files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de...

27

Click here to load reader

Transcript of files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de...

Page 1: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICASUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO – PIP/ATCMATRIZ CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO Fonte: Matriz Curricular da SEE/MG (versão preliminar), Direitos de Aprendizagem Gerais e Específicos PNAIC , Outras Matrizes Curriculares

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Caro Professor e Analista,

A presente versão da Matriz Curricular para o Ensino de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não pretende alterar sua concepção, apresentada na versão preliminar disponibilizada anteriormente pela SEE/MG. Como educadores que somos, sabemos que o tempo traz mudanças e uma proposta curricular, documento vivo, deve se adequar, renovar-se, mas guardar o essencial de sua proposta e objetivo. Esta proposta, que se configura como um documento inicial para ser discutido e modificado ao longo dos debates nas SRE, é fruto das ideias que temos ouvido em inúmeras visitas às escolas, das discussões nos encontros e capacitações que temos realizado e do contato com colegas por esse imenso e diverso Estado.Ao elaborarmos a “Matriz Curricular de Educação Física” nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tivemos a intenção não só de dar continuidade ao processo de atualização do Currículo de Educação Física, mas também de atender às expectativas dos professores em relação à definição de conteúdos programáticos dessa área de conhecimento. Destacamos, porém, que além do acervo de conhecimentos a ser selecionado para direcionar o ensino, igualmente importante é a maneira como se deve realizar este ensino, ou seja, a metodologia de trabalho nas escolas.

A linha de trabalho adotada para a confecção das Orientações Pedagógicas priorizou a articulação entre alguns documentos, a saber: (I) - Matriz Curricular de Educação Física da SEE/MG (versão preliminar); (II) - Direitos Gerais e Específicos PNAIC e (III) – Outras Matrizes Curriculares de Educação Física.

Igualmente importantes foram:- O apoio e as contribuições dos Analistas da SEE/MG da Equipe Central - especialistas e responsáveis pela implementação dos CBC de Educação Física;- A leitura criteriosa da Coordenação Central do PIP da SEE/MG;- O estudo e trabalho dedicado do grupo de Analistas do PIP ATC que revisou e reeditou a versão preliminar propiciando a elaboração deste documento que ora lhes apresentamos.

Page 2: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

Gostaríamos de lembrar o caráter “norteador” desse trabalho, que de maneira alguma exclui o papel mediador e a liberdade de escolha do professor – que melhor do que ninguém conhece quais os pontos mais significativos para cada contexto sociocultural escolar. É esse professor – comprometido e entusiasmado com o seu fazer – que dará o sentido maior às “orientações”. Ao refletir e colocar em prática a proposta, o professor se tornará, também, autor do trabalho.

Optamos por apresentar as capacidades fundamentais que darão base à continuidade e ao aprofundamento da aprendizagem em Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tal opção deve-se ao fato de compreendermos que as habilidades diretamente voltadas ao ensino da alfabetização em Linguagem e em Educação Física devem ser priorizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos, portanto, que os textos e os conteúdos de que trata o componente curricular Educação Física devem ser trabalhados de forma interdisciplinar, favorecendo a aprendizagem da Linguagem, da Ciência e dos demais componentes curriculares do Ensino Fundamental. Seguindo esse princípio, incluímos algumas capacidades e habilidades que julgamos atender às principais demandas dos professores em exercício.

Quanto à estrutura dessa matriz, orientamos que as Capacidades podem facilmente ser identificadas por terem sido apresentadas em negrito e por apresentarem verbos no infinitivo. As Habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos estão relacionadas abaixo de cada capacidade e são antecedidas por um hífen (-). Todas as capacidades da Matriz Curricular de Educação Física encontram-se distribuídas em quatro Eixos: Esporte; Jogos e Brincadeiras; Danças, Atividades Rítmicas e Movimentos Expressivos; Ginásticas e suas Manifestações . Apesar da distribuição das Capacidades nos Eixos, compreendemos que as Habilidades e Conteúdos a serem trabalhados e que se encontram em um determinado eixo não são estanques e dialogam, a todo instante, com os demais eixos e capacidades. Ao tratarmos de uma Capacidade/Habilidade, podemos, simultaneamente, possibilitar ao aluno a utilização de saberes já consolidados ou em desenvolvimento de outros eixos. Tal distribuição das capacidades nos eixos e das habilidades nas capacidades teve, como principal objetivo, facilitar para o professor a utilização e adequação dessas habilidades no seu planejamento, no desenvolvimento do processo pedagógico, nas avaliações diagnósticas e nas ações de intervenção pedagógica que venha a realizar.

Incluímos na Matriz o campo “Orientações Pedagógicas”, que traz sugestões para o professor trabalhar as habilidades referentes a cada capacidade. As sugestões ali contidas partiram da experiência de sala de aula de nossos analistas, professores e de outras fontes. Essas sugestões não pretendem, de forma alguma, esgotar as diversas possiblidades para se ensinar as habilidades propostas. São apenas indicativos de possibilidades. O professor pode e deve enriquecer o trabalho com as habilidades a partir de sua experiência, sensibilidade e de acordo com a realidade de cada escola e região. Ressalte-se que, nessas orientações pedagógicas, além de nossa grande preocupação com o ensino do componente curricular Educação Física e das habilidades a ele relacionadas, tivemos o cuidado de incentivar a capacidade leitora e escritora de nossos alunos. Portanto há a indicação frequente de leitura de textos de diversos gêneros, tais como regras, orientações, cartazes, folhetos comerciais, notícias e artigos de jornais e revistas, textos informativos, e outros recursos que permitam o crescimento de nossos alunos como bons leitores e escritores nessa área.

Page 3: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

O campo “Conteúdo” tem como objetivo relacionar as habilidades e capacidades apresentadas aos conteúdos de Educação Física, uma vez que só se desenvolvem habilidades por meio do trabalho pedagógico com os conteúdos a elas relacionados. Assim, como nas Orientações Pedagógicas, não tivemos a preocupação de listar todos os conteúdos implícitos nas habilidades, mas indicar possibilidades, facilitando o trabalho do professor.Destacamos que, por diversas vezes, sugerimos o trabalho interdisciplinar. Acreditamos que esse trabalho seja uma metodologia significativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Muitos de nossos conteúdos e habilidades guardam interfaces com os demais componentes curriculares e, a construção do trabalho interdisciplinar deve ser uma preocupação permanente de todo o corpo docente da escola.

Finalmente, ao incluirmos a “Gradação”- Introduzir, Aprofundar e Consolidar – I, A, C - distribuída para cada habilidade/capacidade em seu respectivo ano/ciclo de escolaridade, reafirmamos o que já tem sido nossa prática cotidiana nos Anos Iniciais. Ao iniciar uma habilidade/capacidade, isto é, introduzir uma habilidade através de novo conhecimento, o professor deve mobilizar os conhecimentos prévios, contextualizando-o, despertando a atenção e o apreço do aluno para a temática. Em seguida, faz-se necessário aprofundar essa habilidade, num trabalho sistematizado, relacionando essas aprendizagens ao contexto e a outros temas próximos. Por fim, consolidar aquela aprendizagem, tornando-a um saber significativo para o aluno com o qual ele possa se mobilizar para desenvolver outras habilidades ao longo de seu processo educacional. Essas definições, já comuns para nós dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foram alinhadas com a proposta pedagógica do PACTO – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Assim, o importante é que o professor, permanentemente, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, possibilite a seus alunos desenvolver as habilidades, avalie como se deu o processo e faça as retomadas e as intervenções pedagógicas necessárias para que todos possam avançar rumo a uma trajetória exitosa.

Bom trabalho!

Equipe Central do PIP/EFSEE/MG

Page 4: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO – PIP/ATCMATRIZ CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

1.1 Conhecer a história das modalidades esportivas.

A valorização e o desenvolvimento do gosto pelo esporte acontecem a partir do conhecimento da história das modalidades esportivas. Esse trabalho, ainda que de forma elementar, principiante, contextualizando a modalidade estudada, tem por objetivo despertar esse gosto. Através de recortes de revistas, vídeos, documentos e outras estratégias, o professor deverá oportunizar trabalhos de pesquisa e análise, em sala de aula, promovendo uma discussão reflexiva. A interdisciplinaridade com o componente curricular de História permite ampliar as possibilidades de aprendizagem.Cabe ao professor elaborar um planejamento de trabalho envolvendo o componente curricular de Língua Portuguesa, considerando que, para uma boa compreensão e desenvolvimento da habilidade, é imprescindível um trabalho sistemático com as habilidades de leitura e de produção de texto. Também em Língua Portuguesa, este momento propicia um trabalho sistemático com as capacidades do eixo da "Oralidade".O professor poderá trabalhar com seus alunos a história do esporte, ao longo da vida da humanidade.A título de sugestão e para organização didática, enumeramos, na coluna Conteúdos, as modalidades esportivas cuja história poderá ser desenvolvida em cada ano de escolaridade. Na coluna Gradação, indicamos em qual ano de escolaridade cada uma dessas modalidades

História das modalidades

esportivas

Atletismo - corridas Atletismo -

lançamentos e saltos

Peteca Futebol

Judô Esgrima

Basquetebol Handebol Voleibol

I/A A/C

I/A A/C

I/A A/C

I/A A/C

Page 5: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

1.2 Conhecer as modalidades esportivas, bem como os fundamentos básicos de cada modalidade:

- Identificar as modalidades esportivas e seus fundamentos básicos;- Vivenciar as modalidades esportivas e seus fundamentos básicos.

A partir do conhecimento que os alunos já têm da história das modalidades esportivas, o professor deve oportunizar ao aluno a vivência, de forma lúdica, dos seus fundamentos básicos, como por exemplo: arremessos, recepção, chutes, saltos, giros, dentre outros. O componente curricular de Geografia, no eixo 1: "O indivíduo e o espaço de vivência e convivência", contribui para um trabalho interdisciplinar, ao favorecer a compreensão da relação da corporeidade com o espaço e com o outro.Ao trabalhar o conhecimento das características de cada modalidade e de seus fundamentos básicos, dentre as modalidades sugeridas para cada ano de escolaridade, o aluno poderá identificá-la, a partir de estratégias pedagógicas que envolvam, por exemplo, pesquisar, em jornais e revistas, imagens, propagandas e/ou expressões que caracterizam as diversas modalidades, ou ainda, assistir a vídeos e promover discussões.

Fundamentos das modalidades

esportivas

Atletismo - corridas Atletismo -

lançamentos e saltos

Peteca Futebol

Judô Esgrima

Basquetebol Handebol Voleibol

I/A

A/C

I/A

A/C

I/A

A/C

I/AA/C

5

Page 6: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

1.3 Conhecer as regras das modalidades esportivas:

- Identificar as regras das modalidades esportivas.- Vivenciar as regras das modalidades esportivas.

O professor deverá trabalhar as regras das modalidades esportivas, sugeridas para cada ano de escolaridade, de maneira que seu aluno possa identificá-las e colocá-las em prática no momento das atividades e do exercício dos jogos. O seu trabalho deverá ser feito de maneira lúdica, como, por exemplo, em rodinhas, na beirada da quadra ou espaço de prática, garantindo a participação dos alunos e buscando seus conhecimentos prévios.Após ter feito esse trabalho, o professor deverá proporcionar um momento de prática da modalidade trabalhada, para que o aluno possa aplicar os conhecimentos de regras adquiridos. Este é momento, também, de elaborar combinados com a turma.

Regras e combinados das modalidades

esportivas

Atletismo - corridas Atletismo -

lançamentos e saltos

Peteca Futebol

Judô Esgrima

Basquetebol Handebol Voleibol

I/A A/C

I/A A/C

I/A A/C

I/A A/C

1.4 Reconhecer, nas atividades esportivas, uma opção para superação de dificuldades e diferenças e desenvolvimento de atitudes e valores.

O respeito às diferenças, a inclusão, a solidariedade, a autonomia, a autoestima, a confiança e o companheirismo, são valores que precisam ser trabalhados durante as atividades esportivas, para garantir o desenvolvimento integral do ser humano, levando-o a superar suas próprias limitações e compreender as limitações do outro. Através das atividades esportivas, o professor pode desenvolver

Desenvolvimento de atitudes e valores na

prática esportivaI/A A A A A/C

6

Page 7: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

estratégias que favoreçam a cooperação, como por exemplo, adaptando as regras de um jogo de forma a garantir a participação de todos os alunos.

1.5 Reconhecer as possibilidades corporais, nas práticas esportivas, das pessoas com deficiência.

A elaboração e o planejamento de estratégias e dinâmicas que garantam aos alunos a compreensão e a vivência de algumas modalidades paradesportivas, como por exemplo: futebol para cegos, vôlei sentado, tênis de mesa para cadeirantes, atletismo adaptado, entre outros, devem possibilitar o reconhecimento do potencial de cada um. O professor deve estar consciente de que tais atividades devem ser desenvolvidas, envolvendo a todos os alunos de sua turma, independentemente de haver aluno com necessidades especiais.

I/A A A A A/C

1.6 Desenvolver estratégias básicas para organização de equipes e realização de jogos.

O professor deverá dar oportunidade aos alunos de vivenciar o planejamento e a formação de equipes. As estratégias precisam favorecer o desenvolvimento do espírito de liderança e de boa convivência. Os alunos devem ter a oportunidade de se organizarem para a vivência das atividades, de forma coletiva ou individual, sozinhos ou com mediação do professor.

Organização de equipes e estratégias

simples na prática esportiva

I/A A/C

7

Page 8: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

1.7 Identificar o esporte como opção de lazer.

O professor deverá propiciar que o aluno vivencie o esporte de maneira prazerosa nas atividades de Educação Física. É imprescindível estimular sua prática e a compreensão do esporte como opção de lazer dentro e fora do contexto escolar. O trabalho com a oralidade, em situações de diálogo, os relatos das próprias experiências dos alunos, a apresentação de vídeos que levem à reflexão e à análise, entre outras estratégias pedagógicas, contribuem para consolidar esta aprendizagem.

Prática esportiva, saúde e lazer

I/A A/C

1.8 Compreender os benefícios da prática de atividades esportivas para a saúde.

As práticas de modalidades esportivas contribuem para o processo do desenvolvimento da corporeidade, trazendo muitos benefícios para a saúde. A interdisciplinaridade com o componente curricular "Ciências" favorece o desenvolvimento dessa habilidade, através do Eixo "Ser humano e Saúde". Os projetos e sequências didáticas são estratégias eficazes para um trabalho interdisciplinar, inclusive envolvendo as capacidades de Língua Portuguesa na alfabetização e letramento

I A A A A/C

1.9 Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática esportiva:- Identificar o vestuário adequado para a prática esportiva.

O trabalho realizado pelo professor deverá possibilitar que o aluno identifique o vestuário correspondente a cada modalidade esportiva e a obrigatoriedade de uso dos mesmos nos momentos formais do esporte, fora do contexto escolar.O aluno deverá ter a oportunidade de refletir e discutir, através da exploração das vivências prévias e da oralidade, sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequados para a prática esportiva.

I A A/C

I A A/C

8

Page 9: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

1.10 Compreender a diversidade de gêneros (raça, sexo e tipos físicos) na prática das modalidades esportivas.

A compreensão da diversidade dos gêneros contribuirá para a construção do respeito e aceitação das diferenças, cabendo ao professor ressaltar essa postura durante as aulas. Ele deverá trabalhar, de forma interdisciplinar, envolvendo outros componentes curriculares, como Ciências, quando estuda o corpo humano como um todo integrado e permite a construção da identidade; e em Geografia, quando possibilita ao aluno conscientizar-se de suas características físicas e aceitar as diferenças, constatando as semelhanças. Também a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa, especificamente nas capacidades de Leitura e Produção Escrita, garantem a compreensão e consequente aprendizagem.

Diversidade de gêneros e as modalidades

esportivas

I A A A A/C

9

Page 10: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

2 - J

OGO

S E

BRIN

CADE

IRAS

2.1 Conhecer as histórias dos jogos e das brincadeiras, regionais e de outras culturas:

- Identificar as histórias dos jogos e das brincadeiras.

O professor deverá levar o aluno a conhecer as histórias dos jogos e das brincadeiras, levando em conta todo o acervo cultural de sua região e de outras. De forma interdisciplinar, o componente curricular de História permite que o professor planeje as atividades considerando a percepção do indivíduo como parte de um grupo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais e étnico-culturais entre as pessoas. As estratégias que permitem ao aluno refletir e dialogar com seus pares, através de atividades de pesquisa e de estudo, contribuem para desenvolver a habilidade de identificar estas histórias. Vídeos e livros de literatura também são fontes de conhecimento para a consolidação desta capacidade.

Histórias dos jogos e das brincadeiras I A A A A/C

2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas:

- Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas.- Adequar, segundo a necessidade ou características da turma, os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas.

O professor deverá, através de atividades direcionadas, oportunizar que os alunos conheçam e vivenciem os jogos e brincadeiras usualmente praticados em sua comunidade, região, assim como os vivenciados em outras culturas. Ele pode planejar, seu trabalho em interdisciplinaridade com o componente curricular de Geografia, através do eixo "O indivíduo e o espaço de vivência e convivência" e de Língua Portuguesa: estratégias de entrevistas, análise de vídeos com registro, organização dos momentos das falas, reflexão das posturas ideais para uma oralidade eficaz. O professor deverá analisar a realidade de sua turma e verificar a necessidade de planejar atividades que contemplem os

Jogos e Brincadeiras da comunidade local e

de outras culturas

I/A A A/C

10

Page 11: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

jogos e brincadeiras tradicionais da infância, os característicos de sua comunidade e alguns, como curiosidade, de outras culturas.

2.3 Conhecer os brinquedos cantados:

- Reconhecer os brinquedos cantados como parte da cultura local, regional e de outras culturas.- Vivenciar os brinquedos cantados.- Valorizar os brinquedos cantados.

A valorização dos brinquedos cantados vem a partir do momento que o aluno compreende que eles fazem parte de uma cultura local e de outras culturas, cada uma com um significado próprio. O professor deverá, então, levantar os conhecimentos prévios, desenvolver pesquisas com os alunos, elaborar atividades que explorem os diferentes ritmos e movimentos corporais. Brincadeiras folclóricas, de roda como "Ciranda, Cirandinha", "Escravos de Jó", entre outras, favorecem o desenvolvimento dessa habilidade, permitindo aos alunos conhecer, vivenciar e valorizar as diversas manifestações culturais e folclóricas.

I/A A A/C

2.4 Construir e reconstruir materiais para a vivência dos jogos e brincadeiras

O professor deverá propor a construção de materiais diversos para serem utilizados durante a vivência de jogos e de brincadeiras. Para isso, no eixo 1 -Ambiente e Vida do componente curricular de Ciências, ele poderá interdisciplinar seu trabalho, ao refletir com os alunos sobre os conceitos de reciclagem, redução e reutilização de materiais.

I A A A A

11

Page 12: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

2.5 Compreender o valor e a importância dos jogos e brincadeiras para a socialização e inclusão dos alunos.

A heterogeneidade do grupo deverá ser ressaltada, trabalhando com os alunos a importância do respeito às diferenças, à inclusão de todos e às possibilidades de cada pessoa. O professor poderá, por exemplo, durante um jogo ou uma brincadeira, valorizar uma atitude solidária por parte do aluno, refletir sobre uma atitude excludente ou de desrespeito a regras. Em trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa, o professor poderá, após uma vivência, propor produções de textos, de forma individual ou coletiva, oportunizando ao aluno expor seus pensamentos e refletir sobre sua postura durante os jogos e brincadeiras.

Desenvolvimento de atitudes e valores nos jogos e brincadeiras

I A A A A

2.6 Desenvolver estratégias básicas para organização de grupos ou equipes, para a realização de jogos e brincadeiras.

O professor deverá dar oportunidade aos alunos de vivenciar o planejamento e a formação de equipes. As estratégias, que precisam ser planejadas de forma lúdica, devem favorecer o desenvolvimento do espírito de liderança, da inclusão e da boa convivência. Os alunos devem ter a oportunidade de se organizarem para a vivência das atividades, de forma coletiva ou individual, sozinhos ou com mediação do professor.

Organização e estratégias nos jogos

e brincadeirasI A A A A

2.7 Compreender a diversidade de gêneros (raça, sexo e tipos físicos) na prática dos jogos e brincadeiras.

A compreensão da diversidade dos gêneros contribuirá para a construção do respeito e aceitação das diferenças, cabendo ao professor ressaltar essa postura durante as aulas. Ele deverá trabalhar, de forma interdisciplinar, envolvendo outros componentes curriculares, como Ciências, quando estuda o corpo humano como um todo integrado e permite a construção da identidade; e em Geografia, quando possibilita ao aluno conscientizar-se de suas características físicas e aceitar as diferenças,

Diversidade de gêneros e os jogos e

brincadeirasI A A A A

12

Page 13: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

constatando as semelhanças. Também a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa, especificamente nas capacidades de Leitura e Produção Escrita, garantem a compreensão e consequente aprendizagem.

3 - D

ANÇA

S, A

TIVI

DADE

S RI

TMIC

AS E

MO

VIM

ENTO

S EX

PRES

SIVO

S 3.1 Vivenciar os diversos tipos de movimentos, dentro de um determinado ritmo, aleatórios ou combinados.

O professor deverá planejar atividades em que os alunos possam trabalhar seus movimentos, alternando as velocidades lenta, moderada ou rápida, ao som de um determinado ritmo. Por exemplo: “Estátua” ou “Congelar”, “Dança dos Ritmos” e “Dança do Esquisito”.

Ritmo e movimento I/A A A A A

3.2 Conhecer o próprio corpo para produzir sons e ritmos:

- Vivenciar sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo.

O professor, durante a vivência de uma atividade rítmica, deverá propor a realização de movimentos em que o aluno possa gerar sons, tais como: bater o pé, palmas, emitir sons orais; como também explorar os ritmos produzidos pelo próprio corpo, tais como: sentir as batidas do coração, observar o ritmo da respiração. A interdisciplinaridade com o componente curricular "Ciências" favorece o desenvolvimento dessa habilidade, através do Eixo "Ser humano e Saúde".

Expressão corporal e ritmo

I/A A A A A

3.3 Expressar sentimentos e ideias através da expressão corporal.

Para o desenvolvimento desta capacidade, o professor pode propor deslocamentos orientados, com ou sem música. Por exemplo, ele pode pedir que o aluno se desloque, na quadra, de um lado para o outro, como se estivesse alegre ou triste, calmo ou agitado, bravo, cansado, entre outros.

I/A A A A A

13

Page 14: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

3.4 Produzir sons e movimentos a partir da utilização e exploração de instrumentos musicais e de materiais diversos.

A utilização de instrumentos musicais e materiais diversos, tais como, casca de coco, latinhas e bastões de madeira, contribuem para ampliação do acervo de conhecimento dos sons e ritmos. O professor poderá propor a criação de uma bandinha, em que os alunos terão a oportunidade de construir instrumentos rítmicos e explorar a produção de sons e a criação de movimentos, de forma individual e/ou coletiva.

Produção de sons através de

instrumentos musicais e materiais diversos

I A A

3.5 Conhecer as diversas manifestações culturais e folclóricas das danças regionais e nacionais:

-Vivenciar as diversas manifestações culturais e folclóricas das danças regionais e nacionais.- Identificar manifestações culturais e folclóricas das danças regionais e nacionais.

O professor deverá levantar os conhecimentos prévios dos seus alunos sobre a cultura local e suas manifestações folclóricas. Poderá, então, ampliar e sistematizar estes conhecimentos, para oportunizar a vivência das danças regionais ou nacionais. É possível trabalhar esta capacidade de forma interdisciplinar, dialogando com o componente curricular de História. Valorizando o folclore estadual, regional e o local, os professores poderão organizar o planejamento de forma que cada turma possa desenvolver essas habilidades contemplando uma ou duas danças, à escolha, dentre as estaduais, regionais e ou locais.

Danças e folclore - diversidade cultural e

folclore nas dançasI/A A A A A/C

3.6 Compreender o valor e a importância das danças, atividades rítmicas e movimentos expressivos para a socialização e inclusão dos alunos.

A heterogeneidade do grupo deverá ser ressaltada, trabalhando com os alunos a importância do respeito às diferenças, à inclusão de todos e às possibilidades de cada pessoa. O professor poderá, por exemplo, durante uma dança ou atividade rítmica, valorizar uma atitude solidária por parte do aluno, refletir sobre uma atitude excludente ou de desrespeito a regras. Trabalhando de forma interdisciplinar com Língua Portuguesa, o

Dança e desenvolvimento de

valores e atitudesI/A A A A A

14

Page 15: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

professor poderá, após uma vivência, propor produções de textos, de forma individual ou coletiva, oportunizando ao aluno expor seus pensamentos e refletir sobre sua postura durante a vivência da dança.

3.7 Compreender a diversidade de gêneros (raça, sexo e tipos físicos) na prática da dança.

A compreensão da diversidade dos gêneros contribuirá para a construção do respeito e aceitação das diferenças, cabendo ao professor ressaltar essa postura durante as aulas. Ele deverá trabalhar, de forma interdisciplinar, envolvendo outros componentes curriculares, como Ciências, quando estuda o corpo humano como um todo integrado e permite a construção da identidade; e em Geografia, quando possibilita ao aluno conscientizar-se de suas características físicas e aceitar as diferenças, constatando as semelhanças. Também a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa, especificamente nas capacidades de Leitura e Produção Escrita, garantem a compreensão e consequente aprendizagem.

Diversidade de gêneros e as danças I/A A A A A

15

Page 16: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

4 - G

INÁS

TICA

S E

SUAS

MAN

IFES

TAÇÕ

ES

4.1 Conhecer os movimentos de solo pertinentes à ginástica artística e suas posturas:

- Identificar movimentos de solo pertinentes à ginástica artística e suas posturas.- Vivenciar movimentos de solo pertinentes à ginástica artística e suas posturas.

O conhecimento, a identificação e a vivência dos movimentos de solo, tais como saltos, saltitos, giros, cambalhotas, estrelas, deslocamentos, trabalhados de forma lúdica, contribuirá para a ampliação do repertório corporal, além de possibilitar a montagem de pequenas coreografias, através da utilização das posturas intermediárias e das finalizações, que são elementos que compõem a apresentação da ginástica artística.

Iniciação à Ginástica Artística I/A A A/C

4.2 Conhecer a ginástica artística e os aparelhos que compõem a sua iniciação.

- Identificar aparelhos que compõem a iniciação da ginástica artística.- Vivenciar os movimentos nos aparelhos que compõem a iniciação da ginástica artística.

O professor deverá oportunizar a seus alunos o conhecimento, a identificação e a vivência de movimentos nos aparelhos que compõem a iniciação da ginástica artística, tais como colchões, trampolins, barras, entre outros. Ele poderá explorar os espaços que a escola oferece para criar estratégias de múltiplas vivências dos movimentos, assim como também possibilitar trabalhos em grupo, pesquisas em jornais, revistas e outros suportes e/ou gêneros textuais, que permitem a discussão entre seus pares.

Ginástica Artística e seus aparelhos I/A A/C

16

Page 17: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

4.3 Conhecer a ginástica rítmica e os movimentos, posturas e materiais a ela pertinentes.

- Identificar movimentos e posturas pertinentes à ginástica rítmica.- Vivenciar movimentos e posturas pertinentes à ginástica rítmica.

O professor deverá oportunizar a seus alunos o conhecimento, a identificação e a vivência de movimentos e posturas da ginástica rítmica, utilizando os materiais pertinentes, que são: bola, fita, arco, massa e corda. Ele poderá explorar materiais alternativos, como: garrafa pet, bambolê, bola de meia, entre outros. É necessário garantir que seja feito um trabalho em que os alunos compreendam a conjugação dos movimentos ginásticos, como saltos, saltitos, giros, deslocamentos, com os materiais, para a criação de pequenas coreografias, com ou sem utilização de música. Sugestão: o aluno lança a bola para cima, faz um giro e a recebe; realiza deslocamento ao mesmo tempo em que faz movimentos com a fita; e outras estratégias que o professor poderá criar.

Iniciação à Ginástica Rítmica I/A A A/C

4.4 Compreender o valor e a importância das modalidades das ginásticas, para a socialização e inclusão dos alunos.

A heterogeneidade do grupo deverá ser ressaltada, trabalhando com os alunos a importância do respeito às diferenças, à inclusão de todos e às possibilidades de cada pessoa. O professor poderá, por exemplo, durante a execução de uma atividade de ginástica, valorizar uma atitude solidária por parte do aluno, refletir sobre uma atitude excludente ou de desrespeito a regras. Interdisciplinarmente com Língua Portuguesa, o professor poderá, após uma vivência, propor produções de textos, de forma individual ou coletiva, oportunizando ao aluno expor seus pensamentos e refletir sobre sua postura durante a vivência da atividade.

Educação física e construção de valores I A A A A

4.5 Compreender a As práticas de atividades físicas contribuem para o Atividade física e I/A A A A A17

Page 18: files.comunidades.net · Web view2.2 Conhecer os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras culturas: - Vivenciar os jogos e brincadeiras da comunidade local e de outras

EIXOS CAPACIDADES/HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOSCICLO

ALFABETIZAÇÃO COMPLEMENTAR

1º 2º 3º 4º 5º

importância da prática de atividade física para a manutenção da saúde.

processo do desenvolvimento da corporeidade, trazendo muitos benefícios para a saúde. A interdisciplinaridade com o componente curricular "Ciências" favorece o desenvolvimento dessa habilidade, através do Eixo "Ser humano e Saúde". Os projetos e sequências didáticas são estratégias eficazes para um trabalho interdisciplinar, inclusive envolvendo as capacidades de Língua Portuguesa.

saúde

4.6 Compreender a diversidade de gêneros (raça, sexo e tipos físicos) na prática das ginásticas.

A compreensão da diversidade de gêneros contribuirá para a construção do respeito e aceitação das diferenças, cabendo ao professor ressaltar essa postura durante as aulas. Ele deverá trabalhar, de forma interdisciplinar, envolvendo outros componentes curriculares, como Ciências, quando estuda o corpo humano como um todo integrado e permite a construção da identidade; e em Geografia, quando possibilita ao aluno conscientizar-se de suas características físicas e aceitar as diferenças, constatando as semelhanças. Também em interdisciplinaridade com Língua Portuguesa, especificamente nas atividades de Leitura, o professor poderá priorizar textos com esse tema, possibilitando a discussão entre os alunos para garantir a compreensão e a aprendizagem.

Diversidade de gêneros e as

ginásticasI/A A A A A

18