ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPO - cnsg.com.brcnsg.com.br/sintonia/2010.1/files/sintonia_2010.1.pdf ·...

12
Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - março/abril - 2010 - Ano 14 - Nº 1 JUNTOS CRESCEMOS MAIS Pg. 4 ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPO Pg. 2 PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? CONSULTE OS ALUNOS DA 4ª SÉRIE Pg. 6 SEM MEDO DO ENEM Pg. 10 CURTA LÍNGUA Pg. 9

Transcript of ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPO - cnsg.com.brcnsg.com.br/sintonia/2010.1/files/sintonia_2010.1.pdf ·...

Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - março/abril - 2010 - Ano 14 - Nº 1

JUNTOS CRESCEMOS MAISPg. 4

ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPOPg. 2

PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? CONSULTE OS ALUNOS DA 4ª SÉRIEPg. 6

SEM MEDO DO ENEMPg. 10

CURTA LÍNGUAPg. 9

EDITORIAL

ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPONo hoje da nossa história, ao abrir um jornal, ao folhear uma revista, assistir a um noticiário, observamos que poucas são as notícias que podemos apreciar. As matérias principais são sempre a violência, a morte, a fome, a droga, os conflitos políticos, as guerras. É só amargura. É só desamor.Estamos vivendo a negação do ser e da dignidade da pessoa e um verdadeiro atentado à vida humana. Já dizia João Paulo II que a vida é verdadeiramente um tesouro e é preciso saber conservá-la. Esperamos que este ano seja marcado pela esperança de um novo tempo em que os dias sejam melhores, as crises sejam superadas, a vida seja defendida e a fé, a esperança e o amor sejam cultivados, especialmente nesse tempo de alegrias pascais em que lembramos a mais importante festa cristã, o surgimento da vida nova, da vitória do Cristo sobre a morte, a constatação da ressurreição, da plenitude do amor de um Deus que se humanizou pelo seu povo.Na busca e realização dessa alegria é que o NSG é uma escola que faz a diferença. Ela é inquieta, avança pelo século XXI abrindo novos caminhos, novas perspectivas, organizando sua práxis pedagógica em torno do desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e espiritual do educando. Tudo isso norteado pelo Projeto Político-Pedagógico, que busca fundir saber e sabor, conhecimento e alegria.

Na abertura da primeira edição do Sintonia, a Direção do NSG expressa com muito carinho agradecimentos especiais a Deus pelas conquistas obtidas; aos pais e alunos, pela confiança depositada em nossa missão de educar; aos queridos educadores e funcionários pelo entusiasmo, amor e competência com que assumiram o compromisso com a Fé e o Saber.Que a força do Ressuscitado nos proporcione muita luz, sabedoria, ousadia para que possamos tornar esse mundo melhor, pleno de vida digna para todos. É certo que somos alimentados pela esperança nAquele que é e será sempre o caminho, a verdade e a vida. Sustentados nessa crença, os corações de todos os educadores cordimarianos do CNSG se entusiasmam cada vez mais para assumir com amor e ousadia a missão de educar. Que Jesus Cristo na grande aleluia da sua vida, a ressurreição, nos ajude a renascer todos os dias, porque Páscoa é maneira de viver. Que possamos irradiar otimismo, sorrir a esperança de um novo tempo partilhar amor, distribuir perdão! Que Maria, Mãe das graças, educadora por excelência, acompanhe-nos nessa sublime missão.

Ir. Lucila PortoDIRETORA

Diretora - Ir. Lucila Porto | Conselho Editorial - Ir. Lucila Porto, Antônio Bôsco, Antônia Carlos, Ana Maria Oriá, Antônio Chaves, Vera Sernache | Assessoria de Comunicação - Decifra Comunicação | Revisão - Aristene de Castro | Jornalista Responsável - Ana Flávia Gomes (Mtb 1808CE) | Fotografia - Ana Flávia Gomes, Leandro Pinheiro, Wellington Júnior, Nôra Cavalcante | Diagramação - Érika Aragão | Tiragem - 2.500 exemplaresImpressão - Idéia Gráfica

Sintonia é uma publicação do Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535 – Fátima | Fortaleza-CE – CEP 60050-150Fone: (85) 4012.0858 – Fax: (85) 4012.0864 | www.cnsg.com.br – [email protected]

Expediente

Infância e Adolescência Missionárias: Deixando Marcas

FORMAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS

As atividades realizadas pela Infância e Adolescência Missionárias do CNSG, além de promover o crescimento dos alunos, promovem também o crescimento da família já que a linguagem, os sentimentos e as impressões vivenciadas no grupo traduzem-se em novas atitudes que aprimoram as relações familiares.Como exemplo disso, pode-se ver os efeitos de um dos momentos fortes realizados com os alunos. Deu-se às vésperas da celebração da festa de São José. Reunidas mais de cem crianças e adolescentes para conhecer mais detalhadamente a Catedral Metropolitana São José, com o objetivo de cultivar a devoção ao santo através da exposição de sua vida e de seus valores e também tornar São José, padroeiro de nosso Estado, mais conhecido como esposo de Maria.Ao final da atividade, podia-se ver o entusiasmo e a alegria com que os alunos relatavam aos pais tudo que aprenderam nessa verdadeira aula de campo. Que o Espírito Santo nos ilumine na tarefa de tornar a infância e a adolescência um grande instrumento de ação evangelizadora na Igreja e no mundo, e nos mostre o caminho que leve ao compromisso com a missão de Jesus Cristo.

Com carinho,Ir. Iraídes Gomes

Eis o testemunho de uma família:

Fortaleza, 17/3/2010Jeane, Ir. Iraídes, Jesus, Sandra e Taciana

Foi com muita alegria que encontrei meu filho Pedro Vitor após a visita na catedral nessa quarta-feira. Ele ficou admirado e muito feliz com o que viu e ouviu durante toda a visita. Ficamos muito felizes com essa iniciativa para a comemoração pelo dia de São José. Como foi grandiosa para ele e para nós da família, pois ele nos relatou todos os detalhes, e, com certeza, não vai esquecer!Esse momento nos levou a refletir o quanto não valorizamos muitas vezes o que está tão próximo de nós (a Catedral).Agradecemos a vocês por proporcionar tão precioso momento ao nosso filho Pedro Vitor, que se sentiu tão feliz e com certeza irá contribuir no crescimento de sua fé. Obrigada de coração!Rildemar e Nelson

“Ah São José, homem forte, homem fiel, a tua grandeza eu quero ter... pra servir a Deus!”

Os desafios de educar os filhos, saber dar limites e estabelecer uma relação de confiança são alguns dos aspectos contemplados na palestra do Pe. Domingos Cunha, teólogo, professor e assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-Fortaleza e CRB-Recife), e autor de diversos livros. Os pais de alunos do CNSG terão a oportunidade de aprender e refletir sobre as proposições do Pe. Domingos em reuniões realizadas nos dias 17 e 25 de maio.

MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE

CELEBRAÇÕES DE PÁSCOA

Na Quarta-feira Santa, o Colégio parou suas atividades escolares e abriu espaço para funcionários e educadores vivenciarem um momento rico de reflexão, oração e reconciliação em preparação à Páscoa.

Quem participou desse momento sentiu o quanto a graça de Deus é fecunda em nossos corações e o quanto é necessário alimentar a espiritualidade.

INFÂNCIA MISSIONÁRIA E PASTORAL DA JUVENTUDE

A Infância Missionária e a Pastoral da Juventude iniciaram o ano com todo entusiasmo. São 30 engajados na PJE e mais de 120 participantes da Infância.Através de estudos, dinâmicas, momento orante e reflexões, os alunos se revigoram para a ação evangelizadora no meio em que vivem. Avante, missionários!

De 24 a 31 de maio acontecem as celebrações pascais do Colégio. Em momentos distintos, os alunos – organizados por série, da 6ª ao 3º ano -, as famílias e os funcionários e professores vivenciam momentos de muita unção.

” Escola em pastoral

Educaçao Infantil

TEM QUE PARTICIPAR

JUNTOS CRESCEMOS MAISO primeiro mês letivo da Educação Infantil foi voltado para o processo de adaptação das crianças e suas famílias à escola. Nesse ponto de partida para o processo de socialização, a iniciativa envolveu um conjunto de atividades com o objetivo de ampliar a interação aluno-aluno, aluno-educador, família-educador, fazendo conhecer as pessoas, o espaço, o tempo, as normas de convivência e tudo que compõe a rotina do Colégio. Assim, todo mundo já começa o ano muito mais seguro e mais aberto a estabelecer novos vínculos.

O “Juntos crescemos mais” foi incrementado pelo Projeto de Valores. Em paralelo a cada etapa pedagógica, há também o estudo e a proposição de situações para exercitar valores. O ano começou com a vivência do Amor, que teve a meta de praticar esse sentimento consigo, com o próximo, com Deus e com a natureza.A culminância teve exposição em murais de desenhos com o título “Amar é...”, banho de piscina e lanche coletivo saudável.

A primeira reunião de pais, no dia 3 de fevereiro, foi o momento para acolher as famílias e conhecer melhor a equipe e a proposta pedagógica do CNSG. A ideia do “Juntos crescemos mais” permeou todo o encontro.As educadoras realizaram uma sessão de bate-papo para esclarecer dúvidas e ainda convidaram pais e responsáveis a participar de verdade da rotina de aprendizagem das crianças. Símbolo disso foi a tarefa de virar artista e confeccionar um abadá para o baile de carnaval dos alunos.

No dia 12, desfilando o abadá feito com todo carinho pelos pais e cheias de inspiração para brincadeiras, a criançada fez a festa ao som de antigas músicas carnavalescas.

Educaçao InfantilJUNTOS CUIDAMOS MAISDe março a junho, o foco das atividades da Educação Infantil e da 1ª Série se concentra no ser humano e na sua relação com o meio ambiente, embasando conteúdos das áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais.

O ponto de partida é levar a criança a estudar o próprio corpo, despertando ações de cuidado consigo e de valorização da identidade. O passo seguinte é estabelecer relações com o outro e considerar as diferenças entre as pessoas. E para gostar e cuidar de si e do próximo é preciso tornar-se responsável pelo espaço que habita, a fim de colaborar para o bem estar de todos. É a partir daí que o projeto Juntos Cuidamos Mais coloca em pauta também as ações ecológicas, levando o aluno a perceber a importância de fazer parte de uma comunidade e de estabelecer uma relação sustentável com a natureza.

CARRAPETINHA!O projeto anual da Carrapetinha Literária já começou a ser executado. A abertura foi marcada por contações de histórias em todas as salas. O momento é de familiarizar as crianças com os recursos e com o acervo da biblioteca do Colégio, enquanto se trabalha na organização das bibliotecas de sala, que vão ser a fonte do rodízio de livros e de diversas atividades de incentivo à leitura.

CUIDAR TAMBÉM É COOPERAR

Em paralelo ao Juntos Cuidamos Mais, as educadoras colocam em prática mais um item do Projeto de Valores: a Cooperação. O objetivo é desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, com paciência e afeto, de forma a contribuir para o sucesso das atividades da sala de aula e do Colégio.”

Ensino Fundamental - Anos iniciais

PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? CONSULTE OS ALUNOS DA 4ª SÉRIE

INFORMÁTICA PARA APRENDER

Sabemos que uma vida saudável tem por base uma alimentação rica em nutrientes. Porém, é necessário o conhecimento das fontes energéticas contidas nos alimentos para que possamos construir um cardápio variado que atenda as necessidades do organismo. Neste bimestre, os alunos da 4ª série estudaram o assunto nas aulas de Ciências e, para culminar as discussões, realizaram um delicioso café da manhã com alimentos adequados à primeira refeição do dia. Pura gostosura, certo aprendizado.

Nesse bimestre, nós os alunos da 4ª série aprendemos a fazer uma alimentação saudável e balanceada no café da manhã na sala de aula com todos os nutrientes e aprendemos a nos alimentar de forma correta e adequada.

Giovanna Matos4ª A

No CNSG as atividades de Informática não são exercícios meramente mecânicos. Os recursos do computador são aplicados para desenvolver competências e reforçar conteúdos de sala de aula.Da 1ª à 3ª série o foco está na matemática e no domínio dos comandos do computador. Numerais, formas geométricas, conceitos de organização e operações fundamentais são alguns dos conteúdos abordados.A 4ª série aproveitou os estudos geográficos do Bairro de Fátima e da localização do Colégio para explorar o Google Earth, observando imagens de satélite para compreender o ordenamento espacial, as direções e os sentidos, além das características da região da cidade onde o CNSG se insere.Com a orientação da professora Karla, de Língua Portuguesa, a 5ª série está produzindo uma atividade de extensão da Carrapeta Literária: um cd, que vai catalogar dicas de leitura, pesquisa sobre autores, seleção de personagens favoritos e sinopses de livros.

Ensino Fundamental - Anos iniciaisFORTALEZA HISTÓRICA

Dia das mãesSempre há um jeito novo de expressar o amor. Para comemorar o Dia das Mães, os alunos da 4ª série fizeram mensagens para divulgar todo o carinho e a gratidão que sentem por suas mães. Os trabalhos foram expostos em www.cnsg.com.br. Na próxima edição do Sintonia você vai ver muito mais das homenagens realizadas no Colégio.

Por Manoela Rodrigues,Professora da 4ª série

Este ano, Fortaleza comemora 284 anos de sua elevação à condição de vila. Para tornar esta história mais próxima do conhecimento dos alunos, as turmas de 4ª série realizaram, em março, uma aula de campo a locais históricos de nossa cidade, dentre eles, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, marco inicial da história de nossa cidade (hoje, 10ª Região Militar), e o Passeio Público, primeiro espaço de lazer de Fortaleza.

Foi um momento muito agradável e rico para os alunos, pois tiveram oportunidade de reviver um pouco a história estudada em sala de aula.

“A aula de campo foi emocionante, pareceu que voltamos no tempo, para a época dos índios. Conheci coisas fantásticas e antigas; gostaria de ir de novo lá! O Passeio público foi legal, vi um Baobá que parecia não se acabar mais!” Martan Barroso C. Branco (4ª Série B)

“Eu adorei a aula de campo, eu nunca tinha feito isso, foi a primeira vez. Foi legal demais e a parte que eu mais gostei foi a história da Bárbara de Alencar, porque ela foi uma grande heroína. Eu gostei do Passeio Público também. Ele é lindo! Eu amei a história desses lugares.” Ana Beatriz Lima Rêggo (4ª Série B)

Ana Beatriz Lima Rêggo, 4ª B

E TEM MAIS!

Em www.cnsg.com.br você vai saber como foram as disputas dos Jogos Interclasse e vai ver detalhes da participação do CNSG na Semana do Livro do Shopping Benfica.”

Ensino Fundamental - Anos finais e Ensino Médio

POESIA QUE FICAOs alunos da 9ª série, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Conceição Vasconcelos e da equipe de Informática, produzem um livro eletrônico. O conteúdo? Poesia!

A iniciativa, que contempla desde o estudo desse gênero literário até a escrita e veiculação da produção textual da cada aluno, despertou paixões. Para Ana Carolina L. Dantas, agora no 1º A1, o exercício de apreciar e redigir poesias se tornou hábito, para o qual ela descobriu ter talento. Veja a poesia concreta feita por ela:

REUNIÕES PARA FAZER A DIFERENÇA

AULAS DE CAMPO

Aprimorar o processo educativo nunca é demais. Por isso, no CNSG, a coordenação pedagógica organiza, todo bimestre, além dos conselhos de classe, as reuniões por série. Essas reuniões são a oportunidade de reunir educadores para pontuar ações disciplinares, debater o planejamento e antecipar resoluções. Esses encontros com a direção, a equipe pedagógica e os professores de cada série é fator importante para estabelecer uma unidade de ação, pois possibilitam a prática de um acompanhamento contínuo e integrado de cada aluno.

Nada como observar fenômenos in loco, visitar locais históricos e viver a experiência de viajar para mergulhar em conteúdos de diversas disciplinas ao mesmo tempo. A temporada de aulas de campo do CNSG foi inaugurada no dia 17 de abril com o projeto Litoral Leste, em que os alunos da 6ª série desbravam a História e a Geografia das paisagens cearenses entre Aquiraz e Aracati. No final de junho é a vez dos alunos da 9ª série visitarem Quixadá e Quixeramobim e buscarem compreender a realidade sertaneja e a história de Antônio Conselheiro.

PORTINARI E PORTINARISCândido Portinari (1903-1962), um dos grandes nomes das artes plásticas do Brasil, é objeto de estudo na disciplina de Artes para os alunos da 6ª série. As influências modernistas e a representação da brasilidade que levaram o trabalho do pintor a ser reconhecido mundialmente agora ressoam de forma diferente. Ao lado da professora Conceição Vasconcelos e com a apoio da equipe da Informática, os estudantes produzem releituras dos quadros de Portinari, descortinando não só o universo de cores e formas do artista, mas também as suas motivações e suas preocupações com a realidade social do país.

Ensino Fundamental - Anos finais e Ensino Médio

CURTA LÍNGUAA linguagem é ferramenta imprescindível para expressar e compreender o mundo. O projeto Curta Língua, que reúne as áreas de Língua Portuguesa e Estrangeira, propõe o uso dos recursos audiovisuais como meio para a comunicação eficiente das ideias dos alunos de 6ª série ao 2º ano.Com o suporte dos professores e da equipe técnica da Informática, os estudantes aprimoram o domínio das competências de produção e edição de conteúdo. Aí começa o concurso em que vale a capacidade de expressar uma boa ideia e de cativar o público.

No terceiro bimestre o Curta Língua chega à etapa de exibição dos trabalhos finalistas e da premiação dos vencedores.

AQUECIMENTO

A Feira de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio será realizada no dia 29 de maio. Mas durante todo o primeiro bimestre, alunos e educadores já trabalharam nas prévias de sala de aula, debatendo escolha de temas, pesquisando e projetando apresentações. Depois da seleção dos projetos a serem expostos, começa enfim a etapa de preparação para a competição, que exige um nível cada vez mais alto de embasamento. Tudo para que alunos e visitantes da Feira possam adquirir e transmitir conhecimento – rico, profundo e sempre útil..

SEM MEDO DO ENEMA adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao tradicional vestibular é um processo que tem conquistado não só a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet, como as principais instituições de ensino superior do país. A mudança do estilo de processo seletivo vai trazer adaptações para a realidade das salas de aula, mas

os alunos do CNSG vão tirar de letra.Isso porque desde a Educação Infantil nossos alunos se deparam com atividades interdisciplinares. Dos trabalhos de rotina às aulas de campo, o enfoque da aprendizagem se dá numa forma contextualizada, prezando – tanto quanto a profundidade – a amplitude do conhecimento.

avaliação das universidades sejam espelho para as estratégias aplicadas no Ensino Médio. Por isso, os educadores têm se reunido para ajustar a convergência dos roteiros programáticos de diversas disciplinas, buscando temáticas em comum a diferentes áreas e a aproximação ainda maior dos conteúdos didáticos aos fatos da realidade.

As aulas específicas agora se transformaram em oficinas multidisciplinares, em que todos os alunos participam de todas as ofertas. O aprimoramento dos educadores e do formato de ensino tem sido constante para ajudar os alunos a, cada vez mais, obter sucesso, independente do curso e da universidade escolhida.

PAPO DE FILOSOFIA

Todas as segundas, às 18h30, o professor Ferreira reúne uma turma de alunos de 1º ao 3º ano e ex-alunos para debater diversos temas à luz da filosofia. As rodas de conversa são recheadas de debates intensos sobre os temas mais variados. Saiba mais em www.cnsg.com.br.”

O CNSG parabeniza os alunos aprovados no vestibular. O sucesso não se limita apenas às melhores universidades do Ceará, mas também às principais instituições de ensino superior do país!”

CONVENÇÃO SOBRE ESCOLHA PROFISSIONAL

Vocação, universidades, mercado de trabalho, expectativas da família e muita ansiedade. São muitos os fatores que pesam sobre os jovens na hora de fazer a escolha profissional. E é para ajudar os alunos da 9ª série ao 3° ano e seus pais que o CNSG promove, de 20 a 22 de maio, a IV Convenção sobre Escolha Profissional. Na programação, palestras com especialistas, rodas de conversa com graduados em diversas áreas, feira de profissões e instituições e muito mais. Participe!

Ensino Fundamental - Anos finais e Ensino Médio

DICA DA BIBLIOTECA: O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS

XI JIC´s

O livro best-seller de Kim Edwards conta as consequências da escolha equivocada do Dr. David Henry ao ter que realizar o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Num impulso, Dr. Henry toma uma decisão que mudará a vida de todos: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

Mas, tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos e traições se desenrola, abrindo feridas e criando novos dilemas que farão o leitor refletir sobre o poder das escolhas.A obra está disponível para o público na Biblioteca Padre Julio Maria de Lombaerde.

Todo o Colégio já se prepara para os XI Jogos Intercolegiais Cordimarianos, que serão sediados no CNSG entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A Direção, o Serviço de Orientação Desportiva e os demais funcionários se mobilizam para receber com muito carinho as delegações de Pernambuco, Piauí, Pará e também do Ceará.

Os XI Jogos Intercolegiais Cordimarianos terão disputas nas modalidades de handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, karatê e xadrez, com a participação dos Colégios Nossa Senhora de Lourdes (Belém-PA), Nossa Senhora das Dores (Bezerros-PE), Virgem Poderosa (Acaraú-CE), do Instituto Monsenhor Hipólito (Picos-PI), da UNECIM (Russas-CE) e do PCIME (União-PI). É só espectativa.

Já começaram os preparativos para a Semana Cordimariana. O tema deste ano é “25 anos de uma Saga Inesquecível.” Os subtemas e a divisão dos grupos estão sendo estudados. O passo seguinte será organizar a festa junina, que arrecada verba para ajudar a financiar as atividades dos grupos MADO, MACE, MAJE E JUMA.Hora de aguçar a criatividade, o trabalho em equipe e a garra para ver quem se sai melhor em outubro!

SEMANA CORDIMARIANA JÁ TEM TEMA

Maio será tempo propício para apreciar as artes e para refletir sobre a história do Cristo. O Grupo de Teatro Máscara na Face apresenta o seu mais novo espetáculo, que busca a essência da fé nas vivências cotidianas: “Trago comigo”.

ESPETÁCULO DE PÁSCOA

Arte, cultura e esporte

LIDERANÇA CORDIMARIANABem mais que representantes de sala. No CNSG, as equipes de liderança de cada sala de aula são forma de organização para a construção de práticas sociais e políticas que resgate valores e promova a inclusão e a autonomia dos jovens.Todo o processo preparatório e toda a formação oferecida a cada novo grupo de gestores se caracteriza pela perspectiva da liderança servidora, que busca confiar tarefas a todos os integrantes da comunidade e incentivar ações em prol do bem comum.Liderança, assim, que partilha responsabilidades e sucessos através da promoção das habilidades individuais e coletivas de cada grupo. E ser líder não é apenas tomar posse e meramente representar a turma. Ser líder, no CNSG, significa capitanear iniciativas, participar de decisões da comunidade cordimariana, colaborar com os projetos dos educadores e receber formação e apoio para realizar um mandato que deixe frutos. Conheça a Liderança Cordimariana 2010:

4ª ALÍDER: JÚLIA RIBEIRO FREITASVICE-LÍDER: AMANDA JUCÁ BEZERRA

4ª BLÍDER: BRUNA FERREIRA GOMES BRINGELVICE-LÍDER: ESTER MOREIRA DE SALES

4ª CLÍDER: MABEL CUNHA LOPESVICE-LÍDER: GABRIEL SALES ARAGÃO SANTOS

5ª ALÍDER: MARIANA XAVIER BEZERRAVICE-LÍDER: ANDRÉIA OLIVEIRA SILVA

5ª BLÍDER: GABRIELA ARAÚJO HOLANDA PINTOVICE-LÍDER: ALÍCIA GUEDES MOREIRA NORONHA

5ª CLÍDER: DARA MEDEIROS MENDESVICE-LÍDER: LETÍCIA ENÉAS LIMA FREIRA

5ª DLÍDER: LUANA BRAGA QUEIROZVICE-LÍDER: CAMILA SILVEIRA MARQUES

6ªALÍDER: CLARA LAURINDO DA SILVAVICE- LÍDER: MARIANA ALMEIDA LIMA

6ªBLÍDER: LAÍS BARREIRA BONFIM BRANDÃO CUNTOVICE- LÍDER: LARA ALMEIDA DE MENEZES

6ªCLÍDER: ANDRÉ ULISSES CAMPELO NETOVICE- LÍDER: CAIO MANUEL CAETANO ADAMIAN

7ªALÍDER: MILENA COÊLHO RIBEIROVICE- LÍDER: IASMIN FILIZOLA CUSTÓDIO BARROSO

7ªBLÍDER: TÂMYA ALBUQUERQUE BARROS VICE- LÍDER: ANA KELLY LINHARES MONTE

7ªCLÍDER: ANDERSON ARTHUR MARQUES DE CARVALHOVICE- LÍDER: JOÃO MIRANDA NETO

7ªDLÍDER: YANA MARIA BEZERRA FARIASVICE- LÍDER: ISADORA GOMES MENDES

8ª ALÍDER: MALU MARTINS SENAVICE-LÍDER: PAULA CAMINHA MARTINEZ

8ª BLÍDER: VICTÓRIA BENIGNO MOREIRA DA ROCHAVICE-LÍDER: RAVENA MOURA ANDRADE

8ª CLÍDER: GIOVANNA MARIA DANTAS MURINELLIVICE-LÍDER: LUÍZA CHOAIRY ADEODATO

8ª DLÍDER: GABRIELA DE FREITAS MAGALHÃESVICE-LÍDER: ANA LÍVIA ROCHA MOURA

9ª A1LÍDER: CLARA BANDEIRA DE CARVALHOVICE-LÍDER: LIA MATOS DE FIGUEIREDO

9ª A2LÍDER: BEATRIZ NUNES VITORIANO CAMBOIM GOESVICE-LÍDER: MARIANA LIMA CHAVES

9ª A3LÍDER: VANESSA XAVIER BEZERRAVICE-LÍDER: ANA LUIZA BRITO BARROS

9ª A4LÍDER: MELLINA BRAGA MENDESVICE-LÍDER: MARIANA RODRIGUES DE ANDRADE

1ºA1LÍDER: LEUISE LOPES FURTADOVICE- LÍDER: LIVIA PINHEIRO DE ABREU

1ºA2LÍDER: REBECCA AZULAY MARTINS GONDIMVICE- LÍDER: INGRID BRILHANTE DE ALBUQUERQUE

1ºA3LÍDER: CLAYSOM SALDANHA LIMAVICE- LÍDER: ÉRICA CHAVES NOGUEIRA

1ºA4LÍDER: KETYLLEN KARIANY SILVA ALMEIDAVICE- LÍDER: MARIANA LANDIM SOARES

1ºA5LÍDER: YULY MARTINS GUSMÃOVICE- LÍDER: LORENA GOMES DE MENEZES SILVA

2ºA1LÍDER: LEVI HOLANDA CASTELO BRANCOVICE- LÍDER: HELOISE BARRETO SÁ

2ºA2LÍDER: RAQUEL SALES DE MELOVICE- LÍDER: RACHEL RAMOS BORGES

2ºA3LÍDER: ANDRÉ XIMENES MOREIRA NOBREVICE- LÍDER: ADOLFO CAMPELO HERBSTER

2ºA4LÍDER: DAVID FERREIRA SALESVICE- LÍDER: MARISA OLIVEIRA MELO

2ºA5 LÍDER: KARINE PITANGA SIQUEIRAVICE- LÍDER: CAROLINE MENDONÇA BEZERRA

3ºA1LÍDER: LÍVIA PEREIRA PINTOVICE- LÍDER: PAULA ARAGÃO DE CARVALHO

3ºA2LÍDER: GABRIELLA MACIEL FERREIRAVICE- LÍDER: ANDREZA BEATRIZ FERREIRA LIMA

3ºA3LÍDER: HUGO HAMID MOREIRA BRAVOVICE- LÍDER: MELISSA DE ALMEIDA VIANA MARINHO

3ºA4LÍDER: THATIANA FERREIRA DA SILVAVICE- LÍDER: MARJORIE LOPES BARACHO

3º A5LÍDER: JÉSSICA SALES DE SÁVICE- LÍDER: JENNIFER FREIRE LEMOS

Liderança