estágio slides

33
UEMA Professora: Hellen Mamede de Oliveira Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I Cursos: Letras Português

Transcript of estágio slides

UEMA

Professora: Hellen Mamede de Oliveira

Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I

Cursos: Letras Português

Unidade IUnidade ITema I - O Estágio Supervisionado Tema I - O Estágio Supervisionado

São objetivos do estágio: desenvolver, associar e São objetivos do estágio: desenvolver, associar e documentar:documentar:

Os conhecimentos gerais, instrumentais e Os conhecimentos gerais, instrumentais e particulares adquiridos;particulares adquiridos;

As habilidades para saber fazer;As habilidades para saber fazer; As atitudes que repercutem no posicionamento As atitudes que repercutem no posicionamento

pessoal frente às exigências da sociedade e pessoal frente às exigências da sociedade e profissional.profissional.

5.1 A Função Social da Escola, O Papel do 5.1 A Função Social da Escola, O Papel do Professor, do Aluno e da Comunidade.Professor, do Aluno e da Comunidade.

5.2 Procedimentos5.2 Procedimentos5.3 Postura Profissional Durante O Estágio5.3 Postura Profissional Durante O Estágio5.4 Observação da Escola e do Professor Titular5.4 Observação da Escola e do Professor Titular

5.4.1 Caracterização da Clientela5.4.1 Caracterização da Clientela5.4.2 Estrutura Física e Recursos Didáticos-5.4.2 Estrutura Física e Recursos Didáticos-

PedagógicosPedagógicos5.4.3 Estrutura, Organização e Funcionamento5.4.3 Estrutura, Organização e Funcionamento5.4.4 O Planejamento Escolar5.4.4 O Planejamento Escolar5.4.5 Direção e Gestão Escolar5.4.5 Direção e Gestão Escolar5.4.6 Organização Geral da Escola5.4.6 Organização Geral da Escola

5.5 Planejamento e Regência de Classe5.5 Planejamento e Regência de Classe

5.5.1 Plano de aula5.5.1 Plano de aula

5.5.2 Regência e Visita do Orientador5.5.2 Regência e Visita do Orientador

5.5.3 Relatório5.5.3 Relatório

Tema II – Modelo Simplificado do Tema II – Modelo Simplificado do RelatórioRelatório

ROTEIRO PARA O RELATÓRIO DE ROTEIRO PARA O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOESTÁGIO SUPERVISIONADO

1 – CAPA – Universidade, curso, título, nome 1 – CAPA – Universidade, curso, título, nome do aluno, local e data.do aluno, local e data.

2 – FOLHA DE ROSTO – Universidade, centro, 2 – FOLHA DE ROSTO – Universidade, centro, curso, título, nome do aluno (texto curso, título, nome do aluno (texto especificando o trabalho, o nome do professor especificando o trabalho, o nome do professor e a finalidade a ser obtida), local e datae a finalidade a ser obtida), local e data

3 - SUMÁRIO3 - SUMÁRIO

4 – INTRODUÇÃO – apresentando a escola 4 – INTRODUÇÃO – apresentando a escola (nome, localização, turma, número de alunos e (nome, localização, turma, número de alunos e aulas dadas). Explicar o objetivo do estágio e aulas dadas). Explicar o objetivo do estágio e do relatório.do relatório.

5 – APRESENTAÇÃO – contendo 5 – APRESENTAÇÃO – contendo caracterização da escola e do quadro escolar, caracterização da escola e do quadro escolar, perfil do aluno e do meio em que se insere perfil do aluno e do meio em que se insere (condição do bairro, da comunidade, da (condição do bairro, da comunidade, da família).família).

6 – DESCRIÇÃO – observação das aulas, da 6 – DESCRIÇÃO – observação das aulas, da metodologia do professor, e da relação metodologia do professor, e da relação professor/aluno, observando o feedback.professor/aluno, observando o feedback.

7 – ATIVIDADES – relatos da regência e de todas as 7 – ATIVIDADES – relatos da regência e de todas as atividades desenvolvidas, do material e atividades desenvolvidas, do material e metodologia utilizados.metodologia utilizados.

8 – AVALIAÇÃO – fazer uma avaliação pessoal e 8 – AVALIAÇÃO – fazer uma avaliação pessoal e crítica da escola e suas condições, do professor crítica da escola e suas condições, do professor regente, do professor orientador, do aluno, das regente, do professor orientador, do aluno, das aulas ministradas e do estágio como um todo.aulas ministradas e do estágio como um todo.

9 – CONCLUSÃO – tecendo consideração sobre 9 – CONCLUSÃO – tecendo consideração sobre os resultados obtidos / metas alcançadas e os resultados obtidos / metas alcançadas e apresentando sugestões.apresentando sugestões.

10 – ANEXOS – apresentando planos, 10 – ANEXOS – apresentando planos, atividades desenvolvidas, ficha de avaliação.atividades desenvolvidas, ficha de avaliação.

Tema III – Regulamento do Estágio Tema III – Regulamento do Estágio Supervisionado do EnsinoSupervisionado do Ensino

Capítulo ICapítulo IDas Disposições GeraisDas Disposições Gerais

De acordo com o §2º do artigo 1º da Lei 9.394, de 20 de De acordo com o §2º do artigo 1º da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação escolar deve estar vinculada ao dezembro de 1996, a educação escolar deve estar vinculada ao trabalho e à prática social. Em vista disso foram criadas as trabalho e à prática social. Em vista disso foram criadas as atividades de Estágio Supervisionado pré-programadas, de atividades de Estágio Supervisionado pré-programadas, de caráter obrigatório e profissional, desempenhadas pelo aluno e caráter obrigatório e profissional, desempenhadas pelo aluno e correlacionadas a sua formação acadêmica. O estágio integra a correlacionadas a sua formação acadêmica. O estágio integra a estrutura curricular do Curso de Letras, com carga horária de estrutura curricular do Curso de Letras, com carga horária de 414 horas, para promover a integração teoria-prática, 414 horas, para promover a integração teoria-prática, estabelecida pela Resolução CNE/CP2, de 19 de fevereiro de estabelecida pela Resolução CNE/CP2, de 19 de fevereiro de 2002.2002.O cumprimento da carga horária mínima estabelecida é O cumprimento da carga horária mínima estabelecida é condição necessária para a obtenção do diploma de graduação condição necessária para a obtenção do diploma de graduação do Curso de Letras – Português/Língua Estrangeira.do Curso de Letras – Português/Língua Estrangeira.

Capítulo IICapítulo IIDo Regulamento de Estágio SupervisionadoDo Regulamento de Estágio Supervisionado

Art 1ºArt 1º O estágio é uma atividade curricular que O estágio é uma atividade curricular que favorece a articulação entre teoria e início das vivência favorece a articulação entre teoria e início das vivência profissional, relacionada à prática de ensino na área de profissional, relacionada à prática de ensino na área de formação do aluno.formação do aluno.§ 1º§ 1º São consideradas atividades de Estágio São consideradas atividades de Estágio Supervisionado I e II, o conjunto das atividades de Supervisionado I e II, o conjunto das atividades de ensino e aprendizagem profissional, desenvolvidas em ensino e aprendizagem profissional, desenvolvidas em situação real de trabalho.situação real de trabalho.§ 2º§ 2º O estágio deve ser desenvolvido como um processo O estágio deve ser desenvolvido como um processo de interação com a realidade do trabalho onde se de interação com a realidade do trabalho onde se articulam e se integram pessoas, instituições e recursos articulam e se integram pessoas, instituições e recursos para proporcionar o conhecimento sobre a dinâmica do para proporcionar o conhecimento sobre a dinâmica do ensino-aprendizagem.ensino-aprendizagem.

Art. 2ºArt. 2º O Estágio Supervisionado deve ser O Estágio Supervisionado deve ser realizado em:realizado em:

- Escolas públicas do Ensino Fundamental e Escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio;Médio;

- Instituições públicas ou privadas que Instituições públicas ou privadas que desenvolvam atividades de ensinodesenvolvam atividades de ensino

Parágrafo Único.Parágrafo Único. Fazem o Estágio supervisionado Fazem o Estágio supervisionado apenas os alunos regularmente matriculados no Curso apenas os alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura. Em conformidade com a Resolução de Licenciatura. Em conformidade com a Resolução CNE/CP2, de 19 de fevereiro de 2002, os alunos que CNE/CP2, de 19 de fevereiro de 2002, os alunos que exerçam atividade docente regular na educação básica exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 200 curricular supervisionado até o máximo de 200 (duzentas) horas. No curso de Licenciatura da UEMA, a (duzentas) horas. No curso de Licenciatura da UEMA, a redução será concedida mediante a comprovação da redução será concedida mediante a comprovação da atividade docente através da apresentação de contrato de atividade docente através da apresentação de contrato de trabalho, diário oficial que publicou a posse ou trabalho, diário oficial que publicou a posse ou declaração da instituição escolar devidamente declaração da instituição escolar devidamente reconhecida.reconhecida.

Art. 3ºArt. 3º A carga horária mínima exigida de estágio A carga horária mínima exigida de estágio corresponde a 414 horas, englobando as atividades de corresponde a 414 horas, englobando as atividades de observação, planejamento, regência de classe e observação, planejamento, regência de classe e orientações individuais para elaboração do relatório orientações individuais para elaboração do relatório final. A carga horária supracitada encontra-se final. A carga horária supracitada encontra-se distribuída nas disciplinas Estágio Supervisionado do distribuída nas disciplinas Estágio Supervisionado do Ensino I e Estágio Supervisionado do Ensino II.Ensino I e Estágio Supervisionado do Ensino II.

§ 1º§ 1º A observação proporciona ao estudante a A observação proporciona ao estudante a oportunidade de acompanhar o trabalho de professores oportunidade de acompanhar o trabalho de professores de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Literaturas de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Literaturas em situação real de ensino aprendizagem. Possibilita em situação real de ensino aprendizagem. Possibilita ainda o exame minucioso do ambiente escolar, do ainda o exame minucioso do ambiente escolar, do relacionamento professor/aluno, do perfil do docente,m relacionamento professor/aluno, do perfil do docente,m das técnicas de ensino e dos recursos utilizados por ele, das técnicas de ensino e dos recursos utilizados por ele, das atividades de ensino, dos conteúdos, entre outros das atividades de ensino, dos conteúdos, entre outros pontos.pontos.

§ 2º§ 2º O planejamento prepara o futuro profissional O planejamento prepara o futuro profissional para a incumbência de implementar ações relativas ao para a incumbência de implementar ações relativas ao planejamento, registro, análise e avaliação do planejamento, registro, análise e avaliação do processo pedagógico.processo pedagógico.

§ 3º§ 3º A regência permite ao acadêmico ministrar aulas A regência permite ao acadêmico ministrar aulas ou qualquer outra atividade escolar relativas docente, ou qualquer outra atividade escolar relativas docente, com orientação técnico-pedagógica.com orientação técnico-pedagógica.

§ 4º§ 4º As orientações individuais durante o estágio e As orientações individuais durante o estágio e para a preparação do relatório final, visam auxiliar o para a preparação do relatório final, visam auxiliar o aluno a construir e perceber as diversas dimensões do aluno a construir e perceber as diversas dimensões do organismo escolar: gestão, interação de professores, organismo escolar: gestão, interação de professores, relacionamento escola comunidade, etc.relacionamento escola comunidade, etc.

Art. 4ºArt. 4º A orientação de estágio será realizada A orientação de estágio será realizada pelo tutor indicado pela coordenação do Curso pelo tutor indicado pela coordenação do Curso de Licenciatura.de Licenciatura.

Art. 5ºArt. 5º A distribuição dos estagiários nos locais A distribuição dos estagiários nos locais do estágio é feita pelo tutor ou gestor do pólo, de do estágio é feita pelo tutor ou gestor do pólo, de acordo com a natureza do estágio e os objetivos acordo com a natureza do estágio e os objetivos específicos de cada estágio curricular.específicos de cada estágio curricular.§ 1º§ 1º O contato com as escolas – campo é feito O contato com as escolas – campo é feito pelo gestor ou tutor do pólo, por meio de ofício pelo gestor ou tutor do pólo, por meio de ofício de apresentação.de apresentação.

Art. 6ºArt. 6º Para a realização da observação, os discentes Para a realização da observação, os discentes deverão ser orientados na tarefa de efetuar deverão ser orientados na tarefa de efetuar apontamentos significativos do ambiente escolar e da apontamentos significativos do ambiente escolar e da prática profissional do professor titular da disciplina, prática profissional do professor titular da disciplina, com o fito de retirar significativos para serem com o fito de retirar significativos para serem debatidos com o orientador e inseridos no relatório debatidos com o orientador e inseridos no relatório final de estágiofinal de estágio

Art. 7ºArt. 7º Para a realização do planejamento, os Para a realização do planejamento, os estagiários terão toda a orientação necessária para estagiários terão toda a orientação necessária para organizar as atividades de ensino ou disciplina de organizar as atividades de ensino ou disciplina de estágio. Este momento, que inclui planejamento, estágio. Este momento, que inclui planejamento, registro, análise e avaliação do processo pedagógico registro, análise e avaliação do processo pedagógico deverá estar fortemente amparada nos exemplos deverá estar fortemente amparada nos exemplos concretos fornecidos pelo professor da disciplina concretos fornecidos pelo professor da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino I.Estágio Supervisionado do Ensino I.

Art. 8ºArt. 8º Para o cumprimento da exigência serão Para o cumprimento da exigência serão consideradas as situações reais de prática docente, nos consideradas as situações reais de prática docente, nos locais de estágio, para a posterior análise e registro da locais de estágio, para a posterior análise e registro da função docente no relatório final.função docente no relatório final.

Art. 9ºArt. 9º O Relatório final de Estágio deverá conter O Relatório final de Estágio deverá conter informações acerca da unidade escolar e todos os informações acerca da unidade escolar e todos os envolvidos em suas atividades. A coleta de tais envolvidos em suas atividades. A coleta de tais informações dar-se-á na forma de entrevistas com o informações dar-se-á na forma de entrevistas com o diretor, coordenadores e professores da escola, bem diretor, coordenadores e professores da escola, bem como com outros profissionais ali lotados e/ou da como com outros profissionais ali lotados e/ou da Diretoria de ensino local, podendo também incluir as Diretoria de ensino local, podendo também incluir as entrevistas com os pais dos alunos e membros da entrevistas com os pais dos alunos e membros da comunidade em geral, a fim de que o estagiário detenha comunidade em geral, a fim de que o estagiário detenha uma visão do funcionamento da unidade escolar uma visão do funcionamento da unidade escolar globalmente considerada.globalmente considerada.

§ 1º§ 1º As atividades relacionadas a esta modalidade As atividades relacionadas a esta modalidade partem de um roteiro de informações, discutido com o partem de um roteiro de informações, discutido com o respectivo orientador do estagiário, que norteará as respectivo orientador do estagiário, que norteará as entrevistas, contemplando também as questões atinentes entrevistas, contemplando também as questões atinentes ao ambiente físico da escola, ao trabalho de registro e ao ambiente físico da escola, ao trabalho de registro e documentação; às relações de hierarquia, interação entre documentação; às relações de hierarquia, interação entre os professores, relações sociais, dentre outros.os professores, relações sociais, dentre outros.

§ 2º§ 2º Encerrada a etapa do recolhimento de dados nas Encerrada a etapa do recolhimento de dados nas entrevistas, caberá ao estagiário organizar as entrevistas, caberá ao estagiário organizar as informações obtidas, estruturando-as de maneira a informações obtidas, estruturando-as de maneira a caracterizar os estágios referentes às habilitações em caracterizar os estágios referentes às habilitações em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira nos níveis Língua Portuguesa e Língua Estrangeira nos níveis Fundamental e Médio.Fundamental e Médio.

§ 3º§ 3º A freqüência do estagiário deverá estar A freqüência do estagiário deverá estar devidamente registrada pela unidade escolar e, para tal, devidamente registrada pela unidade escolar e, para tal, o estagiário deverá conduzir à presença do diretor da o estagiário deverá conduzir à presença do diretor da unidade escolar os documentos de controle de unidade escolar os documentos de controle de freqüência, que deverão ser anexados ao relatório final freqüência, que deverão ser anexados ao relatório final após apreciação do professor orientador.após apreciação do professor orientador.

§ 4º§ 4º A orientação dos tutores da instituição formadora A orientação dos tutores da instituição formadora será no sentido de assegurar aos estagiários será no sentido de assegurar aos estagiários devidamente matriculados na disciplina, todo o devidamente matriculados na disciplina, todo o repertório necessário para garantir o bom desempenho repertório necessário para garantir o bom desempenho do discente durante o estágio.do discente durante o estágio.

Capítulo IIICapítulo III

Do EstagiárioDo Estagiário

Art. 11ºArt. 11º Estagiário é o aluno regularmente matriculado Estagiário é o aluno regularmente matriculado nas disciplinas Estágio Supervisionado do Ensino I e II, nas disciplinas Estágio Supervisionado do Ensino I e II, e frequentando o curso de Licenciatura mantido pela e frequentando o curso de Licenciatura mantido pela UEMAUEMA

Art. 12ºArt. 12º O estagiário deve: O estagiário deve:

I.I. Conhecer o Regulamento do estágio Conhecer o Regulamento do estágio Supervisionado e os prazos estabelecidos para a Supervisionado e os prazos estabelecidos para a realização das atividades, entrega de relatório, registros realização das atividades, entrega de relatório, registros e documentos.e documentos.

II.II. Escolher e contactar a instituição onde Escolher e contactar a instituição onde pretende realizar o estágio;pretende realizar o estágio;

III.III. Elaborar o Projeto de Estágio, o programa e Elaborar o Projeto de Estágio, o programa e o cronograma operacional a ser cumprido, sob a o cronograma operacional a ser cumprido, sob a orientação do tutor indicado pela coordenação do orientação do tutor indicado pela coordenação do curso.curso.

IV.IV. Realizar as atividades de estágio propostas Realizar as atividades de estágio propostas com responsabilidade, competência, profissionalismo com responsabilidade, competência, profissionalismo pautando-se em princípios éticos.pautando-se em princípios éticos.

V.V. Cumprir a carga horária de estágio Cumprir a carga horária de estágio supervisionado em cada modalidade proposta.supervisionado em cada modalidade proposta.

Art. 13ºArt. 13º Quanto à realização do estágio, o aluno deve: Quanto à realização do estágio, o aluno deve:

I.I. Apresentar à coordenação de estágio uma Apresentar à coordenação de estágio uma proposta, contendo a caracterização da instituição onde proposta, contendo a caracterização da instituição onde cumprirá o estágio;cumprirá o estágio;

II.II. Providenciar a documentação necessária para Providenciar a documentação necessária para a realização do estágio, junto ao seu tutor, nos prazos a realização do estágio, junto ao seu tutor, nos prazos estabelecidos;estabelecidos;

III.III. Definir a instituição onde fará o Estágio, Definir a instituição onde fará o Estágio, preencher os formulários necessários ao detalhamento preencher os formulários necessários ao detalhamento do projeto final de estágio, contendo a indicação da do projeto final de estágio, contendo a indicação da carga horária, os dias da semana e o rol das atividades carga horária, os dias da semana e o rol das atividades previstas;previstas;

IV.IV. Submeter-se à avaliação continuada e Submeter-se à avaliação continuada e global, tendo em vista a melhoria de seu global, tendo em vista a melhoria de seu desempenho acadêmico-científico e de iniciação desempenho acadêmico-científico e de iniciação profissional;profissional;

V.V. Auto avaliar-se como parte da avaliação Auto avaliar-se como parte da avaliação global de seu desempenho;global de seu desempenho;

VI.VI. Apresentar, periodicamente, relatórios Apresentar, periodicamente, relatórios das suas atividades práticas, sob a supervisao do das suas atividades práticas, sob a supervisao do professor de estágio;professor de estágio;

VII.VII. Entregar o Relatório final de estágio, Entregar o Relatório final de estágio, no mínimo, no mínimo, 20 (vinte) dias antes do término do 20 (vinte) dias antes do término do semestre letivosemestre letivo..

Capítulo IVCapítulo IVDos Campos de EstágioDos Campos de Estágio

Art. 14ºArt. 14º Campo de Estágio é o local devidamente Campo de Estágio é o local devidamente credenciado onde são desenvolvidas as atividades de credenciado onde são desenvolvidas as atividades de Estágio Supervisionado do Ensino I e II.Estágio Supervisionado do Ensino I e II.Art. 15ºArt. 15º São campos de estágio: São campos de estágio:

- Instituições de ensino;Instituições de ensino;- Instituições beneficientes se fins lucrativos;Instituições beneficientes se fins lucrativos;- Instituições particulares de ensino;Instituições particulares de ensino;- Escolas da Rede Pública Federal, Estadual e Escolas da Rede Pública Federal, Estadual e

Municipal;Municipal;- Escolas Técnicas e;Escolas Técnicas e;- Escolas profissionalizantes.Escolas profissionalizantes.

Art. 16ºArt. 16º O aluno trabalhador pode fazer estágio no O aluno trabalhador pode fazer estágio no próprio local de trabalho. Para isso, o estagiário deve próprio local de trabalho. Para isso, o estagiário deve apresentar:apresentar:

I.I. Anuência do Diretor da Instituição, permitindo Anuência do Diretor da Instituição, permitindo o estágio, no horário de trabalho ou fora dele;o estágio, no horário de trabalho ou fora dele;

II.II. Declaração comprovando ser funcionário da Declaração comprovando ser funcionário da escola.escola.

Capítulo VCapítulo VDas Relações entre as PartesDas Relações entre as Partes

Art. 17ºArt. 17º A caracterização e a definição do Estágio são A caracterização e a definição do Estágio são feitas por meio de um convênio, estabelecido entre a feitas por meio de um convênio, estabelecido entre a UEMA e a instituição de ensino que oferecerá o estágio, UEMA e a instituição de ensino que oferecerá o estágio, onde serão apresentadas todas as condições para a sua onde serão apresentadas todas as condições para a sua realizaçãorealização

Art. 18ºArt. 18º O Estágio Supervisionado do Ensino não O Estágio Supervisionado do Ensino não estabelece vinculo empregatício de qualquer natureza, estabelece vinculo empregatício de qualquer natureza, permitindo ao estagiário receber bolsa, ou outra permitindo ao estagiário receber bolsa, ou outra contraprestação que venha a ser acordada, ressalvando-contraprestação que venha a ser acordada, ressalvando-se o disposto na legislação previdenciária.se o disposto na legislação previdenciária.

Art. 19ºArt. 19º Deve haver compatibilidade de horário entre a Deve haver compatibilidade de horário entre a jornada de atividade de estágio do graduando, seu jornada de atividade de estágio do graduando, seu horário de aula e o horário de funcionamento da escola horário de aula e o horário de funcionamento da escola que oferece o estágio.que oferece o estágio.

Capítulo VICapítulo VIDo TutorDo Tutor

Art. 20ºArt. 20º A escolha do tutor é feita entre os docentes do A escolha do tutor é feita entre os docentes do Curso de Letras da UEMA.Curso de Letras da UEMA.§ 1º§ 1º O Colegiado do Curso ou a coordenação de estágio O Colegiado do Curso ou a coordenação de estágio seleciona e indica a equipe de professores orientadores seleciona e indica a equipe de professores orientadores de estágio.de estágio.§ 2º§ 2º Os professores de estágio devem ser graduados na Os professores de estágio devem ser graduados na área de ensino acadêmico em que irão orientar.área de ensino acadêmico em que irão orientar.§ 3º§ 3º A atribuição do professor de estágio é A atribuição do professor de estágio é supervisionar e orientar os estagiários no preparo e supervisionar e orientar os estagiários no preparo e desenvolvimento das atividades de Estagiário que irão desenvolvimento das atividades de Estagiário que irão desenvolver nas escolas-campo.desenvolver nas escolas-campo.§ 4º§ 4º A orientação de estágio deve ser feita de acordo A orientação de estágio deve ser feita de acordo com as especialidades das disciplinas e áreas de ensino.com as especialidades das disciplinas e áreas de ensino.

Art. 21ºArt. 21º É responsabilidade do tutor: É responsabilidade do tutor:

I.I. Orientar a elaboração do planejamento de Orientar a elaboração do planejamento de estágio a ser desenvolvido pelo aluno;estágio a ser desenvolvido pelo aluno;

II.II. Definir junto com o aluno o programa das Definir junto com o aluno o programa das atividades de estágio a serem realizadas;atividades de estágio a serem realizadas;

III.III. Indicar as bibliografias básica e Indicar as bibliografias básica e complementar necessárias ao desenvolvimento do complementar necessárias ao desenvolvimento do projeto de Estágio;projeto de Estágio;

IV.IV. Auxiliar o aluno a solucionar problemas Auxiliar o aluno a solucionar problemas técnicos e metodológicos que surgirem durante o técnicos e metodológicos que surgirem durante o estágio, relacionados ao desenvolvimento do projeto;estágio, relacionados ao desenvolvimento do projeto;

VI.VI. Avaliar as atividades de estágio e o trabalho Avaliar as atividades de estágio e o trabalho final.final.

Art. 24ºArt. 24º O Relatório Final do estágio é um documento O Relatório Final do estágio é um documento apresentado à coordenação de Estágio pelo aluno.apresentado à coordenação de Estágio pelo aluno.

§ 1º§ 1º O Relatório final de Estágio contém a explanação O Relatório final de Estágio contém a explanação clara e objetiva das atividades de Estágio desenvolvidas clara e objetiva das atividades de Estágio desenvolvidas nas escolas-campo.nas escolas-campo.

§ 2º§ 2º O Relatório Final de Estágio é avaliado pelo O Relatório Final de Estágio é avaliado pelo professor e arquivado pela coordenação do curso.professor e arquivado pela coordenação do curso.

Capítulo IXCapítulo IXDa Avaliação do EstágioDa Avaliação do Estágio

Art. 25ºArt. 25º Serão atribuídas duas notas distintas para avaliar o Serão atribuídas duas notas distintas para avaliar o estagiário:estagiário:

I.I. A primeira nota será atribuída ao conteúdo dos A primeira nota será atribuída ao conteúdo dos relatórios de estágio, tendo em vista o conhecimento relatórios de estágio, tendo em vista o conhecimento técnico-técnico-científicocientífico, a criatividade, a qualidade e produtividade do , a criatividade, a qualidade e produtividade do trabalho e a trabalho e a adequação às normas da ABNTadequação às normas da ABNT..

II.II. A segunda nota é atribuída pelo professor titular A segunda nota é atribuída pelo professor titular da unidade escolar na qual foi realizado o estágio ou por um da unidade escolar na qual foi realizado o estágio ou por um docente ou coordenador pedagógico indicado pela diretoria docente ou coordenador pedagógico indicado pela diretoria da escola. Para tal, deverão ser observados aspectos como o da escola. Para tal, deverão ser observados aspectos como o desempenho do aluno, a assiduidade, responsabilidade, desempenho do aluno, a assiduidade, responsabilidade, habilidades e competências nas conduções dos trabalhos, habilidades e competências nas conduções dos trabalhos, probidade, profissionalismo e ética. Esta nota poderá ser probidade, profissionalismo e ética. Esta nota poderá ser também atribuída através da média aritmética obtida entre o também atribuída através da média aritmética obtida entre o disposto acima e a avaliação do orientador de estágio, disposto acima e a avaliação do orientador de estágio, observando-se os mesmos aspectos.observando-se os mesmos aspectos.

Art. 26ºArt. 26º Será considerado aprovado o aluno que obtiver Será considerado aprovado o aluno que obtiver a nota igual ou superior à média estabelecida pela a nota igual ou superior à média estabelecida pela instituição como padrão mínimo para a aprovação.instituição como padrão mínimo para a aprovação.

Art. 27ºArt. 27º O aluno que deixar de concluir as atividades de O aluno que deixar de concluir as atividades de Estágio Supervisionado, estabelecidas pelo cronograma Estágio Supervisionado, estabelecidas pelo cronograma específico que regula a atividade, será considerado específico que regula a atividade, será considerado reprovado e deverá matricular-se novamente na reprovado e deverá matricular-se novamente na disciplina no semestre posterior.disciplina no semestre posterior.

Parágrafo ÚnicoParágrafo Único – O aluno que por qualquer motivo – O aluno que por qualquer motivo for considerado reprovado, ou que interromper as for considerado reprovado, ou que interromper as atividades de estágio supervisionado, deixando-o atividades de estágio supervisionado, deixando-o inconcluso, será obrigado a realizar integralmente, no inconcluso, será obrigado a realizar integralmente, no semestre letivo seguinte, as atividades atinentes ao semestre letivo seguinte, as atividades atinentes ao Estágio.Estágio.