estudo celulua

45
1 1 - Prosperando na Terra da Aflição quebra-gelo: Você já passou por aflições? Como é? Textos: Gênesis 41:52 e João 16:33 Introdução: A Bíblia ensina que enquanto vivermos nessa terra passaremos por aflições, porém a Bíblia também mostra que é possível prosperar na terra de nossas aflições, essa foi a experiência de José. José foi um rapaz que até os trinta anos de idade passou muitas aflições, não vamos entrar aqui em detalhes, mas José até os trinta anos sofreu muito mesmo conhecendo a Deus. Dos trinta anos em diante que a vida de José começa a melhorar e José prospera muito. Nós também podemos vencer em meio às aflições, essa pode ser a nossa experiência. É só aprendermos com José. 1)Permaneça firme com Deus. José em meio a todas as aflições que viveu sempre permaneceu firme, fiel a Deus. Ele foi muito tentado, mas resistiu. Não cedeu, não pecou contra Deus (Gênesis 39:7-9). Quando cedemos à tentação pecamos contra Deus, não faça isso, independente do que você enfrentar permaneça firme com Deus. 2)Lembre-se: Deus estará com você. A Bíblia ensina que nada, nem ninguém podem nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). A única coisa que nos separa de Deus são os nossos pecados (Isaías 59:1-2). Se permanecermos firmes

description

estudo

Transcript of estudo celulua

Page 1: estudo celulua

1

1 - Prosperando na Terra da Aflição

quebra-gelo: Você já passou por aflições? Como é? 

Textos: Gênesis 41:52 e João 16:33 

Introdução: A Bíblia ensina que enquanto vivermos nessa terra passaremos por aflições, porém a Bíblia também mostra que é possível prosperar na terra de nossas aflições, essa foi a experiência de José. José foi um rapaz que até os trinta anos de idade passou muitas aflições, não vamos entrar aqui em detalhes, mas José até os trinta anos sofreu muito mesmo conhecendo a Deus. Dos trinta anos em diante que a vida de José começa a melhorar e José prospera muito. Nós também podemos vencer em meio às aflições, essa pode ser a nossa experiência. É só aprendermos com José.  

1)Permaneça firme com Deus. José em meio a todas as aflições que viveu sempre permaneceu firme, fiel a Deus. Ele foi muito tentado, mas resistiu. Não cedeu, não pecou contra Deus (Gênesis 39:7-9). Quando cedemos à tentação pecamos contra Deus, não faça isso, independente do que você enfrentar permaneça firme com Deus. 

2)Lembre-se: Deus estará com você. A Bíblia ensina que nada, nem ninguém podem nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). A única coisa que nos separa de Deus são os nossos pecados (Isaías 59:1-2). Se permanecermos firmes com Deus, mesmo em meio a aflições Ele estará conosco. Quando Deus está conosco tudo é diferente. A presença Dele torna tudo mais fácil de ser enfrentado (exemplo: Moisés e a travessia do deserto com o povo – Êxodo 33:15). 

3)A bênção de Deus te torna próspero(a). Prosperidade não é uma questão de quanta riqueza eu possuo, ou quantos bens eu tenho, prosperidade é muito maior que isso. Tem muitas pessoas que são ricas, mas tem uma vida miserável; não tem paz na família, vivem preocupadas em perder o que tem, não tem amigos verdadeiros, só os que são resultado

Page 2: estudo celulua

2

do dinheiro; são miseráveis ricos, isso não é ser próspero. José foi próspero como escravo e como prisioneiro antes de ser o segundo homem mais importante do Egito (Gênesis 39:2-3 e 20-23). É a presença de Deus e a bênção Dele que fazem de alguém uma pessoa próspera. 

Conclusão: Enquanto viver neste mundo você terá aflições, isso é inevitável, mas também pode ser uma pessoa próspera. Para isso é preciso permanecer firme com Deus. Você quer isso? Quer permanecer firme com Deus? Quer que Ele esteja com você? Levante a mão, vamos orar.

Page 3: estudo celulua

3

2 - Pensando como Filhos do Pai Celeste

Quebra-gelo: Você crê que Deus cuida de você? Texto: Mateus 6:31-33 Introdução: Há algumas semanas recebemos a notícia da morte de uma modelo em função de uma doença chamada anorexia. Essa doença leva a pessoa a ter uma visão distorcida de si mesma, por mais magra que a pessoa esteja ela se vê como gorda. O ser humano, em geral, foi afetado por uma doença espiritual chamada pecado. O pecado afeta a nossa capacidade de pensar nas coisas de Deus e de confiar na Palavra de Deus. Para vencermos isso precisamos: 1)Mudar nossa maneira de pensar para pensar como Jesus. Paulo fala em Romanos 12:2 que devemos renovar a nossa mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, e diz que isso nos transformará. Precisamos encher nossa mente com a Palavra de Deus para mudar nossa maneira de pensar, precisamos aprender a pensar como filhos e filhas de Deus. Deixe de pensar como alguém que não conhece a Deus (gentio) e aprenda a pensar como um filho de Deus. 2)Mudar nossa maneira de agir e buscar em primeiro lugar as coisas de Deus. Um pouco antes dos versículos que nós lemos, nesse mesmo capítulo de Mateus, Jesus diz que onde estiver o nosso tesouro aí estará também o nosso coração (v.21), também ensina que ninguém pode servir a dois senhores (v.24). Depois desses dois ensinamentos é que Jesus inicia o trecho que encerra com os versículos que lemos. O que Jesus ensina é que precisamos fazer de Deus e do Seu reino o nosso tesouro, o nosso coração precisa estar em Deus e na Sua vontade. Se o nosso

Page 4: estudo celulua

4

coração estiver em Deus o buscaremos em primeiro lugar, não andaremos ansiosos e todas as demais coisas que Mateus 6:31-33 cita ( o que comer, o que vestir) serão acrescentadas. 3)Confiar em Deus, pois Ele cuida de nós. Os pássaros, animais, as flores do campo não tem consciência do cuidado de Deus, mesmo assim Ele cuida deles. Você pode não perceber o cuidado de Deus, mas, se confiar em Deus para isso, Ele cuidará de você.  Conclusão: Você quer ser curado das conseqüências espirituais dessa doença chamada pecado? Quer renovar sua mente para pensar como Jesus? Quer mudar sua maneira de agir para fazer a vontade de Deus? Quer confiar em Deus para cuidar de sua vida? Levante a mão, vamos orar.

Page 5: estudo celulua

5

3 - Intimidade

Quebra-gelo: Você já teve surpresas com alguém que pensou que conhecia? Texto: Lucas 24:15-16 Introdução: Já temos dito que o nosso grande objetivo como pessoas nesta terra é conhecer e andar com Deus, porém conhecer alguém não é rápido nem simples. Convivemos com pessoas durante anos, achamos que as conhecemos, mas muitas vezes somos surpreendidos, positiva e negativamente. Conhecer alguém com profundidade exige algumas coisas. Vemos isso na relação de Jesus com seus discípulos. Eles conviveram com Jesus durante 3 anos e após a ressurreição não conseguiram reconhecê-lo. Isso mostra que eles não tinham tanta intimidade com Jesus como pensavam. E nós, temos intimidade com Jesus Cristo? Muitos confundem intimidade com Jesus com conhecimento bíblico e tempo de oração, isso pode nos levar a ter intimidade com Ele, mas não é intimidade. Você pode ler muito sobre alguém, tornar-se fã dessa pessoa, sem nunca encontrá-la pessoalmente; pode enviar várias cartas e e-mails a ela, tentar entrar em contato várias vezes, sem nunca receber resposta; isso não quer dizer que você tem intimidade com essa pessoa. Precisamos ter intimidade com Jesus, para isso: 1)Precisamos retirar os impedimentos. No texto de Lucas 24:16 diz que os olhos dos discípulos estavam como que impedidos de reconhecer a Jesus. Não existia impedimento real, só estavam como que impedidos. Não existe impedimento real para que possamos ter intimidade com Deus, Jesus retirou todos os impedimentos reais através de Seu sacrifício à cruz, mas muitas vezes continuamos como que impedidos de reconhecê-lo porque mantemos alguns

Page 6: estudo celulua

6

bloqueios na vida. Precisamos retirar de nossas vidas o pecado, o orgulho, o egoísmo, a dificuldade em humilhar-se debaixo da potente mão de Deus e submeter-se a Ele. O que pode te impedir de ter intimidade com Jesus? Retire todo impedimento. 2)Precisamos ter tempo com Jesus. Ninguém se torna íntimo sem passar tempo junto. Quanto tempo de seu dia você tem dedicado para conhecer a Deus? Invista tempo para conhecê-lo. 3)Precisamos perseverar em fazer a vontade Dele. Em João 15:14 vemos que nos tornamos amigos de Jesus se estamos dispostos a fazer a Sua vontade. Conheça a vontade de Deus para você e cumpra essa vontade.  Conclusão: Você quer ter intimidade verdadeira com o Senhor? Está disposto(a) a retirar os impedimentos? Quer fazer a vontade de Deus? Levante a mão, vamos orar.

Page 7: estudo celulua

7

4 - Em busca da Vontade de Deus

Quebra-gelo: Você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus? Sua vida é estruturada segundo as orientações da Bíblia? Texto: Gênesis 3:1-6 Introdução: Hoje, boa tarde das pessoas, acredita na Bíblia como Palavra de Deus, mas a maioria das pessoas que acreditam não organiza sua vida inteiramente segundo a Bíblia. A Bíblia nos foi deixada como fonte segura da vontade de Deus. Nem sempre foi assim, em alguns momentos Deus falou diretamente a Seu povo, como no caso de Adão e Eva, mas mesmo assim notamos a dificuldade que Adão e Eva tinham para manter suas vidas organizadas de acordo com o que Deus tinha lhes falado. Podemos conhecer a vontade de Deus, mas para isso precisamos: 1)Confiar em Deus e fazer Dele e da Sua Palavra a única fonte de sabedoria para as nossas vidas. Deus deve ser o Senhor de nossas vidas, em conseqüência disso sua Palavra deve ser o que dirige nossas vidas.  2)Abrir mão de nossa independência e liberdade. Desconfiamos muito da opinião de terceiros, achamos que quem melhor deve saber a resposta certa para as nossas vidas somos nós mesmos, e isso realmente é uma verdade, a não ser em relação a Deus. Deus sabe, com toda certeza, o que é melhor para a minha vida.

Page 8: estudo celulua

8

Decida abrir mão de sua liberdade e submeta-se as orientações de Deus. Entregue sua vida a Deus e o deixa dirigi-la. 3)Decidir obedecer a qualquer orientação de Deus. Gostamos de selecionar as orientações que obedeceremos, as que nos são mais convenientes, desejáveis e agradáveis. Decida obedecer a tudo que Deus mandar, mesmo que não seja o que você gostaria no momento. Talvez tenhamos dificuldade no início em entender ou ter prazer nos mandamentos de Deus, mas o exercício da obediência em qualquer circunstância nos levará a conhecer melhor a Deus e a Sua vontade. Conclusão: Você quer conhecer a vontade de Deus? Para que? Se for por mera curiosidade desista, mas se quer organizar sua vida de acordo com a vontade de Deus peça a Ele que te ajude a conhecer a vontade Dele. Quer entregar sua vida a Deus? Quer conhecer e obedecer a Sua vontade? Quer que Ele seja teu Senhor? Levante a mão, vamos orar.

Page 9: estudo celulua

9

5 - Por que Poucos São Intímos de Deus ?

Quebra-gelo: Tem alguém que você gostaria de conhecer melhor? De ser amigo? Texto: Deuteronômio 34:10 Introdução: A vontade é um fator importante para que um relacionamento possa se aprofundar, mas não é o único fator, afinidade e oportunidade também são fatores essenciais para que amizades possam ser firmadas. Por mais que gostemos de uma pessoa, dificilmente nos tornaremos amigos dessa pessoa se não tivermos interesses comuns (afim), como diz a Bíblia não há como andarem dois juntos se não houver entre eles acordo (Amós 3:3). Oportunidade também é essencial, por mais que gostemos de alguém, se não conseguirmos passar tempo junto com essa pessoa, não nos tornaremos amigos. Como temos visto, Deus deseja ser nosso amigo, então porque poucos são íntimos do Senhor? A Bíblia fala no texto de Deuteronômio que nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, com quem Deus tratasse face a face; também vemos que entre milhares de pessoas que Deus desejava chamar de Seu povo, uns poucos foram chamados de amigos ou usufruíram da intimidade de Deus, por quê? 1)Falta de temor (Deuteronômio 5:29). Temer a Deus é estimá-lo, honrá-lo, ter a maior consideração para com Ele, demonstrar respeito e valorização para com Deus e sua vontade.

Page 10: estudo celulua

10

Não gostamos de estar com pessoas que não nos respeitam. Você, de alguma maneira tem desrespeitado a Deus? Se sim, mude sua atitude. 2)Interesses diferentes (Tiago 4:4 e I João 2:15). Em II Timóteo 4:10 Paulo fala que um companheiro dele o abandonou porque amou o presente século, desejou mais a outras coisas do que aquilo que fazia junto com Paulo para Deus. O mesmo acontece com muitos em relação a Deus, amam mais as coisas que podem adquirir e usufruir no mundo do que a vontade, a presença e a amizade de Deus em suas vidas. Prezam mais seu conforto e tranqüilidade do que uma vida para honrar e glorificar a Deus. A Bíblia ensina que não é possível ser amigos dos dois, temos que escolher se queremos ser amigos do mundo ou de Deus. 3)Falta de tempo (Marcos 3:14). O primeiro convite de Jesus é para estarmos com Ele. Se não fizermos isso nunca seremos amigos Dele. Conclusão: Você gostaria de ser amigo de Deus? O que você está disposto(a) a fazer para isso? Está disposto(a) a entregar sua vida a Ele e deixá-lo mudar sua vida? Está disposto(a) a isso? Levante a mão, vamos orar.

Page 11: estudo celulua

11

6 - Oração como Estilo de Vida

Quebra-gelo: Você já pensou em qual é o seu estilo (informal, conservador, esporte, clássico, etc.)? Textos: Lucas 18:1 e Mateus 6:6-7 Introdução: Todos nós temos uma maneira de ser, uma maneira pela qual nos expressamos, um modo de vestir. Essas e outras características determinam o estilo de uma pessoa. Em Lucas 18:1 Jesus ensina que se deve orar sempre, isso quer dizer que Jesus gostaria que a oração fosse parte integrante do nosso estilo de vida. Orar é falar com Deus, e para que essa conversa flua Deus nos dá algumas orientações. Se quisermos ver a vontade de Deus se tornando realidade em nossa vida devemos estar atentos às orientações que Deus nos dá para a oração. São elas: 1)Não ore preocupado com que as pessoas vão pensar. Não ore para que as pessoas vejam. Quando oramos o nosso objetivo é estar com Deus. Ore para Deus. Não faça da oração uma forma de se mostrar, mas use a oração como um meio de estar com Deus. 2)Não use vãs repetições. Usar vãs repetições é falar por falar, falar a toa, sem que o que falamos esteja na nossa mente e coração. Não seja superficial na conversa com Deus.  3)Tenha propósitos na oração.

Page 12: estudo celulua

12

Tenha objetivo na conversa com Deus. Se não sabemos o que queremos que Deus nos faça, como saberemos se Ele tem nos respondido? Lembre-se: quem não sabe aonde quer chegar, nunca chega a lugar nenhum. Tenha propósitos na sua conversa com Deus. 4)Ore com fé. Esteja certo de que Deus ouve e responde orações quando for orar. 5)Estabeleça um tempo diário para orar (estar com Deus). Conclusão: Não podemos ser discípulos de Jesus e nem andar com Deus se não aprendermos a orar. Para aprendermos precisamos começar a praticar. A prática nos ajudará a orarmos cada vez melhor. Precisamos tomar a decisão de ter uma vida de oração e ter atitude. Você quer isso? Quer que Deus lhe ajude a fazer da oração parte do seu estilo de vida? Levante a mão, vamos orar.

Page 13: estudo celulua

13

7 - Precisa de Ajuda ?

Quebra-gelo: Você tem alguma dificuldade em obedecer a ordens? Qual é a dificuldade? Textos: Marcos 10:17-22 e João 9:6-7. Introdução: Quase todas as pessoas têm questões que gostariam de ver respondidas ou problemas que gostariam de ver solucionados. Algumas delas se transformaram até motivo de brincadeira como com quem Caim casou, ou como quando os problemas persistem e se diz para louvar a Deus porque sempre pode piorar. O fato é que ao longo da vida muitas vezes precisamos de ajuda para receber as respostas que precisamos para as nossas questões ou problemas. Os textos de Marcos 10 e João 9 nos mostram duas situações em que as pessoas encontraram em Jesus as respostas que procuravam; um encontrou a solução para a cegueira de nascença e o outro a resposta para a pergunta sobre o que devia fazer para herdar a vida eterna. Mesmo os dois tendo recebido a resposta só o cego recebeu a cura. Por quê? Jesus sempre está disposto a ajudar aqueles que lhe procuram sincera e humildemente. Para recebermos o que buscamos precisamos: 1)Ir ao lugar certo. As pessoas, nos textos, receberam as respostas que precisavam porque foram ao lugar certo, foram a Jesus. Muitas vezes vamos a muitos lugares procurando ajuda, mas não recebemos. Você precisa de ajuda? Vá a Jesus. 2)Dar atenção ao que Jesus nos diz. Não basta ir a Jesus se não damos atenção àquilo que Ele tem nos falado. Hoje muitas pessoas têm procurado as coisas de

Page 14: estudo celulua

14

Deus para receberem auxílio, mas não dão muita atenção ao que tem sido ensinado. Se quisermos ajuda temos que ouvir o que Jesus tem falado. Você tem ouvido Jesus falando a você (a célula é um dos meios pelos quais Deus fala)? Então dê atenção. 3)Fazer o que Ele manda. Os dois jovens receberam orientações de Jesus sobre o que deviam fazer para receber o que buscavam, o que obedeceu a Jesus recebeu. Você quer receber a ajuda de Jesus? Faça o que Ele tem mandado. Conclusão: Você precisa de ajuda? Jesus deseja te ajudar, mas é preciso fazer o que Ele manda. Você está disposto a isso? Quer receber a ajuda de Jesus? Levante a mão, vamos orar.

Page 15: estudo celulua

15

8 - Pensando em Desistir ?

Quebra-gelo: Você já desistiu de algo em sua vida? Texto: I Samuel 30:1-6 Introdução: Muitas pessoas, ao longo da vida, desistem de várias coisas que começam; algumas são coisas sem importância, que não afetam em nada a vida dessas pessoas, outras são coisas de suma importância, e a decisão de desistir prejudica profundamente essas vidas. O texto de I Samuel que lemos mostra Davi num dos momentos mais difíceis de sua vida. Davi nunca havia perdido uma batalha, mas enquanto estava fora com seu exército, o inimigo (os amalequitas) invadiu e saqueou a cidade onde Davi morava, levando as mulheres e filhos deles como prisioneiros. Davi enfrenta a mesma sensação de quem perdeu uma luta sem nem ter lutado. Nessa hora o medo, a tristeza e a dor poderiam dominá-lo e levá-lo a pensar em desistir, mas não é isso que Davi faz. Muitas vezes enfrentamos lutas e passamos por sofrimentos tão grandes que nos fazem pensar em desistir. Quando isso acontecer: 1)Olhe para Deus. A Bíblia diz que na situação que Davi se encontrava ele encontrou forças em Deus, ele se fortaleceu no Senhor seu Deus. Olhar para o problema não irá te ajudar, olhar para o grande desafio pode te desanimar, olhe para Deus. Olhando para Deus Davi encontrou forças, você também encontrará. 2)Dê um passo de cada vez.

Page 16: estudo celulua

16

Muitas vezes a vitória completa demorará um bom tempo, mantenha-se firme e persevere. Desanimamos porque queremos que as coisas se resolvam rapidamente e de uma vez. A maioria das coisas não é resolvida assim, demora. Vá passo a passo obedecendo a Deus e confie. Nada é impossível para Ele. 3)Não pare de lutar. Se você desistir, por mais que Deus possa todas as coisas, você já perdeu a luta. Se não quer perder não desista, não pare de lutar, mesmo que pareça demorada a resposta de Deus virá. Conclusão: As lutas da vida têm te feito desanimar? Tem gerado cansaço e desgaste? Você pensou em desistir? Precisa como Davi se fortalecer no Senhor Deus? Quer olhar para Ele, perseverar e esperar confiantemente que a resposta de Deus virá? Levante a mão, vamos orar. 

Page 17: estudo celulua

17

9- Correndo Atrás de Deus

Quebra-gelo: Você já gastou tempo em besteira?

 Texto: Lucas 10:38-42  Introdução: Você já viu um cachorro correndo atrás do rabo? Damos risada quando vemos a cena e pensamos que tolice, mas a Bíblia mostra que muitas vezes temos vivido a nossa vida como um cachorro correndo atrás do rabo, tolamente. Podemos pensar que não, mas a Bíblia diz que quando dedicamos nossa vida a correr em primeiro lugar atrás de outras coisas que não Deus, agimos como tolos (Lucas 12:16-21). A vida toda teremos muitos compromissos, muitas coisas que exigirão a nossa atenção, com certeza não conseguiremos dedicar atenção e tempo a tudo, precisamos definir o que é mais importante na vida e dedicar nossa atenção a isso em primeiro lugar. Deus nos dá a oportunidade de conhecê-lo, nos convida a segui-lo. Conhecer a Deus é importante para você? Então: 1)Decida seguir a Jesus e aprender com Ele. Em Lucas 10 vemos a história de duas irmãs que tiveram a oportunidade de estar com Jesus, uma escolheu ficar envolvida com vários afazeres, enquanto a outra escolheu aproveitar a presença de Jesus e aprender com Ele. Jesus diz que essa segunda irmã é que escolheu a boa parte. Escolha você também a boa parte, escolha conhecer e andar com Jesus. 

Page 18: estudo celulua

18

2)Dedique tempo a isso. Muitos gostariam de conhecer melhor a Jesus, decidiram isso em seus corações, mas não tomam uma atitude para isso. Aja, tome uma atitude, dedique tempo a conhecer a Deus. Decidir seguir a Jesus sem fazer isso, sem agir, não adianta nada. 3)Deus lhe acrescentará. Mateus 6:33 fala que se buscarmos a Deus e ao Seu Reino as demais coisas nos serão acrescentadas. Josué 14:14 fala que o monte Hebrom passou a ser de Calebe pois ele perseverou em seguir a Deus. Deuteronômio 28:1-2 diz que se ouvirmos a voz de Deus e obedecermos ao que Ele diz (guardarmos os seus mandamentos) as bênçãos nos alcançaram. Escolha a boa parte, escolha a Deus e Ele lhe acrescentará. Conclusão: Você tem corrido na vida? Tem corrido atrás de Deus ou de outras coisas? Tem vivido como o cachorro correndo atrás do rabo? Quer mudar? Quer viver seguindo a Deus? Quer escolher a boa parte? Levante a mão, vamos orar.

Page 19: estudo celulua

19

10 - Tempo de Cumprimento da Promessa

Quebra-gelo: Você já tentou iludir alguém? Texto: Atos 5:1-5,11-15; Gálatas 6:7. Introdução: O povo de Israel tinha uma promessa da parte de Deus dada pelo profeta Joel de que chegaria um tempo em que o Espírito de Deus seria concedido a todos os que o buscassem. No tempo dos apóstolos, depois de muitos anos ter passado, a promessa se cumpriu. É um período de muitas surpresas agradáveis, além do povo ter comunhão com Deus, milagres têm acontecido, o povo está muito feliz. É tão fácil ver Deus operar, participar de uma reunião com a presença de Deus, que muitos não percebem o momento especial que estão vivendo e sofrem com isso. Não conseguem ver o quanto é maravilhoso viverem num tempo onde Deus se manifesta, tratam a presença de Deus como se fosse algo comum, de maneira desrespeitosa, tentam iludir a Deus e são punidos. É uma bênção viver num tempo onde Deus se revela e manifesta, onde as suas promessas são cumpridas, mas quando esse tempo chega precisamos: 1)Levar Deus a sério. Podemos levar muitas coisas na brincadeira, sem dar a devida importância, mas não a Deus. Se você já conscientizou de que precisa de Deus, de que não é possível viver sem a presença e a bênção de Deus, deixe de brincar com Ele ou desprezá-lo. Leve Deus a sério.  

Page 20: estudo celulua

20

2)Ser sinceros(as) com Deus. Ananias e Safira mentiram para Pedro, que era o líder da igreja e morreram. A mentira deles a Pedro foi considerada como uma mentira ao Espírito Santo de Deus. Não finja ser o que não é, seja sincero com Deus. Abra o seu coração e peça ajuda a Deus para ser fiel, se for preciso. Lembre-se: Deus sabe quem você é não adianta enganá-lo, e mesmo assim ele o ama e deseja ajudá-lo a mudar sua vida. Seja sincero com Deus. 3)Dedicar a Deus respeito e obediência. Não percebemos que desrespeitamos a Deus quando agimos como Ananias e Safira, isso é zombar de Deus. Respeite a Deus. Conclusão: Você precisa de Deus? Quer viver com Ele? Usufruir de Sua presença? Está disposto(a) a deixar de enganá-lo e iludi-lo desprezando seus mandamentos? Quer viver bem no tempo de cumprimento das promessas? Quer entregar sua vida a Deus e respeitá-lo? Levante a mão, vamos orar.

Page 21: estudo celulua

21

11 - Quando É Que Deus Responde?

Quebra-gelo: Você já ficou sem resposta a alguma de suas perguntas? Texto: Lucas 11:5-13 e I João 5:14-15 Introdução: Temos falado muitas vezes na célula sobre a necessidade de buscar a Deus, de falar com Deus, de orar; temos explicado que orar é conversar com Deus, e temos procurado fazer você entender que conversar com Deus é uma necessidade para aquele que deseja seguir ao Senhor. Mas quantas vezes temos a impressão de que nossa busca não está dando resultado? Não obtemos retorno da nossa oração e então ficamos com a impressão de que estamos fazendo da maneira errada e que tem algum macete para orar da maneira certa. Como não obtemos resposta as nossas orações às vezes ficamos até em dúvida se Deus está nos ouvindo. Precisamos saber que Deus sempre ouve as nossas orações, mas nem sempre responde sim ao que pedimos. Quando Deus responde positivamente? 1)Quando pedimos segunda a vontade de Deus. O texto de I João 5:14-15 deixa isso muito claro, quando pedimos de acordo com a vontade de Deus sabemos que Ele nos ouve e que nos responderá. Você quer ser atendido em suas petições? Abra mão de sua vontade e aprenda a pedir segundo a vontade de Deus. 2)Quando pedimos com fé.

Page 22: estudo celulua

22

Pedir com fé é pedir confiando na promessa que Deus fez. A fé vem pelo conhecimento da Palavra de Deus. A Bíblia diz que se tivermos essa fé na Palavra de Deus, se confiarmos no que Deus tem dito, pediremos o que quisermos e nos será feito (João 15:7). Ela também ensina que tudo é possível ao que crê no que Deus disse (Marcos 9:23). Confie na palavra de Deus e persevere. Creia em Deus e não desista. 3)Quando o seguimos e obedecemos por amor e não por interesse. O Salmo 91;14-15 diz que Deus responde ao que o invoca e o livra porque ele se apegou a Deus por amor. Jeremias 29;13 também diz que buscamos a Deus e o achamos quando o buscamos de todo o nosso coração. Aprenda a amar a Deus e o busque por amor e não por interesse, não pelo que você pode receber. Conclusão: Você quer receber resposta de Deus as suas orações? Está disposto(a) a abrir mão da sua vontade e pedir segundo a vontade de Deus? Confia em Deus e no que Ele diz o bastante para entregar sua vida a Ele completamente? Quer buscá-lo e segui-lo por amor e não por interesse? Levante a mão, vamos orar.

Page 23: estudo celulua

23

12 - A Bênção Faz a Diferença

Quebra-gelo: Você gostaria de receber uma bênção? Por quê? Textos: Povérbios 10:22 e Mateus 14:17-20 Introdução: Bênção é uma palavra que faz parte da cultura brasileira. Temos o costume de falar que determinada pessoa é abençoada demais. Falamos isso quando a pessoa está conseguindo crescer e se dar bem na vida. Muitos têm o hábito de pedir bênção a pais, avós, religiosos, etc. A verdade é que gostamos de receber bênçãos. E se você pudesse receber a bênção de Deus, gostaria disso? Se tivesse a oportunidade de ser abençoado pelo Senhor soberano e Criador de todas as coisas, gostaria disso? Deus deseja nos abençoar, se desejamos ser abençoados por Deus precisamos: 1)Procurar a Sua bênção. Se você já tem consciência da diferença que faz a bênção de Deus, sabe que Ele deseja te abençoar e você deseja essa bênção, busque-a. Não viva mais um minuto sem a bênção de Deus, não perca mais tempo. Hebreus 11:6 fala que Deus é galardoador, ou seja, presenteia aqueles que o buscam. Mateus 14:17-20 mostra a diferença que a bênção faz , com ela cinco pães e dois peixes alimentaram uma multidão. Imagine a diferença que a bênção de Deus pode fazer em sua vida? Não perca mais tempo, busque a bênção de Deus com todas as tuas forças. 2)Manter a Sua bênção.

Page 24: estudo celulua

24

Muitos encontram a bênção de Deus e durante um tempo usufruem dela, para depois perdê-la. Precisamos procurar a bênção de Deus, mas depois de achá-la precisamos aprender a conservá-la. Para mantermos a bênção de Deus precisamos ser as pessoas com quem Deus tem prazer de estar. Quer manter a bênção de Deus. Seja alguém com uma vida que agrada a Ele. 3)Repartir a bênção de Deus com outros. Lucas 6:38 diz que se dermos receberemos uma medida transbordante. Se repartirmos o que Deus tem nos dado com quem precisa da sua bênção, Deus continuará acrescentando muito mais bênçãos as nossas vidas. Não seja egoísta, reparta a bênção de Deus com outros. Conclusão: Você reconhece que a bênção de Deus faz toda diferença na vida de alguém? Quer ter uma vida abençoada por Ele? Está disposto(a) a mudar no que for preciso para ter uma vida que agrada a Deus? Levante a mão, vamos orar.

Page 25: estudo celulua

25

13 - Vencendo as Dificuldades para Seguir a Jesus

Quebra-gelo: Quais as dificuldades que você enfrenta para seguir a Jesus? Texto: Lucas 19:1-9 Introdução: Na época de Jesus viveu um homem chamado Zaqueu que tinha um grande desejo de se aproximar de Jesus, mas para isso tinha que superar algumas dificuldades. Primeiro que o que Zaqueu fazia era errado. Ele enriqueceu explorando e roubando aos judeus, por causa disso, para se aproximar de Jesus, teve que vencer o medo de ser rejeitado por Jesus que era judeu. Segundo Zaqueu era rico. Ele era alguém bem sucedido no que fazia e tinha uma vida tranqüila, por causa disso, para se aproximar de Jesus, teve que vencer a independência e a auto-suficiência e obedecer a Jesus. Terceiro Zaqueu era baixinho. Ele teve que subir na árvore para estar mais próximo de Jesus. Ele teve que se expor, para isso teve que vencer a preocupação com que os outros iam pensar. Você tem o desejo de se aproximar de Jesus? De levar Jesus para dentro de sua casa e de sua vida? Então: 1)Vença o medo e vá a Jesus. Não interessa o que você fez de errado até aqui, o que importa é que você queira sinceramente mudar. Você deseja mudar? Deseja deixar o que vem fazendo de errado? Vá a Jesus. 2)Vença o orgulho e a independência e obedeça a Jesus.

Page 26: estudo celulua

26

Depois de ir a Jesus faça o que Ele mandar. Muitos vão a Jesus, mas como não gostam ou não concordam como que Jesus diz, não obedecem e perdem a bênção. Jesus se convidou para ficar na casa de Zaqueu sem avisar antes, Zaqueu podia ter recusado e perdido a bênção. Obedeça a Jesus. 3)Vença a preocupação com o que os outros vão pensar e falar e faça o que precisa ser feito para estar mais próximo de Jesus. Não se preocupe em se expor, se preocupe em perder o que Deus tem para você. Conclusão: Você enfrenta dificuldades para seguir a Jesus? Crê que conhecer a Jesus e andar com Ele vale o esforço? Quer isso? Precisa de ajuda para vencer as dificuldades e estar mais próximo do Senhor Jesus? Levante a mão, vamos orar.

Page 27: estudo celulua

27

14 - Não Deixe Para Amanhã

Quebra-gelo: Que ditado melhor se aplica a sua vida:“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”; “quem tem pressa come frio e quente”? Texto: Hebreus 3:13-15 Introdução: A maioria das pessoas vive a sua vida como uma mescla dos dois ditados. Normalmente quando é algo que queremos, gostamos ou nos beneficia não gostamos de deixar para amanhã ou ter que esperar; mas quando é algo que não gostamos ou que não nos traz benefício temos a tendência de adiar o quanto pudermos mesmo que seja algo importante ou essencial.

Nossa atitude em relação a Deus devia ser diferente, mas normalmente não é. Na vida cristã tomamos com rapidez as atitudes que nos agradam ou beneficiam, mas adiamos aquilo que não é agradável, mesmo que seja uma ordem de Deus.

Esse tipo de atitude só atrasa a nossa vida. Lembre-se: 1)Dê atenção ao que Deus tem falado. Você tem ouvido a Palavra de Deus? Então Deus tem falado com você. E o que você tem feito, tem dado atenção ao que Deus tem falado? Tem ouvido a Deus? Se não quer atrasar mais sua vida dê atenção ao que Deus tem falado. 2)Obedeça hoje, não deixe para amanhã. Nos iludimos achando que temos muito tempo para fazer determinadas coisas. Na verdade todo tempo que temos é o hoje, o amanhã não nos pertence por mais que tentemos antecipá-lo.

Page 28: estudo celulua

28

Lembre-se: amanhã é um dia que nunca chega, o tempo que eu tenho para tomar uma atitude é o hoje, por isso decida hoje obedecer a Deus. 3)Quanto mais tempo passar mais difícil será obedecer.

Se adiamos fazer o que Deus tem nos pedido, o engano do pecado vai nos fazendo endurecer, e isso torna cada vez mais difícil obedecer a Deus (endurecer é resistir a Deus e a Sua Palavra). Conclusão: Você tem adiado obedecer a Deus em algumas coisas? Tem deixado para amanhã e atrasado sua vida? Quer mudar isso? Quer hoje tomar a atitude que precisa e obedecer a Deus? Levante a mão, vamos orar.

Page 29: estudo celulua

29

15 - Uma Esperança de Futuro

Quebra-gelo: O que te daria segurança de um futuro melhor? Textos: Jeremias 29:11-13 e Mateus 6:19-20Introdução: Muitas pessoas acham que o que pode lhes garantir um futuro melhor é uma grande conta bancária, uma boa poupança, certo número de bens materiais e uma boa estrutura financeira. A história prova que essa idéia é errada. Muitos que depositaram nisso suas esperanças não tiveram um futuro, pois perderam o que tinham. Enquanto nossa esperança de um futuro melhor estiver em coisas que podem mudar, podem se desgastar ou podem ser perdidas, nosso futuro corre risco, nunca estaremos seguros. A Bíblia mostra o que pode nos dar segurança. Se quisermos ter uma esperança de futuro:1)Precisamos depositar nossa confiança em Deus. Deus nunca muda. Precisamos conhecer a Deus e aprender a confiar Nele. Muitos não conseguem confiar em Deus porque não o conhecem. Precisamos procurar conhecer a Deus cada vez melhor para ter um futuro tranqüilo.2)Precisamos aceitar os planos de Deus para nós.Não adianta conhecer a Deus e confiar Nele se não aceitamos os planos de Deus para nossa vida. Precisamos aceitar os planos de Deus para ter uma esperança de futuro.3)Precisamos fazer de Deus o nosso maior tesouro. A coisa mais preciosa que podemos ter na vida é um relacionamento de verdade com Deus. Devemos dedicar nossa vida a conseguir isso. Nosso relacionamento com Deus, o conhecimento de Seus planos e a aceitação de Sua direção para as nossas vidas são a nossa segurança de um futuro melhor.

Page 30: estudo celulua

30

Conclusão: Você quer entregar sua vida a Deus? Quer fazer Dele o seu maior tesouro? Quer depositar Nele a sua confiança e esperança de um futuro melhor? Levante a mão, vamos orar.

16 - Por Um Fio

Quebra-gelo: O que você faria se soubesse que tem pouco tempo de vida? Textos: Isaías 40:7-8 e Tiago 4:13-14. Introdução: Na história da humanidade a idade das coisas normalmente é medida em bilhões de anos, milhões de anos ou milhares de anos; frente a isso o tempo de vida de uma pessoa é praticamente nada. Apesar disso a maioria das pessoas vive como se fosse eterna, como se não fosse morrer. Tanto no texto de Isaías 40 como no texto de Tiago 4 vemos que o ser humano é frágil e sua existência pode ter um fim a qualquer momento. Quando a pessoa está para morrer falamos que a vida dela está por um fio, na verdade a vida de todos está por um fio. A boa notícia é que mesmo depois que a nossa vida se encerra aqui na terra continuaremos a viver, é o que chamamos de vida após a morte. Alguns acreditam que após morrermos o espírito fica preso a essa terra até evoluir para um plano de vida superior, isso é bobagem. Como a vida aqui acontece num lugar bem definido chamado terra, a vida após a morte acontece em dois lugares bem definidos chamados de céu e inferno. O céu é um lugar de refrigério, descanso das lutas, de paz e alegria; já o inferno é um lugar de tormento eterno. Não existe um terceiro lugar, passaremos à eternidade ou no céu ou no inferno. O que você escolheria? Outra boa notícia é que a escolha do lugar onde passaremos à eternidade é nossa. Por isso: 1)Não desperdice as oportunidades.

Page 31: estudo celulua

31

Sua vida também pode estar por um fio, mas enquanto estiver vivo tem a oportunidade de começar a levar Deus a sério, se arrepender e mudar. Quer começar a levar Deus a sério? Quer deixar o pecado? Quer obedecer a Deus? Então aproveite a oportunidade e faça isso hoje. 2)Procure conhecer melhor a Palavra de Deus. A Palavra de Deus permanece para sempre, é eterna, não muda nem se acaba. Não se desgaste com coisas passageiras, empregue sua energia e esforço com coisas eternas como o conhecer a Palavra de Deus. 3)Viva segundo a vontade de Deus. Arrepender-se de seus pecados, receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, conhecer e obedecer a vontade de Deus é que nos garantem uma vida após a morte no céu. A escolha é sua. Conclusão: O que você quer céu ou inferno? O que você escolhe? Quer receber a Jesus como Senhor e Salvador e viver pra fazer a vontade de Deus? Levante a mão, vamos orar.

Page 32: estudo celulua

32

17 - Promessa de Bênçãos Abundantes

Quebra-gelo: Você já teve grandes expectativas em algo que não se realizou? Textos: Malaquias 3:10 e João 10:10. Introdução: Quando alguém demonstra ter muito potencial em determinada coisa, dizemos que essa pessoa é uma grande promessa. Mas quantos conhecem grandes promessas que não deram em nada? Isso é muito comum, pois são várias as coisas que podem dar errado frustrando uma promessa (Exemplo: uma contusão pode acabar com uma promessa do esporte). Deus tem muitas promessas de bênçãos para as nossas vidas, isso em várias áreas; a diferença é que para as promessas de Deus se realizarem em nossas vidas, só depende de nós. Os dois textos que nós lemos nos mostram uma parte muito pequena das promessas de Deus, pois Deus tem promessas de bênçãos abundantes. Para experimentarmos tudo que Deus tem para as nossas vidas precisamos: 1)Conhecer as orientações de Deus. Em Oséias 4:6 Deus diz que o povo Dele está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Conhecer as orientações que Deus dá, os caminhos de bênção que ele propõe é algo básico para alguém que deseja usufruir das bênçãos abundantes de Deus. Deus já estabeleceu caminhos que são abençoados tudo que precisamos é conhecer esses caminhos e andar por eles para usufruir da bênção de Deus.

Page 33: estudo celulua

33

 2)Seguir as orientações de Deus. Já temos falado isso outras vezes que de nada adianta conhecer se não nos dispomos a obedecer. Ao invés de obedecer muitos tem procurado se aproximar de Deus para convencê-lo a abençoar os caminhos que escolheram. Isso é tolice. Siga as orientações de Deus, faça o que Ele tem te pedido, ande pelos caminhos que Deus tem te mostrado, deixe de teimosia. O que você quer: as bênçãos de Deus ou manter sua opinião? Se quiser as bênçãos, siga as orientações que Deus tem te dado. 3)Entregar nossa vida a Jesus para que Ele seja nosso Senhor e Salvador. Você já entregou sua vida a Jesus para que Ele seja Senhor da sua vida? É Ele quem dirige seus passos? É a vontade Dele que governa a sua vida ou a sua? Conclusão: Você quer entregar sua vida a Jesus Cristo? Já fez isso, mas ainda é você que decide seus caminhos e não Ele e quer mudar isso? Quer seguir as orientações de Deus? Levante a mão, vamos orar.