ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit...

4
FEVEREIRO 2013 Quem fortalece o sindicato são os servido- res. Queremos cada funcionário ativista e em- penhado em fortalecer nossa LUTA, para que a entidade continue tendo sua independência e possa batalhar firmemente pelos direitos da classe. Nosso Sindicato não tem rabo preso com o patrão. Com essa conscientização, o sindicato pode organizar as mobilizações da categoria. A con- tribuição do servidor é apenas 2% do seu sa- lário-base, descontada diretamente na folha de pagamento, mensalmente, e o desconto para o servidor aposentado e pensionista é de 1%. Por isso, estamos intensificando a Campa- nha de sindicalização. Afinal, somos muitos. Unidos, somos imbatíveis! Sindicato forte se faz com trabalhadores conscientes e combativos M ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) arço é o mês da nossa data base para negociação salarial com a Administração. Data para discutir aumento de salário. A política salarial imposta pelo ex prefeito Marco Aurélio e pelo prefeito Hamilton, até 2011, sequer repassou os índices de inflação para os trabalhadores(as). A cada ano que passa, o prefeito arrocha mais a folha de pagamento dos trabalhadores de carreira. Prioriza o gasto com terceirizações retira benefício dos servidores como recen- temente a retirada abrupta e injusta do Adicional de Insalubridade de aproximadamende 900 trabalhadores(as), comprometendo ainda mais a qualidade dos serviços prestados à popula- ção. Lembrando também que o número de cargos comissionados “ Cabo Eleitoral” é superior, se comparado à de outras cida- des, movimentando muita grana que não cabe apenas no caixa 1, e a suposta Reforma Administrativa que com certeza acarretará mais perdas para os Trabalhadores(as). Reclamar não basta. A verdade é uma só: A conquista por salários dígnos e melhores condições de trabalho, exige Luta e União. Assim, o importante é a participação de todos nas assembleias e partir para ações mais ofensivas na busca de novas conquistas. “Ninguém consegue realizar nada sem a colaboração de muitos”. Paola Rhoden. Convênios aos sócios O departamento de Convênios do Sindicato está voltado para firmar parcerias com estabelecimentos dos mais variados ramos. São vários convênios que concedem descontos especiais aos sócios, como universidades, escolas, médicos, dentis- tas, academias e outros serviços. VISITE NOSSO SITE WWW.STPMJ.ORG.BR / COMPARTILHE NO FACEBOOK Atenção Guardas Municipais Vamos Lutar: Direitos já conquistado em outros municípios Página 3 Funcionários e Munícipes sofrem por falta de ventilação em várias unidades Página 4 Falta de Ventilação

Transcript of ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit...

Page 1: ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit perfume para banho ... bola de futebol Luiz Gonzaga Rodrigues - Tablet / Claudinei A.

FEVEREIRO 2013

Quem fortalece o sindicato são os servido-res. Queremos cada funcionário ativista e em-penhado em fortalecer nossa LUTA, para que aentidade continue tendo sua independência epossa batalhar firmemente pelos direitos daclasse. Nosso Sindicato não tem rabo presocom o patrão.

Com essa conscientização, o sindicato pode

organizar as mobilizações da categoria. A con-

tribuição do servidor é apenas 2% do seu sa-lário-base, descontada diretamente na folha depagamento, mensalmente, e o desconto para oservidor aposentado e pensionista é de 1%.

Por isso, estamos intensificando a Campa-nha de sindicalização. Afinal, somos muitos.Unidos, somos imbatíveis!

Sindicato forte se faz com trabalhadoresconscientes e combativos

M

ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL(MARÇO - DATA BASE)

arço é o mês da nossa data base para negociação salarial com a Administração. Datapara discutir aumento de salário.

A política salarial imposta pelo ex prefeito Marco Aurélio e pelo prefeito Hamilton, até2011, sequer repassou os índices de inflação para os trabalhadores(as).

A cada ano que passa, o prefeito arrocha mais a folha de pagamento dos trabalhadores decarreira. Prioriza o gasto com terceirizações retira benefício dos servidores como recen-temente a retirada abrupta e injusta do Adicional de Insalubridade de aproximadamende 900trabalhadores(as), comprometendo ainda mais a qualidade dos serviços prestados à popula-ção. Lembrando também que o número de cargos comissionados “ Cabo Eleitoral” é superior, se comparado à de outras cida-des, movimentando muita grana que não cabe apenas no caixa 1, e a suposta Reforma Administrativa que com certeza acarretarámais perdas para os Trabalhadores(as).

Reclamar não basta. A verdade é uma só: A conquista por salários dígnos e melhores condições de trabalho, exige Luta eUnião. Assim, o importante é a participação de todos nas assembleias e partir para ações mais ofensivas na busca de novasconquistas.

“Ninguém consegue realizar nada sem a colaboração de muitos”. Paola Rhoden.

Convênios aos sóciosO departamento de Convênios do Sindicato está voltado para firmar parcerias com estabelecimentos dos mais variados

ramos. São vários convênios que concedem descontos especiais aos sócios, como universidades, escolas, médicos, dentis-tas, academias e outros serviços.

VISITE NOSSO SITE WWW.STPMJ.ORG.BR / COMPARTILHE NO FACEBOOK

Atenção Guardas MunicipaisVamos Lutar: Direitos já conquistado em outros municípiosPágina 3

Funcionários e Munícipes sofrem por falta de ventilaçãoem várias unidadesPágina 4

Falta de Ventilação

Page 2: ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit perfume para banho ... bola de futebol Luiz Gonzaga Rodrigues - Tablet / Claudinei A.

EXPEDIENTE

Publicação do STPMJ -Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí -Rua Luiz Simon, 337 - Centro - Jacareí/SP - CEP 12327-510 Fone/fax: 12-3951-5881 e 3951-7270

Site: www.stpmj.org.br / e-mail: [email protected] - Redação e Textos: Diretoria STPMJDiagramação, ilustração e arte: Pedro Monteiro - Impressão: Jac Gráfica e Editora -Tel.:12 -3928 1555

ATENÇÃO MOTORISTAÉ dever do motorista antes de sair com o veículo, averiguar

as condições do mesmo e passar à sua chefia imediata. Obser-ve bem todos os itens principalmente aqueles de segurança quesão exigidos pela lei de trânsito.

Seja responsável, não saia com veículo que não lhe de segu-rança, só cabe a você a responsabilidade da sua segurança e deterceiros. Isto pode lhe trazer sérias consequências na qual iraresponder por isto, ressaltando também que a documentaçãodo veículo deve estar em dia e cobre o seu exame médico pe-riódico que está previsto na Lei de Trabalho.

O Capitão do Mato, o Livre Nomeado e oTrabalhador

É a cultura de "capitão-do-mato" ou "feitor", que remon-ta ao período do escravismono Brasil.

Engana-se aquele que acre-dita piamente em sua “aboli-ção”, “liberdade” e até mes-mo respeito em seu local detrabalho.

Os livres nomeados são osverdadeiros “FEITORES” dofuncionalismo, vigia, pune epersegue sua vitima.

Os chicotes e armas defogo dão espaço a advertên-cias, faltas Injustificadas, mu-dança de trabalho entre outrastruculências.

E ai daquele “escravo re-belde” novato em estágioprobatório, este será perse-

guido, punido e servirá deexemplo paraos outros “es-cravos” não fu-girem as rédeasdo sistema.

Seu tronco ésua avaliação enem adianta sedebater, daqui a6 meses teráuma nova.

Ai daqueleque chorar: teráágua com sal jo-gado em suasferidas, semrespaldo da Secretaria.

Avaliação disso, avaliaçãodaquilo..., Quem avalia quemavalia?

Patrão avalia Capitão doMato que puneo escravo.

Na maioriadas Secretari-as, os trabalha-dores temuma históriade terror paradescrever.

Os traba-l h a d o r e sconcursadossão as maio-res vitimas:

Seu espíri-to “de boa

vontade” vocação imposta emnossa sociedade, obriga a tra-balhar com um sorriso no ros-to, já que a função “Servidor

Municipal” é natural e gra-tificante.

Não, não é! Queremos umsalário digno pela magnitu-de de nossa profissão.

Somos seres humanos etrabalhadores: temos o di-reito ao respeito e condi-ções dignas de trabalho.

Viver em um sistemaonde sofremos repressão otempo todo é desumano.

A opressão dos trabalha-dores no local de trabalho,que se traduz em sofrimen-tos prolongado deve ter umbasta.

Queremos respeito, che-ga de ameaças, chega de re-pressão!

ACE – Acordo Coletivo EspecialO STPMJ esteve em

Brasília – contra o AcordoColetivo Especial – ACE.

“Constitui a retomada dosprojetos de prevalência do ne-gociado sobre o legislado,pois autoriza os sindicatos anegociar com as empresasacordos coletivos cujas cláu-sulas derrogam a Consolida-ção das Leis do Trabalho –CLT”. Com isto pode nascer

muitos sindicatos pelegosfazendo acordo pensando emapenas na sua pessoa e não nocoletivo.

UBS – VILA ZEZÉ

A UBS Da vila Zezé estáesquecida e a tempo não é fei-to manutenção do prédio oureforma, será que é por ser umimóvel escondido e não apa-rece para efeito de propagan-da eleitoreira. Há várias ra-chaduras nas paredes e umacoluna está para desabar co-

locando em risco a vida defuncionários e usuários.

Rachaduras e infiltrações no prédio

2

Page 3: ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit perfume para banho ... bola de futebol Luiz Gonzaga Rodrigues - Tablet / Claudinei A.

Atenção Guardas MunicipaisVamos nos unir e mobilizar, assim como vem acontecendo

com outras categorias. Sair da zona de conforto e lutar pordireitos já conquistados como em outros municípios. O Sin-dicato é seu legítimo representante, não se pode perseguir quemluta por direitos previstos por Lei.

Descaso da Administração Municipal, geraCampanha em prol a Santa Casa

Em solidariedade a memória da Funcionária Pública Municipal, Dona Benedita deAlmeida Pinto (Dita), a cidadã e arquiteta Maria Luiza Porto Mello iniciou uma cam-panha para arrecadar verbas e comprar roupas de cama a serem utilizadas na SantaCasa de Jacareí, que vem passando dificuldades desde o ano passado por falta demateriais como: Higienização, equipamentos de emergência (oxigênio), e roupas decama entre outros. A Campanha conseguiu arrecadar 400 lençóis e 200 fronhas. Nomês de novembro, o Sindicato “STPMJ” presenciou a entregue dos lençóis e fro-nhas para o Superintendente Interino da Santa Casa. (foto ao lado).

“Como sua acompanhante, vivenciei as muitas necessidades que passa a nos-sa Santa Casa, por isso, decidi sair da minha zona de conforto e iniciar este trabalho, juntamente com a Yvone

Ruston. Cabe lembrar que a Santa Casa a mais de 150 anos acolhe os doentes da nossa cidade.” Maria Luiza Porto Mello

(Malu).

Isso é mais um descaso da Administração Municipal com os usuários do SUS, mesmo com a verba alta repassada para aentidade, para onde vai esse dinheiro???

Foto STPMJ

ADI – “Cartilha”Os ADIs receberão cartilha

explicativa sobre oenquadramento que estamosreivindicando, elaborada pelosSTPMJ em conjunto com osADIs. O sindicato esta a dispo-sição dos servidores (ADIs)que ainda não entraram comprocesso reivindicando seusdireitos. Mais detalhes visite apágina dos ADIs no Site.

DEPARTAMENTO JURÍDICOO sindicato tem um departamento jurídico voltado integralmente para a

defesa dos direitos dos trabalhadores. Um dos melhores de Jacareí. Já ga-rantimos a vitória em várias ações jurídicas, como:

- As assistentes sociais ganham causa trabalhista e oito dos processos jáforam remetidos à contadoria judicial para conferência do cálculo.

-Servidor que foi demitido em fevereiro de 2012, será readimitido e aadministração terá que pagar os salários retroativos.

-ADIs, nove processos já ganho em primeira instância e cinco proces-sos ganho em 3° Vara Civil.

Temos um atendimento diferenciado dando acompanhamento direto nosprocessos administrativos, processos de demissão e avaliação em estágioprobatório;

1º Acompanhamento em audiência com comissão processante permanente, 2º Elaboração de defesa técnica, 3º Impugnaçãode avaliação em estágio probatório e etc.

CESTA BÁSICAConstatamos más condi-

ções no local de entrega daCesta Básica. Os funcionáriosda empresa contratada quantoos servidores municipais ficamexpostos ao sol escaldante e apoeiras. Não existe uma cober-tura adequada, até mesmo a mesa onde os servidores assinama folha de controle de entrega fica exposta ao sol caracteri-zando um descaso aos funcionários.

3

Page 4: ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL (MARÇO - DATA BASE) · tribuição do servidor é apenas ... kit perfume para banho ... bola de futebol Luiz Gonzaga Rodrigues - Tablet / Claudinei A.

Conclusão do sorteio – brindes/2012Foi decidida em diretoria que, o sorteio dos brindes, abran-

gesse todos os sócios do STPMJ presentes ou não no dia 19/12/2012, parabenizamos todos os ganhadores abaixo:Rosa H. da Silva Oliveira - DVD / Maria Eunice S. dos Santos - Espremedor FrutasDaniel dos Santos - Conj. Sobremesa / João Batista Rodrigues - Conj. SobremesaEdna Gonçalves Viana - Furadeira / Natalina C. de Araujo - BatedeiraGeralda A. dos Santos - Jogo de panela / Jair da Silva Neto - Ferro de passarTania de Cassia da Cruz S Reis - Ventilador / Reginaldo Souza Faria - TapeteNilda de Melo - kit perfume para banho / Antonio Silva I - bola de futebolLuiz Gonzaga Rodrigues - Tablet / Claudinei A. Barbosa - Jogo de talheresElizete M. de Souza - Fone de ouvido / José Francisco Ribeiro - kit de hidrataçãoZilda B. de Moura - Kit cozinha / Maria Apda da C. Santos - Pen driveDarci de Paiva - Pen drive / José Fernando Rico - TV 22"Francisca F. Barbosa - Kit essenciais aroma / Virginia Leite Siqueira - Bicicleta azulMaria Cecilia de Amorim - Bicicleta vermelha / Nair Santos Silva - LiquidificadorHelcio Paulo de M. Gomes - Bomba p. bicicleta / José G. Batista - Bomba p. bicicletaClarice Aparecida Lino - Tranca de bicicleta / José D. Antonio - Capa para GuidonRosangela da P. Queiroz Isidoro - Vale brinde / Aline A. F. da Silva - Vale brindeSandra Beatriz B. Ferreira - Vale brinde / Janio de Paula - Vale brindeMarinete dos Santos Araujo - Vale brinde / Luiz A. Sabino Junior - Vale brindeJadir Pinto de Andrade - Vale brinde / Vanessa Maria Scarpa Zinsly - Vale brindeMarcia regina Andreoti - Vale brinde / Maria Yolanda Martins - Vale brindeDenise Leite T. de Oliveira - Garrafa térmica / Terezinha B. Regulação - Bolsa 1 mêsde hidroginásticaEstefania C. Santos - Bolsa 1 mês de musculação / Sueli Maria D. Silva - Bolsa 1 mêsde musculaçãoMaria Goreti O Duarte - Bolsa 1 mês de hidroginástica / Alessandra A. Barbosa - Finalde semana SINATURCARD

Vera Lucia Escobar - Bolsas / Vanderlei Moreira Machado - BolsasJosé Antonio de Souza - Bolsas / Maria Apda Firminiano - MochilaCristiane A. R. de Souza - Microondas / Daniela F. Lemes de A. Lima - Vale óculosFelix Batista da Silva - Cesta basica / Benedito Apdo dos Santos - Kit NaturaAntonio Martins R. Filho - kit banho / Josimar dos Santos - Forma para boloNilza da Silva Barboza - Cesta perfumes / Rosaura Aparecida Tursi - ChinelosEduardo Alves de Siqueira - Chinelos / Valdir Garcia dos Santos - ChinelosPedrina Fatima Ramos - Chinelos / Marcelo S. Moraes - ChinelosWillian Nunes de Olveira - Panela de pressão / Jarbas José do Carmo - Caixa TérmicaReginha Celia Garcia - Bicho Pelúcia / João Carlos A. dos Santos - ChineloRomulo Anderson Freire - Camiseta / Silvio Luiz Domingos - CamisetaGustavo Adolfo das Chagas - Camiseta / Braz de Siqueira - CamisetaSilvia Aparecida Pellogia - Camiseta / Nerci Ernesto de Andrade - CamisetaFernando Cardoso de Oliveira - Camiseta / Patricia Francisca M Silva - CamisetaMaria Antonia dos Santos - Camiseta / Gervasio A. Cardoso - CamisetaFrancisca Alvaringa Arantes - Camiseta / Roseana Ferreira - CamisetaJosé Bebiano Ramos - Camiseta / Elaine da Silva Alexandre - Camiseta

Caso seja um dos ganhadores e ainda não retirou o seubrinde, retirar até dia 28/02/2012.

UBS Santa Cruz dos Lázaros, Centro do Servidor, laboratório eunidade do SIM sofrem com o calor

Os funcionários insatisfei-tos com o descaso, desrespei-to e o autoritarismo impostono local de trabalho,descriminam as irregularida-des a seguir que prejudicamtanto os funcionários, quepassam mal pelo calor exces-sivo, como os usuário.

- Salas não possuem venti-lação;

- A maioria não tem venti-lação para amenizar o calor;

- Condicionadores de arsão instalados, mas não podeser ligados devido à instalaçãoelétrica ser precária;

- Profissionais são obriga-dos a trabalhar com jaleco de

manga longa;- Atendimento aos usuári-

os fica prejudicado devido àssalas que estão muito quentes;

- funcionários que podemvir a passar mal porconsequência dos fatos narra-dos;

- O sol atrapalha o atendi-mento na recepção e local dassenhas.

Na situação em que se en-contra o local de trabalho, temservidor trazendo ventiladorde casa, o que é um absurdo.Entendemos que isso é res-ponsabilidade única exclusivada administração.

Em resposta ao oficio de

n°0042/2012-STPMJa administração infor-ma que o ar condicio-nado da UBS será ins-talado na primeiraquinzena de Janeiro/2013, mas a energiaelétrica não comportatantos equipamentoselétricos. O mesmo aconteceno Centro do Servidor, até oelevador tem travado por con-ta da rede elétrica. Comopode elaborar uns projetoscom profissional capacitadona área de engenharia não per-ceberem tão grande deficiên-cia no imóvel será que o nos-so dinheiro está sendo bem

aplicado, ou esta indo para osralos.

O que acontece que os re-presentantes legislativos nãoveem e nem fiscalizam estasobras?

A onde estavam os vereado-res que os funcionários e o povodepositaram a sua confiança.

Ato GM – Dilma pode impedir as demissõesEm meio à chuva sindica-

tos e movimentos vão as ruaspara cobrar do prefeitoCarlinhos de Almeida e dapresidente Dilma ações queprotejam os trabalhadores daGM contra a demissão emmassa.

Os fabricantes de carrossão os setores mais benefici-ados pelas isenções fiscais do

governo federal. Por isso, osgovernos federal, estadual emunicipal precisam se somara luta em defesa dos empre-gados.

No ano passado, logo apósa mobilização dos trabalhado-res da GM General Motoresna Via Dutra, a presidenteDilma declarou que o gover-no dá incentivo às empresas

para que elas garantam em-pregos. Queremos que ago-ra ela seja coerente com oque disse e proíbe a GM defazer demissões. Uma dasmontadoras beneficiadaspelo Plano Brasil Maior (pa-cote de incentivos do gover-no à indústria).

Dilma tem plenos poderes para fazer isso. Basta assinaruma Medida Provisória determinando.

4