u e r f e r r a m e n t a necessária p a r a a p e r f e i t a execução d o s serviços c o n t r a t a d o s .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

0 3 - PERFURAÇÃO D O POÇO A R T E S I A N O

A locação d o poço a r t e s i a n o deverá c o n s i d e r a r p r i o r i t a r i a m e n t e a s condições geológicas d a área, l e v a n t a m e n t o s geofísicos, distância d e adução e t e r r e n o acessível, e n e r g i a elétrica, e n t r e o u t r a s informações q u e j u l g u e m necessárias.

3 .1 - Execução d e e s t u d o e geológico e geofísico

C o n s i d e r a n d o a n e c e s s i d a d e d e execução prévia d e s o n d a g e n s e e x a m e s p a r a detecção d e água serão e x e c u t a d o s o s e s t u d o s geológicos e g e o f i s i c o s necessários, s e n d o a s s i m c a s o n a localização i n d i c a d a , após a efetivação d a s análises i n i c i a i s não s e j a d e t e c t a d a a presença d e água potável e m q u a n t i d a d e e q u a l i d a d e s u f i c i e n t e p a r a a t e n d e r a vazão d e d e m a n d a n o l o c a l , deverá s e r e m i t i d o o r e s p e c t i v o l a u d o n o q u a l c o n s t e m t o d a s a s informações q u e j u s t i f i q u e m a i m e d i a t a paralisação d o s serviços e efetuação d a medição p a r a r e e m b o l s o d a s a t i v i d a d e s já c o n t e m p l a d a s .

Até q u e s e j a c o n f i r m a d a a presença d e água potável n o l o c a i d a perfuração, não será d e f i n i t i v a m e n t e a u t o r i z a d a a aquisição d e q u a l q u e r m a t e r i a l a s e r a p l i c a d o n o poço, t a i s c o m o t u b o s , f i l t r o s , s e i o s , b o m b a s o u o u t r o s , v i s t o q u e não poderão s e r o b j e t o d e p a g a m e n t o , c a s o não e s t e j a m a p l i c a d o s e e m condição d e a p r o v e i t a m e n t o .

3 .2 - Perfuração c o m p e r f u r a t r i z p e r c u s s o r a

R e c o m e n d a - s e o e m p r e g o d e p e r f u r a t r i z rotopneumática o u p e r c u s o r a p a r a a perfuração d o poço a r t e s i a n o , e m v i r t u d e d o s u b s t r a t o r o c h o s o s e r d o t i p o c r i s t a l i n o .

O s t r a b a l h o s deverão s e r c o n d u z i d o s d e m o d o a s e o b t e r perfuração t a n t o q u a n t o possível a l i n h a d a e v e r t i c a l i z a d a , e v i t a n d o - s e a n e c e s s i d a d e d e operações c o r r e t i v a s .

A e x e c u t a n t e deverá p o s s u i r e q u i p a m e n t o s p a r a a t e n d e r a condição d e p r o f u n d i d a d e máxima, e diâmetros f i n a i s d e perfuração p r e v i s t a n o p r o j e t o e x e c u t i v o d o poço d e a c o r d o c o m a s determinações d a fiscalização, s o b p e n a d e não r e c e b i m e n t o d o poço p e i a C o n t r a t a n t e .

A perfuração d o poço a r t e s i a n o deverá t e r u m a p r o f u n d i d a d e q u e a t e n d a a s características geológicas e h i d r o geológicas d o l o c a i , i n i c i a n d o c o m diâmetro d e 6 " e a r e a b e r t u r a deverá s e r e m 1 2 . 1 / 2 " e diâmetro d e 4 " .

D i a n t e d a s características geológicas d o l o c a i será u t i l i z a d o o s i s t e m a d e f i l t r o geomecânico S T D 6 " r a n h u r a 0 , 7 5 m m e pré-filtro d e g r a n u l o m e t r i a d e 2 m m t i p o Paraná , e m até 1 5 m d o r e v e s t i m e n t o .

A e x e c u t a n t e deverá d i s p o r n a o b r a d e máquinas p e r f u r a t r i z e d o s e q u i p a m e n t o s ( f e r r a m e n t a s e m a t e r i a i s , ) e m q u a n t i d a d e e c a p a c i d a d e s u f i c i e n t e s p a r a a s s e g u r a r a execução d o s t r a b a l h o s , s e m paralisação o u a t r a s o s d e c o r r e n t e s d a f a l t a o u f a l h a d e s s e s .

O s e q u i p a m e n t o s e f e r r a m e n t a s a s e r e m u t i l i z a d o s n a construção d o poço a r t e s i a n o t u b u l a r deverão s e r p r e v i a m e n t e d e c l a r a d o s q u a n t o d a licitação.

Q u a l q u e r substituição d e máquinas, f e r r a m e n t a s o u acessórios indispensáveis d u r a n t e a perfuração d o poço a r t e s i a n o , serão p o r c o n t a d a E M P R E S A e x e c u t a n t e .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

o u s o d e f l u i d o d e perfuração n o s poços a r t e s i a n o s poderá s e r u s a d o t a n t o n o método a percussão c o m o n o r o t a t i v o c o m circulação d i r e t a o u i n v e r s a . P e i o método a percussão, o poço t u b u l a r deverá s e r m a n t i d o s e m p r e c h e i o d e l a m a , d e v e n d o s e r p r e p a r a d o e m t a n q u e s p r e v i a m e n t e c o n s t r u i d o s , s e n d o q u e n o c a s o d e b e n t o n i t a a m i s t u r a é f e i t a p o r agitação mecânica.

Não será p e r m i t i d a a dissolução d a b e n t o n i t a e m t a m b o r e s , d e v i d o à p e r d a d e s u a s p r o p r i e d a d e s físicas. E m q u a l q u e r d o s métodos d e perfuração u t i l i z a d o s , o f l u i d o d e perfuração deverá t e r s e u s parâmetros físicos e químicos c o n t r o l a d o s d u r a n t e o s t r a b a l h o s , a f i m d e e v i t a r d a n o s a o aquífero e f a c i l i t a r a l i m p e z a d o poço.

O f l u i d o d e perfuração, s a l v o e m situações e s p e c i a i s , deverá s e r m a n t i d o d e n t r o d o s s e g u i n t e s parâmetros:

• N o p r e p a r o d a l a m a d e perfuração não deverá s e r e m p r e g a d o a d i t i v o c o m o óleo d i e s e l o u o u t r a s substâncias c a p a z e s d e p o l u i r o aquífero.

• N a s ocasiões e m q u e h o u v e r p e r d a d e circulação d u r a n t e a perfuração, deverá s e r e v i t a d a a utilização d e m a t e r i a i s f i b r o s o s c a p a z e s d e o b s t r u i r a s z o n a s aquíferas e i m p e d i r o d e s e n v o l v i m e n t o d o poço.

• O s parâmetros físicos d a l a m a d e perfuração só poderão s e r a l t e r a d o s e m situações e s p e c i a i s , e m c o m u m a c o r d o c o m a fiscalização.

• A paralisação d a o b r a c o m u s o d e l a m a d e perfuração, só poderá o c o r r e r p o r u m período máximo d e 4 8 ( q u a r e n t a e o i t o ) h o r a s , e o f u r o deverá s e r m a n t i d o s e m p r e c h e i o d e l a m a , s e n d o o ónus d e r i s c o d e p e r d a d o f u r o , p e r t i n e n t e a e x e c u t a n t e .

• C o m b a s e n a descrição d a s a m o s t r a s c o l e t a d a s , n a s informações d o diário d e perfuração e n o s r e g i s t r o s eiétricos o u r a d i o a t i v o s , d e v e s e r e l a b o r a d o o p e r f i l litoiógico r e a l , c o n t e n d o a posição e classificação d o s i n t e r v a l o s o u z o n a s aquíferas.

• T o d a v e z q u e a s c a r a c t e r i s t i c a s f i s i c o - q u i m i c a s d o f l u i d o d e perfuração a p o n t a r e m p a r a r i s c o d e d a n o s a o s aquíferos, d e v e m s e r substituídos.

3 .3 - Instalações hidráulicas

O t u b o d e r e v e s t i m e n t o d e v e s e r e s p e c i f i c a d o c o n f o r m e N B R 5 5 8 0 , N B R 1 2 2 1 1 , D I N 2 4 4 0 , D I N 2 4 4 1 , D I N 4 9 2 5 , A P l 5 A , 5 A c , 5 B , 5 L e A S T M A 1 2 0 .

O r e v e s t i m e n t o d e completação d e v e s e r e s p e c i f i c a d o q u a n t o à n a t u r e z a , resistência mecânica, corrosão, e s t a n q u e i d a d e d a s j u n t a s , m a n u s e a b l i l d a d e n a colocação, e resistência às m a n o b r a s d e operação e manutenção d o poço.

3 .4 - Instalações elétricas

A C o n t r a t a d a deverá e x e c u t a r t o d a s a s interligações e n t r e o poço a r t e s i a n o . B o m b a e a c a i x a d'água s u p e r i o r , f o r n e c e n d o u m a p e r f e i t a energização e f u n c i o n a m e n t o d o s i s t e m a .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

3 .5 - Abraçadeiras p a r a poço a r t e s i a n o p r o f u n d o

É indispensável o u s o d e abraçadeiras a c a d a 3 , 5 0 m e t r o s , p a r a fixação

v e r t i c a l d a tubulação d o poço.

3 .6 - L a j e d e proteção - c o n c r e t o f c k 1 5 0 k g / c m ^

Deverá s e r c o n f e c c i o n a d a u m a l a j e d e c o n c r e t o , c o m traço 1 : 2 : 3 , c o m 2 , 0 0 m d e l a d o , 1 5 c m d e e s p e s s u r a e d e c i i v i d a d e d e 1 % d o c e n t r o p a r a a b o r d a . N u m a d a s l a t e r a i s , poderá s e r i m p r e s s o o n o m e d o C o n t r a t a n t e e o Órgão F i n a n c i a d o r , d a e x e c u t a n t e , o número d e identificação e a d a t a d e i n i c i o e conclusão d o poço.

3 .7 - Impermeabilização c o m a r g a m a s s a

O espaço a n u l a r f o r m a d o e n t r e o t u b o d e r e v e s t i m e n t o i n t e r n o o u r e v e s t i m e n t o p r o t e t o r e o t u b o d e r e v e s t i m e n t o e x t e r n o o u a própria perfuração deverá s e r t o d o p r e e n c h i d o c o m u m a p a s t a d e c i m e n t o e a r e i a , d e traço 1 : 1 e m v o l u m e , n a b a s e d e 5 0 l i t r o s d e água p a r a c a d a 1 0 0 l i t r o s d e p a s t a , até a p r o f u n d i d a d e m i n i m a d e 1 2 ( d o z e ) m e t r o s , e c o m e s p e s s u r a m i n i m a d e 0 , 5 c m . A m i s t u r a , método d e preparação e p l a s t i c i d a d e deverá s e r a p r o v a d o p e i a fiscalização. Não será a p r o v a d o n e n h u m método q u e não e s p e c i f i q u e a introdução forçada d a p a s t a n o espaço p r e v i s t o , a p a r t i r d o f u n d o p a r a a superfície.

Deverá s e r p r e v i s t o u m a d e q u a d o r e t e n t o r , guarnição o u tampão, n a b a s e d o t u b o d e r e v e s t i m e n t o , p a r a q u e a p a s t a não s e e s c o e p a r a o f u n d o d o poço. A introdução d a p a s t a deverá s e r f e i t a c o n t i n u a m e n t e e d e f o r m a a a s s e g u r a r c o m p l e t o e n c h i m e n t o d o espaço a n u l a r e m u m a só operação. N e n h u m a perfuração o u o u t r o s serviços serão p e r m i t i d o s n o poço d u r a n t e a s 2 4 h o r a s q u e s e s e g u i r e m à cimentação. E m p r e g a n d o - s e c i m e n t o d e p e g a rápida, e s s e período poderá s e r r e d u z i d o há 1 2 h o r a s . A cimentação e m p r o f u n d i d a d e s será e f e t u a d a s e m p r e q u e necessário, p a r a i s o l a r aquíferos o u formações indesejáveis e q u e p o s s a m c o m p r o m e t e r a b o a q u a l i d a d e d a s águas a e x p l o r a r .

A e x e c u t a n t e deverá o b s e r v a r q u e a Instalação d a r e c a r g a d o pré-filtro deverá a n t e c e d e r a s cimentações. E m a m b o s o s c a s o s , a execução deverá s e r i n i c i a d a c o m a presença d a fiscalização.

3 .8 - Execução d o pré-filtro

Será c o n s t i t u i d o p o r m a t e r i a l q u a r t z o s o , a r r e d o n d a d o e s u a g r a n u l o m e t r i a deverá s e r e m b r i t a 2 m m s e i e c i o n a d o s , c o m p a t i v e l c o m a g r a n u l o m e t r i a d a formação aquífera e c o m a r a n h u r a d o f i l t r o .

Colocação d o pré-filtro:

- A colocação d o pré-filtro deverá s e r p a u l a t i n a m e n t e d e m o d o a f o r m a r u m a n e l cilíndrico c o n t i n u o e n t r e a p a r e d e d e perfuração e a c o l u n a d e r e v e s t i m e n t o . - O pré-filtro deverá f i c a r p o s i c i o n a d o a p e i o m e n o s l O m a c i m a d a seção m a i s s u p e r i o r d e f i l t r o o u f i l t r o a v i s o e l O m a b a i x o d a b o c a d o poço.

- A colocação d o pré-filtro deverá s e r r e a l i z a d a e m e t a p a única. D e p e n d e n d o d a s condições d e construção d o poço, s u a colocação poderá s e r f e i t a p o r g r a v i d a d e até 1 0 0 m e t r o s d e p r o f u n d i d a d e , lançado a p a r t i r d a b o c a d o poço o u i n j e t a d o c o m

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

e m p r e g o d e e q u i p a m e n t o e técnicas a u x i l i a r e s , t a i s c o m o ^ornbean^euiooo^ água o u f l u i d o d e b a i x a v i s c o s i d a d e , n u m a operação c o n t i n u a e c u i d a d o s a , d e m o d o q u e s e u p o s i c i o n a m e n t o f i n a i obedeça, o p r o j e t o d o poço e não a c a r r e t e c u s t o s a d i c i o n a i s . O a d i c i o n a m e n t o d o pré-fiitro deverá s e r a s s e g u r a d o d u r a n t e o d e s e n v o l v i m e n t o d o poço até q u e não m a i s s e v e r i f i q u e r e c a l q u e .

- T o d a tubulação provisória deverá s e r r e t i r a d a d u r a n t e a d e s c i d a d o pré-fiitro.

- N o c a s o d e perfuração c o m a utilização d e l a m a d e a l t o t e o r d e sólidos d i s p e r s o s o u não ( l a m a a b a s e d e b e n t o n i t a ) o p r o c e s s o d e colocação d o pré-fiitro só deverá s e r i n i c i a d o q u a n d o d e p o i s d e m a n t i d a a circulação r e s e r v a l a v a g e m d o poço, s e c o n s e g u i r u m a v i s c o s i d a d e d e n o máximo 3 5 s e g . e u m t e o r d e a r e i a n o máximo d e 0 , 5 % .

- E s t e s parâmetros p o d e m s e r c o n s e g u i d o s c o m diluição e m água, d e s o d a cáustica n a proporção d e 1 0 K g p o r 1 0 0 m e t r o s d e c o l u n a d e água, e / o u 3 , 3 K g p o r m ^ ( m e t r o cúbico) d e água c o n t i d a n o poço. O m a t e r i a l a s e r u t i l i z a d o deverá s e r a p r o v a d o p e i a fiscalização, e c o l o c a d o n a s u a presença.

4 - I M P O R T A N T E : PROTEÇÃO E Q U A L I D A D E D A ÁGUA

A e x e c u t a n t e deverá t o m a r a s precauções q u e f o r e m necessárias o u q u e p o s s a m s e r p e r m a n e n t e m e n t e e x i g i d a s p a r a e v i t a r q u e , através d a perfuração f e i t a , h a j a e n t r a d a d e água c o n t a m i n a d a o u água c o n t e n d o c a r a c t e r i s t i c a s físicas o u químicas indesejáveis, n a c a m a d a aquífera.

A e x e c u t a n t e deverá t o m a r e x t r e m o c u i d a d o n a execução d o s t r a b a l h o s , a f i m d e e v i t a r o c o l a p s o o u d e s m o r o n a m e n t o d e c a m a d a s s o b r e p o s t a s àquela d a q u a l será o b t i d a a água. Deverá d e s e n v o l v e r b o m b e a r , l i m p a r o poço p o r c a m a d a s a p l i c a n d o métodos d e a c o r d o c o m a fiscalização, até q u e a água p r o d u z i d a t o r n e s u b s t a n c i a l m e n t e i s e n t a d e a r e i a e até q u e a t u r b i d e z s e j a i n f e r i o r a 5 ( c i n c o ) n a e s c a l a d e s i i i c a . N o c a s o e m q u e o poço s e t o r n e c o n t a m i n a d o o u q u e a s águas c o m c a r a c t e r i s t i c a s físicas o u químicas indesejáveis e n t r e m n o poço p o r negligência d a E M P R E S A e x e c u t a n t e , e s t a deverá, às e x p e n s a s próprias, e x e c u t a r o s r e p a r o s necessários, t a i s c o m o : f o r n e c e r e a p l i c a r r e v e s t i m e n t o s v e d a d o r e s , a g e n t e s d e s i n f e t a n t e s o u o u t r o s m a t e r i a i s q u e v e n h a m a s e r necessários p a r a e l i m i n a r a contaminação o u i m p e d i r a e n t r a d a d e água indesejável d e n t r o d o p o v o a r t e s i a n o .

N o c a s o e m q u e a E M P R E S A e x e c u t a n t e m a l o g r e n a perfuração d o poço até a p r o f u n d i d a d e e s p e c i f i c a d a o u m e n o r q u e a d e t e r m i n a d a p e l a fiscalização, o u n o c a s o e m q u e s e t e n h a q u e a b a n d o n a r o poço d e v i d o à p e r d a d e f e r r a m e n t a s , o u q u a l q u e r o u t r a c a u s a , e s t a deverá p r e e n c h e r o f u r o a b a n d o n a d o c o m a r g i l a e c o n c r e t o . O critério d a e x e c u t a n t e poderá s e r r e m o v i d o o t u b o d e r e v e s t i m e n t o , s e m ónus p a r a a E M P R E S A C O N T R A T A N T E .

5 - L I M P E Z A

A o b r a deverá s e r m a n t i d a l i m p a p e r m a n e n t e m e n t e , e v i t a n d o - s e acúmulo d e m a t e r i a i s e d e t r i t o s , p r i n c i p a l m e n t e n o s l o c a i s d e trânsito.

Atenção e s p e c i a l deverá s e r d a d a á c o n s t a n t e r e t i r a d a e c o r r e t a deposição d e m a t e r i a i s q u e p o s s a m o c a s i o n a r a c i d e n t e s , t a i s c o m o tábuas c o m p r e g o s , p o n t a s d e f e r r o , e t c .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

0 6 - CONSIDERAÇÕES F I N A I S

T o d o s o s m a t e r i a i s e e q u i p a m e n t o s u t i l i z a d o s n a s instalações elétncas, instalações hidráulicas, instalações sanitárias deverão a t e n d e r às n o r m a s d a A B N T .

A e m p r e s a o u o p r o f i s s i o n a l q u e f o r e x e c u t a r a s o b r a s r e l a t i v a s a e s t e p r o j e t o ,

deverá executá-las n a i n t e g r a .

O p r e s e n t e p r o j e t o poderá s e r a l t e r a d o d e a c o r d o c o m o s r e s u l t a d o s d o s t e s t e s e e n s a i o s c o n d i c i o n a n t e s e obrigatórios. A s alterações deverão s e r a p r e s e n t a d a s á fiscalização e p o r e s t a s a p r o v a d a s p e i o responsável.

P R O J E T O P A R A CONSTRUÇÃO D E PÉ D E C A I X A D'ÁGUA N O P O V O A D O D O C E N T R O D O S C A R L O S

1.0 - T R A B A L H O S E M T E R R A :

Escavação m a n u a l e m m a t e r i a l d e p r i m e i r a c a t e g o r i a , t e r r a e m g e r a i , piçarra o u a r g i l a , r o c h a s e m a d i a n t a d o e s t a d o d e decomposição, s e i x o r o l a d o o u não, i n c l u s i v e remoção d e m a t e r i a l e s c a v a d o p e i a s l a t e r a i s .

2 .0 - I N F R A - E S T R U T U R A E S U P R A E S T R U T U R A :

1 - A p i l o a m e n t o d o f u n d o d e v a l a s c o m m a s s o d e 3 0 K g .

2 - L a s t r o d e c o n c r e t o m a g r o n o traço 1 : 3 : 6 , f c k = 1 0 0 K g / c m ^ , c o m 5 c m d e e s p e s s u r a e a u m e n t o d e l O c m e m c a d a dimensão d e s a p a t a lançada a n t e s d a c o n c r e t a g e m p a r a r e g u l a r i z a r o f u n d o d a m e s m a .

4 - S a p a t a s e m c o n c r e t o traço 1 : 3 : 3 , f c k = 2 0 0 K g / c m ^ o b e d e c e n d o a dimensões e f e r r a g e n s d o p r o j e t o e s t r u t u r a i .

A b a s e d a e s t r u t u r a será d e c o n c r e t o a r m a d o , f c k = 1 5 0 K g / c m ^ , c o m aço C A - 5 0 e C A - 6 0 , fõrmas a p r o p r i a d a s e m tábua c o m u m , e x e c u t a d a s r i g o r o s a m e n t e e c o n f o r m e p r o j e t o e s t r u t u r a i .

A q u a l i d a d e d o s m a t e r i a i s c o m o c o n c r e t o , aço e m a d e i r a deverá s e r i n s p e c i o n a d a e a c o m p a n h a d a n o s e u p r e p a r o p a r a u s o n a o b r a , p o r p r o f i s s i o n a l l e g a l m e n t e h a b i l i t a d o j u n t o a o c o n s e l h o , e t e r d e m o n s t r a d o competência técnica.

O c o n c r e t o deverá s e r p r e p a r a d o n o próprio c a n t e i r o c o m u s o d e b e t o n e i r a , o b e d e c e n d o à homogeneização d a m i s t u r a d e t o d o s o s c o m p o n e n t e s necessários ( b r i t a , a r e i a , c i m e n t o e água), e t e n d o u m t e m p o mínimo d e a m a s s a m e n t o , c o n f o r m e N B - 1 .

A c o n c r e t a g e m seguirá u m p l a n e j a m e n t o prévio p a r a t r a n s p o r t e , lançamento e a d e n s a m e n t o .

Após a c o n c r e t a g e m , e n q u a n t o não a t i n g i r o e n d u r e c i m e n t o satisfatório d o c o n c r e t o , e s t e deverá s e r p r o t e g i d o c o n t r a a g e n t e s p r e j u d i c i a i s c o m o mudança d e

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

t e m p e r a t u r a , c t i u v a f o r t e , a g e n t e s químicos, b e m c o m o c h o q u e s e vibrações. A

proteção c o n t r a s e c a g e m p r e m a t u r a deverá s e r e x i g i d a p e l o m e n o s d u r a n t e o s s e t e

p r i m e i r o s d i a s , após o lançamento d o c o n c r e t o , c o m u m e d e c i m e n t o c o n s t a n t e d a

superfície.

João L i s b o a , 2 9 d e J u n h o d e 2 0 1 5 .

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10

M E M O R I A L D E S C R I T I V O

P R O J E T O P A R A CONSTRUÇÃO D E PÉ D E C A I X A D'ÃGUA N O P O V O A D O D O C E N T R O D O S C A R L O S

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A A v e n i d a I m p e r a t r i z , 1331 - C e n t r o

C N P J : 07.000.300/0001-10