Fichamento - Docência No Ens Superior-lilian

3
FICHA DE LEITURA ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. Lilian Cavalcante OBJETO: OBJETIVOS: Discutir sobre a docência no ensino superior, de forma a destacar a relevância dos docentes e de seu trabalho nesse nível de ensino. PRINCIPAIS CONCEITOS: (...) O desafio que se impõe é o de colaborar no processo de passagem de professores que se percebem como ex-alunos da universidade para o ver-se como professor nessa instituição. Isto é, o desafio de construir a sua identidade de professor universitário, para o que os saberes da experiência não bastam (p. 79). A docência em universidade configura-se como um processo contínuo de construção da identidade docente e tem por base os saberes da experiência, construídos no exercício profissional mediante o ensino dos saberes específicos das áreas do conhecimento. Para que a identidade de professor se configure, no entanto, há o desafio de pôr-se, enquanto docente, em condições de proceder à análise crítica desses saberes da experiência construídos nas práticas, confrontando-os e

description

Fichamento - Docência No Ens Superior-lilian

Transcript of Fichamento - Docência No Ens Superior-lilian

FICHA DE LEITURA

ANASTASIOU, La das Graas Camargos; PIMENTA, Selma Garrido. Docncia no ensino superior. So Paulo: Cortez, 2002.

Lilian Cavalcante

OBJETO:

OBJETIVOS: Discutir sobre a docncia no ensino superior, de forma a destacar a relevncia dos docentes e de seu trabalho nesse nvel de ensino.

PRINCIPAIS CONCEITOS:(...) O desafio que se impe o de colaborar no processo de passagem de professores que se percebem como ex-alunos da universidade para o ver-se como professor nessa instituio. Isto , o desafio de construir a sua identidade de professor universitrio, para o que os saberes da experincia no bastam (p. 79).

A docncia em universidade configura-se como um processo contnuo de construo da identidade docente e tem por base os saberes da experincia, construdos no exerccio profissional mediante o ensino dos saberes especficos das reas do conhecimento. Para que a identidade de professor se configure, no entanto, h o desafio de pr-se, enquanto docente, em condies de proceder anlise crtica desses saberes da experincia construdos nas prticas, confrontando-os e ampliando-os com base no campo terico da educao, da pedagogia e do ensino, o que permitiria configurar uma identidade epistemolgica decorrente de seus saberes cientficos e os de ensinar. Mas tambm sua identidade profissional, ou seja, a docncia constitui um campo especfico de interveno profissional na prtica social. Assim, o conceito de desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior nos parece ser mais adequado do que o de formao, uma vez que envolve aes e programas quer de formao inicial quer de formao sem servio (p. 88).

PRINCIPAIS CONCLUSES:Faz-se necessria uma mudana na postura de professores e alunos diante da cincia e do conhecimento. Fazem-se necessrias alteraes nas condies de trabalho dos professores do ensino superior tanto no que concerne jornada de trabalho, como no que diz respeito postura deles diante de sua profissionalizao e identidade como professores. preciso que as instituies de ensino superior possibilitem oportunidades de desenvolvimento profissional de seus professores por meio dos programas de ps-graduao stricto sensu e de programas institucionais de formao contnua, no mbito da prpria instituio, com base nos problemas e nas necessidades que so ali identificados, seja mediante avaliaes externas, seja, principalmente mediante avaliaes internas (p. 243).

PARECER:

PALAVRAS-CHAVE: docncia no ensino superior; identidade docente;