Etapa1 2012 2

3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA ARQ01044 - INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I Professores: Eliane Constantinou, Silvana Jung de Stumpfs, Ana Elísia da Costa, Benamy Turkienicz 1 ETAPA : INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO URBANO Objetivos de ensino: - Conhecer a problemática urbana envolvida no desenvolvimento do projeto; - Construir uma base teórica introdutória para investigação do espaço urbano, através conceitos básicos de morfologia urbana, análise visual e percepção ambiental. Método: - Motivar o aluno a olhar, perceber e registrar o espaço urbano, através de croquis, fotos, e textos, desenvolvendo uma posição crítica e analítica. - Repertorizar o aluno, com o estudo de casos exemplares, que possam ilustrar os elementos constituintes do espaço aberto e os principais condicionantes envolvidos nos seus projetos. - Estudar uma parcela urbana entendida como um “laboratório urbano”, onde potencialidades e problemas serão observados e analisados e serão propostas soluções. Neste semestre, a área a ser estudada será o entorno das duas praças que tangenciam a Rua Jerônimo de Ornelas, no Bairro Santana. - Em grupos, de 3 ou 4 alunos, estabelecer um plano de ocupação para a área estudada, visando a sua qualificação:

Transcript of Etapa1 2012 2

Page 1: Etapa1 2012 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA

ARQ01044 - INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I

Professores: Eliane Constantinou, Silvana Jung de Stumpfs, Ana Elísia da Costa, Benamy Turkienicz

1 ETAPA : INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Objetivos de ensino:

- Conhecer a problemática urbana envolvida no desenvolvimento do projeto;

- Construir uma base teórica introdutória para investigação do espaço urbano, através conceitos básicos de morfologia urbana, análise visual e percepção ambiental.

Método:

- Motivar o aluno a olhar, perceber e registrar o espaço urbano, através de croquis, fotos, e textos, desenvolvendo uma posição crítica e analítica.

- Repertorizar o aluno, com o estudo de casos exemplares, que possam ilustrar os elementos constituintes do espaço aberto e os principais condicionantes envolvidos nos seus projetos.

- Estudar uma parcela urbana entendida como um “laboratório urbano”, onde potencialidades e problemas serão observados e analisados e serão propostas soluções. Neste semestre, a área a ser estudada será o entorno das duas praças que tangenciam a Rua Jerônimo de Ornelas, no Bairro Santana.

- Em grupos, de 3 ou 4 alunos, estabelecer um plano de ocupação para a área estudada, visando a sua qualificação:

Page 2: Etapa1 2012 2

LUGAR

Exercícios propostos:

1. PRAÇA DA MEMÓRIA

Atividades: - Individual: construção, em sala de aula, da maquete de uma praça que o aluno tenha em sua memória. Apresentação:

- maquete feita com embalagens e resto de materiais.

2. REGISTRO DA AMBIÊNCIA URBANA

Atividades: - Grupo: Visita de reconhecimento da área; definição coletiva dos elementos de análise da área; visita de registro da ambiência urbana; construção da matriz: problema, debilidades, potencialidades, oportunidades..

Apresentação:

- mapas (aerofotogramétricos1), com ícones; - desenhos e fotos; - textos: análises e conclusões sobre os itens eleitos para análise

3. PLANO DE OCUPAÇÃO DA ÁREA – PRIMEIRA ETAPA

Atividades: - Grupo: definição de um plano de ocupação da área, com sucessivas reformulações: (1) após o registro da ambiência urbana; (2) após a construção da matriz: problema, debilidades, potencialidades, oportunidades.

Apresentação:

- mapas, com eixos compositivos, eixos de circulação, zoneamento de usos, intenção volumétrica. Este plano de ocupação deverá ser definido de acordo com os problemas e necessidades identificados na pesquisa realizada; - desenhos e fotos; - textos: análises e conclusões sobre os itens eleitos para análise - maquete volumétrica

4. PLANO DE OCUPAÇÃO DA ÁREA – SÍNTESE

Atividades: - Grupo: definição de um plano de ocupação da área, com sucessivas reformulações: (1) após a análise de projetos referenciais; (2) após os exercícios de manipulação da forma.

1 Disponível na Mapoteca da Biblioteca e no site: www:portoalegre.rs.gov.br

Page 3: Etapa1 2012 2

LUGAR + PROJETOS REFERENCIAIS

Apresentação:

- Painéis-sínteses: exercícios 2 e 3; referenciais adotados e analisados; - mapas, com manchas indicando estares; caminhos; cobertura vegetal; equipamentos e pequenos edifícios; - desenhos, fotos e textos, com análises e conclusões; - maquete volumétrica

Formatação:

- pranchas: (50 x 70 cm, desmontáveis). - identificação do trabalho: disciplina, componentes do grupo, título da etapa, professores, semestres/ ano e bibliografia.

Avaliação:

Serão adotados critérios quantitativos e qualitativos de avaliação:

Quantitativos:

- Conteúdo: Entrega completa dos itens solicitados, nos prazos e horários determinados.

Qualitativos:

- Comunicação gráfica e textual: Capacidade de comunicar uma idéia/conteúdo, aliando de forma clara e eficiente diversos recursos gráficos - fotografia, desenho, texto...

- Conceitos e temas: Contemplação no projeto de conceitos e temas trabalhados nas etapas, conforme indicação das fichas de avaliação a serem divulgadas.

A participação na disciplina também será avaliada, envolvendo critérios quantitativos e qualitativos:

- Freqüência nos assessoramentos individuais e coletivos (mínimo 75% de presença); - Participação nas apresentações dos trabalhos - painéis parciais e finais. - Desempenho: postura autônoma, investigativa e produtiva.