Etica byw

19
atividade publicitária do ponto de vista do profissional de criação

Transcript of Etica byw

Page 1: Etica byw

atividade publicitária do ponto de vista do profissional de criação

Page 2: Etica byw

Marketing

Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores através de processos de troca.

Processo de atrair e manter clientes.

Marketing tem a ver com Mercado e Marcas.

Page 3: Etica byw

Publicidade e Propaganda, rigorosamente não significam a mesma coisa. Publicidade deriva de público(do latim publicus) e designa a qualidade do que é público, significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia. Propaganda é definido como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII em 195, quando fundou a Congregação da Propaganda, com a finalidade de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de. "de enterrar o rebento de uma planta" no solo. Isto é propagare. A propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.Um bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

Page 4: Etica byw

Esclarecer as necessidades latentes do consumidor;

Ampliar o conhecimento da marca;

Ampliar o conhecimento do produto;

Aperfeiçoar a imagem de marca;

Melhorar a imagem da empresa; Ampliar a preferência de marca.

Page 5: Etica byw

AGÊNCIA DE PROPAGANDA

Planejamento

Criação:Direção de Arte e Redação

Negócios:Mídia e Atendimento (Contatos)

Operações:TráfegoProdução de RTVCProdução Gráfica

Administrativo:PessoalFaturamentoContabilidade

Page 6: Etica byw

PERFIL IDEAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDAAceitação de riscosAprendizado permanenteConfiançaCuriosidadeDisciplinaElaboraçãoOusadiaCoragemFlexibilidadeIntuiçãoMente abertaCapacidade de observaçãoIneditismoPensamento convergente PersistênciaSensibilidade a problemasSensibilidade para oportunidadesSenso de humorTolerância à ambigüidade

Page 7: Etica byw

ÉTICA NA PROPAGANDA E OS CLIENTES (EMPRESAS)1. divulgar informações confidenciais relativas a seus negócios ou planos;2. debitar-lhes espaços, tempo ou qualquer serviço obtido graciosamente;3. não comprovar as despesas efetuadas;4. deixar de conseguir, em benefício do cliente, as melhores condições e preços.

Page 8: Etica byw

ÉTICA NA PROPAGANDA E AS AGÊNCIAS

1. aliciar empregados de outras agências em número capaz de criar dificuldades a seus serviços;2. reproduzir, embora veladamente, sem a devida autorização, temas publicitários, marcas, músicas, sketches, ilustrações, enredos de rádio, televisão e cinema, de autoria ou propriedade de terceiros;3. difamar concorrentes ou depreciar seus méritos técnicos;4. atribuir, a produtos ou serviços concorrentes, defeitos ou falhas;5. oferecer, em concorrência de caráter especulativo, propaganda elaborada gratuitamente;6. estabelecer concessões que contrariem as normas-padrão para a prestação de seus serviços, de maneira a criar condições de concorrência desleal ou antieconômica;7. financiar, direta ou indiretamente, a propaganda de clientes anunciantes;8. assumir, no todo ou em parte, o salário, o honorário ou pró-labore de pessoas a serviço exclusivo do cliente, o que é forma de amesquinhar, em concorrência desleal, a remuneração dos serviços da agência;9. conceder comissões ou quaisquer compensações a pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, com o cliente;10. infringir a cláusula III das Normas-Padrão para prestação de serviços;11. violar estatutos da Associação Brasileira de Agência de Propaganda e os Códigos de Ética .

Page 9: Etica byw
Page 10: Etica byw

ÉTICA NA PROPAGANDA E O CONSUMIDOR1. divulgar acontecimentos inverídicos, qualidades ou testemunhos não comprovados; atestar procedência inexata ou garantir preços e condições de pagamento não existentes;2. publicar textos ou ilustrações ofensivos à moral;3. dar idéia falsa de um produto ou serviço, alternando-lhe pormenores, gráfica ou literalmente;

Page 11: Etica byw

CASES

Page 12: Etica byw

Conar proíbe Tim de veicular propaganda na TVna última segunda-feira (13) o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) proibiu a empresa de veicular comerciais na programação de TV por quatro semanas. O vídeo da campanha de dia dos pais intitulado “Diário de um grávido” desrespeitou os regulamentos da entidade, sendo considerado “de péssimo mau gosto”. Nas últimas semanas, a operadora foi proibida de vender novos chips de celular em alguns estados brasileiros, e foi denunciada por derrubar propositalmente o sinal de ligações.“Simplesmente não dá pra aceitar. A barba desse cara é ridícula!”, revoltou-se o diretor executivo do Conar, Maurício Couto Sobrinho. “Temos que impor limites, senão daqui a pouco eles começam a usar palhaços anões pelados em propaganda de sabão em pó , declarou.

Page 13: Etica byw

A academia Runner criou um outdoor que perguntava o seguinte:

Neste verão, você quer ser sereia ou baleia? Uma mulher enviou a sua resposta, distribuindo o seguinte e-mail por aí:Baleias estão sempre cercadas de amigos.Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos. Baleias amamentam.Baleias nadam por aí, singrando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça.Baleias esguicham água e brincam muito.Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados. Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.Baleias são bem resolvidas, lindas e amadas.Sereias não existem. Se existissem viveriam em crise existencial: “Sou um peixe ou um ser humano?”Sereias não têm filhos, pois matam os homens que se encantam com sua beleza. São lindas, porém tristes e sempre solitárias...Runner, querida, prefiro ser baleia!

Page 14: Etica byw

Conar proíbe anúncio irônico sobre pacificação de favela

Page 15: Etica byw

CONAR PROIBE PROPAGANDA DA DEVASSAO Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) concedeu nesta segunda-feira (1/03) uma liminar parcial suspendendo a veiculação da campanha da cerveja Devassa Bem Loura, marca que pertence à Schincariol.Segundo o órgão, foram suspensos as propagandas na televisão, no rádio, em mídia impressa e na internet, incluindo partes do site da Devassa Bem Loura.Na quarta-feira (24), o Conar havia aberto três processos contra a campanha, com base em representações que questionam o forte apelo sensual da campanha e também uma promoção no site da Devassa, que, segundo a entidade, poderia estimular o consumo excessivo de álcool. Além disso, uma representação da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher diz que o site da cerveja desrespeita a figura da mulher, com o uso de imagens sexistas.

Page 16: Etica byw
Page 17: Etica byw
Page 18: Etica byw

ANEXO "A" - Bebidas AlcoólicasANEXO "B" - Educação, Cursos, EnsinoANEXO "C" - Empregos e OportunidadesANEXO "D" - Imóveis: Venda e AluguelANEXO "E" - Investimentos, Empréstimos e Mercado de CapitaisANEXO "F" - Lojas e VarejoANEXO "G" - Médicos, Dentistas, Veterinários, Parteiras, Massagistas, Enfermeiros, Serviços Hospitalares, Paramédicos, Para-hospitalares, Produtos Protéticos e TratamentosANEXO "H" - Alimentos, Refrigerantes, Sucos e Bebidas AssemelhadasANEXO "I" - Produtos Farmacêuticos Isentos de PrescriçãoANEXO "J" - Produtos de FumoANEXO "K" - Produtos Inibidores do FumoANEXO "L" - Profissionais LiberaisANEXO "M" - Reembolso Postal ou Vendas pelo CorreioANEXO "N" - Turismo, Viagens, Excursões, HotelariaANEXO "O" - Veículos MotorizadosANEXO "P" - Cervejas e VinhosANEXO "Q" - Testemunhais, Atestados, EndossosANEXO "R" - Defensivos AgrícolasANEXO "S" - Armas de FogoANEXO "T" - Ices e Bebidas AssemelhadasANEXO "U" - Apelos de sustentabilidade

Page 19: Etica byw

Obrigado WAGNER LUIZ SANTOS [email protected]